Pesquisar neste blog

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

No Descanso Estará Tua Força


NO DESCANSO ESTARÁ A VOSSA FORÇA

 

Tabernáculo Fé Perfeita - Doutrina da Mensagem

 

 

PALESTRANTE: IR. ROSENDO

LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO MORATO - SP

DATA DA PALESTRA: 06/05/2009

 

 

 

 

Nós vamos ler em Isaías, capítulo 30, viu? Isaías capítulo 30. O versículo 15 de Isaías 30 diz assim:

15 Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes.

Vamos orar.

Deus Pai, Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra, é no nome de Jesus Cristo que mais uma vez temos vindo até Tua casa para juntos louvarmos o Teu nome, lermos a Tua Palavra e, Senhor, curvar nossas frontes diante de Ti, Amoroso Pai, que sempre tem tido cuidado de nós. Pedimos perdão por nossos pecados, pelas nossas fragilidades, por tudo que temos feito que é contrário à Tua vontade. Pedimos que o Sangue de Jesus Cristo possa estar sobre as nossas vidas mais uma vez, sabendo nós que não merecemos essas coisas, mas Tu tens dispensado isso para nós porque Tu és um Deus amoroso, justo, bom e a Tua graça, Senhor, está sobre os Teus filhos, sobre a Tua igreja, sobre a Tua herança. 

Que nesta hora possamos uma vez mais aprendermos de Ti, aprender sobre a Tua beleza, sobre a Tua santidade, sobre a Tua magnitude e que possamos ter nossas mentes a cada dia mudada pela Tua Palavra a ponto de pensarmos aquilo que o Senhor pensa. Ajuda-nos mais uma vez, pedimos por nós, por aqueles que estão trabalhando, estudando, viajando, seja como for, por aqueles que estão a distância cultuando juntamente conosco em seus lares como em um culto doméstico. Senhor, sobre o Teu povo, que a Tua benção, a benção da Tua Palavra, possa vir a seus entendimentos nesta hora e que possamos então sair daqui abençoados pelo Senhor. No nome de Jesus oramos e Te pedimos, amém. Amém.

Podeis sentar. “Amém” quer dizer: assim seja! Nós temos já tido uma série de cultos, como vocês tem acompanhado, onde falamos um pouco sobre fé. Nós, eu lembro que nós começamos falar sobre fé e confissão e depois falando então sobre a prova da fé. E depois a prova do nosso coração. O penúltimo que falamos sobre o teste das nossas reações, infelizmente não ficou gravado, não ficou registrado, mas eu creio que futuramente quem sabe pegaremos as mesmas anotações e falaremos alguma coisa a respeito só para complementar a série para que os irmãos que acompanham a distância, que faz o pedido dos cultos, não fiquem sem esta parte.

E, com essa leitura que temos feito eu gostaria de falar um pouquinho mais sobre fé com vocês e observe que Deus, neste versículo, Ele está conversando, falando ao povo de Israel, dizendo a Israel que retornando para Ele, que se o povo retornasse para Deus e descansasse em Deus. E Ele é a Palavra, isso significa voltar à Palavra, descansar na Palavra, pela qual eles seriam salvos. E Ele disse também que no sossego seria a força deles e eles rejeitaram isto que Deus ofereceu. Temos que entender que essas coisas se repetem, e o que é já foi e Deus pede conta do que passou. Então, nós temos que ter muito cuidado para não fazer a mesma coisa que Israel fez quando foi oferecido para eles isto que tem sido oferecido para nós nos últimos dias.

Temos aprendido que o sétimo Selo traz descanso, descanso para a igreja. E nesse descanso, neste sossegar, é onde está a força do cristão. Vamos aprender sobre isso? Amém? Esta noite eu quero continuar então com esse tema a respeito, sobre a confissão da nossa fé, uma vez que confessar quer dizer: “dizer a mesma coisa”. Então, nós temos que dizer o mesmo que Deus diz sobre aquilo que nós cremos. Correto? Nas outras semanas nós pensamos o quão importante era pensar o que Deus pensa, receber a Mente de Cristo, ter o pensamento de Cristo e dizer apenas o que Deus disse para dizer ou dizer somente o que Deus já tem dito.

E o irmão Branham disse que a Noiva tem o “assim diz o Senhor” ou ela ficará quieta. Ou você fala a Palavra de Deus ou você não fala nada, ou você responde o que é de acordo com a vontade de Deus ou é melhor você não responder. Ou você aconselha de acordo com a Palavra de Deus ou não dê conselhos nenhum, não dê o seu próprio conselho, não dê o seu próprio parecer, porque ele não valerá de nada. Então, neste culto eu quero usar novamente esse texto que nós já usamos outras vezes, para a nossa mensagem, quando nós pregamos sobre a confissão da fé. Antes de falarmos da prova, nós falamos com este mesmo versículo que lemos agora em Isaías capítulo 30.

E eu quero olhar com vocês este aspecto a respeito do sossego do qual nós lemos, porque depois de tudo Ele disse assim:   

... no sossego e na confiança estaria a vossa força, ...

E eles não quiseram isto. A força deles estaria no sossegar e descansar. Então, acho que eles queriam era ficar agitados e trabalhar por eles mesmos do que sossegar e descansar. Assim você ver que Deus ofereceu a Israel uma oportunidade deles se fortalecerem, se tornarem fortes e eles rejeitaram a forma que Deus ofereceu. É claro que eles também rejeitaram com isto o caminho que eles tinham para a salvação, que era o caminho de retorno, retornar para Ele, descansar na Palavra Dele, e isto eles não quiseram. 

Mas agora, neste culto, eu quero me aprofundar com vocês nestas palavras: “no sossego estaria a vossa força”, essa frase. Então, quem sabe neste culto, não sei se no culto que vem, poderemos mudar e eu vou deixar isso escrito aqui então, de uma forma torta como escrevo. No sossego... aí tem gente que ver quando eu erro, e é assim mesmo? “No sossego estará a vossa força.” Então, vamos tentar nos aprofundar nisso aqui: “No sossego estará a vossa força.” E quem sabe falaremos disso neste culto e no culto anterior, ou no culto que vem depois desse também, se o Senhor nos permitir, a menos que mudemos nosso foco, nossa linha de pensamento.

Eu quero me aprofundar com vocês nisto: “No sossego estaria a vossa força.” Porque há um paradoxo nessas palavras. Como pode você obter força sossegando, descansando? Como se não estivesse tão preocupado. Uma vez, que uma vez que, uma vez que quando se convence de algo você então se preocupa. E o profeta pregou o sermão “Convencidos e Então Preocupados”. Então existe um paradoxo nesta frase das Escrituras e por isso temos que nos aprofundar mais um pouco. “No sossego estaria a vossa força.”

Geralmente pensamos em força em termos de números ou em termos de poder. E sabemos que quando uma pessoa, ela é poderosa, quando uma pessoa é poderosa, geralmente ela não é muito sossegada, geralmente ela não demonstra muito sossego, mas eles são barulhentos, arrogantes e algumas vezes repulsivos como Golias era. São pessoas poderosas, por isso que o chefe é sempre odiado, o chefe tem poder, o chefe manda, o chefe não é tão bom com os funcionários, ele está ali para manter ordem, para mandar embora, para quando passar todo mundo baixar a cabeça, ele tem poder e por isto ele é arrogante e muitas vezes repulsivo.

É assim que tem se tornado muitos líderes, muitos ministros, muitos chefes, eles têm se tornado poderosos, repugnantes até o – “Não me toque, porque eu sou melhor do que você.” – E vice-versa. Agora, tem algo aqui nessas palavras: “No sossego estaria a vossa força.” Esta palavra “estaria” foi colocado porque eles rejeitaram, eles rejeitaram o sossego, então por isso não obtiveram a força necessária para continuar, para vencer, para lutar, para se tornarem vencedores. Se eles tivessem aceitado, então, eles teriam obtido a força, por isso no sossego estaria a vossa força, mas eles rejeitaram.

O irmão Branham, ele fala delas, desta frase em seu sermão “Vida Escondida”. Ontem um irmão me telefonou e perguntou se esse sermão já tinha sido traduzido para o português, até a presente data que eu vos falo ainda não foi, mas aqui está alguns parágrafos traduzidos para o nosso idioma e eu quero passar isto para vocês do sermão “Vida Escondida em Cristo” no dia 10 de novembro de 1955, o irmão Branham diz:

De manhã, você já se levantou bem cedo, saiu bem cedo e sentiu aquele ar refrescante? Como ele é e como tudo é refrescante? O orvalho caiu. Oh, irmãos! Irmãs! Se a única coisa que você sabe é ir à igreja, se a única coisa que você sabe é que você participa ou foi batizado ou coisa do tipo, porque não esconder sua vida em Cristo?

Porque ser batizado e pertencer a igreja e coisas assim, o irmão Branham diz, isso é muito pouco, você só sabe disso. Você só sabe, é isso que é vida cristã para você? Ir à igreja, dizer – “Sou batizado, sou da Mensagem!” – Sou isso, sou aquilo? Irmão Branham diz: “Por que você não esconde sua vida em Cristo?”

Fique só em sossego!

Amém?

Fique só em sossego! Longe do mundo e de suas preocupações, acalme-se e veja que revigoramento virá.

Amém! Então, não temos porque estarmos tão preocupados com as coisas que estão acontecendo. Hoje me perguntaram – “O que será que o irmão Brian tem falado a respeito dessa epidemia, da febre, do vírus suíno, do porco, seja o que for, que está assolando aí vários países, a coisa está pegando!” – Eu digo: eu não sei o que ele tem falado, não é? Eu sei que isso são as pragas que viriam nos últimos dias. E não vi reportagem sobre isso e quer saber? Não estou muito interessado em saber quantos morreram, quantos estão para morrer, quantos por ano, por minuto, por segundo morre com o vírus da AIDs, ou seja qual for.

Não podemos estar com a nossa mente nessas coisas, nossa mente tem que ser – “Eu preciso estar escondido em Cristo!” – É única forma de você se livrar disso: é esconder sua vida em Cristo! E assim você sai das preocupações do mundo e encontra descanso, revigora a sua fé. Então, deixe-me ler de novo as palavras do irmão Branham:        

Fique só em sossego! Longe do mundo e de suas preocupações, acalme-se e veja que revigoramento virá.

Você sabe, Isaías falou disso uma vez, ele disse:

“Ordem deve estar sobre ordem! E linha sobre linha, sobre linha. Um pouco aqui, um pouco ali. Apegue-se ao que é bom com lábios gagos e outras línguas falarei a este povo! E este é o sabá, o descanso, que tem de vir da Presença do Senhor!”

Amém! Então, se algum irmão adventista me ouve, é este o nosso sábado, é isto que nós cremos, é um descanso que só pode vir da Presença do Senhor! Então você tem que estar na Presença Dele para poder estar nesse descanso, para poder descansar. É por isto que o sétimo Selo traz descanso para os filhos de Deus, porque o sétimo Selo é Ele mesmo aqui na terra realizando um trabalho, fazendo algo, realizando uma obra. Bem, novamente no sermão “Vida Escondida” o irmão Branham diz assim:  

No templo temporal Ele está em Sua congregação, lugar santo e santo dos santos! Cada um deles era separado do outro e cada um tinha diferentes moveis para mostrar o local de habitação. Um tipo muito bonito da igreja. O pecador primeiro entra na cozinha ou era assim, a cozinha é onde você come. A sala é onde você conversa e o quarto é onde você descansa.

O irmão Branham está fazendo uma comparação assim com o templo. Vocês lembram o que já aprendemos sobre o templo, dos três compartimentos: o átrio, lugar santo e o lugar santíssimo. Então, no átrio, onde tinha os sacrifícios que eram oferecidos e aquela coisa toda, ali corresponde a cozinha onde o alimento é preparado, onde a carne é cortada, onde a verdura é descascada, ou seja o que for. Mas, depois você vai para o lugar santo, queima de incenso, a luz, a luz dos sete candelabros, é um lugar de conversa, um lugar onde você se assenta para conversar, para tratar de alguns assuntos. Mas, o quarto é o lugar de descanso, é o lugar de revigoramento em todos os sentidos. Então vejamos aqui, não precisa entrar em detalhes. Pois veja bem como o irmão Branham está explicando:  

Cada um deles era separado do outro e cada um tinha diferentes moveis para mostrar o local de habitação. Um tipo muito bonito da igreja. O pecador primeiro entra na cozinha ou era assim, a cozinha é onde você come. A sala é onde você conversa e o quarto é onde você descansa. Oh Deus! Vê você? O pecador entra, fé vem pelo o ouvir a Palavra. Amém!

Então você come, é o lugar onde você come.

Ele vem e come a Palavra! então ele é batizado na fé e aceita a Cristo como seu Salvador pessoal e então conversa com Deus. Mas então, ele vai para o quarto, o sossego com Deus, onde todas as coisas do mundo são impedidas de entrar e ele está sozinho no silêncio com Deus. Irmãos e irmãs, é aí onde este movimento pentecostal deveria está hoje e não com tanta tagarelice.

O movimento pentecostal deveria está procurando era estar em silêncio, em sossego. E muitos amados irmãos e ministros, por não compreenderem esses três compartimentos para poder ter sua vida escondida em Cristo, estão atrás de movimentos, de barulho, do mover disto e mover daquilo, se assemelhando ao movimento pentecostal, voltando de marcha ré para um movimento pentecostal. E não tem procurado encontrar o sossego da Palavra, daqueles que encontra Cristo na Sua plenitude da revelação de Deus. O irmão Branham continua:

Irmãos e irmãs, é aí onde este movimento pentecostal deveria está hoje e não com tanta tagarelice. (como)

O “como” fui eu que coloquei, viu?

Nós somos trinitários. Nós somos metodistas. Somos assembleianos. Nós somos a igreja de Deus! devemos estar sozinhos naquele silêncio com Deus. você não crer nisto?

Amém?

Certamente devemos.

Vê? Não com essa tagarelice toda como estão. – “Qual grupo pertence? Qual companheirismo você é? Está ligado com qual grupo? Quem está dando sustentação? Quem é que te dá apoio? E tagarelice daqui e tagarelice de acolá e deixam de ver o ensino da Palavra, a Doutrina da Mensagem, deixam de ver essas coisas porque conversam demais, falam demais, não querem se por quietos para ouvir a Voz de Deus. Ver? Pois bem. Saindo um pouco do sermão “Vida Escondida” e entrando no sermão “Desde Então” que ele pregou no dia 20 do 05, 20 de maio de 1961, o parágrafo 55, o irmão Branham disse:  

Eu acho que o romper do dia é a parte mais bonita do dia. Veja. Todos os demônios pararam de correr ...

Ver por que você fica preocupado quando seu filho chega tarde à noite? A noite é complicado, viu, sempre foi complicado. Sempre é complicado!

Veja. Todos os demônios pararam de correr e o Espírito Santo, eu acho que qualquer homem que vem ao púlpito pregar deve estar no sossego de Deus, sentindo um perfume muito bom, ungido com o Espírito Santo para falar a Palavra de Deus.

Mensagem “Desde Então” do dia 20 de maio de 1961. Então, isso significa o que? Que você vai encontrar a Deus aonde? Onde você vai encontrar a Deus? No tumulto dos shoppings? Será que é assim? Não! Você vai encontra-Lo no secreto tabernáculo de Sua Presença é onde você vai encontrar Deus. Deus se esconde em simplicidade, Deus se esconde na quietude, na solidão, ver? Veja como era o pequeno Davi, aquele pequeno garoto, era um jovem homem sossegado que não se dava bem com os outros garotos da sua idade. Ele estava mais nas montanhas cuidando do rebanho do seu pai, ele era um pastor acostumado a viver a sós com suas ovelhas.

Agora, de onde a sua força veio? Como se tornou um rei tão tremendo, tão conhecido? Bem, “em sossego estará a tua força.” Não é o que diz as Escrituras? Ver? “No sossego estará ou estaria a vossa força.” Então nós vemos o poder de Deus naquele pequeno vaso, em Davi, porque ele creu que Deus entregaria o inimigo em suas mãos. Então, você pode se perguntar quem realmente tinha força, quem realmente tinha poder: o repulsivo e arrogante e barulhento Golias ou o pequeno, simples, passivo e quieto Davi? Ver? Por que ele tinha esta força? Nos é dito nesta Escritura de Isaías capítulo 30, versículo 15: “no sossego estaria a vossa força”.

Então nós devemos saber o que isto significa, amém? É importante para nós conhecer estas coisas. Bem, além disso, nós temos também lido uma Escritura durante esses dias, as palavras do apóstolo Paulo em 1 aos Tessalonicenses, capítulo 4, versículo 11. E eu gostaria de repetir com vocês essa Escritura que nós já lemos outras vezes aqui. 1 aos Tessalonicenses, capítulo 4 e o versículo 11. E veja isto, porque aqui Ele nos ordenou a fazermos algo, trabalhar, meditar estudar o caso. Veja isto, para podermos sermos calmos depois. 1 aos Tessalonicenses, capítulo 4, versículo 11. 

11 E procureis viver quietos, ...

“Quietos”, só isso.

... e tratar dos vossos próprios negócios, ...

Esqueça os negócios dos outros, esqueçam os negócios do mundo, esqueça os problemas dos outros, você não vai resolvê-los, só vai amontoar problemas na sua cabeça ou trazer pecado para cima de você.

E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado;

12 Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma.

Quer dizer, prover dos seus próprios meios. Então nós vemos aqui que há algo muito importante para se entender sobre o que significa ser quieto, ficar quieto. Não significa que você vai ficar num pé de parede sem se mover, para poder receber força. Aqui Paulo mostra que você tem que ficar quieto cuidando dos seus próprios negócios, trabalhando, ver? Lutando, você, com suas próprias causas, com sua própria, por sua própria casa. Porque é dito que isto é nossa força, então, o que significa, observe “procureis viver quietos”? Este procurar viver quieto é como estudar, estudar, ver?

Estude, estude uma forma, uma maneira, descubra. É aquela coisa – “Como você vai fazer isso?” – “Eu vou estudar o caso!” – Não é assim que você diz? – “Como é que você vai fazer tal móvel, irmão Pedro?” – “Eu vou estudar aqui o caso!” – Você vai fazer medidas você vai pensar, você vai... ver? E aqui está dizendo, olha: “Procureis viver quietos!” Aqui é estudar isto, estude! Estude para ser quieto! Ver? Bem, estas palavras nos foram ditas em 1 aos Tessalonicenses, capítulo 4, versículo 11. Depois, depois disso, bem depois que o apóstolo Paulo nos falou sobre o rapto que encontramos no versículo 13 ou antes do apóstolo Paulo falar sobre o rapto ele falou “fique quieto”. E sobre o rapto ele falou no versículo 13 e 14, mais adiante.

13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

Então ele continua falando até que ele fala sobre alarido, voz e trombeta. Antes de Paulo entrar na questão do rapto, ele disse, estude o caso! Estude para se tornar sossegado, para ficar quieto. “Procurai, procurai ficar quietos!” Ver? Então, isso coincide com o que o irmão Branham disse a respeito da condição em que a Noiva, a igreja Noiva, deve estar antes de ser levada embora no arrebatamento. Ela tem que está nesta mesma Escritura, nesta mesma condição! Ele disse que devemos ficar na Presença do Filho para amadurecermos e nos tornarmos doce em nosso espírito. Ver? Isto é a situação, a condição, que a igreja precisar estar antes de ser levada embora.

E nós, só podemos chegar a amadurecer nos banhando em Sua Presença! Ele disse no sermão “Vida Escondida” que não pode vir um sossego ou um descanso a menos que seja, a não ser que seja da Presença de Deus. então, para que você possa amadurecer, ele disse, você tem que estar na Presença do Filho, que no inglês “filho” e “sol” é a mesma coisa, é a mesma palavra, só se pronuncia diferente, algo assim. Só podemos chegar ao amadurecimento nos banhando em Sua Presença. Então, observe o que ele disse no sermão “Tentando Fazer um Serviço para Deus”, que ele pregou no dia 27 de novembro de 1965, no parágrafo 112 o irmão Branham disse:

Temos de estar na Presença do Filho para sermos amadurecidos, isto é tudo. Há muito verdes; nós não temos a sinceridade, ...

Olhe o que é está verde, viu?

... nós não temos a sinceridade, a santidade, as coisas que devemos ter em nosso meio, para saber que o Espírito do Deus vivo, movendo-se em Sua Palavra e nos mostrando as coisas.

Veja. Se você observar isto, ele diz: “Estamos verdes, muito verde”, e ele diz: “Temos de estar na Presença do Filho, senão, não vamos amadurecer.” E o que é que falta? Ele disse: “Falta sinceridade”, é isso, ele disse: “Falta sinceridade, falta santidade.” Pois bem. A Escritura que nós lemos a pouco onde Paulo fala: “Procurai, procureis estar quietos”, quer dizer “estude para ser quieto”, esta seria a pronúncia mais plausível para isto. A tradução West desta mesma Escritura de 1 aos Tessalonicenses, capítulo 4, nós ouvimos o apóstolo Paulo nos dizer que pouco antes, pouco antes dele falar sobre o rapto as palavras dele foram estas que nós acabamos de ler: “Procurai estar quietos, sossegados, trabalhai para que não te falte nada, para que você não deva para as pessoas, para que você não fique comprometido com quem quer que seja!”

Então, se você não está comprometido com ninguém, se você está andando com seus próprios pés, se você está no centro da vontade de Deus, em outras palavras, você está sendo dono do seu destino uma vez que você está no centro da vontade de Deus. Então você está desapegado, está livre do barulho, dos problemas do mundo. Isso significa que você está leve, livre, a tal ponto que chegará o momento que você sairá desta terra, ver? Então observe, antes de Paulo falar sobre o rapto, essas palavras para estar em descanso, sossegado, ficar quieto, na tradução “West” é assim: 1 aos Tessalonicenses, capítulo 4, versículo 11:

Agora, como para vocês eu lhes imploro, por favor, irmãos, que vocês continuamente cresçam mais e mais neste amor e que sua ambição seja o viver uma vida sossegada ...

A ambição do cristão, viver uma vida sossegada.

... que cultive o hábito de dar conta de seus próprios assuntos ...

Olha, nós falamos sobre isso, não foi, esses dias? Não temos como resolver problema nas pessoas, por isso evitamos o máximo falar dos nossos próprios problemas, porque só vamos é acarretar preocupações nos outros e preocupação não te traz nenhum benefício, só te traz malefícios. Então não temos porque sobrecarregar nossos irmãos com preocupações que são só nossas, ver? E olha aqui o conselho para mim e para você:    

... que cultive o hábito de dar conta de seus próprios assuntos e que trabalhem com suas mãos, mesmo quando lhes dou uma ordem para que possam estarem conduzindo a si mesmo de uma maneira a se tornarem filhos de Deus em direção a aqueles que estão do lado de fora, para que vocês não tenham necessidade de nada.

Veja que tradução nesta parte da Escritura. Eu acho, eu acho, que essa é uma das coisas mais importantes para estar no quadro certo de nossa mente, para entrar em comunhão com Deus e para realmente ouvir o que Deus tem para nos falar nesse tempo do fim é ficar longe de todas as distrações que esse velho mundo tem para nos oferecer, ficar longe disso. Simplesmente fique só, fique sozinho em algum lugar onde você não ouça ninguém, nenhum barulho, nenhuma reclamação, nenhum pedido, nada! Para que você então possa se esvaziar de si mesmo, para que Deus te encha com Sua Palavra. É momento de você está a sós com Deus.

Eu estou falando sobre o lugar quieto onde paz pode entrar em nossas almas e onde você pode achar descanso em seu espírito. E esse descanso você não encontrará na agitação do dia a dia, ver? Isaías disse: “Retornando e descansando seremos salvos!” Foi o que nós lemos. E acrescentou: “Em sossego e em segredo seremos fortificados!” Salomão disse em Provérbios, no capítulo 15. Provérbios capítulo 15, versículo 1, Salomão disse:   

1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.

“Suscita a ira.” A resposta branda consegue desviar, é como um escudo, desvia o furor. O que é uma resposta branda? Só pode dá uma resposta branda quem está em sossego. Ver? Não importa que agitação se tenha, mas se tem uma consciência tão elevada sobre si mesmo e as coisas que lhe rodeiam, está tão consciente da situação, do estágio que está, da posição onde está firmado que mesmo em meio a reboliço, que mesmo em meio a provações, que mesmo em meio a tudo quanto é desavença você consegue uma quietude tal a ponto de sua resposta ser branda, fora da agitação. Ver?

Pois bem. O que é uma resposta branda? Seria uma reposta fraca, sem força ou uma estrondosa, mas suave e gentil? O que seria uma resposta branda? Bem, uma resposta branda é gentil e benevolente, isto é o que é uma resposta branda. Não é misturada com ira, com ironia ou malicia, mas são palavras proferidas que suaviza e trazem paz para si mesmo, para quem ouve, porque você recebe enquanto está dando, a verdade é essa. Então, você não transforma uma ira com uma cara irada, de maneira nenhuma, ou com palavras iradas, achando que assim estará mostrando mais força do que o seu oponente.

Você faz a ira ir embora com palavras brandas, com demonstrações de afetos, carinho, amor, é assim que você poderá envergonhar o seu adversário. O irmão Branham, ele falou brandamente ao boi matador de homens, a um boi assassino, ele falou brandamente com aquelas abelhas iradas. Você sabe que o boi veio lamber em sua mão, você sabe que as abelhas deram meia volta sobre seu corpo e voltaram para sua colmeia. Por que isto? A resposta branda desvia o furor, é o que diz a Palavra, correto? Se o irmão Branham tivesse falado grosseiramente com aquelas abelhas ou com aquele boi, ele certamente teria sido atacado.

Mas ele estava entendendo que tinha invadido seu território, e ele, então, estava apologético com relação a eles, começou a falar-lhes como se fosse um filósofo. Ver? E eles, tanto o boi selvagem como aquelas abelhas, aquelas abelhas venenosas, sentiram que sua natureza não oferecia perigo para eles. Então o deixaram passar, o deixaram em paz. Mas também nos é dito que: “a palavra dura suscita a ira.” Isto é o que está em Provérbios. Então, o que são palavras duras? Já que você sabe agora o que é palavras brandas, palavras gentis, brandamente, que transmite paz, que muda atmosfera, que traz sossego, porque são proferidas por pessoas que estão na Presença de Deus e, portanto, estão sossegadas, mesmo que o mundo esteja caindo aos pedações, ver?

Então, nosso dicionário, ele define “palavras duras” como: palavras que causam sofrimento ou dor ou angústia, palavras sérias ou palavras que são terríveis ou calamitosas, palavras que são cheias de seriedade com perigo ou danos. Em outras palavras, palavras duras são isso. Então, você sabe, se você analisar seus amigos, vizinhos, companheiros, parentes, você vai concordar comigo e dizer – “Eu conheço pessoas que foram casadas por dez anos, quinze anos, vinte e cinco anos, mas que finalmente se separaram por terem dito palavras duras um com o outro durante toda vida. Foram duros! Sempre duros! Palavras que eram duras e não construtoras. Só se tinha palavras maldosas ou de críticas ou de cobranças, simplesmente isso.”

Bem, a Bíblia nos diz como lidar com conflitos, mas parece que nós não queremos tomar o remédio que a Bíblia nos oferece para resolver esses problemas. Ela diz: “Se acertarem tua face, não golpeei de volta!” E nós só lemos estas palavras pensando que alguém vai nos encontrar na rua e nos dá um bofetão, não é? E nos dá um bofetão. E geralmente quando nos batem nós revidamos, porque ninguém te bate aí, te dá uma... ninguém anda por aí te dando tapa na cara. Mas Jesus disse que quando acontecesse você não revidasse. Aí você nasce, cresce, morre, nunca ninguém te dá um tapa para você ver se tem capacidade de virar o outro lado ou não. Não é assim?

Mas quantas vezes te bateram e você revidou? Na primeira palavra dura que você ouve da esposa você já revida com outra mais dura ainda; na primeira palavra dura que sai da boca dele por ser duro, grosso, imbecil, a mulher já também do mesmo jeito, ela não dá o outro lado, ela acerta é as duas dele também com palavras mais duras ainda. Então, isto acontece constantemente e não vemos que estamos falhando em cumprir as Escrituras! Do mesmo jeito que pegaram isto e colocaram literalmente como se fosse receber um tabefe na cara, muitas outras coisas também estão entendendo errado. E por entenderem errado deixam de cumprir, deixam de fazer da forma correta. Ver?     

Mas a Palavra de Deus não é para discernir nossos pensamentos? Não é, e as intensões dos nossos corações dizendo o que está errado lá dentro? É para isto que viemos a igreja, é para isto que ouvimos os cultos, para nos mostrar estas coisas. Então veja. Aprenda a dar a outra face. Quando você pensa que alguém fez algo que você sente ser errado, ou pode ser incitante para você, não rebata aquilo, não rebata aquilo, não revide a altura que você gostaria de revidar. Peça brandamente, fale suavemente, de forma gentil o que a pessoa quis dizer com aquelas palavras, pergunte o que ela quer dizer com aquilo.

Bem, vamos ler uma Escritura aqui em Mateus capítulo 5, vamos lá! Já falamos muito, lemos muitos, alguma citação do irmão Branham, vamos ler alguma coisa aqui na Escritura. Em Mateus capítulo 5 e o versículo 38 de Mateus 5, vejamos como está aqui. Mateus capítulo 5, versículo 38.

38 Ouvistes que foi dito aos antigos: Olho por olho, e dente por dente.

39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, (oferece-lhe também a esquerda, ou) oferece-lhe também a outra;

40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;

41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.

42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.

43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem ...

Ao irmão amável que sempre traz um quilo de açúcar, sempre traz uma coisinha para você?

... fazei bem aos que vos odeiam, ...

Nunca vi alguém que me odeia fazer coisa para mim, no entanto, eu tenho que fazer coisa boa para eles.

... e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; ...

– “Ah, mas eu oro pelo irmão fulano, ele é tão bonzinho! A irmã cicrana é tão amável, está doente, vou orar por ela.”

... orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Que coisa, hein?! É sério!

45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Agora, de novo, essas Escrituras não temos nem o que comentar uma vez que o tema, o assunto já vem tratando sobre isto. De novo vamos ler em Lucas capítulo 6, São Lucas capítulo 6, versículo 27. Lucas 6:27, diz assim:

27 Mas a vós, que isto ouvis, ...

Então não é para quem não ouviu, é para quem aprendeu, viu? É para quem ouve, é para quem sabe.

27 Mas a vós, que isto ouvis, digo: ...

Então é dito só para quem ouve a Palavra de Deus, não é assim? E Jesus disse: “Minhas ovelhas ouvem minha voz. Quem é de Deus ouve a Palavra de Deus. Vocês não escutais porque não são de Deus, não sois a minha ovelha”, disse Jesus. Então, para aqueles que escutam está isso aqui direcionado:

Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;

28 Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

29 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;

30 E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.

31 E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.

32 E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.

Então, somente quem é filho de Deus pode amar os adversários, pode amar a quem não te ama, a quem não lhe ama. Ver? Se você não tem capacidade de amar o seu pior inimigo não pode você, nem sonhar com o Reino do céu, nem sonhar com o céu, com a vida eterna, com Milênio, seja o que for. Esqueça isto, porque isto é contrário as Escrituras. Esqueça o céu, esqueça Deus, esqueça o Espírito Santo, esqueça Nova Jerusalém, esqueça tudo se você não tem essa capacidade de amar o seu inimigo. Versículo 33:

33 E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.

34 E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.

35 Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, ...

Aí aqui que crente sem caráter, sem vergonha, aproveita, está sempre na casa do irmão pegando emprestado porque sabe que o crente tem que emprestar porque a Bíblia diz para emprestar. Olha, o sangue chega sobe, não é?! Fala sério! O sangue chega sobe. Ver? Mas são pessoas que não estão dispostas a fazer o mesmo, porque são aqueles que se vestem com capa de religiosidade para te chamar de irmão, para comer as tuas custas, para viver do teu suor, são verdadeiros parasitas, carrapatos, piolhos nojentos! Estou falando de crentes que não passam disso! Vamos continuar lendo. Versículo 35 eu estava, não é?!

35 Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.

36 Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão a vós.

  Isto é a Palavra de Deus. A coisa mais importante desse mundo é deixar sua mente sobre o controle de Deus, porque tudo isto que você acabou de ler com sua própria mente jamais você cumprirá zero vírgula, zero, zero, zero um por cento. A lógica humana, a tendência humana, a razão humana, jamais cumprirá isto. E é por isto que sempre a Bíblia fala, estamos repetindo o que a Bíblia fala, sobre a mudança de mente, a mudança de mente, de pensamento. Porque tem que ser a Mente de Cristo mesmo para poder cumprir isto aqui e essa Mente de Cristo vem a igreja para que todos tenham o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus. ver?

A coisa mais importante neste mundo é deixar sua mente sobre o controle de Deus, porque as suas ações saem de sua mente, suas ações saem de sua mente. Então, se a sua mente é a mente normal, do homem normal de acordo com o mundo, as suas ações jamais cumprirá isto que você acabou de ler. Mas se você tem a Mente de Cristo, se você pensa os pensamentos de Cristo, então as suas ações serão de acordo com a Mente de Cristo! E a Mente de Cristo já está estabelecida na Sua Palavra! Esta é a verdade. Ver?

Não vá pelos seus sentimentos, não! Vá pelo que Deus disse, vá pelo que Deus ensina, porque o que Deus tem dito é eterno, não muda! Se a mente não está sob o controle, as ações não estarão sob controle, porque você apenas é o que sua mente indica, você faz o que sua mente indica. Então, devemos colocar a Mente de Deus se queremos andar e agir como Jesus Cristo. Amém? Fiquemos de pé. Que o Senhor nos ajude! Nós precisamos pensar como Ele pensou em todas as circunstâncias, então poderemos agir da mesma forma que Ele agiu.

Deus Poderoso, nosso Pai Celestial, no nome de Jesus Cristo ajuda Teus filhos, Senhor! Abençoe a cada um de nós nesta hora. Perdoe nossos pecados, Senhor, nossas fraquezas, somos tão frágeis. E quando lemos essas Escrituras, Pai, como isto fala aos nossos corações! Tu tinhas uma razão para falar o que falastes, Tu trouxeste aos homens a luz, a luz que veio de Deus, que emana da Grande Fonte Vivente! Deus é Luz, não há Nele trevas alguma. E esta Luz, quando veio ao mundo através de Jesus Cristo, foi trazendo esse conhecimento sobre Deus, aclarando conceitos, esclarecendo mentes, oh Senhor, trazendo esse brilho, o brilho de glória da Shekinah, nos ensinando todas essas coisas.

Ajuda a cada um de nós, Pai, ilumina nosso entendimento, porque não queremos viver nas trevas que está esse mundo, não queremos está nessa escuridão pecaminosa e religiosa em que se encontra essa geração. Queremos andar na luz da Tua Palavra, Senhor! Muitos podem achar isto complicado e difícil de ser vivido, mas não é complicado quando recebemos a Mente de Cristo, quando recebemos o sentimento do Senhor Jesus. Então tira de nós o próprio sentimento humano que temos e que a Mente do Senhor, a Palavra do Senhor, a vontade Tua, seja a cada dia revelada em nossas vidas e que o Teu nome seja magnificado para todo sempre. No nome amoroso de Jesus Cristo, oramos e Te pedimos, amém e amém!       

Deus os ajude! Deus os guarde! E até nos encontrarmos outra vez. Muito obrigado vocês que vieram e até o próximo culto se o Senhor nos permitir. Os irmãos que ouvem pela internet, Deus abençoe a cada um de vocês, tenham todos uma noite abençoada. Os que ouvirem a gravação futuramente, Deus os guarde, Deus os abençoe! É muito bom falar com vocês, é muito bom ter vocês como nossos ouvintes, não é?! Deus os guarde!

 

[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]

Baixe este culto em mp3 

Baixe este culto em pdf

Baixe este culto em texto word


TRANSCRITO POR: ELISANGELA FLORENCIO

DATA DA TRANSCRIÇÃO: 08/09/2025

DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO: 54 MINUTOS, 20 SEGUNDOS

Revisão ortográfica – setembro de 2025


sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Boca e Entendimento Abertos por Deus


BOCA E ENTENDIMENTO ABERTOS POR DEUS

 

Tabernáculo Fé Perfeita - Doutrina da Mensagem

 

 

PALESTRANTE: IR. ROSENDO

LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO MORATO - SP

DATA DA PALESTRA: 02/12/2012

 

 

 

[Irmão Rosendo] cantaram muito? Cantaram bastante?

[Irmão Nilton] cantei quatro hinos.

[Irmão Rosendo] Ok! Está bom! (Se tirar vai arrancar o pescoço fora). Boa noite, gente! Deus abençoe vocês! Aos que vieram que a graça do Senhor possa nos ajudar uma vez mais na compreensão dos mistérios da Palavra de Deus. Aos que estão nos ouvindo, pelo portal Doutrina da Mensagem, recebam nosso abraço fraternal no nome precioso de nosso Senhor Jesus Cristo e que juntos possamos ter um bom aprendizado uma vez mais. Não é?! Bom ver vocês, os que vieram, muito bom!

Vocês poderiam ficarem de pé para fazermos uma leitura das Escrituras, em São João no capítulo 12, vamos ler. São João capítulo 12. No culto passado para os que estavam, nós estávamos lendo em Jeremias 1, onde nós pegamos o nosso texto. Mas aqui vamos ler em São João capítulo 12 e o versículo, versículo 45, vamos pegar pelo 45. Vocês acharam? Os que estavam procurando acharam, quem está com a Bíblia?

45 E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.

Encontraram esta parte? Tá. Volte o 43:

43 Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

44 E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.

45 E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.

46 Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

47 E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

48 Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.

Vamos orar?

Oh Deus, nosso eterno Pai, temos chegado até aqui pela Tua graça e esta graça, o favor imerecido que nos impulsiona a sempre estarmos um passo em direção ao Senhor. E este passo que damos em direção a Ti é porque o Senhor nos convida, nos chama, nos abre o caminho e realiza em nós o desejo, a vontade de Te servir, porque o homem, o ser humano que somos, tudo em nós por qualquer coisa se fica distraído com tudo que tem no mundo, com todos os cuidados da vida. Mas, aqui está o Teu Espírito, aqui está os anjos do Senhor que acampa ao redor dos que teme ao Teu nome para estar sempre nos impulsionando a dar um passo a mais.

Estamos agradecidos pôr o Senhor ter tido cuidado de nós apesar de nossas fraquezas e as circunstancias que enfrentamos, mesmo assim temos aprendido este segredo, que não há desculpas para aqueles que são Teus filhos. Porque estes encontrarão na Tua Palavra um poder, um poder diferenciado, algo que nos faz seguir adiante mesmo quando mil cai a um lado, dez mil do outro, mesmo assim isto não deve, não pode atingir a nossa caminhada porque temos um objetivo a alcançar. E a fé que uma vez foi dada aqueles que são santos e separados, se esta fé ou esta revelação está em nós, então com certeza Tu nos ajudarás a passar todos os problemas das nossas vidas e glorificando Teu nome.

Agradecendo ao Senhor por seres o mesmo ontem, hoje e eternamente, estás sempre galardoando aqueles que Te buscam e sempre mostrando para nós o prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus. E é com esta convicção em nosso entendimento, em nosso coração, que temos nos reunido uma vez mais neste culto agradecendo a Ti por tudo, Senhor. E pedimos humildemente no nome de Jesus Cristo que o Senhor abra uma vez mais nosso entendimento para falar e ouvir a Tua Palavra. No nome de Jesus nós Te pedimos, amém. Amém! Vocês podem se assentar. Aleluia!

Antes que eu esqueça o irmão Jaílson, lá da Paraíba, ele envia saudação para a igreja. Já fazia tempo que ele não me telefonava e me ligou cobrando alguns estudos, não é?! E, mandou a saudação para a igreja pedindo oração também. Já tem muitos anos que ele acompanha conosco, desde dois mil e seis aproximadamente, dois mil e sete que ele, mesmo a distância ele sempre está testificando dessas verdades, não é? Dessas verdades.

Bom, no culto passado nós falamos um pouco sobre... deixe-me ver aqui nas minhas anotações para não me perder. Nós lemos outra vez no parágrafo 2 do sermão “Cristo é o Mistério de Deus Revelado”, eu não sei se o irmão Cido, lá, tem conseguido pegar a transmissão? Não?! Está meio ruim? É? Bom, eu acredito que nós... mudou o site, viu? Para aqueles que não sabem, não é, é um site novo, não é?! Mas nós temos recebido e-mails e ligações de pessoas que estão pegando muito bem, que está muito bom, então deve ter algum problema também na conexão das pessoas, não é, não só daqui. E parece que o sinal aqui está indo com força e muito bem, graças a Deus!

O irmão tem conseguido de lá? Ótimo? Bom. Bem, se a pessoa diz – “Lá em casa está pegando muito bem!” – E eu vejo a pessoa na igreja, isso é ótimo! Você sabe que alguns colegas ministros eles relutaram em fazer transmissão pela internet, porque disseram que isso ia afastar as pessoas da igreja, então muitos não estão pregando assim transmitindo culto, o áudio, não é, para que os irmãos não ficassem em casa. Claro que se corre esse risco, mas eu prefiro correr esse risco do que deixar de levar a quem está lá atrás também a Palavra. não é?! Quando o pão foi multiplicado, Jesus multiplicou os pães e peixes e os discípulos começaram a distribuir, a ordem foi que fosse até o final da fila, até os últimos lá, até os que estavam distantes, senão, ia ficar só distribuindo aos primeiros assentos, não é?!

Mas você tem que enfrentar alguma luta, alguma rejeição, alguma dificuldade, e tentar passar pela multidão e levar também o pão multiplicado até aquelas pessoas que estão mais distantes, que estão mais ausentes, vamos dizer assim. E, se por causa disso acontecer que aqueles que estão na primeira fila fiquem fartados, nós não podemos fazer nada, é o processo de cada um, não é?! É o processo que cada um tem que enfrentar. Bom, deixe-me ler outra vez aqui as palavras do mensageiro de Deus para poder darmos continuidade. Eu não sai, não consegui sair ainda, apesar de já estarmos com mais de dez ou doze cultos comentando sobe essa citação, sobre este parágrafo do irmão Branham aqui onde ele diz:

2 Bondoso Pai Celestial, estamos nos aproximando de Ti novamente esta manhã pela misericórdia e pela direção do Espírito Santo hoje, como temos entendido que deveríamos nos reunir nesta manhã e ensinar a Tua Palavra, ...

Então, observe para o que é o ensino da Palavra. se você não descobrir este... se este mistério não for revelado para você, que ele está revelando logo no início desse sermão, como você vai entender qual é o mistério de Deus que foi revelado nesse tempo do fim? Você não compreenderá esse mistério sem você ouvir a ministração da Palavra, porque você vem para aprender sobre Deus por causa disso, olha:

... temos entendido que deveríamos nos reunir nesta manhã e ensinar a Tua Palavra,

Para que? Com este propósito, olha:

... e que possamos saber como viver neste dia presente, ...

Veja. Este é um mistério, é um segredo, que somente aqueles que se sentasse para ouvir a Palavra aprenderiam como viver neste tempo, porque o mundo não está vivendo, estão é morrendo. O mundo está morrendo, o mundo está caindo aos pedaços. Morte em todos os lugares, físico e espiritual. Em todos os sentidos! Então, é neste tempo que alguém se reuniria para ouvir a Palavra para aprender como viver. Ora, todos estavam vivos naquele tempo de Jesus e por que Ele disse “Eu vim para que tenhais vida e a tenhais com abundância”? Ver? Então observe. Para:

... saber como viver neste dia presente, e qual é a hora do dia em que estamos vivendo.

Que dia é hoje? – “Oh, é domingo!” – Como é que você sabe? Você tem o calendário, não é? Você tem o calendário que te diz que dia é hoje. Então, se saísse de cena todos os calendários, relógios, tudo que marcasse a linha do tempo, você até poderia saber que horas são mais ou menos, o sol está ali e aquela coisa toda. Porém, com o passar dos dias, dos meses, você perderia a noção, a menos que tivesse alguém para marcar o tempo para você, a menos que você começasse a marcar cada dia, você fizesse seu próprio calendário. Qualquer esquecimento já era. Então, hoje poderia ser qualquer dia para alguém. Ver? Se não tivéssemos a contagem do tempo hoje poderia ser qualquer dia. era só todo mundo dizer – “Hoje é sábado!” – Acabou! É sábado! – “Hoje é quarta-feira!” – Acabou!

Porém, existe um calendário. Isto vem de geração em geração, ver? Estamos aí no final do ano, logo estarão distribuindo a folhinha, não é? O mundo já está distribuindo onde você faz compras e tudo. E já está marcado todo o ano, qual é o dia, qual é o número, qual é o feriado, quando a lua vai está cheia, minguante, nova e tudo! Então, não tem como você se perder na contagem do tempo. Ver? Para que as pessoas não esqueçam metragem, medidas, ou seja o que for, existe a... eu não sei aonde, nem onde eles guardam, não lembro agora, não pesquisei isso para falar, porém isso me veio agora. Mas existe o metro principal, ver, onde é estabelecido e todos, não é, utilizam aquela metragem.

E a preocupação é que com o tempo parece que aquilo estava diminuindo. Bem, tem tudo isso. Mas me diga, se não, se isso se perdesse de uma hora para outra como saberíamos qual o dia? Pois bem. No lado espiritual, no relógio de Deus, as pessoas perderam as horas, perderam o dia, mês e ano e por isso Jesus falou sobre o dia do Filho do Homem. “Abraão viu o meu dia e se alegrou!” O tempo da manifestação do Filho do Homem, tudo é com medidas, com dias, com numerações, é a matemática de Deus, ela não falha e assim sucessivamente. Porém, as pessoas perderam a noção disso, porque aqueles que contavam os dias, que contavam os tempos, a folhinha, eles perderam os cálculos sobre isto.

Deus mandou um profeta neste tempo para nos fazer olhar de volta, nos mostrar qual é o calendário. Mesmo que não se tivesse como contar essas coisas, no lado espiritual, ele nos apresentou Israel, mostrou exemplos nas Escrituras, a figueira brotando e disse: “Israel é o relógio de Deus!” Ver? Se você quer saber o dia você olha no calendário, na folhinha. Quer saber a hora? Você olha no seu relógio, procura acertar ele com o relógio mais certo que existe, horário de Brasília, horário de tal lugar e aquela coisa toda. Mas ele disse: “Quer saber o tempo que estamos vivendo? Olhe para Israel!”

Então, Ele fez todas as conexões do tempo dos gentios, plenitude dos gentios, em conexão com o período de Israel, tanto religioso quanto político e nos mostrou nas Escrituras que tempo estamos vivendo quando Deus visitaria esta terra mais uma vez. E por não saber este tempo, por não saber que tempo é este, também não se sabe o que Deus está fazendo em conexão com esse tempo. E ele nos pregou sermão sobre isto “Reconhecendo o dia e Sua Mensagem”, porque se você não reconhecer, ver, fazer a ligação isto significa isto dentro da linha profética, você não sabe qual é esse dia.

E se você não sabe qual é esse dia você não vai saber como viver nesse dia, porque é nesse dia que Deus envia uma tremenda revelação de Si mesmo e é nesse tempo que o diabo procuraria imitar esta grande Revelação de Deus e atrapalhar tudo e atrapalhar a mente das pessoas. Então, para poder apresentar o Mistério revelado para nós ele nos mostra isto nesta sua oração, você tem que ouvir sobre a Palavra de Deus, você tem que ao ministrar a Palavra, você vai aprender sobre essas coisas: qual o dia, qual é a hora e o dia em que estamos vivendo. Você pode até saber o mês, o ano – “Oh, Deus enviou um profeta neste tempo final de Laodicéia! Era da Noiva.” – Ok! Estão muitos pregando isto e é cada mensagem tremenda, mas estão falhando em ver dia e hora. Não é?!

Porque é questão de o momento, o que Deus está fazendo neste exato momento, como Ele está atuando, o tipo de mensagem que corresponde ao batismo do Espírito Santo de Deus hoje ao selamento. Porque você já aprendeu que não pode viver de uma revelação passada, de uma mensagem passada ou não se prosseguirá até a perfeição ou não se vai prosseguir até a perfeição. E, é claro que talvez tem pessoas que fica pensando – “Eu gostaria de ouvir uma pregação que me batesse, que me maltratasse.” – Tem gente que fica assim, porque, sabe quando você se sente tão culpado? Fez uma arte tão grande e você se sente tão culpado que apenas o olhar reprovador do pai ou da mãe não é suficiente, você acha se ele batesse já extravasaria a ira, já, não é? No outro dia já passou, passou a dor, aquela coisa toda.

Tem pessoas que se sentem assim. – “Eu gostaria que Deus me batesse logo. Que viesse uma mensagem que arregasse com tudo, que acabasse com a minha vida, que o chicote arrancasse o couro do pescoço e das costas!” – Pois bem, é essa Mensagem. O que? Vamos está brigando com vocês sobre o que? Sobre o que vocês usam? Sobre o que vocês vestem? Sobre como se comportam? Se alguma coisa não está bem simplesmente é pelo fato de que ainda não estão reconhecendo o dia e a mensagem para o dia. Estão esperando que alguém pegue pelo pescoço e empurre assim na comida e diga – “Olha, é isso aqui que você tem que comer! Olha, não faça isso! isso é proibido! O profeta de... Deus mandou um profeta justamente para dizer isso pode, isso não pode!”

Já passamos por tudo isso, tudo isso. Ora, se você sabe que dia é hoje, que hora é essa nesse calendário de Deus, você só tem que fazer uma coisa: Eu vou ouvir sobre esta Palavra! Eu vou entender sobre este mistério! Porque é na ministração da Palavra, William Branham disse, “é na pregação da Palavra que a ovelha ouve a voz do Pastor.” E se o Grande Pastor, o Mestre dos mestres, o Pastor dos pastores, tem descido a essa terra para ministrar ou para alimentar as ovelhas, como não saber disto, como não aprender sobre isso se você é uma ovelha do rebanho, se você é um filho, é uma filha de Deus?

Você não precisa que alguém te empurre para as águas. Você pode levar o animal até a água, mas não pode obrigar ele a beber. E Jesus disse que é para quem tem sede, talvez a pessoa não, não, nada lhe provocou sede ainda, não está com sede. Então, muitos esperam está morrendo por dentro para poder tomar água, espera ter sede. – “Oh, eu não estou com sede por que eu vou tomar água?” – Ok! Então, está aí a explicação.

Está com sede? Você ainda é bem aventurado porque ainda pode ir beber, mas entenda que quando você sente sede é porque o teu corpo já está pedindo socorro, as células já estão se desgastando, já estão morrendo. Teu cérebro tem que ser irrigado é constantemente, as tuas células tem que receber uma dose sempre de oxigênio e de tantas outras coisas que eu nem sei o nome agora. E a água é essencial a saúde, a água é essencial a saúde. Quem tem sede venha a mim e beba!

Essas pessoas já estão é morrendo quando sente sede, quando sente necessidade – “Ah, eu estou com uma fome de Deus! eu estou com um desejo tão grande de assistir um culto!” – isso quer dizer que algo está pedindo socorro há muito tempo, está clamando. É o clamor oculto da alma que a própria pessoa procura abafar esse clamor com outras coisas, com outras coisas. Ok. Você ver que eu não consigo sair deste parágrafo do irmão Branham? Porque tem tanta coisa que ele está dizendo aqui para nós nessa sua oração.         

Nós pedimos a Tua santa direção para nossos pensamentos, ...

Sabe o que é pensamentos dirigidos por Deus? Pensamentos dirigidos por Deus.

... para nossos corações hoje, de modo que Tu nos dirijas em cada Palavra que nos for necessário conhecer;

Claro, eu já preguei sobre isto aqui três cultos atrás.

... que Tu abras as nossas bocas livremente, e nossos corações também,

E nesta parte eu já comentei no outro culto e achei por bem voltar outra vez para dar continuidade. Deus tem que abrir nossas bocas livremente, sem empecilho, para poder as pessoas entenderem através da pregação da Palavra qual é o dia que vive para poder saber como viver neste tempo. E se Deus está suposto a abrir a boca de quem fala, isto só vai resolver na mente daqueles que Deus abrir o entendimento para compreender. Porque em quem Deus, a mente de quem Deus não abrir, não tiver misericórdia para abrir o entendimento, a boca de quem fala não vai lhes surtir nenhum efeito.  

E você quer saber Deus abrirá a boca de um e o entendimento do outro. E, é claro, Ele não vai apenas abrir a boca de um sem lhes abrir o entendimento. Porque se Deus não abrir o entendimento de um, aquilo que Ele falar será apenas como eu disse no outro culto, o microfone, que ele não está sentindo nada. E nesta parte foi que eu mais comentei no culto passado. Aquelas pessoas que são como papagaios que apenas repete, faz uma repetição, porém não entendeu nada daquilo. Brigam com suas repetições, porque é muito fácil repetir parágrafos, é muito fácil repetir a Escritura, mas a compreensão, oh, nenhum pingo de juízo. Nenhum pingo de juízo.

Vocês pensam que as virgens néscias, loucas, por que não sabiam de nada, não entendias de nada? Não tinham entendimento de nada? Oh, olha até onde eles caminham, olha até eles podem ir. O que eles querem? Eles querem a verdade, eles querem azeite, eles querem Espírito Santo! Porém, por não reconhecer o dia e sua mensagem eles não conseguem o alimento espiritual no tempo devido, eles não conseguem a Mensagem ou o fruto para a estação. Eles não conseguem produzir o fruto para a estação própria, eles vão muito bem em todos os setores, mas na hora de dobrar a esquina eles não conseguem seguir adiante.

E isto é um alerta para nós! Não estamos apontando dedo para grupo, para quem quer que seja, estamos falando de uma realidade que abarca toda terra nesse tempo, porque as pessoas estão numa armadilha! E a armadilha é por não saber dobrar a esquina, fica enrolado bem ali. Pois. Se Deus abrir a nossa boca livremente nossos corações também, é a única forma de receber o que Ele tem para nos falar. Mas, me diga, o que será que Deus tem para nos falar?

Estamos meditando dentro desse sermão “Cristo é o Mistério de Deus Revelado”. E este homem vindicado por Deus está pedindo para Deus abrir nossa boca livremente, sem empecilho e nosso entendimento que ele chama coração. E claro, coração está tratando do nosso entendimento e vamos mostrar isso na Escritura já, já. Para que?   

... para recebermos aquilo que Tu nos falares, ...

Ou, “o que Tu tens para nos falar”. Mas veja. Vamos ver em algumas partes das Escrituras como Deus falou. No outro culto foi dito aquilo sobre Jeremias: Colocarei minhas Palavras na tua boca!” Ver? Então, vamos ver essas pessoas quando fala ou alguma parte da Escritura que trata da fala. Observe. Nós lemos... a última Escritura que nós lemos no culto anterior foi em Mateus 10, versículo 19, onde foi dito que na hora de falar você não estivesse preocupado, porque não seria você falando, mas o Espírito do vosso Pai falando em vós, falando em você. No versículo 20 de Mateus 10, diz:  

20 Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós.

Eu acredito que eu abrangi uma boa parte na caminhada aqui neste versículo, mostrando que o Espírito do Pai, que é o Espírito Santo, que falará nas pessoas, falará neles quando abrir a boca. Não é que você de última hora vai receber aquele, oh, aquela grande ideia, uma boa ideia e de repente você abre a boca e começará a falar a Palavra de Deus. Eu lhes expliquei que não é assim, o Espírito Santo falará justamente através daqueles que aprenderam, que tiveram um aprendizado! Porque Jesus disse:O Espírito Santo vai vir para isso, para vos lembrar de tudo que vos tenho dito!”

Agora, se você não ouvir o que Jesus disse, como é que o Espírito Santo vai falar através de você? Como? Você vai ter base aonde? Vai se basear em que? Como o Espírito Santo vai falar de alguém que não é o seu receptáculo, por alguém que não é o seu receptor? Oh! A não ser que esteja esperando uma jumenta como foi o caso de Balaão. Mas Deus não vai usar a jumenta para falar com alguém que não esteja na mesma situação de Balaão. Não queira está na situação de um homem que estava pronto para enfrentar a Deus, fazer o que Deus disse para não fazer. Só mesmo uma jumenta para deixar a pessoa espantado, não é?! Já pensou?!

Em Mateus capítulo 17, versículo 5, nós encontramos:

5 E, estando ele ainda a falar, ...

Você percebe que é no falar.

... eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.

Oh! O Filho estava falando? Falando as pessoas? Do que Ele falava? O que Ele sabia? Ele sabia o tempo que estava vivendo, Ele teve um aprendizado e este aprendizado que Ele teve, porque Ele disse que aprendeu. Sim! Ele disse que aprendeu! Ele disse: O que eu vos falo eu aprendo do meu Pai!” Não foi? E foi este aprendizado que Ele teve com o Pai que O levou a viver como viveu, O levou a entregar a si mesmo às mãos do Pai.

O levou a saber qual era o dia que Ele vivia, a ponto de Ele falar do seu dia, apontar no calendário passado, nas folhinhas passadas e dizer: “Os profetas falaram desse dia! Tudo que está escrito de mim na lei, nos profetas e nos Salmos, o que estava tratando desse dia terá cumprimento! Não ficará faltando um tio ou um jota de tudo que está na lei e nos profetas.” E assim sucessivamente.

Então, claro que este Ser, o nosso Irmão Mais Velho, Ele teve um aprendizado e por isso que quando Ele falava Ele não falava de si mesmo, Ele falava segundo o aprendizado que Ele teve com o Seu Pai. E por esta razão que o Pai podia dizer: “Pode ouvi-lo! Ele não falará nada que eu não tenha lhe dito para falar. Ele não ensinará nada que eu não tenha lhe dito para ensinar a vocês.” Vocês percebem que isso tem que está em nós? Isso tem que se repetir na igreja de Cristo! O ensinamento sobre a Doutrina de Cristo é para isso, não é para levar as pessoas a debaterem, não é para levar as pessoas a discursão, é levar as pessoas a viver como Cristo, a ser o portador da vida de Deus através da Palavra.

Não sermos acusadores, não apontarmos o dedo para quem quer que seja, não para sacarmos nossas armas, estarmos entrincheirado atirando um no outro. É tudo o que o diabo quer, é tudo o que o diabo precisa é disto. As pessoas pensam que estão batalhando pela fé que uma vez foi dada aos santos, não! Estão armando um cenário para o diabo dar risada. Só para mostrar o quanto que estão desunidos, batalhando uns contra os outros. Agora, será um desafio neste tempo quando a moda é cada um apresentar que sabe mais, que tem revelação, que é eleito e aquela coisa toda.

Será um desafio muito grande diante de todo este cenário alguém apenas se dedicar a ensinar, deixar de lado as críticas, deixar de lado as revoluções, deixar de lado as facções, apenas com o objetivo de encontrar aqueles que estão sedentos, clamando por um gole de água. Alguns porque demoraram, porque foram preguiçosos e estão se despertando para a verdade; outros porque foram impedidos, foram amarrados, algemados, sobre ideias humanas e conceitos, preconceitos e defeitos humanos e tanta coisa.

“Esse é o meu filho amado, eu me comprazo; ele é em quem me alegro, me agrada habitar, me agrada ser, fazer morada nele, nela. É agradável ouvi-lo, ouvi-la.” São pessoas que sempre terão algo que diferencia. Às vezes, nem está citando sobre Deus como no caso do livro de Rute, você não encontra nome Jeová ali, Elohim, Deus, seja qual for a tradução. Não é?! Ou é o livro de Ester, não lembro agora qual deles, um desses livros. Ester. Acho que é o livro de Ester. Mas isso não impediu de tudo aquilo ser uma grande mensagem, isso não impediu de aquilo ser parte da Palavra de Deus. Ver?

Você não precisa estar dizendo – “Eu sou crente! Glória a Deus! Aleluia! Oia aqui, se converta! Você vai para o inferno!” – Aquela coisa toda! Não senhores! A vida, suas palavras testificarão que em você existe algo diferente, uma atmosfera diferente.

... escutai-o.    

Lucas capítulo 12, versículo 12, está escrito:

12 Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.

Então veja, se é o Espírito Santo quem nos ensinará o que nos convém falar, então o que não for ensinado pelo Espírito Santo não é conveniente ensinar, não é conveniente falar. Tem uma parte aqui que eu preciso deixar para o próximo culto dentro justamente dessa questão que estamos agora diante desse versículo. A gente tem que saber separar e Paulo disse isso, que temos que procurar ser como aquele obreiro ou trabalhador que sabe dividir bem a Palavra da verdade ou você não vai saber a hora da ligadura, não é, da massa, do cal, muito mole não dá certo escorre tudo, mela tudo. Ver? Duro demais não tem jeito, não tem liga.

Você tem que trabalhar com quantidade. Existe medidas inclusive. Coloque três medidas disso, quatro daquilo, quatro daquilo outro, ok. E vocês que são trabalhadores e dona de casa e tudo sabe muito bem disto, tem receitas. Mas você trabalha tanto com aquela receita que se chega um momento que você não precisa mais olhar para a receita, e você, então, começa a de acordo com o seu paladar mudar, criar sua própria receita. E aquilo não vai deixar de ser um alimento gostoso, saboroso e nutritivo. Não é?! Por que? Você se torna parte dos nutrientes, você domina a coisa.

É o mesmo que estar dirigindo um carro, você tem que se tornar um com o veículo, a ponto de sentir que o carro sente. Pisa num buraco, não é, pisa... falar em forma de falar, porque quando você está dirigindo os pneus são seus pés, você agora fica com, em quatro pés, não é?! A roda cai dentro de um buraco, você sente, parece que aquilo mexe no teu coração. É dessa forma! Vocês que dirigem sabe disso. Mas me diga, como isso pode acontecer aqui?

... na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.

Veja que na oração do irmão Branham, ele está pedindo a Deus para que tenhamos nossas bocas abertas de forma livre! Tem que ter uma liberdade para falar. E para você ter a boca aberta livremente, “Tu abras nossas bocas livremente”, você tem que ter recebido a libertação que o Filho oferece. Se o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres! Nós não podemos fugir dessas partes das Escrituras!  “E nossos corações também.” Nosso entendimento, para que Senhor? Porque a única forma de recebermos o que Ele tem para nos falar.

Agora, se o que Deus tem para nos falar é através de lábios humanos, então, esses lábios humanos que falará a Palavra de Deus, tem que ser ensinado pelo Espírito Santo, porque somente o ensinamento do Espírito Santo nos levará a falar coisas convenientes. Mas, se a pessoa não for direcionada pelo Espírito Santo, ela vai falar muito e quem conversa demais, dizia meu velho pai, dá bom dia a cavalo! E cavalo responde para lá e para cá e parece que se torna tudo normal. Relinchos, Dentadas e coices. Isso não é apascentar ovelhas. Sim! Relinchos, dentadas e coices de tanto que falam se tornam relinchos, urros, relinchos de cavalo e urros de burro, de híbridos e assim sucessivamente.

Talvez eu esteja falando de coisas que vocês não percebam, não vejam ou não convivam, ou não convivam, mas nem por isso eu posso deixar de falar porque eu estou falando para um cenário muito maior do que esse que está aqui, muito além do que nós podemos enxergar, do que nós podemos ver. E, com certeza, alguém tem a necessidade de ouvir isso, com certeza alguém precisa ouvir estas coisas. Agora, somente o ensinamento do Espírito Santo é que nos leva a falar o que convém, o que convém falar.

49 Porque eu não tenho falado de mim mesmo; ...

Disse Jesus em João capítulo 12, versículo 49:

... eu não tenho falado de mim mesmo;

Então, eu não posso acreditar que certas pessoas que falam estão falando ou deixando Deus falar através deles. – “Oh, mas não estão falando palavrão, palavras feias que não se pode falar perto de criança.” – Nem também de adultos, viu, nem também de adulto. – “Não estão falando palavras esquisitas que não tem em dicionário, palavras que...” – Não, não. Estão citando as Escrituras, estão citando a Mensagem, estão levando adiante seus próprios pensamentos, sim, porém estão falando de si mesmo, estão falando de si mesmo e pensam que são livres para falar o que bem entender.

Você tem que perceber uma coisa, porque eu não posso deixar pontos soltos, não é? Porque alguém pegará justamente esses pontos soltos, então eu procuro amarrar o máximo de pontos possíveis. E sei que terão aqueles que farão manutenção nesses pontos para não deixar soltarem. Porque falar livremente, Deus abrir nossa boca para falar livremente, não significa que vamos falar qualquer coisa. Não é qualquer ensino que é a Palavra de Deus, não é qualquer doideira que se tem por aí, qualquer fantasia que se tem na mente de pessoas, que aquilo pode ser tido como uma revelação porque não enquadra com as Escrituras.

Então, dizem que quem tem sua boca diz o que quer, não é?! Mas é por muito falar que muitos perdem os dentes, sim, leva pancada à toa, porque não soube respeitar. Não são livres apenas porque falam o que querem falar, eu estou me referindo a liberdade do espírito, não a liberdade de imprensa! Não porque por trás de um microfone se pode falar qualquer coisa, ninguém está aí para bater, para espancar! Não é porque detrás de uma tela ninguém está me vendo e posso escrever qualquer asneira, qualquer coisa, ou posso desfazer de quem quer que seja! Aí me torno um corajoso, me torno um entendido. Eu não estou falando desse tipo de liberdade, isso é libertinagem dentro da espiritualidade cristã.

Libertinagem tão ruim, tão nociva, tão pegajosa, tão doentia, quanto a libertinagem que há aí fora no mundo. Eu estou me referindo a boca livre para falar, mas daquelas pessoas que se tornaram prisioneiras de Cristo. Como disse Paulo: “Falo eu, Paulo, o preso do Senhor!” Olhe o sermão “Paulo, o Prisioneiro de Cristo”. Aquele homem se tornou prisioneiro de Cristo. Então, é claro que uma pessoa que se torna prisioneira de Cristo a ponto que não liga para si próprio, a ponto que entrega sua mente, não está nem aí para a sua vontade, mas entrega sua vontade, se deixa possuir, essa é a verdade. Se deixa possuir e diz – “Não vivo mais eu, minha vida não me interessa! Cristo vive em mim! eu sou um prisioneiro de Cristo.”

Então, é claro que somente aqueles que se tornam prisioneiros de Cristo é que pode receber a unção, Cristo, para poderem falar o que Deus quer falar. Deus não vai pegar qualquer um, qualquer pessoa e colocar esta pessoa como embaixador do céu. A pessoa tem que se tornar prisioneira de algo, esta é a liberdade que Cristo te oferece, aí você que escolhe: ficar livre de Cristo e ser prisioneiro do diabo ou escapar das algemas do diabo e se tornar prisioneiro de Cristo, para poder de forma livre ser o expositor da revelação divina para o tempo em que você vive. Ser uma ajuda para as outras pessoas, ser um empecilho, não adquirir fala porque tem um conhecimento a mais, não poder atacar quem quer que seja porque acha que entende. Sim!  

49 Porque eu não tenho falado de mim mesmo; (disse Jesus) mas o Pai, que me enviou, ...

Agora diga-me, o que somos? Filhos de Deus tal como Jesus? Ele sendo o Primogênito entre muitos irmãos, então, veio muitos outros depois deles e eles passa por processo diferente de nós na questão de abnegação a vontade do Pai? De forma nenhuma! Ele é o exemplo! E exemplo não é para dizer – “Que coisa bonita!” – O exemplo é para ser seguido! É assim que você diz para seus filhos, o mais velho – “Que exemplo você está dando para seu irmão, rapaz? Olha o exemplo que você está dando para suas irmãs? Olhe o exemplo que você está dando para os outros?” – Porque, de acordo como você vive os outros vão dizer – “Oh, se ele pode eu também posso!” – Não é?!

– “Eu vi a irmã ali com o cabelo todo cortadinho e tal, ninguém fala nada, eu também posso! Eu vi a irmã ali toda pintada, toda assim, toda aquilo outro, eu também posso!” – Exemplos! Interessante que aqueles que vivem de forma santa, recatada, separada, ninguém admira e diz – “Eu vou ser assim também!” – Não é?! Cadê? Por que? Por que não? Por que só admiramos aquilo que é contrário ao que Deus deseja de nós? Por que só queremos tomar por exemplo, como exemplo aqueles que estão em desobediência, seja, como eu diria, consciente ou inconscientemente?

Por que essa tendência de sempre os de fora nos levar para fora? Nunca os de dentro consegue trazer um para dentro. Por que essa tendência? O que acontece? Mas veja, “O Pai que me enviou”, então nós temos um aqui que não está falando por si próprio, porém olhe o que está por trás disso. Ele era enviado. Então, não pode uma pessoa que não é enviada de Deus ser aqueles por quem Deus levará adiante a Sua Revelação, entregará o Seu Mistério esclarecido para as pessoas. Primeiro, essa pessoa tem que ser enviada para isso. Sim!    

... ele me deu mandamento ...

Se uma pessoa não é enviada vai cumprir mandamento?

... sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.

Então, a Bíblia diz: “Pelas tuas palavras sereis justificados ou pelas tuas palavras sereis condenados.” Porque se você falar por si próprio você será responsável por isso, você será responsável por isso no dia do juízo se você falar por si mesmo. Porém, se você foi enviado por Deus com toda certeza Ele vai dizer: “Ouça-o! Ouvi-o! Porque não é ele falando, sou Eu falando através dele!” 

25 Disse-vos isto por parábolas; ...

João capítulo 16, versículo 25:

25 Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai.

Então, você percebe que falar sobre Deus, que é nosso Pai, quem estava no culto anterior onde falamos sobre o Espírito do Pai falando através de você, você percebe que a gente começa assim bem devagarzinho, não é, mostrando a diferença entre Deus e Seu Filho, mostrando a identidade de Melquisedeque e assim vai. Mas, esse aprendizado se torna constante e chega-se um momento que é um divisor de águas onde você ou muda a sua forma de pensar ou vai ficar para trás e vai ficar selado com o ensinamento errado lá trás. Porque aquilo que era falado em parábolas como acredito que Deus, no início, quando começou a me esclarecer esse mistério, eu ouvia isso por parábolas.

E eu vi um pastor orando em nome do Verbo de Deus, falando sobre o Verbo de Deus. Tantos anos de Mensagem, pregando essa Mensagem há tanto tempo, mas aquilo me despertou a tal ponto que eu digo: o que tem por trás disso? Tem algo aqui que não estamos entendendo, tem algo aqui que não está sendo esclarecido, quem é este Verbo que saiu de Deus? “Em nome do Verbo de Deus, o nome impronunciável de Deus que nunca foi pronunciado por lábios humanos.” Eu precisava entender isso, eu precisava entender essas coisas! Deus me deu paciência para esperar, porque estava falando era por parábolas, mas chega-se um momento onde se fala abertamente sobre o Pai.

Quando é falado abertamente sobre o Pai você pode entender. Ele é Pai porque gerou filhos, porque Ele gerou Filho: “Tu és meu filho, hoje te gerei!” Não tem como você compreender abertamente sobre quem é o Progenitor, sobre quem é teu Pai, se você não entender nessa linhagem de paternidade e filiação quem é o gerado e quem é o que O gerou, quem é o Enviado e quem é Aquele que O envia. E, isto vem através do falar e este falar tem que ter boca aberta pelo próprio Deus de forma livre, porque para começar estas pessoas se entregam a Deus livremente, Deus não as obriga. Deus não as obriga.

Se entregam livremente para um processo, para realizar uma obra, então Deus abre essas bocas para falar de Sua Palavra, porque já lhes abriu o entendimento para compreender as Escrituras. Estão percebendo que está na mesma oração? “Para que Tu abras a nossa boca para falar livremente, e nossos corações também para recebermos aquilo que Tu nos falares.” Então, chega um momento que as pessoas tem que chegar numa encruzilhada, num momento de ambivalência e – “Escuta, você quer entender a parábola? Quer entender sobre a parábola?” – Mas não, eles levantam debates sobre a parábola, eles debatem, brigam sobre a parábola.

“Oh, o Reino dos céus é semelhante a isto e aquilo.” Então começa o debate – “Não, mas ele disse que era semelhante, então se é semelhante, é!” – E aquela coisa toda!” – “Não, mas o irmão Branham disse vamos tomar só como exemplo, não era aquilo que ele queria dizer! Foi uma história que o irmão Branham contou quando disse “vamos voltar a milhões de anos atrás e ver Ele como pequena criança brincando ao redor do Trono do Pai”. Não! Aquilo era só uma história!” – E se embananam com a parábola!

Você sabe quantas religiões saíram com as parábolas? Quantos livros foram escritos por pessoas piedosas naquele tempo? Mas não foram chamadas para escrever livros, não foram inspiradas pelo Espírito Santo para escrever tais textos. Deus não as chamou nem vindicou tais obras para serem expositores da Palavra de Deus! Não! Desejaram, tivera aquela boa vontade de fazer alguma coisa, depois de todo esse tempo está saindo os livros por aí, os apóstolos, por aí a fora, para contrariar aquilo que é inspiração do Espírito. Veja se você está conseguindo acompanhar meu raciocínio.

Então, é claro que hoje vai ter que ter também aqueles que aceitarão mais o que foi renegado do que aquilo que foi inspirado pelo próprio Deus. É isso que fazem com as parábolas, debate sobre elas, mas tem aqueles que espera, não faz associações, não faz comparações, não levantam uma doutrina sobre um ponto incompreensível, não tenta explicar o inexplicável ou aquilo que não foi permitido explicar, mas espera. Até que no momento de intimidade a sós com Jesus, diz assim – “Senhor, explica-nos aquela parábola.” – Não é assim? – “Explica-nos aquela parábola.” – Aí então ele vai ensinar.

“Ah, eu falei daquele jeito justamente para eles ouvirem e não entenderem! Mas a vós é dado conhecer os mistérios.” Amém! Por que é dado a conhecer? Porque é vocês que levarão esse mistério, a revelação desse mistério, adiante. E quando vocês falarem, vão também falar por parábolas, porque a revelação disso é numa intimidade muito grande. É para quem se assenta junto no mesmo lugar, é para aqueles que tem harmonia, que pode ficar de pé na Presença do Filho do Homem, porque esses têm revelação, esses têm fé! Esses podem ficar de pé, porque são convidados para estar na Presença do Filho do Homem. Essa é a verdade, viu?

25 Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai.

Agora, em Atos capítulo 4, versículo 20, vocês sabem que eu poderia pegar cada uma dessa Escritura e apenas pregar sobre isto, porém, eu quero, eu quero cobrir vários pontos nesses cultos e já estamos encerrando este. Então, apenas para apresentar mais alguma parte aqui. em Atos capítulo 4, versículo 20, está escrito:  

20 Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.

Não é só “eu ouvi falar, eu também vi”. William Branham pregou um sermão sobre isto “E Ouvi Falar, Mas Agora Eu Vejo”. E você sabe que esta expressão que você acabou de ler no livro de Atos 4, versículo 20:

20 Porque não podemos ...

É isso mesmo Atos 4:20? É isso mesmo, não é?! Tá.

20 Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.

Oh! Eles não só ouviram. William Branham pregou sobre isto quando ele falou sobre aquele tema “Vendo”, não é, “Reconhecendo” ou “Ouvindo, Reconhecendo e Agindo Sobre a Palavra de Deus”. Eu antes ouvi falar, mas agora os meus olhos contemplam ou ouvi, mas agora vejo! Então perceba que esse tipo de gente, eles não apenas abrem a boca e blá, blá, blá para todos os lados. Não! Os que o Pai fala através deles, Deus lhes mostrou, lhes revelou! Ouviram e viram. Isso mostra um relacionamento mais próximo, isso mostra uma experiência, uma experiência, uma vivência.

Uma coisa é você ouvir falar, porque ouviu sobre a Doutrina, ouviu sobre estas partes que estamos pregando dentro dessa Mensagem que parece que contraria a tudo e a todos. Todos podem ouvir isto, poucos poderão ver, poucos poderão ver isto. E você sabe o que significa ver, não é? William Branham disse: Ver significa entender.” Ver? Então, se você entendeu porque Deus te mostrou. Se Deus te mostrou é porque Ele te escolheu para ser um daqueles que levam adiante. “Bem aventurado os pés daqueles que levam adiante o Evangelho da paz!” Deus te escolheu para ser um que leva adiante isto.

E não estou falando apenas do falar, do abrir a boca e falar, pronunciar. William Branham explicou o que é pregar, disse, é viver, porque ele estava baseando-se no irmão Tiago. “Não sejas apenas ouvinte, mas pratique aquilo que você aprendeu.” Porque é no praticar a Doutrina, não apenas ouvir, que você estará realmente pregando a Palavra de Deus as pessoas. Ou você apenas terá uma fé sem obras, sem expressá-la em atitudes e isto seria uma coisa morta, inválida. Colossenses 4, versículo 3:

3 Orando também juntamente por nós, ...

Orem, viu? Orem. Você tem esse dever, essa obrigação, se você tem sido beneficiado pelo ensinamento da Palavra de Deus. Colossenses capítulo 4, versículo 3. É um pedido que faço, é um pedido que temos que fazer, porque você não imagina as circunstâncias, você não imagina as lutas, você não imagina o quanto de amarras que existem no caminho que tenta parar, que tenta derrubar, que tenta atrapalhar quem teve o entendimento aberto e a boca aberta livremente para falar a Palavra de Deus da forma correta. Você não imagina quantos empecilhos, quantas lutas, tem por diante. 

Quem conhece capim-lucas na beira de estrada, oh capim duro! Não sei se vocês conhecem. Talvez conheça com um nome diferente. E cresce, fica grande, assim oh. Com facilidade aquilo cresce. E menino não tem o que fazer, ia atrapalhar a caminhada de quem vinha à noite, até de dia mesmo, quantas quedas. Cavalo só faltava quebrar as pernas. Já fez isso também, Abraão? Já amarrou capim luca? Ele cresce de um lado da estrada, cresce do outro, e você sabe os trilhos, quem mora na roça como é que é.

Você – “Já vem fulano lá na frente! Vamos derrubá-lo!” – É assim. Aí pega a torcera de capim aqui, a outra lá e faz isso, dá um nó, não é?! O caminho aqui, o capim está dessa altura e aquilo dessa alturinha aqui, o que você acha? Tem altura própria para derrubar cavalo, altura própria para derrubar. Parece que eu era especialista nisso, estou falando direitinho, não é?! tem altura própria para derrubar quem vinha caminhando. Imagine, o caminho aqui, o capim está dessa altura e você amarrou a coisa aqui, oh, é fatal! A menos que você ande com uma, uma tabica, não é? Com um cajado na frente assim, parecendo cego, para tropeçar no capim primeiro. 

Pois bem. Apenas uma analogia. Isso é o que existe no caminho de todos aqueles que estão, olha – “Calçado os pés na preparação do Evangelho da paz! oh que alegria! Oh que benção!” – Calçado os pés na preparação do Evangelho da paz, couraça da fé, espada do Espírito, aquela coisa toda, que bonito! Você se torna super homem, invencível, né? Coisa de ficção. Fica – “Não me toque!” – Não é assim? Oh! Está aonde isso? Romanos? Efésios? Efésios, não é?! A Armadura de Deus.

Agora, você quer dizer para mim que Pedro não se revestiu da armadura de Deus? Han? Decapitado, aliás, crucificado de cabeça para baixo. Você acha que Tiago não se revestiu da armadura de Deus e o próprio Paulo? Você acha que Paulo não estava revestido da armadura de Deus a ponto de ensinar tudo aquilo pelo Espírito de Deus e disse que foi escolhido desde o ventre da mãe? Olhe porque eu estou dizendo tudo isso nesse finalzinho, viu? Disse: “Como Deus, aprove a Deus escolher desde o ventre de minha mãe para pregar este Evangelho, não consultei carne e sangue, mas foi pela revelação do Espírito.” Olha que coisa linda! “Recebi do Senhor o que eu estou ensinando.”

Você acha que Paulo não estava revestido da armadura de Deus? Sabia onde ia cada peça, estava nos ensinando a vestir, era especialista, vamos dizer assim era aquele que foi um dos que foi usado para forjar a arma, a armadura para revestir os soldados. Mas escute, como foi a vida de Paulo? Como foi o final dele? Então, você acha que aqueles que escolhem, que faz essa escolha difícil de ser uma ajuda para livrar os irmãos, para livrar as pessoas do presente século mal e ensiná-los como viver nesse tempo, você acha que a vida é fácil? Admirável?

O irmão Branham disse: “Não queira isso! Você não sabe o que segue um ministério como esse.” Ele referindo-se ao seu próprio ministério, claro. Nunca poderia fazer uma comparação, Deus me defenda! Mas sabe, irmãos? Olhe as palavras de Paulo nesse final de culto.      

3 Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso;

Amém! Esse é o mesmo pedido que faço a vocês. Estamos falando sobre Cristo, o Mistério de Deus que tem sido revelado. E só em falar sobre isto nós temos que pagar um preço muito alto. E aqueles que não estiverem dispostos também a pagar esse preço não poderão compreender esse mistério. Vamos nos colocar de pé.

... que Tu abras as nossas bocas livremente, e nossos corações também, para recebermos aquilo que Tu nos falares, ...

Amém! Amém! Pai Bendito e Deus eterno, nosso Senhor, nós Te rendemos graças nesta hora por o Senhor cuidar do Teu povo, cuidar dos Teus filhos. Pedimos perdão por nossos pecados, Senhor! E neste instante que estamos diante de Ti depois de termos falado essas palavras, se eu falei algo de mim mesmo, Senhor, Tu podes apagar isto com a borracha santa da mente dos meus ouvintes, porque eu não quero de forma nenhuma falar nada que venha lhes atrapalhar a caminhada. Mas, se há algo aqui da Tua parte que foi falado que o Senhor possa ungir essa voz, ungir isto na mente das pessoas e que elas possam alcançar a compreensão deste mistério e também se sentirem prisioneiras disto como estava Paulo.

Só assim poderão serem livres em Cristo Jesus para serem embaixadores do Senhor enquanto estiverem aqui na terra. Oramos pelos meus irmãos presentes, por aqueles que estão distantes, por aqueles que ouvirão esta gravação, por aqueles que nesta hora estão nos ouvindo pela transmissão. Senhor, ajuda a cada uma destas pessoas em suas necessidades, Senhor, em suas circunstâncias, que seja enfermidade, seja problema no natural ou no espiritual, na mente, na alma, no físico, seja onde for. Tu tens o controle de tudo, então, que Tua perfeita vontade se cumpra em nossas vidas. Te rendemos graças, Te agradecemos, no nome amoroso de Teu Filho Jesus para a Tua glória Te pedimos, amém. Amém.

Deus abençoe vocês! Deus os guarde! Até o próximo culto se o Senhor nos permitir. Aos irmãos que estão nos ouvindo pela internet, Deus abençoe vocês. Estaremos ao vivo mais uma vez na próxima quarta-feira as 19:30, e, se Deus nos der inspiração poderemos mesmo na segunda, na terça, também no horário das 19:30 ou as 20:00 horas está falando um pouco com vocês. De qualquer forma, a transmissão é 24 horas com pregações da Palavra, com hinos para o vosso deleite espiritual. Deus abençoe, meus amigos, e até o culto de quarta-feira se o Senhor nos permitir. Se você deseja nos escrever, faça pelo e-mail doutrinadamensagem@gmail.com.

 

[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]

Boca e Entendimento Aberto Por Deus - mp3 - DOWNLOAD

Boca e Entendimento Aberto Por Deus - Texto Word - DOWNLOAD

Boca e Entendimento Aberto Por Deus - pdf - DOWNLOAD

 

TRANSCRITO POR: ELISANGELA FLORENCIO

DATA DA TRANSCRIÇÃO: 28/08/2025

DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO: 01 HORA, 04 MINUTOS, 28 SEGUNDOS

Revisão em 04/09/2025