Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de abril de 2024

A Colheita Na Era da Noiva


A COLHEITA NA ERA DA NOIVA

Doutrina da Mensagem

 

A colheita na Era da Noiva. Culto pregado no tabernáculo fé perfeita em Francisco Morato – SP. Estudo baseado na Bíblia Sagrada e nas mensagens pregada pelo mensageiro de Deus para o tempo do fim, William Marrion Branham.

Vamos ler as escrituras em São Mateus capítulo 13, como eu anunciei, e o versículo 24:

24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; 25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. 27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? 28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? 29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. 30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

Amém. Senhor Deus, nós temos lido esta porção das escrituras e pedimos que o Senhor nos ajude a compreender mais um pouco da Tua Palavra. Ajuda-nos, Pai, somente o Teu Espírito Santo pode nos revelar as verdades daquilo que está escrito, porque a Tua Palavra foi escrita através de símbolos, de parábolas e de enigmas, mas o Senhor prometeu revelar estas coisas para os Teus filhos. O homem mortal, a mente natural, o intelectual por mais inteligente que possa ser poderá ler esta Palavra, poderá explicar, pregar sobre ela e ainda está muitos quilômetros de distância daquilo que realmente ela é. Porque, para aqueles que não tem revelação é um livro selado, mas o Senhor prometeu que nos últimos dias abriria a revelação dos mistérios para os Teus filhos. E, nós cremos que este tempo tem chegado. E nós Te agradecemos por fazermos parte disso. Obrigado por tudo, no nome precioso Teu, Senhor Jesus, nós Te pedimos, amém.

Sentai-vos. Mensagem O PRIMEIRO SELO, parágrafo 7, é onde eu quero começar a nossa meditação.

E agora enquanto estudamos estas coisas, e fazendo uma comparação. Os primeiros três capítulos de Apocalipse, os quais temos estudado de forma detalhada, são as eras da igreja, as -- as Sete Eras da Igreja.

Apocalipse capítulo 1, 2 e 3, o que são? O que acontece ali dentro? São as Sete Eras da igreja. E as Sete Eras de igreja corresponde um tempo desde os apóstolos até os nossos dias. É o que nós temos no gráfico aqui. Aqui está capítulo 1, 2 e 3 de Apocalipse, entrando no quarto ainda. O que mais é os primeiros capítulos de Apocalipse? As Sete Eras da igreja;

... os Sete Selos, (acontecem dentro deste período das Sete Eras), Sete Trombetas, (acontece dentro desse período), Sete Taças, (veja) os espíritos imundos como rãs, (lembra aqueles três espíritos?), e todas estas coisas se unem perfeitamente.

Isto dentro dos primeiros capítulos do livro de Apocalipse. Mesmo que você veja as Trombetas, as Taças, as pragas, os espíritos semelhantes a rãs, lá para o capítulo 7, 8 ou 17, ou seja, qual for, mas você sabe, isto se cumpre dentro dos três primeiros capítulos. Estão entendendo? Isto acontece exatamente no período das Sete Eras da igreja. Veja.

Eu desenhei num papelzinho e agora está aqui tudo perfeitamente. Eu gostaria de poder explicar isto e até com as Eras e os tempos como tem vindo e passado, tudo tem harmonizado completamente. Veja. Pelo menos é o melhor que sei. 

E então descobrimos no capítulo quatro de Apocalipse, que João é levantado.

Se João foi levantado, isto é um acontecimento depois das Eras, porque é depois das Eras, depois de Laodicéia, que a igreja é chamada para subir, para a subida. E, João subindo para descortinar o céu, ele estava representando a igreja também que sobe no final das Eras.

Ali, nos primeiros três capítulos ...  

Vêem? Nós vemos as igrejas. Não há muito dito em relação às eras da igreja. É aí onde eu penso que as pessoas ficarão bastante surpresas. Elas estão -- elas estão -- elas estão aplicando a igreja ao período da tribulação ...

Muitos irão ficar surpreendidos, porque estão esperando acontecimentos para a igreja depois, para a tribulação – “Eu vou ficar para a tribulação. Se eu não for no arrebatamento, então, eu vou ser crente na tribulação para ser salvo.” – É engano! Porque, se você conheceu a verdade agora, se o homem, a mulher, conhece a verdade revelada agora e a rejeita nem adianta esperar para a tribulação. Não. Já recebeu juízo. Não há misericórdia, não há nada, nem por obras, nem por nada. Alguém, diz – “Bem, eu não vou aceitar este batismo agora, eu não vou cumprir Atos 2:38 e se eu não for no rapto eu vou ficar para a tribulação.”

Gente, isso é um perigo tão grande, porque aqueles que durante o período da tribulação serão salvos, darão a vida por amor a Palavra, eles não tiveram a oportunidade que você está tendo agora de estar sentado aí para ouvir esta Mensagem. Porque, rejeitar a Mensagem do dia, a revelação do dia, é sem misericórdia. Está selado o testemunho, não tem misericórdia para tal pessoa porque rejeitou o dia da visitação de Deus! Rejeitou o dia da visitação. Veja. Bem.  

... e às coisas que acontecem. E como eu disse domingo, ontem: (na mensagem, na pregação do culto anterior) de repente as tribulações estarão sobre a terra e as pessoas dirão: “Por que não foi como a primeira vinda?” (Por que não foi como a primeira vinda?) Ora, assim será o Rapto. E acontecerá tal como tem sucedido no passado: aconteceu e não souberam.

A primeira vinda aconteceu, não souberam. O Rapto acontecerá e eles não ficarão sabendo.

Agora, não resta muito prometido para essa igreja, (para essa igreja) essa igreja gentia, ou seja, a Noiva. Sempre tenham isto presente, há uma igreja e uma Noiva. Vêem?

Tenha sempre isto presente, há uma igreja e uma Noiva. Tenha isto em mente sempre, nunca esqueça disso. Ou você pertencerá a Noiva ou – “Eu sou crente, eu creio na Bíblia.” – E por que não faz parte da Noiva? Bem, faz parte apenas da igreja, isto falando em todos as formas. Mas, quando trazemos isto agora para dentro da Mensagem nós temos que ter também agora isto presente, porque nós vamos peneirando a coisa, para ver dentro de todo cascalho, quais são as pedras de diamante que tem. Veja. Dentro agora da Mensagem, daqueles que saíram da denominação, daqueles que saíram do Egito, que deixaram de amassar barros, credos e dogmas pagãos lá e vieram debaixo da Coluna de Fogo, se admiraram com a visitação profética, com tudo.

Dentro desses agora, é que Deus vai tirar a Noiva. É uma igreja saindo de outra igreja. Israel saindo do Egito é o tipo da igreja saindo da denominação. Destes que sai de sistemas denominacionais, desses, Jesus tirará Sua Igreja de dentro de outra igreja. Ele tirou um povo do Egito, e deste povo que saiu do Egito Ele tirou um outro povo para entrar na Terra da promessa, os outros ficaram para trás, morreram pelo deserto. Como muitos estarão morrendo neste período de tempo, nesta subida de degraus da estatura do varão perfeito. Dentre todos Deus vai, então, separar agora, é uma separação de dentro de outra separação.

Porque, nós estamos chegando agora no tempo da colheita, estamos encarando o tempo da colheita. E o tempo da colheita não é para a igreja. O tempo da colheita acontece exatamente dentro da Era da Noiva. O tempo da colheita acontece exatamente depois que finaliza as Eras, depois de Laodicéia é que se inicia ali o tempo da colheita. E esta colheita é dentro da Era da Noiva. Estão entendendo? A Era da Noiva, porque ela está fora de Laodicéia, Deus tratando com os Seus eleitos como Ele tratou com Abraão, fora do sistema, fora dos olhos naturais das pessoas porque é um acontecimento espiritual. É um acontecimento espiritual, como falamos no culto de manhã.

A quem perdeu o acontecimento espiritual da Aparição do sinal do Filho do homem no céu já perdeu a segunda vinda de Cristo, não recebeu a anunciação, não foi precursado, veja, porque não pôde ver, não pôde entender isto que Deus está realizando. Porque, se espera uma coisa e é outra, e não sabe o que encontrar porque não sabe o que é, não sabe como procurar as coisas que Deus prometeu. Onde vou procurar o Messias? Os reis sabiam onde era, eles acompanhavam a estrela. E como eles não sabiam o local exato, eles tinham uma estrela que guiava eles. E, quando chegou na cidade foram perguntar onde era que nascia.

Agora, se eles tivessem conhecimento da profecia, do lugar do nascimento do Messias, eles teriam ido direto para onde? Para a cada do pão de Deus, Belém. Como eles não tinham conhecimento disto, seguiram a estrela e perguntaram. Mas, por eles perguntarem a estrela não brilhou dentro da cidade, eles tiveram que sair fora de sistema, sair fora da cidade, sair fora dos reis, dos grandes, dos entendidos. Quando saíram fora a estrela voltou a apontar o caminho de novo. É isto que muita gente precisa saber. Muitos seguiram por muitos anos a estrela, e não precisa vir mostrar para você o que é a estrela já que você sabe que na destra de Jesus Cristo tem as sete estrelas que são os sete mensageiros enviados as sete igrejas. Vocês sabem disto.

E muitos seguiram esta estrela por muito tempo. Por que? Acompanhando a estrela, seguindo a estrela se chega exatamente no berço, no local do nascimento da Palavra Semente. O grão que foi lançado lá no princípio que nos últimos dias voltaria a ser o Grão Semente, a Palavra Original vivente no meio da igreja outra vez, o brilho da estrela aponta exatamente o lugar do berço do nascimento da Palavra. Por isso quando perguntaram a Jesus onde é isto, como vai ser isto, onde acontecerá, Ele disse: “É onde estiver o corpo, as águias vão se juntar.” Amém. Mas, as águias se juntam por causa do brilho da estrela, da luz, da luz da águia principal, da águia profética que tem visão de longo alcance e pode te mostrar onde a Palavra tem nascido nesses últimos dias. Veem? Não mais no berço de palha, de animais, mas agora, isto é nos corações dos eleitos dos filhos de Deus.

Então, veja uma coisa agora. Esta colheita é exatamente para a Era da Noiva, isto é aqueles que conseguem sair fora de Laodicéia. Só estes poderão ser colhidos, receberão o “subir cá”, depois das Eras como João foi chamado no capítulo 4, não no terceiro porque aquilo ainda estava dentro das Eras. E agora Jesus fala sobre a grande ceifa e Ele conta esta parábola dizendo que no meio deste campo está duas sementes. Duas sementes. Estas duas sementes, o profeta nos ensina na mensagem TRÊS CLASSES DE CRENTES, que dentro da estrutura da igreja cristã existem três classes de crentes. Essas três classes de crentes pertencem a essas duas sementes. O crente verdadeiro, genuíno, aquele que crer, aquele que não tem incredulidade em seu coração, não duvida mesmo sem entender, ele diz – “Mas, eu creio que isto é de Deus.” – Veja, porque está além do seu intelecto.

Mas, tem o crente que é verdadeiro incrédulo, sabe, que não acredita, não crer, aquilo passa por alto. E tem o outro que é manufaturado, que imita crer, imita a verdadeira fé, imita o verdadeiro cristianismo, imita o verdadeiro amor fraternal. E, estes vão muito longe. O incrédulo, ele afasta-se antes com aqueles que quando não suportaram o sermão difícil que Jesus pregou, esses já foram embora. Não é?! O incrédulo. Mas, o manufaturado fabricado, aquele que fabrica santidade, fabrica vida cristã, ele vai como Judas foi, ele vai até a ministração da ceia, ele chega até ali. Ele só não pode ir até Atos, veem, ele só não pode ir até o derramamento do Espirito Santo, mas ele pode ser justificado, santificado, ter até seu nome no livro da vida, como já aprendemos que alguém pode ter seu nome lá e ser riscado, vocês sabem disso.

Mas, o crente genuíno verdadeiro é o único que pode produzir o grão, a semente que é a Palavra. E este Grão-Palavra no filho de Deus é o que vai ser colhido para o celeiro, é a única coisa que vai. Enquanto não chega este momento, veja, enquanto não chegar este momento desta escolha você não pode fazer nada, eu não tenho obrigação, não tenho o direito de fazer nada, eu só posso cuidar. Um semeia, outro colhe, Deus é quem dá o crescimento e deixa para os ceifeiros fazerem a colheita. Agora, alguém disse para o homem – “Escuta, não foi você que semeou a boa semente?” – “Foi.” – “Como é que o joio está lá no meio do trigo?” – Ele disse-lhe – “Um inimigo é quem fez isto.”

Gente, joio não foi Deus que semeou. Viu? A mentira não é de Deus, o pecado não é de Deus, incredulidade não é de Deus, odiar não é de Deus, blasfemar não é de Deus, adultério não é de Deus, cobiça não é de Deus, todas estas coisas que vem, que opera nos filhos da desobediência tem vindo do inimigo. Todos aqueles que não pertencem a família, a semente de Deus, é raça do maligno, do inimigo, foi o diabo que plantou. E ele plantou isto há muito tempo, há muito tempo atrás e Deus tem suportado estes filhos da ira com paciência, e os tens reservados como um tesouro para o dia, o Grande Dia, quando serão queimados como palha. Só que antes de serem queimados teria que vir quem? Teria que vir Elias antes do grande e terrível dia do Senhor.

Elias viria anunciando para os crentes finais....(corte na gravação. Edição.) Cada uma daquelas vargenzinha tem sete, oito, dez caroços, daí a pouco um grão apenas se transforma em quarenta, cinquenta. Veem? Porque, tem que produzir, é produzir em abundância, isto é o que faz o ministério profético, ele manifesta a Palavra de Deus e a Palavra é a semente, foi Jesus quem disse, a semente é a Palavra de Deus. Veja. Tudo bem. Entenderam esta parte, por isso que quem semeia é o Filho do homem, porque a semente é a Palavra e somente o oficio profético é quem transmite para o povo a Palavra de Deus. Por isso que até mesmo pregar é profetizar. Veja.

38 E o campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino;

Por que a boa semente são os filhos do reino? Veja. Porque esses filhos do reino, eles são gerados pela Palavra. Você como semente de Deus, por que é que você existe como semente de Deus? não é porque você ora, porque você jejua, porque você dizima, porque você oferta, porque você faz campanha, não é porque você faz isso, porque você é uma boa pessoa, é um bom homem, uma boa dona de casa, nada disso. Você é semente de Deus quando você é gerado pela Palavra de Deus. quando você é gerado pela Palavra. Agora.

38 E o campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; 39 O inimigo, que o semeia, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo;

A ceifa, ou... o que é ceifa? Vocês podem explicar em uma palavra mais fácil, o que é ceifa? Colheita.

... a ceifa (colheita) é o fim do mundo;

E não venha dizer para mim que o fim do mundo é quando você irá acordar assim e – “Que negócio é aquele?” – E bum! Acabou tudo, o fim do mundo. Não gente, o fim do mundo é isto que vocês estão presenciando, o fim do mundo já começou, este mundo já começou a acabar há muito tempo. A Era de Laodicéia, ela é escura porque ela não tem luz. O fim do mundo já começou há muito tempo, isso são processos, acontecem em etapas. Do mesmo jeito que você não ficou adulto na hora que nasceu, não, você nasceu uma criancinha, foi crescendo, foi multiplicando células até quando chegou ao nascimento, o coroamento, a vida naquele corpo de carne, mas você ainda é um bebezinho. E vai crescendo, tomando leitinho, chazinho dali e tapinha nas costas para não se engasgar e tudo, até que você cresce. Mas, desde criança você já era um ser humano. Veem?

Precisa-se chegar ao amadurecimento. Assim são todas as coisas, Deus podia fazer Seu plano de um momento só, mas, Ele foi fazendo aos poucos. Deus poderia ter dito no mesmo momento “que haja tudo” que Ele pensou no princípio quando Ele era apenas uma Estrela solitária. No entanto, Ele se “comprazeu”, (não sei se é essa a palavra que eu quero falar aqui). Ele se deliciou fazendo a Sua obra como um artista pega o pincel e fica ali diante do quadro lá, olha, pincelada pôr pincelada, ele não tem pressa, ele quer que o trabalho fique perfeito, ele sabe que aquele trabalho vai ser admirado, vai ser cobiçado, vai ser desejado. E isto é o que faz com que ele faça aquilo com amor, com dignidade, sabe, ele passa horas de sono, ele não come, ele não dorme, está ali fazendo aquele trabalho.

Deus começou assim. Deus não teve pressa. Quando Ele arquitetou tudo, todo Seu plano e disse... primeiro, veio aquela luzinha branca, sabe?! Imagine agora aquela luzinha branca da eternidade, não existia nada, apenas aquele poder central, aquela força de onde tudo poderia se emanar. É como um átomo, você sabe o que é um átomo? A menor partícula, é isto? é o átomo? A menos partícula. No entanto, qual o poder que tem o átomo? Hum? Se os átomos se desintegrassem essa terra em fração de segundos se transformaria em um sol, se os átomos se desintegrassem, no entanto, é uma partícula tão minúscula, veem?!

Agora, imagine Deus, esta força, onde tudo poderia se originar era nele. E daquele poder saiu aquela luz, sabe, aquela luz, aquela névoa clarinha. E aquilo o profeta chama “o Logos que saiu de Deus.” Lá no princípio, na eternidade. E, aquilo que saiu, aquele Logos que saiu de Deus era Cristo. E este... porque Deus precisava de um corpo, este corpo teofanico, este Logos. Por isso que tudo que existe, que foi criado, quem criou foi nosso Senhor Jesus Cristo. “Nele, por Ele e para Ele são todas as coisas, sem Ele nada do que fio feito se fez.” A quem João estava se referindo? Hum? Ao Verbo que saiu de Deus, ao Logos que saiu de Deus.

Foi criado o sol, as estrelas... imagine uma bola de fogo fumegando por esse grande, imenso espaço? E, chegou naquela posição, Ele disse: “Para aí, aí está muito bom.” E ficou observando a Sua criação. Daquela grande bola de fogo, de átomos, daquela desintegração toda, Ele desprendeu um pedaço e o fez o ar pelo universo até chegar num determinado lugar e disse: “Agora, pare aí. aí está bom.” Aquilo foi a terra. E aquilo começou a esfriar, a esfriar, a esfriar, mas no centro da terra ainda está ali os átomos se desintegrando, ainda está uma bola de fogo no centro da terra. Desde aquele tempo. Gente, quando você pensa nisso, por que Deus fez assim? Aí você lê a Bíblia, o Gênesis e diz: “E no primeiro dia Deus fez isso, fez aquilo. No segundo fez isso. No terceiro dia fez aquilo.” E contamos em dias de vinte e quatro horas.

O profeta disse: “Aquilo foi um espaço de seis mil anos.” De seis milênios de história de criação. Deus passou seis mil anos e sempre é ensinado apenas seis dias, seis dias. Agora, se Deus tivesse criado aquilo em seis dias e descansado no sétimo como é que você teria vivido todos esses anos? Conte de lá para e cá e veja que tempo nós temos, estamos entrando para o sétimo que é descanso, que é Milênio, porque o tempo de a terra ser criada é o tempo também da sua existência. Veja. Genta, é tanta coisa que as pessoas deixam para trás.

Mas, muito bem. Deus poderia ter feito tudo ao mesmo tempo, o amadurecimento da semente poderia ter acontecido naqueles dias. Você, que estava destinado a nascer hoje poderia ter nascido naquele tempo apostólico, ter visto Jesus pregando, mas, no entanto, Ele tinha estabelecido que era neste tempo, neste exato momento era que você estava agora ouvindo estas coisas. Bem...    

38 E o campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; 39 O inimigo, que o semeia, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; ...

Veja, e eu disse, esta ceifa já começou há um bom tempo. E os ceifeiros são quem? Quem é os ceifeiros?

... e os ceifeiros são os anjos.

Ceifeiros são os anjos. Bem. Quando você junta esta explicação com a parábola, você vai encontrar que é estes mesmos anjos que são ceifeiros quem amarra o joio em molhos para serem queimados. Gente, o que tem acontecido nesta terra é exatamente isto, os joios já estão feitos, os molhos já estão feitos, já estão montados. O molho não consegue... estes molhos não conseguem se misturar porque eles já estão amarrados. Eles já estão amarrados, são molhos denominacionais que estão atados, veja, e eles não estão atados porque eles querem estar atados com seus credos e seus dogmas. Isso são trabalhos angelicais, ninguém pode desfazer não, esse nó não.

Eles estão amarrados, por isso que ninguém pode penetrar, ninguém consegue entrar dentro, nem consegue colocar uma ideia mais clara sobre as escrituras porque eles já estão fechados naquilo ali. Só crer assim e acabou. Bíblia para eles não resolve, e se os acontecimentos mundiais mudarem um pouco a história e não combinar com o que eles ensinam eles montam outra Bíblia de acordo com o pensamento deles, porque estão atados em molhos esperando o tempo de serem queimados. Agora, enquanto a semente do maligno por mais religiosa que ela seja, estão amarrados em molhos esperando sendo queimados? A semente está chegando, ou tem chegado, ao amadurecimento porque é tempo da colheita.

E o trabalhador, ele conhece a época, ele acompanha a lua cheia, a lua nova, ele sabe o tempo de semear, sabe até o tempo que vai ser colhido. Meu pai plantava o milho e dizia – “É, lá para tal tempo no mês de Santana...” – Sabe, o mês julho é chamado Santana, não é, mês Santana que é o mês sete. – “Lá esse milho já está maduro.” – E a gente – “Mas, pai, não pode ser no tempo da fogueira, não?” – Você sabe criança na roça como é que era, uma festa, assar milho na brasa, não é? – “Não, não está maduro não, porque antes de tal dia de março não choveu, então, vai ser para aquele tempo.” – Quer dizer, o trabalhador já sabe a época.

Agora, Jesus disse: “Vocês sabem acompanhar os tempos, se vocês sabem sobre as estações como não consegue discernir os sinais do tempo?” E, você acha que Deus não saberia o tempo próprio de Ele colher Seus filhos na terra? Ele saberia sim. Por isso, este tempo que você tem vivido, esse tempo que você tem visto estas revelações destas coisas, isto é para nos mostrar que o tempo da colheita que acontece dentro da Era da Noiva está à mão. Quem é semente tem que mostrar o seu amadurecimento. Mensagem O RESUMO DAS SETE ERAS DA IGREJA, parágrafo 37: 

38 E assim chegamos à última era: a Era de Laodicéia. Esta é nossa era. Sabemos que é a última era porque os judeus estão de novo na Palestina. Não importa como chegaram ali; eles estão ali. E este é o tempo da colheita. Mas antes que possa haver uma colheita ali, tem que haver amadurecimento, um amadurecimento de ambas as vinhas.

Tanto os filhos do maligno, quanto os filhos de Deus, tem chegado ao amadurecimento. Olhe, o conhecimento humano, a inteligência humana, o que os homens tem aprendido, eles têm alcançado um grau de perfeição em tudo. Vá há qualquer grupo religioso, cristão ou não cristão, eles têm chegado a um amadurecimento em conhecimento, em tratamento humano, em teologia, em Psicologia, em cuidar das pessoas, em amizade, tudo, em acolher. Eles têm alcançado um grau de entendimento que beira ao perfeito, porque eles têm amadurecido tanto materialmente, enriqueceram; como intelectualmente, como doutrinariamente. Na doutrina, contrariando as escrituras, eles se excederam a si próprio, eles bateram seus próprios recordes em ideias, em pensamentos, em interpretações das escrituras, porque tem demônios especialistas nos seminários para lhes ensinar!

Porque, essa semente do joio, elas têm que chegar ao pleno amadurecimento satânico, isto é um poder tão tremendo, isto é uma coisa tão tremenda, porque são os três poderes que se unem: o político, o eclesiástico, em todos os sentidos que vocês possam imaginar. Lembre-se que o profeta fala que dentro do período das Eras da igreja está também os três espíritos semelhantes a rãs. Três espíritos semelhantes as rãs, porque ali são os três poderes, a trindade satânica. Isto leva a igreja falsa, a igreja que é contrária a Cristo, não porque diga que Cristo não existe, mas porque imita as obras de Cristo, tem aparência de piedade, mas, nega a eficácia do poder de Deus. sabe?! E são ante Palavra porque eles não conseguem, eles não suportam a verdadeira doutrina, eles a interpretam porque eles não suportam a verdade.

Então, esse amadurecimento sabe o que traz? Chega o momento do nascimento. O amadurecimento da semente é o momento do nascimento. A igreja de satanás está grávida, está grávida e ela tem já chegado ao momento próprio deste parto vir à tona. E, este amadurecimento que aos molhos quando são atados e juntados para serem lançados no fogo, não é outra coisa senão todos os grupos religiosos que não vê a Bíblia como realmente ela é, eles têm chegado a um amadurecimento tal a ponto de conseguirem se unir com todas as suas diferenças dogmáticas, religiosas. Eles se unem para formar o movimento ecumênico, ecumenismo, que está tudo bem, que somos irmãos, todos falam em Deus.

E isto é o que faz, é o que fabrica, é o que elege a imagem da besta. Isto só pode acontecer porque a igreja falsa chegou ao seu amadurecimento. Agora, por outro lado, a semente eleita, os filhos de Deus, ou a Noiva de Cristo, ela também está nesta situação grávida da Palavra. E, esta gravidez da Palavra é para gerar filhos e filhas de Deus, filhos e filhas de Deus revelados para serem colhidos. Com isto, quando a igreja alcança este auge de perfeição ela está dizendo assim, olha – “O trigo está pronto para ser levado para o celeiro. O trigo está pronto para ser recolhido.” – Por que? Voltou a ser a Palavra-Semente que foi semeada lá no início, voltou a ser aquela mesma doutrina apostólica, então, ela chega ao seu amadurecimento outra vez. Vamos continuar aqui um pouquinho.    

39 A Era Luterana foi a primavera.

Esperem colheita para daqui há cem anos, duzentos, trezentos anos. Veja. Tudo tem um tempo próprio.  

39 A Era Luterana foi a primavera. (quando foi a Era Luterana? Mil quinhentos e uns pouquinhos.) A Era Wesleyana foi o tempo do verão de crescimento.

Quando o trigo cresce. Qual é a data aí da Era Wesleyana? Mil, setecentos e... mil setecentos e cinquenta a mil e? mil novecentos e seis. Vocês têm que falar mais alto. Bem. Imagine quando foi o período do verão. Agora, o trigo cresce exatamente no verão, a Era luterana foi a primavera, a Era wesleyana foi o tempo do verão quando o trigo cresce. Agora.

A Era Laodicéiana é o tempo da colheita, quando se ajunta o joio para queimá-lo; e o armazenamento do trigo para o Senhor.

Então, é feito o ajuntamento, e esse ajuntamento faz uma separação. Aqui está o joio e aqui está o trigo, eu estou lendo a mensagem UM RESUMO DAS SETE ERAS DA IGREJA.   

40 Tempo de ceifa. (Parágrafo 39. [40 – Ed.]). Tem notado você que no tempo da colheita, há uma aceleração no amadurecimento, ...

Por isso está essa correria toda por aí a fora, viu? É aceleração para o amadurecimento. Pressa. Correria de um lugar para outro. coisas que antes você fazia em duas horas, hoje fazer em dez minutos já demora demais. Entende? Você poderia sair daqui para a próxima cidade na carroça e você sabia que iria demorar dois dias para chegar lá. E você ia já programado para os dois dias. Hoje você faz em vinte minutos, mas aquilo já demora, porque tudo está acelerado. Tudo está acelerado. E assim vai. Bem.  

Tem notado você que no tempo da colheita, há uma aceleração no amadurecimento, e consequentemente uma diminuição no crescimento até ao ponto em que não cresce mais?

Alguém aqui já plantou? Olha, um mês está a plantinha, dois meses, assim vai. Daí a pouco começa a colocar as vargenzinhas, a espiga e tal, e o grão sai já. Daí a pouco, quando você pensa que não, você volta no roçado lá, já amadureceu, já tem passarinho, não é, bicando aquilo ali. – “Mas, eu nem vi. É, já está bom de comer.” – Não é? Aquilo para secar é rapidinho. Sabe, o roçado que era longe, a gente ia assim duas vezes por semana. Às vezes, quando chegávamos lá – “É, já está maduro demais, não dá para fazer mais o cuscuz de milho não, Maria, já secou. Que coisa!” – Não é? – “É... deixar para secar mesmo.” – Rapidinho...

Esta Palavra, quando ela é transmitida, ela absorve todos aqueles que são grãos, todos aqueles que tem sementes de vida eterna lá dentro se identifica. E, esse amadurecimento você não vai mais esperar por um homem ou por uma mulher, passar dez anos, quinze anos, vinte anos para entender esta Mensagem. São muitas coisas para serem entendidas. Tem vinte dois, vinte três, vinte quatro anos, ne lembro mais, que eu creio nisto, que eu prego isto, que eu tenho aprendido estas coisas. E, o amadurecimento que eu recebi de lá para cá um irmão, ou irmã, que vem hoje pode tê-lo no primeiro dia, uma semana, um mês, porque há um aceleramento nisto.

há um aceleramento nisto, em cada coração, porque Deus já sabia que aqueles que viessem no último instante receberia o galardão do mesmo jeito daquele que veio antes. Você tem sofrido quantos anos levando este sacrifício em sua vida? Passando por esta provação ou esta reprovação por causa da Palavra? Você é reprovado por causa da Palavra em todo lugar que você vai. E você tem sofrido isto por quantos anos? Não queira exigir de alguém que venha hoje passar pelo mesmo que você passou. Veem? Esta pessoa nasceu exatamente na época de em um dia ou dois dias, assim como Israel será salvo num dia, vai ter aqueles que virão hoje e estarão prontos já para o rapto. Já virão sabendo o que é os Selos, o que é intercessão, o que é todas as coisas, não haverá empecilho, não haverá atrapalho, porque estes já vieram fora daquele tempo.

não terão mais que caminhar pelo deserto, não passarão por mar vermelho, não enfrentarão pé do monte mais, monte fumegando, não serão picados por serpentes, não terão que murmurar atrás de comida, porque já nasceram ali antes de cruzar o Jordão. Amém. É só chegar e passar, está no outro lado. Nem sabe o que os outros sofreram, no entanto, muitos que sofreram para trás e vai lá e vem cá, só trouxeram murmuração, só trouxeram pensamentos próprios, sabe?! Só trouxeram os nomes querendo grandezas, querendo nome – “Eu sai com Moisés, do lado de Moisés de lá. Eu estava quando o mar vermelho foi aberto.” – Mas, o que adianta? Murmurou na hora da provação do deserto! Entendem? Gente. Vamos prosseguir aqui, senão, eu não conseguirei passar para vocês nem dois parágrafos dos oito que eu tenho por aqui. Bem. Aí está.

Não é exatamente o que estamos vendo nestes dias? A falsa vinha (falsa vinha é a falsa igreja) está perdendo multidões para os comunistas e vários outros tipos de crenças.

Porque este é o tempo, neste tempo do aceleramento para o amadurecimento, tanto dos eleitos como dos não eleitos de Deus, sabe?! Dentro da falsa vinha, aqueles grupos que se chamam de cristão, mas que pertencem a falsa vinha, eles estão perdendo terreno para os esotéricos, para os grupos religiosos entre aspas que se chamam esoterismo, e tanta coisa que se levantou com a entrada da era de aquário, porque já era um tempo de profecia se cumprindo também. Como entendemos pela manhã. Cada momento alguma profecia da Bíblia se cumpre e tem que estar se cumprindo em alguém. Judas estava cumprindo o que o Espírito Santo falou através de quem? De Davi, foi isto que aprendemos pela manhã.

Pedro disse: “O Espírito Santo falou pela boca de Davi.” E deu a profecia a respeito de Judas. Então, sempre tem uma profecia na Bíblia se cumprindo. Como teve para Judas, teve também para Pedro, teve para Jesus, tem profecia se cumprindo para você. Agora, bem-aventurado aquele que quando vê uma profecia se cumprindo, diz – “Eu estou nesta profecia.” – Amém! – “Isto faz parte de mim, eu estou identificado nesta profecia. Eu nasci exatamente para ver isto se cumprindo.” – Ora, meus amigos.

Seus números não estão aumentando como eles querem que pensemos. Seu domínio sobre o povo não é mais o que costumava ser e em muitos casos, o ir a igreja é apenas um espetáculo.

Veja. Ir à igreja para a falsa vinha é apenas um espetáculo. – “Vou vestir minhas melhores roupas. Hoje ´dia de ceia, tenho que vestir a melhor roupa. E tudo. Vai ter uma cantada lá...” – Apresentações. Apenas apresentações, as igrejas tem se tornado clubes religiosos. Me desculpem senhores pregadores que por ventura estejam me ouvindo neste instante. Mas, por você não terem tido a coragem de pregar contra o pecado vocês estão bebendo o próprio veneno. O quanto que falaram mal dos católicos, vocês estão piores, centenas de vezes piores do que eles, porque pelo menos eles não aprenderam o que vocês já aprenderam. E vocês estão vivendo bem piores do que eles! Veja isto. Olha, eles têm chegado a este ponto, agora eu pergunto.    

E a verdadeira vinha? Que acontece com ela? Está crescendo? Onde estão aquelas enormes quantidades de pessoas que compareciam aos reavivamentos e respondiam às chamadas de altar? Não são eles simplesmente emocionais em sua aproximação, ou desejosos de alguma coisa física em vez de realmente buscar o que é verdadeiramente espiritual?

Quando as pessoas vêm chorando e se acabam e tudo, você pode ver, está doente, com algum problema sério, está endividado até o pescoço, sabe, já foi despejado daqui e daquilo outro. está com problema sério que os médicos dizem – “Olha, não tem mais jeito.” – Aí que vem para o altar. – “Ora por mim, eu quero oração, estou acabado.” – É isto, atrás de alguma coisa física. O que Deus quer não é isso não, o que Deus quer é que venham pecadores arrependidos, dizendo – “Eu aceito o que Jesus fez por mim. Eu creio que isto foi por mim.” – O que Deus quer é isto.

O profeta, aquele homem que orou por tantos enfermos que em seu ministério Deus trabalhou tanto, ele disse: “Eu prefiro ver um homem no altar chorando arrependido dos seus pecados, do que ver no culto um paralitico levantando da cadeira de rodas, um cego enxergando, um mudo falando. Eu prefiro ver um homem chorando arrependido dos seus pecados.” Entenderam? Foi isto que Jesus fez, as curas eram apenas para atrair as pessoas para mostrar que Deus estava trabalhando ali. Mas, depois que eles vieram, Ele começou a pregar a Palavra tão dura quanto pode. Vamos mais um pouquinho aqui. Onde estão aquelas chamadas de altar? Estão apenas em busca de coisas físicas. Então, esses grandes ajuntamentos que tem é só para isso.

Por acaso não é esta Era como o dia em que Noé entrou na arca e se fechou a porta? ...

Ham? Porque você diz – “Escuta, esse tempo da colheita é para quando? Quando é que Deus vai trabalhar isso? Quando é que Ele vai castigar os ímpios?” – Gente, gente. Deus, quando Ele determinou que a terra iria ser destruída, Ele determinou, então, a terra estava destruída. Você poderia viajar no tempo e ir para daqui há, digamos, há cem anos a frente, duzentos anos na frente, o que você veria lá na frente? A mesma coisa quem viveu, quem passou por esse lugar que você está agora, há duzentos, trezentos anos atrás, aqui estava matas fechadas, eucalipto de todo tamanho, bicho solto correndo de um lado para o outro. Sabe?! Se esta pessoa fosse levada agora não iria imaginar que aquela floresta, que aquela mata, que aquele ar puro estava transformado agora nisto que está, esgoto para tudo quanto é lado. Sabe?! Sujeira para lá e para cá, e todas estas coisas. Não acreditaria.

Se você fosse levado para o futuro e visse o futuro da terra, e fosse exatamente para o cumprimento da profecia de Isaías, ou de Jeremias, que diz: E olhei a terra, e estava desolada.” Sem habitantes. Se você fosse e visse o que o profeta viu no Antigo Testamento a respeito do que vai acontecer muito em breve, “olhei as aves do céu e não vi nenhuma voando; olhei a terra, estava desolada.” Aí você juntaria esta profecia do profeta do Antigo Testamento com a de João, no Apocalipse, e ele disse: “Eu vi, então, a grande ceifa quando passou a foice na terra para colhe-la.” E o que aconteceu? João disse: “Eu vi os corpos dos grandes e pequenos, de reis, de príncipes, de pobre, de ricos, de grandes e pequenos. Todos mortos. E as aves do céu foram convidadas para participarem do grande banquete para comer suas carniças.” Imagine isto. Isto é o que acontecerá muito em breve.

Agora. Se você pudesse ver o que irá acontecer no tempo, no futuro, você já iria ver uma coisa acontecida, é assim que Deus enxerga as coisas. Deus já viu tudo isto acontecendo, isto para Deus já aconteceu. Deus não está lá no passado, não está aqui, não está no futuro, Ele está em toda a eternidade, gente. Pense numa coisa! Digamos que um pescador está agora... não sei se dá tempo ficar alguns minutos ainda?! Digamos que você é um pescador e está na beira da água ali, com a sua varinha de pescar. Está ali. Tudo que existe para você é o que está na sua frente, mas vem alguém num barco remando lá, a vela balançada pelo vento e tal. Ora, aquele barco não existe para você, é porque ele não passou pela curva do rio ainda. No entanto, ele existe e está vindo lá.

Mas, você só pode ver aquilo que está ao seu alcance. Quando aquele barco vem e descobre, ele começou a existir para você desde o tempo que você o avistou. Enquanto ele estava vindo lá ele é futuro, ele não virou a curva do rio, ele é o futuro para você. Enquanto ele estiver passando por você, ele é o tempo presente acontecendo. Mas, quando aquele barco virar a outra curva do rio aquilo se tornará passado para o pescador, no entanto, o barco continuará rodando lá para frente. Veem? Mas, aquilo estava... ali estava passado... futuro, digamos nessa ordem: futuro, porque não aconteceu. Daqui a pouco, presente, está acontecendo. E, rapidinho se torna o passado.

O pescador está lá, olha, não vê outra coisa, só aquilo ali. – “E o barco?” – “Ih, faz tempo que passou.” – Não é assim? Faz tempo que passou. – “Você sabe se está vindo um barco por aí?” – “Não, eu não vi nada disso. Isso não existe!” – Porque está no futuro ainda para ele. Mas, se você passar de avião você tanto vai ver o pescador, como vai ver o barco se aproximando, vai ver ele passando e quando ele virar a curva do rio de cima você estará vendo todo o acontecimento. Estão entendendo isto? Agora, o pescador tem uma visão limitada.

Agora, o que é que nós temos hoje? Deus permitiu com que a grande águia do dia, Apocalipse 10:7, voasse nas alturas espirituais para nos desvendar o passado, o presente e o futuro. Gente, todos os crentes do passado desejaram ver o que nós vemos hoje e eles não puderam, eles não conseguiram isto, de maneira nenhuma. Deus, quando Ele decretou que toda terra seria destruída, toda carne pereceria, aquilo acabou. Mas, passou cento e vinte anos Noé dizendo que vai chover, vão ser destruídos, e tal, e as pessoas – “Que conversa é essa, que brincadeira é essa? Isso não existe, é bobagem dele.” – Mas, no entanto, Deus já tinha determinado e quando chegou o momento certo aquilo literalmente se cumpriu.

Noé entrou dentro da arca, ficou lá com a sua família, com os animais que Deus estabeleceu que entrasse ali. E se a porta estivesse ficada aberta ele teria jogado uns dez ou doze para dentro, sabe, porque o ser humano é assim mesmo. As pessoas te machucam, te pisa, te pisa, mas quando – “Pelo amor de Deus, eu estou sem nada em casa.” – Você desavessa os bolsos, você faz tudo. Não é assim? Olha, se um chegasse – “Noé, olha eu não quero morrer, veja meu nenezinho.” – Não, não teve jeito, entrou, Deus disse: “Então, está selado por fora.” “Noé, entre e se feche por dentro”, mas, por dentro ele poderia abrir. O anjo foi e fechou por fora. Ele poderia tentar, mesmo que ele quisesse ele não poderia colocar ninguém mais para dentro.

Esta arca, a Palavra, hoje, hoje, não adianta querermos trazer para dentro parentes, amigos, as pessoas, de maneira nenhuma, só aqueles que foram estabelecidos. – “Mas, é animais!?” – Mas, é esses animais mesmo que Deus quer. – “Mas, ele não é melhor do que eu.” – Mas, o que é que eu posso fazer? É o macaquinho que entra, é a tartaruga, não é, mas o bebezinho gordinho tão bonitinho, nunca fez mal para ninguém com aquele sorrisinho sem dente, fica fora, fica fora da arca. Deus estabeleceu foi estas tartarugas, mesmo que andam devagarinho, que não consegue enxergar direito, que não consegue cantar bonito, sabe, nem se quer sabe orar direito e se arrasta para lá para cá, e chora daqui e se arrepende dali. – “Meu Deus, mas logo eu?” – É você mesmo! É você mesmo. Enquanto está aí grandes intelectuais que não entendem estas coisas, você nessa sua simplicidade tem alcançado o amadurecimento na Palavra de Deus. Concluindo. Concluindo aqui.       

171 Toda a Vida verdadeira que estava no talo, ...

Eu estou lendo a mensagem A OBRA PRIMA, parágrafo 171.

171 Toda a Vida verdadeira que estava no talo, borla e casca

Porque você pega a semente, plantou na terra e ela começa ali nascer aquele pezinho. Aquilo é vida, ela tem vida. Só que a vida, veja bem, a vida daquele talo ela vai para a borla, aquela mesma vida vai para aquela casca, dentro daquela casca se gera a semente. A vida vem através do talo, da borla, da casca, mas aquilo é apenas um canal de passagem. O tempo que você passou numa denominação formal e fria que não cria no verdadeiro batismo do Espírito Santo, que não cria na verdadeira Palavra de Deus, mas como ela te aproximou um pouquinho da Bíblia, pelo menos de João 3:16, sabe, aquilo foi vida, aquilo foi transmitido vida.

E, aquilo foi vindo, foi vindo, foi vindo, só que a medida que a plantinha cresce e aquela vida vai mudando de estágio, chega-se o momento que a vida passa para a semente e aquilo é colhido, e o pé de milho ou de feijão, ou seja do que for, por bonito que seja, estava lindo, mas vai ser queimado. Ele foi um portador da vida, teu pai pode ter sido portador da vida para você, tua mãe, teu filho, teu amigo, teu parente, tua esposa, Deus a usou como usa o talinho para trazer aquela vida até chegar à semente. Aquilo quando chega na semente já não se precisa mais da casca, não precisa mais de nada daquilo, vai servir de ração, vai servir de estrume, apenas isso.

Agora, vá a casquinha reclamar – “Ê, mas ela estava aqui comigo...” – não é – “Balancei nos braços tanto tempo.” – Mas, não reteu a vida, não segurou a vida, porque casca não retém vida, plantinha não retém vida, a vida passa por todos esses estágios e vai outra vez para a semente. Então, meus amigos, o que aconteceu no Pentecostes? Lá, na Palavra apostólica, no fundamento? A Palavra, a semente de Deus foi lançadas ao solo e aquilo brotou, e aquilo começou nascer, e aquilo foi crescendo e se toraram igrejas mundiais, igreja católica, igreja metodista, igreja luterana, todas elas, sem exceção, espírita, seja quem for. A vida veio por cada um desses estágios.

Eu não tenho culpa se no tempo da colheita Deus só levará semente. Eu não tenho culpa disso, a Bíblia não tem culpa disso, Deus não tem culpa disso. Só será recolhido para o celeiro semente, e seja quem for que me ouça neste instante, procure saber se você é casca ou se você é semente. Agora...

171 Toda a Vida verdadeira que estava no talo, borla e casca está agora reunida na Semente, pronta para a ressurreição, pronta para a colheita.

Neste tempo da colheita o que acontece?

O Alfa tem se tornado Ômega. O primeiro se tornou último; e o último o primeiro. (Amém!) A Semente que chegou passou por um processo e se tornou Semente outra vez. (Aleluia!) A semente que caiu no jardim do Éden e morreu ali, voltou (daquela semente imperfeita que morreu ali)... voltou À Semente perfeita... O segundo Adão.

A OBRA PRIMA, parágrafo 171. Vamos nos colocar de pé, meus amigos!? Vamos nos colocar de pé neste instante. Vou terminar aqui com o parágrafo 217:

Senhor, molda-nos ...

Primeiro o 209 aqui da mensagem A OBRA PRIMA, para encerrarmos isto.

209 Não deixe ninguém esperar muito, Senhor. Parece muito perto. A colheita está realmente madura. O grande monopólio de Deus (que é aquilo que toma conta, não é) varrerá a terra em um destes dias; voará palha por todos os lados;

Sabe, quando passar a apanhadeira no trigo? Oh, é aquilo, “sha, sha, sha, sha, sha”, só vê a palha voando, mas o trigo vai sendo recolhido. Não é?!

... voará palha por todos os lados; mas o Trigo será ajuntado no armazém; tomado, pois Nele há Vida. Conceda, Senhor, cada pedido seja respondido, cada oração seja manifestada diante de Ti.

217 Molde-nos e faça-nos filhos e filhas de Deus. Nós cremos que a Noiva ...

Preste atenção nessas ultimas palavras agora.

Nós cremos que a Noiva está obtendo o seu último polimento agora.

Vocês lembram da mensagem PURIFICAÇÃO, polindo diamante, vocês lembram disso, daquela mensagem. Polindo o diamante. Veja.

Nós cremos que a Noiva está obtendo o seu último polimento agora.

Por isso que você sofre. Cada problema que você enfrenta, como hoje uma irmã me disse, ela disse mais ou menos assim – “Cada vez que você vai fazer alguma coisa que é com respeito a Deus, a nos aproximar mais de Deus, sempre acontece muitas outras que nos atrapalha.” – Sabe, porque você está sendo polido, é o último polimento. O grão passa por isto, passa pelo despolpamento, sabe, passa por uma seleção ali. Sim!

Nós cremos que a Noiva está obtendo o seu último polimento agora. Ela será ferida (por quem?) por toda organização junta, ...

Todas as outras igrejas se voltam contra você que crer na verdade do dia. Se volta contra a igreja que crer naquilo que Deus tem revelado.

... e então a grande colheita estará aqui. Até então, Senhor, dê-lhes saúde e alegria para Te servirem. No Nome de JesusCristo. Amém.

Senhor, despede em paz o Teu povo, Pai. Obrigado por este culto, obrigado por este ajuntamento. Eu sei que com certeza corações são feridos, sentimentos são feridos, mas o Senhor sabe que não está em nós desrespeitar as pessoas, não está em nós, Pai, desrespeitar crenças, inteligência, entendimento humano. Mas, a Tua Palavra, ela não respeita interpretação. A Tua Palavra não respeita boas intensões. A Tua Palavra é o que Ela é. E, Ela somente respeita uma vida consagrada que vive esta Palavra. Como disse Pedro: “Importa obedecer a Deus do que aos homens.” Nos ajuda, Senhor a transmitir essas verdades para as pessoas.

Não estamos aqui para brincar de igreja, para brincar de religião, não estamos aqui porque somos religiosos, estamos aqui porque cremos que a Tua Palavra é a verdade e que o Senhor exige que Ela seja pregada e manifesta para que Teus filhos reconheça que o Senhor é o mesmo ontem, hoje e eternamente. E, que em meio a toda esta palha religiosa existe a verdadeira semente do Senhor que será recolhida para o celeiro em um desses dias. Obrigado por tudo, Senhor. Ajuda Teu povo. Nos abençoe em Teu nome, Senhor Jesus, nós Te pedimos e Te agradecemos, amém, Jesus.


            Não se pode matar a semente germina.

Ela não morrerá, nem se perde no chão.

Se alguém a pisar destruindo o jardim;

Ela renascerá. A semente é assim.

 

Uma semente não morre jamais.

Será transformada em frutos de paz.

Assim é a vida do crente fiel, plantada na terra;

Ressurge nos céus.

 

Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que o Senhor sobre ti levante o Seu rosto e te dê a paz. Amém.

 

[FIM DA GRAVAÇÃO – ED]

Download texto Word - A Colheita na Era da Noiva

Download PDF - A Colheita na Era da Noiva

Download MP3 - A Colheita na Era da Noiva

 https://youtu.be/wKPqDtec-98

PALESTRANTE: IR. ROSENDO

LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO MORATO - SP

DATA: 30/05/2004

 

TRANSCRITO PÔR: ELISANGELA FLORENCIO

DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO: 59 MINUTOS, 21 SEGUNDOS

DATA DA TRANSCRIÇÃO: 24/11/2023



Nenhum comentário:

Postar um comentário