Pesquisar neste blog

segunda-feira, 3 de junho de 2024

A Verdade Sobre o Batismo Nas Águas


A VERDADE SOBRE O BATISMO

Doutrina da Mensagem

 

Aos Efésios capítulo 4, versículo 4, está escrito assim:

4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

Amém! Senhor, nosso Deus, nós temos lido essa porção de Tua Palavra e pedimos no nome de Jesus Cristo que a unção desta Palavra Santa possa ir de encontro aos corações das pessoas que nos ouvem, para que estas pessoas possam receber a luz da Tua Palavra, a luz da glória de Cristo, o qual é a imagem do Deus invisível. E que estas pessoas possam se identificarem com a Tua verdade, e que assim, os eleitos do reino possam ouvir a voz do Senhor nesses últimos dias chamando os Teus filhos de volta para casa. No nome de Jesus Cristo nós Te pedimos e Te agradecemos, amém, Jesus. Amém.

Podeis sentar. A todos os nossos irmãos e amigos que nos ouvem, que acompanham a nossa programação, nós queremos deixar neste ensinamento desse momento, alguns registros das Escrituras a respeito daquilo que nós entendemos pela luz da Palavra do que significa o homem, ou a mulher, entregar suas vidas a Jesus Cristo através de uma mudança de natureza, de entendimento, de comportamento. E, selando assim diante de Deus e diante dos homens a sua confissão, o seu arrependimento, a sua coragem de se desprender das coisas do mundo e se voltar para Deus, selando esta decisão tão importante com o ato batismal ou com o batismo nas águas.

Na Escritura que nós lemos no livro aos Efésios, diz que é um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Desde criança nós aprendemos, vendo os acontecimentos ao nosso redor, que os pais levam seus filhos para o templo ou para um sacerdote para que aquele pequeno seja batizado. E você cresce com essa convicção, achando que aquilo é a melhor coisa a ser feita, é a verdade estabelecida. Mas, quando você examina os costumes, os atos das pessoas com o registro sagrado das Escrituras, você descobre que uma criança não precisa ser batizada porque você aprende que o batismo é para quem se arrepende de pecados.

E você não deve, não pode se arrepender por outras pessoas. O pai não pode se arrepender pelo filho, nem o filho se arrepender pelo pai, é individual e cada um precisa fazer a sua decisão. Isto quer dizer, se o seu pai é um cristão, sua mãe é uma cristã, isso não quer dizer nada, não significa nada para você. Não importa o quanto que o esposo é um homem abençoado, não importa o quanto que a esposa é uma mulher de vida vivida diante das Escrituras, diante de Deus, o caso é você. É com você.

A palavra “batismo” que vem de “ação de batizar”, e “batizar” significa “submergir nas águas”. Eu quero esclarecer para os meus preciosos ouvintes, que se você não foi batizado assim, submerso nas águas, aquela pessoa está devendo isto porque o batismo tem que ser um corpo mergulhado nas águas já que o batismo é um símbolo de morte. Batizar significa dar a uma pessoa outro nome que lhe corresponda, você já não é mais você depois do batismo, você nasce na família de Deus.

Considerando os significados das palavras anteriores sobre batismo que é “ação de batizar”, e batizar que significa “submergir nas águas”, nós encontramos agora dois temas principais para analisarmos juntos.

Primeiro é: Para que serve o batismo?

Segundo: Quais são os requisitos exigidos para o batismo?

E juntos com vocês, eu gostaria que vocês preparassem as Escrituras ou o seu lápis para apontar, para escrever alguma coisa, para que depois com mais tempo você possa examinar estas coisas dentro das Escrituras sagradas.

Primeiro: Para que serve o batismo? O batismo serve para salvar, perdoar pecados e purificar. As Escrituras dizem no livro de São Marcos, mesmo que alguém diga que o batismo não implica para salvação, e, tem muitas pessoas que nem se quer se preocupam com isso e até se tornam membros da igreja ou participam dos cultos regularmente sem ter passado por esta decisão do batismo, sem pedir o seu batismo. E isto é um perigo, isto é perigoso, porque o batismo serve para salvar, perdoar pecados e purificar. Anote o que disse Jesus em São Marcos capítulo 16, versículo 16:       

16 Quem crer e for batizado será salvo;

Então, não é apenas crer. Crer não é o suficiente. Você prova que creu quando você efetua o ato. “O que crer e for batizado será salvo.” O apóstolo São Pedro, na sua primeira carta, na primeira carta do apóstolo São Pedro, no seu capítulo 3 e o versículo 21 o apóstolo Pedro disse estas palavras:

21 Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, ...

Veja que o batismo está implicando aqui para a salvação, explicitamente. Pedro diz:

21 Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;

Então, note as palavras de Pedro que disse: o batismo que agora nos salva, não do despojamento da imundícia da carne. A palavra “salvar”, ela tem um significado que pode muito bem ser explicado como: “livrar de um perigo”. Você está salvo, alguém te salva quando te livra de um perigo. E nesse caso, o batismo está nos livrando do perigo ou da condenação e da morte, isto falando em sentidos espirituais. E, nós poderíamos perguntar nesta programação de fé, o que se vai salvar? O que vai salvar você? O que salva? 

O que é preciso ser salvo? Talvez, você pense que não precisa de salvação, você diz – “Eu nunca roubei, nunca matei, nunca menti para ninguém, nunca tomei nada do meu próximo, nunca fiz nada de errado. Eu não ando odiando quem quer que seja.” – Então, você acha que não precisa. O que se vai salvar? Nós encontramos que se necessita salvar três coisas: corpo, espírito e alma. Isto é o que é o homem, a mulher, o ser humano, ele é um ser trino, você é uma trindade sendo que você é uma única pessoa. Em 1 Tessalonicenses, no capítulo 5, versículo 23, o apóstolo São Paulo deixou bem claro essas palavras:

23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Veja o que precisa ser salvo:  

23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, ...

O corpo, espírito e alma precisam estarem santificados em tudo. Mas, para poder passar pelo processo de santificação primeiro precisa ser justificado. Justificação pela fé, que é exatamente a sua confissão que você faz considerando-se um pecador diante de Deus e de Sua Palavra se arrependendo dos seus pecados e selando o seu testemunho com o batismo nas águas. Mas, Paulo falou sobre corpo, espírito e alma, e quando você olha para si mesmo, que você é isto que você está vendo diante do espelho. Será que é isto mesmo?

Você sabe o que é o seu corpo? O que seria o nosso corpo? Este corpo que você presencia, que as pessoas ver, que você tanto cuida dele, é a matéria formada de dezesseis elementos que são: cálcio, potássio, luz cósmica, cal, fósforo, fosfato e tantos outros, compondo assim dezesseis elementos que estão presentes na natureza, na terra, no espaço, então, com isto é feito o corpo do ser humano. Quando Deus pegou do pó da terra e fez Adão, ou o corpo no qual Adão habitaria, naquele corpo estava dezesseis elementos.

O corpo é a matéria que permite ao espírito mostrar a sua natureza através de suas ações, porque o corpo não é o homem. Aquele corpo formado do pó da terra não era Adão. Adão primeiro foi criado um ser-espírito, e depois foi criado do pó da terra, formado do pó da terra o corpo e naquele corpo foi colocado Adão. Por isso que Deus soprou naquele corpo o folego da vida, ali estava o espírito, ou Adão, habitando naquele corpo. Então, por isso explicamos que o corpo é matéria que permite o espírito mostrar sua natureza através de suas ações, porque o espírito precisa de uma matéria através da qual se expressar.

Então, o corpo que você tem é o que permite ao espírito mostrar sua natureza. Através do corpo que você tem, que você habita, você pode mostrar para as pessoas se você é bom ou mal, se é uma pessoa odienta, nervosa ou se é uma pessoa calma, ou se é uma pessoa que tem uma boa índole, se é uma pessoa obediente ou se é um desobediente. Se é um desobediente apenas ou se é um filho da desobediência.

Através deste corpo, desta matéria, desta carne, você mostra se tem um espírito de Deus ou se tem um espírito do diabo. Através da matéria você mostra se é ovelha ou se na verdade é um cabrito. O corpo é a matéria que permite ao espírito mostrar a sua natureza através das ações, dos atos que você pratica.

Agora, enquanto o nosso corpo permite o nosso espírito mostrar o que é, vamos aprender um pouquinho o que seria o espírito que usa o corpo. O espírito é o que mantém ativa a vida orgânica do corpo, sem o espírito o corpo não movimenta. Saindo o espírito, o corpo jaz inerte, começa a esfriar, as veias, o sangue congela nas veias, tudo fica entupido. As células já não se rejuvenescem, já não se cria porque o nosso corpo constantemente está em mudanças, e enquanto morre milhões de células por dia outros milhões de células substituem. Mas, quando o espírito não está mais habitando neste corpo, então, este corpo é chamado corpo morto que precisa ser enterrado, sepultado ou cremado, senão, ninguém vai aguentar o mau cheiro que sairá desta matéria. O espírito é o que mantém ativa a vida orgânica do corpo.

Agora, Paulo falou em três coisas: corpo, espírito e alma. Chegamos agora no último, o que seria a alma? A alma é a natureza do espírito. Enquanto o seu corpo é a matéria no qual habita este espírito, a alma é a natureza desse espírito. E, esta natureza que é a alma, é o que mostra de onde você veio, se você tem ou não a natureza do Cordeiro em você, ou se herdou a natureza de seu Pai. Se a sua alma tem esta natureza horrível, a natureza que tinha Caim e toda sua descendência, tudo que você fará vai ser para contrariar ao Espírito de Deus.

Mas, se a natureza sua é natureza do alto, é natureza do Cordeiro, você fará tudo para que seu corpo obedeça a você, o homem interior. E este corpo dirigirá seus passos, caminhará exatamente para a Palavra, para as Escrituras, para a obediência. E, nós observamos que cada animal, ele tem sua própria natureza e o mesmo é com o homem. A diferença é que a vida do animal que o mantêm vivo está no sangue, enquanto que no homem não é apenas no sangue, ele tem uma vida, uma chama de vida, o próprio fôlego do Deus vivo que está lá dentro, no homem interior.

Mas, os animais irracionais, cada um, ele expressa, ele mostra a sua natureza. O cachorro, ele mostra a sua natureza, e ele, tudo que ele vai fazer é exatamente latir, morder. O burro, o cavalo, ele tem também a sua natureza, ele vai dar coice, e assim sucessivamente. Cada um vai mostrar a natureza que tem, com a diferença que o homem por nascer pela via sexual, ele recebe uma natureza de pecado. Os animais não pecam, os animais não cometem pecados, os animais se tornaram ferozes, destruidores, porque a terra, por causa o homem foi também amaldiçoado ou recebeu a sua sentença.

Os animais não cometeram pecados, os animais não saíram da sua linhagem, eles se tornaram carnívoros, horríveis, seres odientos inclusive, brigando entre si, destruindo entre si, se alimentando uns dos outros depois que o homem saiu da linha, da vontade perfeita de Deus. Agora, os animais mostram sua natureza, o homem também mostra a sua natureza, a diferença é que o homem por nascer por via sexual ele recebeu uma natureza de pecado. Davi nos mostra isto no Salmos 51, versículo 5, quando ele diz:

5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

Salmos capítulo 51, versículo 5. Podemos dizer, meus amigos, que o resto dos animais não necessita batizar-se. Lembremos que estamos tratando aqui de batismo, mas um assunto puxa outro, está englobado tudo dentro do mesmo. Os animais não necessitam batizar-se, porque eles ignoram o que é o pecado, eles atuam por instinto natural, eles são movidos por instinto. Com o homem é diferente, porque a ele se deu um lugar superior e ele é o único ser ao qual Deus lhe deu o próprio fôlego de vida.

Deus não soprou em nenhum leão, Deus não soprou em nenhuma ovelha, Deus não soprou em nenhum outro animal irracional o Seu fôlego de vida, somente no homem Deus soprou o Seu próprio fôlego de vida para que viesse a ser uma alma vivente. Gênesis, capítulo 2, versículo 7, está escrito:      

7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Sim, meus amigos! Este homem, esta alma vivente, ela desobedeceu a Deus e, então, precisou de um sacrifício, precisou de arrependimento, precisou de perdão dos pecados. Então, vamos falar um pouquinho sobre perdão dos pecados. Nós encontramos, conforme a lei da redenção, o perdão dos pecados não funciona se não existe sangue. Já está escrito nas Escrituras que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados, esta é a lei da redenção.

Inicialmente, Deus aceitou o sangue de certos animais como expiação temporal do pecado. Por que Deus usou o sangue ou aceitou o sangue de animais? Nós já falamos antes que o animal, ele não tem consciência de pecado, o homem tem consciência do pecado. Então, foi tomado de um que não tem consciência do pecado para cobrir o pecado daquele que tinha consciência. No livro de Levítico, no capítulo 4, versículo 14, nós encontramos alguma Escritura a este respeito. Lembrando-nos, primeiramente, que Deus no início, Ele aceitou o sangue dos animais como expiação temporal. Algo temporal é algo que é passageiro, que vai chegar um tempo que aquilo não vai ser mais adequado, não vai precisar mais.

É como a roupinha, a primeira roupa ou o primeiro calçado que você compra para o seu garotinho, para sua garotinha, quando pequeno, aquilo é algo temporal. É uma cobertura temporal que à medida que ele vai crescendo precisa de uma roupagem maior, precisa de uma roupa superior a outra. E assim foi o que aconteceu com o homem em pecado, o sangue de certos animais correspondia ou valeria por um período de tempo. e vamos ler aqui em Levítico capítulo 4, versículo 14, onde está escrito assim na lei de Moisés:

14 E quando o pecado que cometeram for conhecido, então a congregação oferecerá um novilho, por expiação do pecado, e o trará diante da tenda da congregação,

Levítico capítulo 4, versículo 14, foi pedido um novilho. No versículo 21 do capítulo 4 de Levítico também está escrito: 

21 Depois levará o novilho fora do arraial, e o queimará como queimou o primeiro novilho; é expiação do pecado da congregação.

Encontramos também no mesmo livro de Levítico, no capítulo 5, versículo 15, estas Escrituras:

15 Quando alguma pessoa cometer uma transgressão, e pecar por ignorância nas coisas sagradas do SENHOR, então trará ao SENHOR pela expiação, um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimação em siclos de prata, segundo o siclo do santuário, para expiação da culpa.

Sim, meus amigos! O sangue de animais, nós sabemos, não podia tirar os pecados, porque o animal era uma vida inferior a vida do próprio homem, o animal está em uma escala inferior. O homem está em uma escala superior, haja visto que ele é dotado de faculdades mentais e espirituais que os animais não tem. O homem recebeu fôlego de vida do próprio Deus, ou da própria vida de Deus. O animal, ele é inferior. Por isso, sangue de animais não podia tirar os pecados, o animal era portador de uma vida inferior a vida do homem.

No livro de Hebreus, no capítulo 10, versículo 3, da epístola do apóstolo São Paulo aos Hebreus está escrito:

3 Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados, 4 Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.

Era uma vida inferior, e a Bíblia diz que era impossível que o pecado fosse tirado ou banido pela vida dos animais. Por isso, cada ano esses sacrifícios eram repetidos. Hebreus 10, versículo 3:

3 Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados, 4 Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.

Isto mostrava, meus amigos, a necessidade de um sangue que fosse portador de uma vida superior, não só uma vida superior a vida dos animais como é a vida dos seres humanos, mas necessitava agora de uma vida superior a vida do homem que não estivesse manchada pelo pecado. Uma vida que não nascesse pela via sexual.

5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

Como disse Davi no Salmos 51, versículo 5. E, a Bíblia diz: todos pecaram, porque todos já nascem em pecado. então, precisava de uma vida superior a vida do homem. E nós encontramos nas Escrituras, que somente o Senhor Jesus Cristo cumpriria estes requisitos. São Mateus, capítulo 1, versículo 18, está escrito:

18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.

Aqui está uma vida superior que não veio pela via sexual. Esta vida superior, a própria vida de Deus que desceu a terra, esta vida poderia efetuar o plano da redenção trazendo assim a purificação para os nossos pecados. Uma vez que sangue de animais não purificava, era apena suma cobertura, mas o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, como diz as Escrituras, nos purifica de todo pecado. Então, agora você precisa entender um pouco o que é purificação. O que seria purificar? Para isto, nós temos que ler outra vez o que Paulo escreveu na epístola aos Hebreus, no capítulo 9, versículo 13 e 14, que diz: 

13 Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, 14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

Sim! Agora sim, tem uma vida pura, santa e limpa, sem mancha, que pode nos purificar, é o que disse São Paulo em Hebreus 9, versículo 13 ao 14. Os judeus, meus irmãos e amigos, confiavam no sacrifício animal o qual era lavado e depois sacrificado e o sangue do cordeiro era espargido sobre o altar. João Batista, ele introduziu a nova ordem de purificação. E, quando João Batista introduziu essa nova ordem os fariseus, os judeus, que estavam confiando ainda no sacrifício animal, eles não quiseram aceitar a nova ordem estabelecida por João Batista.

Ele apontou para Jesus Cristo, que era o Cordeiro, o verdadeiro Cordeiro de Deus imaculado, puro, e eles não quiseram aquilo que João apontou. No livro de João, João Evangelista, no capítulo 1, versículo 29 ao 34, nós encontramos o testemunho de João Batista que diz:

29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. 31 E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. 32 E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. 33 E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. 34 E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.

Sim, meus amigos! Esse foi o testemunho de João Batista que está no livro de João, capítulo 1, versículo 29 ao 34. E João, quando ele deu essa testificação, os discípulos que seguiram a Jesus viram os acontecimentos. Jesus, ao derramar Seu sangue, permitia que a vida de Deus, o Espírito Santo, viesse sobre o crente. Agora nós podemos entender porque o mensageiro de Deus para o tempo do fim, William Branham, sempre dizia: Só existe uma vida eterna, e esta é Deus! E Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, Ele disse: Eu lhes dou a vida eterna.”

O apóstolo João também disse em seu Evangelho: “A vida que estava com o Pai, o Filho nos deu.” Como isto aconteceu? Agora você entende. Quando Cristo derramou Seu sangue, Ele estava ali permitindo que a vida de Deus, o Espírito Santo, viesse sobre o crente. De modo que podemos dizer, nós podemos então afirmar para os irmãos, para os nossos ouvintes, para aqueles que são estudantes das Escrituras, nós podemos dizer que o batismo nas águas é um símbolo que tem como base o sacrifício do nosso Senhor Jesus Cristo. No livro de Atos, capítulo 4, versículo 12, nós encontramos estas palavras:

12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Sim! Se cumpre assim as palavras do Senhor Jesus. E, Mateus, capítulo 28, versículo 19 agora.

... batizando-os em nome ...

No singular. Preste atenção.

... batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Agora você observa o cumprimento disto. Atos, capítulo 4, versículo 12, falando sobre o nome de Jesus, está escrito:

12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Que nome é este? Isto você alcança dando o primeiro passo, que é o batismo. E a ordem do batismo está em Mateus 28:19, quando Jesus disse:

19 Portanto ide, pregai o evangelho a toda criatura, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Observe que Jesus não disse: “Batizando nos nomes”, como se “Pai” fosse nome, “Filho” fosse um outro nome e “Espírito Santo” fosse outro nome. Na sua Bíblia está escrito exatamente no singular, “batizando no nome”, isso é Mateus capítulo 28, versículo 19.

... batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Jesus usou essa pronuncia uma vez, Ele não disse: “Batize-os no nome do Pai, no nome do Filho, e no nome do Espírito Santo”. Por que é que não está assim nas Escrituras: “No nome do Pai, no nome do Filho, e no nome do Espírito Santo?” Não está assim na sua Bíblia porque Deus não é três pessoas, e você não tem que ser batizado em nome de três deuses, você tem que ser batizado apenas no único nome através do qual Deus se deu a conhecer aqui na terra há mais de dois mil anos atrás.

Por isso que Ele disse: “batizando-os em nome”, no singular, “do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” Estes são títulos que correspondem a um só Ser, o qual é Deus em múltiplas manifestações. Atos, capítulo 2, versículo 36, você encontra que nome é esse.

36 Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

Se você tem revelação espiritual do Espírito Santo, você entende perfeitamente como essas Escrituras se encaixam. Isso nos mostra o seguinte quadro: Pai, Filho, Espírito Santo. Jesus pediu o nome do Pai, Filho e Espírito Santo no ato batismal. E agora, em Atos 2:36 diz:

... que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

Observe. Jesus é Senhor e Cristo. Exatamente por isto que os apóstolos usaram o nome do Pai, Filho e Espírito Santo, que é Senhor Jesus Cristo. E esse é o nome para ser aplicado sobre o candidato ao batismo. Observe como você foi batizado, meu irmão e minha irmã, não seja enganado por teólogos, não seja enganado por teologia, não seja enganado por estudos dos homens, vá para as Escrituras. Se alguém quer sabedoria, disse o apóstolo Tiago, peça-a a Deus, não busque sabedoria em uma igreja, não busque sabedoria em um homem, não busque sabedoria em um ministro, busque a sabedoria de Deus! É individual.

Agora, você entendeu que o nome a ser usado no batismo é Senhor Jesus Cristo, nenhum apóstolo batizou diferente, nenhum cristão da igreja primitiva foi batizado em títulos de Pai, Filho, Espírito Santo. Todos receberam este nome, que é Senhor Jesus Cristo. Inclusive, a igreja católica, apostólica romana, tem nos seus antigos registros do vaticano o antigo batismo realizado no ano 100, quando o diácono batizou exatamente do jeito dos apóstolos, no nome do Senhor Jesus Cristo. Porque, os apóstolos sabiam pelo Espírito Santo que Pai não é nome, Filho não é nome, e Espírito Santo não é nome.

Pai é um título do Deus Criador, o Deus que criou, o Deus que gerou. Filho é o título de Deus sendo gerado, a Palavra sendo gerada na terra. Espírito Santo é o que Deus é, Ele é Espírito Santo, porque Deus é Espírito. E não existe dois Espíritos na Divindade, não existe Deus-Espírito e mais o Deus-Espírito Santo. Só existe um Espírito, e esse é Deus, o Espírito Santo.

Agora, meus amigos, aqueles que precisam ser batizados, eles têm que cumprir um requisito. E que requisito seria este? Quanto aos requisitos para ser batizado, nós mencionamos estes: Primeiro, crer que Jesus Cristo é o Salvador, o perdoador dos pecados. Foi dito: “O que crer e for batizado”. Primeiro você crer. Esse é um dos requisitos: crer que Jesus Cristo é o que te salva, é o que pode perdoar teus pecados. E depois, você precisa estar consciente que é pecador e se arrepender genuinamente de suas faltas. E em terceiro lugar, com fé sobre a Palavra da promessa que oferece o dom do Espírito Santo.

Então, aí, primeiro você crer, você se arrepende e com fé naquilo que Deus prometeu você cumpre então o ato. E resumindo, nós podemos dizer que o batismo nas águas é o primeiro passo. Esclarecemos que Deus perdoa todo o seu pecado passado, quando você crer, se arrepende e se batiza. Porém, Ele perdoa os pecados passados, mas pedirá conta das novas faltas que você vier a cometer os quais podem ser limpos colocando sobre o sangue, fazendo uma sincera confissão diante de Deus. Atos, capítulo 2, versículo 38, está escrito:   

38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; 39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

Meus amigos, e assim encerramos por hoje a nossa meditação sobre o batismo. E estamos a sua inteira disposição para responder suas perguntas, e, você que deseja solicitar literaturas ou até mesmo CDs de mensagens, entre em contato conosco através dos telefones e endereções que sempre anunciamos em nossas programações de fé. E rogamos aos céus que o Espírito Santo possa iluminar tua vida neste tempo do fim, quando tremendas porções das Escrituras estão em pleno cumprimento diante dos nossos olhos.

Lembrando a vocês, que ensinamos o que ensinamos, cremos como cremos, pregamos o que pregamos, porque cremos na restauração de todas as coisas como está escrito em São Mateus capítulo 17, versículo 11:

Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;

E eu vos digo, Elias já veio e já restaurou. E esta programação de fé é exatamente para te mostrar o que é a restauração de todas as coisas. Deus te abençoe no nome de Jesus Cristo, e que a Sua vinda traga refrigério ao teu coração, no nome de Jesus Cristo, amém. E amém.

 

[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]

Download  do  mp3 - A Verdade Sobre o BatismoA Verdade Sobre o Batismo

Download  do  pdf  -  A Verdade Sobre o BatismoA Verdade Sobre o Batismo

Download do texto  - A Verdade Sobre o BatismoA Verdade Sobre o Batismo

 

PALESTRANTE: IR. ROSENDO

LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO MORATO - SP

DATA: 28/01/2005

 

TRANSCRITO POR: ELISANGELA FLORENCIO

DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO: 42 MINUTOS, 10 SEGUNDOS

DATA DA TRANSCRIÇÃO: 29/05/2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário