Pesquisar neste blog

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

A Veia do Arrazoamento


A VEIA DO ARRAZOAMENTO

Tabernáculo Fé Perfeita - Doutrina da Mensagem

 

 

21 E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?

Senhor, nosso amado Pai Celeste, nós em Tua presença estamos mais uma vez neste tempo final, nesse tempo do entardecer para o mundo, neste tempo de escuridão sobre a terra. E a frieza que passamos hoje por causa da mudança do clima, isso não é apenas no clima do planeta, isso tem acontecido de uma forma em geral nos corações dos seres humanos porque tem se esfriado para com o Senhor, porque não encontram mais o aquecimento do calor do Teu Espírito e por isso se distanciam da Tua Palavra, da presença viva do Deus vivente. E nós queremos pedir neste instante que o Senhor tenha misericórdia de nós, que nunca venhamos a cair no mesmo processo em que está o mundo, distante de Deus, em frieza espiritual.

Mas, que nós Senhor, que temos ouvido a Tua Palavra, que temos crido nesta Mensagem tão tremenda que o Senhor tem enviado, que a cada instante possamos ser aquecidos pelo sol da justiça, que cada culto seja uma benção para nós, que cada vez que lermos as Escrituras que o Senhor fale conosco. Cada vez que orarmos a Ti, cada vez que pedirmos, que possamos receber a benção de tuas potentes mãos. Não é porque nós merecemos isto, não é porque somos melhores que quem quer que seja, mas é porque o Senhor tem dispensado para os Teus filhos misericórdia em tempo oportuno. E pedimos que mais uma vez neste instante, este calor sagrado da glória da Shekinah possa iluminar nossas vidas e aquecer os nossos corações com a revelação da Tua Palavra. No nome de Jesus Cristo, nós Te agradecemos e Te pedimos, amém. Amém.

Podeis sentar. No culto anterior, nós falamos um pouquinho, alguns minutos, esses alguns minutos que eu falo é cinquenta, não é? Cinquenta minutos, que é o que eu espero tomar, ou até menos que isso neste culto. E nós comentamos um pouquinho sobre a dúvida ou a cobiça, aliás, a veia da cobiça. Já que as veias foram expostas e foram abertas, veias abertas sobre o destino da humanidade. E quando uma veia é aberta, quando ela é manipulada, é para se injetar alguma coisa, alguma vitamina ou alguma coisa toxica ali. E, as veias por si mesmas elas são perfeitas no seu trabalho, uma vez que elas estão ali para circular o sangue em todo o nosso organismo. Sangue este que é bombeado pelo coração, e vai em todas as partes do teu corpo para mantê-lo aquecido e vivo.

Tirando-se o sangue também sai a vida, não pode uma coisa ficar sem a outra. E, desde que uma veia, ela é aberta, ali se tem um perigo muito grande. Espero que seja aberto para se colocar alguma vitamina que o teu organismo esteja precisando e que não tenha como você adquirir isto por outro modo. Mas, quando nós falamos sobre as veias que foram abertas no destino da humanidade, então, nós entendemos que isto foi aberto com um propósito mau, foi quando satanás aproveitou de uma fraqueza dos nossos primeiros pais e as veias foram expostas. E, ele, em todos os sentidos injetou seu veneno.

E no outro culto aprendemos sobre a veia da cobiça, você viu o quão bom foi aquele assunto, poderíamos dar continuidade nele neste culto, mas nós vamos tratar de uma outra veia, que é a veia do arrazoamento. A veia do arrazoamento. Você encontra aqui no livro de São Lucas quando estes homens arrazoaram, arrazoaram.

21 E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias?

Eles começaram a arrazoar a respeito do próprio Senhor Jesus. Eu quero ainda ler outra Escritura no livro de São Lucas capítulo 20. São Lucas capítulo 20 e o versículo 14. São Lucas capítulo 20, versículo 14, onde está escrito. Vamos começar com o versículo 13:

13 E disse o senhor da vinha: Que farei? Mandarei o meu filho amado; talvez, vendo-o, seja respeitado.

14 Mas, vendo-o os lavradores, arrazoaram entre si, dizendo: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, para que a herança seja nossa.

Então, por aí você já tem uma ideia do que seria a veia do arrazoamento, o que seria arrazoar dentro deste pensamento. Estes homens arrazoaram entre si. Razoamento ou arrazoamento, é uma série de conceitos dirigidos, direcionados, não é, a demonstrar algo, veja isto. Arrazoamento ou arrazoar, arrazoamento, é uma série de conceitos dirigidos para demonstrar algo ou persuadir alguém. Isto é o que é arrazoamento. Você já entendeu que foi isto exatamente que o diabo fez através da serpente quando arrazoou com Eva, ou usou uma série de conceitos, de ideias, a ponto de persuadir Eva para algo errado. E esta persuasão, esta maneira que a serpente fez, que satanás fez através da serpente, conseguiu mudar o conceito que Eva tinha sobre a Palavra.

A tal ponto que ela praticou o que Deus disse que ela não praticasse, porque o que foi prometido e mostrado para ela, o arrazoamento que foi mostrado, ou a série de conceitos que foi dirigido para persuadir a Eva, foi tão forte que ela começou, então, a desejar duas coisas, como você já aprendeu: uma era não morrer, e a outra ser igual a Deus, essas duas coisas. O tanto que foi forte o arrazoamento que foi colocado em cima de Eva, a persuadiu a ponto de ela praticar aquele ato, veja, crente que não ia morrer. Para você ver que aquilo mudou o conceito que ela tinha a respeito da verdade. A Palavra do Deus Onipotente tinha dito: “No dia que você fizer, você morre.” Mas, a serpente usou um arrazoamento tão forte que aquilo mudou o sentido da palavra na mente da Eva, causando dúvida.

Razoamento é o que? Série de conceitos dirigidos a demonstrar algo ou persuadir alguém. O que seria persuadir? Este poder de persuadir ou de persuasão? É obrigar com razões. Você mostra as razões, para que a pessoa creia em algo. Então, este trabalho de persuadir, na pregação do Evangelho nós não podemos usar de forma nenhuma! Este poder de persuadir não é outra coisa a não ser aquilo que nós chamamos de fazer proselitismo, de fazer prosélito ou proselitismo. Ou, vamos dizer assim, dá determinadas lavagens cerebral na mente da pessoa, entende? Procurar persuadi-la para mudar sua mente, mudar sua forma de crer, sua maneira de pensar.

É por isso que nós não insistimos com quem quer que seja com respeito a salvação, tanto aquilo que chamamos de eleitos e predestinados por Deus antes da fundação do mundo como a salvação comum, como está escrito na epístola de Judas. Você não pode nunca usar de arrazoamento mostrando razões soberbas, a ponto de deixar as pessoas convencidas. Poderíamos usar muitos meios para convencer as pessoas de que, o que nós pregamos é a verdade. Mas nós não podemos nunca a persuadir a ver o que nós vemos. Por isso que nós pregamos o Evangelho, por isso que anunciamos esta Mensagem, e deixamos que isto seja entre a pessoa e Deus. A pessoa não é obrigada, nós não insistimos, nós não empurramos, deixamos a pessoa ir procurar, ir e perguntar, ir buscar sua porção, porque a Bíblia diz que não é por força, nem por violência.

Se o Espírito de Deus não estiver atuando com aquela pessoa, de nada adiante você fazer o possível e o impossível para ganhar mais um membro, para aumentar em números ou coisa desse tipo. O mundo inteiro usa de persuasão, e o poder do mundo religioso persuadir as pessoas a pertencer a determinada organização é tão forte que elas vão, que elas enchem, sem conhecer nada das Escrituras. Primeiro elas aprendem que se tornar crente elas vão enriquecer, se elas se tornarem filhas do Deus Poderoso, que é dono do ouro e da prata, então, não vão ter necessidade de nada. Imagine, num mundo desses, num momento como este, que é difícil você adquirir as coisas, numa luta tão tremenda onde quem pode mais chora menos, quem estudou mais é que pode ter um emprego e mesmo assim nem isso, porque então muitos estudaram e não tem emprego para todos. E assim sucessivamente.

Aí você encontra uma promessa de que se você for, de que se você fizer, de que se você participar, então, aquilo será seu. Então, isso são poderes de persuasão, é persuadir as pessoas, convence elas a aceitar aquilo. Isso não é outra coisa, a não ser uma verdadeira lavagem cerebral que os evangélicos estão dando nas pessoas, para poderem aumentar em números e disputar em poder, tanto aquisitivo, como em todos os sentidos, no meio da sociedade. Este poder de persuadir, o diabo usou no céu e convenceu uma boa parte dos anjos para darem as costas para o Senhor Deus Onipotente. Este mesmo poder de persuadir, este arrazoamento, o diabo usou na terra, quando um campo de batalha foi formado. E nós vamos passar por isto dentro de um pouquinho.

Então, vamos assim devagarinho, não é, para entendermos estas coisas. E como ponto de partida, eu quero dizer para vocês que a mente do ser humano, você sabe o que é a mente do ser humano? Já pensou em você e na sua mente? Naquele lugar do seu corpo lá no seu cérebro, onde você pode raciocinar, onde você pode imaginar, notar, perceber as coisas e procura diferenciar uma coisa da outra? Então, pense nisso. A mente do ser humano em termos gerais é como a matriz onde se concebem as ideias, e isto falando-se assim de uma forma natural parece simples. Mas, quando você vê esses grandes automóveis, essas coisas, essas fabricações tão tremendas, aviões, supersons e tantas criações que você encontra por aí a fora, das mãos do homem, isto primeiro foi concebido lá em sua mente.

A mente do ser humano é a matriz, onde primeiro ele imagina, ele sonha, ele fantasia, e ele, então, começa a arquitetar. Arquitetar as coisas, a modificar conceitos, e vai indo até que algo é formado. Mas, aquilo primeiro foi feito lá na sua mente. E ele vai modificando. – “Não deu certo? Não voou com esse tipo de combustível? Vamos tentar outro.” – Até que aquilo seja adequado para os seus propósitos. Então, a mente do homem de um modo em geral, é a matriz onde se concebem ideias e pensamentos. E esses pensamentos, essas ideias, depois de uma certa análise de uma forma profunda, ou superficial, é colocada em obras. Isto que vocês estão vendo aqui, este púlpito, ele foi imaginado primeiro, ele foi pensado depois colocado em obras.

Os bancos onde vocês se sentam, primeiro foram concebidos na matriz, na mente de alguém para depois estar aí colocado em obras. O lugar onde você se assenta, a roupa que você veste, a casa onde você mora, o leito que você dorme, a comida que você come, isto primeiro esteve lá na mente de alguém e aquilo foi colocado, então, em obras, em atuação. Então, nós temos sidos ensinados que a mente do ser humano é o terreno próprio onde Deus e satanás trabalham. Na mente do ser humano é onde Deus e satanás trabalham, é onde Deus e satanás se encontram para duelar, vamos dizer assim, é na mente do ser humano. Ou você pensa que Deus está enfrentando satanás aí no meio da rua? Ou você pensa que Deus está enfrentando satanás no campo de futebol, lá no gramado? Ou em algum outro lugar?

Não senhores! O campo de disputa onde Deus e satanás se enfrentam frente a frente é na mente do ser humano. Se você aprender isto, se você observar isto, você, então, saberá porque estamos pregando este culto sobre a veia do arrazoamento. Na mensagem A MAIOR BATALHA JAMAIS PELEJADA, eu quero estudar com vocês algumas frases aqui do irmão Branham. E quero começar exatamente, deixe-me ver, no parágrafo 48. Irmão Branham diz:            

48 Agora, não falhem em captar isso!

“Não falhem”, então é algo importante. Eu quero começar pelo 47, então, já que lá na frente ele vai soltar essa outra bomba, não é?

47 Por exemplo, quando Israel enfrentou os Filisteus, havia uma colina a cada lado onde eles se reuniram; e no vale, entre os dois bandos, foi onde saiu Golias e desafiou ao exército de Israel; e ali, nesse vale, foi onde Davi saiu a encontrá-lo quando ele havia passado pelo arroio que corria entre as duas colinas de onde colheu as pedrinhas.

O riacho, não é? Arroio.

Tem que haver um lugar selecionado. E nisto também há um lugar mútuo onde nenhum dos dois está seguro, e ali é onde pelejam. Não é questão de andar um pelejando por aqui e outro por ali, etc; porém há uma frente de batalha onde se encontram, e ali provam seu poder. Ali, um exército o prova sua força contra o outro exército. Este é um lugar mútuo de confrontamento.

48 Agora, não falhem em captar isso!

Chegamos onde eu ia começar.

Quando esta grande batalha começou sobre a terra, teve que haver um lugar mútuo de confrontamento;

Observe que primeiro ele estava falando sobre a batalha de Israel contra os filisteus, onde Davi e Golias se enfrentaram. Mas, ele agora está dizendo:

... não falhem em captar isso! Quando esta grande batalha começou sobre a terra, ...

De que batalha ele está falando? Já não é da batalha entre Israel e os filisteus. Por isso, eu quero voltar um pouquinho antes, no parágrafo 44, para que você entenda agora o pensamento do irmão Branham.

44 Então, quando um exército está se preparando para a batalha, primeiro tem que selecionar a seus soldados, e estes têm que estar vestidos para o combate, e tem que estar treinados para combater.

Agora, você aprendeu, se você criança ia para a igreja, aprendeu alguns corinhos que diziam “somos soldadinhos de Jesus”, não é?! Somos soldados de Cristo. “Sou um soldado, não vivo ao léu”, não é, “meu comandante mora lá no céu”. Quem não aprendeu estes corinhos infantis, esses hinos, não é, para criança? Agora, somos soldados e Paulo fala mesmo deste soldado, mas ele disse que esse soldado tinha que estar pronto para a batalha. Isto é, com o capacete da salvação, com a couraça da justiça, com o escudo da fé, com a espada do Espírito, não é, e todas estas coisas, com a armadura completa de Deus porque está indo para a batalha. Então, você não pode ir para a batalha sem treinamento. Sem treinamento você não pode enfrentar o inimigo, você não sabe quais são seus golpes.

Agora você entende porque que você ler as Escrituras, agora você entende porque você medita, agora você entende porque você ora, agora você entende porque você vem a igreja, porque todas as vezes quando você faz algo nesse sentido, em prol do seu aprendizado, você está sendo treinado para enfrentar satanás. E você sendo treinado para enfrentar satanás, você já aprende que esta luta não é contra a carne e o sangue, não é contra alguém, não é contra seu próximo. Viu, como que são as coisas? Mas, primeiro você tem que estar treinado, você tem que receber treinamento.  

... e tem que estar treinados para combater. (disse o profeta.)

E eu creio que a maior batalha que jamais se tem pelejado, agora mesmo está a ponto de se processar. Eu creio que Deus tem estado selecionando a Seus soldados, e creio que os tem estado vestindo e treinando; a frente da batalha (veja) está fixada e tudo está pronto para o começo.

 Então, vamos ver se nós estamos prontos para enfrentar isso.

45 Esta primeira batalha que foi pelejada, teve seu começo no Céu...

Humm... o seu início foi no céu.

... quando Miguel e seus Anjos pelejaram contra Lúcifer e seus Anjos. (Veja, em reinos espirituais, no céu.) Esta primeira batalha foi no Céu. Então, o pecado não teve sua origem na terra, mas no Céu. Satanás foi lançado do Céu para cair na terra, e caiu sobre os seres humanos.

Olha quem está debaixo, não é, a coisa é pesada. Não fique debaixo de quem vai cair não, porque você pode se machucar. Agora, imagine você ficar exatamente onde o diabo cai? Misericórdia! Viu?

Logo, a batalha que antes foi entre Anjos, chegou a ser uma batalha humana.

E muita gente acha que está livre, muitas pessoas acham que estão livres disso, que vive como queira viver, faz o que bem quer fazer, pensa o que quer pensar, que tem domínio sobre sua própria vida. Tem nada, é engano. É engano. As pessoas não sabem quando estão nessa situação, nem se quer sabe quando estão sendo vencidas, quando estão sendo derrubados ou derrubadas. Veem? Porque não sabe onde é o campo de batalha, não foi treinado para enfrentar este tipo de coisa, nem se quer sabe que está sendo joguete de um lado para outro e coisas assim. Bem.  

Logo, a batalha que antes foi entre Anjos, chegou a ser uma batalha humana. E a coisa é que Satanás veio para destruir a criação de Deus. (Ham?!) O que Deus criou para si mesmo, (veja) Satanás veio para destruir; (o que Deus criou para si mesmo) esse era seu propósito: a destruição.

Então, agora eu posso continuar onde era minha intenção.

48 Agora, não falhem em captar isso! Quando esta grande batalha começou sobre a terra, ...

Como foi a batalha na terra? Era entre os anjos, agora é entre os humanos. Entendam, porque mesmo na ficção cientifica os homens e os escritores tanto falam em seres interplanetários que vem batalhar aqui na terra. Isto tem um fundo de verdade, eles só não sabem o que é a verdade, porque na realidade lúcifer com seus anjos caídos desceram para batalhar aqui na terra, e é para se apossar da mente das pessoas. Veem? Bem, o irmão Jhonatas sabe do que estamos falando, não é?! A Polyanne também sabe do que estamos falando agora, exatamente, desse assunto.   

48 Agora, não falhem em captar isso! Quando esta grande batalha começou sobre a terra, teve que haver um lugar mútuo de confrontamento; teve que ter um lugar selecionado onde começar a batalha, e onde processar a batalha. Este lugar de batalha começou na mente humana. Ali é onde começa a batalha. A mente humana foi escolhida como o lugar da batalha; onde devia começar. E assim é, porque as decisões vêm da mente, da cabeça.

Se é na mente humana, você que dizer para mim que não é humano? Você é humano, você está num corpo humano. Então, saiba que o campo da batalha de satanás é na tua mente. O diabo não está campeando, não está batalhando não é lá no motel, ele primeiro tem que vir na tua mente para te levar lá. Viu? Não pense que o diabo está gladiando não é lá na prostituição, não é lá no meio dos mentirosos, ele primeiro tem que vir batalhar na tua mente, veem, para te fazer descer aquela situação. É na mente do ser humano que é travada esta batalha.

49 Agora, isto não o começaram de alguma organização nem de alguma questão mecânica. O terreno de começo não foi nessas coisas, e é por isso que as organizações nunca poderão efetuar a obra de Deus.

Por que? Porque eles não sabem como começou esta batalha, nem sabe onde ela está sendo travada. É por isso que estão com tantas heresias, com tantas doutrinas erradas e eles não sabem onde isto foi concebido, foi na mente de alguém. Veem? Isto que saiu do seminário, o que saiu desses movimentos teológicos, esses grandes estudos saíram da mente de alguém. Mas, esta mente já estava dominada, por isso que contraria a Palavra, por isso que contraria os princípios apostólicos e proféticos.

Porque o terreno de batalha, onde a gente vai para enfrentar a seu inimigo, está na mente; você tem que escolher. Isto lhe vem ao encontro.

Então, é uma escolha sua. Você que escolhe com que tipo de arma você vai enfrentar o inimigo, é você que sabe se vai com super poderes ou não. Se você quer enfrentar o inimigo apenas com sua vontade ou apenas para provar que você pode, que você deve, que você tem coragem, que você não tem medo, então vá. A irmã Nellie Sanders foi desse jeito, ela já tinha se convertido, estava na igreja ouvindo as pregações do irmão Branham e ela era uma dançarina forte, era uma dançarina que tinha ganhado festivais e tudo. Mas, certa vez, passando de frente daquele lugar, daquele baile onde ela costumava dançar, ela passando de frente, não é, ela ouviu a música, a música que ela gostava. Mas, sabe aquela coisa? Você diz – “Sangue de Jesus tem poder. Mas...” – Não é? – “Eu vou entrar só um pouquinho, quem sabe lá dentro eu não vou conversar com alguém, pregar para alguém lá dentro e tal.”

Será que ela ouviu o Evangelho lá dentro? Será que ela ouviu a pregação lá dentro? Mas, ela quis levar lá. E ela não sabia que ali, exatamente naquele instante, quando ela ouviu a música, que sentiu o desejo de entrar lá dentro e arrumou o próprio argumento, isto é a veia do arrazoamento. Aquilo que satanás fez com Eva – “É assim que Deus tem dito? Não comerás que você morre se você fizer?” – “É.” – “Acontece o seguinte, certamente não morrerás. Deus sabe, no dia que você fizer isto você vai ficar igual a Deus.” – Imagina? Não é?! Então ela, rapidinho ela enganou a si mesmo, ela começou, ela colocou uma capa por cima daquilo que ela sabia que era a verdade, colocou um outro pensamento por cima, dizendo – “Bem, então agora eu já sei que eu não vou morrer, e o certo é que eu vou ser igual a Deus.”

Não foi diferente com o que aconteceu com a irmã Nellie. Rapidinho quando ela ouviu aquilo, era para ela ter fugido as pressas dali da frente, mas um outro argumento veio em seguida – “Quem sabe eu entro só um pouquinho e não vou testificar da Palavra de Deus lá dentro?” – E o certo é que ela entrou, mas não foi testificar coisa nenhuma, daqui a pouco quando ela percebeu estava dançando com um daqueles moços lá com quem ela tinha ganhado prêmios e aplausos e tudo. Olha, isso não é fácil, a sorte é que ela ainda conseguiu dominar esta batalha, mas já estava dominada, a verdade é esta. Mas, ela conseguiu fugir dali e correu para onde o irmão Branham dormia, para casa do irmão Branham. E lá pediu por misericórdia, que ele orasse por ela, que ela estava atormentada. E você sabe a história, quando ele orou, o tipo de demônio que saiu daquela moça.

Onde ele a apanhou? Foi lá dentro? Não senhores, foi do lado de fora, passando pela frente, ela penas ouviu o som. E com o som agradável que ela gostava, acostumava ouvir antes da sua conversão, aquilo foi suficiente para ela desejar porque uma veia vai descobrindo a outra, um veneno vai entrando em outro. Veem? Primeiro, ela ouviu aquela música que tanto gostava, daí a pouco veio o desejo, a cobiça, a veia da cobiça foi exposta também e ela já quis estar lá dentro, veem? Enganou a si própria como Eva também disse – “Então, eu não vou morrer e vou ser igual a Deus.” – Não é? Em outras palavras – “Não vai me causar mal algum, porque eu estou consciente que eu estou entrando com meus próprios pés.” – É assim. É desse jeito. – “Eu estou consciente do sou eu que estou indo, ninguém está me dominando.” – É? Como é que você sabe?

A prova que ela não estava dominando mais coisa nenhuma, era que aquele demônio horrível já estava, já tinha tomado posse de sua mente, estava trabalhando ali aos poucos. Então, nós temos sidos ensinados que a mente do ser humano é o terreno onde Deus e satanás se encontram para apresentar seu programa de trabalho. Deus não vai a outro lugar, Ele vai na tua mente apresentar seu programa de trabalho. O diabo não vai a outro lugar, ele vai também na tua mente para apresentar o seu programa de trabalho. Porém, não é, o homem ou a mulher, não é, que usa o seu livre arbítrio, o diabo não te obriga e Deus não te obriga. Observe isto. O diabo não consegue te obrigar, Deus não consegue te obrigar. Você diz – “Deus não consegue te obrigar?” – Se o próprio Deus disse: Não é por força e nem por violência, é pelo meu Espírito.O Espírito não te obriga, como não obrigou Adão a tomar aquela decisão ou deixar de tomar aquela decisão de participar.

Como também não obrigou Eva a não participar daquele ato com a serpente, porque o próprio Deus te deixa livre, Ele apresenta o Seu plano de trabalho e te deixa livre com o livre arbítrio para você decidir sim ou não. O próprio satanás também apresenta em tua mente o seu plano de trabalho, ele apresenta todo seu argumento, agora vai de você que tipo de espírito você vai alimentar, porque se você der mais ouvido para ele, então, ele vai conseguir com seus argumentos ou com seu arrazoamento, dominar você. Veem? Mas, você tem o livre arbítrio. Por isso que a Bíblia diz: “Quem em si se sentir tentado não diga: de Deus sou tentado.” Porque Deus a ninguém tenta. Veem? Deus a ninguém tenta.

Rapidamente, quando Deus foi procurar Adão, ele disse – “Olha, a mulher que tu me deste me fez fazer isto.” – Ele foi para mulher – “E aí, mulher?” – Ela disse – “A serpente me enganou e eu comi.” – Mas, ambos tinham livre arbítrio. Por que será que nós não usamos o livre arbítrio para fazer coisas boas? Para rejeitar o que é errado? Por que será que só usamos o livre arbítrio para fazer o que contraria a vontade de Deus? Isto é um problema, isto é uma questão que deveríamos levantar sempre na nossa mente. Nós sabemos que tanto Deus como o satanás são seres espirituais, e os objetivos ou o objetivo tanto de um como do outro é chegar ao lugar mais importante do homem, no sentido geral, do homem, da mulher, da moça, do rapaz, da criança, do jovem.

O único objetivo vem na mente, tanto o Espírito Santo quanto o espírito do anticristo têm um único propósito: é atingir a parte mais importante do homem. E essa parte mais importante é exatamente a alma. Deus não vai lá na tua alma e começa a enraizar lá dentro, não, Ele usa um canal, que seria um outro estudo, um outro culto, onde até já falamos um pouquinho sobre isto. Ele usa um outro canal, que é o canal da comunicação. Adão, Adão, onde estais?” Ele usa o canal da comunicação. O diabo também usa o canal da comunicação, e é por isso que hoje os meios de comunicação é tão disputado. E você diz – “O diabo está levando vantagem. Porque todo meio de comunicação ele parece que dominou todos.” – Mas, acontece que Deus não precisa de todos os canais de comunicação.

Deus tem um canal de comunicação próprio onde Ele consegue levar Sua voz até onde está o Adão. Adão vai ouvir a Voz de Deus. Viu? Talvez, Deus só precise de um canal, mais um canal que atinja Sua semente, Seu filho, Sua semente eleita. Como eu gostaria de saber quem é este, quem é esta, quem é o eleito, quem é a mulher eleita de Deus, iríamos diretamente até lá e conversaríamos com ela. Não precisaríamos de muita coisa, não precisaríamos de arrazoar com esta pessoa, não precisaríamos discutir religião, não precisaríamos mostrar pontos, provar que estamos pregando a verdade, não precisaríamos disso. Era apenas um pequenino toque e aquilo seria o suficiente. Veem? Mas, nós não sabemos, então, todos os meios disponíveis que temos nós vamos usar sem precisar arrazoar, convencer, mas entregar um plano que a pessoa que tem espiritualidade conhece, se vê neste plano e diz – “Eu sou parte dele.”

Então veja, Deus usou um meio de comunicação, usou seus ouvidos, usou a voz de alguém, usou o som de algo, aquilo entrou em seus ouvidos, foi até sua mente, veem? E a pessoa decidiu dar ouvido aquilo, porque Jesus disse: Minhas ovelhas ouvem minha voz”, e quando ela ouve a voz de Deus, então, a voz de Deus desce até sua alma. Então, o propósito de Deus está feito para com aquela pessoa. É tudo que Deus quer é exatamente atingir a parte mais importante: a alma do ser humano. Aí quando Ele alcança a alma, Ele, então, começa a trabalhar de dentro para fora, mas primeiro Ele teve que entrar lá dentro. Viu? Ele teve que ir lá. Cabe a nós recordar isto, que o ser humano, ele tem uma natureza tríplice, não é, uma tríplice natureza. O homem é corpo, espírito e alma.

E cada um desses tem uma função, tem a sua própria função. Com este comentário que eu acabei de fazer, nós podemos entender facilmente que satanás tem usado, que satanás está usando, e seguirá usando o mesmo procedimento que ele utilizou lá no princípio com Eva, quando através da serpente ele enganou a mulher com arrazoamento contrário a Palavra de Deus. Do jeito que ele agiu lá, ele age hoje, o procedimento é o mesmo, ele atinge primeiro a sua mente para depois chegar lá na alma. E, nós considerando então que é importante conhecer nossa formação, chega-se um momento que você consegue entender a importância de você entender de que você é formado, como você é formado, porque, como é, conhecer a sua formação para saber como identificar a presença de Deus ou a presença de satanás.

Agora, diga-me, Deus se faz presente. O diabo também, ele se faz presente. São duas coisas. Isto sempre aconteceu, não pode haver guerra com um único exército, tem que ter um exército adversário para enfrentar. Se lá no céu teve exércitos, aqui na terra também teve exércitos. E esta batalha é espiritual. E esta batalha espiritual tem atingido os seres humanos, você que não consegue ver o mundo invisível. Você, com seus olhos naturais, você não consegue ver o invisível. Mas, se você pudesse ver o mundo invisível você ficaria boquiaberto, você ficaria assombrado vendo esta batalha sendo travada no mundo invisível, no espiritual. Mas, isso no natural vem na tua mente, esta influência desses dois exércitos que se digladiam, que se enfrentam.

Anjos caídos com anjos de Deus, esta briga, esta luta, é tão tremenda, é tão potente, que Deus, Deus separou, Deus estabeleceu, Deus ordenou, que cada um de Seus filhos tivesse um anjo guardião para lhe guardar e lhe proteger. Veja. Se estes espíritos não fossem tão terríveis, se eles não tivessem tanta capacidade de persuasão, de persuadir, de convencer, Deus não teria estabelecido isto, que ficasse um anjo guardião tomando conta de cada um dos Seus filhos. E, a Bíblia diz: O anjo do Senhor acampam ao redor dos que O teme, e os livra.” Acampar, o que vem em você a ideia de acampar? Ele não fica uma horinha com você não, esse anjo não veio, Deus não mandou esses anjos poderosos não foi para ficar um momentinho com você não. Eles armam acampamento ao seu redor. Acampa. Vamos dizer assim, levanta a barraca para ficar ali. Entende?

Agora, como agimos, como fazemos, como é que nós decidimos, como escolhemos as nossas escolhas, como usamos o nosso livre arbítrio é o que vai diferenciar esta batalha. Esse anjo poderá te proteger ou não, porque depende de você, depende de mim querer a proteção deste anjo. E este anjo só poderá me proteger enquanto eu estiver na linha de dever para com Deus, cada vez que eu saio da linha de dever para com Deus acontece exatamente o que aconteceu com Eva, acontece exatamente o que aconteceu com a irmã Nellie. Seremos, então, possuídos, dominados e sofreremos por causa disso. Sofreremos por causa disso. Até que outra vez você consiga assumir o controle da situação ou deixar que o Espírito Santo te guie, você já tem batido a cabeça muitas vezes, muitas e muitas vezes.

Conhecer nossa formação, de que você é formado, de que material você foi feito, em que parte esta batalha é travada, isto é exatamente para que você saiba diferenciar, para que você possa saber identificar. O que? A presença desses dois exércitos, ou quando é que Deus está presente em você, com você, na sua vida ou quando é que o inimigo conseguiu uma brecha. Você sabe o que é conseguir uma brecha? É como aquele homem, o que tinha a sua grande vinha e ele observou que as raposas estavam atacando sua vinha. Mas, atacando mesmo. E ele tinha que fazer o que? Colocar os galhos ali ao redor da cerca e tampando as brechas e tal, e você sabe, os trabalhadores, às vezes, com o sol quente ou chega-se a hora de parar só porque falta dez, quinze minutos, diz – “Não tem problema.” – E deixaram uma brechinha de lado.

E o dono da vinha percebeu e disse – “E aquela brecha, por que você não tapa?” – Ele disse – “Mas, ela é tão pequenininha, não cabe uma raposa ali.” – Não é? Claro que não cabe, mas cabe uma raposinha, não é? Aí entra uma raposinha, ela lá dentro enche a sua barriga. Quando ela sai fora, ela já está bem cheinha, então, ela vai fazer um buraco maior. Entra daqui a pouco, sai mais fortinha, o buraco vai ficando maior, daqui a pouco entra as raposonas. Não é? Daqui a pouco entra as adultas e destrói a vinha do mesmo jeito. Então, é assim que acontece, nunca começa por uma grande coisa, sempre é uma pequena coisa, é uma pequena coisa que nós deixamos de observar. É uma pequena mentira, é uma pequena desculpa que a gente pensa que aquilo não vai ofender nada, entende?

Mas, como aquilo foi feito e você foi bem sucedido e tal, e você conseguiu driblar a situação, daqui a pouco você vai dizer uma maior um pouquinho, daqui a pouco aquilo... e chega-se ao ponto que você começa a não perceber que já está é mentindo, que já está fazendo o que não deveria fazer, porque a estas alturas já tem uma camada sobreposta na tua mente de argumentos como esteve na mente de Eva. Uma camada de argumentos, de arrazoamentos, porque a veia do arrazoamento ficou exposta e foi colocado ali o veneno. Então, você já começa dizer assim – “Olha, vou ser igual a Deus.” – Não é? – “Eu vou é conhecer, ficar conhecendo o bem e o mal. Eu não vou morrer, isso não vai me atingir.” – Então, a pessoa não percebe quando está passando por essa situação.

Não pense que a luta com o nosso adversário é como querem nos fazer entender que é, onde as pessoas, como se dizem, possessas de demônio tem que espumar pelo canto da boca e cair e derruba os bancos da igreja e faz aquela propagação toda, aquela propaganda toda para dizer que aquele pregador tem poder. Que nada! O profeta de Deus, o profeta do Senhor, aquele que veio com o dom – com o dom, o mesmo dom que estava sobre o Senhor Jesus, você diz – “O mesmo? Está querendo endeusar o homem, não?” – Coisa nenhuma! Jesus disse: “Maiores que estas obras vocês vão fazer.” E esta Escritura não se cumpriu em nenhum personagem na história do cristianismo, a não ser quando nasceu William Branham. O homem que veio com este dom ministrado por um anjo do Senhor, ele nos ensinou o que? Que preferia ver alguém arrependido de seus pecados, uma pessoa com lagrimas nos olhos, ele preferia isto do que ver um paralítico levantar de sua cadeira de rodas.

Agora, você sabe quantos paralíticos levantaram de cadeiras de rodas através da oração daquele homem? Hum? O homem que teve um ministério tão tremendo, os demônios choravam para não serem expulsos em suas reuniões, os perseguiam, no entanto, ele nos ensinou que a batalha, esta batalha que começou no céu que veio para terra sobre os seres humanos está sendo travada na mente, na mente. Então, é por isso que determinados grupos religiosos não podem de forma nenhuma aceitar um homem desse como um que lhe ensine sobre o Evangelho, porque quando um verdadeiro pregador do Evangelho faz isto, ele não está chamando as pessoas para si – “Venha, que eu vou libertar você desse mal.” – Não! A verdadeira Mensagem que Deus tem enviado é exatamente para fazer com que cada filho de Deus, olhe o que eu estou dizendo, não é o mundo religioso. É que cada filho de Deus aprenda a enfrentar satanás no campo de batalha onde ele trabalha, na sua mente.

É por isso que esta Mensagem vem com um ensinamento tão profundo, para que você não dependa de quem quer que seja, não dependa do homem, não dependa de pregador, não dependa de quem quer que seja, aprenda a se defender dos ataques do adversário porque ele está atacando é na mente. E, para você não tenha uma mente frágil, para que você não tenha uma mente que o diabo possa sempre estar atingindo-a, então, transforme, transforme-se pela renovação do vosso entendimento e vá transformando sua mente, vá transformando seus pensamentos, suas ideias, seus conceitos, até que você obtenha a Mente de Cristo. Eu quero ver o diabo enfrentar a Mente de Cristo. Amém? Vamos nos colocar de pé. Deus os abençoe. Deus os guarde, Deus os encha com a Sua graça.

Senhor, nosso bondoso Pai Celestial, nós estamos mais uma vez na Tua presença, e desta vez pedimos ao Senhor graça e misericórdia para que a cada dia possamos estar mais fortes e firmes na convicção que o Senhor tem nos levantado para estar nela. Nós sabemos, Pai Santo, que estas coisas é um linguajar diferente para o mundo, é um linguajar diferente para o mundo religioso, mas para aqueles que tem vindo para a Palavra do dia, para aqueles que tem visto a manifestação do Filho do homem, isso é como mel na rocha para os Teus filhos. Nós Te agradecemos por estas coisas, por esse aprendizado, e pedimos que o Espírito Santo possa, oh Deus, vivificar isto em nossos corações, vivificar isto em nossa alma, para que o diabo não tenha nenhum domínio sobre nós.

E, quando por algum motivo, ou de alguma forma, quando o inimigo bater em nossa porta, na porta da nossa mente tentando entrar, que o Espírito Santo lá dentro possa em resposta a seus toques, a aquilo que ele oferece, que o Espírito Santo possa dizer dentro de nós: “Aparta-te de mim, satanás, esta casa é reservada para Deus. não tem lugar para o inimigo aqui. Porque, este campo de batalha já foi assumido pelo Senhor Jesus Cristo.” A bandeira do Espírito está hasteada, e vindo o inimigo como correntes de água, o Espírito do Senhor levantará contra ele a Sua bandeira. No nome de Jesus Cristo nos ajuda a cada dia estar mais firmes naquilo que é verdadeiro, no nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, aquele que vive e reina para sempre. Amém, e amém.

Agora, eu quero que você pense nisto.

50 Agora, eu quero que esta jovem que está aqui muito enferma, ponha atenção para que escute bem. As decisões se tomam na mente, na cabeça. Ali é onde Satanás vem para encontrar-se com você. E as decisões são assim, ...

Na mente, é onde o diabo vem para se encontrar com você. Ele pode usar um amigo, pode usar uma amiga, pode usar um moço, pode usar uma moça, pode usar uma mulher da vida, qualquer coisa, e ela pode se apresentar para você. Mas, lembre-se, ele não poderá te atingir se você não abrir a porta da mente para que aquilo entre. Por isso que ele está dizendo:

Ali é onde Satanás vem para encontrar-se com você. E as decisões são assim, porque essa é a maneira como Deus fez ao homem. Agora, se você pudesse ver minhas anotações, veria que aqui tenho um quadro, o qual desenhei não faz muito no quadro.

51 O ser humano está formado tal como um grão de trigo, uma semente.

Então, meus amigos, se você, o ser humano e você como ser humano está como uma semente de trigo, saiba que lá no centro da semente, lá no seu núcleo, lá no seu interior, é onde está exatamente a vida. É lá na sua alma onde o Espírito Santo faz morada, onde Ele sintoniza, onde Ele guarda aquilo que é Dele. Amém? Onde você é selado com o Espírito Santo.

 

[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]

Baixar mp3 deste culto

Baixar pdf deste culto

Baixar texto deste culto

 

PALESTRANTE: IR. ROSENDO

LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO MORATO – SP

DATA: 08/07/2005

 

TRANSCRITO PÔR: ELISANGELA FLORENCIO

DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO: 52 MINUTOS, 24 SEGUNDOS

DATA DA TRANSCRIÇÃO: 12/01/2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário