Pesquisar neste blog

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

A Necessidade de Um Profeta


A NECESSIDADE DE UM PROFETA

Tabernáculo Fé Perfeita - Doutrina da Mensagem

 

 

PALESTRANTE: IR. ROSENDO

LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO MORATO – SP

DATA:  09 de outubro de  2004

 

Meus preciosos ouvintes, eu convido vocês a lerem juntamente comigo a Escritura Sagrada, a parte que está no livro de Malaquias capítulo 4, versículo 5 e 6:

5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR;

6 E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.

Malaquias capítulo 4, versículo 5 e 6. Meus amigos cristãos, não existe céu sem Jesus. O mensageiro de Deus enviado para o tempo do fim, ele disse em uma de suas mensagens: “Chegará o momento quando você deixar esta terra, quando você morrer e sair desta dimensão e ir para o céu, você descobrirá que não saiu do lugar.” Porque é questão de dimensões, é como numa velocidade diferente. O céu é Jesus. Onde Jesus estar ali está o céu. Você crer nisto? Você crer que Jesus Cristo é a Palavra? Preste atenção nesta programação de hoje e veja por si mesmo se você está ou não no céu.

Eu quero nesta programação discorrer juntamente com os meus ouvintes a respeito do assunto “necessitamos de um profeta”. Meus amigos, no livro de Malaquias capítulo 4, versículo 5 e 6, está escrito:

5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR;

6 E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.

Ouvintes preciosos, cada vez que Deus tem revelado Sua Palavra, Ele sempre o tem feito através de um profeta. Isto sempre foi assim. Você encontra nas Escrituras que Enoque foi um profeta do tempo ante diluviano e Deus lhe revelou Sua Palavra. E Enoque falou de eventos que ainda estão por acontecer. O profeta Enoque falou da segunda vinda do Senhor quando ainda faltavam vários séculos para a primeira vinda se realizar. Três gerações depois de Enoque, Deus levantou Noé, e lhe revelou a situação espiritual e o juízo eminente do dilúvio. Porém, como era de se esperar, eles não creram na mensagem de Noé, no entanto, esta é a maneira que Deus tem estabelecido, segundo as Escrituras, para falar ao povo, é sempre através de um homem, um profeta. No livro de Êxodo capítulo 20, versículo 18 e 19, está escrito assim:

18 E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.

19 E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.

Sim, meus amigos, em Deuteronômio capítulo 5, versículo 27, está escrito:

27 Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos.

Eu quero que você também examine uma terceira Escritura. Deuteronômio capítulo 18, versículo 17 ao 19:

17 Então o SENHOR me disse: Falaram bem naquilo que disseram.

18 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.

19 E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.

Meus amigos cristãos, por essa Escritura vemos que o povo não pode suportar a voz direta de Deus, por isso eles pediram a Moisés que entrasse na presença de Deus e ouvisse as palavras de Deus, as palavras que Deus tinha para eles, e logo lhes dissesse tudo que Deus lhe houvesse dito. E Deus aprovou o que o povo pediu, Deus aprovou o pedido do povo. E essa atitude do povo foi aprovada pelo Senhor, e desde aquele momento você tem a Deus falando diretamente ao povo somente através de um profeta. Deus estabeleceu ali que Sua revelação viria sempre através de um profeta. E assim, meus amigos, isto tem sucedido sempre e sempre.

Deus estabeleceu ali que Sua revelação viria sempre através de um profeta. Cada profeta de Deus tem trazido a revelação da Palavra para o tempo em que tem sido levantado aqui na terra. Cada um deles trouxe a porção que correspondia para o seu tempo, até que apareceu João Batista, o último dos profetas do Antigo Testamento o qual introduziu a Cristo, que era a plenitude da Palavra. Os apóstolos, ou aliás, os profetas anteriores, eles tiveram porção da Palavra em suas vidas, porém, Cristo foi a plenitude da Palavra.

Cristo foi o profeta por excelência, com toda revelação da Palavra de Deus. Sim, meus amigos, a revelação da Palavra de Deus, ela não vem para qualquer pessoa, a dispensação judia terminou com o maior dos profetas hebreus, que era João Batista, e sobre João Batista Jesus disse em São Lucas capítulo 7, versículo 28:

28 E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.

São Lucas capítulo 7, versículo 28. Sim, meus amigos, o Senhor o identificou como o profeta que falou Malaquias. Isto você encontra em Lucas capítulo 7, versículo 27:

27 Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu anjo diante da tua face, O qual preparará diante de ti o teu caminho.

Sim, meus amigos, João foi quem introduziu o Messias para Israel. E sem dúvidas, meus amigos, os líderes religiosos não creram, antes eles fizeram tudo que quiseram. Estava anunciado nas Escrituras que viria diante do Senhor para preparar o caminho, sem dúvidas o mundo religioso do seu dia tendo as Escrituras não o receberam! Ainda que os profetas não disseram que se chamaria um João. Sim! quem profetizou a respeito do anjo, do precursor da primeira vinda de Cristo, não disse que o seu nome seria João. Sem dúvidas a vindicação de Deus em sua vida e o ministério que ele teve provava que este era o mensageiro que tinha que vir diante do Messias.

Porém, aqueles líderes religiosos junto com seu povo estavam cegos para a Palavra e para a obra que Deus estava fazendo ao seu redor. Eles estavam esperando um profeta e ao Messias, porém, quando apareceram os rejeitaram. E por que os rejeitaram? Porque aqueles religiosos tinham se apartado da Palavra e estava apoiando em suas próprias interpretações. Meus amigos, um profeta verdadeiro não apoia o sistema religioso. Os ensinamentos deste profeta não tinham afinidade com as crenças daqueles grupos religiosos do seu dia, porque um profeta de Deus não vem para confraternizar com as organizações religiosas. Não. Um profeta de Deus vem para trazer, para confraternizar, ele vem exclusivamente para trazer a Palavra de Deus.

Deus não envia um profeta quando tudo está bem, diz as Escrituras. Deus não envia um profeta quando tudo está bem, senão, quando dentre do povo as coisas torcidas que devem ser endireitadas, quando existem estas coisas, então é o tempo próprio de Deus enviar Seu homem. Então, aparece o profeta, ele vem com a Palavra cortando, cortando tudo. Cortante, uma Palavra forte para fustigar tudo que seja contrário a Palavra de Deus. aí que entra o problema, porque os religiosos não aceitam tal admoestação porque golpeia fortemente seus costumes e crenças nas quais estão estabelecidos. E por certo, se levantam contra a mensagem e contra o mensageiro de Deus.

E lhe resistem, como Janes e Jambres resistiram a Moisés. Esta é uma Escritura cumprida em nossos dias. Sim, meus amigos, assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, muitos também estão tentando, estão procurando transformar num anátema a verdade de Deus, como disse São Paulo. Transformam a verdade de Deus em mentira, o errado fica como se fosse certo. Assim sucedeu no Antigo e Novo Testamento, e hoje sucederá o mesmo, hoje mais que nunca se necessita meus irmãos e ouvintes de um verdadeiro profeta de Deus, para tirar o povo do Senhor desta confusão denominacional que reina no mundo chamado cristão, lugar onde as tradições e interpretações privadas tem tomado o lugar da Palavra.

E onde os sistemas denominacionais tem usurpado o lugar do Espírito Santo nas direções das coisas espirituais. Qual seria, meus amigos cristãos, a situação das igrejas de hoje? Neste tempo quando as igrejas estão sumidas em tantas contaminações mundanas, quando aquilo que deveria ser a luz do mundo tem se tornado pobre, cega, miserável, nua, porém, crendo que estão ricas espiritualmente. – “Oh, glória a Deus! Deus está comigo, Deus está abençoando.” – E que não tem necessidade de nada, então, é quando se necessita um profeta com autoridade de Deus para declarar a verdadeira condição espiritual da igreja.

E para abrir os olhos dos predestinados da hora a fim de que pudessem ver a Palavra pura do Senhor, se você é uma semente de Deus sem dúvidas que já se tem dado conta da condição espiritual do mundo que hoje se chama de cristãos. Assim como também da necessidade de um profeta para tirar os verdadeiros filhos de Deus da confusão denominacional que impera neste tempo. Hoje, meus amigos, mais do que nunca se necessita de um verdadeiro profeta de Deus para tirar o povo do Senhor da confusão denominacional que reina no mundo chamado cristão.  

Sim, meus amigos, veja a condição que está o mundo, veja a verdadeira condição espiritual da igreja. E, para abrir os olhos dos predestinados da hora a fim de que pudessem ver a Palavra pura do Senhor, se você é uma semente de Deus sem dúvidas que já tem se dado conta desta condição miserável em que se encontra a terra e seus habitantes. É só ter uma mente espiritual que você poderá ver as consequências, a diferença. Ora, meus amigos, qualquer pessoa que ler as Escrituras com revelação divina pode perceber a hora em que estamos vivendo, porque todos os eventos anunciados para este tempo já estão presentes.

Eu quero que você preste atenção bem nesta frase aqui: qualquer pessoa que ler as Escrituras com revelação divina pode perceber a hora em que estamos vivendo. Aí vem a pergunta, meus amigos: por que todos os eventos anunciados para este tempo já estão presentes? Israel está em sua terra demonstrando ser uma nação forte. As multiplicações da maldade você a vê em toda parte, estão ceifando vidas humanas constantemente. O mesmo se pode dizer contra a ciência, a qual tem se multiplicado em todos os aspectos. A frieza, nas regras nenhuma pessoa sensata pode negar a frieza nas igrejas, nenhuma pessoa sensata pode negar que as igrejas estão frias, formais, tradicionais. As igrejas estão mundanizadas e tem se convertido em clubes religiosos.

Os chamados cristãos, se tem conformados com os costumes e sistemas do mundo, em que todos os aspectos e sua maravilhosa realização de suas organizações religiosas. E muitas religiões estão hoje convertidas em negócios lucrativos. Esta é a apostasia do fim, a condição do mundo e das igrejas, é um propósito da aproximação do juízo de Deus ou da grande tribulação. Mas, meus amigos, em meio a todas estas coisas que nós vemos acontecendo o sinal mais importante do tempo do fim é a presença do profeta que Deus tinha prometido enviar antes do juízo. O qual restauraria todas as coisas, todas as verdades de Deus que os homens tem pervertido no decorrer dos séculos. Onde nós lemos no início desta programação de fé, em Malaquias capítulo 4, versículo 5, diz:   

5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR;

Se você pegar estas Escrituras e compará-las com Mateus capítulo 17, versículo 11, você agora encontrará o Senhor Jesus Cristo dizendo para os apóstolos:

11 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;

Esta restauração, meus amigos, tão ignorada pelo mundo religioso, enriquecido por suas conquistas matérias, é o sinal mais evidente do tempo em que estamos vivendo, é o sinal mais evidente da breve vindo do Senhor, porque as Escrituras dizem no livro de Atos capítulo 3, versículo 21:

21 O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

Atos capítulo 3, versículo 21. Sim, meus amigos, este profeta Elias anunciado nas Escrituras para o tempo final, ele já tem estado na terra com sua mensagem restauradora como uma espada aguda de dois gumes. Porém, a grande maioria ignora este fato. Portanto, se tem repetido o caso que sucedeu com João Batista, o precursor da primeira vinda do Senhor. Mas, digo-vos, que Elias já veio e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo que quiseram e assim farão eles também padecer o Filho do homem. Mateus capítulo 17, versículo 10 ao 12. Nós encontramos nas Escrituras muitas profecias, muitas Escrituras com duplo sentido, ou seja, um único versículo com etapas diferentes de cumprimento, ou seja, Deus dá a Sua profecia através do Seu servo profeta e aquela profecia, uma parte dela pode se cumprir hoje e a última parte daqui a cem, duzentos, trezentos ou mais anos.

Vemos nesta porção das Escrituras, que o Senhor Jesus Cristo fala em dois tempos gramaticais em relação com Elias. Isto em Mateus capítulo 17, sim, versículo 10 a seguir. Ele fala de um Elias que já veio no passado, Elias já veio e não o conheceram, Ele estava falando de João Batista. Mas, também no versículo 11 Jesus fala de outro Elias que tinha que vir, isto no futuro.

“Elias virá primeiro, e restaurará ...”

 Este Elias que viria para restaurar todas as coisas, era exatamente aquele que manifestaria o sinal no fim do tempo quando, mais uma vez, Jesus Cristo daria continuidade na terra ao ministério de Filho do Homem que Ele mesmo teve quando esteve nas ruas de Jerusalém. Nós temos que entender que o Senhor não está procurando alterar a gramática, nem tampouco, meus ouvintes, brincando com as palavras. Mas, Ele está falando realmente de um Elias que estava no futuro o qual virá primeiro e restaurará todas as coisas, e falando também de outro que já estava no passado, que era João Batista. Elias já veio e não o conheceram.

Aqui temos os dois homens com os dois ministérios profetizados em Malaquias capítulo 4. Malaquias 4 diz que esse ministério de Elias “converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais.” Então, meus irmãos e ouvintes, não há dúvidas que Elias tinha que vir antes da grande tribulação porque tinha uma obra para levar a cabo. E esta obra era converter o coração dos filhos aos pais, porque a primeira parte da profecia, a primeira parte deste ministério já estava realizado através do ministério de João Batista que era converter o coração dos pais aos filhos. Lembre-se disto, uma parte do ministério era converter os corações dos pais aos filhos, a outra era converter o coração dos filhos aos pais.

João Batista cumpriu a primeira parte, ele converteu o coração dos pais aos filhos, ou seja, dos pais, dos patriarcas ao Filho de Deus. mas, o Elias prometido para o tempo final, o qual não seria apenas um precursor, mas também um restaurador, este converteria a fé dos filhos de Deus hoje, a mesma fé dos nossos pais apóstolos. João, meus irmãos, ele preparou os pais para que Jesus pudesse dar as boas vindas dos filhos ao entrar no redil. De modo que aqueles homens, os pais da igreja primitiva, fossem preparados por João para que recebessem a Cristo, que era a Palavra. Porém, o Elias desta Era, o Elias prometido para o tempo do fim, tinha de converter aos filhos dos últimos dias, a fé dos pais do dia de Pentecostes.

Este profeta prepararia os filhos para dar as boas vindas a Jesus, quer dizer, sua mensagem levaria os verdadeiros filhos de Deus a fé primitiva dos apóstolos e profetas, lhes preparando assim, meus irmãos, para a segunda vinda do Senhor. O Senhor sabia que as igrejas estariam nessa condição de frieza espiritual quando chegasse o tempo do fim, Ele sabia que o cristianismo chegaria a este estado de conformismo mundano que hoje estamos vendo. Portanto, Ele anunciou desde já que viria um tempo no qual restauraria todas as coisas, isto antes do arrebatamento. Leia Atos capítulo 3, versículo 21:

20 E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.

21 O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

Também o Senhor prometeu que levaria esta restauração a cabo por meio do profeta Elias, Mateus capítulo 17, versículo 11:

Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;

Todos nós sabemos que Elias foi um profeta que ministrou em Israel durante um tempo de grande apostasia, quando Deus tomou a Elias da terra, o espírito de Elias repousou sobre Eliseu. Se você não sabia disto, leia segundo Reis capítulo 2, versículo 15. Você vai encontrar que o espírito de Elias veio sobre Eliseu. Logo, antes da primeira vinda do Senhor, João veio também com o Espírito e virtude de Elias a fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. Se você não sabia que João veio no Espírito e virtude de Elias, confira nas Escrituras no livro de São Lucas capítulo 1, versículo 17.  Mas, meus amigos, está prometido também que Elias viria antes do dia grande e terrível do Senhor, de acordo com Malaquias capítulo 4, versículo 5.

E, este grande e terrível dia do Senhor é a grande tribulação. E, depois desta manifestação de Elias, antes da grande tribulação, finalmente aparecerá junto com Moisés durante o tempo da grande tribulação para cumprir Apocalipse capítulo 11, versículo 3. Eu quero deixar isto bem claro para os meus ouvintes. Primeiro foi a manifestação de um profeta, o próprio profeta Elias no livro dos Reis. Em segundo lugar foi a unção de Elias, o Espírito de Elias vindo sobre Eliseu. Em terceiro lugar aquele mesmo Espírito, ou aquele mesmo ministério, veio sobre João Batista. Em quarto lugar, já nos nossos dias, na Era de Laodicéia, na Era Pentecostal, Deus mais uma vez usaria um homem na terra com o mesmo ministério de Elias, este é esse que estamos vos anunciando, o precursor da segunda vinda de Jesus Cristo.

E, em quinto lugar, durante o período da grande tribulação o próprio profeta Elias e Moisés estará na terra para cumprir assim os cinco ministérios de Elias dentro da Bíblia Sagrada. Meus amigos cristãos, a voz da advertência tem vindo. Agora, sabendo que estamos no tempo do fim e que a grande tribulação está as portas, nós temos que entender que o profeta Elias já tem estado presente para cumprir essa restauração prometida do Senhor. Porém, eu quero que isto fique bem estabelecido na mente dos meus ouvintes, que não se trata de uma reencarnação do Elias do passado, como tampouco não foi uma reencarnação nos dias de João. Mas, é o mesmo ministério deste homem manifestado no mundo religioso, com condições semelhantes as que imperaram durante o dia em que o mesmo Elias estava na terra.

Sim, meus amigos, é o ministério de Elias no homem. Sem termos e desprendido de todo interesse material com uma mensagem cortante como um machado a raiz das árvores, denunciando todas as coisas contrárias a Palavra de Deus e convidando ao povo a voltar para a Palavra e a uma entrega completa ao Senhor. Todos que tem conhecido a vida e o ministério do irmão William Marrion Branham, sabem que Deus o vindicou como o profeta mensageiro dessa Era. E, mesmo sua mensagem assinala como tal, porque está em completa harmonia com as Escrituras. No ano de 1933, quando o irmão Branham estava batizando as pessoas em nome do Senhor Jesus Cristo no rio Ohio, veio do céu uma grande luz, uma bola de fogo.

E, aquilo veio sobre sua cabeça diante de centenas de pessoas. E daquela luz saiu uma voz dizendo: “Assim como João Batista foi enviado para precursar a minha primeira vinda, tua mensagem precursará a minha segunda vinda.” Sim, meus amigos, Deus tem cumprido Sua Palavra para esta Era e o verdadeiro povo de Deus está se preparando para o rapto. Porém, não obstante, muitos chamados cristãos nem sabem o que tem acontecido. Do mesmo jeito que houve nos dias de Jesus, as Escrituras estavam se cumprindo e eles não estavam se apercebendo. Jesus disse: “Hoje tem se cumprido estas Escrituras ante os vossos olhos.” E ali estava as Escrituras se cumprindo e eles procurando pedras para apedrejá-lo.

Foi prometido no Antigo Testamento que viria um anjo mensageiro para preparar o caminho do Senhor. Quando João Batista apareceu eles viram, eles puderam entender que ali estava a manifestação da Palavra e ali estava a Palavra vindicada em um homem, eles não viram, porque João Batista não saiu de nenhuma organização religiosa. Deus prometeu também que nos últimos dias enviaria um homem, um profeta, com o mesmo caráter e ministério de Elias para preparar a Noiva dos últimos dias para se aprontarem para o arrebatamento. Este homem viria trazendo as pessoas diretamente para a Palavra, para a mesma doutrina apostólica, para o batismo apostólico, para a crença correta.

Mas, as pessoas veem? Não senhores! Eles não viram nos dias de Jesus. Jesus disse: Elias já veio e eles não o conheceram.” Outra vez esta Escritura tem se cumprido, Elias já veio. Tudo tornou realidade. Os símbolos agora deixaram de serem símbolos, os mistérios deixaram de serem mistérios, porque agora estão revelados. Mas, as pessoas estão cegas para os acontecimentos do momento, eles não estão vendo a Bíblia de Deus se cumprindo exatamente nos dias que nós estamos vivendo.

Meus amigos, irmãos amados, abre teus olhos antes que seja demasiado tarde, busque a presença do Senhor e esquadrinhe as Escrituras porque nela está o plano de Deus para esta hora que nós estamos vivendo. E eu quero concluir as minhas poucas palavras citando para vocês o que está escrito em Amós capítulo 3, versículo 7:    

7 Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

Amós capítulo 3, versículo 7. Meus amigos, que a graça do Senhor nosso Deus possa esclarecer a tua vida, o teu coração, é a minha oração no nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, aquele que vive e reina para todo sempre.

O Senhor Jesus enviou o Seu anjo mensageiro para todas as igrejas, com uma mensagem que está chamando e juntando os escolhidos desta geração dos últimos dias. E neste tempo, meus amigos, Ele envia obreiros para a colheita, é justamente por isto que nós estamos aqui, para realizar esta obra de restauração para cumprir as Escrituras que diz, a seara é muito grande, mas os obreiros são poucos, então, vamos orar ao Senhor da seara para que Ele envie obreiros.

Nós somos obreiros, obreiros da grande colheita, preparados para este labor. E estamos lado a lado com o anjo mensageiro do Senhor. Oh que maravilha! Estes obreiros são maravilhoso ajudantes, porque a colheita é grande. Os trabalhadores são poucos e é por isto que nós estamos aqui para dar cumprimento a esta Palavra. Ouvintes, Deus te abençoe no nome de Jesus Cristo, amém.

E eles, quer ouçam, quer deixem de ouvir, porque são causas rebeldes. Mas, hão de saber que houve no meio deles um profeta.

 

[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]

Baixe  o PDF


Baixe o MP3


Assista no Youtube

 

TRANSCRITO PÔR: ELISANGELA FLORENCIO

DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO: 38 MINUTOS, 47 SEGUNDOS

DATA DA TRANSCRIÇÃO: 11/12/2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário