O Meio da Estrada
29 de novembro de 2015
Diógenes Dornelles
1 - Isaías 35:1-10
O deserto e
o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a
rosa. Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a
glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a
glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos fracas, e
firmai os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não
temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; Ele
virá, e vos salvará. Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos
surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos
cantará; porque águas arrebentarão no
deserto e ribeiros no ermo. E a terra seca se tornará em lagos, e a terra
sedenta em mananciais de
águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com
canas e juncos. E ali haverá uma estrada, e um
caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os
caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. Ali não haverá leão, nem animal
feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele. E
os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria
eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá
a tristeza e o gemido.
Uma
Escritura Com Sentido Composto
2 - Essa Escritura pode possuir várias maneiras de se aplicar, se
adequando a diversas épocas e lugares, afinal o irmão Branham disse que todas
as Escrituras possuem um sentido composto ou duplo. Isaías parece ter escrito
isso na época em que os assírios cercaram Jerusalém; mas essa mesma passagem
também tem sido aplicada para o final do exílio babilônico com a promessa do
retorno de Israel a Sião. Porém é inegável que a menção da cura de surdos,
coxos, cegos e mudos, nos lembra perfeitamente do ministério de cura divina do
Filho do homem que se manifestaria por duas vezes sobre a terra, na Sua
primeira e segunda Parousia.
3 - Nessa passagem de Isaías é dito que rios iriam regar os campos
secos e desertos, deixando eles férteis e muito parecidos com alguns lugares que
foram citados, como Líbano, Carmelo e o vale de Sarom, que eram lugares muito
conhecidos por serem férteis e prósperos. Então aqui é feito uma promessa de
que quando os rios enchessem e chegassem aos desertos, eles seriam tão
prósperos e ricos quanto aqueles lugares. Aquela terra seca e infrutífera
começaria a produzir porque os mananciais voltariam a regar os campos outrora
estéreis. Em seguida é feita uma promessa de que Deus viria para vingar o Seu
povo e recompensá-lo por sua fé e paciência, trazendo salvação a todos.
Seca
Espiritual Sobre a Terra
4 - Porém nós devemos continuar concentrando nossas atenções nessa
declaração de que Deus faria os rios encherem para regar a terra e por fim à
seca que estava sobre ela. Embora isso também pudesse ter um cumprimento literal,
há um simbolismo por trás de tudo isso. A seca sempre é usada na Bíblia para tipificar
a ausência de Deus e de Sua Palavra, cuja ausência provoca fome e sede
espiritual sobre o povo que O rejeitou, por isso a seca e o deserto. O irmão
Branham mesmo disse que hoje estamos vivendo dias de uma grande seca espiritual,
e isso já estava profetizado para acontecer.
Alimento
Espiritual na Devida Estação (18/07/1965) § 34
E agora
vamos tipificar isso com a seca
espiritual de hoje. Agora, todos nós sabemos, estamos muito conscientes
de que há uma grande seca espiritual
na terra hoje, espiritualmente falando. E, sabe, isso foi predito pelos
profetas, seria pouco antes da segunda Vinda de Cristo, disseram: “Haverá uma
fome na terra, e não será somente por pão, mas pelo ouvir da Palavra de Deus”.
E esse dia é agora, “ouvir a verdadeira Palavra de Deus”. Agora, isso tipifica
a seca natural com a espiritual.
5 - Então veja que o irmão Branham diz que no tempo do fim viria uma
grande seca sobre a terra, mas a Escritura que nós lemos em Isaías diz que Deus
prometeu que pelo menos para o Seu povo Ele poria fim a essa seca e que os rios
do ermo e do deserto seriam cheios, e só há uma coisa que pode encher de água
um rio seco: chuva. Porém muita chuva. Deus então está dizendo em Isaías 35 que
Ele derramaria chuva para regar os desertos. A terra que antes era seca e morta
seria frutífera e viva. Mas Deus faria isso somente em favor do Seu povo, o que
significa dizer que enquanto alguns se fartarão com abundante chuva e com
mananciais fartos, outros estarão em sequidão espiritual. Agora, se essa seca
tipifica uma sequidão pela ausência da Palavra de Deus, essa chuva que Deus
prometeu derramar sobre o Seu povo não pode ser outra coisa senão a Sua Palavra
que haveria de ser revelada nestes últimos dias por meio de um profeta. Deus
enviou certa vez chuva para Israel por meio de um profeta. Nos dias de Elias, a
ausência de chuva tipificava a sequidão espiritual de Israel por ter abandonado
o Deus verdadeiro para servir aos ídolos. Mas pela intercessão de Elias, Deus
regou e fartou aquela terra.
A
Doutrina de Deus é Como Chuva
6 - Durante a sua peregrinação no deserto, Israel só não morreu de fome
e de sede porque Moisés estava lá, e Deus sustentou o Seu povo enviando não
somente a água da rocha, mas também a água espiritual, que era a Sua Mensagem
dada ao Seu povo por meio de Seu profeta Moisés. Portanto chuva na Bíblia
simboliza a Palavra de Deus ou a Sua Doutrina, e era assim que Deus mesmo
chegou a identificá-La.
Deuteronômio 32:1-2
Inclinai os
ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as Palavras da Minha boca. Goteje a Minha doutrina como a chuva, destile a Minha Palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
7 - Então veja que Deus usa aqui palavras como “chuva”, “chuvisco”, “orvalho”
e “gostas de água” para simbolizar a Sua Doutrina, que é a Palavra que sai da
Sua boca por intermédio de um profeta, e sempre foi assim que Deus operou. E é exatamente
dessa maneira que Ele regaria a terra e encheria os rios para pôr fim ao
deserto espiritual: enviando a Sua sã doutrina para a Noiva do tempo do fim por
meio de um profeta vindicado, porque foi assim que Deus sempre atuou e Ele não
muda.
8 - Agora veja que depois que Deus enviasse a chuva, que é a Sua Doutrina,
o texto de Isaías diz que isso prepararia uma estrada e um caminho que levaria
o Seu povo à uma santidade com Ele, ou seja, essa doutrina criaria um canal de
comunicação entre Deus e o Seu povo. Seria essa mesma chuva que prepararia tudo
isso: ela regaria a terra seca e prepararia ao mesmo tempo um caminho, limpando
todo o obstáculo e lavando toda a sujeira para que o Seu povo pudesse transitar
por ele em segurança. E não apenas isso, mas o Seu próprio povo também seria
lavado e santificado por essa mesma água. Paulo usou a figura da lavagem da
água para tipificar a Palavra de Deus.
Efésios 5:25-26
Vós,
maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a Si mesmo Se
entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra,
9 - Por isso que é dito em Isaías que o imundo não poderia passar por
esse caminho, porque está sujo. Só os que foram limpos, lavados e banhados por
essa água da Palavra é que poderão passar por ele, pois a menos que ele seja
lavado e santificado pela doutrina do tempo do fim, ele não poderá tomar parte
nisso com os santos, que por sua vez aceitaram ser lavados de toda a imundícia
doutrinal e dos sistemas humanos.
Os Convidados
Sem as Vestes Nupciais
10 - Para participarmos da Ceia das bodas do Cordeiro temos que estar
preparados para isso. Jesus nos lembrou disso quando contou a parábola das
bodas onde só poderiam ficar na festa os que estivessem vestidos de maneira
adequada, o que significa que há certas exigências que nós precisamos cumprir,
do contrário não podemos fazer parte disso.
Mateus 22:2, 11-14
O reino dos
céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; (Veja que são dois personagens bem distintos que o Senhor Jesus Cristo
está criando aqui para mostrar uma diferença entre eles. Este rei é Deus, e o
filho deste rei tipifica Jesus Cristo, que não é Deus. Depois no versículo 11
diz) e o rei, entrando para ver os convidados, viu
ali um homem que não estava trajado
com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo
veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés
e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger
de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
11 - Naqueles dias no oriente havia um costume de se entregar para os
convidados de alguma festa de um rei uma vestimenta igual para todos. O não uso
dessa veste seria interpretado como uma desobediência e desrespeito à sua
pessoa e a todo o seu reinado. Aqui nessa parábola esse convidado não quis usar
as vestes oferecidas, talvez porque estava muito orgulhoso das suas próprias ou
porque achava mais bonita e não queria ficar igual aos outros. Ele também com
esse gesto demonstrou não ter respeito para com o rei. A sua sentença então foi
de ser retirado da alegria da festa e levado para um lugar de escuridão.
12 - Essas vestes nupciais tipificam as vestes de santidade que cada
filho de Deus deve vestir enquanto estiver neste caminho da santidade. Também
tipifica a própria doutrina que foi recebida e abraçada mediante a fé divina
revelada. Qualquer outra veste diferente dessa representa o homem que vive e
pensa segundo a sua própria fé intelectual, sem revelação. Como aquele
convidado, muitos estão assim entre nós hoje, festejando conosco, mas não são como
nós, porque eles têm a sua própria doutrina, sua própria maneira de crer e de
festejar e que tentam seguir o seu próprio caminho de santidade. Ninguém que
entre nesta festa é uma espécie de invasor, porque todos são convidados a
entrar, mas só irão permanecer aqueles que forem obedientes à Palavra do Rei e
do Seu Filho. Embora a parábola mostre apenas um convidado vestido daquela
maneira, Jesus termina a parábola dizendo que são muitos os que são chamados e
convidados, mas poucos são de fato os eleitos, escolhidos e predestinados de
antemão para participar desta festa das Bodas.
13 - Ainda nos dias de Moisés houve vários que pereceram no deserto
porque não aceitaram se sujeitar ao profeta de Deus e à sua mensagem. Coré,
Datã e Abirão são alguns exemplos de convidados que festejaram por algum tempo
com os filhos de Deus, mas que depois tiveram que sair da festa porque não
estavam conseguindo se sujeitar e obedecer a Palavra do Rei. Aqueles homens morreram
no deserto porque não aceitaram andar da maneira que Deus queria que andassem naquele
caminho que Ele havia preparado; e em Isaías foi dito que os imundos não
andarão nesse caminho. Aqueles homens queriam seguir os seus próprios caminhos;
eles queriam crer em sua própria doutrina, porém as Escrituras dizem que eles
eram como nuvens sem água, porque eles não aceitaram se sujeitar à Palavra de
Deus.
Nuvens
Sem Água
Judas 1:10-12
Estes,
porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como
animais irracionais se corrompem. Ai deles! Porque entraram pelo caminho de
Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na
contradição de Coré. Estes são manchas em vossas festas de amor,
banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de
uma para outra parte; (Eles não se posicionam, são
instáveis) são como árvores murchas, infrutíferas, duas
vezes mortas, desarraigadas.
14 - Porque duas vezes mortos? Porque eles se diziam crentes, mas uma
vez que a sua vida e confissão de fé era apenas intelectual, isso provou que
eles de fato não criam, então eles estavam crucificando a Palavra pela segunda
vez, o que lhes fez morrer pela segunda vez também. Porém veja que o que Judas está
nos dizendo é que naqueles dias da igreja primitiva havia pessoas que estavam
na igreja, mas que eram como “manchas nas festas de amor” da Noiva daquele
tempo, vivendo na imundícia espiritual porque não aceitaram ser lavados pela
água da Palavra, ainda que eles participassem de suas reuniões. Eles estavam
usando as suas próprias vestes. Eram crentes incrédulos ou manufaturados, como
nos ensinou o irmão Branham. Eles tinham apenas uma aparência de santidade, mas
eles não haviam de fato separado suas vidas para Deus, porque é exatamente isso
que a palavra “santo” significa, “separado”. Eles tinham apenas uma forma de
piedade, mas negaram o seu poder. Eles tentavam mostrar que tinham uma Palavra,
porque Judas aqui disse que eles tinham uma aparência de “nuvem”, como de
chuva, porém aquelas nuvens de chuva estavam vazias porque não havia nenhuma
gota d’água nelas. Você já sabe que a chuva tipifica a Palavra, a doutrina, e
esses homens tentavam mostrar que possuíam a chuva da doutrina de Deus, mas
eles eram nuvens vazias sem água, porque eles não possuíam a doutrina de
Cristo, a não ser a sua própria doutrina e a sua própria palavra. Esses homens
eram pregadores, mas eles estavam pregando qualquer coisa menos a Palavra de
Deus. E hoje nós temos essas mesmas nuvens sem água entre nós, se dizendo
crentes, se dizendo ministros, porém eles criaram a sua própria mensagem e a
sua própria doutrina, então são como nuvens sem água. Estão na festa conosco,
mas usando suas próprias vestes.
Só o
Meio da Estrada Leva a Deus
15 - Agora, o irmão Branham nos deu um esclarecimento seu sobre como
ele interpretava essa parte da Escritura de Isaías 35 quando fala sobre a
estrada e o caminho da santidade, porque ele fazia questão de mostrar que
Isaías estava falando de duas coisas; primeiro de uma estrada e depois de
apenas uma pequena parte dessa mesma estrada que seria chamada de “o caminho da
santidade”, que se localizaria somente no centro dela. Portanto qualquer que
tentasse andar em um dos lados dessa mesma estrada não chegaria ao seu destino.
Somente andando no meio dessa estrada, no meio do caminho, é que o eleito
chegaria até Deus, porque é somente o centro da estrada que conduz o crente
para a santidade, e não toda a estrada em si.
16 - Todos sabem que é necessário chegarmos até Deus para sermos
salvos, e é por isso que igrejas têm sido levantadas por toda parte para
servirem como uma estrada que ligue Deus ao pecador, porém há um caminho certo
que conduz o pecador à santidade que ele procura, e fora desse caminho não é
possível alcançá-la. O centro da estrada é o ponto de equilíbrio, é o ponto da
moderação, é o ponto de domínio. Ir para um dos lados é ir para o desequilíbrio
e descontrole. De um lado está o crente cego, o fanático, aquele que ignora o
verdadeiro sentido das Escrituras; do outro lado está o douto, o erudito, cuja
erudição o torna frio e formal. Somente no meio do caminho é que o poder de
Deus pode de fato operar e transformar um eleito e estabelecê-lo como um filho
de Deus. Este era o ensino de William Branham. E nós vamos ler alguns sermões
onde ele tenta nos explicar isso.
Experiências Espirituais
Primitivas (13/07/1952) §§ 30-31 – sem tradução
Isaías disse: “Haveria uma estrada, e um
caminho (“e” é uma conjunção.), e um caminho”. Não será chamado “a estrada da
santidade”. Será chamado “o caminho da santidade”. Bem no meio da estrada, deste lado aí está isso... Algumas pessoas
quando elas recebem o novo nascimento elas se colocam bem no meio do caminho, com os olhos em
Cristo. (Ou
seja, só no meio do caminho é que você irá se deparar com a chuva de Deus que é
a Sua verdadeira doutrina, a doutrina de Cristo; mas se você for para os lados dessa
mesma estrada, o que você encontrará serão as doutrinas dos homens que foram
inseridas nessa estrada. O que a chuva de Deus faz é cair no meio dela para
limpar o seu caminho tirando tudo aquilo que prejudica e causa dano, arrastando
para os lados tudo aquilo que não serve. Portanto é somente no meio do caminho
que você irá encontrar o novo nascimento, a regeneração e o batismo do Espírito
Santo) Finalmente
elas ficam por aqui, (ou seja, indo para um lado da estrada) com tanto conhecimento
e sabedoria, até que, oh, eles sabem tudo. Você não sabe nada. E se você não
fizer isso, você corre para o outro lado para um monte de fogo selvagem e
fanatismo. Isso mesmo. Mas bem no meio
do caminho segue um verdadeiro, perfeito e inadulterado Evangelho e o poder
de Deus. Isso mesmo. Bem em frente por lá onde você pode levá-lo a reis e
monarcas, onde qualquer pessoa pode parar e examinar, e eles podem ver que é o
poder do Deus Todo-Poderoso, não um fanatismo ou nem uma formalidade. É o poder
de Deus.
Os Lados da Estrada é Onde
Estão os Ismos
17 - Portanto para
qualquer um dos lados que um crente resolver seguir, ele se distanciará de Deus
ao invés de se aproximar Dele, porque é ali que ele encontrará todos os tipos
de ismos, que separam o homem de Deus em lugar de uni-lo.
Jesus Cristo é o Mesmo
Ontem, Hoje e Eternamente (10/08/1952) § 7 – sem tradução
Então você pode
simplesmente ficar um pouco distante, em ambos os lados da estrada, você não crê
nisso? Eu creio em uma antiquada mensagem piedosa, bem em frente ao longo do meio do caminho. Os ismos estão em ambos os lados. Isso
mesmo. Ele disse: “Haverá uma estrada”. E um monte de gente diz: “Essa é a estrada
da santidade”. Huh-uh. A Bíblia diz: “Haverá uma estrada, e (“e” é uma
conjunção) e um caminho, e ele será chamado “o caminho da santidade” (não a
estrada), “o caminho da santidade’. Esse é o meio da estrada, o caminho na estrada.
O Diabo e os
Seus Substitutos
18 -
A razão de o irmão Branham dizer que nem toda a estrada é o caminho para a
santidade, mas somente o meio dela, é porque o diabo também tem acesso a essa
mesma estrada, e ele tenta interferir a passagem dos eleitos por ela,
obstruindo o caminho com os ismos inspirados por ele, que são na verdade
substitutos para o caminho do meio que Deus tem preparado para os Seus filhos
transitarem. Esses substitutos são muito parecidos com o original que fazem com
que muitos vão para os extremos. Portanto
há dois espíritos muito parecidos atuando ao mesmo tempo nessa mesma estrada.
Eu Sou a Ressurreição e a Vida
(10/08/1952) § 8 – sem tradução
Tudo que Deus tem
feito, o diabo fez um substituto para isso, fez algo falso. (Isso
porque ele é um personificador, um imitador) Vê? E essa é a razão pela qual os dois
espíritos nos últimos dias vêm bem juntos, ao serem formais e fundamentais até que
eles perdem o Espírito completamente (Vê?), assim. E alguns deles no lado
radical vão direto para os ismos
com isso, mas bem no meio do caminho
fica a verdadeira Igreja de Deus, posicionada e cheia do poder de Deus. Aí é
onde ela está.
O Canal de
Deus e os Canais do Diabo
19 -
Então veja que no meio do caminho está o único canal que leva o crente para o
caminho da santidade, em direção à Cristo; porém é nos lados dessa estrada que Satanás
coloca os seus próprios canais a fim de afastar o homem de Deus.
O Pecado Imperdoável (24/10/1954) § 41
As igrejas, quando eles organizam suas
igrejas, as coisas que fazem, bloqueiam as bênçãos de Deus por suas teologias,
e Deus não pode romper para abençoar o Seu povo. Eles têm suas igrejas tão
formais, tão duras e tão engomadas que o Espírito Santo não pode entrar na
igreja. E então quando o diabo vê que ele fez isto, e que alguém romperia de
qualquer maneira, então ele lhes permite que abram outros canais que não eram o
evangelho, e os mergulha no fanatismo. Isso mesmo. Vê? Ou eles se tornam um
grupo de fanáticos ou um grupo de engomados. Mas no meio do caminho, ali está o Evangelho do Senhor Jesus
Cristo.
20 -
O irmão Branham disse em várias ocasiões que é preciso vigiar para não entrarmos
nesses canais que o diabo cria, pois se ele não puder fazer de alguém um
incrédulo ou um ateu, ele então pelo menos procurará dar a ele um substituto da
Palavra para que ele se contente com isso, porém esse substituto somente poderá
levá-lo para um dos extremos, bem distante do caminho do meio, porque é lá que
está a doutrina, e é lá que está o caminho da santidade.
Redentor, Redenção
(19/11/1955) § 45 – sem
tradução
Cada homem que é nascido
do Espírito de Deus, quando ele está estabelecido em Cristo, seus olhos estão
no Calvário, bem no meio do caminho.
Se ele é só um pouquinho emocional, a primeira coisa que você sabe, ele ficará
aqui para um lado; e a primeira coisa, ele se tornará um fanático, se ele não
vigiar. E se ele for um pouco engomado, instruído, ele ficará deste outro lado
e será tão frio e duro, e engomado, que tirará todo o Espírito dele. Se o diabo não puder impedir de você ver
a verdade, ele empurrará você para a extremidade profunda com isso. (dando
a você, por exemplo, uma fé intelectual) Agora, eu acho que isso é exatamente o que
aconteceu com a igreja pentecostal.
21 -
Não só com a igreja pentecostal, mas também com os crentes da Mensagem.
Outra
coisa que Satanás também irá fazer é tentar o crente na sua vaidade, dando a ele
um intelectualismo para convencê-lo que é um sabe-tudo e um revelado. Ele
tentará empurrar esse crente para um dos extremos da estrada a fim de perder o
equilíbrio. E infelizmente nós temos visto pessoas nessa Mensagem atuando dessa
forma, porque alguns estão totalmente enganados pensando que estão pondo os
seus olhos em Cristo, quando na verdade estão pondo os seus olhos em si mesmos.
Mas o caminho do meio fará o crente olhar para mais nada a não ser para o
Calvário, e não para si mesmo ou para algum outro a fim de prejudicá-lo.
Queríamos Ver a Jesus
(16/05/1957) § 21 – sem tradução
Quando um homem é
convertido, seus olhos estão apontados em direção ao Calvário. Se ele é só um
pouquinho nervoso, se você não vigiá-lo, ele passará para o lado fanático. Se
ele é só um pouco estudioso, ele passará para o lado engomado. Mas bem no meio do caminho está a sensata, a
sensível, a nascida de novo, guiada pelo Espírito, a favorecida Igreja do Deus
vivo, indo em direção à Cristo. Essa é a verdadeira, vinda de ambos os lados.
Um foi para um lado, e um foi para o outro, ou mostra fanatismo ou erudição e
muito duro para se curvar. Eles sabem mais sobre a Palavra do que eles sabem
sobre o Autor. (Ou seja, eles são nuvens sem água, porque eles só possuem
uma fé intelectual da Letra, mas eles não têm o Espírito da Letra) Conhecer a Palavra
não é Vida, mas conhecê-Lo é Vida: conhecê-Lo. Você não tem
que ser um estudioso; você tem que ser uma pessoa submetida. E quando você se
submete a Cristo, Cristo está obrigado a preencher essa vaga que você derramou
sobre o altar para Ele. Ele está obrigado pela Sua Palavra a fazer isso, e Ele
não deixará você.
Ficar no Caminho
do Meio é Manter o Equilíbrio
22 -
Veja que é por essa razão que transitar pelo caminho do meio, no centro da
estrada, é que fará você encontrar um ponto de equilíbrio, longe de extremos ou
de exageros, e era nesse meio do caminho que o irmão Branham andava para ter em
seu ministério um equilíbrio em sua Mensagem e no seu ensino, pois é somente no
meio da estrada que Deus vindicará a Sua Palavra como sendo a verdade.
Deus Tem um Caminho
Provido (04/04/1954) § 162
Amigos, eu sempre tentei manter um equilíbrio do
caminho. Salte em direção ao formalismo, tão formal e ritualístico quanto
eles podem ser, e as pessoas se perdem todas por causa disso. Então se você não
vigiar, você irá direto para o outro lado, e será tão fanático quanto pode ser.
Mas há um meio do caminho,
onde o verdadeiro, perfeito e sadio Evangelho é pregado, e Deus Se move por ali,
vindicando a verdade. “Estreita é a porta, e apertado é o caminho, mas poucos
haverão de encontrá-lo”.
Todo
Ministério Fora do Caminho do Meio Está Acabado
23 -
Nós já comentamos no estudo intitulado “Fogo Estranho”, que antes que um
tabernáculo ou um grupo de fiéis abandone a fé genuína, a liderança é o
primeiro a fazer isso. Por isso que para que uma igreja ande no caminho do
meio, é necessário que primeiro os ministros se preocupem em fazer isso. Se ele
andar fora do caminho do meio, não somente o seu ministério estará no fracasso,
mas a vida espiritual de muitos que estiverem aos seus cuidados também estará.
Os que ficam no meio do caminho mostram humildade e sujeição ao Espírito Santo;
afastar-se desse caminho seria orgulho porque estaria andando por sua própria
conta.
Apocalipse Capítulo Cinco
Nº 2 (18/06/1961) § 21
Estamos agradecidos por
nossos administradores. Estamos agradecidos por nossos diáconos. Estamos
agradecidos por nossa congregação. E estamos agradecidos pelo nosso pastor.
Estamos agradecidos por cada dom que Ele tem dado à igreja. E oramos para que
Ele dê a estes homens compreensão, para que eles nunca saiam para o lado
errado, mas que fiquem corretamente no meio
do caminho com isto, nunca sejam exaltados (um
sabe tudo) ou
qualquer coisa; quando você o fizer, você
está acabado bem ali. Vê? Apenas permaneça humilde com isto.
O Caminho do
Meio Entre o Arminianismo e o Calvinismo
24 -
Vamos analisar agora rapidamente apenas algumas aplicações que o irmão Branham
fez sobre o caminho do meio para algumas questões. O irmão Branham aplicou esse
seu princípio bíblico do caminho do meio para questões como a salvação e a
santificação, por exemplo. Ele não era a favor nem do arminianismo, que ensina
que você precisa fazer obras de justiça para se salvar, e nem a favor do calvinismo,
que sugere que uma vez salvo isso dá liceidade para o crente pecar porque sua
salvação está garantida. O irmão Branham cria na predestinação dos eleitos, de
que os filhos de Deus por serem Suas sementes sempre foram salvos; porém ao
mesmo tempo, o irmão Branham explicava que a insistência diária de uma vida
separada era uma demonstração da sua eleição, pois o apóstolo Paulo disse que
tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convêm ou nos edifica. Portanto um filho de
Deus salvo nunca desejará fazer nada que seja errado.
Fuja Para Cá, Venha
Depressa (02/02/1958) § 51 – sem tradução
E saber que estamos aqui
esta tarde, apenas no fim do tempo, e todas estas grandes coisas acontecendo, e
aqui estamos nós com segurança em Cristo. Sua vida prova isso. Agora, se sua vida não coincide com
isso, você está enganado. Isso mesmo. Mas se você vê isso, entende,
louva a Deus por isso, sua vida está cheia da justiça de Deus; não é difícil
para você fazer algo que seja... Você não quer fazer nada de errado. Aí é onde
as duas grandes escolas partiram para o fundo do poço, a doutrina arminiana.
Você tem que fazer uma determinada coisa e fazer uma determinada coisa. Isso são
obras. E do outro lado, os calvinistas, que foram para o “Bendito seja Deus, eu
estou salvo, eu faço o que eu quero”. Vê? Mas é o meio do caminho. Se você O ama você não vai fazer nada de
errado, como a sua esposa.
24 -
Mas veja também que embora o irmão Branham não fosse nem calvinista e nem
arminianista, ele admitia que houvesse um pouco de verdade entre cada um deles,
ainda que tivessem ido aos extremos, enquanto o irmão Branham dizia que o
melhor é ficar entre um meio termo entre os dois.
Deveis Nascer de Novo
(19/06/1958) § 13 – sem tradução
Então, sem tentar dar um
aperto em uma crença calvinista agora (vê?), eu não estou. Ao dizer isso saiba que
eu estou falando a um - um povo legalista. Não é nada disso, porque eu sou um
legalista também. Mas eu creio assim, que Calvino
tinha alguma coisa, e assim o arminiano tinha alguma coisa. E ambos tinham
alguma coisa, porém eles correram para as extremidades profundas disso.
O calvinista diz: “Bem, eu estou salvo e só isso resolve”. Sua vida prova que
ele não está, então ele não é salvo. E o legalista diz: “Eu tenho que fazer
isso, e eu tenho que fazer isso, e eu tenho que fazer isso”. Então, se você não
é nascido de novo você ainda não é salvo; então aí está você. Vê? É no meio, no
meio do caminho, é onde nós
temos que ficar.
26 -
Agora, o arminianismo não trata apenas do ensino metódico de purgação e
santificação do crente, mas também de que o homem possui livre-arbítrio para se
salvar. Embora o irmão Branham falasse em livre arbítrio em seus sermões ele
não dava a essa expressão o super poder que o arminianista procura dar. E
parece que alguns nessa Mensagem ainda têm dificuldades para entender isso, de
que o irmão Branham também andava no caminho do meio sobre essa questão, como o
próprio irmão Lee Vayle nos explicou.
Quem é Este Melquisedeque?
12 (11/09/1988) § 80
Bem, eles dizem: “Bem, eu
creio no livre arbítrio”. Eu quero que você encontre essa palavra na Bíblia –
“livre moral” e “agência”. Eu estou com o Dr. Pink sobre isso. Você diz: “Bem,
o irmão Branham usou”. Sim, mas ouça como ele a usou. Ele não a usou
como o mundo aqui fora a usa.
27 -
Agora, quanto à santificação que o arminianista incentivava para que todo o
crente tivesse, isso tinha o apoio do irmão Branham, porém não da maneira como
era ensinado por eles, de que você tem que se esforçar para ser santo. O irmão
Branham dizia que isso irá depender da natureza de cada um. Ninguém precisa se
esforçar por isso. Se ele for salvo, o Espírito Santo nele simplesmente irá
produzir os Seus frutos; se fosse você que tivesse que se esforçar por alguma
coisa, os únicos frutos que você poderia produzir seriam os da carne, assim
como a única fé que você mesmo poderá produzir será a intelectual, e não a
divina que vem de Deus somente. Então esse é o caminho do meio sobre a questão
da santificação. Não é você que se faz de santo, mas é o Deus santo em você que te torna um.
Deus Ocultando-Se em
Simplicidade, Então Revelando-Se na Mesma (17/03/1963) §§ 228-229, 234-235,
237-239
Existe um lado que é
altamente intelectual, frio e indiferente, eles negam tudo lá. E os outros se
colocam do outro lado, do outro lado com um bando radical de emoção, e negam a
Palavra. Mas a Igreja realmente verdadeira fica bem no meio
da estrada. Agora, se notar, ela tem o conhecimento bíblico do
que Deus disse, e é suficientemente espiritual para ser quente no coração, e o
caminho é exatamente este. (...) Agora, uma estrada de santidade, as pessoas tentam se fazer santas. E
quando você tenta, é exatamente como eu disse antes, é como um… Seria como se
um abutre tentasse colocar penas de pombo em si, para se fazer de pombo, quando
sua natureza ainda é a de abutre. Está vendo? Ele, é… Seria como um corvo que
tentasse enfiar penas de pombo, ou de pavão, e dissesse: “Veja, sou um belo
pássaro.” Veja, é algo manufaturado. Mas um pavão não tem de se preocupar se
vai ter penas de pavão ou não. O pombo não tem de se preocupar se vai ter penas
de pombo ou não. Contanto que sua
natureza seja a de pombo, ele terá penas de pombo. (...) A Igreja é o Corpo de Cristo. É um
indivíduo, entre outros indivíduos que nasceram no Reino de Deus. Isso vem de
dentro para fora. É vivido automaticamente. Não se pede para a ovelha produzir
lã… ou manufaturar lã, quero dizer. A ovelha não tem de manufaturar lã. Ela
diz: “Agora, meu mestre quer que eu produza lã este ano. Tenho de me pôr a
trabalhar.” Não, a única coisa que ela tem de fazer é permanecer ovelha. Isso
mesmo. A lã, na verdade, nasce automaticamente… Nasce. Nasce. Ela a produz
porque… E não nos é pedido para manufaturar frutos. Devemos produzir fruto,
veja, dar frutos. Está vendo? Devemos dar fruto. E enquanto você for uma árvore
frutífera de Deus, com a Palavra de Deus, a Palavra de Deus vindicará a Si
mesma. Dará fruto enquanto a Palavra estiver ali dentro. Jesus disse: “Se vós
estiverdes em Mim, e a Minha Palavra em vós, pedi o que quiserdes e será
feito.” Está vendo? Não se manufatura isto. Não se induz a isto. Simplesmente
está aí, e segue adiante.
28 - Então esse era o
caminho do meio que o irmão Branham ensinava sobre a questão da busca por
santificação que o arminianista pregava. Se alguém não tem o Espírito Santo ele
só poderá fingir, pois só o Espírito Santo em alguém é que poderá fazer com que
ele frutifique para Deus.
O Caminho do
Meio Entre a Trindade e a Unicidade
29 -
Agora, o irmão Branham também cria no caminho do meio sobre a questão da
Divindade. Ele dizia que tanto a unicidade estava errada, que faz do Pai o Seu
próprio Filho e do Filho o Seu próprio Pai, como também estava errada a
doutrina da trindade que tenta dividir Deus em três pessoas.
A Água do Batismo ou A
Divindade Explicada (20/01/1961 ou 19/01/1961) § 74
Agora, há não muito tempo
atrás – e talvez o mesmo homem possa ouvir esta fita algum dia, que eu, que –
que isto aconteceu. Foi o irmão Scism da unicidade. Agora, vocês... Muitos de
vocês que ouvem isto diriam: “O irmão Branham é um unicista”. Eu não sou. Eu
acho que ambos estão errados, ambos a unicidade e a trindade. Não para ser
diferente, mas é sempre o meio do
caminho. Como Isaías disse; Isaías 35 disse: “Haverá uma estrada”. E
vocês irmãos nazarenos, e assim por diante, vocês dizem. “A grande e antiga
estrada da santidade”. Me perdoe. Ela não diz “A estrada da santidade”. Ela
diz: “Haverá uma estrada e... (“e” é uma conjunção) e um caminho, e ele será
chamado o Caminho da Santidade”. Não é “a estrada da santidade”. O “caminho”
está no meio da leitura. Cada lado é onde os declínios são encontrados. É aí
onde vocês unicistas foram para um lado, trinitários foram para o outro lado,
mas a verdadeira mensagem se encontra no centro da estrada!
30 -
Então veja que aqui o irmão Branham disse que ambas as doutrinas estão ao lado
da estrada, porque ambas estão erradas em suas teorias. Porém aqui surge uma
pergunta: se o profeta de Deus disse que essas duas doutrinas estão erradas,
por que os nossos amados irmãos da Mensagem só gostam de combater a trindade?
Você dificilmente verá um ministro da Mensagem combater a unicidade. Você nunca
se perguntou por quê? A resposta é simples: porque eles não podem combater algo
no qual eles mesmos acreditam. Eles não podem combater a doutrina da unicidade
porque eles se convenceram de que essa é a Mensagem de William Branham. Mas
eles conseguem fazer algo ainda pior do que crer nesse falso ensino, que é
negar que eles creem, tentando te convencer que a reclamação do irmão Branham acerca
dessa doutrina era só no tocante à mecânica do batismo. Porém eu tenho uma
péssima notícia para dar para esses nossos irmãos: a mensagem da unicidade que
eles encobertamente defendem é tão falsa quanto à trinitária que eles
publicamente combatem, porque aqui o irmão Branham disse que ambas as doutrinas
foram para o lado da estrada, que como ele já nos explicou, é onde ficam os
ismos e os canais do diabo para afastar o eleito do original, porque a
verdadeira mensagem que te leva para Cristo e Sua santidade está no meio da
estrada e não para um de seus lados.
31 -
As doutrinas da trindade e da unicidade são extremas, porque estão ao lado da
estrada, e ao lado da estrada só o que você irá encontrar são ismos, que são os
canais do diabo. Como então alguém pode afirmar crer na Mensagem e ao mesmo
tempo andar fora do meio do caminho? No meio do caminho você tem a verdadeira
mensagem, disse o profeta, que é onde está a chuva da doutrina que regou os
rios dos ermos neste tempo do fim, mas se você for para qualquer um dos lados
só o que você irá encontrar serão nuvens sem água. E são essas duas doutrinas
que podem tornar alguém tanto engomado quanto fanático.
A Chuva da
Doutrina Limpa o Meio da Estrada
32 -
E se é no meio da estrada que a chuva da doutrina é derramada, então só o que
você irá encontrar aos lados da estrada será toda a sujeira que estava no meio
e que a água arrastou para aquelas beiradas. Era assim que o irmão Branham explicava.
Expectativa (07/02/1961)
§§ 45-46 – sem tradução
Então eu deveria falar
naquela manhã na classe dos homens. Eu estava sentado atrás do irmão Roy, e o
irmão Roy disse: “Sabe, eu ouvi um homem dizer”, e esse era eu, “que o meio da
estrada é o lugar”. Ele disse: “O meio da estrada...” Eu creio nisso. Deus disse
em Isaías 35: “Haverá uma estrada”. Muitos de vocês, queridos nazarenos
costumavam cantar: “A estrada da santidade”. Não. “Haverá uma estrada e (“e” é
uma conjunção. Amarra a sua sentença junto) - e um caminho, e ele será chamado
o caminho da santidade”, não é “a estrada da santidade”, “o caminho”. A estrada correta é construída de modo que a água lave o
lixo para um lado ou para o outro...
33 -
Quando uma boa estrada é construída, às vezes em alguns trechos ela fica levemente
encurvada no seu centro para que quando cair a água da chuva, não fique
empoçada, do contrário isso pode com o tempo provocar a erosão no asfalto.
Então quando a chuva cai, a água desce e resvala para os lados arrastando a
sujeira que estava no meio. Foi por isso que o irmão Branham disse: “A estrada
correta é construída de modo que a água lave o lixo para um lado ou para o
outro”. Agora, de que lixo o irmão Branham aqui está falando? Das
doutrinas da unicidade e da trindade e de qualquer outra coisa que fosse
contrário à Palavra, como os modismos que naqueles dias estavam surgindo nas
igrejas pentecostais e que ele dizia serem também substitutos da Palavra.
34 -
Agora, como que Deus está lavando esse meio da estrada hoje? Ao derramar sobre
o centro da estrada a chuva de Sua Palavra por intermédio do ministério
quíntuplo. Os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, enfim,
todos os ministros chamados por Deus estão exercendo o papel de faxineiros,
limpando, varrendo, escovando. Deus manda a chuva de Sua Doutrina e eles fazem
o resto; na verdade é Deus Quem faz tudo, mas Ele usa os Seus vasos. Então o
que o ministério quíntuplo faz é lavar o meio da estrada com a água da doutrina
para deixar o caminho limpo para o eleito passar.
35 -
Porém como alguns preferem transitar pelos lados da estrada, devido a tanta
imundícia acumulada, muitos acabam sofrendo acidentes na pista. E aí o mesmo ministério
quíntuplo às vezes também acaba cumprindo o papel de SAMU, Corpo de Bombeiros,
enfim, para tentar acudir e atender alguns feridos e acidentados na estrada,
por causa das escórias unicistas e trinitárias que deixaram a pista perigosa e
até intrafegável em alguns pontos. E às vezes o ministério quíntuplo também exerce
o papel de SWAT ou forças especiais para combater os terroristas e as organizações
criminosas heréticas que tentam largar suas heresias no meio do caminho. Em
outras palavras, Deus com o Seu ministério quíntuplo está atento para deixar o
meio da estrada limpo e asseado para você transitar com segurança.
Então ou você seria um
frio e engomado ou um fanático na... Mas o caminho certo é no meio da estrada, bem em direção
ao Calvário, direto na estrada. Então o irmão Weed se levantou e disse: “Um
homem... Isso não é uma boa ética de condução”. Ele disse: “Se um homem
dirigisse no meio da estrada, ele seria morto”. Ele disse: “Isso não é uma boa
ética de condução”. Ele não sabia que eu estava sentado atrás dele. Toquei-lhe no
ombro; eu disse: “É isso aí, irmão, você está tão materialista, você está...”
Eu disse: “Nesta estrada você não volta atrás. É apenas um tráfego de um sentido único indo nessa direção”...
36 -
Ou seja, ninguém vem no sentido contrário. Não é uma estrada de mão dupla, é de
uma só via, só de ida, todos numa só direção. Ninguém vem do outro lado. Portanto
nessa estrada, se você andar no meio dela você não será atropelado e nem
atingido por alguém que pudesse vir no sentido oposto. Então nesse caminho da
santidade você pode ir a 300 km/h, mas só se você for andar no meio dela. Se
você quiser andar nessa velocidade para um dos lados da estrada, as escórias da
unicidade ou da trindade farão você capotar. Você sofrerá um acidente e ficará
no caminho. Os nossos irmãos da Mensagem estão passando por isso, eles
escolheram correr em um lado da estrada pensando em evitar acidentes. Aqueles
que têm medo de andar no caminho do meio, preferindo ir para um dos lados com
medo de investigar a doutrina e descobrir que estão no erro, fazem isso só para
evitar acidentes, sendo que é justamente em um dos lados dessa estrada é que os
acidentes podem acontecer.
E assim... Ele é - ele é
um irmão doce, simplesmente tão bom quanto poderia ser pensado...
37 -
Ou seja, ele tinha um bom coração, embora ele fosse um trinitário, porque esse
irmão era assembleiano. E a mesma coisa também se repete com muitos unicistas
que igualmente possuem um bom coração. Porém como nós já estudamos em outra
ocasião, a Noiva não tem a doutrina certa e o coração errado, ou o coração
certo e a doutrina errada. A verdadeira Noiva de Jesus tem a doutrina certa e o
coração certo, porque ela está no caminho certo que é o centro da estrada. Os
lados dessa estrada estão sujos e poluídos, porém o meio da estrada está limpo
e aberto porque é só ali que a chuva da doutrina é derramada. Porém eu já vi
crentes dessa Mensagem me dizer que não se importariam em ter a doutrina errada
desde que tivessem um bom coração, só para não ter que discordar dos seus grupos
que estão errados em sua doutrina. Então eles estão preferindo andar em um dos
lados da estrada, ao invés do centro.
Oh, que coisa, eles não -
não os torna melhor do que Roy Weed. Mas foi simplesmente tão bonito, sabe, que
ele disse: “Agora, dirija no meio da estrada e você irá colidir”. Eu disse:
“Irmão Weed, não vamos colidir; estamos indo em uma direção reta. Simplesmente
nessa direção. Nós não voltaremos de modo algum...”. É um bilhete de ida, eu
estou feliz que eu o tenho, então, você não? Um bilhete de ida... Que o
Espírito Santo revele através da Sua Palavra, creio que isso é verdade; ficamos
certos com isso.
Hebreus Capítulo Um
(21/08/1957) §§ 67-72
Agora, eu creio que existe
o meio do caminho. O caminho,
agora, muitas vezes... eu costumava ir à igreja nazarena. Que o senhor abençoe
aquelas pessoas queridas. Metodistas antiquados e santificados; é o que eles
são; a igreja de Deus, os nazarenos, os peregrinos da santidade e muitas
daquelas boas igrejas santas. E eles cantavam um hino: Estou andando no Velho
sublime caminho, Dizendo em todas as partes que vou, Eu prefiro ser um cristão
antiquado, Senhor, Do que qualquer outra coisa que conheço. Bom. Maravilhoso. E
depois eles costumavam falar sobre a estrada da santidade. Agora se você ler
isto... Eles tiraram isto de Isaías capítulo 35. Agora, se você observar, ele
disse: “Haverá uma estrada, e um caminho”. Agora, “e” é uma conjunção. Vê? Uma
estrada, não era uma estrada da santidade. “Haverá uma estrada e um caminho e
será chamado ‘o caminho da santidade’,” não a estrada da santidade. “O caminho
da santidade!” E o caminho da estrada está no meio da estrada. Ela é construída assim para que então as águas lavem o lixo para ambos os lados, conservando a
estrada limpa. (Lixos unicistas, trinitários
e tudo mais) Se
não for assim, você terá atoleiros na sua estrada o tempo todo; se ela não for
construída corretamente. “O caminho” é o
meio da estrada. Agora, deste lado, quando as pessoas se convertem,
suas mentes são colocadas corretas em Cristo. E se elas são um pouco sábias, e
não permanecerem sob oração, elas ficarão bastante frias, e duras, e
inflexíveis e indiferentes. E então, se ficarem um pouquinho nervosas, se você
não vigiar, elas simplesmente se tornam radicais e selvagens neste lado, veja,
elas vão por sensações e tudo mais. Agora... Mas a verdadeira Igreja é o
verdadeiro Evangelho sadio, bem no meio
do caminho. Não é fria e dura; nem mesmo é fanatismo. É um velho
Evangelho muito bom e quente, que sente no coração o amor de Deus; indo
diretamente para o meio do caminho,
chamando de ambos os lados. Isso mesmo. Agora isto é o que... e como você
chegará a isso, Igreja? Direto da Palavra, o Urim e Tumim. Agora, Paulo queria colocar esta igreja bem
no meio do caminho, então ele
foi estudou três anos nas Escrituras que ele conhecia. Portanto, Paulo escreveu
a maior parte do Novo Testamento...
38 - Então o que são
a doutrina da unicidade e a doutrina da trindade para William Branham? Nada
mais do que sujeira e escória que é arrastado para os lados da estrada quando a
chuva cai sobre ela. Então é isso que a água da chuva da doutrina faz. Ela
limpa o caminho do eleito e predestinado, que fica no meio da estrada, para que
ele possa andar em direção à Cristo, e ao mesmo tempo arrasta para os lados toda
a imundícia e a escória e a sujeira unicista e trinitária.
Não Há Substitutos Para o
Caminho da Santidade
39 -
Além dessas doutrinas, o irmão Branham qualificava também como substitutos de
Satanás todo o novo movimento espiritual e os modismos que estavam acontecendo
em várias igrejas pentecostais e que não tinham nada a ver com o Evangelho de
Jesus, que só levam ao fanatismo e ao formalismo. Certamente que a chuva da
doutrina também arrasta tudo isso para os lados da estrada para deixar o seu
centro limpo. E qualquer coisa que for ensinada nessa Mensagem que tenta substituir
o que o irmão Branham ensinou, também são lavados para fora do meio da estrada pela
chuva da doutrina.
Deus Mantém a Sua Palavra 1
(06/03/1957) §§ 24-25
O Dr. Roy Weed, o
presbítero estadual das Assembleias de Deus, de Indiana, um dos meus amigos do
peito de uma verdadeira igreja... um irmão. E aqui, há não muito tempo, o irmão
Weed estava falando, e ele sabia que a minha posição era: Permanecer no meio do caminho. Nunca ir ao
fanatismo, ou nunca ir ao formalismo, mas permanecer com a pura Palavra de Deus
não adulterada, e construir sobre essa base sólida, e não aceitar nada, a menos
que seja confirmado na Palavra de Deus. E eu lhe disse, no meio do caminho. Em uma Convenção de Negócios, recentemente,
o irmão Weed, eu acho, não sabendo que eu estava ali, ele disse: “Eu ouvi o
irmão Branham dizer: ‘No meio do
caminho’.” Ele disse: “É claro que vocês sabem que não é a boa ética.
Um homem que fica no meio do caminho
pode ser atropelado.” Em poucos minutos, o mestre de cerimônia disse: “Irmão
Branham, você tem uma palavra a dizer?” Eu disse: “Certamente que sim.” Eu disse:
“Irmão, esses irmãos se tornaram tão terrenos que eles nunca poderão subir para
ver o ‘Assim diz o Senhor’”. Esta estrada em que estamos viajando é uma estrada
de sentido único; você não volta nela. Ou você vai com Deus, ou vai para os
extremos, ou de um lado ou de outro. E a única maneira que você pode fazê-lo...
Irmão, nós não precisamos de toda essa coisa formal que temos hoje, nós também
não precisamos de todo esse fanatismo que temos hoje. Há muito do real e
genuíno Espírito Santo, e os céus estão carregados com isto e não há necessidade de termos um substituto,
e tentar chegar ao céu baseado em alguma sensação, quando a Palavra de Deus diz
que você não pode fazer isso. Qual é a
utilidade de aceitar um substituto? Nem juntar-se a uma igreja e colocar o
seu nome no livro, ou ir até ali e entrar em algum tipo de coisa que você vai
ter que saltar para cima e para baixo, ou correr óleo de suas mãos ou faces
sangrentas, ou algo, quando essa coisa veio do inferno. Não está na Palavra de
Deus. Se você crê que eu sou um profeta de Deus, receba a minha palavra e fique
longe de tais coisas.
40 -
Obviamente que tanto os trinitários como os unicistas se ofendiam com a aquela
declaração do irmão Branham de que ambas as doutrinas estão fora da verdadeira
Mensagem de Deus por serem extremadas, enquanto que a verdadeira Palavra de
Deus fica no centro da estrada. Nesse meio da estrada não existem substitutos, pois
todos os substitutos e ismos de Satanás são arrastados pela Doutrina para os
lados, para que o filho de Deus possa transitar no meio dessa estrada em
segurança e sem tropeços, sendo posicionado somente na Palavra e guiado pelo
Espírito Santo. Somente aqueles que andam no meio
do caminho é que podem se mover da maneira como o Espírito Se move, nem para
direita e nem para esquerda. Nem para o lado fanático e nem para o lado formal.
A Visão de Patmos (04/12/1960) § 102 – sem tradução
Uma boa estrada que é construída, a maior
parte está no centro, porque permite que todo o lixo seja lavado para
ambos os lados. (E Deus fez isso conosco. Primeiro o lixo
trinitário foi lavado de nossas vidas, e agora por último o lixo da unicidade) É isso. Quando
um homem realmente vem a Cristo, ele tem os olhos centrados em Cristo. (Na
doutrina de Cristo, e em mais nada) Se ele é um pouquinho emocional, ele será um
fanático. Se ele é um pouco frio, ele ficará desse outro lado e será
simplesmente um pepino, desse lado; veja, seu intelectual. Mas a coisa
principal é bem no meio do caminho,
com o Espírito suficiente em você, mantendo você aquecido e em movimento. Amém!
E sabendo o suficiente para manter-se sob obediência ao Espírito, para se mover
exatamente quando o Espírito Se move; nem antes e nem depois, da mesma maneira
que o Espírito Se move.
Conclusão
A Pomba e o Cordeiro (25/03/1957) § 64 –
sem tradução
E agora olhe o que a igreja tem feito. Ou
ela saiu com um grupo de fanáticos, ou saiu com verdadeiros engomados e duros e
não tiram nada disso. Mas, irmão, há o meio
do caminho, onde o verdadeiro Evangelho é pregado e os – os verdadeiros
sinais e maravilhas da Bíblia acompanham; um doce Espírito Santo conduz aquela
igreja. Esse é o tipo de igreja para se ir, uma igreja inteligente, pregando a
Palavra, posicionada sobre a Palavra, com um verdadeiro sermão do evangelho
completo, do verdadeiro Espírito de Deus; tudo no Espírito, tudo é decente, todos
em ordem, tudo em amor; esse é o tipo de igreja que nós queremos. (...) Nós apenas começamos a ficar um pouco
arrogantes e diferentes em nossas igrejas; a Pomba voou para longe.
41 -
Então conforme nós vimos em Isaías 35, uma promessa foi entregue para os filhos
de Deus dizendo: “Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança”, ou seja, Ele viria como um Juiz para julgar. Lembre-se que na parábola
das bodas não foi o filho do rei que repreendeu aquele convidado que estava sem
vestes nupciais, mas o seu próprio pai, o rei; da mesma forma é Deus mesmo Quem
desceu e está aqui agora para julgar aqueles que rejeitaram Sua Palavra, não o
Seu Filho. Mas ao mesmo tempo em Isaías também foi dito que Deus virá “com recompensa
de Deus; Ele virá, e vos salvará”. Sabemos
que Ele terá que vir para Israel algum dia no tempo dom fim, mas antes disso,
Ele apareceu para nós os gentios, lá no rio Ohio, em 1933, vindicando um
profeta com uma Mensagem precursora da segunda vinda de Cristo. Foi dito também
em Isaías que quando a chuva de Deus enchesse os rios para tornar os campos
e os desertos férteis, Ele mesmo desceria para acudir o Seu povo, dizendo “os olhos
dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão”.
Pois foi a chuva da doutrina que tem feito isso conosco nestes últimos dias.
Nós antes estávamos cegos e surdos andando pelos lados da estrada, dando ouvidos
aos ismos, aos substitutos e aos canais do diabo, o que nos deixavam cegos e
surdos. Mas depois que a chuva foi derramada, ela nos levou de volta à fé
apostólica, e agora nós já podemos ver e ouvir e nos vestir com as roupas
nupciais de festa e de alegria. E enquanto os sistemas dos homens aí fora prosseguem
com a sua sequidão espiritual, nós nos fartamos com o manjar de Deus porque Ele
tem nos visitado nestes últimos dias por meio de um profeta vindicado e nos
entregou a Sua Mensagem que prepara uma Noiva para o Arrebatamento. Ele nos
preparou também um caminho da santidade no meio da estrada para nos levar até o
Seu reino. “O imundo não passará por ele. Só os remidos andarão por ele. E os
resgatados do Senhor”.
Então
que a Noiva possa se manter sempre vigilante em sua marcha, sem sair do centro
desta estrada, onde o verdadeiro Evangelho é pregado. E que Deus ajude a Sua
Igreja no Nome de Jesus Cristo. Amém.
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