Pesquisar neste blog

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

 

OS ATRIBUTOS PREDOMINANTES DESTA HORA

Tabernáculo Fé Perfeita - Doutrina da Mensagem

 

 

PALESTRANTE: Irmão Rosendo

LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO MORATO – SP

DATA DA PALESTRA: -- 2014

-----------------------------------------------------------------------------

 Somente crer! Somente crer!

Tudo é possível, possível crer!

 

Outra vez:

 

Somente crer! Somente crer!

Tudo é possível, possível crer!

Somente crer! Somente crer!

Tudo é possível, somente crer! (Creio, Senhor!)

 

Creio, Senhor! Creio, Senhor!

Tudo é possível, creio, Senhor! (Nada a temer!)

Nada a temer! Nada a temer!

Tudo é possível, somente crer!

 

Cremos, oh Deus, Todo Poderoso, que Tu és o mesmo ontem, hoje e eternamente. E estamos agradecidos a Ti por mais uma vez Tu nos conceder a oportunidade de louvar ao Senhor, de nos alegrar com os nossos irmãos e nos alegrar com Teus filhos e Tuas filhas, não só os que estão aqui presentes, mas tantos outros que estão nos ouvindo nesta hora em seus lares, que a benção do Senhor possa recair sobre as nossas vidas, Pai! Que a justiça Tua, o Teu amor e a Tua misericórdia venham de encontro as nossas necessidades nesse instante, que o Senhor abra o nosso entendimento, abra os nossos ouvidos, amoleça nossos corações com a chuva da hora, com a chuva de ensinamento da Tua Palavra.

Que todos possam sair daqui felizes e satisfeitos por serem filhos Teus, por o Senhor se manifestar a nós como o nosso verdadeiro Pai, o verdadeiro Deus e a Vida Eterna! Perdoa nossas fraquezas, Senhor, e os nossos pecados e tudo aquilo que somos apresentamos a Ti nesta hora. Pedimos a Tua direção sobre as nossas vidas, no nome de Jesus Cristo nós oramos, amém!

Boa tarde, preciosos! E enquanto estamos neste clima de início de adoração e oração, eu gostaria de passar para vocês o pedido de oração da dona desse lugar, a dona desse estabelecimento. É uma prima nossa, ela mora no Rio de Janeiro e está há um bom tempo já doente. Não conversamos, a família não conversa muito sobre isso, mas pode se entender que é câncer o problema dela e por essa razão os médicos não tem deixado ela se mudar para cá e ela pediu, ela soube que estamos congregando, não é? Nos reunindo por esse tempo enquanto estamos em reforma, ela soube que estamos congregando aqui em sua casa, ela pediu então que nós orássemos muito por ela.

Ela está em necessidade, como só ela sabe o quanto que está. Não é?! Então vamos aproveitar e orar nesta hora, eu convido o irmão Vicente para fazer esta oração, por favor. O nome dela é Josefa, não é? Então deve ser Maria José. Tanta Maria e José junto, não é?! Vamos orar por a dona desse lugar.

[IRMÃO VICENTE] Levante sua mão. Senhor Deus e Pai, nós sabemos que o único santo que está aqui é o Senhor! É a Tua Palavra! É Ela que nos santifica numa hora como esta. Sabemos que não somos dignos nem merecedor de nada, mas a graça tem nos alcançado e isto é um privilégio muito grande que podemos alcançar numa hora como esta, reconhecer que somos pessoas falhas, pessoas necessitadas e levantar a nossas mãos a Ti que é o único que pode nos salvar, que pode nos sustentar com a Tua graça! E assim nós colocamos diante do Senhor não só a irmã Josefa, a qual pediu nossa oração nesta noite, oh Pai, porque se ela pediu ela crer nas orações dos santos. E aqui estamos intercedendo por esta vida, não só por ela, mas pôr os demais que estão necessitados.

Se há uma mão levantada há uma necessidade por trás. E assim nós colocamos a nossas vidas em Tuas mãos, entregamos esta irmã em Tuas mãos, a irmã Maria, a irmã Josefa. Pai, o Senhor conhece as suas necessidades, os seus problemas, nós sabemos que os médicos podem dizer o que eles queiram dizer, mas o Senhor conhece cada coisa, o Senhor conhece cada enfermidade e isso para o Senhor não é nada! Nós apenas intercedemos e colocamos em Tuas mãos, que o Senhor é aquele que tudo pode fazer. Tudo é possível ao que crer! Ajuda, pai, esta preciosa senhora que pediu as nossas orações. Se ela crer nesta hora ela pode receber a sua cura, a sua libertação, no poder de Tua Palavra. No nome de Jesus Cristo Te pedimos para a Tua glória, amém, Senhor! E amém! Graças a Deus! amém!

[IRMÃO ROSENDO] - De pé vamos ler a Escritura, já que vocês estão em pé, vamos ler a Bíblia Sagrada! No livro que escreveu São Lucas, no capítulo 17. São Lucas capítulo 17. Vamos ler a partir do versículo 20 até o versículo 30, 10 versículos, portanto. São Lucas 17, versículo 20 a seguir.

20 E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.

21 Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.

22 E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis.

23 E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali. Não vades, nem os sigais;

24 Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.

25 Mas primeiro convém que ele padeça muito, e seja reprovado por esta geração.

26 E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.

27 Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.

28 Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;

29 Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.

30 Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.

Amém! Amém! Você pode então guardar a sua Espada um pouquinho e vamos mais uma vez orar ao nosso Deus e Pai.

Te rendemos graças, oh Deus Santos e Todo Poderoso, por o Senhor atender as nossas orações, aos nossos rogos, aos nossos pedidos. E juntamente conosco temos outras pessoas que também estão em oração nesta hora, tem deixado de lado seus afazeres, compromisso e brincadeiras e tem ficado agora neste momento disponível para ouvir do Senhor, para interagir Contigo, ter esta interação de Pai e filho, esta intimidade entre família. E por isso nos reunimos nesta hora no nome de Jesus, o nosso Irmão Maior, aquele que faz a ponte entre nós e o Senhor, aquele que é o Intermediador, o Intercessor, o Mediador entre Deus e o homem.

E é por isso que nós podemos chegar com confiança perante o Trono da Graça e pedir que uma vez mais o Senhor fale aos nossos ouvidos. Circuncide aos nossos lábios e os nossos ouvidos para falarmos sobre a Tua Palavra, para ouvirmos a Tua Palavra, para magnificarmos o Teu nome, para glorificarmos a Ti, oh Pai, que nesta hora tem se manifestado diante de nós e tens aberto a Bíblia. Ela se tornando então um novo livro para nós e agora podemos ver o que nós não víamos antes. Obrigado por tudo isto. Te pedimos no amoroso nome de Jesus Cristo, amém.

Vocês podem sentar. Nosso abraço aos irmãos que estão em conexão conosco, aos irmãos aí de Cardoso Moreira, os irmãos aí, irmão Gleybson e família em Jundiaí, o irmão Deneval, esposa e filhinha lá em Chapecó. Deus abençoe, o Vicente está mandando um abraço, não é Vicente? Está mandando um abraço. Dene disse que estava ouvindo, o som está muito bom, que o problema é a nossa internet lá que não é nada boa, não é? Então fica cortando. Aqui já não temos esse problema. Então é assim, melhora... piora de um lado, melhora do outro e assim vai, não é?! Eu espero quando voltarmos lá depois da reforma possamos ter uma conexão melhor, eu espero muito por isso.

Bom, amados, por enquanto nós vamos improvisar por aqui, vamos fazer uma improvisação neste ambiente, não é?! Aqui onde nós lemos em Lucas capítulo 17... vocês estão prontos? Estão prontos para o aprendizado? Então... a irmãzinha também veio hoje, pois bem, irmã Marizete, Deus abençoe. Ok. Dois cultos anteriores nós falamos um pouco sobre “discernimento. Está você tendo o dom de discernimento ou está recebendo um espírito de crítica? E nós lemos no livro de Hebreus capítulo 4. O outro culto já foi aqui, semana passada, nós falamos sobre “Conhecendo o Espírito de Deus”. E nós vamos seguir a mesma linha de raciocínio e falaremos sobre os atributos ou “O atributo que é predominante nesta hora”, e vamos procurar definições dessas palavras para que você possa entender mais, entender melhor hoje, as coisas que você entendia ontem.    

Bom, o que você acabou de ler, nós paramos no versículo 30 porque o que vem no versículo 31 são coisas que já aconteceram logo em seguida, depois da partida do Senhor Jesus. A igreja primitiva estava sendo implantada, não é? E tal. Estava conversando sobre isso com alguns dos irmãos, sobre a forma como eles atuavam vendendo as coisas que tinham, vendendo suas propriedades, suas fazendas, colocando aos pés dos apóstolos e eles dividindo então com os pobres e necessitados e todos estavam vivendo em comum, tendo tudo em comum. O que um comia, o outro comia. Ou seja, cozinhavam na mesma panela para todos comer dela. Usavam o mesmo saco de farinha, de trigo, ou seja o que fosse. Estavam vivendo em comum.

Às vezes, quando você olha isto para o tempo, para o atributo que predominava naquele tempo, atributo de Deus naquelas pessoas, você pode despertar em você um desejo de ser a mesma coisa hoje ou de participar de um movimento assim, como alguns já tentaram fazer. você tem que entender que aqueles irmãos estavam sendo levados para um objetivo vivendo daquela forma. Eles não tinham porque segurar suas posses ou adquirir mais bens, porque eles iam morrer em seguida. Deus sabia o caminho que a igreja ia trilhar durante as dispensações. E os irmãos da igreja primitiva era a semente que estava sendo semeada.

E eles como sementes de fé, eles tinham que morrer. Primeiramente eles morreriam. Ver? Então, claro, se eles se reuniam hoje em uma reunião como essa e amanhã poderiam estarem selando suas vidas com seu próprio sangue, por que eles estariam com suas ideias, com suas mentes nos bens materiais ou naquilo que eles possuíam? Deus os levou a se desapegarem de tudo o que eles tinham! E isto fez com que eles, ou os poucos que se agregaram a comunidade, puderam, quem sabe, até comer uma carne, aqueles que eram tão pobres e miseráveis que não tinham uma carninha de bode, não é? Ou de ovelha para comer. Mas os mais abastados que tinham os irmãos, eles aderiram a esta fé e eles entregaram tudo o que eles tinham para que todos pudessem participar de tudo que se podia ter naquela época.

Era aquela coisa – “Vamos comer e beber, porque amanhã morreremos!” – Sendo que eles não sabiam disso, mas Deus sabia! E você sabe que logo em seguida veio a perseguição por causa da fé que eles tinham na Palavra de Deus e todos foram mortos, começando pelos apóstolos, não é? E poucos restaram daquele tempo, apenas o essencial para na nova geração que viesse, eles pudessem testificar da verdade. E assim Deus sempre teve uma testemunha! Mas, o certo é que naquele tempo era necessário isto predominar entre os irmãos e quem não fez isto, quem não entrou naquela atmosfera como Ananias e Safira, morreu! Ver? Foram mortos.

Talvez você nunca olhou por este ângulo esse início da igreja primitiva. Mas é bom você ser despertado para isso. Observe uma coisa. Nós estamos depois de dois mil anos de história do cristianismo, vivendo no que nós chamados de tempo do fim. Não mais nos últimos dias, porque os últimos dias corresponde inclusive a dois mil anos de história de cristianismo. Jesus veio na plenitude dos tempos, a Bíblia diz: Vindo a plenitude dos tempos Deus enviou Seu Filho ao mundo!” [Galatas4:4-9] - Plenitude dos tempos, o auge, o ápice da história humana. Mas, dali por diante a coisa vem só declinando. E os dois mil anos de história que nós tivemos da implantação da igreja primitiva ou das sete Eras da igreja, de Éfeso, Smirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia, isto se chama tempo do fim, aliás, os últimos dias. Os últimos dias.

Bom, agora, em que tempo estamos? Nós já não podemos contar isto como dias. Você tem que levar em consideração o linguajar profético que é utilizado nas Escrituras, uma vez que um dia para Deus é como mil anos, ou mil anos como um dia. Então de Jesus para cá só tem se passado cerca de dois dias aproximadamente. E não cremos que haja mais um dia aqui na terra a mais, é horas, minutos e quem sabe segundos. Um segundo no tempo de Deus quanto tempo é, se um dia corresponde a mil anos? Então nós não sabemos quanto tempo nos resta, mas é essencial, é necessário que você saiba qual o atributo que predomina hoje, ou qual o atributo de Deus que está sendo predominante neste tempo.

Para começar, nós precisamos entender o que significa esta palavra “atributo”, uma vez que o profeta de Deus enviado para esta geração, ele disse que “Deus se manifestou nesta hora em Seu último atributo”. Se temos então um último atributo, não haverá outro. Se estamos no último, então nós temos que saber que atributo é este. Vamos examinar alguma coisa aqui na Palavra de Deus? Você está, você está pronto? Abra suas Bíblias em Hebreus outra vez, no capítulo 4. Hebreus capítulo 4. Vamos ver se você entende alguma coisa. Eu sinto muito a vocês que não tem costumes de tomar notas, parabéns a vocês que confiam no cérebro, no HD mental! Talvez você consiga ouvir e entender, fazer anotações mentais e não esquecer.

Geralmente ou antigamente as pessoas anotavam determinadas coisas, tomavam notas, anotavam versículos, anotavam parágrafos e examinavam aquilo. Mas esse bom costume se perdeu! Ver? Como se perdeu a forma de memorizar números, datas, números de telefones, números seriais e tudo. Antes você tinha muitos números de cor em sua cabeça. – “Liga para fulano, o número é tal e tal.” – ou – “Liga para cicrano, número tal e tal!” – Com o advento da tecnologia então você tem tudo de forma digital. Tudo anotado, você confia na agenda, você não anota nada em seu cérebro, você só escreve e deixa lá.

Agora, eu não sei na forma do aprendizado espiritual, sabendo nós que não podemos captar tudo que ouvimos, uma boa parte fica acumulado, você só... vinte e cinco por cento, creio, é o que você pode captar em um culto. Como vai fazer com o restante que você não recorda? Eu penso que a melhor é quando você anota tanto no cérebro como também no papel. É a forma mais fácil, porque você pode voltar ali, ler o que você escreveu, ler a nota que você fez, aí a mente começa a desenvolver, voltar você ao mesmo dia, ao mesmo momento e você lembra então daquilo que foi ensinado. Em Hebreus capítulo 4, se você viu aí na sua Bíblia, tem uma parte aí que nós lemos no... há dois cultos antes desse e diz que a Palavra de Deus é mais viva e eficaz. É isto mesmo que você tem visto aí? Hebreus 4? Versículo quanto? 12. Eu não abri, mas eu sei que está lá.

12 Porque a palavra de Deus é mais viva e eficaz, é mais penetrante do que uma espada alguma de dois gumes, que penetra até à divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração.

Certo? William Branham se referiu muito a essa Escritura para apontar para os seus ouvintes o trabalho que Deus estava desenvolvendo, desenrolando, neste tempo do fim. E isto trata-se do atributo de Deus, como Ele se manifesta, quando Ele se encarna, quando Ele assume uma carne ou fala através de lábios humanos. Então, sempre essa Escritura de Hebreus 4 estará em evidência quando Deus se manifesta desta forma, com esse atributo que Ele se manifestou no tempo do fim, neste último ou pela última vez. Vamos entende primeiro o que significa atributo. Atributo é a qualidade própria ou inerente de um ser. Eu ouvi muito sobre esta palavra “inerente” sendo pregada ou em alguns escritos, mas como você está preocupado em entender o assunto, não é? De forma geral ou a conclusão do assunto, você não se preocupa muito a estudar as palavras.

Mas esta palavra “inerente”, veja, atributo é a qualidade própria e inerente de um ser. Essa palavra “inerente” quer dizer intimamente unido, ligado a alguém. Então o atributo de Deus ou o um atributo ou o atributo com o qual Ele se manifesta neste tempo, esse atributo é próprio Dele e está ligado, unido com a natureza de Deus, não se pode separar. Ou você não poderia entender a Deus, ouvir Deus nesta hora, sem entender Seu atributo, sem ver a Sua manifestação através desse atributo com o qual Ele se manifestaria. “Inerente”, propriedade de algo ou alguém ou que faz parte de um ser, que é inseparável dele. Atributo é um sinal distintivo.

Então, se Deus se manifestou no tempo do fim em Seu último atributo, esse atributo é um sinal que o distingue de todos os demais. não importa quantas coisas se apresente, não importa quantas imitações haja ou quantas vezes o diabo se apresente como sendo Deus, quantas vezes o anticristo se mostra tentando parecer Cristo, quantas vezes o falso faça algo que pareça demais que é verdadeiro a ponto que se possível fora enganaria até mesmo o próprio eleito. Não importa o quanto que isto aconteça! O sinal distinguirá a Deus, porque o atributo pelo qual Deus se manifesta é um sinal que o distingue de tudo. Há uma diferenciação.

Então eu penso que um homem, uma mulher ou um jovem, para saber distinguir o que é Deus ou o que não é neste tempo, esta pessoa teve que receber da parte de Deus um conhecimento mais elevado. Diz a Escritura: Naquele dia conhecereis ou sabereis o que serve a Deus ou o que não serve.” Como você pode conhecer o que serve a Deus ou o que não serve se você não conhecer o próprio Deus? Alguém pode estar servindo o deus deste século, mas por ser tão religioso, por ter uma capa de religiosidade, de espiritualidade, tão elevada você pode confundir tal pessoa com um verdadeiro servo ou serva de Deus. No entanto, estão servindo a ídolos, estão adorando a Belial.

E é claro que nenhum deles fará isto declaradamente, ou, eles mesmo não sabem que estão agindo assim. Porque, para começar, tiveram suas consciências cauterizadas. E é claro que nós falamos sobre estas coisas e chega a dar medo ou chegam a dizer – “Então, tudo está perdido! Porque, parece que não vamos encontrar a verdade em nenhum lugar desta terra! Parece que nós não vamos encontrar a verdade em nenhum lugar deste planeta!” – Pois bem! Fazemos assim de propósito porque neste tempo haveria um ensino que faria esta diferença entre uma coisa e outra, que faria com que você, somente os filhos de Deus, pudessem entender o que é a verdade e o que não é, o resto ficarão confundidos, porque é para serem confundidos mesmo!!!

Estão entendendo? Dá para entender? Então desligue seu cérebro lá de fora e preste atenção apenas nas palavras. Se há um sinal que distingue a Deus neste tempo, então nós vamos ter que saber que sinal é este. Nós vamos ter que saber de qual maneira ele se mostrou antes, aí você vai saber de qual maneira ele manifesta hoje. Ora, quando a plenitude da Divindade foi revelada nos tempos antigos, há dois mil anos atrás, um atributo foi expressado diante das pessoas. E sendo que Deus não muda, Ele é o mesmo sempre. Neste tempo do fim isto se repetiria. Da mesma forma que o Grande Deus se manifestou há dois mil anos atrás, Ele se manifestaria de novo nesse tempo.

Então observe estas perguntas que vamos fazer aqui: Como foi o tipo de sinal ou qual foi o atributo que Deus manifestou quando foi revelado diante das pessoas a plenitude da Divindade? Que tipo de sinal se manifesta, que tipo de atributo é expressado diante das pessoas neste tempo o fim quando Deus faz cumprir Sua Palavra e Lucas 17 entre em atuação? Aquilo que você leu dizendo: Nos dias em que o Filho do homem se manifestar”, que tipo de atributo é expressado diante das pessoas? Bom, vamos trazer para algo que vocês entendam melhor. O que o profeta fez que manifestou esse atributo? O que ele realizou durante o tempo do seu ministério que expressou esse atributo único distinguível de todos os demais?             

Vamos fazer outra pergunta mais fácil: qual foi o primeiro sinal apresentado diante das pessoas? Qual o primeiro sinal que pode ser visto de forma tão visível? O sinal foi dito para ele, quando em 1946 o anjo de Deus apresentou-se para William Branham, o anjo disse: “Dois sinais te serão dados como foi dado ao profeta Moisés!” Vocês conhecem isto? Já ouviram isto? Leram sobre isto? Todas as vezes que passa a película “O Fundo Clama o Fundo” ou “A Entrevista com o Profeta”, isto é explicado, isto é mostrado. “Dois sinais te serão dados como foi dado ao profeta Moisés.” Qual foi o primeiro sinal? O primeiro sinal era que ele ao pegar na mão da pessoa ele sabia qual era a enfermidade que ela tinha, se aquilo foi provocado por um germe ou por algum erro que ela cometeu, alguma coisa assim. Mas em seguida veio outro sinal, que era os próprios pensamentos das pessoas sendo expostos. Não é isso?  

Ninguém ficava escondido diante daquele dom. Não! Seus pensamentos eram expostos, eram discernindo as intensões dos corações das pessoas. Isto aconteceu centenas e milhares de vezes e isto nunca falhou, porque era Deus em atuação. Isto é o que você ler em Hebreus 4. A Palavra de Deus que é apta para discernir os pensamentos e as intensões dos corações, isso estava em pleno cumprimento diante das pessoas. Então, meus amados, qual o último atributo de Si mesmo, de Deus mesmo, que Ele tornou conhecido nesta hora? Qual foi o atributo de Deus mesmo que Ele se deixou conhecer?

Para vermos isto devemos olhar para o que aconteceu em outras vezes na Bíblia, que são tipos desse tempo. Você tem que ver nas Escrituras, parte da Escritura que são tipos desta hora que você vive, aí você vai ver o que Deus fez lá e você então ao fazer a comparação vai ver que Deus realizou a mesma coisa neste tempo. Isto deve trazer para você fé, isso deve tirar de você dúvida, isso deve dá a você certeza, isso deve dá a você substancias, chão onde você pisar, a ponto de ninguém confundir você ou enganar você. E assim nós fazemos a pergunta: o que o próprio Jesus nos disse que aconteceria neste tempo? O que o próprio Jesus disse que aconteceria neste tempo do fim? Está no versículo 30 de Lucas 17.

30 Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.

Então o Filho do homem, quando Ele se manifesta-se, teria que ter este atributo em atuação aqui na terra, concorda? Porque aconteceu quando o Filho do homem estava manifesto ali no tempo de Jesus, quando Deus estava usando o Corpo de Seu Filho. E todas as vezes que Deus usou uma carne, quando Deus usou um corpo, esse mesmo atributo foi manifestado. Então o que acontece? O irmão Branham se referiu a essa Escritura de Lucas 17:30, quem tem ela aí aberta, por favor leia. Lucas 17:30, veja se você consegue colocar isto em sua mente, colocar isto em sua cabeça.            

 30 Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.

Só o 30, é o que eu disse. O irmão Branham se referiu a essa Escritura mais que as outras por um motivo, por causa de sua importância para a ambientação, a nossa ambientação. E o que eu quero dizer com isto? O que significa isto? A nossa ambientação, ambientar, ficar antenado, ligado, com o ambiente. Ambientar-se, adaptar-se a situação ao que estar ao teu redor. Então, William Branham usou essa Escritura mais do que as outras quando ele se refere ao tempo do fim, para que nós pudéssemos ver a importância, para que, por causa da importância da nossa ambientação.

O profeta pensou assim: Se eles entenderem o cumprimento dessa Escritura, eles poderão olhar ao redor, olhar os acontecimentos e entender que eles estão vivendo no mesmo ambiente que viveu Noé e Ló.” Estão entendendo? Amém? Foi isso que nós lemos na Escritura. Antes de Jesus falar: “nos dias que o Filho do homem se há de manifestar”, Ele falou sobre Noé e Ló: “Assim como foi nos dias de Sodoma”, se refere aos dias de Ló, “Assim como foi nos dias de Noé”. E Ele diz o que aconteceu antes que viesse o dilúvio e na outra Escritura Ele fala o que aconteceu antes que caísse fogo e consumisse a todos. Então aqui está o ambiente que você deve estar adaptado a ele, entender a situação do seu mundo, da sua geração, do ambiente com o qual você interage, que não é o mesmo que os nossos irmãos do passado interagiram.

Hoje você se depara com coisas que não existia lá, hoje você depara com pessoas que não viveram naquele tempo, porém, os espíritos não morrem! O mesmo espírito que atentou aquelas pessoas, estão atentando as pessoas hoje! O mesmo espírito que ungiu cada uma daquelas gerações, está ungindo as pessoas hoje. Então, em outras palavras, são dias semelhantes a Noé e Ló. Então William Branham usou muito essa Escritura, porque ele sabia da importância da nossa ambientação, para que você ficasse adaptado a isto, antenado a isto, soubesse o porquê as coisas estão acontecendo como elas estão acontecendo.

O ambiente dos dias de Ló foi assim como os dias que você vive. E naquele tempo Deus desceu a terra com dois anjos, correto? Vocês já leram isso na Escritura? Se não leu, leiam de novo a história de Ló. Esse era o ambiente nos dias de Ló. A geração estava como está hoje, com os mesmos pecados, com as mesmas misérias, o mesmo afastamento de Deus. Sim! Então Deus desceu a terra com dois anjos, naquele tempo Deus não ficou no céu, Ele desceu e visitou a terra. Ele se encontrou com Abraão enquanto os dois anjos foram para Sodoma, conversar com Ló e seus familiares. Deus ficou com Abraão para tornar-se conhecido a Abraão.

Deus fez uma determinada coisa naquele tempo que foi quando Ele mostrou o discernimento. Ele mostrou o discernimento para Sara, enquanto Ele estava de costas para atenda e ela estava na tenda atrás dele, ou seja, Deus conversava com Abraão de costas para onde estava a tenda e Sara estava na tenda atrás Dele. Deus, então, em um corpo que somente Abraão pode reconhece-Lo, Ele captou os próprios pensamentos dela e disse aquelas coisas, disse que ela tinha rido, que ela tinha zombado das palavras que Ele tinha dito. E você ver, se este foi um atributo que Deus expressou naquele tempo, então você tem que entender que é este mesmo atributo, é o que predomina hoje!

Esse atributo de Deus entrar cena e manifestar Sua glória, penetrar em teu entendimento, em tua palavra e expor o que você sente, o que você pensa, o que você gosta, o que você defende, o que você imagina, pelo o que você sofre. O anjo mandou esse recado para nós, ele disse para William Branham: Diga ao povo que os seus pensamentos diante de Deus falam mais alto do que suas palavras.” Este foi o recado que um anjo veio para nos dizer. Então você tem que ter cuidado com os seus pensamentos. – “Ah, ninguém sabe que eu estou pensando isso. Ninguém viu eu pensar isso. Ninguém vai saber que eu pensei isto!” – Mas Deus sabe!

E muita gente não será condenada apenas por suas palavras ou por seus atos, mas pelo desejo que está em seus corações. Muitas pessoas se vestem como um crente, mas deseja viver como um descrente. Muitas pessoas vão para o culto, mas estão no culto com o desejo de estarem em outros lugares. Deus conhece o nosso coração! Ele sabe o que nós queremos! Ele sabe o que nós mais desejamos! E seremos julgados pela natureza que está dominando nossas vidas, não pelos nossos atos, não pelos nossos feitos, porque poderemos falar palavras bonitas, fazer coisas maravilhosas, e, no entanto, lá dentro não sermos nada daquilo que expressamos ser pelo lado de fora. Ver?

Por outro lado, aqueles que por dentro são realmente assim, cristão sincero na Presença de Deus, pelo lado de fora eles vão também expressar isto. Lembrando nós que as coisas são semelhantes, são mui parecidas. Foi o que pregamos no culto anterior, que neste tempo de imitação até as palavras e pregações podem ser mui parecidas a ponto de as pessoas acharem que está tudo certo, que está tudo bem. Quando, na verdade, não está! Então o que nós vemos Deus fazer no tempo de Abraão? Deus fez uma determinada coisa, discerniu o pensamento de Sara. Ele captou os próprios pensamentos dela e disse aquelas coisas a Abraão, mostrando que a Palavra de Deus é apta para discernir os pensamentos e as intensões dos corações.

Amém? Abraão chamou o que a Deus naquele tempo? Quando Deus discerniu o pensamento de Sara, quando Deus fez aquelas coisas diante de Abraão, Abraão chamou aquele Ser de que? Como Abraão O chamou? Abraão chamou de Juiz e disse: Não fará justiça o Juiz de toda terra?” Então, meus amigos, se o Juiz de toda terra desce para fazer justiça, o que Deus veio fazer nesta hora no tempo da manifestação de Sua Parousia? Você leu na sua Bíblia: Quando o Filho do homem se manifestar”, mas em outras Escrituras Jesus diz: “A vinda do Filho do homem”, “no dia da vinda do Filho do homem”. E essa palavra “vinda” você sabe que é “Parousia” que trata-se da Presença Dele aqui na terra.

Para que Ele se faz presente? Ele terá que manifestar o mesmo atributo que Ele se manifestou nos dias de Sua carne, quando Ele estava no corpo de Seu Filho julgando, discernindo as pessoas. O mesmo que Ele fez no tempo de Abraão. Então Ele desce para fazer justiça! Enquanto saduceus e fariseus se dizem serem religiosos e bons e filhos de Deus e etc, sendo que era uma mentira, porque eles estavam ali deturpando a Palavra de Deus, o Juiz fez justiça e disse: “Não, vós tendes por pai o diabo.” Enquanto muitos levavam aquela mulher para ser apedrejada, porque ela foi pega em flagrante adultério e aqueles santarrões do tempo levaram ela para ser apedrejada, o Juiz fez justiça e disse: “E vocês, também não pecaram? Vocês não têm cometido pecado? Quem não tiver pecado atire a primeira pedra!”

Eu não sei o que Jesus escreveu na areia, a Bíblia não registra o que Ele escreveu, só diz que Ele começou com o dedo a escreveu alguma coisa na areia. E de repente, cada um saiu. Poderíamos fazer uma inferência aqui, aguçar um pouquinho a nossa imaginação. Quem sabe a palavra que Jesus escreveu cada um entendeu de um modo? Poderia ser isto. Não estou dizendo que foi, mas apenas para mostrar para vocês o que acontece quando uma pregação é dada, quando uma ministração da Palavra é feita, será que vocês entendem do mesmo modo? Será que quando Deus envia uma repreensão para nós, todos nós somos repreendidos da mesma forma? Eu creio que a repreensão virá conforme o mau causado, conforma a falta cometida, mesmo que Deus fale apenas uma única palavra, ela causará o efeito necessário em cada um de nós de acordo com a nossa necessidade.

Então, quem sabe uma palavra que Jesus escreveu na areia, certo fariseu ou saduceu, ou seja o que for, que estava ali pronto para apedrejar a mulher, quando olhou para aquela palavra ele viu ali foi “mentiroso” e ele sabia em que tinha mentido. Não vamos entrar aqui em detalhes em quantas coisas ele poderia ter mentido, poderia ter sido ter mentido para os seus funcionários e dito que a fazenda ou a fábrica ou seja o que for, não deu lucro devido e por isso ia diminuir o dinheiro deles ou até dispensar alguns ou não pagar o que lhes era devido por direito. Outro olhou para aquela palavra e quem sabe ele viu “adúltero”, porque ele achava que seu pecado estava bem escondido de tudo e de todos e dava uma de santo diante da congregação, mas quando leu aquela palavra ele disse: “Não, não pode! Como é que eu vou apedrejar essa mulher se eu também tenho cometido isso?”

Quem sabe outro olhou para aquela palavra e o que ele leu ali foi “ladrão”, Han?! “idolatra”, “falsa testemunha”. Cada coisa! E cada um foi vendo a sua sentença e foi saindo de fininho e só restou a mulher que necessitava de misericórdia, mas o Juiz já tinha feito justiça e disse para ela: “Ninguém te condenou, não é? Nem eu te condeno!” “Por que?” – “Porque eu conheço teu coração! Eu sei o que há nesta alma, eu sei de onde tu vens, eu sei qual é a tua descendência! Eu sei quem é teu progenitor, eu sei qual é teu futuro, porque eu sei também o teu passado. Eu sei qual é o teu destino! Porque eu sei quando tu foste eleita na presciência de Deus! Mesmo que o diabo tenha tentado te enganar durante todo esse tempo. Vai em paz e não peques mais!”

O Juiz de toda terra, Ele vem para fazer justiça! E para isto um tribunal tem que ser erguido, é claro. Disse Abraão: “O Juiz não faria justiça se Ele é o Juiz de toda terra?” Então você percebe que neste atributo predominante para este tempo é o mesmo Ser que desce, então Ele veio para fazer justiça, nos dá o que é devido, nos colocar na posição que nos cabe, tirar os poceiros da terra e nos dá ela como herança. É o que está estabelecido na Palavra de Deus! No sermão “O Cristo Identificado de Todas as Eras”, vamos ler isto aqui, vamos ler o que disse o profeta nesse sermão. O irmão Branham disse:

202 A presença de Jesus Cristo, que deverá iluminar a igreja, ...

Veja. A presença de Jesus Cristo deverá iluminar a igreja. Iluminar não é diferente de revelar, esclarecer, tirar o véu, abrir o entendimento, expulsar as trevas, deixar tudo às claras. Sim! A presença de Deus é para isso.  

202 A presença de Jesus Cristo, que deverá iluminar a igreja, para saber ...

Veja, então a iluminação é para te dar entendimento, a iluminação é para te fazer conhecer. Veja.

... para saber que nestes últimos dias onde credos e denominações e doutrinas e tudo mais têm deixado a Palavra toda sufocada, ...

O que a igreja fica sabendo? Deus desce neste tempo, manifesta este atributo que predomina para este tempo, discernimento, mostrando que só Ele pode saber tudo de todos. A igreja O reconhece como Juiz. Ele julga retamente porque conhece a causa, Ele não vai precisar ler os altos, Ele não vai precisar ler o que escreveu o advogado de defesa, Ele não vai precisa ler o que escreveu o acusador. Não! Ele conhece! Ele sabe todas as coisas! Só Ele pode ter este título de Juiz Supremo, Autoridade Suprema, porque Ele conhece tudo, o fim desde o princípio.

Então Ele desce trazendo esta Doxa para a igreja, trazendo o Seu julgamento, o Seu juízo, para a igreja. Então Ele faz com que a igreja seja iluminada com o conhecimento Dele, como está escrito em Efésios 1, “O Espírito de sabedoria, de conhecimento e de revelação é dado a igreja.” Então a igreja fica sabendo que o mundo está possuído, dominado por credos e denominações, o mundo está possuído por doutrinas erradas e tudo mais que tem vindo para sufocar a Palavra de Deus. William Branham continua:

... e Jesus a Palavra do lado de fora da igreja, ...

Então ele cita Apocalipse 3:20, que é: eis que estou a porta e bato!” Ele então cita Tiago capítulo 5, versículo 7. E como eu não lembro o que está em Tiago, deixe-me ler aqui juntamente com vocês. Tiago capítulo 5, porque William Branham colocou tudo isto na mesma receita deste bolo, viu, desta comida aqui. Tiago está depois de Hebreus, correto? Tiago capítulo 5, versículo 7 ao 9.

7 Sede pois, irmãos, pacientes até à parousia do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e seródia.

Que é a chuva do tempo e fora do tempo.

8 Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; ...

E isto se trata do teu entendimento, ele tem que ser fortalecido para que ninguém coloque um outro entendimento contrário ao entendimento que Deus tem te dado a respeito de Sua Palavra.

... porque já a parousia do Senhor está próxima.

 Entenda que nessas Escrituras que tem a palavra “vinda” ali é “parousia”. Durante todo o tempo do período da igreja primitiva, aqueles irmãos estavam esperando a parousia de Cristo, não a vinda, mas a parousia. Porque eles sabiam que antes da vinda, antes de Jesus vir, primeiro haveria uma manifestação especial de Deus na terra. E aqui Tiago está dizendo para sermos pacientes até este tempo da parousia ou quando o Juiz descesse a terra trazendo então o Seu Doxa ou a sua Doxa para a igreja, para que ela pudesse ser iluminada pelo Espírito de conhecimento, de sabedoria e de revelação de Deus mesmo nela. E isto faz com que ela seja única, não poderá ser confundida, não poderá ser enganada. Versículo 9:

9 Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.

Então é disso que William Branham está falando quando ele prega o sermão “O Cristo Identificado de Toas as Eras” ou “de Todas as Gerações”, porque Cristo, quando Ele se manifesta para uma geração ou em uma era há um sinal apropriado que O identifica. Identifica porque aquilo é inerente Dele, ou faz parte, não se desliga, está unido, a parte do Seu Ser, é parte de Sua natureza. E esse atributo sobre o qual estamos falando, porque sabemos que são muitos atributos com os quais Deus se manifesta, mas esse atributo predominante é aquele com o qual Ele se manifestou nos dias de Abraão discernindo os pensamentos e as intensões dos corações, é aquele mesmo atributo que se manifestou quando Deus veio morar no corpo de Seu Filho e discerniu os pensamentos e as intensões dos corações das pessoas.

É o mesmo atributo que se manifestou quando Deus usou Seu servo profeta, William Branham, e em nenhuma vez falhou o discernimento, porque Deus estava por trás daquele ministério vindicando a Si mesmo. E aqui nesse sermão ele está mostrando para nós isto, que a Presença de Cristo, quando se manifesta na terra é para isto, é para trazer para a igreja essa iluminação para que a igreja possa saber que nesses últimos dias a situação estaria como Sodoma e Gomorra, esse é o ambiente, ambiente-se a isto. Fique antenado ao ambiente ao qual você estar. 

Credos e denominações e doutrinas para todos os lados, e tudo tem sufocado a Palavra, tem deixado a Palavra toda sufocada e Jesus, a Palavra, está sendo expulso, está do lado de fora. Então ele cita isto, Apocalipse 3:20: “Eis que estou a porta e bato!” Ele cita então Tiago 5:7 ao 9, mostrando o tempo da parousia de Cristo e que o Juiz já estava a porta. Mas também ele cita outra Escritura, João capítulo 12, versículo 48. São João. Mateus, Marcos, Lucas e João. João 12:48. Observe isto.

48 Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.

Você percebe que se trata de julgamento e você percebe que se trata da Palavra em atuação. Você sabe que a Palavra é o próprio Deus agindo, você sabe que a Palavra, Deus é a Palavra! Deus trata com você através da Palavra, Deus usa lábios humanos para que a Sua Palavra chegue até teu entendimento. E isto produz em você alegria, regozijo, fé, fé não só para ser curado, mas fé para ser arrebatado! Para sair desta terra. Porque isto muda tua natureza, muda tuas atitudes, muda teu entendimento, ver? Deus, que é a Palavra, faz isto. Mas William Branham citou outra Escritura, 2 aos Tessalonicenses, capítulo 1.

2 aos Tessalonicenses, vamos ver o que está escrito lá porque eu não, eu não li isto antes. É uma pequena carta do apóstolo São Paulo aqui próximo a Colossenses, Efésios, Filipenses, Colossenses, então é o que vem, Tessalonicenses. A segunda carta para a igreja Tessalônica, capítulo 1, versículo 7. Vamos ver porque William Branham juntou essas Escrituras aqui.

7 E a vós, que sois atribulados, ...

Você passa por tribulação? A vida está sendo atribulada? Às vezes a tribulação no trabalho, nas viagens, em casa, com esposo, esposa, com filhos, com netos, com o que você é atribulado? Ou você passa por tribulação por causa da sua fé? No seu trabalho, criticas, perseguição, levantam falso testemunho contra você, não podem ver nenhum defeito causado, nenhum deslize teu que já diz – “Mas você não é crente?” – E já coloca aquilo para frente, já te entrega a chefia e assim vai. Você passa por tribulação?

7 E a vós, que sois atribulados, ...

Arranque seus cabelos, comece a reclamar de tudo e diga – “Deus se esqueceu de mim, mas eu sou crente, não deveria estar passando por isso!” – É assim que você está lendo na sua Palavra, na Bíblia aqui? Quem abriu a Bíblia em Tessalonicenses está lendo isso?

7 E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,

8 Como labareda de fogo, (sim) tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;

Você ver quem pode fazer vingança? Você ver quem pode trazer julgamento? Você ver quem pode julgar tua causa? Você ver quem pode tomar as dores? Somente Ele pode fazer isto! Só Ele pode tomar tuas dores, só Ele. É dito nas Escrituras: A mim pertence a vingança, diz o Senhor!” Não é você que vai vingar quem quer que seja, você não é, você não é espírita, você não é candomblecista, você não é esse tipo de pessoas, que quando tem raiva de alguém já faz uma macumba, já coloca o nome na boca de um sapo já leva e enterra na encruzilhada. E o negócio é esse; – “Ah, fulano me fez mal, quero fazer um trabalho para acabar com a vida dele!” – Aquela vingança danada!

Quero ver quando estiver tudo junto no lago de fogo quem vai vingar o quê, viu? Quem vai vingar quem. A Noiva do Senhor Jesus Cristo não pede por vingança, ela clama por misericórdia! Ela perdoa não importa o mal que lhe sé causado, não importa a dor, não importa a decepção, não importa a traição, não importa a magoa, a Noiva de Cristo, ela perdoa! Sendo apedrejado, morrendo, como for, Estevão disse: “Senhor Jesus, não lhes impute este pecado!” O que ele estava dizendo com isto? “Eu os perdoo!” O que Jesus estava dizendo na cruz? “Pai, perdoa-os! Eles não sabem o que fazem!”

Então como deve ser tua atitude diante da mesma situação, quando estiver passando por circunstancias iguais a eles? Deveria ser como daquele grande homem, daquele grande santo que eu não lembro o nome agora, mas quando chegou o momento de sua sentença, creio que foi Policarpo, ele pediu aos seus algozes um tempo a sós para poder ficar quietinho no lugar e orar por eles que iam mata-lo! Esta deveria ser nossas atitudes! Estamos ou estão procurando conselhos internacionais, procurando a ONU ou organizações e tudo para ver se alivia a vida de alguns cristãos em alguns lugares. Como em alguns países, agora me passa por alto o nome, mas recentemente muitos irmãos tem sido apedrejados, queimados vivos.

Semana passada um jovem crente foi decapitado, porque a religião é contraria a isto e ser cristão lá é como, é uma blasfêmia! Da mesma forma que não ser católico há anos atrás era morte. Mas, ô maldita igreja católica, viu? Se essas pessoas soubessem... William Branham disse, o problema não é o, como chama? O comunismo. Não tenha medo do comunismo, tema o catolicismo. A pior coisa que existe no mundo não é macumba, não é espírita, não é nenhuma outra religião africana, ou seja o que for, a pior de todas é o catolicismo romano, é chamada “a mãe de todas as abominações da terra!” Porém, a cegueira faz com que eles a adorem! E assim sucessivamente. E como ela matou no passado, vai matar, vai voltar a matar também, viu? E muitos crentes estarão unidos com medo da morte, estarão unidos com ela, muitos já estão para não serem perseguidos.

Eu quero saber de mim e de você, quando chegar o momento, se passarmos por, se estivermos vivos quando chegar um pequeno aperto que virá antes do rapto, como vamos nos comportar. Se hoje você não consegue segurar a língua entre os dentes para não falar da vida alheia, quero ver quando chegar a polícia, ou seja que organização for, na tua porta pedindo que você entregue quem você conhece como crente. Não só esse tipo de crente que vemos por aí, porque esses aí são os primeiros, são os primeiros a se prostar, para começar já estão marcados com a marca da besta a ponto de não aceitarem o selo de Deus, a ponto de não aceitarem o verdadeiro batismo do Espírito Santo. Mas aqueles que forem resistindo, quero ver como será quando você ser questionado cara a cara.

Vamos ver se você é um dos que morrerá por amor a Palavra de Deus e mesmo passando pela grande tribulação estará do outro lado salvo, ou você será um espião para o anticristo e irá nas casas que você sabe das pessoas que são fiéis a verdade da Escritura e o beijará como Judas fez. Prepare-se porque pode chegar esse momento bem diante de você a qualquer hora. Mas onde eu estava? Aos Tessalonicenses, quanto? 1, versículo 7, é isso mesmo?

7 E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,

Vamos parar aqui de novo?! Manifestar, o que significa esta palavra para vocês? O que significa a palavra “manifestar” nesse linguajar bíblico? Revelar. Quando Cristo se revelar. William Branham chamou o desvelar de Deus! Ele chamou isso de: “O Poderoso Deus Desvelado Perante Vós”, “Um Maior que Salomão está Aqui”. Vocês conhecem estes títulos. E é claro, tivemos labaredas de fogo? Sim! Tivemos manifestações angelicais? Sim! Cada anjo trouxe a revelação de um Selo. Sete poderosos anjos vieram da eternidade trazendo a revelação dos sete Selos para o sétimo anjo terrestre. Nós tivemos pés como colunas de fogo? Sim, tivemos isto! E colocou um pé sobre o mar e sobre a terra? Sim! O Pilar de Fogo se manifestou na América e na Europa. Terra e água, respectivamente.

8 Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;

9 Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder,

William Branham também citou outra Escritura, Mateus capítulo 16, versículo 27. Vamos ler. São Mateus capítulo 16, versículo 27, está escrito assim na Palavra de Deus:

27 Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.

Depois de lermos todas essas Escrituras, vamos continuar aqui com as palavras do profeta.

... e você O vê de volta no meio do povo e se identificando como Ele prometeu, “nos últimos dias quando o Filho do homem estiver sendo revelado”. Ele foi revelado no batismo; Ele foi revelado na cura Divina; aqui está Ele em Seu último atributo. Lembrem-se, aquela foi a última coisa que Abraão viu antes que o fogo caísse e julgasse o mundo Gentílico, e antes que o filho prometido viesse em cena, Isaque. Esta é a última coisa que a igreja Cristã verá, ...

Bom, o que Abraão viu por último? Qual foi a última coisa que Abraão viu antes que o fogo caísse e destruísse Sodoma e Gomorra? Ele viu o atributo de Deus discernindo os pensamentos das pessoas, dizendo o que estava no coração das pessoas e Abraão o chamou de Juiz de toda terra. William Branham está dizendo que também será a última coisa que a igreja verá, é o último sinal enviado ao mundo gentil mostrando que o tempo acabou, que a coisa está bem diante de nós. Veja, ele diz:

Lembrem-se, aquela foi a última coisa que Abraão viu antes que o fogo caísse e julgasse o mundo Gentílico, e antes que o filho prometido viesse em cena, (que é) Isaque. Esta é a última coisa que a igreja Cristã verá, no sinal de milagre, até o aparecimento de Jesus Cristo. Se Deus tem me concedido favor diante de vocês, creiam em mim no Nome do Senhor, nada mais resta na Bíblia para ser feito a não ser tomar a marca da besta; e você tem o Selo de Deus.

O que ele está dizendo? “Tudo está aí, o último sinal está aí, a última coisa que a igreja viria como sinal do fim está acontecendo diante de vocês.” Agora, irmãos, do que Abraão chamou a Deus naquele corpo de carne? Deus criou corpos, disse: “Anjo tal entra nesse! Anjo fulano de tal entre nesse.” Fez outro corpo e disse: “Eu vou nesse aqui!” E os três homens com pós sobre seus pés, começaram a caminhar. Quando Abraão olha, lá vem aqueles três homens andando, três forasteiros, três estranhos. Abraão reconheceu que um era Deus, se prostou diante Dele e O chamou de Elohim, O chamou de Senhor. Aos outros dois não, ele tinha a revelação, ele viu que era Deus com dois, com dois ministros, com dois anjos.

Deus ficou com Abraão enquanto esses dois anjos foram para Sodoma e Gomorra levar cegueira para as pessoas. Você sabe que esses dois anjos representam a Billy Graham e Oral Roberts e o que eles trouxeram para o mundo religioso foi cegueira. Sim! Eles cegaram as pessoas. São anjos que foram enviados para um propósito. Enquanto foi enviado para o mundo denominacional Billy Graham e Oral Roberts, Deus trabalhou com um povo separado através de um profeta vindicado. E não foi manifestado em Sodoma o sinal, esse atributo de Deus, lá foi manifestado cegueira com a pregação dos anjos. Mas para Abraão foi manifestado o sinal. Isto é só para a Noiva! Isto é só para a igreja! Só ela pode reconhecer quem está por trás deste atributo. E por isto Abraão chamou-O de Juiz, ele disse: “Não deve o Juiz da terra fazer o que é certo?”

Assim nós vemos, meus amados, que o Juiz voltou a descer nesse tempo do fim na forma da Palavra para julgar entre os vivos e os mortos. Muitas coisas que você estava esperando para o futuro já tem acontecido e está acontecendo neste tempo! Deus tem descido a terra trazendo julgamento para vivos e mortos. Porque, se Ele deve produzir uma ressurreição, então Ele já deve ter escolhido quem virá a Ele e está aqui para executar este juízo. Ele trouxe julgamento para vivos e mortos, tanto a igreja que está viva quanto a igreja que já partiu, que já morreu, recebe o mesmo julgamento Dele! E neste julgamento Ele dá a sentença. E esta sentença é o teu direito de vida eterna, de viver para todo sempre!     

E enquanto Ele executa este juízo para aqueles que são Seus, que O aceitam em Sua plenitude, a Sua Palavra também traz condenação para aqueles que partir desta terra sem terem sidos despertados para a verdade que Deus revela neste tempo. Então é por isso que na mensagem “Fé Perfeita” William Branham podia dizer algo assim, olha: Estamos em pé diante do Trono Branco agora! Porque William Branham sabia quem estava na terra neste tempo, era o mesmo que estava lá diante de Abraão e era o Juiz. Mais uma vez nós notamos o dom de discernimento do irmão Branham. E o que é discernimento, irmão? O que é discernir? O que é discernimento?

Discernimento é julgamento! É capacidade correta para julgar! E quem pode julgar senão o Juiz mesmo? É por isso que o irmão Branham chegou a tal ponto de mostrar para as pessoas a foto da revista Life, nós não temos ela aqui, mas vocês conhecem lá do salão. William Branham chegou a mostrar esta foto para as pessoas, a foto da grande nuvem, a nuvem de anjos que formou então a peruca branca do Juiz e ele chamou aquilo de Juiz Supremo! William Branham apontou para aquela nuvem e chamou de Juiz Supremo! Você sabe em que mensagem está isso, irmão Vicente? Vocês sabem em que mensagem está isso? Creio que é “Qual a Atração sobre a Montanha” e também “Provando Sua Palavra”, algo assim.

Então, a menos, a menos que as pessoas possam ver que o Juiz está aqui, elas não vão entender o último atributo que Deus está manifestando para eles antes de serem arrebatados para nos encontrar com Seu Filho, Jesus Cristo, nos ares. A menos que as pessoas possam ver que o Juiz está aqui. Se elas não verem que o Juiz está aqui elas não poderão ver este, o atributo de Deus sendo manifestado. E esse atributo se manifesta antes de sermos arrebatados para encontrar ao Filho de Deus, Jesus Cristo, Jesus Cristo, nos ares. Isto é o que nós devemos estudar a fundo, isto é o que nós devemos estudar com sabedoria, com inteligência, para entendermos sobre a Glória de Deus, o Doxa de Deus!

Mas, para encerrarmos esta parte do ensino nesta tarde, vamos ler apenas mais algumas Escrituras aqui para encerrarmos. Apocalipse capítulo 3, versículo 14. Apocalipse capítulo 3, versículo 14, está escrito assim:

14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

15 Conheço as tuas obras, ...

Ver que Ele conhece?

... que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

Ele está dando uma sentença, isso é um julgamento para esta geração.

16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; ...

Vomitados da boca, o que é a boca? O que é a boca de Deus a não ser o profeta? O que sai desta boca a não ser uma Mensagem, a não ser um recado? Então são pessoas que não estarão enquadradas na Mensagem, não estarão enquadradas naquilo que Deus falou através da boca ou dos lábios que Ele utilizou. São pessoas que não se enquadram, podem até serem bons imitadores na Mensagem, mas não fazem parte, não recebem o real e genuíno novo nascimento. Bom.

17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; ...

Entenda que isto que está sendo dito não é para os miseráveis, desgraçados, pobres, cegos e nu. São Escrituras que é dada para os dois lados: para os perdidos, em seguida para os salvos. Todas as cartas, as Eras da Igreja, é assim. Em um versículo Deus dá uma sentença para os incrédulos e em seguida Ele conversa com os crentes, em seguida conversa com os incrédulos, em seguida conversa com os crentes. Você pensa – “Olha, vai ver que Ele está aqui ajeitando, então tem salvação para esse.” – Não é desta forma! Não é desta forma. A carta enviada para Era, para a dispensação e ali está a sentença, é um julgamento para ambos os lados. Ver?

E você sabe, quando duas partes são apresentadas para o Juiz, ambas recebem o julgamento. Ver? Quem perde a causa foi julgado, quem ganha a causa também passou pelo julgamento, ambos estavam diante do Juiz. Bom.

18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, ...

Olha!

... sê pois zeloso, e arrepende-te.

E você sabe que não há arrependimento para a outra parte, se fosse assim haveria arrependimento para lúcifer. Como esses são filhos das trevas ou descendência de lúcifer, eles não podem, não há nada neles para se arrepender. Deus nem se quer os repreende. A repreensão vem é para você, porque Ele repreende a quem Ele ama! Você não vai dá cobro, como dizia o povo antigo, aos filhos dos outros, você tem responsabilidade com os teus filhos. Você vai bater em filhos dos outros, ele vai dizer – “Deixe, que em meu filho quem bate sou eu!” – Não é?! Você tem que dar educação aos seus filhos. Deus dá educação aos filhos Dele! Aos filhos do diabo Deus não dá educação, porque para começar eles são “inducaveis”. (ineducáveis – ED.)  Não sei como dizer agora, não é?! Não tem como eles receberem educação, por isso Deus diz: “Eu amei um e aborreci outro.”

Se Deus amou aqueles é porque eles fazem parte do amor de Deus, são filhos deste amor, são frutos do amor de Deus! Deus não tem porque amar aqueles outros, porque não há nada ali para ser amado, não há nada ali amáveis, são filhos da ira, são filhos da ira, são filhos da rebelião, são filhos do desobediente. Você tem na Bíblia “filhos de desobediência”, não é?! Mas, na verdade, para você entender melhor, eles são filhos de um que foi desobediente. Mas nós temos um Deus que zela, vela, por sua Palavra para a cumprir. Quer dizer, Ele obedece a própria lei que Ele cria e nos deu um exemplo para seguir que é o nosso Irmão mais velho, o Irmão Maior, que está obediente, sempre foi obediente em tudo a vontade do nosso Pai, a vontade do Pai. Mais é isso!

19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

Amém! Vamos ficar de pé. O irmão Odair, por favor, pode finalizar aqui com a oração final? Deus abençoe a cada um de vocês, Deus os guarde e até o próximo culto se o Senhor nos permitir estar juntos uma vez mais. Obrigado a todos!

[IRMÃO ODAIR] Amém? Amoroso Pai Celestial, no precioso nome de nosso Senhor Jesus Cristo, mais uma vez nos colocamos na Tua Presença, Pai, em oração para te pedir perdão pelos nossos pecados, por palavras, por pensamento e por atos, consciente e inconscientemente, Pai. Sabemos, meu Deus, que a Tua Palavra que foi ministrada nesta hora, Pai Celestial, não era digna para nos receber, mas Tu tens nos dados, Pai Celestial, a oportunidade, Pai Celestial, de ouvir. Nos predestinastes antes da fundação do mundo, Pai.

E no nome do nosso Senhor Jesus Cristo, nos colocamos aqui, Pai, humildemente, Senhor, como igreja do Deus vivo, Pai, para apresentar a Ti os nossos irmãos que estão a distância, Pai, aqueles que estão enfermos, aqueles que estão em necessidades, Senhor, oramos, Pai Celestial, que Tu os visites nesta hora, Pai. Que o Senhor possa restaurar, Senhor, se for um órgão que necessita de restauração que o Senhor possa restaurar, Pai. Que o Senhor vá de encontro a eles nesta hora, Pai. Ajude os nossos irmãos que estão presentes aqui, Pai.

No nome do Senhor Jesus Cristo que o Senhor possa os curar, que o Senhor possa, meu Deus, os ajudar, Senhor, no que for necessário, Pai. É no precioso nome de nosso Senhor Jesus Cristo que Te agradeço para a Tua glória, amém. Amém, Jesus! Deus os abençoe!

 

[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]

 

TRANSCRITO POR: ELISANGELA FLORENCIO

DATA DA TRANSCRIÇÃO: 10/10/2025

DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO: 01 HORA, 21 MINUTOS, 05 SEGUNDOS

Revisão ortográfica em 12/10/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário