Lee Vayle Na Mira Dos Críticos
Alguns irmãos e ministros têm me questionado sobre certas palavras do
profeta que alguns críticos vêm utilizando para alegar que o irmão Branham
estivesse repreendendo publicamente ao irmão Vayle por algum desvio doutrinário
ou de ensino seu. A passagem que estão usando é a que segue abaixo, tirada do
sermão “Cristo é o Mistério de Deus Revelado”, (28/07/1963) § 130:
“E você injeta algo Ali dentro, e isso não O faz ‘o mesmo ontem, hoje, e
eternamente’ irmão Lee, para onde o irmão vai? O irmão tem um quadro horrível
ali. Pois Ele era a história, veja. E Ele é o Profeta. Ele é os Salmos. Ele é
tudo. E se você não pode fazer Dele tudo e o mesmo, como — com o que se parece
o seu quadro? Vocês o vêem? [A congregação diz: ‘Amém’ - Ed.] Está bem”.
Bem, fazer uso dessas palavras do profeta só porque ele está falando com
o irmão Vayle enquanto ele as pronuncia, alegando com isso que ele estivesse
repreendendo pessoalmente a ele, é realmente uma atitude de muito desespero por
parte dos críticos que buscam de todas as maneiras uma desculpa que justifique
sua pirraça. Porém antes de analisarmos suas palavras, vamos repassar aqui as
conjunturas que envolveram esse dia em que o profeta pregou esta mensagem.
Este sermão do irmão Branham foi pregado no dia 28 de Julho de 1963, e
há exatas duas semanas antes, no dia 14 de julho daquele ano, o irmão Vayle
também havia pregado um sermão no mesmíssimo Tabernáculo Branham. Nesse período
do ministério do irmão Branham, os dois estavam muito próximos e o irmão Vayle
recebeu um convite do irmão Neville para pregar no culto da noite, caso o irmão
Branham não comparecesse. Porém mesmo o profeta estando presente, foi cedido ao
irmão Vayle o tempo de 70 minutos para entregar a sua mensagem naquela noite
intitulada “Por que Marcos 16 Não Tem
Operado? E Como, De Acordo Com a Escritura, Fazer Operar?”. Naquela
ocasião o irmão Neville introduziu o irmão Lee com essas palavras:
“Assim que eu perguntei
ao Irmão Vayle, hoje à noite, se ele ministraria para nós, no caso de que o
Irmão Branham não ministrasse. Porque ele se associou com ele nas reuniões, e
ELE CONHECE ACERCA DO CAMINHO, ESTE CAMINHO... Por isso que se ele viesse hoje
à noite e falasse para nós, eu teria o maior prazer em tê-lo para falar.”
O
irmão Neville confirma aqui com suas próprias palavras de que o ir. Vayle
estava associado com o irmão Branham auxiliando-o em suas reuniões e na
ministração da Palavra. Três dias depois deste culto em que o ir. Vayle pregou,
ele foi batizado pelo próprio profeta. (“Paulo, Prisioneiro de Cristo”,
§ 8) Portanto tudo isso mostra que naqueles dias o irmão Branham e o irmão
Vayle estavam muito próximos desfrutando de um companheirismo contínuo e
intenso, dentro e fora do tabernáculo, sempre conversando sobre temas
doutrinários como o próprio irmão Vayle dizia:
“Eu
não – talvez eu não tenha caçado com ele, mas com certeza tivemos alguns bons
momentos juntos falando sobre doutrina”.
(“O
Corpo do Senhor” § 99).
É por
essa razão que o profeta faz menção do nome do irmão Vayle no sermão “Cristo é
o Mistério” dias depois, uma vez que eles estavam sempre conversando sobre
temas doutrinários e sobre os problemas envolvendo a Igreja naqueles dias. O
irmão Vayle estava escutando o profeta na plataforma e com certeza aquelas
palavras dirigidas ao ir. Vayle já faziam parte de suas conversas. No sermão
“Cristo é o Mistério”, houve uma ocasião anterior a essa em que ele se dirigiu
ao irmão Lee mencionando o seu batismo e o companheirismo que ambos estavam
tendo juntos:
“E o
Irmão Lee Vayle assentado aqui, eu creio que esteja tudo bem dizer isto, nós
apenas... Ele havia descido, e este distinto batista erudito aqui tinha... Eu o
batizei no Nome de Jesus Cristo, aqui no tanque outro dia, o irmão Lee Vayle. E
deste modo ele é realmente um homem distinto, um irmão em Cristo. Ele já pregou
para nós aqui antes, alta e intelectualmente educado, e além disso, UM HOMEM
GUIADO PELO ESPÍRITO”. ...
(“Cristo
é o Mistério de Deus Revelado”, § 43)
Quão
contraditório dizer que o irmão Branham estaria minutos depois repreendendo o
seu associado a quem anteriormente disse ser guiado pelo Espírito. Nos
parágrafos seguintes, o irmão Branham menciona uma conversa que ele teve com o
irmão Lee no Blue Boar, e depois em sua própria casa junto com a irmã Meda,
mostrando o quanto ambos estavam unidos em companheirismo. Porém mais contraditório ainda é quando lemos os relatos do
profeta sobre sua conversa com o irmão Vayle no Blue Boar, onde Lee em defesa
do profeta, pergunta-lhe por que permitia que certas pessoas zombassem dele sem
repreendê-las, e o profeta lhe explicou que a mesma coisa aconteceu com Davi
quando foi amaldiçoado dizendo que o Senhor havia permitido aquilo. Se o
profeta não repreendia os que lhe perseguiam, nada seria mais contraditório
vermos depois ele repreendendo a um associado seu.
Com esses dados preliminares, percebe-se que tais alegações somente
poderiam ser produzidas por uma mente poluída e que não foi batizada pelo
Espírito Santo, pois nem a jumenta de Balaão se confundiria com isso. Portanto aqueles que usam essas palavras do profeta alegando que
ele estaria repreendendo publicamente o seu associado, mostra estar não somente
confuso, mas com um espírito errado, o que demonstra também serem
impossibilitados a fazer um juízo justo sobre qualquer outra coisa que o
profeta possa mencionar nesse ou em qualquer outro sermão. Não é novidade saber
que existem tais pessoas que distorcem as palavras do profeta, uma vez que eles
o fazem todos os dias ao tentar torcer a sua doutrina fazendo o profeta dizer o
que eles querem. Eles estão confusos e querem confundir aos outros.
Quando
se tira as palavras do profeta ou mesmo da Bíblia de seu contexto pode-se
alegar qualquer coisa. Sempre que alguém
possuir uma dúvida sobre um texto qualquer, basta contextualizar aquelas palavras
com o restante dos parágrafos, porque o profeta era um exímio arquiteto; ele
construía as bases de cada argumento seu; ele colocava os alicerces para depois
“construir” por cima deles. Portanto embora ele fugisse algumas vezes do seu
tema, ele nunca perdia o foco da ideia que ele estava desenvolvendo para que
sua audiência compreendesse o que ele estava dizendo.
Agora vamos refletir nas palavras do profeta onde ele novamente se
dirige ao irmão Vayle. Neste caso, bastaríamos ler um pouco antes, a partir do
§ 124:
“Por
isso é que nós temos quadros hoje que parecem horríveis. Dizem: ‘Nós somos
crentes’, e a vaca comendo grama no topo da árvore. Não funciona. É quando eles
dizem: ‘Sim, Ele é sob todos os aspectos, porém somente de uma certa... Ele é o
mesmo ontem, hoje, e eternamente; tudo menos uma certa coisa’. Está vendo?
Então você arruína o seu quadro.
A
Bíblia disse que Ele é o mesmo! São João 5, ou São João 14:12, Ele disse:
‘aquele’, aquele, qualquer um. ‘Aquele que crê em Mim, também fará as obras que
Eu faço’.
‘Bem, isso foi para uma outra era’.
Aí
você tem o seu quadro errado de novo. Você tem um homem pescando no deserto,
peixe, num monte de areia quente onde não há peixe. Está vendo? Veja, você tem
que trazê-lo de volta aonde ele pesque, na Galiléia, onde há muito peixe, veja
você. Está vendo?
Você –
você tem que fazer o quadro parecer correto. É o grande quadro de Deus. E há
somente uma maneira que você o verá, isso é quando você vê a Jesus Cristo. Aí
está a Bíblia inteira. Ele é o tema principal da Bíblia.
Agora,
vocês perceberam que de qualquer um destes lugares aqui vocês poderiam tomar um
texto. E é simplesmente difícil para um pregador ficar quieto. Parece que ele
deseja continuar com isso. Mas vocês têm de voltar àquilo que estamos
ensinando.
Ele é
o tema principal da Bíblia. Ele estava nos profetas. Ele estava nos Salmos. Ele
estava na história da Bíblia. A Bíblia é um Livro profético. É um Livro
histórico. É um Livro de amor. É um Livro de – de cânticos. É um Livro de Vida.
E ali dentro você encontra a Cristo. Ele estava nos profetas. Ele estava nos
Salmos. Ele estava na história. E Ele também, na Bíblia, é as coisas que hão de
vir. Deste modo, Ele era antes e muito depois. O que isso faz Dele então? ‘O
mesmo ontem, hoje, e eternamente’.
E você
injeta algo Ali dentro, e isso não O faz ‘o mesmo ontem, hoje, e eternamente’,
irmão Lee, para onde o irmão vai? O irmão tem um quadro horrível ali. Pois Ele
era a história, veja. E Ele é o Profeta. Ele é os Salmos. Ele é tudo. E se você
não pode fazer Dele tudo e o mesmo, como – com o que se parece o seu quadro?
Vocês o vêem? [A congregação diz: ‘Amém’. - Ed.] Está bem”.
Aqui o profeta está mencionando os que negavam que Jesus era o mesmo,
negando, por exemplo, que Ele ainda cura hoje e batiza com o Espírito Santo, e
que também não criam que o mesmo Deus que estava nos profetas da Bíblia estava
naqueles dias outra vez em um profeta vindicado por Ele. Segundo o profeta,
isso é pintar um outro quadro de Jesus, diferente do que a Bíblia mostra. E nas
palavras do profeta, o quadro distorcido que pintam Dele é “horrível”, pois
acrescentam outra ideia diferente sobre Deus e de como Ele Se manifesta. Se
eles não creem em Hb 13:8 como poderiam aceitar, por exemplo, que Deus estava
outra vez ali em carne humana, na manifestação do Filho do Homem? Sendo assim,
estão pitando um outro quadro Dele.
Agora, se estão usando essa passagem para dizer que o irmão Lee está
pintando um outro quadro “horrível” de Jesus injetando outra ideia, isso já
seria uma apelação desesperada, porque o profeta nunca pregou nenhum sermão
para combater alguém pessoalmente. Estariam dessa forma colocando outras
palavras na boca do irmão Branham, o que aliás, é o que eles mais fazem. ELE NÃO ESTÁ AQUI DE MODO NENHUM SUGERINDO QUE O SEU ASSOCIADO ESTIVESSE
INJETANDO ALGO À ESCRITURA. Nunca o irmão Vayle injetou algo que negasse Hb
13:8. É certo que o profeta não está aqui insinuando que o irmão Vayle fizesse
isso. Em seu livro “O Profeta do Século XX”,
§ 29 Lee Vayle escreveu:
“Sendo
que Deus não muda como diz a Escritura: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e
eternamente”
Portanto
o irmão Vayle não injetou nada contrário a essa Escritura que o irmão Branham
lhe mencionou. Ele não pintou um “quadro horrível” negando a verdade bíblica de
Hb 13:8, uma vez que ainda em seu livro mencionou que o próprio ministério de
cura do irmão Branham estava cumprindo aquela Escritura:
“Sendo
um crente firme em toda a Palavra de Deus, e estando firme no fato de que Jesus
Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente, não vacilou em orar pelos
enfermos”.
(“O
Profeta do Século XX”, § 124)
Em seu
relato de um grande milagre ocorrido nas campanhas Branham em Durban, África, o
irmão Lee escreveu:
“Quando
ele chegou à plataforma, o irmão Branham viu uma visão a este homem erguido e
completamente normal, são totalmente pelo poder de Deus. Havendo tido esta
visão, ele desafiou aos idólatras e aos incrédulos a aceitar ao Senhor Jesus
Cristo se este homem fosse curado instantaneamente. Multidões conheciam a este
homem e sabiam de sua terrível condição, às diferentes tribos, e todos eles
estiveram de acordo que se este homem fosse curado no Nome do Senhor Jesus
Cristo, então, sem dúvida que JESUS ERA DEUS. Tão logo que o irmão Branham
orou, o homem ficou de pé tão normal como qualquer outro homem. Com o povo se
regozijava e louvava a Deus!”.
(“O Profeta do Século XX”, §
142)
“A
Palavra é Deus. Assim sendo a Palavra Manifesta [Deus] na presença de Abraão
discerne os pensamentos e as intenções daqueles ali presentes. Esta mesma
manifestação foi a que o Filho [Deus] fêz na terra. Por este sinal os eleitos
lhe reconheceram como o Messias”.
(“O
Profeta do Século XX”, §§ 75-76)
Portanto ao dirigir-se pessoalmente ao irmão Vayle, o irmão Branham não
estava alegando que ele próprio estivesse injetando algo diferente ao
Evangelho, mas apenas dizendo-lhe o quão errado estaria alguém que o fizesse,
talvez endossando ali alguma palavra dita pelo próprio irmão Vayle há duas
semanas atrás naquela mesma plataforma quando pregou; afinal o profeta disse
naquela ocasião que após tê-lo ouvido, anotou temas que dariam para pregar uns
20 sermões (Humilha-te, § 73), e quem sabe até mesmo aquele sermão “Cristo é o
Mistério” poderia ter sido um desses.
Neste
sermão o profeta salientou a importância do verdadeiro crente renunciar aos
seus próprios pensamentos e opiniões para aceitar a Palavra da forma como Ela
é:
“Mas
um homem verdadeiro é um que perde os seus próprios pensamentos e sua própria
opinião!”
(“Cristo
é o Mistério de Deus Revelado”, § 222)
Não há
dúvidas de que um dos motivos do irmão Branham ter se dirigido ao irmão Vayle
com respeito a esse assunto foi porque ambos conheciam pessoas que estavam
fazendo isso; esse também era um dos problemas que com freqüência era mencionado
nas suas conversas entre eles, e essa também havia sido uma preocupação
freqüente do irmão Vayle naqueles dias. Em seu sermão “FÉ E CONFISSÃO”
pregado em 1965, quando o profeta ainda estava vivo, ele chamou a atenção para
o povo da Mensagem salientando o que o irmão Branham havia dito de não inserir
nenhuma ideia ou pensamento pessoal de suas mentes à Palavra de Deus:
“Abraão teria voltado atrás. Ele teria se desviado, e isso é o que há de errado com as pessoas que são cristãs hoje – assim chamadas e realmente. Elas se desviam porque elas pensam os seus próprios pensamentos. Mas Deus já tinha pensado Isso. E ainda assim elas dizem o que têm pensado em suas próprias mentes. E depois vão bem para trás. Elas perdem a promessa”. (...)
“Então
você tem que andar com Deus, e você nunca andará com Deus, a menos que você
ande nesta Palavra. E você nunca andará nesta Palavra, a menos que você encha a
sua mente e a sua boca com Ela, porque é isso que a Bíblia ensina”. (...)
“Ouça,
esta é uma Lei que Deus estabeleceu, e que Deus ouve a esta e somente esta:
Afaste-se dos homens; livre-se de sua própria opinião, e, acima de tudo, corte
a sua língua, a menos que ela diga o que Deus diz”. (...)
“Diga
o que Deus disse ou cale-se! Nossos púlpitos estão cheios de pensamentos dos
homens, de tudo menos do que Deus disse. Que não haja isso em nosso meio. Deixe
isso só; faça o que Deus disse”. (...)
“Deus,
ajude as pessoas a verem isso. Ajude-as a compreender, Óh Senhor, que a ação
sai de pensar e de falar, porque o homem não pode agir a menos que ele pense e
o seu falar argumente o seu pensamento. Então ele andará realmente torto ou
podre, se ele pensa quaisquer pensamentos, menos os Teus, e fala sobre qualquer
coisa, exceto a Tua Palavra. Mas, Senhor, se Tu encheres a sua mente e a sua
boca com a Tua Palavra, ele andará em linha reta como uma seta, bem na Palavra
de Deus. Óh Deus, ajude o Teu povo a ver isso. E, se alguém anda nessa Palavra,
Senhor, sabemos que ele irá no Arrebatamento também”. (...)
Por
conseguinte, aqueles que estão usando esse sermão alegando que o profeta
estivesse repreendendo o irmão Vayle injetando algo diferente à Escritura,
estão cegos demais para perceberem que são eles mesmos que estão fazendo isso,
ao injetar um outro sentido às palavras do profeta. Agora, se o leitor resolver
perguntar por que isso está acontecendo dentro da Mensagem, onde alguém usa
palavras do profeta distorcendo o sentido delas para espalhar veneno entre os
irmãos, saiba que o próprio sermão que eles estão utilizando para desferir
essas mentiras contra o irmão Vayle os desmascaram:
“Amem
uns aos outros acima de tudo. Amem uns aos outros. Não... Não importa o que o
diabo tente dizer! Agora vocês todos formam um grupo dócil bem grande. Mas
LEMBREM-SE DA MINHA ADVERTÊNCIA. Veja, SATANÁS NÃO DEIXARÁ ISSO FICAR DESSA
MANEIRA. NÃO, SENHOR. ELE ATIRARÁ EM TUDO, mesmo que ele tenha que introduzir
alguém para fazer o alvo dele. ELE INTRODUZIRÁ ALGUM CRÍTICO OU INCRÉDULO, e o
fará se assentar, e o fará ter companheirismo com vocês na quietude e coisas
assim. E então ELE INJETARÁ ESSE SUJEITO COM ALGUM TIPO DE COISA VENENOSA, e
ele começará a ir com isto pela igreja. Não tomem partido disso. Não tenham
nada a ver com nenhuma destas coisas. Permaneçam bem amorosos e dóceis e
amáveis uns para com os outros. Orem por esse homem, ou essa mulher, ou seja
quem for. Que eles sejam salvos também. Apenas orem por eles. E apeguem-se uns
aos outros”.
(“Cristo
é o Mistério de Deus Revelado”, § 80)
O
irmão Vayle conheceu perfeitamente o poder deste veneno que seria injetado
dentro do Corpo de Cristo, pois ele mesmo foi alvo a vida toda de tais “irmãos”
peçonhentos:
“E eu tenho um osso para roer com os pregadores. Porque sou detestado
com fúria por todo o mundo. UM HOMEM CARREGOU UMA ARMA – TENTOU ME MATAR – e eu
era o diabo e ele era Deus. Porque ELE ESTAVA COM CIÚMES PORQUE EU PODIA ME
ASSENTAR COM O IRMÃO BRANHAM. Eu até mesmo o persuadi a sentar-se do lado dele,
porém isso não foi o bastante. Ele queria assumir o comando. Só um homem uma
vez veio e se desculpou e disse: ‘Lee, EU ESTAVA COM CIÚMES POR CAUSA DA SUA
POSIÇÃO JUNTO AO IRMÃO BRANHAM’. Você diz: ‘O pensamento do irmão Vayle fede’.
Sobre o que você acha que estou falando? De rosas? Não estou falando de
arcanjos e dos redimidos no Milênio, estou falando sobre nós”.
(“Princípios
do Amor”, § 59).
Agora,
que fique bem entendido que esse pregador que carregou uma arma para tentar
matar o irmão Vayle era um MINISTRO DA MENSAGEM. O profeta disse que Satanás
tentaria “atirar em tudo”, ou seja, usar de todos os meios possíveis para tirar
a docilidade do Corpo de Cristo. Porém como nos lembrou o profeta, há várias
maneiras de se tentar matar alguém, não somente com atitudes extremas como o
uso de armas de fogo, mas também com palavras com o intuito de matar a
influência daquele ministro, e o motivo é um só: CIÚMES. E hoje vemos também
ministros e irmãos que não sabem agir como Davi, que mesmo perseguido por Saul
não o agrediu ou lhe perseguiu, e quando cortou uma de suas vestes
arrependeu-se profundamente por tê-lo feito.
Este
veneno que tem se espalhado em todo lugar, visa apenas desafiar e provocar os
irmãos estimulando contendas uns contra os outros. É o diabo atirando em tudo e
de todas as formas. E neste mesmo sermão “FÉ E CONFISSÃO”, o irmão Vayle
fez eco aos alertas do profeta de Deus entregue naqueles dias:
“Agora,
nosso falar nos confirma nos caminhos certos ou errados, seja qual for o
caminho em que nós estivermos isso nos será confirmado pelo nosso falar. E
voltamos para o Salmo 140:1-3:
‘Livra-me,
ó Senhor, do homem mau; guarda-me do homem violento, que pensa o mal no
coração;(Agora observe: isso é de onde eles
estão pensando) continuamente se ajuntam para a guerra. Aguçaram as
línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios’.
Pare:
pense sobre isso. COMO VOCÊ DESTRÓI UM HOMEM? QUAL É A MELHOR MANEIRA?
INVENTE UMA HISTÓRIA SOBRE ELE. VOCÊ QUER MATAR O MINISTÉRIO DE UM HOMEM?
INVENTE UMA HISTÓRIA. Você quer destruir um homem da política ou de qualquer
outra posição? Invente uma história. Isso é o que diz aqui. Ele disse:
‘Livra-me... do homem mal. Guarda-me do homem violento’. Observe! A violência é
o quê? A IMAGINAÇÃO DO CORAÇÃO QUE É MAU, O PENSAMENTO QUE É ERRADO, eles se
reuniram para a guerra. É o VENENO da víbora em seus lábios. Como se lê no
versículo 11:
‘Nenhum
caluniador se estabeleça sobre a terra; o mal perseguirá o homem violento até
que seja desterrado.’
Deus
diz que o fim destes homens será a destruição, mesmo que eles façam o seu
melhor para destruir outro homem. Em outras palavras, quando eles se levantam
em juízo e destroem com sua língua, NÃO FAÇA NADA SOBRE ISSO. Diga o que Deus
diz sobre isso; mas NÃO TENTE SUAS TÁTICAS OU VOCÊ SERÁ DESTRUÍDO. Porque ele
diz claramente aqui: ‘Nenhum caluniador se estabeleça sobre a terra’.”
Que
não haja esse veneno mortífero em nosso meio. Nada podemos fazer para evitar de
esse veneno ser semeado por outras línguas, mas podemos evitar de transportá-lo
com as nossas.
Diógenes
Dornelles
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