A PAROUSIA
Doutrina
da Mensagem
PALESTRANTE: IR.
ROSENDO
LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO
MORATO - SP
DATA DA PALESTRA: 22/03/2006
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Muito bem, meus
amigos. Nós vamos ler as Escrituras na primeira epístola do apóstolo São Paulo,
capítulo 4, versículo 14, 15 e 16. Está escrito assim na Palavra de Deus (1
Tessalonicenses):
v
Porque, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com
ele.
v
15
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos
para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
v
16
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a
trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
v
17
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas
nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Oremos. Nosso
Senhor e nosso Pai, nós te agradecemos no nome de Jesus Cristo que o Senhor nos
concedeu mais esta oportunidade de estarmos na Tua casa. E, desta feita temos
lido a Tua Palavra e pedimos que esse Espírito Santo revele estas coisas aos
nossos corações. Pedimos que o Senhor ajude os nossos ouvintes que nos ouvem
através do rádio, que eles sejam ajudados, abençoados pelo Senhor e também a
cada pessoa que ouvir esta mensagem, que ouvir este simples culto que eles
possam ser alertados e dirigidos por Ti para despertarem para o dia e hora que
nós estamos vivendo. No nome de Jesus Cristo nós Te pedimos estas bençãos para
a Tua glória, amém. Amém.
Podeis sentar. Esta
Escritura que nós lemos vocês vão muito, muito mesmo, ouvir a leitura dela, não
é?! Nós vamos repeti-la muitas vezes para entregarmos para as pessoas algumas
coisas a respeito desta vinda do Senhor que o apóstolo Paulo tem mostrado, tem
falado aqui. Nós iremos citar várias Escrituras correspondente a vinda do
Senhor, porque nós temos entrado já no assunto sobre epifania, que fala sobre o
brilho, a glória da manifestação da vinda do Senhor.
E, baseado nas
citações copiladas pelo reverendo Brian Kocourek onde ele mostra dentro das
Escrituras, cada vez que é mostrado o nome “vinda”, “segunda vinda”, “a vinda”,
tudo falando sobre a vinda de Cristo. Na verdade, isso trata da Parousia.
E você, como leitor da Bíblia, ler estas partes e pensa na vinda para o
arrebatamento, quando na verdade está falando sobre a Parousia. E
a Parousia mostra a Sua Presença, de alguém que já chegou. Então, se você não
entender estas coisas você fica com a Doutrina um pouco torcida.
Por isto o
reverendo William Branham entendendo estas coisas, ele disse em muitos sermões
sobre a Presença e a vinda, o aparecer e a vinda
propriamente dita, onde ele disse que: “O
aparecer é agora!” Ele diz: “Ele está aparecendo entre
nós com a Sua Presença na forma do Espírito Santo. E esta
Presença ou este aparecer, é para nos preparar para a vinda propriamente
dista.” Então, são coisas que nós precisamos entender e, eu creio, que depois
que nós temos passado por assuntos como a Deidade e tantas outras coisas, nós
já podemos entender isto.
Eu não
entregaria estas coisas para vocês se antes não tivesse procurado a compreensão
sobre estas coisas, que não adianta você pegar uma coisa sem entende-la, você
nunca saberia passar isto para as pessoas. E, não passamos algo só porque
alguém já pregou, não mostramos algo só porque alguém mostrou aquilo como uma
curiosidade simplesmente isso. São pontos doutrinários que a gente estuda, que
a gente medita, que a gente ler, busca nas Escrituras, busca nas mensagens,
para depois entregar para as pessoas.
Então, quando
entregamos, gostaríamos que todo mundo também meditasse nisso, examinasse isso,
procurasse saber a verdade sobre essas coisas. Então, aqui onde nós lemos em 1
Aos Tessalonicenses capítulo 4, versículo 16, está falando “a vinda”. 1 aos
Tessalonicenses 4:16:
v Porque
o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, ...
Esse “desder do
céu” está mostrando exatamente o que está no versículo 15: Dizemo-vos,
pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a
vinda do Senhor, ... Eram aqueles que ficariam vivos exatamente no tempo
da Parousia, quando Deus vindicasse a Sua Presença no meio
do povo através de um ministério profético. A Parousia de Cristo. “Parousia”
quer dizer “chegada”, a “Presença”. Chegada e subsequente Presença. Subsequente
quer dizer “imediato”, é já, é o agora! Por isso o profeta disse: “O
aparecer é agora! Ele (Deus) está
aparecendo agora.” Então, eu gostaria de registrar para os
nossos irmãos e ouvintes, dentro das Escrituras, onde fala sobre este Aparecer
de Cristo nesses últimos dias.
E, este
aparecimento ou essa Parousia, esta Presença de Deus, é para preparar um povo
para o arrebatamento. Então, nós vamos para as Escrituras porque nós temos
muitas Escrituras aqui para citar e vamos nos ater apenas isso neste culto.
Vamos primeiramente para o livro de São Mateus, no capítulo 24 de São Mateus.
São Mateus capítulo 24 e o versículo 3. Você tem aí na sua Bíblia e pode muito
bem conferir conosco. Mateus capítulo 24, versículo 3:
v
E, estando assentado no Monte das
Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo:
Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda
e do fim do mundo?
Então, observe
que isto aqui está mostrando sinais de Sua vinda e do fim do mundo. eu vou ler
isto exatamente como você deve ver isto nas Escrituras: “Quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua Parousia”, é esta a tradução. “Vinda” aqui é Parousia. E significa: “Quando será, como será o
sinal da Tua chegada aqui na terra? E, subsequente Presença?” Uma Presença
imediata. Então, depois desse sinal que mostra que Ele chega, que Ele se faz
presente, o Seu aparecer aqui na terra, logo depois fala: “e do fim do
século, quando serão estas coisas?”
Então, se você ler como geralmente você tem lido, você está procurando
saber aqui “quando será o sinal da Tua vinda”. E observe. A palavra aqui
é “Parousia” que significa “chegada e presença imediata”. E o mensageiro
do Senhor disse que esta chegada, ou esta Presença, esse Aparecer,
é agora. No versículo 27 você encontra a mesma coisa de Mateus 24, versículo
27.
Mateus 24, versículo 27: Porque, assim como o relâmpago sai do
oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do
homem.
Observe. Isto de
uma forma simples e literal, nós muitas vezes, temos pensado que assim como o
relâmpago ziguezagueia, não sei se é essa palavra, no espaço de uma forma
rápida, assim será a vinda do Filho do homem. Mas, os irmãos que estudam essa
Mensagem profética irão lembrar agora destas palavras. Este relâmpago que sai
do oriente e se mostra no ocidente, você já sabe perfeitamente que um
relâmpago, ele não rasga os céus de uma extremidade a outra. Se está
relampeando a alguns quilômetros de distância e você ver aquilo até determinada
distância e em outra não.
Quando estar
relampeando lá nos Estados Unidos aqui nós não podemos ver. Se estar
relampeando lá no outro lado do país daqui você não ver. Veem? Mas, era um
relâmpago que assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra no ocidente.
Então, quando veio a abertura dos Selos você entendeu o que isso significava.
Relâmpago do
oriente ao ocidente, o profeta do Senhor nos mostra a mesma cabeça que estava
com o povo oriental tem se manifestado ao povo ocidental. E esse relâmpago que
sai do oriente até o ocidente, você sabe perfeitamente, é a luz do Evangelho
que saiu desde lá.
E você já viu
isso no traçado do mapa mundi, como esta luz raiou, uma profecia dada no tempo
de Balaão quando disse que uma estrela procederia de Jacó. Veja. E aquela
estrela falava exatamente do nascimento na terra do Filho de Deus e ali veio a
luz do Evangelho e aquela luz passou para os gentios e aquilo saiu de Era em
Era e foi, foi cortando o globo terrestre seguindo exatamente o sol do leste
para o oeste começando lá em Jerusalém no povo oriental e vindo até as américas
para o povo do ocidente.
E o profeta do
Senhor diz: “Depois das Américas não tem mais, você encontra agora o mar
porque a coisa retorna.” Veem? Esse era o relâmpago. Agora, do mesmo jeito
que isso aconteceu que veio de um lado a outro do mundo, assim seria também a
vinda do Filho do homem. Então, agora vamos ler isto aqui como realmente é.
·
“Porque,
assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será
também a Parousia, chegada, e,
subsequente Presença, do Filho do homem.”
Essa doutrina da
Presença, o profeta do Senhor pregou em várias mensagens e mostrando a
vindicação da Presença de Deus com o povo depois de dois mil anos, de uma forma
que nunca tinha acontecido dentro de dois mil anos de história. Porque são
acontecimentos que aconteceram nos dias de Moisés, nos dias de Paulo ali entre
a igreja primitiva e agora com o povo gentio para o último sinal aos gentios. E
este último sinal é outra vez o sinal messiânico, o sinal messiânico.
Então observe.
Assim como o relâmpago saiu do oriente até o ocidente, veem, a mesma Cabeça,
Deus, Good, cabeça de Deus, Deus o Cabeça que esteve ali com o povo oriental
quando Deus estava trabalhando através do corpo do Seu Filho, o profeta disse,
do mesmo jeito será com o povo ocidental.
O mesmo Deus, o
Espírito Santo, tem vindo para ficar com a igreja e nos dias da revelação dos
Selos esse Deus usou o corpo de Seu mensageiro, o Seu profeta. Essa Presença de
Deus, ele já tinha nos ensinado que era não reconhecida, as pessoas não
reconheceriam. E ainda pregou a mensagem EM SUA PRESENÇA.
Então, depois de
tanto tempo estamos já com quarenta e três anos da abertura dos selos, chegou o
momento desse remanescente, desse povo, desta última geração, dessas ultimas
pessoas agora, desses trabalhadores da hora undécima, entender esses pontos
doutrinários. Porque são essas coisas, são isto que estavam por trás dos trovões,
são estas coisas que mostra para ti que não é teu esforço, que não é você, que
é o próprio Deus te impulsionando a viver isto, a dar cumprimento a isto. Você
tem que chegar a ser Cristo, você tem que chegar a ser messias, você tem que
chegar a ser ungido, você tem que chegar a ser a Palavra ungida.
A Palavra ungida
tem que estar em você e isso tem que vir através de um entendimento renovado,
por isto que Ele vem tirando ideias antigas e colocando aquilo que é a
realidade. Amém! Amém. Amém. Então, vamos para o versículo 37 de Mateus 24.
Mateus capítulo 24, versículo 37.
Eu já mostrei
isso para os irmãos na cidade de Itatiba, mas estou repetindo as mesmas coisas
para ficar registrado para alguns irmãos. Claro, que nunca sai do mesmo jeito,
mas eu creio que vai ser suficiente para alguns irmãos que já iniciaram a
compreensão na Epiphanea do brilho, do aparecer desta vinda.
Mateus capítulo 24, versículo 37. Está escrito assim:
v
E, como foi nos dias de Noé, assim será
também a vinda do Filho do homem.
Então, observe
rapidamente aqui. Você pensa em uma vinda rápida e súbita. Você precisa
entender como foi nos dias de Noé. O que aconteceu nos dias de Noé? Nos dias de
Noé a situação do mundo chegou no auge, chegou no momento que Deus disse: “Está
no tempo! eu vou destruir todos eles.”
Então, Ele
chamou Noé, se manifestou a Noé, a Palavra veio a Noé e Noé passou cento e
vinte anos mostrando que o juízo estava para cair, mostrando que a terra estava
julgada, mostrado que o julgamento estava para vir, que vinha a destruição, que
todos estavam condenados e que só se salvariam quem entrasse na arca. Observe.
Jesus disse:
v
E, como foi nos dias de Noé, assim será
também a vinda do Filho do homem.
Então, aqui está
essa Escritura: “Mas, como nos dias de Noé, assim será a Parousia, chegada e
Presença subsequente”, eu já vos disse antes “subsequente” quer dizer
“imediato”. “Assim como foi nos dias de Noé, assim será a Parousia”, que
quer dizer “chegada e Presença subsequente do Filho do homem.” Por isso
o Filho do homem manifesta-se e você está aí, olha, pregando para as pessoas,
pregando almas em prisão e eles dizendo – “Mas, onde está a promessa de Sua
vinda? Onde está a promessa de Sua vinda?”
E os críticos
dizem – “William Branham profetizou sobre o ano setenta e sete, o que
aconteceu? Não aconteceu nada!” – Claro que eles nunca verão o que
aconteceu. Por isso que o irmão Lee Vayle, depois da partida do irmão Branham,
aquele homem que tanto estudou, aquele homem que tanto meditou sobre os
escritos proféticos, que esteve ao lado do profeta até o final de seu
ministério, continuou pregando depois da partida do profeta. E ele continuou
pregando, continuou pregando, esperando o tempo, esperando o cumprimento,
meditando. Quando chegou o ano de 1977 ele começou a pregar exatamente sobre a
Parousia. Chegou-se ao entendimento do que era aquilo que o profeta tinha dito.
Agora, muitos, muitos outros pregadores, isto só se abriu a partir do 82, dos
anos 80 para cá. Agora, nós aqui no Brasil estamos vendo isto depois de dois
mil e tantos para cá. Eu não sei porque Deus trabalha assim, porque estas
coisas, mas infelizmente estamos pregando algo que as pessoas não querem
discutir, os irmãos não querem meditar sobre isto. Tudo está nas mensagens!
Tudo está nas Escrituras, mas é muito cômodo deixar como está.
Veem? Mas, nós
não podemos nos conformar com este mundo, de forma nenhuma! Mateus 24,
versículo 39, vamos ainda aqui a uma Escritura. Mateus capítulo 24, versículo
39:
v
E não o perceberam, ...
Eu tenho aqui a
tradução da Escritura no espanhol que diz: “E não entenderam”, vê, é uma
coisa, esclarece melhor ainda. Eles não vão perceber, por isso que foi entregue
para a igreja de Jeffersonville e para nós um verdadeiro sinal que se
deixa passar por alto porque não se entende, não se percebe. Eu estava
lendo uma mensagem do irmão Branham hoje onde ele diz assim: “As pessoas só
vão entender isto”, creio que é na mensagem JEOVÁ
JIRE se não me engano. Ele diz: “As pessoas só
compreender isto depois da minha partida, enquanto eu estou vivo eu não me
atrevo a dizê-lo. As pessoas só perceberam isto depois que eu me for.”
veem?
Então, observe
aqui. Mateus 24, versículo 39
v
E não o perceberam, até que veio o
dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
Observe isto.
não perceberam, passou cento e vinte anos sendo anunciado o diluvio. Então, não
sei quantos anos nós ainda vamos passar, quantos dias, quantos meses, sabe?! Desde
que veio a revelação dos Selos até hoje já se passaram quarenta e três anos e
eu não sei quanto tempo ainda vamos continuar anunciando o juízo, essa mensagem
investigativa, essa Mensagem de juízo. Porque esta chegada subsequente
Presença, veja, essa Presença imediata do Filho do homem, quando se fala do
Filho do homem sempre pensamos em Jesus. Porque em seus dias, quando Ele esteve
em Jerusalém, foi chamado o Filho do homem.
Mas, sabe por
que Filho do homem? Filho do homem é o ofício profético. E ofício profético é
Deus usando uma carne. O ofício de Jesus como Filho do homem era o Pai nele,
Deus-Homem. Veja. Quando o Filho do
homem se manifestar-se nos últimos dias era Deus em um profeta, era Deus em um
profeta. Então observe. O Filho do homem veio e manifestou-se na terra, faz
muito tempo já, as pessoas não perceberam.
Eles não vão
perceber, nem entender, eu estou usando aqui as duas versões. Na versão nossa
diz assim: “E não perceberam”, na versão King James diz: “E não
entenderam” nos dias de Noé, só perceberam, só entenderam quando veio o
dilúvio e destruiu a todos. E em nossos dias que Jesus disse que seriam
semelhantes eles só vão entender, só vão perceber, quando o fogo estiver
caindo, quando ficarem para trás na grande tribulação porque não foram
preparados por essa Presença, não foram preparados por essa Presença imediata,
por esta Parousia, por esta chegada de Deus na terra.
Observe a
manifestação do Filho do homem. Por que o reverendo Branham sempre fala isto em
muitos dos seus sermões? Ele disse na mensagem PROVANDO
SUA PALAVRA, aquela de setenta e quatro, ele chega a dizer assim: “O Filho do
homem é a Palavra!”
Ele mostra, ora,
a Palavra é o próprio Deus, por isso a Palavra vem ao profeta porque Deus se
manifesta ao profeta e ele pode entregar o “Assim diz o Senhor”. Somente o
Senhor Jesus Cristo, porque o Pai estava habitando no Filho em plenitude Ele
poderia dizer: “Em verdade eu vos digo”, porque era o mesmo Grande Eu
Sou falando através de Seu Filho. Mas os profetas? Eles diziam: “Assim diz o
Senhor!”
Então, eles não
vão perceber essas coisas enquanto não vir a destruição para eles, a destruição
que estava anunciando, que esta Mensagem tem anunciado. Então, eu poderia me
estender aqui, olha, e ter um bom tempo apenas com esses versículos, mas nós
estamos só dando uma passada nesse versículo, deixar isso registrado, para
quando entrarmos para os parágrafos das mensagens onde o irmão Branham fala
sobre isto as pessoas terem uma ideia do que realmente estamos falando. Então,
vamos para 1 aos Coríntios capítulo 15, versículo 23. Observe.
Ainda lembrando
o versículo anterior de Mateus 24:39:
v
E não o perceberam, até que veio o
dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho
do homem.
Viu? “Assim
será também a Parousia, chegada e Presença subsequente do Filho do homem.”
O Filho do homem chega, se manifesta, anuncia a destruição porque Ele desce
como Juiz Supremo, Senhor dos céus e da terra, anuncia que a terra está pronta
para o julgamento e as pessoas não vão perceber, nem entender, enquanto não
estiver na grande tribulação. Agora, essa chegada, essa Parousia, é para
preparar os eleitos do tempo final para estarem prontos para o rapto. Amém! 1
aos Coríntios capítulo 15, versículo 23. 1 aos Coríntios capítulo 15, vamos ver
aqui, deixe-me procurar. Versículo 23, onde está escrito assim:
v
Mas cada um por sua ordem: Cristo as
primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
Preste atenção.
Isto está falando da ressurreição. “Cristo as primícias”, Jesus Cristo
ressuscitou a dois mil anos atrás, mas agora diz: “depois”, agora veja esse
“depois” quantos anos se faz, porque as palavras proféticas são assim; uma
frasezinha ali tem centenas de anos de diferença entre uma coisa e outra.
Primeiro a ordem da ressurreição é essa: cada um por sua ordem. Veja o
versículo 22:
v
Porque, assim como todos morrem em Adão,
assim também todos serão vivificados em Cristo.
v
Mas cada um por sua ordem: Cristo as
primícias, (foi o primeiro), depois
os que são de Cristo, na sua vinda.
Então, observe que outra vez aqui está falando
sobre aqueles que estariam dentro disto. Agora, deixe-me ler para vocês a
tradução disto porque eu já disse, quero que fique bem claro, que esta palavra
“vinda” foi traduzida de “Parousia”. Na realidade, nunca deveria ter sido
traduzida para “vinda”, nunca, porque isso aqui não se tratava da vinda dEle
para o rapto.
Na realidade,
esta Parousia faz parte do rapto porque começamos lendo 1º Aos Tessalonicenses
onde fala: “O mesmo Senhor descerá do céu”, esse Senhor que
desce do céu é exatamente para manifestar a Parousia aqui na
terra. E, essa descida é exatamente para fazer três coisas: o Alarido, a voz de Arcanjo e a
trombeta de Deus. Ele desceu para fazer essas três coisas, isso é
Deus mesmo quem faz isso. E o alarido, você já sabe que é esta mensagem que
estamos anunciando para as pessoas provocando uma ressureição espiritual. Veja
isto. Primeiro é essa ressureição espiritual, para depois vir a ressurreição
natural. Bem.
·
“Cada
um por sua ordem: Cristo as primícias, logo os que são de Cristo, na Sua
Parousia.”
Veem? “Logo os que são de Cristo em Sua Parousia”, ou “em Sua
chegada e Presença subsequente.” Observe. “Vinda” é algo que está para
acontecer, futuro. “Parousia” não se trata de algo futuro, Parousia se trata de
uma presença e isso tudo era apontando para os últimos dias.
O irmão Branham disse: “Todo
o Novo Testamento fala desta hora!” E
quando chega esta hora, quando eu digo “esta hora” eu não estou falando
exatamente da hora no calendário ou no relógio, eu estou falando da hora
profética. Eu estou falando da hora profética! Se fossemos entrar nisto, dentro
da hora profética, você vai ver no grande relógio de Deus que tempo é este que
nós estamos vivendo onde William Branham chega a dizer assim: “Se eu dissesse
para vocês: Jesus volta daqui a três minutos, você sabe quanto seria isso?
Quase trinta e cinco anos.” Veem?
Aí você diz – “Puxa! Trinta e cinco anos é muito tempo!” – Sabe quanto
tempo ele disse: “Eis que Ele cedo vem, faltava duas horas para Ele vir”,
isso tem passado não sei quantos anos até hoje. Veem? Isto é já! Mas, quando
chega exatamente nesse minuto e segundo que nós estamos vivendo desse tempo do
fim, Ele diz: “Eis que estou a porta e bato!” Porque Ele chegou! Veem?
Ele chegou! Isso foi no final da Era de Laodicéia. Ele não está vindo mais! Eu
estou falando do Mesmo Senhor que descerá do céu de acordo com as palavras de
Paulo.
E quando se cumpriu as palavras de Paulo Ele desceu do céu cumprindo
Apocalipse capítulo 10: “E vi descer do céu um Anjo Forte”. Veem?
Agora, você sabe que isto já aconteceu. Então, por isso o irmão Branham
pregou sobre a Presença, sobre esta Presença e disse: “Gente, são duas
coisas distintas. Aparecer e vinda.” Aqueles que pensa “vinda” como
o rapto, a segunda vinda de Cristo, na verdade, a segunda vinda de Cristo,
rapto. Mas, quando se trata “a vinda do Filho do homem”, a segunda vinda ali
foi traduzida da palavra “Parousia” que significa “chegada”,
“estou aqui” e subsequente presença. Por isso que bate e diz assim: “Eis
que estou a porta e bato!” Quem bate na porta não está vindo, quem bate na porta está se fazendo
presente e é uma presença imediata. Veem? Então, capítulo 16 de 1 aos
Coríntios. Capítulo 16 de 1 aos Coríntios e o versículo 17. Aqui temos mais
algo aqui para que vocês entendam.
Veja só: Folgo, porém, com a vinda de Estéfanas,
de Fortunato e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava.
Bem, parece que
eu entrei em um assunto totalmente diferente aqui. Mas, observe as palavras de
Paulo, porque estamos mostrando que a palavra “vinda” foi traduzida de uma
forma que não corresponde aquilo que realmente é. E isto, talvez, tenha
sido feito com o propósito de confundir as pessoas para não entenderem essas
coisas, porque são coisas que estavam seladas com Sete Selos e somente o sétimo
anjo nos revelaria isto por isso que ele falou que era diferente a vinda e a
chegada. Observe isso aqui, oh. Observe.
Paulo está aqui
mostrando que estava, quer dizer, “folgo” em nossa tradução não é isto?
“Folgo”. Você poderia traduzir, como eu tenho aqui a Bíblia em espanhol,
dizendo: “Me regozijo”, “me regozijo”. A tradução do rei Tiago, diz assim: “Me
regozijo”, “estou feliz”, não é, “estou mais satisfeito”, entende? “acabou a
preocupação”, de que isto? Veja bem as palavras. “Me regozijo, ou folgo,
porém, com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de
Acaico;” Imagine, ele está falando de
“vinda”.
Diga-me, quando Paulo escreveu isso dizendo que estava contente, se
regozijando com a vinda de Estéfanas, ele estava mostrando que alguma coisa
estava para acontecer? Eles estavam de viagem? Não senhor! Eles tinham chegado,
a presença deles estavam entre os outros irmãos a tal ponto que o que eles
trouxeram de onde vieram supriu a necessidade, mostrando que “vinda” não era
algo que estava acontecendo de lá para cá, alguém que estava viajando ou que
iria de ir. Paulo estava dizendo: “Eu folgo com a Parousia
de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico;” porque
quando eles chegaram aqui essa presença deles, não é, o que eles trouxeram
supriu tudo que eu necessitava, que quem tinha era vocês e eles trouxeram.”
Então aqui. Paulo está dizendo: “Olha, eu me regozijo com a
Parousia”, esse é o nome onde você ler “vinda” na sua Bíblia. “Eu folgo,
eu me regozijo com a Parousia”, quer dizer, “com a chegada e presença
imediata de Fortunato, e de Estéfanas, de Acaico.” Veem? Aí está! “Pois
eles têm suprido vossa ausência ou tudo que me faltava da vossa parte.” – “Já
que vocês não estavam, vocês não estão, mas esses aqui, a presença deles, não é?
já me deixou regozijando.”
Para que vocês entendam que onde está “vinda” é “Parousia que é
“chegada”, não é que está vindo, viajando, descendo. “O mesmo Senhor descerá
do céu”, quando Paulo? “Quando acontecer a Parousia.” Veja. Observe
essas coisas. 2 aos Coríntios capítulo 7, versículo 6. 2 aos Coríntios capítulo
7, versículo 6. Vamos ver esta outra Escritura aqui.
v
Porém ...
Você ler aí “mas”, não é?!
v
Mas Deus, que consola os abatidos, nos
consolou com a vinda de Tito.
O que você entende? Alguém estava triste, alguém estava abatido, não é?!
Mas, quando alguém chega com uma palavra de ânimo, com uma palavra de conforto,
aquilo ali, não é, trouxe consolo e conforto. Paulo diz assim: “Mas Deus,
que consola os abatidos,” o que Ele fez? “Nos confortou”, não é?! Nos
consolou com o que? Com o Tito que estava vindo aí nós ficamos contentes?
Não! “Nos consolou com a Parousia de Tito”, onde você leu aí “vinda” é “Parousia”.
“Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a Parousia de Tito.” O que é isto, Paulo? “Nos consolou com a chegada e presença dele! Ele
se fez presente.” Tito se fez presente, isso é Parousia. A palavra “vinda
foi traduzida dando ideia errônea. Por isso ficam sempre pensando... mas, eu
creio que Deus deixou essas coisas acontecerem quando os tradutores traduziram
de uma forma proposital. Por que? Eles sempre estarão pensando no futuro,
sempre estarão pensando no futuro e isso tem que se cumprir, aquilo que o
profeta disse: “Eles sempre louvam a Deus pelo que
Deus fez, estão sempre aguardando o que Deus vai fazer e nunca conseguem ver o
que Deus está realizando.”
Então, vão ficar, olha, todo o tempo, vão entrar na tribulação esperando
a vinda, irão estar na tribulação esperando – “Mas, Ele vai vir. O rapto vai
acontecer! Sabe?! Vai acontecer!” – Estão até hoje esperando a besta, estão até
hoje esperando isso, estão até hoje esperando sinal no céu, na lua, nas
estrelas, estão até hoje esperando, esperando, esperando e não ver que essas
coisas tem acontecido cabalmente. Então, eles vão ficar aguardando a vinda. As
igrejas vão pregar sobre a vinda e nunca vão saber que esta vinda significava Parousia,
a Presença. Isto já aconteceu e esse Deus está presente hoje fazendo
esse trabalho. Mas, isso é só para os eleitos! Isso é só para os predestinados!
Veem? então observe. A parousia de Tito ali foi a chegada e subsequente
presença. Ainda capítulo 7. Deixe-me ver se é isso mesmo aqui onde está
anotado. 2 aos Coríntios capítulo 7, o versículo 7, também.
v
E não somente com a sua vinda, mas também
pela consolação com que foi consolado por vós, constando-nos as vossas
saudades, o vosso choro, o vosso zelo por mim, de maneira que muito me
regozijei.
Paulo está falando aqui de uma coisa que aconteceu, de algo que tinha
acontecido e estava ali em seu meio? Me diga. Ele está falando de vinda. “E
não somente com a sua vinda”. Imagine Tito, é Tito o principal aqui, não é,
na leitura de Paulo? Não é isso? Tito. Imagine Tito, Paulo ficou sabendo que
Tito estava vindo, sabe, viajando nas costas de cavalo ou de pé para lá e Paulo
já diz assim,
oh: “Eu estou contente com a vinda dele porque ele me contou.”
Como, se ele estava vindo? Não senhores! Está errado a coisa. Observe que esta
presença de Tito, falou desses outros irmãos, da saudade que eles tinham, do
zelo que eles tinham por Paulo, mas a palavra é “vinda”, “vinda”, como se fosse
futuro.
Paulo estava dizendo: “Eu me alegro com a parousia de Tito, e, não
somente com sua parousia”, quer dizer, “não somente com a sua chegada e
presença imediata entre nós, mas também porque ele nos consolou, falou que
vocês têm saudade da gente, que tem zelo pela gente, que cuida da gente mesmo a
distância, que ora por nós.” Estas são as palavras de Paulo. Então, já deu
para entender que a palavra “vinda” não quer dizer algo que vai acontecer, mas
uma presença que se faz imediata, dá para entender isto por essas Escrituras?
Vamos para o capítulo 10.
Então, quando falarmos sobre presença, quando falarmos sobre parousia,
daqui por diante eu creio que vocês vão entender do que estamos falando.
Primeiro estamos mostrando dentro das Escrituras para que vocês percebam
que quando o profeta pregou isto muita gente não entendeu estas coisas. Ainda 2
aos Coríntios capítulo 10, versículo 10. Possa ser que estejamos fazendo isto
pela última vez, citando esse versículo assim em seguida. Já fiz isto uma vez
para os irmãos lá de Itatiba, mas agora fica registrado com a ajuda de Deus, eu
creio que não vou precisar mais gastar o tempo com isto. Creio que agora fique
bem registrado para ajudar as outras pessoas. Capítulo 10, versículo 10 de 2
aos Coríntios está escrito assim:
v
Porque as suas cartas, dizem, são graves
e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível.
Agora, por que aqui colocaram “presença”? Por que? Esse que é o
problema. “Porque as suas cartas, dizem, são duras e fortes”, porque nas
cartas, as cartas que Paulo mandava, todo mundo sabe que o corpo físico dele
não estava presente, sabe?! Foi fácil deduzir isto quando traduziram. Pelas
cartas, observe, “são duras e fortes”, mas ali estava outra vez a
palavra parousia, por que não traduziram “vinda”? Deveriam ter traduzido como
os outros lugares.
Por que aqui traduziram certo? Porque foi muito lógico, eles deduziram
que pelas cartas Paulo era forte, era duro, mas com a sua presença, quer dizer,
quando ele chega e se mostra é aquela pessoa amorosa, sabe?! “Meus irmãos”,
sabe como é que é. Sabe?! Então, eles diziam isto. Observe as palavras aqui. o
versículo 9 diz:
v
Para que não pareça como se quisera
intimidar-vos por cartas.
v
10
Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes, ...
Eu vou traduzir isso bem mais fácil assim. Eles falavam, esses irmãos
diziam assim: “Paulo quando escreve cartas, as cartas dele quando chega até
nós, essas cartas são duras e fortes, mas a presença do corpo”, quer dizer,
“quando ele chega entre nós e se faz presente”, não é, “é fraco e a
palavra desprezível.” Quer dizer, “não é tão dura quanto nas cartas.” Observe
que aqui mostra, colocaram a palavra “presença”, essa era a palavra para estar
nos outros lugares. “Assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra no
ocidente, assim será na Presença do Filho do homem.” – “Assim será
quando o Filho do homem estiver presente, quando acontecer a Presença, a
Parousia.” Veem?
Então, deixe eu ler outra vez esse versículo: “Porque, na verdade,
dizem as cartas são duras e fortes, mas a parousia”, veem, “corporal”,
porque aí está “a presença corporal”. Então, nesse trecho eles traduziram da
maneira que deveria traduzir das outras partes, porque foi muito lógico eles
deduzirem. Os tradutores não tinham revelação. Não! Eles foram dirigidos, não
era o tempo da revelação destas coisas. Eles foram dirigidos por Deus para
fazer aquele trabalho, mas eles não podiam ver as coisas que só nós poderíamos
ver, eles não poderiam ver o que estava selado com Sete Selos, eles só puderam
ver o óbvio ali.
Nessa parte foi muito lógico deduzir. Distância nas cartas, não é?! E
tal. Mas, quando ele chega, então, tiveram que colocar a palavra correta,
presença, vem de parousia, chegada e presença subsequente. Veem? Então, já deu
para entender mais um pouquinho. Vamos agora para outra Escritura. Filipenses
capítulo 1, versículo 26. Filipenses capítulo 1, versículo 26.
Filipenses capítulo 1, versículo 26 está escrito assim. Eu vou ler o 25.
v
E, tendo esta confiança, sei que ficarei,
e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé,
v
26 Para
que a vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós.
Tá.
v “Para que a vossa
glória cresça por mim em Cristo Jesus, pôr minha parousia, chegada e presença
subsequente outra vez convosco.”
Outra vez aqui a palavra, não “vinda”, mas “ida” e tinha o mesmo
significado pelas palavras de Paulo, porque ele está dizendo que outra vez,
olha:
v
Para que a vossa glória aumente por mim
em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós.
“Ida”, imagine “ida”. Imagine a glória daqueles irmãos, a alegria deles,
o prazer deles, o regozijo deles, aumentar em Cristo porque Paulo estava indo.
Não senhores! Mas, pela presença dele entre eles outra vez, veem, outra vez a
palavra foi traduzida incorretamente aqui. Outra vez é parousia. Parousia.
v “Para que abunde a vossa glória de mim em Cristo Jesus por minha
parousia, por minha chegada e presença subsequente outra vez entre vós.”
Vamos para o versículo, capítulo 2 de Filipenses e o versículo 12. 2 e
12. Filipenses 2, versículo 12.
v
De sorte que, meus amados, (veja bem) assim como sempre obedecestes, não só na
minha ...
“Na minha” o que? Presença. Por que não colocou “na minha ida” ou “na minha
vinda”? Aqui foi muito fácil a tradução. Veem?
v
... assim como sempre obedecestes, não só
na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai
a vossa salvação com temor e tremor;
Observe que agora eles traduziram a palavra correta, presença, porque
isto é o que é parousia.
v “Portanto, amados meus, como sempre haveis obedecido, não só em minha
parousia, quando eu chego e me faço presente entre vocês.”
Está vendo agora? É isto aí.
v “... mas, também na minha ausência.”
Então, por que foi fácil agora a tradução? Porque está falando de quando
eu não estou e quando eu estou. Veem? Então, quando eu não estou: ausência.
Quando eu estou, parousia, que significa: presença. Então, por que todas as vezes
colocaram parousia? Toda vez que está no original, no grego, toda vez que
estava parousia por que não colocaram presença?
Por que não colocaram chegada e
presença ali atual? Mas, agora vocês viram, colocaram da maneira correta porque
era obvio, era lógico, muito lógico a dedução. Ausência e presença, então,
colocaram certo, traduziram a palavra certa parousia aqui.
Para que vocês entendam que as outras partes falam sobre a vinda, veem,
a manifestação porque, observe que em outras Escrituras, em outros termos Jesus
usa a palavra “quando o Filho do homem se manifestar”. Então, são nomes,
são coisas que você precisa entender, caso contrário, as pessoas não saberão
que trabalho é que Deus está fazendo porque aí vem epifania, vem parousia, vem Apocalipso,
vem Doxa, vem todos esses nomes que eles não traduziram
corretamente. E agora nós temos esclarecimento disso e compreendemos melhor
porque o profeta pregou o que pregou, creu no que creu, ensinou o que ensinou.
Então, observe agora. Vamos ver mais uma aqui? Vamos? 1 aos Tessalonicenses,
capítulo 2. Eu estou quase encerrando essa parte hoje. 1 aos Tessalonicenses,
capítulo 2 e o versículo 19.
Vamos ver como está aqui na nossa tradução da Bíblia.
v
Porque, qual é a nossa esperança, ou
gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso
Senhor Jesus Cristo em sua vinda?
Então, mais uma vez. Observe que
forma eles colocaram aqui, como você ler isto.
v
... qual é a nossa esperança, ou gozo, ou
coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus
Cristo em sua vinda?
Por que esta coroa de glória, por que esta alegria nesta vinda quando
acontecesse? Agora observe estas Escrituras.
v
“Porque, qual é a
nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também
diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua Parousia?”
Ou, “em Sua Presença?” Veem? Não “vinda, mas “presença, chegada e
subsequente presença.” Capítulo 3 de 1 aos Tessalonicenses, versículo 13. Mais
adiante um pouquinho. Observe. Aqui diz:
v
Para confortar o vosso coração, para que
sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de
nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.
Então, observe isto aqui. se você pegar esta palavra “vinda de nosso
Senhor Jesus Cristo com todos os Seus santos”, você sabe perfeitamente que
Ele só virá com os Seus santos em Apocalipse 19 quando Ele vem montado em
cavalo branco e todo o exército do céu com Ele. Agora, lá você precisa de
conforto? Lá você precisa ser confortado? Lá você precisa ser consolado? Claro
que não! Você já está com o consolo, com o conforto. Mas, aqui diz: “Para
confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis”, sabe?! Isso se
trata do agora, do imediato.
Você tem que estar agora confortado, o coração confortado, você tem que
estar agora, tem que portar de uma maneira irrepreensível.
Sabe o que é uma pessoa irrepreensível? Pedro se tornou uma pessoa
repreensível a ponto de Paulo ter que repreendê-lo. Agora, nós estamos
aprendendo a nos comportar como filhos e filhas de Deus para sermos
irrepreensíveis, não ter que ninguém nos repreender, não ter que alguém tenha
que dizer – “Mas, moça, não é assim. Mas, cicrano, não é desse jeito. Mas, meus
irmãos, não temos que nos portar dessa maneira. Mas, minha irmã, não é assim.
Homem, não é desse jeito.” – Sabe?!
Pessoas irrepreensíveis é aquela pessoa que obedece, que ninguém tem que
lhe dizer nada, você não tem que star cercando a filha, cercando a moça, para
não extrapolar no namoro, para não sair fora de um namoro cristão. Você não tem
que estar seguindo alguém para ver se está obedecendo, a pessoa é
irrepreensível, obediente a Palavra. Isto não é Apocalipse 19, isto é já. Agora
observe.
v “Para
confortar o vosso coração, para que sejais irrepreensíveis em santidade ...
Quer dizer, em separação, separado a tal ponto que se tornam pessoas
irrepreensíveis.
v ...
diante de nosso Deus e Pai, ...
Observe, isto não é vinda lá de Apocalipse 19, porque é quando Ele vem
com os santos. Mas, aqui está dizendo “diante de nosso Deus e Pai”.
Então, observe quando é isto. Jesus diz assim: “Assim resplandeça a vossa
luz diante dos homens para que glorifique vosso Pai Celestial.” Então, veja
isto.
v
... irrepreensíveis em santidade diante
de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus
santos.
– “Puxa vida! Então, eu vou precisar ser irrepreensível, separado, todas
essas coisas na vinda dEle?” – Não senhor! Não é isto. Observe como isto aqui
eles deveriam terem traduzido como as outras partes que eu vos mostrei. Observe
agora. É o capítulo 3 e o 13, não é?!
·
“Para que sejam
afirmados os vossos corações, (Veem o
“confortado aos corações”?) irrepreensíveis em santidade diante de nosso
Deus e Pai, e na Parousia, na chegada e Presença subsequente.”
Então, quando acontece a parousia que agora você sabe que essa parousia
já aconteceu, o Senhor já desceu do céu, então, nessa Presença de Deus você tem
que se comportar irrepreensível em santificação de uma forma separada do mundo.
Veem? “Na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” Que coisa! “Com todos
os seus santos.” Isto é: “na Parousia de nosso Senhor Jesus Cristo com
todos os Seus santos.” Porque na realidade, esta Presença é de nosso Senhor
Jesus Cristo e quando estamos falando desta manifestação estamos falando do Pai
da Glória do qual o Filho tomou o nome.
E, este Pai da Glória é quem desce para manifestar a Sua Presença aqui
na terra cumprindo o que nós lemos no início: “O mesmo Senhor descerá do céu
com alarido, voz de arcanjo e trombeta de Deus.” cumprindo Apocalipse 10: “Eu
vi o Anjo Forte descer do céu.”
William Branham disse: “Aquele é Cristo!” E ele mostra, aquela é
a descida, aquela descida é a descida do Espírito Santo. Veja isto. nós vamos
passar por tudo isto futuramente. Mas eu quero só citar mais dois versículos
aqui e deixar o restante para um outro culto. Observe agora. Capítulo 4, o versículo
15, foi o que você já leu, aqui mesmo.
v
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do
Senhor:
Não é isso? Dizemo-vos... é o versículo 15 do capítulo 4.
·
Dizemo-vos, pois,
isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a parousia do
Senhor, ...
“nós, os que ficarmos vivos”, isto
tem, é pleno cumprimento em nossos dias. “nós, os que ficarmos vivos.” Paulo
não ficou vivo para isto, mas os que ficarem, isso quer dizer, nós, os que
ficarmos vivos. Então, hoje nós podemos dizer – “Sim, Paulo! Nós estamos vivos
neste tempo da Parousia!” – Então, você que viu a Parousia, você que viu a
Epifania, você que viu todas essas coisas, “não precederemos os que dormem.”
– “Puxa! Eu já recebi a Mensagem, agora eu vejo a revelação dos Selos.” – Eu
vejo isso, eu vejo aquilo. Calma! Você não pode subir antes daqueles que
dormem, você tem que esperar primeiro eles ressuscitarem. Então, é isso que ele
está dizendo:
·
“nós, os que
ficarmos vivos para a Parousia, para chegada e subsequente Presença imediata do
Senhor em nosso meio, não precederemos os que dormem.”
Capítulo 5, mais para frente um pouquinho desta mesma carta, versículo
23.
·
E o mesmo Deus de paz vos santifique em
tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados
irrepreensíveis para a Parousia de nosso Senhor Jesus Cristo.
Por que? “Não sabeis vós que sois templos de Deus e que o Espírito
Santo habita em vós?” Observe. Então, esse Espírito Santo precisa de
corpos. Esses corpos mortais precisam estarem nesta forma.
Esse Deus santifica tudo para que nosso corpo espiritual não... porque
Deus habita em, em uma casa de três cômodos como Ele habitou no corpo de Jesus
Cristo que era corpo, espírito e alma, do mesmo jeito Ele precisa do nosso
corpo, espírito e alma também para habitar quando Ele chega, como Ele chegou
para manifestar a Parousia aqui na terra. Ele precisa desses corpos, espíritos
e almas irrepreensíveis, conservados e irrepreensíveis nesse tempo da Parousia.
Temos tempo para... deixe-me ver quantos minutos eu tenho aqui para
concluir. Tenho tempo para mais dois versículos? Meu Deus do céu! Eu preciso me
adiantar com estas coisas, senão, tudo que se tem para entregar sobre esse
assunto daqui a dois anos a gente não entrega. 2 aos Tessalonicenses, capítulo
2, mais na frente um pouquinho. 2 aos Tessalonicenses, capítulo 2, versículo 1,
diz assim:
v
Ora, irmãos, rogamos-vos, pela vinda de
nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,
Observe isto. Aqui é a mesma coisa.
·
“Rogamo-los,
irmãos, pela Parousia de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com
ele.”
O versículo 8. Eu não preciso explicar cada um desses versículos.
Versículo 8 aqui, vamos aqui. Eu preciso adiantar essa parte dos versículos
porque quando chegar nas mensagens eu preciso trazer todas elas aqui para
vocês. Capítulo 2, versículo 8:
E
então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca,
e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
Aqui você encontra outro versículo... obrigado. Aqui você encontra outro
versículo que fala sobre a mesma coisa. Observe. O iníquo vai ser desfeito pelo
sopro da vinda, quando acontecer o rapto o que é acontecerá? A vinda é aquela
que Ele vai destruir o iníquo com o sopro de Sua boca? Imagine isso. No rapto
você sobe para encontrar Jesus Cristo nos ares, dali você irá para a ceia das
bodas, três anos e meio. Enquanto você está lá naquela festa, a terra estará na
grande tribulação, é onde o pleno potencial de satanás estará em atuação, o
diabo estará encarnado em um homem aqui na terra.
Então, quer dizer, nesta vinda para o rapto o inimigo não foi
aniquilado. Mas, o que está dizendo aqui? “E então será revelado o iníquo”, e
este iníquo foi revelado quando Deus também foi revelado e só tinha um que
podia entregar esta revelação, o mesmo que nos disse quem é Deus também nos
disse quem é satanás e eram mistérios que estavam selados com Sete Selos. Por
isso, quando o sétimo anjo tocou sua trombeta ele pregou sobre os ungidos dos
últimos dias, ele falou sobre o deus desta Era maligna, ele falou sobre o éden
satânico mostrando quem é o iníquo.
Mas, também mostrou quem é Deus, o poderoso Deus desvelado perante vós.
Nós estamos em Sua Presença. O Espírito Santo é o sinal. E assim
sucessivamente. Por que? porque Ele foi revelado. Tanto foi revelado Deus, o
Poderoso Deus foi desvelado perante nós, e, o inimigo foi revelado. E, quando o
iníquo foi revelado ele perdeu o seu poder, ele foi desfeito. Ele não precisa
ser desfeito para os seus, eles ó vão ser desfeito no lago de fogo.
Mas, para os filhos de Deus o
diabo perde o valor, o diabo perde o significado, ele perde o seu poder sobre
nós porque as algemas são quebradas. Veem?
Porque o assopro da sua boca, nessa Sua vinda, na Sua Parousia. E a boca
de Deus você já sabe. O profeta é quem traz o “Assim diz o Senhor!” Veem?
Desfeito com a Sua Parousia. Esse sopro de Sua boca. Deus simplesmente não
sopra, este sopro, quando Ele soprou em Adão aquilo produziu vida, fôlego de
vida. “Minhas palavras são espírito e vida.” O sopro de Jesus manifestou o
Espírito Santo nos discípulos. O sopro da boca de Deus nesta Sua descida, nesta
Sua Parousia, tem revelado quem é Ele e mostrado quem é satanás.
E, quando o diabo é desmascarado ele já não consegue se esconder mais,
ele tem que colocar o rabinho como se estivesse entre as pernas, como um
cachorro vira-lata que não tem significado nenhum e tem que sair fora mesmo
porque a boca de Deus o sopro é forte. O sopro de Deus traz vida, é uma espada
cortante e penetrante que tira tudo que não presta. O versículo 9, ainda no
capítulo 2, diz assim: A esse cuja vinda ...
Está falando do iníquo.
v
A esse cuja vinda é segundo a eficácia de
Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,
Observe. Porque estamos estudando a palavra “vinda” que foi traduzida
dando o sentido que realmente não tem. Observe que este iníquo aqui, esse
camarada aqui, camarada no sentido não de ser pessoa camarada, mas do sujeito
em si. Observe que ele, quando ele se manifesta-se, esse iníquo, ele iria fazer
sinais, prodígios de mentira. Então, ele não estava vindo para fazer, e nesta
vinda produzindo, ele tinha que ter chegado para fazer isto. Veem?
·
A esse cuja
parousia ...
Está falado do anticristo, do inimigo.
·
A esse cuja parousia é segundo a eficácia
de Satanás, ...
A sua chegada e presença é segundo a eficácia de satanás para produzir
todas essas coisas. Observe. Então, eu ainda quero ler mais um. Tiago 5 e 7. No
próximo culto nós já não passaremos por estes versículos mais. Tiago, capítulo
5, versículo 7, diz assim:
v
Sede, pois, irmãos, pacientes até à vinda
do Senhor.
Veem? Aí ele diz:
v
Eis que o lavrador espera o precioso
fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
Observe, que aqui está falando em parábola. Aqui está a mensagem DISCERNIMENTO
DE ESPÍRITO, onde o irmão Branham fala da
chuva temporã e serôdia mostrando o que estava acontecendo em seus dias. Então,
observe que é exatamente nesse tempo que teria que se manifestar isso: Sede
pois, irmãos, pacientes até o que? Até a vinda do Senhor? Vinda. Que vinda?
Vinda de vir? Ele está dizendo:
v “Sede, pois, irmãos, pacientes até à Parousia do Senhor, até a Sua
chegada e subsequente Presença entre nós.”
O versículo 8:
v
Sede vós também pacientes, fortalecei os
vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.
Aqui, outra vez, ele está dizendo:
v “Porque a Parousia do Senhor, a Sua chegada e subsequente Presença está
próxima.”
E ainda, confirmando isto. 2 Pedro. Segunda carta de Pedro. Segunda
epístola do apóstolo Pedro, capítulo 1, versículo 16. 2 Pedro, capítulo 1,
versículo 16, diz assim:
v
Porque não vos fizemos saber a virtude e
a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente
compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
Outra vez aqui é:
v “Porque não vos fizemos saber a virtude e a Parousia de nosso Senhor
Jesus Cristo.”
O capítulo 3 dessa mesma carta, e Pedro, versículo 4. Aqui está falando
também sobre a vinda do Senhor. Capítulo 3, versículo 4:
E
dizendo: Onde está a promessa da sua vinda?
Ele está falando sobre os escarnecedores que viriam nos últimos dias.
Então observe. Quando chegou o momento desta vinda, vinda no sentido da
palavra, desta Parousia, então, começou a haver os escarnecedores. Por que?
Porque esta Parousia, esta Presença, era a Presença de Deus aqui na terra, o
Espírito Santo fazendo um trabalho usando um profeta. Então, esse profeta foi
criticado, foi desprezado, foi zombado, humilhado, descrido. E eles não sabem
que fazendo isto estavam rejeitando o próprio Deus como no tempo do profeta
Samuel. Veem?
E por isso as profecias que foi dita eles ficaram dizendo: “Está vendo?”
E criticando. “Era um falso profeta! Ele não disse que Jesus ia voltar? Ele
não disse que iria acontecer a segunda vinda? Ele não profetizou sobre tal e
tal ano?” Então, isso continua, isto é para os nossos dias. “Onde está a
promessa da sua Parousia?”
v
“Onde está a promessa da sua vinda?”
Isto é: “Onde está a promessa da sua Parousia?”
Porque eles estão procurando e não conseguem encontrar Deus, então, eles
continuam esperando que Ele vai vir, que Ele vai vir. Onde eles podem ver Deus?
Então, o profeta pregou UM VERDADEIRO SINAL QUE SE DEIXA
PASSAR POR ALTO, então ele pregou
outra vez; BATALHANDO PELA FÉ QUE UMA VEZ FOI DADA AOS SANTOS mostrando que temos que batalhar por esta fé, por esta revelação. Veem? Eu
poderia citar aqui vários sermões que só o título mostra. UM
MAIOR DO QUE SALOMÃO ESTÁ AQUI, e todas estas
coisas. E tudo isto.
Mas, eles continuaram dizendo – “Eu não vejo! Eu não vejo!” – Não é
assim, não é desta forma porque esta vinda é espiritual, Deus como Espírito
Santo na terra. E, a Palavra profética, a Mensagem profética, diz: “Ele está
aqui!” o profeta chega a dizer: “O meu
ministério é declarar que Ele está aqui!” E eles continuaram dizendo – “Cadê a promessa? Cadê Ele? Onde Ele está?”
– Veem? Escarnecedores diante de Sua Presença. Entenderam?
– “Onde está a promessa da sua Parousia? Se Ele chegou, cadê Ele? Onde Ele se faz presente?” – E o irmão Branham
diz: “Quantas vezes Deus tem manifestado a Si mesmo, quantas vezes Ele tem
vindicado a Si mesmo?” Como na outra mensagem que ainda eu vou ler para
vocês, quando ele disse: “Para provar que Ele está aqui vamos fazer do jeito
que aconteceu no tempo de Abraão.” E ele deu as costas para a audiência,
foi exatamente o que Elohim fez lá na tenda, de frente da tenda de Abraão.
Agora, versículo 12 desse mesmo capítulo 3. Ele está falando agora para nós. 2
Pedro, capítulo 3, versículo 12, ele diz assim, oh. 3, versículo 12 rapidamente
aqui:
v
Aguardando, e apressando-vos para a vinda
do dia de Deus, ...
Observe, “vinda do dia de Deus.” Que dia é este?
v
... em que os céus, em fogo se desfarão,
e os elementos, ardendo, se fundirão?
Está falando aqui sobre a destruição, não aniquilação, porque não vai
ser aniquilado, mas vai ser destruído, vai ser queimado. Mas observe. Esse dia
de Deus, diz: Elias virá primeiro antes desse dia. Elias virá exatamente no
início desse dia. E esse dia vai ter que estar de uma forma virando, na duração
desse dia, a estrela brilha no início e no final vem a luz do entardecer. E
quando chegou a luz do entardecer o que cumpre ali? Elias virá primeiro,
primeiro que o que? Antes do grande e terrível dia do Senhor.
Então, esse dia de Deus onde os elementos se desfarão, antes disso tinha
que acontecer a Parousia. “Aguardando,
e apressando-vos para a Parousia do dia de Deus.” Isso aqui é a mesma coisa.
Agora, as pessoas não entendem isto. esse dia de Deus de destruição estão
esperando ainda acontecer, não sabe, o irmão Branham disse: “Não adianta eu
falar que eles não vão entender.”
Eu ainda vou ler essa citação para vocês. “Não adiantaria eu falar
isso agora porque eles não compreenderiam isto, mas Ele já desceu com o juízo
investigativo.” Veem?
Vocês vão ver essas citações dentro desses estudos sobre Parousia, Epiphanea
e tudo mais. Somente uma, a última agora. Realmente a última. 1 João, capítulo
2, versículo 28. 1 João, capítulo 2, versículo 28, diz assim:
v
E agora, filhinhos, permanecei nele; para
que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos
confundidos por ele na sua vinda.
Observe. Está falando de manifestação. Manifestação. Está falando aqui
de Phaneroo, quando Ele se manifestar-se. Observe. Então.
v
... filhinhos, permanecei nele; para que,
quando ele se manifestar,
O que é se manifestar? “Quando o Filho do homem se manifestar-se”,
“os dias da manifestação do Filho do homem”, quando o Espírito Santo
estivesse usando um corpo de carne, um profeta. Veem?
·
... quando ele se manifestar, tenhamos
confiança, (veem?) e não
sejamos confundidos por ele na sua Parousia, na Sua chegada e subsequente
Presença.
Observe. Muitos serão confundidos! Porque o Evangelho segue aonde dar
luz ao outro. Mas Paulo já, João já disse: “Fiquem alertas! Fiquem
alertas para que quando acontecer a Parousia, quando Ele chegar e se fazer
presente, vocês não sejam confundidos.” Mas, em vez de sermos
confundidos Deus nos esclarece porque somos Seus filhos. Amém? Que o Senhor
Jesus abençoe os vossos corações. É a minha oração em Seu nome, amém.
Vamos orar. Bondoso Deus e Soberano Pai, nós Te agradecemos Pai Amado,
Deus de misericórdia, por Tua graça e compaixão infinita para com todos nós. Te
agradecemos por este momento, por este culto, por este trabalho realizado, por
o Senhor ter tido misericórdia de nós a ponto de nos deixar viver até vermos
estas coisas. Te agradecemos, Pai Amado, por uma oportunidade desta que temos
de examinar as Tuas Escrituras e sabermos realmente o que ela está dizendo para
os nossos dias.
E, Senhor, assim como todo o Novo Testamento fala desta hora, então,
todo o Novo Testamento estava guardado para mim, todo o Novo Testamento para
que eu desse cumprimento a ele, todo o Novo Testamento foi escrito para que me
espelhasse nele.
Por isto foi o livro da redenção, foi o livro que estava selado com sete
Selos como diz o Teu profeta, foi o Novo Testamento. E, oh Pai, se os Selos
foram rompidos e a revelação foi entregue eu preciso agora me ver como filho do
Senhor redimido que estava com meu nome escrito nesse livro. Que eu estava,
todo esse Novo Testamento falava de mim, foi por mim, a cruz foi por causa de
mim, o sangue foi derramado por mim, a ressurreição foi para justificar minha
fé, as cartas de Paulo foi para me ensinar a viver como devo como cristão hoje
na Presença do Senhor.
Então, Deus Amado, tenha misericórdia da minha vida, da minha alma,
prepara a minha alma, meu coração, para que eu possa estar a cada dia diante do
Senhor com temor e tremor em uma forma reverente dando cumprimento aquilo que
está escrito, Pai. Ajuda a cada um dos Teus filhos, a cada um dos meus
ouvintes, cada um dos meus irmãos, que eles sejam abençoados no nome de nosso
Senhor Jesus Cristo. Amém.
Que o Senhor vos abençoe. Estejam aqui sexta-feira com a ajuda de Deus,
para que possamos ter mais um culto diante dEle. Deus os abençoe.
[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]
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TRANSCRITO PÔR: ELISANGELA
FLORENCIO
DATA DA TRANSCRIÇÃO: 03/09/2024
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