VEIAS DE MISERICÓRDIA
Tabernáculo
Fé Perfeita - Doutrina da Mensagem
5. Eu quero ler um versículo aqui de São
Mateus capítulo 5, é apenas o versículo 7. São Mateus capítulo 5, versículo 7,
vamos ver as palavras de Jesus. Mateus 5, versículo 7. Está escrito assim:
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles
alcançarão misericórdia;
Vamos ler juntos isto, vamos?
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles
alcançarão misericórdia;
Amém. Nosso Pai, a Tua Palavra, ela é como
uma espada penetrante que vai até a divisão da alma e do espírito, corta
pedaços, tira aquilo que deve ser tirado, tira toda escoria, tira tudo aquilo
que está ofuscando o brilho do Senhor. Estamos aqui exatamente para isto, para
que esta espada afiada possa penetrar em nossas vidas até a divisão da alma e
do espírito, e, oh Deus, dividir o que deve ser dividido e juntar o que deve
ser juntado. Estamos à disposição do Senhor e pedimos que o Senhor mais uma vez
trabalhe conosco, em nós e através de nós de acordo com a Tua perfeita vontade.
No nome de Jesus Cristo é a nossa oração, mais uma vez, amém. Amém.
Podeis sentar.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão
misericórdia;
Eu quero, no assunto de hoje, conversar um
pouquinho com vocês a respeito disto. Jesus estava aqui em sua, o seu sermão,
nas suas beatitudes ou o sermão da montanha, Ele começa com as bem aventuranças
e dizendo que os que dispensam misericórdia alcançarão também misericórdia. E,
eu quero levar os nossos ouvintes, nossos irmãos, os que nos ouvirem no futuro,
para também o livro de São Mateus no capítulo 18, para termos aqui um fundo,
não é, vamos neste início de estudo. São Mateus capítulo 18, versículo, deixe-me
ver aqui, a partir do versículo 32. Diz assim:
32 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença,
disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu
companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
Nós falaremos um pouquinho sobre veias de
misericórdia. Nós já passamos nesta série de estudos sobre as veias que foram
abertas no destino da humanidade, passamos sobre a veia da cobiça, a veia da
mentira, a veia da escravidão, não é?! Uma série de assuntos, mas hoje
falaremos um pouquinho sobre a veia de misericórdia. E, iniciando aqui eu quero
que vocês percebam algo que Jesus disse lá:
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles
alcançarão misericórdia;
Mas, nessa leitura a parábola do credor incompassivo
que recebeu perdão, mas não soube dispensar esta graça para os outros. Existe
aqui uma diferença nas palavras onde Jesus fala:
33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu
companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
Observe que ele não disse: “Você deveria
ter tido misericórdia de seu companheiro, como eu tive de ti.” Ah aqui uma
diferença entre misericórdia e compaixão. Nós não vamos estudar apenas os
termos ou significado das palavras, mas eu quero usar isto aqui como um fundo
para que vocês entendam o conteúdo desta matéria. Porque, de acordo com o que
nós temos aprendido, temos pesquisado, visto, misericórdia é uma virtude
que nos inclina a ser compassivo, compassivo. Misericórdia é uma
virtude que nos inclina a ser compassivos e clementes. Então, com estas duas
palavras, compassivo e clemente, você já observa que o Deus que é rico em
misericórdia como disse o mensageiro de Deus que pregou este título de
mensagem, O DEUS QUE É RICO EM MISERICÓRDIA.
Ele está inclinado a ser para conosco
compassivo e clemente. É daí onde vem a palavra misericórdia, é o significado
dela, é o que mostra que virtude é esta. Compaixão. Compaixão, nós podemos
vê-la por dois ângulos. De um lado compaixão é fazer a vontade de Deus,
compaixão é fazer a vontade de Deus. Mas, quando se fala em termos humanos,
compaixão é lastima que causa os males de alguém. Quando você vê alguém no
estado de Jó, caído, raspando suas feridas com um caco de telha, como diz
assim, no fundo do poço, na lona, na poeira, sem saída. Quando você vê aquela
pessoa que já tentou de todos os lados e nada conseguiu, quando você vê aquela
pessoa que por causa dos seus feitos está na pior situação que se possa
imaginar, tanto no natural como também no espiritual.
Então,
aquilo te dá lastima, aquilo te entristece, você se apieda daquela situação,
isto é compaixão falando no sentido humano. Veja isto. Lastima que causa os
males ou o trabalho de alguém, seu muito esforço, então aquilo te dá esta
compaixão. Mas, a outra palavra que está ligada a misericórdia é a clemencia –
“Seja clemente com fulano.” – Não é? Seja clemente, talvez você nunca ouviu
isto sendo dito, mas clemencia é uma virtude que modera o rigor da justiça.
Clemencia, é uma virtude que modera o rigor da justiça, porque se você ama seu
filho, você dispensa amor, você não pode separar o amor da misericórdia. E daí
a pouco, aquele moço ou aquela moça, aquela criança, faz algo que contrariou
tua vontade ou contrariou a lei do lar, a lei estabelecida.
E, ele sabe, já foi avisado que se fizer ele
vai ser castigado, ela vai ser castigada, ou você vai cortar determinadas
regalias. E, no entanto, a pessoa tropeçou ou por algum motivo fez aquilo que
não deveria fazer, então, claro que você vai aplicar ali, como diz, o rigor da
lei. E o rigor da lei é a justiça que tem que se cumprida. Mas, mesmo a pessoa
merecendo um castigo tão severo, tão triste, você por ter misericórdia, por
você poder dispensar a misericórdia, como Jesus disse:
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão
misericórdia;
Quer dizer, se você dispensa misericórdia é
porque você precisa da misericórdia. Só existe um que não precisa de
misericórdia, é aquele que é a própria misericórdia, a fonte de onde a
misericórdia advém. Estão entendendo? Não é? Isso não é um assunto complicado,
mas nós precisamos entender um pouquinho mais ele. Então, por você ter ou ser
misericordioso, porque você está bebendo da fonte da misericórdia, então, você
tem clemência. E, essa clemência em você faz com que o rigor da lei ou o rigor
da justiça seja um pouco moderado, aplacado. Não foi dito a alma que pecar,
esta morrerá? Não foi dito que se você... todo homem pecou, então, todos
nasceram em pecado? Mas, por que Deus fez o que fez para conosco? Aí o irmão
Branham diz, citando as palavras de Paulo, ele diz: “Mas, o Deus que é rico em
misericórdia, Ele, então, estendeu sua mão. E mesmo você merecendo a morte,
merecendo o inferno, merecendo estar aí sendo possuído por tantos demônios como
estava, pior do que Maria Madalena, não é?
O que Deus fez? Ele usou de misericórdia e a
clemência entrou em atuação, e esta clemência fez com que o rigor da justiça
fosse moderado. E, mesmo você merecendo o inferno, Ele te diz – “Olha, mas eu
vou fazer algo aqui para te ajudar nessa situação.” – Sabe? Por mim você não
passaria daqui... você ultrapassou a velocidade, você está nessa situação, está
nessa, naquela, mas o guarda diz – “Olha, mas eu vou... você está com a
família...” – Não é? – “Eu sei que você não está... não tem essa inclinação de
estar sempre quebrando a lei. Você não está bêbado, eu sei, você tem que chegar
em determinado lugar, a hora está vencida e... bem, com este farol você não
passa de jeito nenhum. Mas, eu vou ser clemente.” – Veja – “A justiça teria que
ser aplicada, o rigor da lei ali teria que ser aplicado. Mas, eu vou ser
clemente com você e vou te deixar aí até tal lugar. Mas, chegando lá cuida
disso.”
O irmão Antônio sabe muito bem o que é isto,
quando um guarda usou de clemência, não é. – “Você troque que este farol não
está bom, então, você troque ele, não ande muito com ele, vou deixar você
passar, mas na próxima cidade você resolva.” – Não é? Dois usaram de clemência,
não foi assim? Dois. Dois postos rodoviário usou de clemência, deixou passar,
mas avisou que isso não pode. A justiça tem que ser cumprida, porque isso está
quebrando a lei. Mas, como aquilo não foi resolvido, o outro então aplicou, mutou
mesmo. Para que você entenda o que é clemência, que vem exatamente para moderar
o rigor da justiça. Então, eu creio que já está feito a base aqui para
entrarmos nisto.
Como ponto inicial do nosso estudo, nós
desejamos considerar misericórdia em dois níveis. Dois níveis. Eu sei que estou
falando para pessoas que compreende, que ler as Escrituras, estudam a Mensagem
profética, sabe do que estamos tratando. Estamos falando também para pessoas,
ou falaremos, não é, quem ouvir a gravação no futuro, pessoas letradas que
entende, tal, e poderá me desculpar por meu linguajar simples. Mas, eu quero
que aquilo que for falado, e isto está dentro das Escrituras, que as pessoas prestem
bem atenção e aprendam. Jesus, outra vez está dizendo: “Aprendei de mim.”
É Jesus, outra vez, dizendo: “Aprendei de mim.” Porque Ele continua
falando. As pessoas não conseguem acreditar, nem crer, porque Ele fala através
de lábios humanos, aí onde está o problema.
Então, misericórdia está em dois níveis que
nós vamos estudar um pouquinho, rapidamente, será poucos minutos, eu prometo.
Dois níveis distintos, separados: misericórdia a nível humano e misericórdia
a nível divino. Em cada um destes níveis está associados determinados
elementos que faz com que uma trabalhe exatamente diferente da outra. A
misericórdia no nível humano trabalha totalmente, completamente diferente da
misericórdia no nível divino. Mas, se não for aplicada ou se você não aplicar
misericórdia no nível humano, você não a obtém no nível divino. É aquela coisa,
perdoa-o, perdoa as minhas ofensas assim como eu tenho perdoado os que tem me
ofendido. Então, seja misericordioso para que você possa alcançar misericórdia.
Agora, como eu posso dispensar misericórdia?
Como eu posso dispensar justiça? Veem? Então, eu preciso entender isto, se eu
tenho sido misericordioso, se e tenho sido clemente, se eu tenho sido injusto
para com as pessoas ou tenho usado todo o rigor como se eu não estivesse também
sujeito ao rigor da lei. Então, vamos ver aqui um pouquinho. Vamos começar
dizendo o seguinte para vocês, a veia da misericórdia mesma existe em Deus e no
homem. Só quem pegou os outros estudo que falamos sobre veias abertas, porque
antes estava tudo fechada, não é? Veia não ficou para ser aberta, veia não
ficou para ser rasgada, para ser perfurada, entende? Mas, se eles perfuram tua
veia para colocar ali uma vitamina é porque tem alguma coisa errada com teu
organismo, você está fraco, está com algum vírus da gripe muito forte, qualquer
coisa. Então, a veia tem que ser rompida, tem que se injetar algum veneno ou
algum remédio, alguma substancia, alguma coisa.
A veia ficou para ser fechada. Por isso tem
aquele ditado: “A jugular de fulano está exposta”, quer dizer, você fica numa
situação contra a parede, não é, ou entre a espada e o punhal, você não sabe o
que fazer, é como se a jugular estivesse exposta. Por que se usa este ditado?
Porque a veia jugular é a principal, a artéria onde coloca... irriga, não é, do
coração para o cérebro e toda aquela coisa. E, qualquer corte nela, olha, dificilmente
uma pessoa escapa porque todo sangue se vai, cada batida do coração ela joga o
sangue fora. Não tem jeito, qualquer caco de vidro, qualquer coisa que cortar
tua jugular, cortar tua veia, eu, pelo menos que não sei até agora que os
médicos conseguiram costurar ou que deu tempo chegar no hospital para que eles
costurassem a veia.
Qualquer outra veia que você rompe e tal,
você coloca o dedo em cima e você segura e amarra pano, porque ali já vai a
química do sangue ou aquelas proteínas e tudo, eu não sei o nome deles agora,
eles começam a trabalhar rapidamente para estancar o sangue. Mas, na jugular
não dá tempo, como a outra veia, a mesma veia também que passa pelo lado da
coxa. Veia não ficou para ser rasgada, para ser exposta. Mas, quando aquilo
aconteceu lá no Éden causou a queda porque a veia ficou exposta. Mas, vocês já
viram isto nos outros estudos. A veia da misericórdia existe em Deus e no
homem, porquanto o homem foi deito a imagem e semelhança de Deus.
Então, a qualidade de Deus veio para o homem,
por isso Ele disse: “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa
semelhança.” Como nós já aprendemos e até mesmo em algumas ocasiões temos
ensinados, com a queda do homem ficaram descobertos os pontos fracos. Essas são
as veias. Com a queda do homem ficou exposto, foram descobertos os pontos
fracos que existe no ser humano, porque o homem tem seus pontos fracos. E,
esses pontos fracos quando eles são descobertos você é atingido. Agora, Deus
não tem ponto fraco, mas Deus tem uma fraqueza. Paulo fala: “A fraqueza de
Deus.” E a fraqueza de Deus é Seus filhos. Como é que o diabo pode atingir
a Deus? Ele só pode atingir a Deus atingindo Seus filhos. Veem?
Por isso que Deus faz o que? “Eu tenho vos
tentado juntar, como uma galinha junta seus pintainhos para proteger.” O
diabo não pode atingir a Deus. Então, se existe uma fraqueza em Deus, esta
fraqueza é nós, veem, que faz com que Deus trabalhe em prol nosso para cuidar
de nós, para ajudar-nos, dispensa anjos para cuidar de nós. Veja. Mas, os
pontos fracos no homem existem. E, quando isto foi exposto, então, o diabo
conseguiu ali um campo de batalha, isto tanto no natural como também no
espiritual. Mas, irmãos, é claro que satanás, ele teve que estudar muito para
descobrir os pontos fracos do homem.
Quando você conhece uma pessoa, você não sabe
de suas fraquezas. E é melhor que você não saiba, é melhor que você não
conheça, porque caso contrário a partir do momento que você descobre que aquela
pessoa tem fraquezas ou tem seus pontos fracos, você já não a considera como
deveria considerar. Quando Paulo disse: “Considerai um ao outro superior a
si mesmo.” Imagine você. Bem, você sabe de suas fraquezas, você sabe dos
seus pontos fracos, mas você não vê ponto fraco na outra pessoa, então, você o
tem como superior. Assim sucessivamente. Mas, a partir do momento que você
observa, que você observa o ponto fraco do seu irmão e da sua irmã, e vê que
ele é falho nisso ou falho naquilo, você diz – “Ih, eu pensei que era só eu.
ihhh...” – Aí pronto, aí todo mundo desce, entende? Desce de nível.
Porque, quando você não vê os pontos fracos
na outra pessoa você tem um sustentáculo, você tem uma confiança, mas daí a
pouco está todo mundo sabendo, está todo mundo em problema. Então, que alegria,
que prazer você tem? Então, por isso que nós não devemos olhar um para o outro
na carne, porque a fraqueza, a veia está na carne não está no espírito. O ponto
fraco está no físico, o ponto fraco está na carne. Aí Paulo diz assim: “Daqui por diante eu já não
conheço ninguém segundo a carne.” Você não
deve conhecer seu irmão segundo a carne, você não deve nunca tentar conhecer
sua irmã segundo a carne ou o seu irmão segundo a carne, você só vai encontrar
o que não presta na carne.
Você tem que conhece-lo segundo o espírito,
porque é este homem-espírito, é neste estágio que o homem no espiritual está
escondido em Deus. O diabo não pode de forma alguma nos encontrar, ele procura
nos atingir na carne, mas ele não consegue ir lá dentro, o homem lá de dentro
está escondido em Deus. Entende o que digo? Então, satanás, ele teve que
estudar por muito tempo, estudar o homem Adão, tentando encontrar suas
debilidades. E ele observava Adão do nascer do sol ao pôr do sol, no anoitecer.
Observava Adão dormindo, toda volta que Adão dava o diabo prestando atenção.
Cada coisa que Adão fazia o diabo observava. Cada animal que Adão cuidava o
diabo prestava atenção. O que você acha que ele estava fazendo? Ou você acha
que o diabo não faz isso?
Bem. Estamos falando de uma situação lá
quando só tinha um homem na terra. E, se você acha que o diabo não estava
ocupado em observar o homem, então, veja o que disse ele quando chegou diante
de Deus no tempo de Jó. Imagine Moisés, profeta de Deus, escrevendo a história
daquele antigo patriarca, Jó? Está aqui, vamos ler rapidamente aqui o capítulo
1, versículo 1, do livro de Jó que é exatamente antes dos Salmos. Nós não
vamos, não perderemos muitos segundos procurando isto, é rapidinho. Oh. Vocês
lembram aqui onde exatamente, aqui oh, Jó capítulo 1 e o versículo 6.
6 E num dia em que os filhos de Deus vieram
apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
7 Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás
respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
Agora, neste tempo quando isto aconteceu a
terra estava povoada, porque Jó já vivia nesse tempo.
8 E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo
Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente
a Deus, e que se desvia do mal.
Então, Deus colocou isto, jogou isto na cara
de satanás porque sabia, Deus sabia exatamente que o diabo estava observando
Jó. Deus não rodeia, Ele não faz rodeio, Ele vai exatamente na ferida. “Observaste
meu servo Jó?” Em outras palavras, com certeza eu sei que tu tens
observado. “Não encontrastes nenhum ponto fraco onde atingi-lo. Não
conseguistes fazer com que ele blasfemasse de mim, não conseguistes fazer com
ele se levantasse e dissesse uma palavra ou um pensamento contra mim, porque
não existe homem na terra como ele.” Se o diabo tivesse respondido com
outras palavras mais claras, porque a Bíblia é escrita exatamente da forma que
está.
Mas, imagine o diabo dizendo – “Olhe, é um
homem que ora, é um homem que louva, é um homem que está feliz. O homem não
reclama de nada, o homem está na igreja, o homem está no templo, o homem está
te louvando. Tudo! Mas, sabe por quê? Ele é bem de vida, eu observei que ele
tem uma família, ele é festa para todo lado. Ele tem de tudo!” – Então, o
diabo observou. E o diabo disse – “Olha, ele não tem nenhuma brecha, eu não
encontrei nenhum ponto fraco. Mas, se tirar o que ele tem vai ver que é essa a
fraqueza dele.” – E Deus mostrou que não era esta a fraqueza de Jó, dizendo: “Então
toca, faz o que quiseres. Você só não pode tirar a vida dele.”
Então, observe este acontecimento para que
você e os que me ouvirem depois, não diga que eu estou falando, vamos dizer
assim, coisa com coisa quando agora eu estou levando seu pensamento para o Éden
quando só tinha Adão, dizendo para vocês que cada volta que Adão fazia o diabo
estava de olho, observando, procurando seus pontos fracos. Como o irmão disse
na oração – “Assim como os filhos de Deus estão aqui, Deus está aqui, o diabo
também. É o lugar ode ele vem.” – Por que? Porque ele quer observar teus pontos
fracos. Ele quer ver teus pontos fracos. Tudo que você imaginar que possa ser
algo de um atrapalho, que possa ser atrapalho para o seu bom andamento, o diabo
tem aquilo como ponto fraco e é ali que ele vai, é ali que ele vai atacar. É
exatamente ali.
Tudo que Adão fazia, ele acompanhava, porque
ele tinha que encontrar um ponto de início, ele tinha que começar de algum
lugar. E, se ele encontrasse o ponto inicial o resto seria mais fácil, se ele
encontrasse a veia jugular, vamos dizer assim, as outras estariam expostas,
poderia cercar todas elas. Ele teve que estudar por muito tempo, eu não sei
quanto tempo, eu não sei quantos anos, para encontrar ali suas debilidades.
Agora, quando você esquadrinha as Escrituras, a Bíblia Sagrada, nós nos damos
conta que quando o homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, ele foi feito
um ser espiritual. As religiões não ensinam isto, só aqueles que creem nesta
Mensagem profética, que tem recebido, encontrado esta revelação das Escrituras.
O homem foi feito um ser espiritual, porque
Deus é Espírito. E Deus não iria fazer um homem conforme a Sua imagem e
semelhança, um homem carne, se Deus não é carne. Deus é Espírito, e fez o homem
conforme a Sua imagem e semelhança, o homem também era um espírito, um ser
espírito. É assim que você encontra nas Escrituras. Em João 2:24, diz: “Deus
é Espírito.” E se o homem foi feito semelhante a Deus ele era espírito.
Depois, tempo depois, foi que Deus fez para o homem um corpo material. Deus fez
para o homem um corpo material. Veja. Então, no livro de Gênesis, no capítulo
2, versículo 7, nós encontramos estas Escrituras:
7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, ...
Essa não é a criação do homem, viu? Essa é a
formação. Porque a criação, na criação ele é espírito. Na formação, é quando
ele recebe um corpo formado do pó da terra.
7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e
soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Um ser vivente. Observe isto. o
homem-espírito agora estava neste corpo matéria, no corpo material. E, no corpo
material ele foi colocado no lugar, um espírito não pode ser colocado em um
lugar. Mas, no corpo físico o homem, então, foi colocado no jardim do Éden,
ali, ele tinha limitações, como espírito ele não tinha. Viu? Como espírito: “Dominai
a terra. Dominai a terra, tenha domínio sobre tudo.” Mas, no físico? Ele
ficou limitado para cuidar do jardim, para lavrar a terra, para guardá-la.
Agora, imagine a situação.
E, naquele estado, ele no físico, ele agora
teria que pôr nomes nos animais. Antes, os animais não precisavam de nomes, o
homem guiava os animais como o Espírito Santo guia a igreja. Mas, quando Adão
agora estava no físico, na carne, ele então pôde, ele então começou a nomear os
animais. Vamos ler aqui em Gênesis capítulo 2, versículo 15. Agora o homem
formado e colocado no jardim do Éden. Gênesis capítulo 2, versículo 15:
15 E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pós no jardim do
Éden para o lavrar e o guardar.
Estão vendo?
16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a
árvore do jardim comerás livremente,
17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela
não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja
só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
19 Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o
animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como
lhes chamaria; ...
De acordo com a aparência Adão colocava o
nome.
... e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu
nome.
Adão que pôs o nome. Agora, nós entendemos
que durante esse tempo satanás, ele não estava parado, ele não estava de braços
cruzados. Você diz – “Onde estava, então, esse espírito maligno? Onde estava
lúcifer neste período de tempo? por que só se manifestou depois?” – Ele não
podia se manifestar antes porque ele não estava encontrando nenhum ponto fraco
no homem, ele não estava encontrando nenhuma veia exposta, nenhum lugar onde
injetar nada. Mas, ele não estava parado, ele não perderia tempo, ele não estava
perdendo tempo passeando, ele não estava perdendo tempo dormindo, ele estava
vigiando, estudando o homem. Ele estava vigiando e estudando cada passo que
Adão fazia, cada gesto, cada olhar, cada cena, porque ele precisava ter o ponto
inicial.
E, sem dúvidas ele descobriu que o homem
estava só, a única coisa que ele podia descobrir a respeito do homem era que o
homem estava só. Porque, assim como ele estava seguindo os passos, ele seguiu
os passos de Jó e segue os passos das pessoas, que ele pode vê-las, não é, a
menos que você se esconda, a menos que você fique escondido em Cristo. Veja.
Então, ele observou tudo e a única coisa que ele pode ver em Adão foi isso,
Deus deixou Adão exposto para que o diabo preenchesse seu tempo estudando
aquela criatura de Deus, aquele filho de Deus, o primeiro Adão. Então, o diabo
percebeu – “Ele está sozinho.” Porque ele comparou cada animal que veio
diante de Adão, cada um estava acompanhado, ele viu que Adão não tinha
companheira.
Adão estava só. E encontrou que todos tinham
companheira, mas o homem não tinha. Então, é lógico pensar, não é, que satanás
tirou ali suas próprias conclusões, ele tirou suas próprias conclusões como ele
sempre faz. E, ele pensou o seguinte – “Eu não posso fazer nada nessa
situação. Eu não tenho como fazer nada!” – Então, o que o diabo concluiu?
Que esperaria até que Deus fizesse o próximo movimento. Você sabe o que é isso?
Isso quer dizer, é um bom adversário, ele perde, ele perdeu, mas é um bom
adversário. Ele espera, ele esperou que Deus fizesse o próximo movimento.
É como o jogo de xadrez, não entendo muito
bem, mas as pessoas ficam lá esperando, olha e aquilo passa tempo, aquilo passa
tempo, horas e horas e, às vezes, até dias numa disputa, numa real disputa
entre jogadores profissionais. Eles ficam aguardando que o outro dê o próximo
movimento, ele já tem tudo na mente – “Se ele colocar sua peça aqui eu tenho
como ir para lá como ir para cá. Mas, se ele voltar para lá, eu aqui vou ter
que sair por ali.” – Ele tem que ter aquilo ali na mente, mas ele não pode
fazer porque ele tem que esperar o outro dar o próximo movimento. Então, a
partir do momento que um movimenta a sua torre, o seu cavalo ou sua rainha, seu
rei... isso daria cada pregação, vocês nem imaginam, viu?
Cada vez que ele dá um daquele movimento,
cada vez que um mexe na sua peça, então, o outro tem como dar o próximo
movimento. E, o... a atuação daquele jogador que percebeu o movimento do outro
pode ser fatal, ele pode de uma só tocada, tacada, não sei como é que eles
chamam, terminar o jogo e dar um xeque-mate aqui. Simplesmente ele observa. E,
quando um dá aquele movimento, o menos experiente, o outro mais experiente
simplesmente vai lá, tá, tá – “Pronto. Prendi seu rei, acabou!” – Acabou o
jogo. – “Mas, estou com todas minhas peças.” – Não adianta, acabou o jogo. O
diabo ficou, então, esperando Deus dar o próximo movimento para ele poder agir,
porque ele já tinha agido lá no céu.
Ele já tinha agido no reino espiritual. Mas,
agora um atributo de Deus, um filho de Deus, estava agora num corpo de carne e
mesmo assim ele não podia atingi-lo. Ele atingiu seres espirituais, ele atingiu
anjos, quando Deus deu aquele movimento e criou os anjos, então, ele fez
movimento e conseguiu tirar uma parte para si. Mas, no próximo movimento que
Deus fez agora, Deus disse: “Façamos o homem a nossa imagem.” O diabo
disse: “Eu não posso me mexer.” Não é? Em outras palavras: “Eu passo.
Eu passo.” Você entende isto quando ler nas mensagens o irmão Branham
dizendo que são dois grandes personagens, isto é um grande filme se
desenrolando, duas forças se defrontando, entre Deus e satanás. Olha, nós
estamos falando sobre a veia de misericórdia, eu não esqueci, mas nós vamos
chegar lá rapidamente aqui.
Quando Deus fez aquele movimento, o
homem-espírito, o diabo disse: “Eu ainda não consigo fazer nada, essa eu
passo.” Quando Deus pôs o homem na carne, no corpo, então, ele disse: “Agora,
chegou minha vez de observar, mas eu ainda não posso fazer nada.” Porque
ele não encontrou brecha, ele não encontrou meio, ele não encontrou defeito,
ele não encontrou falha, ele não podia dizer nada de Adão, nem se quer
apresentar diante de Deus um relatório como ele apresentou no tempo de Jó. Daí
a pouco, enquanto ele vigiava, enquanto ele estava ali esperando alguma coisa,
tentado descobrir. E, quando Deus viu, Deus estava observando. Observe isso
agora. Imagine a cena, lúcifer observava Adão e Deus observava lúcifer.
Todos os trajetos de Adão o diabo observava,
e todos os passos de lúcifer Deus observava, esperando o momento próprio.
Então, quando chegou o momento que o diabo descobriu – “A única coisa que sei é
que o homem está só.” – Então, Deus disse: “Agora, eu vou jogar, dar a minha
jogada.” E disse: “Não é bom que o homem esteja só.” Em
outras palavras: “Eu vou dar a oportunidade de ele dar a tacada dele. Eu vou
deixar...”, é aquela coisa: “Eu vou deixá-lo comer aquela peça, não é, para que
eu mostre para ele como é se faz. Eu dou uma jogada só, acabo com todas as
peças dele, ele vai ficar é só fazendo barulho.” – “Não, tem peça ainda, tem
peças na mesa, ainda dá para jogar.” – “Que dá, você perdeu, você é um fanfarrão.”
– Simplesmente isso. Veem?
Por isso o irmão Branham diz: “Ele é um
fanfarrão. Acabou.” Então, quando satanás chegou naquela posição de
descobrir que o homem estava só, Deus disse: “Então, vou dar a oportunidade
de ele jogar a pedra dele agora.” Então, Deus disse em Gênesis 2:18:
E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei
uma ajudadora idônea para ele.
Quer dizer, uma pessoa própria. Tá. Quando a
mulher apareceu em cena, quando a mulher apareceu em cena, então, chegou o
momento para que satanás começasse a estudar a mulher, porque ele não encontrou
brecha, não encontrou defeito no homem. Mas, quando a mulher apareceu em cena,
ele, então, tirou a sua atenção de Adão, que ele disse – “É impossível mexer
aqui.” – E começou a focalizar a sua atenção na companheira de Adão. E, logo
tirou a conclusão, não foi difícil ele concluir que aquela era a parte fraca e que
ele não encontrou antes porque aquilo tinha ficado em teofania, aquela parte
não era vista. A parte frágil do homem, ele não podia ver, ele só via a parte
forte.
Então, ele disse – “É esta a parte fraca do
homem.” – Rapidinho ele concluiu. E, desta maneira ele foi descobrindo as
diferentes veias que ele poderia perfurar. E não estava no homem, aquilo estava
na mulher. Ele conseguiu descobrir, ele foi vendo como começar e descobriu que
a mulher ouvia mais as coisas, entende? Ouvia mais. Preste atenção se não é. A
mulher, se possível, ela passa o dia inteiro em casa cuidando de uma casa,
cuidando de outra, e o rádio ligado escutando alguma coisa. Entende? Ouve mais
as pessoas, conversam mais. Observe, a mulher tem um dom de comunicação mais
fácil, mais fácil. Observe qualquer ambiente de trabalho, os homens tudo
sisudo, tudo careta, como diz.
Mas, a mulher daqui a pouco – “Oi, amiguinho.
Oi neguinha.” – E conversa para lá, daqui a pouco amigas. Não sabe nem de onde
veio, daqui a pouco amigas. Não todas, não é, mas a natureza feminina é assim,
é dessa maneira, ela tem essa facilidade de comunicar, de interagir, de
conversar com as pessoas, de ouvir, de conversar mais, por isso fofocam mais
também. Entende? Aquela coisa toda, vocês sabem. Não é? Assim, o diabo observou
cada detalhe, cada gesto de Eva. E, se a mulher era aquele ser, aquela pessoa, que
gostava mais de conversar, de dialogar. Como você chega em casa cansado, e, às
vezes, a mulher quer falar – “Olha, venceu tal conta. Está faltando isso.” –
Ela simplesmente quer conversar, ela não quer só colocar os problemas de casa
por cima de você, ela quer interagir, ela quer conversar, ela precisa
conversar.
O homem que casa e não sabe disso, não
aprende isso, que a mulher precisa se expressar, ela precisa ser ouvida, ela
tem que falar nem que seja falar mal, senão, ela estoura pelas costas como
cigarra, não é?! Cigarra já estoura porque conversa demais. Mulher precisa, é
natureza feminina fazer isto. Veem? É natureza feminina ela conversar mais.
Então, todos esses pontos o diabo observou. Então, o que ele fez? Ele disse...
Então, ele foi descobrindo os pontos fracos, a maneira com qual ele poderia
interagir, por isso que ele não mandou, por isso que ele não usou um chimpanzé,
por isso que ele não usou uma galinha, por isso que ele não usou um touro, ou
seja, qualquer animal. Ele usou o animal que tinha a capacidade de falar.
Era este o ponto fraco: comunicação, ela
teria que ouvir. Ela ouviria. Ele precisava encontrar esses pontos que no homem
ele não encontrou. Entende? Deste modo, então, quando ele descobriu as
diferentes veias que poderiam ser perfuradas, ele pode injetar a dose certa ou
a poção necessária de veneno que provocaria a queda do ser humano. Ele não pode
fazer isto com o homem Adão, mas ele pode fazer com Eva. Agora,
amigos, irmãos, ouvintes do rádio, vocês que ouvirão essa gravação futuramente,
eu quero fazer uma pergunta bem simples para vocês: você tem pensado alguma
vez, você já imaginou alguma vez, por que será que satanás não fez o homem
cair enquanto ele estava só?
Quanto
tempo Adão ficou no paraíso naquela situação e o diabo não conseguiu. Você já
parou para pensar alguma vez, por que será que o diabo não tentou Adão, não
derrubou Adão quando ele estava só? A resposta para esta pergunta é simples.
Simples. Ele não conseguiu isto porque eram dois em uma carne, dois
em uma carne. Nesse estado de unidade, os dois em uma carne, Adão era
indestrutível, era invencível. Por isso que quando sai, depois procura se
juntar. E, isso nos ensina a fortaleza de um lugar, a fortaleza de um lar, onde
o homem e a mulher que estão unidos pelo amor – unidos pelo amor, porque tem
muitas pessoas que se unem pela desgraça, pela desavença. Você diz – “Mas, pode
isto?” – Sim! Se unem até para matar.
Observe
que lá no Novo Testamento, Pilatos, Herodes, eles não eram amigos, eles não
tinham essa troca de favores, mas para crucificar a Jesus eles se uniram,
ficaram mandando Jesus para lá, Jesus para cá, prestando favor um para o outro.
– “Não. Eu não vou julgá-lo, vou manda-lo para Herodes.” – Não é? Com todo
respeito ele vai dizer – “Puxa! Mas, Pilatos mandou este homem para cá? Não é?
Por que ele mesmo não julgou, mandou para mim, que consideração.” – Entende? Se
unem para fazer o que não presta! Mas, quando um casal está unido
pelo amor, então eles são unidos na compreensão, eles são unidos no respeito,
viu? Eles podem chegar a um grau de vencer qualquer obstáculo que se apresente
em sua vida matrimonial.
Mas, se
eles não são uma carne nesse sentido de casamento, a união composta, unidos
pelo amor, se eles não estão neste estágio, então, quando começar a faltas as
coisas o lar vai de água a baixo. Quando um falha, quando um decepciona o
cônjuge, então, o lar vai de água a baixo. Quando um discorda o lar vai de água
a baixo, porque não há compreensão, não há respeito, entende? Não há
integridade entre os dois, não há, porque não estão unidos pelo amor. Mas,
quando estão unidos pelo amor, volta ao um estado quase como o de Adão com Eva
antes de ela ser tirada dele. Por isso que no casamento é nos ensinado que “os
dois sairão, deixarão pai e mãe e se unirão, formarão uma só carne.” Uma só
carne. Só que é uma só carne em uma unidade composto de duas pessoas.
E, nesta
unidade composta de duas pessoas está ali um símbolo tremendo. Observe. Quando
Salomão fala, diz assim: “É melhor ser dois do que um.” É melhor ser
dois do que um, porque um só no frio como vai se aquecer? Como vai se
esquentar? Um só caindo não tem quem o levante, veja. Então, observe que quando
Eva estava fora de Adão, depois que foi tirada dele, e ela caiu, porque o homem
não caiu. A Bíblia diz: “Adão não foi enganado.” Quando Eva caiu, o que Adão
fez? A tomou pelo braço, não deixou que Deus a matasse, que Deus a destruísse.
Veem? Então, Salomão disse: “Caindo um o outro levanta, mas ai de quem estiver só porque caindo
não tem quem o levante.” Mas, Salomão ainda disse algo
depois disso, ele fala que um cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
Quer
dizer, não é fácil, é formado uma trança. Cordão de três dobras, formado uma
trança, ele não se quebra tão depressa. Então, observe que; no caso de Adão e
Eva quando era apenas um, macho e fêmea, o criou, mas era apenas um ser ali,
masculino e feminino num único ser. O diabo não conseguiu destruí-lo, não
conseguiu vencê-lo. Mas, quando saiu... e quando Eva saiu de Adão estavam dois
ainda e Deus os tinha unido. Mas, chegou o momento que o cordão de três dobras
não estava existindo ali, porque Eva, o diabo descobriu que tinha uma maneira
de seduzi-la, já que ele não conseguiu seduzir o homem.
E,
quando ele conversando com ela, falando com ela, conseguiu injetar uma dúvida
nela, ela simplesmente duvidou de algo que Deus disse: “Certamente não
morrereis.” E, quando ela duvidou isto, então, foi destrançado a terceira
corda desse cordão, a terceira peça desse cordão que era Deus. E quando, em
qualquer ocasião ou em qualquer unidade de casamento, quando este cordão é
tirado fora e fica apenas os dois sozinhos, eles se rebentam facilmente, porque
o que dá sustentação ao casal, este amor, esta compreensão, esse respeito, essa
integridade, esse carinho, tudo isso que é de bom que une os dois debaixo do
mesmo teto para decidir, para resolver as coisas. Esse que faz a diferença é o
próprio Deus. Um lar sem Deus ele rui, é um lar de aparência, apenas isso.
Entende?
As
pessoas estão apenas enganando a si mesmo. Um lar, só existe um lar verdadeiro
se Deus estiver ali, esse é o cordão de três dobras que Salomão se refere.
Veem? Mas, por que será que ele não pegou Adão? Simplesmente por que ali eles
estavam em uma carne, e nesse estado eles eram indestrutíveis. Então, quando em
um lar eles tem esta... porque a única forma de juntá-los outra vez e ser um,
como estava Adão e Eva antes de se separarem, é se Deus estiver ali unindo-os
com este amor. Vê? O amor que nos une, como diz as Escrituras. Então, o diabo
não tem como atingir. Ali há perdão, agora nós voltamos para agora o nosso
assunto outra vez.
Ali há
perdão, ali há compreensão, se um falha, o outro está ali para ajudar, se um
cai o outro está ali não é para pisar no pescoço. Quando um cai o outro está
ali exatamente para ajudar a erguer, para ajudar a levantar, quando um tropeça
o outro procura pegar pelo braço, quando um não está compreendendo o outro
procura alertar. Eu estou falando de um casal que está na situação unidos pelo
cordão principal, pelo próprio Deus. os dois estão ali para ser uma ajuda um
pelo outro, quando não há isso na primeira desavença ou quando um falha, quando
um não cumpre, quando erra, o outro está ali para massacrar, para condenar e
todas estas coisas.
Agora, eu quero voltar um pouquinho para
exatamente misericórdia nos dois níveis mencionados onde ela trabalha. Eu disse
para vocês que era o nível humano e nível divino, e isso, eu não preciso de
muito tempo para isso agora. Já estamos já concluindo. Eu quero encerrar
falando desses níveis precisamente. No nível humano, com o passar dos anos se
tem dado a conhecer muitas debilidades do ser humano, quanto mais o tempo passa
mais você vai descobrindo a debilidade, quanto mais você convive com alguém
você descobre suas fraquezas. Quanto mais você descobre, você convive com a
pessoa, mais você sabe que ela é frágil. Quanto mais o homem viver na terra,
desde seus seis mil anos para cá, quanto mais ele tem vivido mais é descoberto
o quanto que ele é frágil.
E a maior fragilidade é não conseguir crer no
que Deus tem feito. E assim sucessivamente. E, sendo que é desta maneira isso
tem favorecido a satanás, isto favorece ao inimigo das nossas almas. E, no
entanto, a veia de misericórdia no homem é o elemento que se associa a
compaixão. Observe isso agora, voltamos para o início do nosso assunto. A
misericórdia, a veia de misericórdia no homem está associada com a compaixão,
com o elemento compaixão, associado com a clemência, associado com a lastima.
Lastima, é naquele sentido de você ter piedade, dó, ficar abismado e abatido,
condoído, tudo isto. – “Mas, que lastima. Como aconteceu uma coisa dessa com
fulano?” – Entende? Isto é misericórdia no nível humano, está associado com a
compaixão, está associado com a clemência.
Agora, se vocês quiserem lembrar o que é
compaixão, é exatamente isto que causa esta lastima, esta piedade, essa dó,
veja, com a misérias dos outros, que se você não se importar com as misérias
alheias você não tem como dispensar misericórdia e perdão. Por isso que aquele
homem, o credor incompassivo, ele estava em dívida, endividado e ele não podia
pagar aquela dívida. Então, o que ele fez? Ele clamou por misericórdia e seu
patrão perdoou e ele saiu dali com todas as suas dívidas perdoadas. No entanto,
ele encontrou alguém que lhe devia também alguns niqueis, veem, e ele cobrou e
o rapaz disse – “Não posso pagar.” – “Mas, eu quero, eu quero.” – E o bateu, o
espancou, tomou o que ele tinha.
Daí a pouco ele encontrou com seu senhor e
disse – “Escuta, por que você fez isso com o outro lá? Eu não dispensei para
você graça, eu não dispensei para você misericórdia? Por que você não teve
compaixão dele?” – Em outras palavras – “Por que você não sentiu lastima pela
sua situação miserável e também não dispensou compaixão para ele como eu fiz de
misericórdia para com você?” – Entenderam agora a Escritura? É assim, é assim
que está. Então, no nível humano a misericórdia está associada com a compaixão,
clemência e lastima. Só que isto, em nós isso é tão frágil, isso é uma coisa
tão simples e isso deforma a efetividade da misericórdia. Efetividade vem de
efetivo, de uma coisa que age, a maneira que ela age, que ela é feita.
A nossa compaixão, nossa clemência, ela é de
uma forma que ela deforma a efetividade da misericórdia, veem? E, em lugar da
clemência moderar a justiça, (olhe o que eu estou dizendo aqui. Isto no nível
humano). Ao invés, da nossa misericórdia para com as pessoas, ao invés da nossa
clemência, veja, fazer isto, olha, moderar o rigor da justiça, moderar o
castigo, vamos dizer assim, deixar por menos. Entende? Ao invés disso agir
desta maneira, o que é feito? Se corrompe. Esta compaixão humana, ela fica tão
corrompida que dá lugar a injustiça. Faz com que mãe diga assim – “É minha
filha, então, vamos fazer o seguinte. Você... não diga ao teu pai que você foi
lá não.” – Não é? – “Não. Não diga para ele que isso foi feito.” – E poderíamos
citar tantas coisas aqui, poderíamos citar tanta coisa, cada coisa. Esta
maneira de...
Bem. – “Eu tenho dó de você, você não pode
pagar não?” – Então chega lá e diz que não conseguiu e tal e mente, entende?
Então, daí a pouco esta clemência que se tem já se... ela é deformada a tal
ponto que se torna uma injustiça. Mas, Jesus disse:
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão
misericórdia;
Então, nós temos que aprender o que é
misericórdia e compaixão para, ao invés de estarmos sendo bom com aquela
pessoa, estarmos induzindo-o ao erro, induzindo-o a não pagar, induzindo-o a
não cumprir, veem? A não cumprir com a lei e todas estas coisas, porque
misericórdia ao nível humano se ela não for corrigida no nível divino ela se
torna uma injustiça. Ao invés de você quebrar o rigor da justiça para dispensar
clemência, você pratica uma injustiça e isto é o fim da linha, como dizem.
então, eu quero terminar agora falando sobre nível divino, rapidamente aqui.
Isso, exatamente, versículo 7.
A misericórdia no nível divino – a
misericórdia no nível divino, ela trabalha de uma forma totalmente diferente.
Por que? Deus, Ele não é motivado, Deus não trabalha por sentimentos. Deus não
trabalha por sentimentos. Deus não trabalha por emoções. Você se emociona, você
tem aquele sentimento e deixa passar as coisas de qualquer maneira, Deus não.
Ele não trabalha por sentimento, nem por emoções, Deus trabalha por leis. Deus
trabalha através das leis que Ele próprio estabeleceu. E isto permite que
quando a veia de misericórdia divina é acionada, veem, quando ela começa a
bombear este sangue da vida, ela opera sobre termos de justiça, vamos dizer
assim, balanceada sem pender nem para um lado e nem para o outro. Entende? A
lei de Deus.
Quando essa veia da misericórdia é acionada
então, ao invés da justiça dizer assim, olha – “Você está condenado. Você está
morto, você não merece o céu.” – Mas, o Deus que é rico em misericórdia proveu
um meio para você, então, esta misericórdia quando ela é acionada ela trabalha
sobre este termo, é uma justiça balanceada sem polarizações, sem nenhuma
espécie, de nenhuma espécie, sem pender nem para um lado e nem para o outro.
Não é? Do contrário Ele não seria chamado de... Ele não poderia ostentar este
título tão tremendo de Justo Juiz. Ele tem esse título de Justo Juiz porque a
sua misericórdia trabalha exatamente sobre justiça balanceada. Isso é uma coisa
muito tremenda. O Senhor Jesus disse ao escribas e fariseus, eu quero ler para
vocês rapidamente aqui, vocês não precisam procurar para não perdermos tempo,
em Mateus 23, versículo 23 Jesus disse:
23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que
dizimais a hortelã, o endro e o cominho, ...
Eles estavam praticando alguma coisa, e boa.
Eles estavam cumprindo a lei, mas veja:
23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que
dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei,
o juízo, a misericórdia e a fé; (veem?) deveis, porém, fazer estas
coisas, ...
O que? O que eles estavam fazendo antes, não
é, cumprindo Malaquias 3.
... e não omitir aquelas.
As quais? Juízo, ser justo em seus
julgamentos, não é, dispensar misericórdia por meio da fé, e assim
sucessivamente. Então, por meio desta Escritura nós damos conta da importância
da misericórdia e do juízo, da misericórdia e do juízo. Por que? em que maneira,
quando você estiver administrando, veja isso agora, quando isso era
administrado pelos líderes religiosos da época de Jesus, eles estavam fazendo
aquilo de uma forma injusta. Quando eles dispensavam misericórdia, eles faziam
o que? Maria Madalena foi apanhada em adultério e eles foram fazer o que com
ela? Eles foram aplicar a justiça da lei – “Tem que ser apedrejada.” – Mas, o
Justo Juiz estava ali com justiça balanceada, sem pender nem para um lado e nem
para o outro.
Então, Ele teve clemência, usou de compaixão
com aquela mulher, e disse: “Você vá em paz.” Mas, Ele simplesmente não
a salvou não, não foi só isso. Ele disse: “Vá em paz e não peques mais.”
Veem? Em outras palavras: “Se você continuar pecando, se você continuar
fazendo a mesma coisa, isso de nada vai te adiantar. Então, vá em paz, eu te
perdoou, eu te ajudo, mas não faça mais.” E estes homens, eles aplicavam
com todo rigor, eles não tinham misericórdia nem compaixão, por isso eles eram
injustos.
Portanto, é importante eu, cada um de nós,
considerar, nós considerarmos de que forma estamos administrando a misericórdia
seja em qualquer lugar, na casa, no trabalho ou na igreja, temos que observar,
nos policiar, para saber como estamos administrando compaixão, misericórdia,
clemência. Porque é muito fácil ser injusto no meio da família, é com isso que
eu quero terminar. É muito fácil ser injusto com a família, ser injusto no meio
da família e em muitas ocasiões destruímos as nossas esposas, destruímos esposos,
destruímos filhos, destruímos filhas, porque ignoramos ou duvidamos, veem, que
devemos aturar em termos justos. Especialmente com nossos seres queridos.
Por que aplicamos justiça com os outros? Por
que queremos ser certos com os de fora? Por que queremos cumprir o que
prometemos com os outros. – “Não, eu cumpri que vou chegar lá no horário. Não,
eu cumpri que iria fazer isto tal dia. não, eu dei minha palavra que eu ia
fazer lá. Eu dei minha palavra que eu iria fazer aquilo.” – E por que não
fazemos com os nossos? Por que não cumprimos com esposas, com esposo, com
filho, com filha, por que quando prometemos não procuramos cumprir? Então, nós
não estamos sendo justos, estamos sendo exatamente como os fariseus, fazendo
uma coisa, mas esquecendo da outra. Viu? Este é que é o problema.
Porque isto... de uma forma.... nós ignoramos
isto. É muito fácil ser bom para os outros. Imagine que o homem vem lá do
trabalho e chega para os amigos no bar, e ali conversa horas e horas e passa
duas, três horas jogando seus baralhos, jogando suas sinucas e todas aquelas
coisas e é aquela festa, é aquela alegria e você passa estão eles rindo. Quando
chega em casa é um doido varrido, e bate em um, espanca, chuta o gato, machuca
o cachorro e bate no filho, e é aquele problema. Mas, para os de fora é aquela alegria,
é festa, paga para todo mundo, paga um lanche pra isso, paga para aquilo, e –
“Vem cá, toma mais uma.” – O menino pede uma bala – “Não tem, não tem, não
tem.” – Isso é falta de misericórdia, não tem clemência.
Então, é exatamente deste jeito. Então, veja
bem isto aqui. Se ignoramos ou duvidamos como devemos atuar em termos de
justiça com os nossos amigos ou com os nossos queridos, então, como será que
estamos atuando com Deus? Como será que estamos atuando diante de Deus? Nós
cremos então, que se vivemos – se vivemos é porque a veia de misericórdia de
Deus, ela se abriu, veja, e se estendeu para nos dar oportunidade. Porque, as
veias que foram abertas na humanidade foi para derrubar-nos, foi para a queda
do homem. Então, Deus deixou se romper Sua veia de misericórdia, por isso que o
sangue jorrou das veias do Emanuel, veem. Deus rompeu, Ele abriu, deixou se
abrir Sua veia de misericórdia para nos dar a oportunidade de conhecer a Ele
através de Sua divina Palavra.
E, quando você conhece Ele através de Sua
Palavra, você aprende como tapar, como curar todas as feridas, como tapar todas
as brechas que o diabo conseguiu entrar. Para terminar, eu desejo citar para
vocês as palavras do mensageiro de Deus para o tempo do fim, o Reverendo
William Marrion Branham. Ele pregou a mensagem O DEUS QUE É RICO EM
MISERICÓRDIA, na página 10, ele diz:
61 Ele fez uma provisão para aqueles que queriam ser
redimidos. Ele fez uma provisão para aqueles que queriam ser curados. E então
por causa daquilo Ele fez isto, O fez rico em misericórdia. Ele deve ser, se
você refutar Isto, nada restará senão o julgamento,
Com estas palavras seu concluo este assunto.
Ele tem provido isto para os que desejam ser redimidos, para aqueles que
desejam ser curados, para aqueles que desejam serem salvos. Isto O faz rico em
misericórdia, como sempre Ele tem sido. Se você rejeita a misericórdia nada lhe
resta, senão, o juízo. Que Deus tenha misericórdia, continue tendo misericórdia
de nós. Deus os abençoe. Irmão Vicente faça a oração final, e estão despedidos.
Amanhã estaremos em Itatiba, com os irmãos de lá, se o Senhor nos permitir.
Deus os abençoe.
[IRMÃO VICENTE] Senhor
Deus, e bondoso Pai, o que resta é agradecer ao Senhor pelo que ouvimos, e
pedir, oh Pai, que não ficar só no ouvir, mas que possamos praticar e viver o
que ouvimos. A melhor coisa é viver, melhor do que falar e ouvir, é viver a Tua
Palavra. Que isto esteja em cada coração nesta noite. Os nossos ouvintes, que
tem nos escutado através deste microfone, que o Senhor possa, oh Pai,
cicatrizar isso em seus corações e ver coisas tremendas acontecendo através
dessas programações desses cultos.
Por isso nós Te pedimos no nome de Jesus
Cristo, Teu Filho, leva-nos de volta aos nossos lares guardados com a Tuas
potentes mãos de misericórdia sobre cada um de Teus filhos nesta hora. Pai, Te
pedimos estas bênçãos no nome de Jesus Cristo, e também sobre o culto amanhã em
Itatiba, teremos ali mais pregação de Tua Palavra. Que o Senhor nos anime para
estar ali, oh Pai, juntos e neste companheirismo ouvindo palavras inefáveis,
infalíveis que nos leva a uma perfeição a qual estamos cavalgando esses degraus
e crer, oh Pai, que caindo e levantando, mas nós chegaremos ali. É promessa do
Senhor. No nome de Jesus Cristo, amém Senhor. Amém. Está terminado, abenç....
[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]
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PALESTRANTE: IR.
ROSENDO -
LOCAL/REGIÃO:
FRANCISCO MORATO – SP
TRANSCRITO PÔR:
ELISANGELA FLORENCIO
DURAÇÃO DA GRAVAÇAO: 1 HORA,
04 MINUTOS, 28 SEGUNDOS
DATA DA TRANSCRIÇAO:
19/01/2024
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