Pesquisar neste blog

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Como Deveria Ser o Comprimento da Roupa


ESCOLA DOMINICAL COM PERGUNTAS E RESPOSTAS

TERCEIRA PARTE

Tabernáculo Fé Perfeita - Doutrina da Mensagem

 

 

Uma pergunta aqui.          

Como deveria ser o comprimento de uma roupa?

Isto é para as irmãs. As irmãs que tem sempre essa preocupação. Talvez, isso não seja tão interessante para os irmãos, mas para as irmãs isto é vital, elas precisam, elas têm dúvidas sobre isto. Como deveria ser o cumprimento de uma roupa para que a mulher se sinta devidamente vestida de acordo com as Escrituras. Bem, você tem aí sua Bíblia, vamos ler alguns versículos aqui rapidinho. 1 Timóteo capítulo 2. 1 Timóteo capítulo 2, versículo 9. Versículo 9. 1 Timóteo capítulo 2, versículo 9. Eu vou lendo aqui enquanto vocês procuram. Diz assim, olha:

9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, ...

Ou pode estar na sua tradução “decoroso”, “com modéstia”, ou “com vergonha”,  e sobriedade, aí ele entra em outras coisas também aqui.

... com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,

Estas coisas. Mas, essa primeira parte aqui, oh:

 9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, ...

Com trajes decoroso, com modéstia, com sobriedade, são diferentes traduções assim para que você entenda o que o apóstolo está querendo dizer. Isto, as mulheres já sabem que precisam se vestir com modéstia, com trajes decoroso, não é? Decoro. Decoro. Uma das sete visões que o mensageiro de Deus teve no ano de 1933, ele pregou isto em muitas mensagens – em muitas mensagens, ele... Deus deu para o profeta desta Era sete visões. E essas visões se cumpririam até a volta de nosso Senhor Jesus Cristo. Uma das visões era sobre a decadência moral, e nesta visão ele viu que as mulheres tiraram suas roupas, diminuíram seus vestidos e aquilo foi diminuindo enquanto a visão passava para ele. Aquilo foi diminuindo a tal ponto que chegou o momento que elas tinham apenas uma pequena cobertura nos seios e na parte de baixo, como pequenas folhas de árvores.

Uma coisa minúscula, apenas. E ele disse: “Era a coisa mais vergonhosa que se poderia ver. E por trás elas não estavam com nada para lhes cobrir.” Bem, isto cumpriu-se, isto é uma profecia, é uma visão, que se cumpriu cabalmente. Quando ele teve esta visão e ele pregou sobre isto, as pessoas acharam aquilo incrível, “imagina, imagina”, não é?! Olha, a primeira... a símbolo sexual que se deixou fotografar com roupas sumarias, uma delas, Marilyn Monroe, creio que é esta a expressão. Inclusive, o profeta profetizou sobre a sua morte. Naquele tempo, como que era as roupas sumarias? Era apenas que deixava ver algo, a parte de sua perna, alguma coisa assim. Veem? Naquela época, uma irmã que alguém dizia que a sua roupa de baixo, a anágua estava mostrando, meu Deus! Aquilo era uma vergonha.

Ora, há pouco tempo atrás, na minha época já, ia para a escola com a minha irmã e ela passava na frente – “Vê se a minha anágua está aparecendo.” – Eu tinha que dizer para ela se estava ou não, ela ia caminhando e pedia para que eu olhasse aqui na parte da batata da perna dela se estava aparecendo as anáguas. Se tivesse era uma vergonha, tinha que esconder. Ah, hoje, hoje? Nem usam mais anágua, elas compram exatamente uma roupa transparente para ser vista mesmo, quando não tira tudo, quando não tira tudo. Então, esta foi uma das visões que o profeta teve e ela se cumpriu exatamente, porque este era o período de Laodicéia. Era o período de Laodicéia, teria que se cumprir Apocalipse 3, versículo 17.   

Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um (coitado) desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

Não sabe. Elas não sabem que estão nuas, por isso que tiram as roupas e andam por aí de uma maneira normal – de uma maneira normal. E isso não é só lá no mundo não, nas pessoas incrédulas não. Isso no meio religioso, no meio evangélico está se tornando normal. Há muito tempo que as irmãs começaram também tirar suas roupas, já faz muito tempo! As roupas que elas usam hoje, não é roupa para cristão, não é roupa para crente. Mensagem O TEMPO DA COLHEITA, parágrafo 197, para quem quiser anotar. O mensageiro de Deus, William Branham, diz na mensagem O TEMPO DA COLHEITA, parágrafo 197:

197 Agora posso lhes ferir um pouquinho?

Hum? Porque mexer com essas coisas fere, não é? Fere sentimento.

... posso lhes ferir um pouquinho? [A congregação responde, “Amém”. - Ed.] Tudo bem? Levantem suas mãos. Vocês não vão ficar zangados comigo? [“Não”.] Se ficarem, vão ter que ficar. (Não posso fazer nada.)

198 Como podem vocês mulheres, com cabelos cortados, me dizerem que vocês estão cheias do Espírito Santo?

É o que você ver hoje. O que aparece na mídia hoje é esposa de missionário com a cabecinha parecendo homens, é o que acontece. sabe?! Cheias do Espírito Santo, pregadora do Evangelho, faladoras de línguas, ganhando almas para Jesus, fazendo um grande trabalho dizendo que tem o Espírito Santo com o cabelinho cortado, porque não ouviram a advertência de Deus através do Seu profeta.

198 Como podem vocês mulheres, com cabelos cortados, me dizerem que vocês estão cheias do Espírito Santo? Uma palavra! “Oh, eu falei em línguas”. Isto não faz nenhuma diferença. Eu já vi feiticeiras falarem em línguas, interpreta-las, gritar em espírito, dançar no espírito.

199 Como podem vocês homens ...

Para os homens agora.

199 Como podem vocês homens chamarem a si mesmos de “o cabeça da casa”, e deixarem suas esposas usarem shorts...

Eles deixam porque eles querem, eles estão vendendo o produto que tem. Eles realmente querem dividir o que possuem. Entendem? Eles não se sentem suficiente homem, entendem? Para ter aquilo só para eles, para ter domínio, já que ele sabe que não consegue dominar, porque o homem perdeu esse direito, então, ele libera para os outros também. Aí permite ela andar de qualquer maneira para serem vistas, desejadas e admiradas!  

199 Como podem vocês homens chamarem a si mesmos de “o cabeça da casa”, e deixarem suas esposas usarem shorts e se comportarem da maneira que elas se comportam, e se chamarem de Cristãos?

200 Como podem vocês pastores encararem a Deus com uma coisa como esta, sem se levantar e protestar isto? Você não pode força-los a fazer isto. Mas você tem que pregar assim, ...

Veem? Você não vai forçar as pessoas se vestirem honestamente, Paulo não forçou, ele apenas deu a dica: “Se ataviem de trajes honestos, irmãs.” Não temos que forçar ninguém. Aí quando as pessoas dizem – “O que é permitido na sua igreja?” – Eu digo, tudo. – “Qual é a doutrina da sua igreja? A sua igreja permite o que? A sua igreja permite isso?” – Eu digo – “Olha, lá na nossa igreja tudo é permitido, ninguém está lá para perturbar ninguém. Ninguém está lá para proibir quem quer que seja.” – [Alguém na congregação fala com o pregador – Ed.] Verdade... É verdade... Pensa que é outra prostituta que está lá... Verdade... Foi falar essas coisas lá vai apanhar mesmo, não é irmão? Vai apanhar, não é? Então, vocês viram.

201 Aí está. Eu não tenho como falar estas coisas sem ferir, e eu não quero ferir as pessoas. Eu vos amo. Esta é a razão. Se - se você estivesse flutuando pelo rio, e eu visse que você ia afogar, eu seria um pobre sujeito, digamos, “Bem, seja uma boa pessoa, querida”.

Não, não senhores. Eu não vou está dizendo – “Seja uma pessoa melhor.” – Eu tenho que falar de uma maneira que eu sei que aquilo vai ferir as pessoas. Então, aí está. Além das mulheres terem feito isto, os homens permitiram e os pregadores do Evangelho tem dado também a sua permissão, seu aval, a ponto que eles não têm espinhaço suficiente para condenar estas coisas no meio da igreja. É...

PERGUNTAS E RESPOSTAS Nº 1 parágrafo 135. 135 da mensagem PERGUNTAS E RESPOSTAS Nº 1, para vocês que estão anotando. Fizeram esta mesma pergunta para o irmão Branham, e eu quero aqui, deixe-me ver. Ah está aqui. É o 135. 135, não é 131. Alguém fez uma pergunta, dizendo:  

Irmão Branham, que pensa você acerca de nossas irmãs na igreja vestindo vestidos tão curtos?

Lá, na igreja onde o profeta pregava as irmãs estavam fazendo isto, para que vocês vejam que não é por força, nem por violência.

Irmão Branham, que pensa você acerca de nossas irmãs na igreja vestindo vestidos tão curtos? Não lançam a perder nosso testemunho e estabelecem exemplo errado para nossa gente jovem nesta nossa igreja? Parece tão... ver uma jovem... ver uma mulher crescida vestindo um vestido tão curto que mostra seus joelhos quando caminha.

Ele responde:

135 Seja quem for, irmão ou irmã, estou de acordo contigo cem por cento. É uma desgraça, porém diga-me o que fazer acerca disso! Prego tão forte quanto sei pregar, e fazem igual.

Rum! Ham? Estava lá ouvindo o mensageiro de Deus pregando tão forte como ele pregava, como vocês conhecem. Mas, tinha irmã que ia lá com as suas mini saias ainda, não é para ser condenado mesmo pelo dedo de Deus? Entendem?  

Prego tão forte quanto sei pregar, e fazem igual. Assim sendo é seu juízo, porque a Palavra saiu. Sim, certamente estou contra esses vestidos colados ...

Não é só curto não, sabe, irmãos?

... certamente estou contra esses vestidos colados ao corpo ...

Veem? Porque na realidade não adianta você encompridar a roupa e estreita-la a ponto de quem olha para você está lá todo o seu perfil. E olha, é mais atraente do que se estivesse sem roupa nenhuma. Então, você encontra as irmãs bem vestidas pela rua, com a Bíblia debaixo do braço, mas você olha, misericórdia, você tem que tirar os olhos. Olhe para o outro lado, é uma vergonha! Elas fazem a roupa, mas de uma maneira... está parecendo uma pessoa que eu conheço, ele não está aqui agora, senão, ele, talvez, ele iria rir. Mas, eu conheço uma pessoa que quando era feito uma camisa para ele, naquele tempo não tinha manga cumprida, a gente era pequeno, tinha que ser manga curta. Mas era assim, ele usava desse jeito aqui que ele queria mostrar que era forte, sabe, que tinha...

Todo atacado, não conseguia nem andar. Se tivesse qualquer folguinha, folgadinha, ele chamava de pafo. – “Mas, mãe, tem um pafo aqui. Tem um papo aqui.” – Aí ia lá colocar uma pinça por dentro, costurar, para ficar coladinho no corpo. Sabe quando você vai crescendo e a roupa não dá mais em você e você insiste em andar com ela? Era assim. Era de um jeito que quando ele queria estourar a camisa ele fazia assim oh, parecendo aquele outro lá, não é? Estourava tudinho, estourava a roupa de tão apertada que usava. Então, é assim que está as irmãs. Se elas esticarem o passo rasga até em cima, descola noutro canto, porque anda tudo atacadinhas, aquela coisa toda.

Gente, não está diferente. Qual é a diferença de uma calça cumprida para estas roupas apertadas mostrando as roupas íntimas? Me desculpem falar estas coisas, mas eu não posso deixar de entregar estes recados de Deus, de maneira nenhuma. Isso está errado, essas vestimentas estão erradas. É falta de pano? Não sei. Não tem costureira que faça isso? Será que não tem espelho lá para ver aquele perfil? Será que não mãe ou pai ou irmão que diga – “Mas, essa roupa não está legal.” – Não é? Difícil será uma irmã... Paulo disse que a irmã mais velha sirva de exemplo para as mais novas. Não é? Vai ser difícil você chegar para uma irmã e dizer – “Olha, irmã, essa roupa não está boa não.” – Você vai encontrar uma inimiga. Então, é melhor você deixar quieto, deixar que falar aqui do púlpito para que não haja problemas entre as irmãs, não é?

Estou falando isso de um modo em geral, não é só para vocês. Então, é melhor você não falar nada, dar o seu exemplo, vestir decentemente, sabe? Porque, olha, deixa eu concluir aqui – deixa eu concluir aqui. O profeta fala da sua família, ele diz assim, oh:        

 Constantemente ...

Veja bem.

... estou contra esses vestidos colados ao corpo que parecem... Constantemente amolo minhas meninas, (que eram pequenas na época) Becky e Sara. Não me importa quão pequenas sejam, ...

Esses dias eu olhei para minha garota, para a Pollyanne e disse – “Olha, esta roupa já não serve mais em você.” – Tem dois, três meses que foi feito, mas cresceu rapidinho. A outra já fez – a costureira já fez apertado, não é? Já fez apertado, dois meses depois já não serve mais. – “Essa já é roupa da sua irmã menor. Não está certo isso. Não está legal isto.” – Não me importa quão pequenas seja, tem que começar de pequena. Você libera agora de pequena, quando chegar nos seus treze, quatorze, quinze anos estão nuas na rua aí oh e é as filhas dos crentes, as filhas dos pastores. Principalmente, também porque foram muito cobradas, isto é outra coisa, já é outro estudo já. Por serem muito cobradas e, às vezes, não nasceram para serem o que gostaríamos que fossem, porque sempre desejamos que nossos filhos nos acompanhem, sempre o salvo quer que seus filhos sejam salvos.

E temos que admitir que muitos pais de famílias entrarão para a glória eterna, e os seus filhos estarão rangendo os dentes no inferno, no lago de fogo junto com o diabo e seus anjos. Isto é fato! Por isso você tem que fazer de tudo que você possa para trazê-los para a Palavra, para colocar neles este antídoto, esta vacina contra estes vírus maléficos que satanás tem trazido ao mundo, porque tudo o diabo tem feito que é para desvirtuar, deturpar. Então veja. “Não me importa quão pequenas sejam minhas filhas, eu estou constantemente amolando-as.” Veem?

Não me importa quão pequenas sejam, eu... isso... apenas falo com elas todo o tempo. Penso que mesmo elas vestem seus vestidos... Meda chama Becky à parte todo dia por isso. Veem? Vestidos completamente acima... Faz com que os mocinhos, (veem?) você pode esperar isso das mocinhas e tens que corrigi-las, mas quando se chega a uma mulher, ...

Veja. Enquanto estão pequenas e ali para elas não tem tanta diferença, ela vai para a escola com aquela roupinha curta e já ali se senta de mau jeito, e ali está os coleguinhas e tudo. Já começou errado. Já está errado. Mas, por serem pequenas vestes que os pais colocam sobre elas, elas não são responsáveis por isto, mas quando elas crescem e chegam a serem mulheres e começa a agir dessa mesma maneira, então, algo está errado, tem um espírito de adultério ali sobre aquela pessoa. Veem?  

... aí há algo mal. Veem?

136 Sem ferir sentimentos agora. (Não estou aqui para ferir vossos sentimentos.) Apenas estou respondendo perguntas. Vocês me perguntam de seu coração, estou lhes respondendo do meu coração. (Amém!) Se você encontrar a solução, (veja, para estas coisas) eu... por favor venha e diga-me, por certo o farei, se puder fazer algo acerca disso.

Tudo que podemos fazer é falar aquilo que é certo e aquilo que é errado. Que é errado. Agora, gente, nós não vamos poder seguir mais adiante, nós vamos deixar para o culto da noite, como eu disse que terminaria no culto da noite, eu estou aqui com três páginas de perguntas e são doze páginas. Eu pedi perguntas para a igreja, aí está. Não é? Três páginas de perguntas, já são onze horas e nós vamos entrar ainda, deixe-me ver aqui, o que temos ainda pela frente que eu não quero cansar vocês, também não dá para ficar na gravação, a fita já está terminando, e, não adiantaria eu só responder as perguntas para a igreja local, porque tem pessoas que querem a gravação depois.

Então, nós temos ainda sobre namoro, namoro cristão, julgo desigual. Nós temos sobre beijos, nós temos perguntas sobre Adão, sobre Judas, nós temos perguntas sobre, deixe-me ver aqui, muita coisa. Muita, muita coisa. Sobre a ressureição, sobre o que foi pregado aqui antes, se a ressureição já aconteceu. Nós temos perguntas aqui sobre as vigílias, nós temos muita, muita coisa aqui. Muita coisa nós temos pela frente, vai ficar para o culto... sobre a besta, as bestas do Apocalipse, a besta que sobe da terra, a que sobre do mar, tudo isto, e nós vamos deixar para o culto da noite porque são onze horas e eu não quero cansar vocês. Vamos nos colocar de pé. Se você entendeu alguma coisa, muito bem, se não entendeu ouça a gravação depois, porque estas coisas não podem serem deixadas de serem faladas. O Espírito Santo, Ele veio exatamente para nos lembrar daquilo que já está na Palavra.

Paulo disse: “Vistam-se descentemente.” Aí você diz – “O que é se vestir decentemente?” – Então, se alguém me perguntar, se alguma irmã, concluindo só isto aqui, esta parte sobre as irmãs que nem entramos sobre os irmãos ainda. Mas, se uma irmã me perguntar – “Olha, qual é o cumprimento da minha roupa?” – Porque nós não estamos aqui com uma fita métrica para dizermos isto. Se você olhar por outro lado, você vai encontrar maior modas, de vez em quando ela sai, a moda da roupa longa. É até uma moda boa, não é? Nas lojas, aquela, lá em baixo, aquele vestido longo. Saiba disso, aquilo não está sendo feito para facilitar as vidas das irmãs crentes.

Aquilo são lançamentos de alguma moda de algum artista de novela, alguém foi para um festival em Cannes, em Nova Iorque, alguma coisa com um longo e aquilo saiu como uma moda. Como uma moda. Mas, não é por isto... veja, um lado é isto, o outro lado sabe o que algumas irmãs fazem? Encurta o vestido lá em cima. Diz – “mas, por que esse vestido tão curto, minha filha?” – “É, eu não vou colocar longo não, porque é moda, eu não quero estar na moda.” – Entendem agora o extremo como é que é as coisas? Entende? Se alguém perguntasse para mim qual seria o cumprimento da roupa de uma, da irmã, eu não poderia responder além disso: vista-se de uma maneira que ao sentar as pessoas não vejam seus joelhos. Isto é apenas o que falamos para as pessoas. Não podemos dizer lá em baixo, é lá em cima, porque nós não temos medidas para isto.

A única coisa, porque na Bíblia não mostra sobre as irmãs, nesse sentido, o profeta quando ele fala sobre esse assunto, ele cita que é uma vergonha as mulheres andarem mostrando seus joelhos – seus joelhos. Então, você vê até como as irmãs se vestiam no tempo que ele estava vivo, em fotografias você tem uma ideia de como seria. Bem. O Espírito Santo em seu coração por certo te ensinará como você deve atuar, porque não adianta falarmos, falarmos, falarmos e você apenas fazer aquilo porque, para que alguém veja aquilo de uma maneira por fora. O Espírito Santo tem que ter feito isso dentro do seu coração e aí você expressa por fora aquilo que você tem por dentro.


Baixe o PDF desde culto 


Baixe o MP3 deste culto


Baixe o Texto deste culto


PALESTRANTE: IR. ROSENDO

LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO MORATO – SP

DATA: 02/05/2004

[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]

 DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO: 1 HORA, 20 MINUTOS, 34 SEGUNDOS

TRANSCRITO PÔR: ELISANGELA FLORENCIO

Revisão: Ir. Rosendo


Nenhum comentário:

Postar um comentário