Pesquisar neste blog

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Veias Abertas na Mente do Ser Humano


VEIAS ABERTAS NA MENTE DO SER HUMANO

Junho de 205

Tabernáculo Fé Perfeita

Doutrina da Mensagem

Aqui estamos, meus ouvintes, voltamos com o nosso assunto sobre veias abertas. Falamos um pouquinho já sobre veias abertas no destino da humanidade, quando falamos um pouquinho sobre o Éden. Vamos neste bloco falar sobre veias abertas na mente do ser humano. Você já aprendeu o que é uma veia, você já aprendeu o que é o destino, agora você precisa entender um pouquinho o que é mente, porque vamos falar agora sobre veias abertas na mente do ser humano. A palavra “mente”, de acordo com o dicionário Aristos significa: potência intelectual da alma. Eu quero que os meus ouvintes anotem uma Escritura, l Tessalonicenses capítulo 5, versículo 23. l Tessalonicenses capítulo 5, versículo 23 onde o apóstolo Paulo disse assim:

23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Entenda perfeitamente, meus amigos, que nesta Escritura é citado corpo, alma e espírito. A mente do ser humano está pronta, ela está apta para receber, reter, armazenar e apagar informações. Originalmente, Deus fez o homem e a ele deu o livre arbítrio para que ele pudesse receber ou rejeitar o que fosse de benefício ou de dano para a sua vida física e espiritual. Se observarmos por alguns instantes as Escrituras que temos citado, notaremos que é mencionada as três partes que formam o ser humano: corpo, espírito e alma. E é nestas três fases, nestas três partes do ser humano que estamos tratando neste bloco.

Meus ouvintes, primeiro vamos falar um pouquinho sobre o corpo. O corpo físico, ele tem cinco sentidos principais, os quais são: visão, audição, tato, paladar e olfato. Estes sentidos se utilizam para fazer contato com o mundo no campo material, o teu corpo, a tua matéria, ela entra em contato com a matéria ou com a luz, matéria e tempo através destes cinco sentidos: vista, gosto, cheiro, ouvido e tato. Isto está no corpo. Mas, você também tem espírito, você não é somente corpo, portanto, nunca pense que depois que você morrer acabou tudo. É ilusão. Satanás tem tentado enganar a humanidade com esta ideia de que morreu acabou, de que não há nada além da morte.

Eu ouvi pessoas dizendo que o homem morrendo é como uma galinha que morrer acabou, não pense nisto, você não tem apenas o corpo. Enquanto o animal irracional tem a sua vida no sangue, você é diferente. Além do corpo onde está circulando teu sangue, você tem um espírito e alma. Falamos do corpo, agora entenda um pouquinho o que há no seu espírito. O espírito de igual modo do corpo, ele tem também cinco avenidas, cinco sentidos e nós podemos chamar esses sentidos de veias, os quais servem para comunicar-se com o mundo no campo imaterial, ou seja, no espiritual. E esses cinco sentidos, ou estes cinco condutores, estas cinco veias são: imaginação, consciência, memória, razão e afeto.

Lembre-se que os condutores do corpo que capta as coisas do mundo para dentro de você, as cinco veias ou os cinco condutores, são: visão, audição, tato, olfato e paladar. Mas, as veias do espírito que absorvem do corpo para o lado de dentro é a imaginação, consciência, memória, razão e afeto. Mas, não se resume somente nisso, porque você não tem somente corpo e espírito, você também tem uma alma. Ah! A alma do ser humano, tão incompreendida. Podemos defini-la como a natureza do espírito. Você sabe o que significa esta palavra “natureza”? Porque nós definimos alma como a natureza do espírito, e a natureza significa a essência e propriedade característica dos seres, de acordo com o dicionário Aristos.

Então, meus amigos, a sua alma ou a natureza do seu espírito, é a essência e a propriedade das características dos seres. O melhor exemplo, poderíamos dizer que a natureza do... digamos assim, de um cachorro, é diferente da natureza do cavalo. A natureza do leão é diferente da natureza do gato, e etc. E assim, no início enquanto são crianças todos os mamíferos, eles se alimentam de leite. Você sabia disto? Todos os mamíferos, eles se alimentam de leite. Nós somos mamíferos. Dizem também que a baleia é um mamífero. Quando é pequenino se alimenta de leite, nós também nos alimentamos de leite, é a nossa primeira alimentação.

Todos os mamíferos quando criança, eles se alimentam de leite, porém, depois de certo tempo eles começaram a se alimentar de acordo com a natureza e vão manifestar suas próprias características. Daí a pouco, você vai ver que o gato já não vai mais querer apenas leite, vai correr, vai pular atrás dos passarinhos. O cachorro, que tanto amamentou quando criancinha, daí a pouco já está comendo outras coisas mais, já correrá atrás de lamber e roer o suculento osso. E você vai crescendo, vai deixando de lado o leite, vai querer um arroz, um feijão, alguma coisa mais substanciais. Mas, todos quando crianças se alimentavam de leite, mas quando crescem vão agir de acordo com as suas próprias naturezas, com as suas próprias características.

Explicarei para vocês porque fizemos este comentário anterior. É porque muitas pessoas tem a ideia de que a mente de um cérebro, a mente e o cérebro é a mesma coisa. Muitas pensam nisto. Porém, a realidade é distinta, na verdade elas são distintas. A mente e o cérebro não são o mesmo. O cérebro, meus ouvintes, é um complexo mecanismo de caráter orgânico que tem a habilidade de armazenar a informação que recebe através de diferentes canais, de diferentes condutores, das diferentes veias. E assim mesmo pode transmitir por meio dos diferentes membros que formam o corpo orgânico, material e físico. Portanto, entendemos que o homem foi feito para ter domínio sobre o resto dos outros animais e para servir a Deus em uma maneira consciente como um sócio com o qual podia trabalhar em harmonia.

O homem tinha esta capacidade de ter domínio sobre os outros animais e de apresentar a Deus, de servir e adorar a Deus como até mesmo um sócio com o qual podia trabalhar em harmonia. Porém, sob, debaixo de um programa perfeitamente balanceado sobre os términos da justiça divina. Mas, meus amigos, antes de concluirmos esta palestra nesta programação de fé, eu vos quero falar um pouquinho sobre a mente do ser humano. Podemos entender facilmente que o espírito é o ser pensante, o qual utiliza o corpo orgânico material para acionar e comunicar-se com o resto da criação. Com esta informação, nos transportaremos agora para o princípio para observar como se desenrolaram as ações lá no jardim do Éden. Gênesis capítulo 2, versículo 9:

9 E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Observamos claramente que Deus colocou três classes de árvores: a árvore do fruto natural para o sustento físico, a árvore da vida a qual representa a Palavra para comer dela e viver para sempre em um estado de perfeição, e em terceiro lugar a árvore da ciência do bem e do mal a qual permitia uma vida temporária terminando com morte tanto física como espiritual. Porém, meus amigos, o ponto mais importante que desejamos enfocar nesta ocasião é que satanás injetou na mente da mulher uma interpretação do que Deus havia feito, e ele utilizou a astucia da serpente para penetrar por uma veia aberta na mente da mulher. A veia teve que ser rompida para poder satanás, através da serpente, injetar a semente da dúvida. Gênesis capítulo 3, versículo 1, está escrito:

1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

Por estas Escrituras entendemos que o erro que cometeu a mulher foi escutar a serpente, e assim permitiu que se injetasse uma palavra contraditória. Deus disse: “Sim! você morrerá se praticar.” A serpente disse: “Não morrereis.” Desta forma, meus irmãos e ouvintes, satanás abriu uma veia para injetar, ele abriu um condutor, uma veia para injetar a informação suficiente que pusesse dúvida na Palavra de Deus na mente do ser humano. Porém, nossa pergunta seria: Qual veia utilizou satanás para injetar seu veneno? A resposta imediata é que ele utilizou a veia do arrazoamento, a razão. Sim! Porque a mulher começou arrazoar a Palavra de Deus.

E, recordemos que satanás é um espírito, o qual através da serpente se comunicou com a mulher para fazer contato com seu espírito, e através da razão a qual é uma avenida do espírito ou uma veia, um condutor do espírito, ele penetrou até a alma e na alma só existe uma coisa: dúvida ou fé. De maneira que a informação incorreta primeiro chegou à mente da mulher, sim, chegou pelo canal, pela veia auditiva, pelo ouvido. Depois utilizou a veia do arrazoamento, da razão, e depois baixou até a alma para colocar dúvida na Palavra que Deus tinha dito: “Sim, você morre. Certamente morrereis.” Eclesiastes capítulo 2, versículo 13, diz:

13 Então vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas.

Sim! Meus amigos, nós agradecemos sua atenção e esperamos continuar este assunto na nossa próxima programação, se assim o Senhor nos permitir. Lembre-se disso, que precisou abrir uma veia na mente de Eva para poder o diabo injetar a semente da dúvida. E neste instante o Espírito Santo está também abrindo uma veia na tua mente, através do teu corpo, pelo teu ouvido, penetrando então em tua mente, no teu espírito por um destes canais através do qual a comunicação pode chegar até você, para que depois do teu espírito, possa descer até o centro do teu ser, na tua alma e assim no lugar da dúvida ser estabelecido a fé. Fé no que está escrito, fé na Palavra, fé na mensagem do dia, fé no que Deus tem revelado através de Seu profeta. Deus te abençoe, ouvintes, no nome de Jesus Cristo, amém.  

 Agradecemos a todos nossos irmãos e ouvintes que estiveram conosco durante este tempo, prometemos voltar amanhã neste mesmo horário e emissora se o Senhor nos permitir. E, fiquem com os nossos avisos onde você tem mais esclarecimentos, onde você possa nos encontrar ou receber as nossas publicações. Deus te abençoe no nome de Jesus Cristo. Amém.

 BAIXE O MP3

BAIXE O PDF

baixe o texto


Deus abençoe a todos


Nenhum comentário:

Postar um comentário