UNIDOS
E GUARDADOS POR UM NOME
Série
A Unidade – #15
Tabernáculo Fé Perfeita - Doutrina
da Mensagem
SÉRIE: UNIDADE
PALESTRANTE: IR.
ROSENDO
LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO
MORATO - SP
DATA: 01/02/2009
DÊ-ME TUA MÃO
Glória a Deus! Louvado seja
o Senhor. Vamos nos colocar de pé!? Glorificado seja Deus! João, capítulo 17,
vamos fazer a nossa leitura bíblica para iniciarmos o nosso estudo neste
instante. Estamos dando continuidade a série de mensagens sobre a unidade.
sendo este, acredito, que é o culto de número 15 desta série sobre a unidade.
E, nós vamos entrar aqui em alguns outros detalhes, não tanto sobre a unidade, mas,
a forma que poderemos ser um. João, capítulo 17, está escrito:
1 Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu,
disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu
Filho te glorifique a ti;
2 Assim como lhe deste poder
sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
3 E a vida eterna é esta: que
te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem
enviaste.
4 Eu glorifiquei-te na terra,
tendo consumado a obra que me deste a fazer.
5 E agora glorifica-me tu, ó
Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo
existisse.
Amém. Sentai-vos irmãos. Que o
Senhor Jesus nos ajude a compreender mais um pouco esta porção de Sua Palavra.
Amém? Nós aprendemos no culto anterior sobre a falsa representação, aonde o
diabo lançou um feitiço sobre Eva, a tal ponto, que ela ficou tão fascinada e
daí nós estramos sobre vários detalhes a respeito de homem, mulher, casais,
tudo.
Quando a pessoa é fascinada por
um sorriso, por um perfume, por um tipo de roupa, por uma aparência, por
qualquer coisa. E, as pessoas dizem: “Ela me enfeitiçou.” Ou “ele me
enfeitiçou”. Isto vem da mesma palavra fascínio, fascinação, ou fascinado, ou
enfeitiçado. E, aquilo tem uma representação falsa porque por trás não é nada
daquilo, é apenas algo de momento.
Vinte quatro horas, não haverá
aquele cheiro gostoso. Vinte quatro horas não haverá aquele perfume. Vinte
quatro horas não estará tão bonita, ou tão bonito, ou tão apresentável. É uma
falsa representação. E, se as pessoas soubessem disto poderia não se enganar
facilmente, porque não é por causa de um perfume gostoso, o cheiro que te
atraiu em algum lugar, que isso não prova para você que aquela pessoa vai está
vinte quatro horas cheiroso para você. Vai ter o momento que você vai sentir o
chulé também, só ficar um tempinho mais com o tênis no pé e você vai ver. E daí
a pouco:
– “Puxa! Eu pensei...”
Então, vai ficar sempre atrás
de um novo fascínio ou de um novo feitiço para poder se sentir bem, com cada
coisa que lhes engana os sentidos. Foi isto que aconteceu com Eva, ela foi tão
enfeitiçada que ela sabia o que Deus disse, ela sabia que Deus disse a verdade.
E, Deus disse: “No dia que você comer, você morre. Não toque nisto, não faça
isto. Isto não presta, isto é veneno.” E, quando a serpente chegou e
conversou com Eva, Eva citou para a serpente tudo que Deus disse.
– “Ele disse que eu não
tocasse, no dia que eu tocasse, eu morreria.”
Mas, quando o diabo, então,
através da serpente lançou seu feitiço sobre ela e a fascinou com uma falsa
representação, dizendo para ela que ela seria igual a Deus, que aquilo iria ser
era muito bom para ela e tudo mais. Ela ficou tão fascinada com a ideia de
conhecer o bem e o mal e ser igual a Deus, que mudou todos os seus sentidos. E,
daí a pouco, a Bíblia diz assim: “E viu a mulher que aquilo era bom para se
comer e agradável aos olhos.”
Então, Deus tinha dito para ela
que aquilo não era bom. E, daí a pouco ela disse que isto é muito bom. Por que?
Ela foi enfeitiçada. Paulo disse que a igreja também passaria pelo mesmo, pela
mesma situação. Vê? Então, o diabo continua lançando o mesmo feitiço, com uma
falsa representação. Então, você pode levar isto para todos os sentidos da
nossa vida, nossa existência. E, até que se chegue, então, na parte espiritual
do que Deus está fazendo em nossos dias, quando também o diabo tem lançado um
feitiço sobre a igreja. Para que ela, por uma falsa representação, pense que
está na verdade quando não está!
Poderíamos ir longe nisto. Mas,
é apenas para que vocês, os que não estavam, entendam o que nós pregamos no
culto anterior. Mas, eu recebi um pequeno arquivo ontem, e, por isto, eu
gostaria de estudar com vocês um pouquinho João, capítulo 17 e casa bem aqui
dentro do assunto sobre a unidade, que nós estamos estudando o sermão do irmão
Branham, que ele pregou em 1962. E, aqui em João 17, no parágrafo que nós íamos
ler, irmão Branham fala exatamente disto, não é?! E, eu digo, então, cabe muito
bem agora nós pararmos um pouquinho. UNIDADE, parágrafo 17, William Branham
disse:
17 Agora, Jesus orou, em João, capítulo 17 e
versículo 11, para vocês que anotam estes temas de escola dominical.
Então, ele frisou o versículo
11. Então, nós vamos parar hoje um pouquinho no versículo 11.
Eu tenho muitos deles nesta manhã. João 17:11, Jesus
orou para que a igreja e Ele fossem um como Ele e o Pai são um. Que a
igreja, como nós membros do corpo de Cristo, fôssemos um, exatamente como Ele o
Pai são um. E naquele dia nós saberíamos que Ele estava no Pai... O Pai
Nele, Ele em nós, que juntos seríamos um. Que união, que unidade aquilo seria,
ver Deus em Sua Igreja até que cada membro esteja perfeitamente em harmonia com
cada um e Deus.
Não é só você está em harmonia
com Deus. Você não pode estar em harmonia com Deus sem estar em harmonia com os
irmãos. Então, se há desarmonia entre os irmãos, procurem quebrar estas
desarmonias mais rápido que se possa. Porque, estando em desarmonia com os
irmãos, significa que você está em desarmonia com Deus. Estar em desarmonia com
a igreja de Deus não está em harmonia com Deus, porque a oração de Jesus foi
para que todos fôssemos um.
E, só poderemos ser um se
tivermos uma mesma mente dirigindo. E, uma mente que nos dirige, o irmão
Branham na mensagem OLHE, ele disse que mente era esta, ele disse que
o Espírito Santo estava aqui para dirigir nossos pensamentos. E,
dirigir nossos pensamentos para uma Palavra. Uma Palavra que apresenta para nós
um Deus vivo e verdadeiro que está aqui para realizar um propósito, um feito no
nosso meio. Porque, tudo isto é para nos trazer a unidade da fé, que é
revelação, todos debaixo de uma mesma revelação.
E, a oração é esta, para que
todos sejam um, e que todos tenham o mesmo sentimento que houve em Cristo
Jesus. O sentimento que houve em Cristo Jesus, o principal de todos foi
obedecer ao Pai, fazer a vontade do Pai. Vê? E, nesta vontade do Pai está a
unidade de todos os membros de Sua família. Então, esses membros não podem de
forma nenhuma estarem em desunião. Vê?
Porque, para isto, todos,
quando veem para A MENSAGEM, e eu estou falando a Mensagem com letras no
superlativo, num maiúsculo no maior do que se possa imaginar. Quando você vem
para a Mensagem, você primeiro é instruído a receber o nome do Pai em você,
então, você é batizado em nome do Senhor Jesus Cristo, provando que você
pertence, que você reconhece isto, que você não é de qualquer família, você é da
família de Deus. Vê?
Concidadão do Reino dos céus,
e, para isto, você é batizado no nome do Senhor Jesus Cristo. Se alguém foi
batizado apenas em nome de Jesus, não está correto isto. Irmão Branham disse,
tem que ser em nome do Senhor Jesus Cristo, não só apenas em nome de Jesus. Jesus
é qualquer um, mas, Senhor e Cristo só o Filho de Deus recebeu este título. Vê?
E, todos nós temos que receber
isto também. Então, irmão Branham faz referência aqui, dizendo: “Eu quero
parar nisto que vocês que estão anotando, João, capítulo 17, versículo 11.” Irmão
Branham citou mostrando em toda oração de Jesus, ele frisou o versículo 11
primeiro aqui. Isto é o parágrafo 17 do sermão UNIDADE.
Então, eu vou voltar outra vez,
vocês que já estão com suas Bíblias, se alguém quiser estudar também mais um
pouquinho, nós temos mais uma Bíblia ali, duas, três. Tem três Bíblias ali. Uma
pequenininha, uma coloridinha e outra capa preta. Tem três Bíblias ali, eu
tenho mais uma aqui disponível e mais uma aqui, que é a do irmão Vicente, que
ele me emprestou. Porque a minha eu deixei lá na Argentina para o evangelista
Daniel, deixei de presente para ele.
Bem. João 17, versículo 1. Eu
vou reler isto outra vez e pararmos um pouquinho em alguns versículos.
1 Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu,
disse:
Porque, Ele estava orando ao
Seu Pai. Ele não estava olhando, orando, para Ele mesmo, como a gente
pensávamos, quando tínhamos um pensamento unicista.
Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que
também o teu Filho te glorifique a ti;
2 Assim como lhe deste poder
sobre toda a carne,
Bem, o Filho recebeu do Pai
poder sobre toda carne, e isto é com um propósito, não foi só para dizer: “Olha,
vou te dar este poder.” Tem um propósito para o Filho receber este poder.
E, Ele diz este propósito qual é.
... para que (vê?) dê a vida eterna a todos
quantos lhe deste.
Então, o Pai enviou Seu Filho
com um propósito. E, todos os outros filhos teriam que estar sob a guarda deste
irmão Maior, do primogênito. Porque este primogênito tinha um trabalho a fazer,
um compromisso, uma realização. E, era dar a vida eterna, transmitir, conceder
vida eterna. Você, que participou desde o início desta série sabe o que é
conceder. Quando o fruto faz isto, ele concede, a semente ao fruto, vir a
existência.
E, quando a semente concede
isto, ela se entrega. Significa que ela morre, porque se ela não morrer não
pode vir fruto. E, foi isso que Jesus fez. Vê? Então, Ele tinha que nos
conceder vida eterna. Agora, a forma que Ele concederia para nós vida eterna,
ou, nos daria vida eterna era assim:
... para que dê a vida eterna a todos
quantos lhe deste.
3 E a vida eterna é esta: que
te conheçam,
Então, a vida eterna viria
através de um conhecimento. Vê por que temos que ter a mente renovada? Ê por
que temos que ser doutrinados e ensinados para adquirirmos conhecimento de
Deus? Fé, virtude, ciência. Fé, virtude, conhecimento. Todo o povo da Mensagem
conhece os sete degraus da pirâmide. Fé, virtude, conhecimento, temperança, paciência,
piedade, amor fraternal.
Mas, se o primeiro degrau é fé,
é revelação, e a revelação de Jesus Cristo, e você sabe que a maior de todas
revelações é sobre Deus mesmo, é sobre a Deidade, mostrando que a Deidade não é
o Filho, é o Pai. Vê? E, William Branham disse: “Se você não tem este conhecimento da Deidade, você não tem
a primeira base.”
Então, os degraus da pirâmide
está muito longe de ser galgado por muitas pessoas, porque nem a primeira base
eles têm. Quanto mais falando do terceiro degrau, que é conhecimento, que é a
ciência de Deus. E, quando se tem este conhecimento, esta ciência, conhece a
Deus. E, é nisto que está a vida eterna. Vê?
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por
único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
4 Eu glorifiquei-te na terra,
tendo consumado a obra que me deste a fazer.
Bem. “Eu glorifiquei-te na
terra”, como foi que o Filho glorificou o Pai? Veja, isto já está nas
escrituras. “Eu glorifiquei-te na terra”, como foi que Ele glorificou?
... tendo consumado a obra que me deste a fazer.
E, que obra foi esta? O poder
para conceder isto, para levar esta vida eterna adiante, ou levar adiante o
conhecimento de Deus. O conhecimento sobre o Deus verdadeiro. Veja que coisa!
5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, (veja)
junto de ti
mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
6 Manifestei o teu nome aos
homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua
palavra.
7 Agora já têm conhecido que
tudo quanto me deste provém de ti;
Então, quando foi que você
recebeu este conhecimento? Então, é quando esta oração de Jesus se cumpre sobre
sua vida, quando você conheceu que tudo que Jesus teve, tudo que Ele ensinou,
tudo que Ele apresentou, veio de Deus e não Dele mesmo. Vê? Versículo 8:
8 Porque lhes dei as palavras que tu me deste;
Não tem nem o que interpretar,
não tem nem o que explicar estas coisas, não é? A gente só fica comentando
sobre isto para ver se as pessoas se despertam, mas, está tão claro.
... e eles as receberam, e têm verdadeiramente
conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
Isto é só para quem recebe o conhecimento
sobre Deus, isso é só para quem entende a relação entre o Pai e o Filho. Esta
oração não é para todas as pessoas.
9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo,
E claro, que aqueles que não
recebem o conhecimento sobre Deus, porque Deus não quer se revelar a eles,
significa que eles não são de Deus. Isto não tem meio termo.
8 Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles
as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me
enviaste.
9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por
aqueles que me deste, porque são teus.
Até aqui, no versículo 9, você
encontra Jesus orando ao Pai por aquelas outras pessoas que foi lhe colocado
sobre Sua autoridade, porque foi dada autoridade ao Filho para que Ele passasse
e transmitisse a Palavra do Pai para estes outros. E, Jesus, em vários desses
versículos Ele diz: “São teus. Tu me deste, estes que estavam no mundo e Tu
me destes”, mas aqui no versículo 9, aliás o 10 diz:
10 E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas
são minhas; e nisso sou glorificado.
11 E eu já não estou mais no
mundo, ...
Foi este versículo que irmão
Branham frisou: parágrafo 17 no sermão UNIDADE. Por isso, vamos parar um
pouquinho por aqui.
11 E eu já não estou mais no mundo, ...
Mas, ele continuava pisando no
chão, não era? Ele continuava na terra. Ele ainda iria ser morto, ainda iria
ser sepultado para depois ressuscitar e tudo mais. Mas, ele já estava dizendo
que não estava no mundo, mas, ele estava mostrando a sua unidade com o Pai e
orando por nossa unidade, por nossa união. Uma vez, que você se torna um com
Deus, você fica no mesmo estado que Jesus estava, você já não estará mais neste
mundo. O mundo perderá o sentido.
William Branham disse: “você
fica por trás do véu, você está por trás do véu”. Pode cair tudo, pode
incendiar, o mundo pode cair aos pedaços, você está guardado. É disto que se
trata o Salmos 91: “Esconderijo do Altíssimo”. Vê?
11 E eu já não estou mais no mundo, (vê?) mas eles estão no mundo, ...
E, por que Jesus está orando?
Porque estes que ainda estavam no mundo precisavam receber a união com Deus
para também não estar mais no mundo. Veja.
... e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome
aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
Amém? [Amém!] Então, foi aqui
que o irmão Branham parou um pouquinho. “Eu, já não estou mais no mundo, mas
eles estão no mundo e eu vou para Ti, Pai santo, guarda em teu nome...”.
Para que você compreenda melhor eu gostaria com a minha letra tosca colocar
isto aqui, para separarmos algo.
Guarda... como é a continuação?
Guarda-os ou guarda, somente? Deixe-me ver. “guarda em teu nome”, guarda.
“Guarda em
teu nome aqueles (é isso?) que me deste”. O que
você entende aqui? Desculpem a letra dessa forma, eu sou ruim demais para
escrever, por isso... nem vou falar nada. Não é?! Pois bem.
O que você entende com este
versículo? Com esta parte? “guarda em teu nome aqueles que me deste”. Então,
deixe-me frisar algo aqui. “Aqueles”, o que significa? Pessoas, alguém. Porque
todos os versículos anteriores, o irmão Branham está dizendo: “Eles são teus
e tu me destes. Tu me destes aqueles que eram teus, que são teus. E, para que
eles sejam um como eu e Tu somos um.”
Então, Jesus estava orando por
alguém, por uma certa classe de pessoas, mas, no versículo 11, que o irmão
Branham frisou, vocês que estão anotando. Agora, o irmão Branham não vai entrar
em detalhes que eu vou entrar aqui. Porque o irmão Branham estava focalizando
na última parte do versículo, que diz: “para que sejam um, assim como nós.”
Como ele estava falando sobre
unidade, ele estava frisando esta última parte do versículo. Mas, nós já
passamos, inclusive, por isto e, é por isto que eu quero parar nisto aqui: “guarda em teu nome aqueles que
me deste”. Se fosse para intitular o culto de hoje seria
“Unidos e Guardados por um Nome”. “Guarda em teu nome aqueles que me deste”. Vê?
Segurem isto e vamos continuar aqui a leitura. Versículo 12:
12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu
nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o
filho da perdição,
Disso, se refere Judas, não é?
Judas recebeu este título e logo depois, nas cartas aos Tessalonicenses, o ante
cristo também recebe o mesmo título, filho da perdição. Porque Judas estava com
o mesmo espírito, a verdade é esta.
... para que a Escritura se cumprisse.
13 Mas agora vou para ti, e digo
isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
14 Dei-lhes a tua palavra, e o
mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
15 Não peço que os tires do
mundo, mas que os livres do mal.
16 Não são do mundo, como eu do
mundo não sou.
17 Santifica-os na tua verdade; a
tua palavra é a verdade.
18 Assim como tu me enviaste ao
mundo, também eu os enviei ao mundo.
19 E por eles me santifico a mim
mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
20 E não rogo somente por estes,
mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
21 Para que todos sejam um, como
tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o
mundo creia que tu me enviaste.
22 E eu dei-lhes a glória que a
mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
“Dei a glória que Tu me deste”,
você já sabe que isso é o mesmo conhecimento de Deus mesmo, a mesma
avaliação e juízo, porque aqui é a mesma glória, mesma Doxa. Versículo 23:
Oh,
então o Pai, Deus mesmo, ama aos outros filhos da mesma forma que Ele ama o
Primogênito. Não significa que Deus ama mais a Jesus do que a você, isto é
muito importante sabermos disto. Vê? Deus ama cada um dos seus filhos, e Ele
não ama um mais do que a outro.
Agora, se
Ele exigiu de Jesus Cristo um sacrifício, o que Ele poderá exigir de nós?
Sacrifício. Correto! A mesma coisa, porque o amor é o mesmo. E, se o filho
maior ama o Pai a ponto de submeter à Sua vontade, por que os outros não? Mas,
unidos e guardados por um nome. Vamos aqui pensar um pouquinho.
“Eu já não estou mais no mundo,
mas eles estão no mundo e eu vou para Ti, Pai Santo, guarda em teu nome aqueles
que me deste para que sejam um assim como nós.” Daí, nós
temos uma série de problemas, quando chegamos neste versículo 11, por causa das
traduções da Bíblia, das escrituras. E, por isto, eu deixei aquilo ali no
quadro, para que vocês pensem bem no que está sendo dito, no que está sendo
ensinado aqui.
“Guarda em teu nome aqueles que me deste”. Quando
você ler isto, na versão da Bíblia que você usa, isso está dizendo que Jesus
está pedindo para as pessoas serem guardadas, “guarda no nome”. Bem.
Quando você pega este mesmo versículo, eu não sei se a tradução que vocês estão
usando é a Revista e Corrigida de João Ferreira de Almeida. Mas, a tradução
João Ferreira de Almeida Revista e atualizada, ela diz:
“Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo”.
Agora, por que foi atualizada?
Por que esta versão foi atualizada? Depois vocês saberão. Veja o que diz a
atualizada:
“Já não estou
no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou par a junto de Ti.
Pai santo, guarda-os em Teu nome que me deste.”
Então aqui, eu encontro uma
diferença. E, é assim olha: “Guarda em Teu nome aqueles que me deste”, na
versão atualizada eu encontro isto aqui: “Guarda-os em Teu nome que me
deste”. O que vocês estendem com este texto? Tem alguma diferença? Visível,
não é isso? Em cima disse: “Guarda em Teu nome aqueles que me deste”, se
referindo a pessoas.
Mas, pegaram esta versão de
João Ferreira de Almeida e atualizaram esta tradução, e colocaram: “Guarda-os
em Teu nome que me deste.” Dando a entender para mim, com o pouco
conhecimento que eu tenho, que Jesus está orando, que o Pai guardasse os outros
irmãos no nome que Ele recebeu, não é isso? “No nome que Tu me deste,
guarde-lhes”. Diferente, não é?
Bem. Se soubéssemos de
determinadas coisas antes teria sido bem mais fácil a compreensão sobre a
relação entre o Pai e o Filho. É quando você descobre que o nome que o Filho
recebeu não é dele mesmo, Ele recebeu o nome de outro. Ele recebeu o nome do
próprio Pai. Bem. Na versão, na nova tradução da linguagem de hoje, estas
coisas eu... depois que o irmão Dornelles me mandou um pequeno arquivo ontem,
eu fiz esta pesquisa hoje, agora à tarde, para poder apresentar isto para você.
Na Nova Tradução da linguagem
de hoje, este mesmo versículo diz:
“Agora, estou indo para perto de Ti, eles continuam no
mundo, mas eu não estou mais no mundo. Pai Santo, pelo poder do Teu nome, o
nome que me deste, guarda-os, para que sejam um, assim como Tu e eu somos
um.”
Então, eles pegaram este
versículo e deixaram de uma forma, inclusive, mais clara. E, por que na
Revista, na versão Corrigida está de outra forma? Bem. Observe a diferença na
tradução na linguagem de hoje:
“Pai Santo, pelo poder do Teu nome, o nome que me
deste, guarda-os, para que sejam um”
Este mesmo versículo, na João
Ferreira de Almeida Atualizada, vê, porque aquela primeira que eu vos citei,
não é, essa aqui, está a revista e atualizada. Mas, apenas na atualizada, sem
ser revista, diz:
“Eu não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo;
e, eu vou para Ti. Pai Santo, guarda-os no Teu nome, o qual me deste.”
Então, em várias outras versões
não está tratando de pessoas, está tratando para as pessoas, que Ele já tinha
se referido nos versículos anteriores, serem guardadas no nome, ou pelo nome,
ou pelo poder deste nome. O nome que o Pai colocou no Filho. Vê? Bem. Na Nova
Versão Internacional diz assim:
“Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no
mundo; e eu vou para Ti. Pai Santo, protege-os em Teu nome, o nome que me
destes, para que sejam um assim como somos um.”
Então, com isto eu já fiquei
com, vamos dizer assim, com as carnes tremulas. Porque eu só precisava ver em
mais uma versão. E, inclusive, na versão da tradução do Novo Mundo das Sagradas
Escrituras, que é inclusive, a versão usada, elaborada pelas testemunhas de
Jeová, eles deixaram o versículo desta forma também.
Então, eu precisava ainda
analisar na versão King James, e aí nisto a gente já começa a ficar é com o
corpo trêmulo: “O que vou encontrar?” Aqueles que tem aí a versão King James,
João, capítulo 17 e o versículo 11. Deixe-me ler direto nessa que eu tenho aqui.
João, capítulo 17, versículo 11 da versão King James, a versão feita para o
português.
É por isto que vem uma má compreensão sobre a Bíblia, sobre as coisas
das escrituras. porque, por falta de analise, por falta de pesquisa, por falta
de pessoas para pesquisar determinados temas, determinados assuntos. E, quando
eu apresentei para vocês a tradução do Rei Tiago, a tradução da Bíblia King
James, eu disse, não estamos mudando de Bíblia, mas, será uma ferramenta para podermos
consultar e termos uma melhor compreensão das escrituras. Amém?
Pois bem. No Antigo Testamento, o nome de Deus denota o Seu caráter. O
seu caráter, poder e majestade. Então, o caráter de Deus, o poder de Deus, a
majestade de Deus, que seria transferida, inclusive, para o Filho, porque Ele
disse: “Eu recebi este poder. Eu recebi esta autoridade.” Para isto, Ele tinha
que ter o Nome de Seu Pai.
Agora, vamos nos tornar o que também? Teremos que ter este poder,
teremos que ter esta autoridade, teremos que ser reis e sacerdotes, teremos que
ser também governantes. Vê? Para isto, temos que receber também este Nome,
porque não podemos reinar com Deus sem nos tornarmos um com Deus, sem sermos
uma unidade com Deus.
Então, veja o que disse o irmão Dornelles sobre este versículo. E, por
isto, eu juntei estas versões diferentes para apresentar para vocês. Ele conta,
o irmão Dornelles, conta em seu testemunho que quando ele por ser, por ter
estudado muito teologia, aliás, filosofia, algo assim, por causa também de seu
nome, que é o nome de um filósofo antigo, (Diógenes) Diógenes.
Então, ele diz que quando começou a estudar sobre as escrituras e quando
veio para a Mensagem e começaram pregar a Mensagem para ele, ele disse que
começou então a absorver os pontos doutrinários. E, ele diz. Aqui está, na
integra o texto do irmão Dornelles.
“Infelizmente, 99% dos
irmãos da Mensagem, e, eu estou certo de que você também é um deles...
Ele estava mandando para um outro irmão e mandou uma cópia para mim,
para que eu lesse o que ele estava mandando para este outro irmão. Porque,
neste testemunho que ele mandou para o irmão, ele me citava também, por isso
que ele disse que eu também desse uma lida. Então, ele disse para este
irmão:
“Infelizmente, 99% dos
irmãos da Mensagem, e, eu estou certo de que você também é um deles, usam a
tradução Revista e Corrigida do Almeida...
Então, você que tem, dê uma
olhada se não é isto. Porque essa aqui eu comprei há muitos anos, quando eu
evangelizava lá pelo Nordeste. Se eu tivesse aqui a data de quando eu comprei
esta Bíblia, vocês veriam que é bem antigo. Mas, não tem. Mas, aqui está,
edição Revista e Corrigida. Se você pegar qualquer uma outra Bíblia antiga que
tem por aí, todas que nós usávamos, é também a mesma coisa. Não é isso? Revista
e Corrigida. Era, inclusive, a que eu dizia para os irmãos, para comprarem, que
eu não conhecia o que eu conheço hoje. Observe. Eu vou repetir outra vez.
“Infelizmente, 99% dos
irmãos da Mensagem, e, eu estou certo de que você também é um deles, usam a
tradução Revista e Corrigida do Almeida que contém muitos erros de tradução,
por ele ter conservado muita coisa da vulgata, de Jerônimo. Na qual, este, (o chamado
São Jerônimo), fez várias interpolações.”
Então, a Bíblia tradução João
Ferreira de Almeida Revista e Corrigida, tem muita coisa que foi usado muito da
tradução de Jerônimo para a vulgata latina. Vê? Muitas Bíblias usadas, como a
tradução Matos Soares, não é? Da igreja, é a mais usada pela católica, pela
igreja católica, é a tradução Matos Soares, foi aprovada pelo papa. E, muitas
outras, muitas outras traduções tem muita influência da tradução feita por
Jerônimo, a vulgata latina. Pois bem.
“... muita coisa da
vulgata, de Jerônimo. Na qual, este, fez várias interpolações. Porém, Deus me
levou a João 17:11. Na Revista e Atualizada, cuja a tradução é mais correta, e
foi a que sempre usei em meus sermões. Onde se pode ler: “Pai Santo, guarda-os
em Teu nome que me deste, para que eles sejam um como nós.” Isto é muito
diferente da Corrigida. E, como Deus sabia que eu era muito exigente em relação
a traduções, soube fazer uso da correta para falar comigo. Ali, era o próprio
Filho dizendo que o Nome Dele (ele colocou com letras maiúsculas nome e dele), era o mesmo do Pai.
Tenho certeza que ninguém melhor do que o irmão Branham, teria explorado este
verso muito bem, se o tivesse conhecido em vida. Mas, sei que ele não conheceu.
A tradução da Nova Versão Internacional e a do Novo Mundo, das testemunhas de
Jeová, também foram corretas neste ponto.”
“Neste”, ele
frisou bem. E, eu achei interessante ele citar aqui:
“Tenho certeza que ninguém melhor do que o irmão Branham, teria
explorado este texto muito bem, se o tivesse conhecido em vida.”
Da forma que estamos
explorando, não é? Porque se nós pegássemos este versículo e fossemos explorar
ele quando evangelizássemos, ou naquele tempo que evangelizávamos em programa
de rádio, e tudo, teria sido mais fácil o esclarecimento para as pessoas. E,
ele aqui diz: “Irmão Branham teria explorado este
versículo se ele tivesse conhecido em vida.”
Bem. No entanto, foi só esta
parte o testemunho do irmão Dornelles que eu peguei para inserir junto neste
culto para que ficasse também registrado com estas outras coisas que estamos
mostrando. Mas, citando sobre o irmão Branham, o irmão Branham, ele usava muito
a tradução do Doutor Scofield por causa das anotações do Doutor Scofield, que
eram mui boa.
E, a Bíblia Scofield, ela sumiu
do mapa aqui no Brasil. E, não sabia porquê. Então, eu procurei saber nas
livrarias, e disseram que o conselho ministerial dos pastores, associação dos
pastores do Brasil, eles cortaram isto, porque nela tinha heresias. E, eu
perguntei quais eram essas heresias. E, me disseram que era por causa da doutrina
da predestinação.
Então, claro que as igrejas não
crer na predestinação. Inclusive, o irmão Dornelles, ele conta em seu
testemunho que foi quando ele pregou, quando ele conheceu a Mensagem, O
Livro da Vida do Cordeiro, e ele, então, pregando, ele era da igreja
quadrangular, era obreiro, pregador da igreja quadrangular, pertencia ao quadro
ministerial. E, ele disse, não conseguiu ficar sem falar da predestinação em um
dos seus sermões. E, aquilo fez com que ele fosse perseguido e todas estas
coisas.
Então, claro, por isto eles
impediram que a Bíblia Scofield ganhasse notoriedade aqui no país. Vê? Porque,
as notas de rodapé do Doutor Scofield eram muito eficazes neste tema, haja
visto que William Branham usava muito esta tradução. Pois bem. O irmão Branham,
então, ele usava também o Emphatic Diaglott, mesmo
sem ter tanta noção do grego ou do hebraico, ou seja, o que for, mas ele era um
estudante afinco das traduções da Bíblia que ele tinha em sua época.
E, mesmo, como o irmão
Dornelles citou, e irmão Dornelles disse: “Ah, eu creio que ele não teve
acesso a essa tradução desta forma.” Mas, eu digo, agora, neste culto, que
aquilo que o irmão Branham teve foi o suficiente para ele entender exatamente
isto que estamos falando agora. E, por isto, ele pregou em seus sermões
exatamente isto que estamos vendo nas melhores traduções das escrituras, como a
tradução King James. Que na oração de Jesus, Ele está pedindo: “Pai, que
guardasse no nome que Ele recebeu.” E, vocês entenderam assim também, não
foi? Amém?
Então, vamos ver o irmão
Branham falando sobre isto. Mensagem EVENTOS MODERNOS ESCLARECIDO POR PROFECIAS,
pregado no dia 06 de dezembro de 1965.
Deus fez uma Porta, e essa Porta era...São João
capítulo 10, Jesus disse: “Eu sou essa Porta.”
Isso é o parágrafo 64. [Na
tradução EUA – 174 – Ed.]
175 Deus colocou o Seu Nome em Jesus. Vocês crêem
nisso? Ele foi o Filho de Deus. Todo filho vem em nome de seu pai. Ele disse:
“Eu venho em Nome de Meu Pai, vós não Me aceitais.” Eu venho em nome de meu
pai, você vem em nome de seu pai. Jesus veio em Nome de Seu Pai, portanto o
Nome de Seu Pai é Jesus; exatamente, porque Ele veio em Nome de Seu Pai.
Então, William Branham sabia
que o nome do Pai era Jesus, porque o Filho veio deste nome, e o Filho vem em
nome do Pai. Noutro sermão, COISAS QUE HÃO DE SER, do dia 05 de dezembro de
1965. Um ele pregou dia 06, o outro no dia 05. São cultos sequenciais.
Parágrafo 58 [Tradução GO – parágrafo 79 – E.] de COISAS QUE HÃO DE SER.
Agora, Ele não te encontra na porta Metodista, ou
na porta Batista, ou na porta Pentecostal ou em nem uma delas, mas Ele
colocou o Seu Nome em Seu Filho. Ele disse, “Vim em Nome de Meu Pai”.
Qualquer homem vem em... Qualquer criança vem em nome de seu pai. Ele... Eu vim
no nome de um Branham, porque meu pai era um Branham. E você vem em seu nome,
porque este era o nome de seu pai. E Jesus, o Filho, veio em Nome de Seu
Pai. E Ele disse que Ele coloca o Seu Nome... “Na Porta em que coloquei o
Meu Nome, nesta estava o Sacrifício”
Outro sermão, O ÚNICO LUGAR PROVIDO POR
DEUS PARA ADORAÇÃO, do dia 28 de novembro de 1965. Isto, alguns
dias antes, duas semanas antes, dele pregar aqueles outros dois. Parágrafo 89.
[Na tradução GO – parágrafo 166 – Ed.]
... onde pôs Ele Seu Nome? Em Seu Filho.
167 Agora você dirá: “Um momentinho irmão Branham,
aquele era o Filho e não o Pai”.
168 O filho sempre toma o nome de seu pai em todo
caso. Eu vim à terra em nome de um Branham, porque meu pai era chamado Branham.
Jesus disse: “Eu vim em nome de meu Pai e vocês não me têm recebido”. Desejam
ter a referência onde está escrito? S. João 5:43. Então o Pai pôs Seu
próprio nome, o qual é Jesus, em Seu Filho. Ele é o caminho, Ele é a porta,
Ele é a casa. Ele é onde Deus escolheu para pôr Seu Nome. Deus nunca pôs Seu
Nome em mim! Ele nunca pôs na igreja! Seja metodista, batista, ou católica;
mas colocou Seu Nome em Cristo, o Emanuel Ungido.
Outra mensagem, O DEUS DESSA ERA MALÍGNA, 01 de
agosto de 1965, parágrafo 112 [Tradução GO – parágrafo 200 – Ed.]:
200 E quando Jesus disse, “Ide e batizai-os no nome
do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, falando aquilo ali para cegar o
incrédulo...
Agora eu sei porque Jesus
falou: “Pai, Filho e Espírito Santo.” Foi para cegar os incrédulos.
Observe! Por que Pedro não levou aquilo palavra
por palavra? Ele tinha que fazê-lo. Se um homem é batizado nos títulos Pai,
Filho e Espírito Santo, ele nunca foi batizado de maneira alguma; ele não tem
nenhum nome; Filho não é nome Espírito Santo não é nome. Espírito é o que isto
é, como eu sou humano. É o espírito Santo. Pai é um título; eu sou um pai.
Filho é um título; eu sou filho. Humano é um título; isto é o que eu sou. Mas o
meu nome é William Branham. No Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é no
nome de Jesus Cristo. Jesus disse, “Eu vim no nome de meu Pai”. Qual é o
nome do Pai? Qualquer filho vem no nome de seu pai, e o Nome do Pai é Jesus
Cristo. Vêem? Vêem o que eu quero dizer?
Amém. LUGAR PROVIDO POR DEUS PARA
ADORAÇÃO, do dia 20 de fevereiro de 1965, parágrafo 04:
“E, agora nós encontramos que Jesus também disse:
“Eu venho em nome de meu Pai e não me recebereis”, então, o nome do Pai deve
ser Jesus. Correto! O nome do Pai é Jesus. Porque Jesus disse a
eles: “Eu carrego o nome de meu Pai. Eu venho em nome de meu Pai. E não me
recebeis.” Então, seu nome é Jesus! E, Gabriel o chamou de Jesus, os profetas
os chamaram Jesus, e absolutamente, Ele era Jesus. Antes mesmo de seu
nascimento, o santo profeta chamou o seu nome Emanoel, que é Deus conosco.
Então, Deus foi manifestado em carne para levar embora os pecados do mundo, e
deste modo lhe foi dado nome de Jesus. Então, Jesus é o nome. E, o nome foi
posto em um homem, não em uma igreja, não uma denominação, não um credo, mais
um homem, Ele escolheu pôr Seu nome em Jesus Cristo. Agora, encontramos
que então, Ele se torna o lugar para adoração de Deus, onde você O adora. Mesmo
antes que Ele tivesse nascido, seu nome era chamado Jesus.
Amém! Bem. Eu tenho mais três
citações aqui. E, eu gostaria de poder deixar registrado para ajudar outras
pessoas. Mensagem, ENVERGONHADOS DELE, do dia
11 de julho de 1965, parágrafo 90.
Jesus disse: “Eu venho em nome de meu Pai e não me
recebereis, mas virá um em seu próprio nome e vós os recebereis, isto é sua
denominação. Todo filho vem em nome de seu pai. Eu venho em nome de meu Pai.
Vocês, homens, veem em nome de seus pais, e qual era seu nome? Qual era o nome
do Pai? Jesus. Ele veio em nome de meu Pai e não me recebeis. Agora, sua
Noiva terá Seu nome, claro. Amém!
Então, que nome a Noiva pode
ter, a não ser Jesus? Que novo nome está esperando? Não é? Que pedrinha branca
estão esperando com o novo nome, a não ser a revelação do nome de Jesus Cristo? É o que
temos hoje!
Eu tomei uma mulher com o nome Brohim, e ela se
tornou uma Branham. Este, está vindo por uma Noiva, vê? Esteja certo e
lembre-se disto enquanto você vem para a piscina, para tanque batismal. Vamos
curvar nossas cabeças agora.
Isto eu li no sermão ENVERGONHADOS DELE. Agora,
outro sermão, O ÚNICO LUGAR PROVIDO POR DEUS PARA ADORAÇÃO.
Você diz – “Você já citou
este.”
Não. Ele pregou uns três ou
quatro sermões com este título em meses diferentes. Este é do dia 28 de
novembro de 1965. [Tradução GO - Parágrafo 171 – Ed.]
171 Agora, um filho sempre vem no nome de seu pai;
qualquer filho vem no nome de seu pai. Jesus disse: “Eu tenho vindo no Nome de
meu Pai”. Então, qual é o Nome do Pai? Qual é o Nome do Filho? Logo disse: “Um
pouco e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis”. O que acontece é que Ele
vem na forma do Espírito Santo, o mesmo Jesus. Por isso era que adoravam: “Oh,
Jesus!” Vêem vocês? O Senhor Jesus Cristo é Pai, Filho e Espírito Santo; é
tudo.
Amém! LUGAR PROVIDO POR DEUS PARA
ADORAÇÃO do dia
25 do 04 de 1965. Parágrafo 27. [Tradução A Voz de Deus – Parágrafo 64 – Ed.]
64 Agora para respaldar
isto, nós poderíamos tomar a Bíblia inteira para respaldar o que vou dizer.
Porque, o lugar que Ele escolheu é em Cristo, em Jesus Cristo. É Nele, Seu
Filho; o Filho de Deus, Jesus Cristo.
65 “Bem,” você disse, “eu
pensei indicar a Escritura aqui que Ele disse que escolheria o lugar, e também
colocaria o Seu ‘Nome’ nesse lugar.”
66 Bem, o filho sempre
recebe o nome do pai. Meu nome é Branham porque meu pai era Branham.
67 E Jesus disse que Ele
veio em Nome de Seu Pai. São João 5:43: “Eu vim em Nome de Meu Pai e não Me
aceitais,” portanto aí é onde Deus colocou o Seu Nome, sob o sacrifício de Seu
Próprio Filho! Esse é o único lugar provido por Deus. Aí é onde as pessoas
podem se encontrar com Deus, é em Cristo. Esse é o Seu lugar provido. Em
nenhuma denominação, nenhum credo, nada mais, Deus prometeu Se encontrar.
Somente em Jesus Ele Se encontrará, porque esse é o único lugar em que Seu Nome
está.
Bem. Sermão, QUEM É ESTE
MELQUISEDEQUE, do dia 21 de fevereiro de 1965, parágrafo
52. [Tradução GO – Parágrafo 121 – Ed.]
121 Agora notem! Agora vemos a Melquisedeque e porque
Maria não era Sua mãe. Essa é a razão porque Ele a chamou “mulher,” não “mãe.”
Ele não teve pai, porque Ele era o Pai, o Pai Eterno, o três em Um. Ele não
teve mãe, certamente não. Ele não teve pai, porque Ele era o Pai. Como o poeta
disse uma vez recitando uma grande saudação a Jesus. Ele disse:
Eu Sou quem falou a Moisés
Num
ardente arbusto de fogo.
Eu
Sou o Deus de Abraão,
A
Estrela Resplandecente da manhã.
Sou
o Alfa, o Ômega, o Princípio e o Fim.
Sou
a criação inteira,
E
Jesus é o Nome. (Isso é correto!)
Oh,
Quem dizes tu que Eu sou?
E
de onde se diz que eu vim?
Conheces
a meu Pai,
Ou podes dizer o Seu nome? (Aleluia!)
122 Esse é o Nome do Pai! “Sim, Eu venho em Nome de
meu Pai e não me recebem.” Vêem? Seguramente, Ele é o mesmo ontem, hoje e para
sempre.
Amém? [Amém!] Vamos nos colocar
de pé.
17 Agora, Jesus orou, em João, capítulo 17 ...
Disse William Branham no sermão
UNIDADE, que é
o sermão que estamos estudando, e, para isto vamos em toda Bíblia e em todos os
outros sermões.
... para
vocês que anotam estes temas de escola dominical. Eu tenho muitos deles nesta
manhã. João 17:11, Jesus orou para que a igreja e Ele fossem um como Ele e o
Pai são um. Que a igreja, como nós membros do corpo de Cristo, fôssemos um,
exatamente como Ele o Pai são um. E naquele dia nós saberíamos que Ele estava
no Pai... O Pai Nele, Ele em nós, que juntos seríamos um. Que união, que
unidade aquilo seria, ver Deus em Sua Igreja até que cada membro esteja
perfeitamente em harmonia com cada um e Deus. Esta é a Igreja para a qual
Jesus está vindo.
Que igreja é esta? Uma que se torna uma com Deus, e que está guardada
nesta unidade por este Nome. Amém? Então, agora você entendeu como é a oração
de Jesus. “Guarda-os neste Nome que Tu me deste.” Amém? [Amém!]
Deus eterno, é neste Nome que temos nos reunidos como falamos no início,
na oração inicial. No nome que Te agradecemos por Tua bondade, e por o Senhor
cuidar de nós e abrir nossa mente, nosso entendimento para compreender a Tua
Palavra. Pedimos perdão por nossos pecados, por nossas incapacidades, e temos,
oh Deus, dias pela frente, noite pela frente, não sabemos quantos ou quantas,
mas, Te pedimos que o Senhor a cada dia nos guarde por Este Nome amável, o Teu
próprio Nome que Tu colocaste em Teu Amado Filho, e que nós, por uma revelação
temos aceito também a invocação desse nome sobre as nossas vidas.
Não importa se eles blasfemam deste bom Nome que sobre nós foi invocado,
mas, o que importa é que nós seguiremos adiante no caminho do alto, no caminho
santo, glorificando a este Nome, o Nome precioso de nosso Senhor Jesus Cristo.
É neste Nome que nós requeremos para nós as bençãos da Tua Palavra e reclamamos
como nossa todas as promessas das escrituras, tanto para a cura dos nossos
corpos físicos, como também para salvação das nossas almas. No nome de Jesus,
oramos e Te pedimos, amém. Amém.
Nome bom, doce a fé, a esperança do porvir;
Nome bom, doce a fé, a esperança do
porvir;
Vamos curvar nossas cabeças e dizer todos juntos:
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja Teu nome. Venha a
nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra, como no céu. O pão
nosso de cada dia nos dai hoje, e perdoa as nossas dívidas. Assim como nós,
perdoamos aos nossos devedores. E, não nos deixe cair em tentação, mas,
livra-nos do mal, porque Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre, amém.
Amém. Deus vos abençoe no nome de Jesus
Cristo. Deus vos guarde. Até nos encontrarmos outra vez. Muito obrigado vocês
que vieram, e os irmãos que estão em conexão pela internet, agradecemos também
o apoio, carinho e oração, dedicação, tudo. Obrigado pelo apoio. Deus os
abençoe. Tenham todos uma semana abençoada no amoroso nome do Senhor Jesus.
Amém. Aviso também, aqueles que desejarem obter uma cópia do sermão do irmão
Lee Vayle, Correções e Comentários, pelo reverendo Lee Vayle, entre em contato
conosco e estaremos enviando para as pessoas que solicitarem.
[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]
TRANSCRITO POR:
ELISANGELA
DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO:
1 HORA,
28 SEGUNDOS
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