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segunda-feira, 9 de setembro de 2024

A PAROUSIA


A PAROUSIA

Doutrina da Mensagem

 

 

PALESTRANTE: IR. ROSENDO

LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO MORATO - SP

DATA DA PALESTRA: 22/03/2006

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Muito bem, meus amigos. Nós vamos ler as Escrituras na primeira epístola do apóstolo São Paulo, capítulo 4, versículo 14, 15 e 16. Está escrito assim na Palavra de Deus (1 Tessalonicenses):         

v Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

v 15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

v 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

v 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Oremos. Nosso Senhor e nosso Pai, nós te agradecemos no nome de Jesus Cristo que o Senhor nos concedeu mais esta oportunidade de estarmos na Tua casa. E, desta feita temos lido a Tua Palavra e pedimos que esse Espírito Santo revele estas coisas aos nossos corações. Pedimos que o Senhor ajude os nossos ouvintes que nos ouvem através do rádio, que eles sejam ajudados, abençoados pelo Senhor e também a cada pessoa que ouvir esta mensagem, que ouvir este simples culto que eles possam ser alertados e dirigidos por Ti para despertarem para o dia e hora que nós estamos vivendo. No nome de Jesus Cristo nós Te pedimos estas bençãos para a Tua glória, amém. Amém. 

Podeis sentar. Esta Escritura que nós lemos vocês vão muito, muito mesmo, ouvir a leitura dela, não é?! Nós vamos repeti-la muitas vezes para entregarmos para as pessoas algumas coisas a respeito desta vinda do Senhor que o apóstolo Paulo tem mostrado, tem falado aqui. Nós iremos citar várias Escrituras correspondente a vinda do Senhor, porque nós temos entrado já no assunto sobre epifania, que fala sobre o brilho, a glória da manifestação da vinda do Senhor.

E, baseado nas citações copiladas pelo reverendo Brian Kocourek onde ele mostra dentro das Escrituras, cada vez que é mostrado o nome “vinda”, “segunda vinda”, “a vinda”, tudo falando sobre a vinda de Cristo. Na verdade, isso trata da Parousia. E você, como leitor da Bíblia, ler estas partes e pensa na vinda para o arrebatamento, quando na verdade está falando sobre a Parousia. E a Parousia mostra a Sua Presença, de alguém que já chegou. Então, se você não entender estas coisas você fica com a Doutrina um pouco torcida.

Por isto o reverendo William Branham entendendo estas coisas, ele disse em muitos sermões sobre a Presença e a vinda, o aparecer e a vinda propriamente dita, onde ele disse que: O aparecer é agora!” Ele diz: Ele está aparecendo entre nós com a Sua Presença na forma do Espírito Santo. E esta Presença ou este aparecer, é para nos preparar para a vinda propriamente dista.” Então, são coisas que nós precisamos entender e, eu creio, que depois que nós temos passado por assuntos como a Deidade e tantas outras coisas, nós já podemos entender isto.

Eu não entregaria estas coisas para vocês se antes não tivesse procurado a compreensão sobre estas coisas, que não adianta você pegar uma coisa sem entende-la, você nunca saberia passar isto para as pessoas. E, não passamos algo só porque alguém já pregou, não mostramos algo só porque alguém mostrou aquilo como uma curiosidade simplesmente isso. São pontos doutrinários que a gente estuda, que a gente medita, que a gente ler, busca nas Escrituras, busca nas mensagens, para depois entregar para as pessoas.

Então, quando entregamos, gostaríamos que todo mundo também meditasse nisso, examinasse isso, procurasse saber a verdade sobre essas coisas. Então, aqui onde nós lemos em 1 Aos Tessalonicenses capítulo 4, versículo 16, está falando “a vinda”. 1 aos Tessalonicenses 4:16:    

v Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, ...

Esse “desder do céu” está mostrando exatamente o que está no versículo 15: Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, ... Eram aqueles que ficariam vivos exatamente no tempo da Parousia, quando Deus vindicasse a Sua Presença no meio do povo através de um ministério profético. A Parousia de Cristo. “Parousia” quer dizer “chegada”, a “Presença”. Chegada e subsequente Presença. Subsequente quer dizer “imediato”, é já, é o agora! Por isso o profeta disse: O aparecer é agora! Ele (Deus) está aparecendo agora.” Então, eu gostaria de registrar para os nossos irmãos e ouvintes, dentro das Escrituras, onde fala sobre este Aparecer de Cristo nesses últimos dias.

E, este aparecimento ou essa Parousia, esta Presença de Deus, é para preparar um povo para o arrebatamento. Então, nós vamos para as Escrituras porque nós temos muitas Escrituras aqui para citar e vamos nos ater apenas isso neste culto. Vamos primeiramente para o livro de São Mateus, no capítulo 24 de São Mateus. São Mateus capítulo 24 e o versículo 3. Você tem aí na sua Bíblia e pode muito bem conferir conosco. Mateus capítulo 24, versículo 3:

v E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

Então, observe que isto aqui está mostrando sinais de Sua vinda e do fim do mundo. eu vou ler isto exatamente como você deve ver isto nas Escrituras: Quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua Parousia”, é esta a tradução. “Vinda” aqui é Parousia.  E significa: “Quando será, como será o sinal da Tua chegada aqui na terra? E, subsequente Presença?” Uma Presença imediata. Então, depois desse sinal que mostra que Ele chega, que Ele se faz presente, o Seu aparecer aqui na terra, logo depois fala: “e do fim do século, quando serão estas coisas?”

Então, se você ler como geralmente você tem lido, você está procurando saber aqui “quando será o sinal da Tua vinda”. E observe. A palavra aqui é “Parousia” que significa “chegada e presença imediata”. E o mensageiro do Senhor disse que esta chegada, ou esta Presença, esse Aparecer, é agora. No versículo 27 você encontra a mesma coisa de Mateus 24, versículo 27.

Mateus 24, versículo 27: Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.

Observe. Isto de uma forma simples e literal, nós muitas vezes, temos pensado que assim como o relâmpago ziguezagueia, não sei se é essa palavra, no espaço de uma forma rápida, assim será a vinda do Filho do homem. Mas, os irmãos que estudam essa Mensagem profética irão lembrar agora destas palavras. Este relâmpago que sai do oriente e se mostra no ocidente, você já sabe perfeitamente que um relâmpago, ele não rasga os céus de uma extremidade a outra. Se está relampeando a alguns quilômetros de distância e você ver aquilo até determinada distância e em outra não.

Quando estar relampeando lá nos Estados Unidos aqui nós não podemos ver. Se estar relampeando lá no outro lado do país daqui você não ver. Veem? Mas, era um relâmpago que assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra no ocidente. Então, quando veio a abertura dos Selos você entendeu o que isso significava.

Relâmpago do oriente ao ocidente, o profeta do Senhor nos mostra a mesma cabeça que estava com o povo oriental tem se manifestado ao povo ocidental. E esse relâmpago que sai do oriente até o ocidente, você sabe perfeitamente, é a luz do Evangelho que saiu desde lá.

E você já viu isso no traçado do mapa mundi, como esta luz raiou, uma profecia dada no tempo de Balaão quando disse que uma estrela procederia de Jacó. Veja. E aquela estrela falava exatamente do nascimento na terra do Filho de Deus e ali veio a luz do Evangelho e aquela luz passou para os gentios e aquilo saiu de Era em Era e foi, foi cortando o globo terrestre seguindo exatamente o sol do leste para o oeste começando lá em Jerusalém no povo oriental e vindo até as américas para o povo do ocidente.

E o profeta do Senhor diz: “Depois das Américas não tem mais, você encontra agora o mar porque a coisa retorna.” Veem? Esse era o relâmpago. Agora, do mesmo jeito que isso aconteceu que veio de um lado a outro do mundo, assim seria também a vinda do Filho do homem. Então, agora vamos ler isto aqui como realmente é.    

·       Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a Parousia, chegada, e, subsequente Presença, do Filho do homem.”

Essa doutrina da Presença, o profeta do Senhor pregou em várias mensagens e mostrando a vindicação da Presença de Deus com o povo depois de dois mil anos, de uma forma que nunca tinha acontecido dentro de dois mil anos de história. Porque são acontecimentos que aconteceram nos dias de Moisés, nos dias de Paulo ali entre a igreja primitiva e agora com o povo gentio para o último sinal aos gentios. E este último sinal é outra vez o sinal messiânico, o sinal messiânico.

Então observe. Assim como o relâmpago saiu do oriente até o ocidente, veem, a mesma Cabeça, Deus, Good, cabeça de Deus, Deus o Cabeça que esteve ali com o povo oriental quando Deus estava trabalhando através do corpo do Seu Filho, o profeta disse, do mesmo jeito será com o povo ocidental.

O mesmo Deus, o Espírito Santo, tem vindo para ficar com a igreja e nos dias da revelação dos Selos esse Deus usou o corpo de Seu mensageiro, o Seu profeta. Essa Presença de Deus, ele já tinha nos ensinado que era não reconhecida, as pessoas não reconheceriam. E ainda pregou a mensagem EM SUA PRESENÇA.

Então, depois de tanto tempo estamos já com quarenta e três anos da abertura dos selos, chegou o momento desse remanescente, desse povo, desta última geração, dessas ultimas pessoas agora, desses trabalhadores da hora undécima, entender esses pontos doutrinários. Porque são essas coisas, são isto que estavam por trás dos trovões, são estas coisas que mostra para ti que não é teu esforço, que não é você, que é o próprio Deus te impulsionando a viver isto, a dar cumprimento a isto. Você tem que chegar a ser Cristo, você tem que chegar a ser messias, você tem que chegar a ser ungido, você tem que chegar a ser a Palavra ungida.

A Palavra ungida tem que estar em você e isso tem que vir através de um entendimento renovado, por isto que Ele vem tirando ideias antigas e colocando aquilo que é a realidade. Amém! Amém. Amém. Então, vamos para o versículo 37 de Mateus 24. Mateus capítulo 24, versículo 37.

Eu já mostrei isso para os irmãos na cidade de Itatiba, mas estou repetindo as mesmas coisas para ficar registrado para alguns irmãos. Claro, que nunca sai do mesmo jeito, mas eu creio que vai ser suficiente para alguns irmãos que já iniciaram a compreensão na Epiphanea do brilho, do aparecer desta vinda. Mateus capítulo 24, versículo 37. Está escrito assim:

v E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.

Então, observe rapidamente aqui. Você pensa em uma vinda rápida e súbita. Você precisa entender como foi nos dias de Noé. O que aconteceu nos dias de Noé? Nos dias de Noé a situação do mundo chegou no auge, chegou no momento que Deus disse: “Está no tempo! eu vou destruir todos eles.”

Então, Ele chamou Noé, se manifestou a Noé, a Palavra veio a Noé e Noé passou cento e vinte anos mostrando que o juízo estava para cair, mostrando que a terra estava julgada, mostrado que o julgamento estava para vir, que vinha a destruição, que todos estavam condenados e que só se salvariam quem entrasse na arca. Observe. Jesus disse:

v E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.

Então, aqui está essa Escritura: “Mas, como nos dias de Noé, assim será a Parousia, chegada e Presença subsequente”, eu já vos disse antes “subsequente” quer dizer “imediato”. “Assim como foi nos dias de Noé, assim será a Parousia”, que quer dizer “chegada e Presença subsequente do Filho do homem.” Por isso o Filho do homem manifesta-se e você está aí, olha, pregando para as pessoas, pregando almas em prisão e eles dizendo – “Mas, onde está a promessa de Sua vinda? Onde está a promessa de Sua vinda?”

E os críticos dizem – “William Branham profetizou sobre o ano setenta e sete, o que aconteceu? Não aconteceu nada!” – Claro que eles nunca verão o que aconteceu. Por isso que o irmão Lee Vayle, depois da partida do irmão Branham, aquele homem que tanto estudou, aquele homem que tanto meditou sobre os escritos proféticos, que esteve ao lado do profeta até o final de seu ministério, continuou pregando depois da partida do profeta. E ele continuou pregando, continuou pregando, esperando o tempo, esperando o cumprimento, meditando. Quando chegou o ano de 1977 ele começou a pregar exatamente sobre a Parousia. Chegou-se ao entendimento do que era aquilo que o profeta tinha dito. Agora, muitos, muitos outros pregadores, isto só se abriu a partir do 82, dos anos 80 para cá. Agora, nós aqui no Brasil estamos vendo isto depois de dois mil e tantos para cá. Eu não sei porque Deus trabalha assim, porque estas coisas, mas infelizmente estamos pregando algo que as pessoas não querem discutir, os irmãos não querem meditar sobre isto. Tudo está nas mensagens! Tudo está nas Escrituras, mas é muito cômodo deixar como está.

Veem? Mas, nós não podemos nos conformar com este mundo, de forma nenhuma! Mateus 24, versículo 39, vamos ainda aqui a uma Escritura. Mateus capítulo 24, versículo 39:

v E não o perceberam, ...

Eu tenho aqui a tradução da Escritura no espanhol que diz: “E não entenderam”, vê, é uma coisa, esclarece melhor ainda. Eles não vão perceber, por isso que foi entregue para a igreja de Jeffersonville e para nós um verdadeiro sinal que se deixa passar por alto porque não se entende, não se percebe. Eu estava lendo uma mensagem do irmão Branham hoje onde ele diz assim: “As pessoas só vão entender isto”, creio que é na mensagem JEOVÁ JIRE se não me engano. Ele diz: “As pessoas só compreender isto depois da minha partida, enquanto eu estou vivo eu não me atrevo a dizê-lo. As pessoas só perceberam isto depois que eu me for.” veem?

Então, observe aqui. Mateus 24, versículo 39 

v E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.

Observe isto. não perceberam, passou cento e vinte anos sendo anunciado o diluvio. Então, não sei quantos anos nós ainda vamos passar, quantos dias, quantos meses, sabe?! Desde que veio a revelação dos Selos até hoje já se passaram quarenta e três anos e eu não sei quanto tempo ainda vamos continuar anunciando o juízo, essa mensagem investigativa, essa Mensagem de juízo. Porque esta chegada subsequente Presença, veja, essa Presença imediata do Filho do homem, quando se fala do Filho do homem sempre pensamos em Jesus. Porque em seus dias, quando Ele esteve em Jerusalém, foi chamado o Filho do homem.   

Mas, sabe por que Filho do homem? Filho do homem é o ofício profético. E ofício profético é Deus usando uma carne. O ofício de Jesus como Filho do homem era o Pai nele, Deus-Homem.  Veja. Quando o Filho do homem se manifestar-se nos últimos dias era Deus em um profeta, era Deus em um profeta. Então observe. O Filho do homem veio e manifestou-se na terra, faz muito tempo já, as pessoas não perceberam.

Eles não vão perceber, nem entender, eu estou usando aqui as duas versões. Na versão nossa diz assim: “E não perceberam”, na versão King James diz: “E não entenderam” nos dias de Noé, só perceberam, só entenderam quando veio o dilúvio e destruiu a todos. E em nossos dias que Jesus disse que seriam semelhantes eles só vão entender, só vão perceber, quando o fogo estiver caindo, quando ficarem para trás na grande tribulação porque não foram preparados por essa Presença, não foram preparados por essa Presença imediata, por esta Parousia, por esta chegada de Deus na terra.

Observe a manifestação do Filho do homem. Por que o reverendo Branham sempre fala isto em muitos dos seus sermões? Ele disse na mensagem PROVANDO SUA PALAVRA, aquela de setenta e quatro, ele chega a dizer assim: “O Filho do homem é a Palavra!”

Ele mostra, ora, a Palavra é o próprio Deus, por isso a Palavra vem ao profeta porque Deus se manifesta ao profeta e ele pode entregar o “Assim diz o Senhor”. Somente o Senhor Jesus Cristo, porque o Pai estava habitando no Filho em plenitude Ele poderia dizer: “Em verdade eu vos digo”, porque era o mesmo Grande Eu Sou falando através de Seu Filho. Mas os profetas? Eles diziam: “Assim diz o Senhor!”

Então, eles não vão perceber essas coisas enquanto não vir a destruição para eles, a destruição que estava anunciando, que esta Mensagem tem anunciado. Então, eu poderia me estender aqui, olha, e ter um bom tempo apenas com esses versículos, mas nós estamos só dando uma passada nesse versículo, deixar isso registrado, para quando entrarmos para os parágrafos das mensagens onde o irmão Branham fala sobre isto as pessoas terem uma ideia do que realmente estamos falando. Então, vamos para 1 aos Coríntios capítulo 15, versículo 23. Observe.

Ainda lembrando o versículo anterior de Mateus 24:39:     

v E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.

Viu? “Assim será também a Parousia, chegada e Presença subsequente do Filho do homem.” O Filho do homem chega, se manifesta, anuncia a destruição porque Ele desce como Juiz Supremo, Senhor dos céus e da terra, anuncia que a terra está pronta para o julgamento e as pessoas não vão perceber, nem entender, enquanto não estiver na grande tribulação. Agora, essa chegada, essa Parousia, é para preparar os eleitos do tempo final para estarem prontos para o rapto. Amém! 1 aos Coríntios capítulo 15, versículo 23. 1 aos Coríntios capítulo 15, vamos ver aqui, deixe-me procurar. Versículo 23, onde está escrito assim:

v Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.

Preste atenção. Isto está falando da ressurreição. “Cristo as primícias”, Jesus Cristo ressuscitou a dois mil anos atrás, mas agora diz: “depois”, agora veja esse “depois” quantos anos se faz, porque as palavras proféticas são assim; uma frasezinha ali tem centenas de anos de diferença entre uma coisa e outra. Primeiro a ordem da ressurreição é essa: cada um por sua ordem. Veja o versículo 22:

v Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.

v Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, (foi o primeiro), depois os que são de Cristo, na sua vinda.

 Então, observe que outra vez aqui está falando sobre aqueles que estariam dentro disto. Agora, deixe-me ler para vocês a tradução disto porque eu já disse, quero que fique bem claro, que esta palavra “vinda” foi traduzida de “Parousia”. Na realidade, nunca deveria ter sido traduzida para “vinda”, nunca, porque isso aqui não se tratava da vinda dEle para o rapto.

Na realidade, esta Parousia faz parte do rapto porque começamos lendo 1º Aos Tessalonicenses onde fala: O mesmo Senhor descerá do céu”, esse Senhor que desce do céu é exatamente para manifestar a Parousia aqui na terra. E, essa descida é exatamente para fazer três coisas: o Alarido, a voz de Arcanjo e a trombeta de Deus. Ele desceu para fazer essas três coisas, isso é Deus mesmo quem faz isso. E o alarido, você já sabe que é esta mensagem que estamos anunciando para as pessoas provocando uma ressureição espiritual. Veja isto. Primeiro é essa ressureição espiritual, para depois vir a ressurreição natural. Bem.

·       Cada um por sua ordem: Cristo as primícias, logo os que são de Cristo, na Sua Parousia.”

Veem? “Logo os que são de Cristo em Sua Parousia”, ou “em Sua chegada e Presença subsequente.” Observe. “Vinda” é algo que está para acontecer, futuro. “Parousia” não se trata de algo futuro, Parousia se trata de uma presença e isso tudo era apontando para os últimos dias.

O irmão Branham disse: “Todo o Novo Testamento fala desta hora!” E quando chega esta hora, quando eu digo “esta hora” eu não estou falando exatamente da hora no calendário ou no relógio, eu estou falando da hora profética. Eu estou falando da hora profética! Se fossemos entrar nisto, dentro da hora profética, você vai ver no grande relógio de Deus que tempo é este que nós estamos vivendo onde William Branham chega a dizer assim: “Se eu dissesse para vocês: Jesus volta daqui a três minutos, você sabe quanto seria isso? Quase trinta e cinco anos.” Veem?

Aí você diz – “Puxa! Trinta e cinco anos é muito tempo!” – Sabe quanto tempo ele disse: “Eis que Ele cedo vem, faltava duas horas para Ele vir”, isso tem passado não sei quantos anos até hoje. Veem? Isto é já! Mas, quando chega exatamente nesse minuto e segundo que nós estamos vivendo desse tempo do fim, Ele diz: “Eis que estou a porta e bato!” Porque Ele chegou! Veem? Ele chegou! Isso foi no final da Era de Laodicéia. Ele não está vindo mais! Eu estou falando do Mesmo Senhor que descerá do céu de acordo com as palavras de Paulo.

E quando se cumpriu as palavras de Paulo Ele desceu do céu cumprindo Apocalipse capítulo 10: E vi descer do céu um Anjo Forte”. Veem?

Agora, você sabe que isto já aconteceu. Então, por isso o irmão Branham pregou sobre a Presença, sobre esta Presença e disse: “Gente, são duas coisas distintas. Aparecer e vinda.” Aqueles que pensa “vinda” como o rapto, a segunda vinda de Cristo, na verdade, a segunda vinda de Cristo, rapto. Mas, quando se trata “a vinda do Filho do homem”, a segunda vinda ali foi traduzida da palavra “Parousia” que significa “chegada”, “estou aqui” e subsequente presença. Por isso que bate e diz assim: Eis que estou a porta e bato!” Quem bate na porta não está vindo, quem bate na porta está se fazendo presente e é uma presença imediata. Veem? Então, capítulo 16 de 1 aos Coríntios. Capítulo 16 de 1 aos Coríntios e o versículo 17. Aqui temos mais algo aqui para que vocês entendam.

Veja só: Folgo, porém, com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava.

Bem, parece que eu entrei em um assunto totalmente diferente aqui. Mas, observe as palavras de Paulo, porque estamos mostrando que a palavra “vinda” foi traduzida de uma forma que não corresponde aquilo que realmente é. E isto, talvez, tenha sido feito com o propósito de confundir as pessoas para não entenderem essas coisas, porque são coisas que estavam seladas com Sete Selos e somente o sétimo anjo nos revelaria isto por isso que ele falou que era diferente a vinda e a chegada. Observe isso aqui, oh. Observe.

Paulo está aqui mostrando que estava, quer dizer, “folgo” em nossa tradução não é isto? “Folgo”. Você poderia traduzir, como eu tenho aqui a Bíblia em espanhol, dizendo: “Me regozijo”, “me regozijo”. A tradução do rei Tiago, diz assim: “Me regozijo”, “estou feliz”, não é, “estou mais satisfeito”, entende? “acabou a preocupação”, de que isto? Veja bem as palavras. “Me regozijo, ou folgo, porém, com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico;” Imagine, ele está falando de “vinda”.

Diga-me, quando Paulo escreveu isso dizendo que estava contente, se regozijando com a vinda de Estéfanas, ele estava mostrando que alguma coisa estava para acontecer? Eles estavam de viagem? Não senhor! Eles tinham chegado, a presença deles estavam entre os outros irmãos a tal ponto que o que eles trouxeram de onde vieram supriu a necessidade, mostrando que “vinda” não era algo que estava acontecendo de lá para cá, alguém que estava viajando ou que iria de ir. Paulo estava dizendo: “Eu folgo com a Parousia de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico;” porque quando eles chegaram aqui essa presença deles, não é, o que eles trouxeram supriu tudo que eu necessitava, que quem tinha era vocês e eles trouxeram.”

Então aqui. Paulo está dizendo: “Olha, eu me regozijo com a Parousia”, esse é o nome onde você ler “vinda” na sua Bíblia. “Eu folgo, eu me regozijo com a Parousia”, quer dizer, “com a chegada e presença imediata de Fortunato, e de Estéfanas, de Acaico.” Veem? Aí está! “Pois eles têm suprido vossa ausência ou tudo que me faltava da vossa parte.” “Já que vocês não estavam, vocês não estão, mas esses aqui, a presença deles, não é? já me deixou regozijando.”

Para que vocês entendam que onde está “vinda” é “Parousia que é “chegada”, não é que está vindo, viajando, descendo. “O mesmo Senhor descerá do céu”, quando Paulo? “Quando acontecer a Parousia.” Veja. Observe essas coisas. 2 aos Coríntios capítulo 7, versículo 6. 2 aos Coríntios capítulo 7, versículo 6. Vamos ver esta outra Escritura aqui.

v Porém ...

Você ler aí “mas”, não é?!

v Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito.

O que você entende? Alguém estava triste, alguém estava abatido, não é?! Mas, quando alguém chega com uma palavra de ânimo, com uma palavra de conforto, aquilo ali, não é, trouxe consolo e conforto. Paulo diz assim: “Mas Deus, que consola os abatidos,” o que Ele fez? “Nos confortou”, não é?! Nos consolou com o que? Com o Tito que estava vindo aí nós ficamos contentes?

Não! Nos consolou com a Parousia de Tito”, onde você leu aí “vinda” é “Parousia”.

“Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a Parousia de Tito.” O que é isto, Paulo? “Nos consolou com a chegada e presença dele! Ele se fez presente.” Tito se fez presente, isso é Parousia. A palavra “vinda foi traduzida dando ideia errônea. Por isso ficam sempre pensando... mas, eu creio que Deus deixou essas coisas acontecerem quando os tradutores traduziram de uma forma proposital. Por que? Eles sempre estarão pensando no futuro, sempre estarão pensando no futuro e isso tem que se cumprir, aquilo que o profeta disse: Eles sempre louvam a Deus pelo que Deus fez, estão sempre aguardando o que Deus vai fazer e nunca conseguem ver o que Deus está realizando.”

Então, vão ficar, olha, todo o tempo, vão entrar na tribulação esperando a vinda, irão estar na tribulação esperando – “Mas, Ele vai vir. O rapto vai acontecer! Sabe?! Vai acontecer!” – Estão até hoje esperando a besta, estão até hoje esperando isso, estão até hoje esperando sinal no céu, na lua, nas estrelas, estão até hoje esperando, esperando, esperando e não ver que essas coisas tem acontecido cabalmente. Então, eles vão ficar aguardando a vinda. As igrejas vão pregar sobre a vinda e nunca vão saber que esta vinda significava Parousia, a Presença. Isto já aconteceu e esse Deus está presente hoje fazendo esse trabalho. Mas, isso é só para os eleitos! Isso é só para os predestinados! Veem? então observe. A parousia de Tito ali foi a chegada e subsequente presença. Ainda capítulo 7. Deixe-me ver se é isso mesmo aqui onde está anotado. 2 aos Coríntios capítulo 7, o versículo 7, também.

v E não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado por vós, constando-nos as vossas saudades, o vosso choro, o vosso zelo por mim, de maneira que muito me regozijei.

Paulo está falando aqui de uma coisa que aconteceu, de algo que tinha acontecido e estava ali em seu meio? Me diga. Ele está falando de vinda. “E não somente com a sua vinda”. Imagine Tito, é Tito o principal aqui, não é, na leitura de Paulo? Não é isso? Tito. Imagine Tito, Paulo ficou sabendo que Tito estava vindo, sabe, viajando nas costas de cavalo ou de pé para lá e Paulo já diz assim,

oh: “Eu estou contente com a vinda dele porque ele me contou.” Como, se ele estava vindo? Não senhores! Está errado a coisa. Observe que esta presença de Tito, falou desses outros irmãos, da saudade que eles tinham, do zelo que eles tinham por Paulo, mas a palavra é “vinda”, “vinda”, como se fosse futuro.

Paulo estava dizendo: “Eu me alegro com a parousia de Tito, e, não somente com sua parousia”, quer dizer, “não somente com a sua chegada e presença imediata entre nós, mas também porque ele nos consolou, falou que vocês têm saudade da gente, que tem zelo pela gente, que cuida da gente mesmo a distância, que ora por nós.” Estas são as palavras de Paulo. Então, já deu para entender que a palavra “vinda” não quer dizer algo que vai acontecer, mas uma presença que se faz imediata, dá para entender isto por essas Escrituras? Vamos para o capítulo 10.

Então, quando falarmos sobre presença, quando falarmos sobre parousia, daqui por diante eu creio que vocês vão entender do que estamos falando.

Primeiro estamos mostrando dentro das Escrituras para que vocês percebam que quando o profeta pregou isto muita gente não entendeu estas coisas. Ainda 2 aos Coríntios capítulo 10, versículo 10. Possa ser que estejamos fazendo isto pela última vez, citando esse versículo assim em seguida. Já fiz isto uma vez para os irmãos lá de Itatiba, mas agora fica registrado com a ajuda de Deus, eu creio que não vou precisar mais gastar o tempo com isto. Creio que agora fique bem registrado para ajudar as outras pessoas. Capítulo 10, versículo 10 de 2 aos Coríntios está escrito assim:

v Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível.

Agora, por que aqui colocaram “presença”? Por que? Esse que é o problema. “Porque as suas cartas, dizem, são duras e fortes”, porque nas cartas, as cartas que Paulo mandava, todo mundo sabe que o corpo físico dele não estava presente, sabe?! Foi fácil deduzir isto quando traduziram. Pelas cartas, observe, “são duras e fortes”, mas ali estava outra vez a palavra parousia, por que não traduziram “vinda”? Deveriam ter traduzido como os outros lugares.

Por que aqui traduziram certo? Porque foi muito lógico, eles deduziram que pelas cartas Paulo era forte, era duro, mas com a sua presença, quer dizer, quando ele chega e se mostra é aquela pessoa amorosa, sabe?! “Meus irmãos”, sabe como é que é. Sabe?! Então, eles diziam isto. Observe as palavras aqui. o versículo 9 diz:

v Para que não pareça como se quisera intimidar-vos por cartas.

v 10 Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes, ...

Eu vou traduzir isso bem mais fácil assim. Eles falavam, esses irmãos diziam assim: “Paulo quando escreve cartas, as cartas dele quando chega até nós, essas cartas são duras e fortes, mas a presença do corpo”, quer dizer, “quando ele chega entre nós e se faz presente”, não é, “é fraco e a palavra desprezível.” Quer dizer, “não é tão dura quanto nas cartas.” Observe que aqui mostra, colocaram a palavra “presença”, essa era a palavra para estar nos outros lugares. “Assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra no ocidente, assim será na Presença do Filho do homem.”“Assim será quando o Filho do homem estiver presente, quando acontecer a Presença, a Parousia.” Veem?

Então, deixe eu ler outra vez esse versículo: “Porque, na verdade, dizem as cartas são duras e fortes, mas a parousia”, veem, “corporal”, porque aí está “a presença corporal”. Então, nesse trecho eles traduziram da maneira que deveria traduzir das outras partes, porque foi muito lógico eles deduzirem. Os tradutores não tinham revelação. Não! Eles foram dirigidos, não era o tempo da revelação destas coisas. Eles foram dirigidos por Deus para fazer aquele trabalho, mas eles não podiam ver as coisas que só nós poderíamos ver, eles não poderiam ver o que estava selado com Sete Selos, eles só puderam ver o óbvio ali.

Nessa parte foi muito lógico deduzir. Distância nas cartas, não é?! E tal. Mas, quando ele chega, então, tiveram que colocar a palavra correta, presença, vem de parousia, chegada e presença subsequente. Veem? Então, já deu para entender mais um pouquinho. Vamos agora para outra Escritura. Filipenses capítulo 1, versículo 26. Filipenses capítulo 1, versículo 26.

Filipenses capítulo 1, versículo 26 está escrito assim. Eu vou ler o 25. 

v E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé,

v 26 Para que a vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós.

Tá.

v Para que a vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus, pôr minha parousia, chegada e presença subsequente outra vez convosco.”

Outra vez aqui a palavra, não “vinda”, mas “ida” e tinha o mesmo significado pelas palavras de Paulo, porque ele está dizendo que outra vez, olha:

v Para que a vossa glória aumente por mim em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós.

“Ida”, imagine “ida”. Imagine a glória daqueles irmãos, a alegria deles, o prazer deles, o regozijo deles, aumentar em Cristo porque Paulo estava indo. Não senhores! Mas, pela presença dele entre eles outra vez, veem, outra vez a palavra foi traduzida incorretamente aqui. Outra vez é parousia. Parousia.

v “Para que abunde a vossa glória de mim em Cristo Jesus por minha parousia, por minha chegada e presença subsequente outra vez entre vós.”

Vamos para o versículo, capítulo 2 de Filipenses e o versículo 12. 2 e 12. Filipenses 2, versículo 12.

v De sorte que, meus amados, (veja bem) assim como sempre obedecestes, não só na minha ...

“Na minha” o que? Presença. Por que não colocou “na minha ida” ou “na minha vinda”? Aqui foi muito fácil a tradução. Veem?

v ... assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;

Observe que agora eles traduziram a palavra correta, presença, porque isto é o que é parousia.

v “Portanto, amados meus, como sempre haveis obedecido, não só em minha parousia, quando eu chego e me faço presente entre vocês.”

Está vendo agora? É isto aí.

v “... mas, também na minha ausência.”

Então, por que foi fácil agora a tradução? Porque está falando de quando eu não estou e quando eu estou. Veem? Então, quando eu não estou: ausência. Quando eu estou, parousia, que significa: presença. Então, por que todas as vezes colocaram parousia? Toda vez que está no original, no grego, toda vez que estava parousia por que não colocaram presença?

 Por que não colocaram chegada e presença ali atual? Mas, agora vocês viram, colocaram da maneira correta porque era obvio, era lógico, muito lógico a dedução. Ausência e presença, então, colocaram certo, traduziram a palavra certa parousia aqui.

Para que vocês entendam que as outras partes falam sobre a vinda, veem, a manifestação porque, observe que em outras Escrituras, em outros termos Jesus usa a palavra “quando o Filho do homem se manifestar”. Então, são nomes, são coisas que você precisa entender, caso contrário, as pessoas não saberão que trabalho é que Deus está fazendo porque aí vem epifania, vem parousia, vem Apocalipso, vem Doxa, vem todos esses nomes que eles não traduziram corretamente. E agora nós temos esclarecimento disso e compreendemos melhor porque o profeta pregou o que pregou, creu no que creu, ensinou o que ensinou.

Então, observe agora. Vamos ver mais uma aqui? Vamos? 1 aos Tessalonicenses, capítulo 2. Eu estou quase encerrando essa parte hoje. 1 aos Tessalonicenses, capítulo 2 e o versículo 19.

Vamos ver como está aqui na nossa tradução da Bíblia.

v Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?

 Então, mais uma vez. Observe que forma eles colocaram aqui, como você ler isto.

v ... qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?

Por que esta coroa de glória, por que esta alegria nesta vinda quando acontecesse? Agora observe estas Escrituras.

v “Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua Parousia?”

Ou, “em Sua Presença?” Veem? Não “vinda, mas “presença, chegada e subsequente presença.” Capítulo 3 de 1 aos Tessalonicenses, versículo 13. Mais adiante um pouquinho. Observe. Aqui diz:

v Para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.

Então, observe isto aqui. se você pegar esta palavra “vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os Seus santos”, você sabe perfeitamente que Ele só virá com os Seus santos em Apocalipse 19 quando Ele vem montado em cavalo branco e todo o exército do céu com Ele. Agora, lá você precisa de conforto? Lá você precisa ser confortado? Lá você precisa ser consolado? Claro que não! Você já está com o consolo, com o conforto. Mas, aqui diz: “Para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis”, sabe?! Isso se trata do agora, do imediato.

Você tem que estar agora confortado, o coração confortado, você tem que estar agora, tem que portar de uma maneira irrepreensível.

Sabe o que é uma pessoa irrepreensível? Pedro se tornou uma pessoa repreensível a ponto de Paulo ter que repreendê-lo. Agora, nós estamos aprendendo a nos comportar como filhos e filhas de Deus para sermos irrepreensíveis, não ter que ninguém nos repreender, não ter que alguém tenha que dizer – “Mas, moça, não é assim. Mas, cicrano, não é desse jeito. Mas, meus irmãos, não temos que nos portar dessa maneira. Mas, minha irmã, não é assim. Homem, não é desse jeito.” – Sabe?!

Pessoas irrepreensíveis é aquela pessoa que obedece, que ninguém tem que lhe dizer nada, você não tem que star cercando a filha, cercando a moça, para não extrapolar no namoro, para não sair fora de um namoro cristão. Você não tem que estar seguindo alguém para ver se está obedecendo, a pessoa é irrepreensível, obediente a Palavra. Isto não é Apocalipse 19, isto é já. Agora observe.

v “Para confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade ...

Quer dizer, em separação, separado a tal ponto que se tornam pessoas irrepreensíveis.

v ... diante de nosso Deus e Pai, ...

Observe, isto não é vinda lá de Apocalipse 19, porque é quando Ele vem com os santos. Mas, aqui está dizendo “diante de nosso Deus e Pai”. Então, observe quando é isto. Jesus diz assim: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens para que glorifique vosso Pai Celestial.” Então, veja isto.

v ... irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.

– “Puxa vida! Então, eu vou precisar ser irrepreensível, separado, todas essas coisas na vinda dEle?” – Não senhor! Não é isto. Observe como isto aqui eles deveriam terem traduzido como as outras partes que eu vos mostrei. Observe agora. É o capítulo 3 e o 13, não é?!

·       “Para que sejam afirmados os vossos corações, (Veem o “confortado aos corações”?) irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, e na Parousia, na chegada e Presença subsequente.”

Então, quando acontece a parousia que agora você sabe que essa parousia já aconteceu, o Senhor já desceu do céu, então, nessa Presença de Deus você tem que se comportar irrepreensível em santificação de uma forma separada do mundo. Veem? “Na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” Que coisa! “Com todos os seus santos.” Isto é: “na Parousia de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os Seus santos.” Porque na realidade, esta Presença é de nosso Senhor Jesus Cristo e quando estamos falando desta manifestação estamos falando do Pai da Glória do qual o Filho tomou o nome.

E, este Pai da Glória é quem desce para manifestar a Sua Presença aqui na terra cumprindo o que nós lemos no início: “O mesmo Senhor descerá do céu com alarido, voz de arcanjo e trombeta de Deus.” cumprindo Apocalipse 10: “Eu vi o Anjo Forte descer do céu.”

William Branham disse: “Aquele é Cristo!” E ele mostra, aquela é a descida, aquela descida é a descida do Espírito Santo. Veja isto. nós vamos passar por tudo isto futuramente. Mas eu quero só citar mais dois versículos aqui e deixar o restante para um outro culto. Observe agora. Capítulo 4, o versículo 15, foi o que você já leu, aqui mesmo.

v Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor:

Não é isso? Dizemo-vos... é o versículo 15 do capítulo 4.

·       Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a parousia do Senhor, ...

“nós, os que ficarmos vivos”, isto tem, é pleno cumprimento em nossos dias. “nós, os que ficarmos vivos.” Paulo não ficou vivo para isto, mas os que ficarem, isso quer dizer, nós, os que ficarmos vivos. Então, hoje nós podemos dizer – “Sim, Paulo! Nós estamos vivos neste tempo da Parousia!” – Então, você que viu a Parousia, você que viu a Epifania, você que viu todas essas coisas, “não precederemos os que dormem.” – “Puxa! Eu já recebi a Mensagem, agora eu vejo a revelação dos Selos.” – Eu vejo isso, eu vejo aquilo. Calma! Você não pode subir antes daqueles que dormem, você tem que esperar primeiro eles ressuscitarem. Então, é isso que ele está dizendo:

·       nós, os que ficarmos vivos para a Parousia, para chegada e subsequente Presença imediata do Senhor em nosso meio, não precederemos os que dormem.”

Capítulo 5, mais para frente um pouquinho desta mesma carta, versículo 23.

·       E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a Parousia de nosso Senhor Jesus Cristo.

Por que? “Não sabeis vós que sois templos de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?” Observe. Então, esse Espírito Santo precisa de corpos. Esses corpos mortais precisam estarem nesta forma.

Esse Deus santifica tudo para que nosso corpo espiritual não... porque Deus habita em, em uma casa de três cômodos como Ele habitou no corpo de Jesus Cristo que era corpo, espírito e alma, do mesmo jeito Ele precisa do nosso corpo, espírito e alma também para habitar quando Ele chega, como Ele chegou para manifestar a Parousia aqui na terra. Ele precisa desses corpos, espíritos e almas irrepreensíveis, conservados e irrepreensíveis nesse tempo da Parousia.

Temos tempo para... deixe-me ver quantos minutos eu tenho aqui para concluir. Tenho tempo para mais dois versículos? Meu Deus do céu! Eu preciso me adiantar com estas coisas, senão, tudo que se tem para entregar sobre esse assunto daqui a dois anos a gente não entrega. 2 aos Tessalonicenses, capítulo 2, mais na frente um pouquinho. 2 aos Tessalonicenses, capítulo 2, versículo 1, diz assim:

v Ora, irmãos, rogamos-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,

Observe isto. Aqui é a mesma coisa.

·       Rogamo-los, irmãos, pela Parousia de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele.”

O versículo 8. Eu não preciso explicar cada um desses versículos. Versículo 8 aqui, vamos aqui. Eu preciso adiantar essa parte dos versículos porque quando chegar nas mensagens eu preciso trazer todas elas aqui para vocês. Capítulo 2, versículo 8:

E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;

Aqui você encontra outro versículo... obrigado. Aqui você encontra outro versículo que fala sobre a mesma coisa. Observe. O iníquo vai ser desfeito pelo sopro da vinda, quando acontecer o rapto o que é acontecerá? A vinda é aquela que Ele vai destruir o iníquo com o sopro de Sua boca? Imagine isso. No rapto você sobe para encontrar Jesus Cristo nos ares, dali você irá para a ceia das bodas, três anos e meio. Enquanto você está lá naquela festa, a terra estará na grande tribulação, é onde o pleno potencial de satanás estará em atuação, o diabo estará encarnado em um homem aqui na terra.

Então, quer dizer, nesta vinda para o rapto o inimigo não foi aniquilado. Mas, o que está dizendo aqui? “E então será revelado o iníquo”, e este iníquo foi revelado quando Deus também foi revelado e só tinha um que podia entregar esta revelação, o mesmo que nos disse quem é Deus também nos disse quem é satanás e eram mistérios que estavam selados com Sete Selos. Por isso, quando o sétimo anjo tocou sua trombeta ele pregou sobre os ungidos dos últimos dias, ele falou sobre o deus desta Era maligna, ele falou sobre o éden satânico mostrando quem é o iníquo.

Mas, também mostrou quem é Deus, o poderoso Deus desvelado perante vós. Nós estamos em Sua Presença. O Espírito Santo é o sinal. E assim sucessivamente. Por que? porque Ele foi revelado. Tanto foi revelado Deus, o Poderoso Deus foi desvelado perante nós, e, o inimigo foi revelado. E, quando o iníquo foi revelado ele perdeu o seu poder, ele foi desfeito. Ele não precisa ser desfeito para os seus, eles ó vão ser desfeito no lago de fogo.

 Mas, para os filhos de Deus o diabo perde o valor, o diabo perde o significado, ele perde o seu poder sobre nós porque as algemas são quebradas. Veem?

Porque o assopro da sua boca, nessa Sua vinda, na Sua Parousia. E a boca de Deus você já sabe. O profeta é quem traz o “Assim diz o Senhor!” Veem? Desfeito com a Sua Parousia. Esse sopro de Sua boca. Deus simplesmente não sopra, este sopro, quando Ele soprou em Adão aquilo produziu vida, fôlego de vida. Minhas palavras são espírito e vida.” O sopro de Jesus manifestou o Espírito Santo nos discípulos. O sopro da boca de Deus nesta Sua descida, nesta Sua Parousia, tem revelado quem é Ele e mostrado quem é satanás.

E, quando o diabo é desmascarado ele já não consegue se esconder mais, ele tem que colocar o rabinho como se estivesse entre as pernas, como um cachorro vira-lata que não tem significado nenhum e tem que sair fora mesmo porque a boca de Deus o sopro é forte. O sopro de Deus traz vida, é uma espada cortante e penetrante que tira tudo que não presta. O versículo 9, ainda no capítulo 2, diz assim: A esse cuja vinda ...

Está falando do iníquo.

v A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,

Observe. Porque estamos estudando a palavra “vinda” que foi traduzida dando o sentido que realmente não tem. Observe que este iníquo aqui, esse camarada aqui, camarada no sentido não de ser pessoa camarada, mas do sujeito em si. Observe que ele, quando ele se manifesta-se, esse iníquo, ele iria fazer sinais, prodígios de mentira. Então, ele não estava vindo para fazer, e nesta vinda produzindo, ele tinha que ter chegado para fazer isto. Veem? 

·       A esse cuja parousia ...

Está falado do anticristo, do inimigo.

·       A esse cuja parousia é segundo a eficácia de Satanás, ...

A sua chegada e presença é segundo a eficácia de satanás para produzir todas essas coisas. Observe. Então, eu ainda quero ler mais um. Tiago 5 e 7. No próximo culto nós já não passaremos por estes versículos mais. Tiago, capítulo 5, versículo 7, diz assim:

v Sede, pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor.

Veem? Aí ele diz:

v Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.

Observe, que aqui está falando em parábola. Aqui está a mensagem DISCERNIMENTO DE ESPÍRITO, onde o irmão Branham fala da chuva temporã e serôdia mostrando o que estava acontecendo em seus dias. Então, observe que é exatamente nesse tempo que teria que se manifestar isso: Sede pois, irmãos, pacientes até o que? Até a vinda do Senhor? Vinda. Que vinda? Vinda de vir? Ele está dizendo: 

v “Sede, pois, irmãos, pacientes até à Parousia do Senhor, até a Sua chegada e subsequente Presença entre nós.”

O versículo 8:

v Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.

Aqui, outra vez, ele está dizendo:

v “Porque a Parousia do Senhor, a Sua chegada e subsequente Presença está próxima.”

E ainda, confirmando isto. 2 Pedro. Segunda carta de Pedro. Segunda epístola do apóstolo Pedro, capítulo 1, versículo 16. 2 Pedro, capítulo 1, versículo 16, diz assim:

v Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.

Outra vez aqui é:

v “Porque não vos fizemos saber a virtude e a Parousia de nosso Senhor Jesus Cristo.”

O capítulo 3 dessa mesma carta, e Pedro, versículo 4. Aqui está falando também sobre a vinda do Senhor. Capítulo 3, versículo 4:

E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda?

Ele está falando sobre os escarnecedores que viriam nos últimos dias. Então observe. Quando chegou o momento desta vinda, vinda no sentido da palavra, desta Parousia, então, começou a haver os escarnecedores. Por que? Porque esta Parousia, esta Presença, era a Presença de Deus aqui na terra, o Espírito Santo fazendo um trabalho usando um profeta. Então, esse profeta foi criticado, foi desprezado, foi zombado, humilhado, descrido. E eles não sabem que fazendo isto estavam rejeitando o próprio Deus como no tempo do profeta Samuel. Veem?

E por isso as profecias que foi dita eles ficaram dizendo: “Está vendo?” E criticando. “Era um falso profeta! Ele não disse que Jesus ia voltar? Ele não disse que iria acontecer a segunda vinda? Ele não profetizou sobre tal e tal ano?” Então, isso continua, isto é para os nossos dias. “Onde está a promessa da sua Parousia?”

v “Onde está a promessa da sua vinda?”

Isto é: Onde está a promessa da sua Parousia?

Porque eles estão procurando e não conseguem encontrar Deus, então, eles continuam esperando que Ele vai vir, que Ele vai vir. Onde eles podem ver Deus? Então, o profeta pregou UM VERDADEIRO SINAL QUE SE DEIXA PASSAR POR ALTO, então ele pregou outra vez; BATALHANDO PELA FÉ QUE UMA VEZ FOI DADA AOS SANTOS mostrando que temos que batalhar por esta fé, por esta revelação. Veem? Eu poderia citar aqui vários sermões que só o título mostra. UM MAIOR DO QUE SALOMÃO ESTÁ AQUI, e todas estas coisas. E tudo isto.

Mas, eles continuaram dizendo – “Eu não vejo! Eu não vejo!” – Não é assim, não é desta forma porque esta vinda é espiritual, Deus como Espírito Santo na terra. E, a Palavra profética, a Mensagem profética, diz: “Ele está aqui!” o profeta chega a dizer: O meu ministério é declarar que Ele está aqui!” E eles continuaram dizendo – “Cadê a promessa? Cadê Ele? Onde Ele está?” – Veem? Escarnecedores diante de Sua Presença. Entenderam?

Onde está a promessa da sua Parousia? Se Ele chegou, cadê Ele? Onde Ele se faz presente?” – E o irmão Branham diz: “Quantas vezes Deus tem manifestado a Si mesmo, quantas vezes Ele tem vindicado a Si mesmo?” Como na outra mensagem que ainda eu vou ler para vocês, quando ele disse: “Para provar que Ele está aqui vamos fazer do jeito que aconteceu no tempo de Abraão.” E ele deu as costas para a audiência, foi exatamente o que Elohim fez lá na tenda, de frente da tenda de Abraão. Agora, versículo 12 desse mesmo capítulo 3. Ele está falando agora para nós. 2 Pedro, capítulo 3, versículo 12, ele diz assim, oh. 3, versículo 12 rapidamente aqui:

v Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, ...

Observe, “vinda do dia de Deus.” Que dia é este?

v ... em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?

Está falando aqui sobre a destruição, não aniquilação, porque não vai ser aniquilado, mas vai ser destruído, vai ser queimado. Mas observe. Esse dia de Deus, diz: Elias virá primeiro antes desse dia. Elias virá exatamente no início desse dia. E esse dia vai ter que estar de uma forma virando, na duração desse dia, a estrela brilha no início e no final vem a luz do entardecer. E quando chegou a luz do entardecer o que cumpre ali? Elias virá primeiro, primeiro que o que? Antes do grande e terrível dia do Senhor.

Então, esse dia de Deus onde os elementos se desfarão, antes disso tinha que acontecer a Parousia. Aguardando, e apressando-vos para a Parousia do dia de Deus.” Isso aqui é a mesma coisa. Agora, as pessoas não entendem isto. esse dia de Deus de destruição estão esperando ainda acontecer, não sabe, o irmão Branham disse: “Não adianta eu falar que eles não vão entender.”

Eu ainda vou ler essa citação para vocês. “Não adiantaria eu falar isso agora porque eles não compreenderiam isto, mas Ele já desceu com o juízo investigativo.” Veem?

Vocês vão ver essas citações dentro desses estudos sobre Parousia, Epiphanea e tudo mais. Somente uma, a última agora. Realmente a última. 1 João, capítulo 2, versículo 28. 1 João, capítulo 2, versículo 28, diz assim:

v E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.

Observe. Está falando de manifestação. Manifestação. Está falando aqui de Phaneroo, quando Ele se manifestar-se. Observe. Então.

v ... filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar,  

O que é se manifestar? “Quando o Filho do homem se manifestar-se”, “os dias da manifestação do Filho do homem”, quando o Espírito Santo estivesse usando um corpo de carne, um profeta. Veem?

·       ... quando ele se manifestar, tenhamos confiança, (veem?) e não sejamos confundidos por ele na sua Parousia, na Sua chegada e subsequente Presença.

Observe. Muitos serão confundidos! Porque o Evangelho segue aonde dar luz ao outro. Mas Paulo já, João já disse: “Fiquem alertas! Fiquem alertas para que quando acontecer a Parousia, quando Ele chegar e se fazer presente, vocês não sejam confundidos.” Mas, em vez de sermos confundidos Deus nos esclarece porque somos Seus filhos. Amém? Que o Senhor Jesus abençoe os vossos corações. É a minha oração em Seu nome, amém.

Vamos orar. Bondoso Deus e Soberano Pai, nós Te agradecemos Pai Amado, Deus de misericórdia, por Tua graça e compaixão infinita para com todos nós. Te agradecemos por este momento, por este culto, por este trabalho realizado, por o Senhor ter tido misericórdia de nós a ponto de nos deixar viver até vermos estas coisas. Te agradecemos, Pai Amado, por uma oportunidade desta que temos de examinar as Tuas Escrituras e sabermos realmente o que ela está dizendo para os nossos dias.

E, Senhor, assim como todo o Novo Testamento fala desta hora, então, todo o Novo Testamento estava guardado para mim, todo o Novo Testamento para que eu desse cumprimento a ele, todo o Novo Testamento foi escrito para que me espelhasse nele.

Por isto foi o livro da redenção, foi o livro que estava selado com sete Selos como diz o Teu profeta, foi o Novo Testamento. E, oh Pai, se os Selos foram rompidos e a revelação foi entregue eu preciso agora me ver como filho do Senhor redimido que estava com meu nome escrito nesse livro. Que eu estava, todo esse Novo Testamento falava de mim, foi por mim, a cruz foi por causa de mim, o sangue foi derramado por mim, a ressurreição foi para justificar minha fé, as cartas de Paulo foi para me ensinar a viver como devo como cristão hoje na Presença do Senhor.

Então, Deus Amado, tenha misericórdia da minha vida, da minha alma, prepara a minha alma, meu coração, para que eu possa estar a cada dia diante do Senhor com temor e tremor em uma forma reverente dando cumprimento aquilo que está escrito, Pai. Ajuda a cada um dos Teus filhos, a cada um dos meus ouvintes, cada um dos meus irmãos, que eles sejam abençoados no nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Que o Senhor vos abençoe. Estejam aqui sexta-feira com a ajuda de Deus, para que possamos ter mais um culto diante dEle. Deus os abençoe.

 

[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]

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TRANSCRITO PÔR: ELISANGELA FLORENCIO

DATA DA TRANSCRIÇÃO: 03/09/2024

DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO: 1 HORA, 08 MINUTOS, 16 SEGUNDOS   

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