Pesquisar neste blog

quarta-feira, 6 de julho de 2016

criandoatmosferacerta

Criando a Atmosfera Certa

22 de maio de 2016

Diógenes Dornelles



Marcos 8:22-26
E chegou a Betsaida; e trouxeram-Lhe um cego, e rogaram-Lhe que o tocasse. E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente. E mandou-o para sua casa, dizendo: Nem entres na aldeia, nem o digas a ninguém na aldeia.

Aqui neste capítulo 8 Jesus conduz um cego para fora da cidade a fim de orar por ele para recuperar a sua visão. Ele havia separado esse cego do resto da população por causa da atmosfera de incredulidade que rondava naquele lugar, para que assim o cego pudesse obter a sua conexão com o poder e a graça de Deus de onde fluiria a sua bênção e a sua cura. O que Jesus estava procurando transmitir com essa Sua atitude é de que o poder de Deus não pode ser exercido em meio à incredulidade. Deus sempre Se retira quando há uma atmosfera de incredulidade presente.

Devemos também observar que após Jesus ter orado pelo cego pela primeira vez, ele recobrou sua visão, porém parcialmente. Somente quando voltou a impor as mãos sobre ele é que sua visão foi plenamente restaurada. O que teria acontecido? Será que o poder de Jesus havia falhado? De maneira alguma. O que aconteceu foi apenas a confirmação da grande influência negativa que a incredulidade daquele povo exercia sobre os demais. Somente após ter imposto as mãos pela segunda vez é que o cego enxergou perfeitamente. Foi por essa razão que Jesus depois aconselhou ao cego a não voltar mais para a aldeia de Betsaida, porque a atmosfera de incredulidade era tal, que além de ter atrapalhado no início a fé do cego para a sua cura, sua cegueira poderia até mesmo voltar a ele, caso quisesse testemunhar da sua cura para os habitantes da aldeia. Como eles eram incrédulos, poderiam influenciá-lo a descrer em sua cura e nesse caso voltaria a ficar tão cego como antes.

As Escrituras dizem que Filipe, André e Pedro, discípulos de Jesus, também eram de Betsaida. Esta cidade ficava do outro lado do rio Jordão, porém muito próxima do mar da Galiléia, e cerca de 40 km de Nazaré, onde Jesus viveu quando criança; portanto era provável que muitos ali O conhecessem desde então. Deste modo devia parecer estranho para eles agora, que uma criança humilde e simples que eles viram crescer, pudesse depois de anos Se tornar um profeta de Deus. Muitos não deram importância a Ele justamente por causa de Sua simplicidade.

Juízo Sobre as Cidades Incrédulas

Foi próximo a Betsaida que Jesus realizou o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes onde cinco mil pessoas foram alimentadas. Toda a cidade era para ter se convertido com o que aconteceu, mas por causa da incredulidade que havia naquela aldeia, Jesus proferiu uma espécie de juízo sobre aquela e outras cidades.

Mateus 11:20-30
Então começou Ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos Seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo: Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. Por isso Eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. (Dizem alguns historiadores que Cafarnaum depois de muitos anos foi completamente destruída por um terremoto) Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti. Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. (Nós já vimos em outras ocasiões que o nosso Deus é um Deus simples, e Ele somente Se revela na simplicidade pelos simples. Os doutos e os sábios não O podem apreender. Betsaida passou por alto o dia da visitação do Senhor por causa da simplicidade em que Ele Se manifestou) Sim, ó Pai, porque assim Te aprouve. Todas as coisas Me foram entregues por Meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; (Aquelas pessoas não sabiam que Jesus era o Filho de Deus, a não ser o Seu próprio Pai que Nele estava) e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. (A revelação de Quem é o Pai e de Quem é o Filho somente pode ser concedida aos eleitos, que são aqueles que foram ordenados para entender, e isso não tem nada a ver com a vontade de alguém ou com o seu esforço pessoal para aprender, mas de um ato voluntário e soberano de Deus. É Deus que decide a quem Ele quer Se revelar. Então aqui Jesus está nos dizendo a verdadeira razão do porque muitos naquelas cidades não O conheceram: porque não foram ordenados para crer) Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve.


É Assunto de Deus Cuidar do Que Ele Tomou Para Si

Jesus está dizendo para que não temam em crer Nele, pois o jugo que Ele nos oferece é muito menos pesado que o da incredulidade. Deus cuida dos Seus filhos, nenhum deles será desamparado, portanto não há o que se temer, pois se são Seus filhos, Deus mesmo irá Se responsabilizar em cuidar deles. Porém como Jesus disse aqui, por Ele ser manso e humilde, somente os mansos e humildes é que verão a Deus e se beneficiarão do Seu amor. Aqueles que andam em Seu amor jamais serão prejudicados.

A Ressurreição de Jesus (05/04/1956) § 20 [sem tradução]
Deus não quer que você fique carrancudo. Deus quer que você seja feliz. O coração humano foi feito para ser feliz. A preocupação irá causar câncer. O temperamento irá causar câncer. Nunca esteja chateado. Apenas ande em Seu amor. Amém. Sabendo que você está andando Nele, e que nada pode prejudicar você. Não há nada que possa prejudicar você. Não há poderes, coisas do presente, coisas do futuro, nada pode nos separar Dele. Nós estamos Nele. E nunca viemos por nossa própria vontade. Ele, por escolha, nos elegeu e nos trouxe a Ele. Amém. Então é assunto Dele cuidar do que Ele tomou para Si. “Ninguém pode arrancá-lo das mãos de Meu Pai, porque Ele é o maior de todos”. Amém. É o Pai que cuida disso. Quem tem mais poder do que Deus? Então que tipo de poder você tem sobre você para cuidar de você? Todo o poder que criou os universos. Amém. Isso tomou o sistema solar e [O irmão Branham faz um som de sopro - Ed.] soprou assim e cada estrela foi para o seu lugar. Certamente. E Ele cuida de você. Amém. Esse é o tipo de Pai que nós temos.

Então essa foi a razão de Jesus ter levado aquele cego para fora da cidade a fim de curá-lo, porque a atmosfera de incredulidade ali existente atrapalharia a obra de Deus, e Deus não pode operar onde há incredulidade.

Um Maior do Que Salomão Está Aqui (05/06/1963) §§ 84-85
Uma vez ele levou um homem cego, o levou para fora da cidade e cuspiu em seus olhos, a fim de deixá-Lo levar para longe da multidão. Onde há incredulidade, Deus não pode operar. Você tem que ter fé. E se pudéssemos entrar nessa condição, esta noite, de duvidar de todas as dúvidas, e crer em cada Palavra de Deus, e saber que Jesus Cristo está vivo, e que Ele está Se mostrando, então eu vou lhe dizer, os jornais vão escrever manchetes em – em Tucson na parte da manhã. O que aconteceria no edifício, se vocês simplesmente pudessem entrar nesse acordo!

O problema de incredulidade enfrentado por Jesus em Seus dias, foi o mesmo que o irmão Branham enfrentou em seu ministério. As grandes igrejas e organizações não aceitaram a sua Mensagem por causa de sua simplicidade, e a incredulidade criava uma atmosfera que os impedia de receber qualquer bênção de Deus. Em muitos lugares Deus não pôde operar grandes sinais por causa da atmosfera de incredulidade em que elas estavam envolvidas. Onde há incredulidade há temor, e onde há temor Deus também não pode operar.

Testemunho (09/05/1951) § 33
Jesus sempre disse: “Não tenha medo”. Não tema. Não tenha medo. Não faça isso. Se você temer, então Deus não pode trabalhar com você. E se você crer, então Deus pode trabalhar com você. Não é mesmo? Agora, tenha fé em Deus. Eu creio que isso é o que Jesus disse: “Tenha fé em Deus”.

O Espírito do Último Dia

Portanto se precisarmos de uma cura divina, precisamos entrar na atmosfera criada pelo Espírito Santo para recebermos a cura. Se quisermos ser cheios do Espírito Santo, precisamos entrar na atmosfera do Espírito Santo. Mas como o irmão Branham ensinava, a ira de Deus está se acumulando, e hoje vemos que ao invés das igrejas buscarem pela atmosfera do Espírito, elas estão seguindo a atmosfera do mundo, que por sua vez entrará em uma atmosfera de juízo, exatamente como Jesus decretou para aquelas aldeias incrédulas por terem Lhe rejeitado; exatamente como também foi nos dias de Noé por terem rejeitado a sua mensagem. E hoje novamente o mundo terá que sofrer um juízo, tudo porque em nossos dias Deus novamente manifestou através do ministério do Seu profeta-mensageiro o mesmo ministério do Filho do Homem, porém as igrejas rejeitaram o seu ministério e sua Mensagem, porque eles estão entrando em um outro espírito, o espírito do último dia, que é anticristo e anti-Palavra. É nessa atmosfera que o mundo de hoje se encontra.

O Caminho Provido Por Deus (01/12/1953) § 28 – [sem tradução]
Não podemos ter um culto de cura aqui até que as pessoas entrem no Espírito de um culto de cura. Não podemos ter um enchimento do Espírito Santo até que as pessoas entrem nesse tipo de atmosfera. E o povo esteve na atmosfera naquele dia para trazer juízo sobre a terra. E eles estão na mesma atmosfera de hoje: comendo, bebendo, casando, dando-se em casamento, e todo esse tipo de coisas assim. E a glória de Deus está sendo pregada e demonstrada no poder do Espírito Santo, estabelecendo um – um exemplo da ressurreição de Jesus Cristo, que levará a Igreja para a glória, tão certo quanto estou aqui de pé. Isso mesmo. (O irmão Branham está se referindo ao seu ministério, onde os sinais e maravilhas produzidos deram mais uma demonstração de que Aquele que é manso e humilde estava aqui para nos dar um jugo suave e um fardo leve, mas eles não quiseram) E os homens estão ignorando isso, sem prestar atenção a isso, afastando-se disso. Porque eles estão no espírito do último dia.

Criando Uma Atmosfera

Então como nós vimos, Jesus tentava criar uma atmosfera majestosa da Presença de Deus em meio às pessoas, para que o poder de Deus se manifestasse, e aquele afastamento do cego da aldeia de Betsaida era justamente para impedir que a atmosfera de incredulidade naquele lugar atrapalhasse o mover de Deus. Todos nós criamos uma atmosfera ao nosso redor conforme o tipo de vida que vivemos e consoante o tipo de fé que confessamos. Então o que Jesus estava tentando nos ensinar com isso é de que todos nós devemos saber criar uma atmosfera de santidade ao nosso redor, que é a Presença majestosa do nosso Senhor sobre nossas vidas, e evitarmos tudo aquilo que possa quebrar essa atmosfera. Após obtê-la, devemos também saber aplicar o Sinal deste mesmo Senhor sobre nossos entes queridos e nossa família. É a atmosfera de Deus sobre nós que nos identifica como cristãos e é o nosso esforço em aplicar este Sinal sobre o nosso lar que fará dele um lar cristão. Se temos uma fé, temos que criar com as nossas próprias vidas uma atmosfera onde outros possam também obtê-la.

O Sinal (01/09/1963) §§ 373-375
Então apliquemos o Sinal em oração com consideração, crendo. Aplique-O com tanto amor e tudo mais, que você sabe que isso vai acontecer. Simplesmente isso. Aplique-O com confiança, crendo que Ele vai ajudar. Quando você fala com aquele filho, quando você fala com seu esposo, fala com sua esposa, fala com determinado ente querido, creia que Ele vai ajudar. Permaneça ali, e diga: “Senhor, eu os requeri. Eles são meus. Eu os entrego a Ti, Senhor.” Aplique-O, e crie aquela atmosfera ao seu redor que os lance dentro Dela. Vê? Oh, você é, você é, se você tem o Sinal, você cria um espírito em torno de você, um poder que, quando você caminha, as pessoas reconhecem que você é um cristão. Elas querem que você fale algo para elas. Elas crêem em sua palavra. O que você diz, elas se apegam a isso. Está vendo? É isso. Aplique o Sinal, então caminhe com Ele. Requeira sua casa. Faça-o agora mesmo. Este é o tempo do entardecer. Agora, vocês têm escutado isto já faz bastante tempo, agora, este é o tempo do entardecer. É hora de aplicar agora. A ira atingirá, um dia destes, poderá ser tarde demais então. Vê? Aplique o Sinal, com confiança.

A atmosfera perfeita para o poder de Deus agir só acontece quando há uma perfeita unidade de fé. Como vimos no estudo “Espíritos Enganadores”, Deus colocou cada um de nós no Corpo de Cristo para fazer determinadas coisas. E tudo é governado por espíritos. Há um espírito por trás de cada igreja que é construída, assim como há um espírito por trás de cada lar. Se o Espírito Santo tem lugar em um lar, então a atmosfera criada será sempre a do amor e do respeito, e do temor a Deus, mas se houver alguém com um espírito contrário, essa atmosfera pode ser quebrada. O mesmo acontece em uma igreja onde os irmãos se reúnem. Para que Deus possa Se manifestar, tem que haver um quebrantamento. Um lugar onde há discórdia, brigas e contentas, é um ambiente onde a Presença de Deus não pode ser sentida. Nenhum avivamento pode acontecer sem que haja uma atmosfera ideal onde o Espírito Santo possa estar.

Se você ler a história do mundo e a história das religiões você vai descobrir que sempre houve aquele tipo de espírito para trazer um reavivamento. Isso mesmo. Vê? Quando Sião viajou ou entrou em trabalho de parto, (creio que é uma palavra melhor) ora, o – ela deu à luz filhos. Entende? Você tem que se quebrantar. É a atmosfera de alguma coisa. Aproxime-se de onde há discussão e você entrará naquele tipo de atmosfera. Se acontece alguma coisa na igreja, alguém que é desobediente, agindo de maneira muito feia e causando problemas, você nunca será capaz de conseguir um reavivamento, enquanto aquele tipo de atmosfera estiver por ali. Então, você tem que ter todos... Se você observar quando o Espírito Santo veio no pentecostes, eles estavam todos em um lugar e em um acordo (Não é mesmo?) e esperando pela promessa.

A Atmosfera Certa Produz Resultados

A Escritura que lemos diz que Jesus cuspiu nos olhos do cego para impor as Suas mãos sobre ele e então curá-lo. Jesus operava de diversas formas, tudo isso para mostrar que não existe uma fórmula para o mover de Deus; tudo que se precisa é criar a atmosfera certa que traga a fé, porque é a atmosfera certa que produz os resultados.

O Homem Interior (12/12/1953) §§ 61-62
Meu coração está tão faminto para ver aquela atmosfera. Veja, a atmosfera é o que traz a fé. Vê? A atmosfera traz... Se cada pessoa aqui chegasse a uma harmonia perfeita, a fé se estabeleceria. (Isso nos ajuda ainda mais a compreender porque Jesus teve que levar o cego para fora da aldeia. Seu objetivo era de evitar que a atmosfera de incredulidade daquele povoado quebrasse a harmonia de fé que Ele estava tentando construir para curar aquele cego.) Vê? Como a maneira natural do ovo ser chocado é colocar debaixo da galinha; e chocará por causa da atmosfera. É quente. Mas, embrulhe o ovo num cobertor e mantenha-o aquecido; vai chocar da mesma maneira. Ponha o ovo numa incubadora; chocará de todas as maneiras. Vê? É a atmosfera que manifesta os resultados.

Expectativa (28/02/1954) § 62 [Sem tradução]
Coloque esse mesmo ovo debaixo de um cachorrinho, ele chocaria a galinha da mesma forma. Coloque-o na incubadora; ele trará a galinha da mesma forma. É a atmosfera. Aleluia. O que precisamos é da atmosfera do Espírito Santo (Isso mesmo), uma atmosfera onde o poder de Deus esteja se movendo em um acordo, um lugar, reunidos sob essa atmosfera de esperar que Deus Se mova e faça sinais e maravilhas.



A Atmosfera do Amor

Então para obtermos bons resultados, precisamos criar uma boa atmosfera. O irmão Branham disse que se respondermos às críticas e ao ódio de alguém com amor, quebraremos o efeito mortífero que aquele ódio ou as críticas poderiam produzir, porque o amor é a lei principal pela qual Deus Se manifesta.

Jairo e a Cura Divina (16/02/1954) § 49 [Sem tradução]
Agora, se você simplesmente amar a Deus com todo o coração, e se você fez algo para o seu vizinho ou para alguém, apenas diga em seu coração agora: “Eu os amo também”. Vê? “E eu amo a Deus de todo o meu coração, e eu tenho... Irmão Branham, eu critiquei você um pouco, mas eu te amo de qualquer maneira”. Vê? Tudo bem. Agora, apenas deixe que aconteça assim, e simplesmente receba aquela atmosfera toda aqui de amor, então observe a lei de Deus trabalhar simplesmente nisso.

A Atmosfera Certa Remove Toda Obstrução

Então nós já compreendemos que a atitude de Jesus em levar o cego para fora dos limites de Betsaida era de evitar toda a obstrução. Essa foi a primeira coisa que Ele fez. Em segundo lugar, Jesus criou uma atmosfera para que o poder de Deus que estava Nele Se manifestasse sobre o cego. O irmão Branham disse que foi assim que o Espírito Santo veio sobre a igreja que estava reunida em Jerusalém. Eles se isolaram de todos os demais no cenáculo a fim de evitar qualquer obstrução, criando assim uma atmosfera perfeita com uma fé em comum, onde todos estavam em comum acordo, aguardando a promessa de Jesus de que Ele lhes enviaria o Seu Espírito. Quando eles obtiveram a atmosfera certa que removeu toda obstrução, o Espírito Santo desceu.

Expectativa (28/02/1954) §§ 65-66 [Sem tradução]
E é dessa maneira que temos de começar: na forma de semente, tudo em um acordo, um lugar. Eles estavam dando graças a Deus pelo Espírito Santo, que nem sequer havia chegado ainda. Mas eles criam que viria, porque Deus manteria a Sua promessa. E quando eles continuaram dando graças a Deus, até que a atmosfera estivesse certa, então veio um som do céu como um vento impetuoso e encheu toda a casa onde eles estavam assentados. Vê? A atmosfera certa chegou... Oh, irmão, que Deus nos envie uma atmosfera que faça isso em um acordo, um lugar. Deixe o poder de Deus surgir através... Aquela atmosfera fique certa, abram-se cada – remova cada obstrução, tudo. A lei de Deus moverá.

Nossa Atmosfera Tanto Atrai Como Repele

Então nós vemos com este exemplo de que o Espírito Santo foi atraído porque as pessoas que estavam ali reunidas criaram uma atmosfera propícia para isso. O irmão Branham disse que nós criamos uma atmosfera ao nosso redor que tanto pode aproximar as pessoas de nós como repeli-las. Nós somos criadores de atmosferas. Para nos aproximar de Deus, precisamos então nos aproximar com amor.


Eu Restaurarei, Diz o Senhor (29/08/1954) § 10 [Sem tradução]
Então se você quiser se aproximar de Deus, é só se aproximar com amor. Simplesmente ame a Deus de todo o teu coração, e com toda a tua alma e com toda tua mente, com toda a tua força; simplesmente se envolva em um monte de amor. Observe que o homem que não gostava de você, gosta de você. Alguma vez você já ficou perto de alguém... Você já viu pessoas agradáveis, que você mal podia suportar a – ficar perto delas. Agora, você sabe que é isso mesmo. Não é? Tenho visto pessoas que, talvez, que você simplesmente gosta de estar na presença delas. Você já viu pessoas assim? Vocês sabiam que vocês são filhos de Deus, que a atmosfera e o ar em que vocês vivem, vocês criam uma situação em torno de vocês, que tanto atrai como afasta?

Expectativa (28/02/1954) § 59 [Sem tradução]
Sabiam que cada um de vocês é um criador? Você é uma parte de Deus; você é um filho de Deus, um filho de Deus, uma geração de Deus. É isso mesmo? Então você é um criador. Agora, você já viu pessoas, elas eram pessoas agradáveis ​​(Não estou dizendo isso por qualquer apoio agora.), pessoas agradáveis, mas dificilmente você conseguiria estar em torno deles. Você sabe disso. Pessoas agradáveis, é a sua atmosfera que está dentro. Então você já viu outras pessoas que você simplesmente passa um longo tempo com elas, não é mesmo? É aquela atmosfera que está ao redor delas o tempo todo.

Então o mesmo pode acontecer com o Espírito Santo; nós podemos tanto atraí-Lo como afastá-Lo de nós, conforme o tipo de atmosfera que criamos. Nós atraímos o Espírito Santo quando o verdadeiro evangelho é pregado, mas se uma congregação deixar o orgulho assumir o lugar e substituir a Palavra por um arrazoamento ou doutrinas estranhas, o Espírito Santo irá alçar vôo e deixará a congregação sozinha.

A Pomba e o Cordeiro (25/03/1957) § 64 – [sem tradução]
E agora olhe o que a igreja tem feito. Ou ela saiu com um grupo de fanáticos, ou saiu com verdadeiros engomados e duros e não tiram nada disso. Mas, irmão, há o meio do caminho, onde o verdadeiro Evangelho é pregado e os – os verdadeiros sinais e maravilhas da Bíblia acompanham; um doce Espírito Santo conduz aquela igreja. Esse é o tipo de igreja para se ir, uma igreja inteligente, pregando a Palavra, posicionada sobre a Palavra, com um verdadeiro sermão do evangelho completo, do verdadeiro Espírito de Deus; tudo no Espírito, tudo é decente, todos em ordem, tudo em amor; esse é o tipo de igreja que nós queremos. (...) Nós apenas começamos a ficar um pouco arrogantes e diferentes em nossas igrejas e a Pomba voou para longe.

A Atmosfera da Tolerância

A atmosfera que Deus deseja que os Seus filhos tenham é de tolerância e de amor para com todos os irmãos, independente da fé que eles professam; o que se precisa fazer é tentar atrair a todos para a atmosfera certa. O verdadeiro amor lança fora todo o medo. A atmosfera do amor é fundamental para vencer todas as obstruções para se entrar em Cristo.



Uma Vida Escondida em Cristo (10/11/1955) § 46 [Sem tradução]
Você está com medo. As pessoas de hoje tem medo. Do que você tem medo? Ora, nem mesmo a morte em si assusta um cristão. “Morte, onde está o teu aguilhão?” Os próprios pensamentos das pessoas são de medo. “Oh, irmão Branham, o médico me disse que eu simplesmente não vou ficar são”. Do que você tem medo? Há uma expiação esperando por você além. Certo. “Bem irmão Branham, eu cometi tantos pecados. Eu...”. Do que você tem medo? Há uma expiação esperando por você. Existe Alguém que você ama. Não tenha medo. As palavras constantes de Jesus: “Não temais. Eu sou Aquele que esteve morto, e tornou a viver, e vive para sempre. Não tenha medo”. Obtenha essa atmosfera ao seu redor. Obtenha a atmosfera. “Agora, ele é metodista. Ele é um unicista. Ele é um trinitário. Ele é isto ou aquilo”. Tire isso da sua mente. “Eu o amo. Ele é meu irmão”. “Ela é uma católica. Ela é uma protestante. Ela é uma...” Tire isso de sua mente. Obtenha uma atmosfera ao seu redor. Você nunca fará sustentar isso neste outro tribunal. Você tem que entrar em Cristo em primeiro lugar, viver em Sua Presença. A Bíblia diz isso: “Ao que vencer, Eu lhe darei um novo nome. Porei o Meu Espírito nele”. Observe, há uma superação, em primeiro lugar. Você tem que superar essas coisas, a fim de estar em Cristo.

É a Atmosfera Certa Que Traz os Resultados

Então vemos mais uma vez que o mover de Deus sempre se manifesta quando há uma atmosfera correta. Porém essa atmosfera correta vem depois que removemos todas as obstruções e todos os pensamentos que não se enquadram com a Palavra. Um ensino errado da Palavra irá produzir uma atmosfera errada que irá afastar o Espírito Santo e atrair espíritos enganadores e uma falsa unção. Portanto uma atmosfera certa vem do ensino bíblico certo.

O Sobrenatural (29/01/1956) §§ 20-47
É a atitude das pessoas que traz os resultados. Esta é a razão pela qual no pentecostes eles tiveram que ir ao cenáculo e orar até o Espírito Santo vir, porque eles estavam em um local e em um acordo. É a atmosfera que traz os resultados. Você crê nisto? Deixe cada homem e mulher neste edifício, nesta manhã, moço ou moça, tirar tudo de suas mentes, exceto o Senhor Jesus, e crer que Ele está presente agora mesmo, e vocês verão algo acontecer que sairá em destaque no jornal pela manhã. Isso mesmo. É a atmosfera. Eu não creio em brincadeiras no púlpito, porque o púlpito não é lugar para brincar. (Hoje existem ministros piadistas que contam anedotas nos púlpitos para que as pessoas na igreja se divirtam. Isso afasta toda a atmosfera de santidade necessária para que o Espírito Santo Se mova na igreja, dando lugar a outros espíritos.) Ele é um lugar sagrado. Eu estou citando algo, apenas para isto aqui. O senhor Bosworth, que tem muito senso de humor, ele disse: “Irmão Branham, para provar que é a atmosfera”,disse, “você pode pegar um ovo de galinha e colocá-lo sobre um - sob um cachorrinho e amarrá-lo ali, e chocaria uma galinha”. Vê? É o calor do cachorrinho que choca o ovo. Ele não tem que estar sob a galinha; ele pode estar debaixo de um cachorrinho. Ele seria um incubador. É a atmosfera. E é a atmosfera que traz os milagres, maravilhas e poderes de Deus entre as pessoas. É a atmosfera das pessoas. E quando as pessoas chegam a um ponto onde estão arrazoando, e em dúvida, e inquietas e pensando, e aflitas, e não sabem onde estão paradas, metade delas nem mesmo são ensinadas biblicamente, como vocês podem esperar que a atmosfera esteja correta? (Aqui o irmão Branham está nos dizendo que uma atmosfera correta vem de um ensino biblicamente correto. Você não irá obter a atmosfera correta com um falso ensinamento.) Vocês não podem fazer isto; ela não estará correta. Tem que estar em um acordo, um lugar, e estar com um motivo, uma coisa, então vocês verão algo acontecer...

Quando você entra em uma atmosfera santa isso parecerá algo estranho para outros. Tudo que você fizer na verdade parecerá estranho. Sua doutrina soará estranha; sua fé soará estranha, sua confissão parecerá estranha, seu modo de se vestir, de se conduzir e de falar. Alguns chamarão você de neurótico, de fanático, de louco, mas isso foi porque você saiu de um lugar de habitação para entrar em um outro, onde Cristo e Sua Palavra tem a preeminência, e quando alguém entra em uma atmosfera que está sob o controle do Espírito Santo, ele não desejará mais buscar por nenhuma outra.

Porém esta é a coisa mais difícil que há para se fazer. E essa é levar as pessoas a esta atmosfera, a atmosfera de adoração, a atmosfera de fé. E esta é a razão pela qual, algumas vezes, uma vida divina que tem sido chamada e colocada à parte tem se tornado um fanático, ou louco, ou um místico, algo assim aos olhos do público em geral, porque você é considerado um neurótico, ou um insano. É porque você tem mudado seu lugar de habitação e entrado em uma atmosfera diferente. E o seu próprio motivo, seus próprios pensamentos é ficar nesta atmosfera. Qualquer pessoa que já entrou nesta atmosfera uma vez, jamais se satisfará em algum outro lugar. E é por isto que eu creio que deveríamos ter nossas igrejas sob controle do Espírito Santo, onde homens e mulheres em seus trabalhos, ou onde estiverem, desejem continuamente, e desejarão, se eles alguma vez já entraram nessa atmosfera.

Então como já vimos, um conhecimento errado da Palavra irá produzir uma atmosfera falsa, onde alguém pode confundir adoração com emoção, e numa atmosfera assim, tudo que for produzido por meio de emoções morrerá. Porém ninguém mais pode ser o mesmo depois de entrar na atmosfera correta do Espírito Santo, porque a atmosfera de Deus produz uma mudança de vida.

Agora, sendo que estou falando na igreja Assembleia de Deus entre o povo pentecostal... Agora, eu tenho aprendido a amar o povo pentecostal; eles são meus irmãos e irmãs. Mas muitas vezes definimos nossas próprias fileiras pentecostais, tanto que, às vezes, nossa atmosfera se torna uma emoção ao invés de uma adoração. E isto logo morre, e os membros se tornam isto ou aquilo. Mas se alguma vez pudéssemos ajuntar um grupo de pessoas onde estivesse a genuína atmosfera do Espírito Santo, uma sacra adoração, santa e sincera, e homens e mulheres assentados aí, conscientes de Deus, e soubessem que a grande onipotência de Deus está presente, pronta para fazer todas as coisas, sem uma sombra de dúvida, isto até mesmo teria um efeito sobre os incrédulos que estão assentados aqui esta noite. Você jamais pode entrar nesta atmosfera sem que algo aconteça. Eu estava pregando há não muito tempo atrás, os gravadores aqui... Os rapazes estavam comigo, eles gravaram um sermão sobre A Vida Escondida em Cristo, como entrar em Cristo e como algumas pessoas têm altos e baixos, elas não podem... Este é um lugar que você tem que encontrar. O átrio exterior produzia maná, certamente. Muitas pessoas estão vivendo exatamente daquele maná; eles comem daquele maná; (O irmão Branham está se referindo àqueles que possuem um conhecimento intelectual, porém correto da Palavra) mas eles não vivem o tipo correto de vida. (Nós já vimos em outra ocasião o irmão Branham dizendo que a Verdade sem o Espírito está morta. Então o que é necessário fazer quando se conhece a Palavra é manter-se Nela até que uma atmosfera seja criada para que Deus Se manifeste, mas o problema é que muitos acabam desistindo, antes de alcançar a atmosfera ideal. Alguns chegam perto, mas deixam escapar; aquele cego de Betsaida começou a enxergar parcialmente, mas ele somente obteve a sua cura total quando atingiu a atmosfera perfeita) Eles estão sempre tendo altos e baixos; eles têm suas idas e vindas e dias maus e dias bons. (Veja que o irmão Branham está falando de pessoas que freqüentam uma igreja, mas como elas vivem em uma falsa atmosfera do Espírito baseada somente em emoções e em todo o tipo de influências, eles igualmente experimentarão todo o tipo de sentimento. Um dia amam e no outro dia odeiam; num dia estão confiantes e no outro dia ficam confusos e duvidosos. Nós já vimos que as pessoas geralmente se tornam inconstantes quando dão ouvidos a espíritos enganadores e doutrinas de demônios) Mas você encontra pessoas que, absolutamente, não importa qual seja o tempo ou a condição, elas estão sempre no telhado, o tempo todo. Elas têm encontrado esse segredo. Elas têm encontrado uma atmosfera para viver nela.

Uma Atmosfera Genuína, Sem Imitação

Ou seja, independente se as circunstâncias externas são favoráveis ou não, eles não desanimam, porque o Espírito Santo os mantêm em uma atmosfera de paz e confiança. Agora, todo aquele que vive em uma falsa atmosfera do Espírito, estará apenas personificando.

Observe, você não pode fazer de si mesmo algo diferente do que Deus quer que você seja. Qualquer coisa a mais é personificação. Então, se sua conversão é apenas porque você está tentando esconder-se atrás de algo, ou tentando fazer de si mesmo uma pessoa melhor, você está apenas fazendo o papel de um hipócrita. Até que Cristo, de fato, venha à sua vida, e tenha te mudado, e te trazido para dentro de uma atmosfera, esta é a diferença disto. Esta é a razão pela qual passamos por tantas formas diferentes e dizemos que eles têm que fazer isto. Jesus disse: Aquele que ouve a Minha Palavra, e crê Naquele que Me enviou, tem Vida Eterna... Não um manufaturado, é absolutamente algo que aconteceu, uma conversão de coração que te mudou e te trouxe a um outro reino. Os homens não compreendem, cristãos, mulheres, homens, meninos e meninas, não compreendem aqueles que vivem nesses lugares, porque isto é contrário ao rumo natural da vida entre as pessoas do mundo. E tenho certeza que todos queremos viver nesta atmosfera.

Os Dons Espirituais Não Servem Sem a Atmosfera Correta

Então veja que o que faz a diferença para uma vida ser transformada é obter a atmosfera correta do Espírito Santo. O irmão Branham nunca aceitou que a manifestação dos dons espirituais fossem frutos de uma mudança de vida, assim como simplesmente conhecer a Palavra de Deus. Muitas igrejas fracassaram por não compreenderem isso. O que realmente faz a diferença é habitar na atmosfera da glória de Deus.

Você vê os fracassos da igreja, a pentecostal, as metodistas, as batistas e as demais? São um fracasso para esta graça presente de Deus. Esta noite você gritará e baterá palmas, e dançará nos corredores, falará em línguas. Isto são dons. Dons não são bons a menos que você esteja habitando na Glória de Shequiná. Vê? Estas coisas estão bem. Eu não tenho nada contra elas; elas são de Deus. Gritar e bendizer a Deus é maravilhoso. Falar em línguas, ou tradução de línguas, melhor dizendo, interpretação de línguas, é o mesmo, mas... E todas estas outras coisas, dons de cura, profecias, e todas estas coisas são maravilhosas, mas elas não são boas, não são frutíferas, elas não podem produzir a coisa correta, a menos que você esteja vivendo na Presença de Shequiná, a atmosfera ao seu redor é divina.

A Teologia Não Compreende a Atmosfera Espiritual

Como já dissemos, a compreensão intelectual da Palavra não produz o novo nascimento, porque é somente o novo nascimento que fará o filho e a filha de Deus entrar na atmosfera perfeita onde a Palavra de Deus possa ser revelada a ele produzindo uma mudança de vida. Aquilo que não pertence a este mundo somente pode ser compreendido e experimentado quando se entra no Reino de Deus, que é onde não há lugar para arrazoamentos, porque sua natureza passa a ser a mesma natureza de Deus.

Há muitas pessoas hoje, e me entristeço em dizer, até mesmo no púlpito, são grandes homens, mas ouvem a teologia do homem ao invés de permanecerem na Presença de Deus, e continuam leprosos, tendo forma de piedade, mas negando a eficácia da mesma. Conferencistas influentes, substanciais, mas que ainda não sabem o que é nascer de novo – ou crer no sobrenatural, e não podem entender isto, a não ser que eles entrem no Reino de Deus... Ele explicará isto através do arrazoamento todas às vezes. Ora, ele jamais viveu nesta atmosfera. Mas um homem que entra ali, ele tem que se tornar um filho e filha de Deus, então sua natureza é como Deus. Ele crerá no sobrenatural.

A Atmosfera de Deus Muda a Natureza Pecadora

Se um porco quer enfiar seu focinho num monte de esterco e comer o dia inteiro, isto é próprio dele, porque ele é um porco para começar. Mas o cordeiro não faz isto. O pecador, ele é um porco para começar. Mas então quando você tenta pegar um porco e fazer dele um cordeiro, você tem que ter uma conversão e ele tem que entrar em uma atmosfera diferente. E quando ele entra na atmosfera, seus desejos mudarão e sua natureza mudará. Esta é a maneira que é hoje.




Nenhum comentário:

Postar um comentário