A RESTAURAÇÃO PROMETIDA
Tabernáculo Fé Perfeita - Doutrina da Mensagem
PALESTRANTE: IR. ROSENDO
LOCAL/REGIÃO: BELO HORIZONTE - MG
DATA DA PALESTRA: 15/06/2007
Tudo bem! Então, estamos à disposição de todos os irmãos para responder algumas coisas ao nosso nível que nós temos nesse sentido que Deus nos deu para poder ajudar os irmãos. Então, irmãos, nós vamos ficar de pé, só um momentinho. O Pastor Rosendo vai nos falar algumas coisas.
Senhor Deus, aqui estamos, oh Pai, agradecendo o Senhor por este período. E este período que nós passamos tentamos fazer da melhor maneira possível, Senhor. Mas, o Senhor sabe dos nossos corações e entende os limites do homem, então Pai, desde já eu peço perdão pelos meus pecados, pelas minhas falhas e oramos dessa forma. Então, oh Pai, o Senhor possa ajudar o pregador nessa noite e ajudar principalmente os que hão de ouvir a Tua Palavra, que possa ter o entendimento aberto, Pai, como o Senhor abriu o entendimento dos discípulos em Lucas 24:45, que nessa noite possa acontecer o mesmo, oh Pai! O eleito, o predestinado, ele entenderá a Tua Palavra, Senhor! Ajuda nessa noite no nome do Senhor, amém! Amém!
[Irmão Rosendo] – Glória a Deus! Louvado seja o nome do Senhor! Que a graça do Senhor, nosso Deus, esteja com cada um dos irmãos. Nós estamos satisfeitos, felizes por estar convosco neste instante, sabendo nós que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente e que Ele nunca abandona Seus filhos. E, quando nós nos juntamos para adorá-Lo em espírito e em verdade estamos cumprindo a Sua Palavra, cumprindo a Sua vontade. E, claro que o inimigo das nossas almas fará de tudo para tirar a nossa atenção para aquilo que é o principal para nós: adorar ao Senhor, nosso Deus!
Mas, nós cremos que todas as lutas e dificuldades que nós enfrentamos não importa o tamanho do problema, Paulo disse que nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Então, já que estamos em pé eu gostaria de ler a Bíblia com vocês no livro de Atos dos apóstolos, no capítulo 3 e o versículo 19. Atos, capítulo 3, versículo 19. Está escrito assim na Palavra de Deus:
19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
20 E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi anunciado.
21 O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de todas as coisas, como Deus anunciou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
Esta Escritura está em Atos capítulo 3, versículo 19 ao 21. Eu gostaria de em poucas palavras, na medida do possível, levando em conta esse pequeno problema que temos com a energia elétrica, vos falar um pouco a respeito da restauração prometida. Amém? Vocês podem se assentar. Louvado seja o nome do Senhor! De acordo com o que temos visto nas Escrituras, meus irmãos e irmãs e crianças que me ouvem nessa noite, a palavra “restauração” ela está contida desde o primeiro livro da Bíblia Sagrada. Como também a palavra “redenção”. São duas coisas que Deus faria dentro do grande plano da salvação, plano esse que Ele arquitetou desde antes da fundação do mundo.
A palavra “restauração” e “redenção”. Começando primeiro pela redenção, porque Ele é Redentor. E esta palavra “redenção” significa “comprar de volta”, “restituir aquele que estava perdido”. Então, uma vez que o homem caiu em uma situação difícil, quando se afastou da presença de Deus e então caiu da graça, como nós sempre pregamos, houve então desde já a promessa da redenção. E foi prometido no livro de Gênesis que viria a Semente da mulher para efetuar isto. A restauração começa-se primeiro com a redenção, que significa restituir ou retornar ao dono original. Restauração e redenção.
Eu gostaria de chamar vossa atenção, na medida do possível, com esses probleminhas que temos para vos lembrar de uma coisa que às vezes nós temos esquecido. O homem, quando ele foi feito imagem e semelhança de Deus, o homem, ele era deus e senhor da terra. O homem foi feito com este propósito, ele foi colocado como um administrador no lugar de Deus. O Deus do universo, o Senhor do universo, o Rei do universo, colocou o homem para ser o deus da terra, o senhor da terra, aquele que teria domínio sobre a terra. Então, veja que era uma posição mui alta a qual o homem estava e foi desta posição que o homem caiu, ele perdeu seu principado. No livro de Gênesis, no capítulo 1 e o versículo 26, para vocês que são estudantes das Escrituras:
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine (tenha domínio) sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre as bestas de toda a terra e todo animal que se arrasta sobre a terra.
Isso está o livro de Gênesis, no capítulo 1, versículo 26. O homem não tinha que perguntar a Deus, dizendo – “Senhor, o que eu faço com esses animais? Senhor, o que eu faço com estas plantações? Senhor, o que eu faço com os peixes do mar?” – Não senhores! Ele era deus e senhor deste planeta terra. Esta foi a condição que Deus colocou o homem e foi desta situação que ele caiu. E quando houve a queda do homem nós poderíamos citar quatro coisas principais que o homem perdeu. E quando o homem perdeu, desde então ele começou a clamar, a ter isto de volta.
Uma das coisas que ele perdeu foi o poder da Palavra Falada. Quando o homem perdeu o poder da Palavra Falada ele ficou sem forças, porque através do poder da Palavra Falada o homem falava e as coisas aconteciam. O homem, ele não precisava subir em um pé de árvore para colher as frutas, ele simplesmente chamava, ele falava a Palavra e aquilo vinha em sua mão, ele tinha esse poder, ele tinha este domínio.
A segunda coisa que o homem perdeu foi o domínio sobre a natureza. O homem não sofria abalo sísmico, o homem não sofria abalo de furacão, de tsunami, de terremoto, ou seja o que for, ele tinha domínio sobre as forças da natureza.
A terceira coisa que o homem perdeu quando ele caiu da sua posição, ele perdeu o companheirismo divino. Deus e o homem andavam, caminhavam, eles falavam, interagiam, isso se chama comunhão. E uma das expressões para a palavra “comunhão” é “companheirismo”, estar juntos, o falar e conversar. Essa aposição o homem perdeu. Depois que ele caiu e perdeu esta posição, quando Deus veio conversar com o homem e ter companheirismo com o homem, ele se escondeu porque ele já não podia mais se apresentar diante desse Deus Todo Poderoso.
A quarta coisa que o homem perdeu quando ele caiu da sua posição foi a vida eterna. Veja que coisa tão tremenda! O homem não podia morrer enquanto estivesse se alimentando daquilo que Deus disse para ele se alimentar, enquanto ele estava na sua posição original. Ele tinha uma base onde se sustentar, ele tinha um lugar onde colocar seus pés e ele tinha que se manter na Palavra inalterada de Deus. Enquanto ele estivesse sobre a Palavra de Deus ele tinha esse domínio. Em Gênesis capítulo 2 e o versículo 15 ao 19 nós encontramos as seguintes coisas: no versículo 15 de Gênesis 2 você encontra: Deus pôs o homem no horto ou no jardim.
No versículo 16, Ele mandou o homem comer de toda árvore. No versículo 17 Deus proibiu ao homem de comer da árvore da ciência do bem e do mal. No versículo 18 de Gênesis 2, Deus lhe fez uma adjutora, uma ajuda idônea quando colocou a mulher do seu lado. No versículo 19 de Gênesis 2, Deus deu ao homem poder para nomear os animais e o homem não tinha que perguntar – “Senhor, que animal é aquele? Que nome eu coloco?” – Não senhores! Ele tinha esse poder, ele mesmo de nomear cada besta, cada animal, cada pássaro que passe em sua frente ele tinha este poder. Nesta posição não havia morte, não havia enfermidade, não havia aflição, nem nada que pudesse estorvar esta vida continua que era vida eterna que o homem era possuidor disto!
Ele tinha o título de propriedade de tudo aquilo que Deus colocou sobre as suas mãos. E foi isto que o homem perdeu. Ele perdeu a sua posição quando a mulher permitiu que satanás através da serpente a enganasse, e dessa maneira a morte introduzida no género humano. E o homem naquele tempo, ele era rei e senhor desta terra, era a máxima autoridade sobre ela. No Salmos, capítulo 8 e no versículo 5 e 6 está escrito:
5 Pois que Tu o fizeste menor do que os anjos, e o coroaste de glória e de honra.
6 Faças com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
Quando você ler esta Escritura rapidamente você pensa no Senhor Jesus Cristo Homem, o Mediador entre Deus e o homem. Então, entenda que essa posição que Deus deu ao Seu Filho Jesus Cristo, era a posição que estava Adão antes da queda. Deus colocou tudo sobre os pés de Adão e disse: “Tenha domínio!” Mas, ele não foi totalmente obediente a vontade de Seu Pai. E, por ele não ter sido obediente a vontade de Seu Pai ele viu essa autoridade saindo de suas mãos e aí veio a primeira morte. Nunca alguém tinha morrido, aí as árvores começaram a cair suas folhas, isso nunca tinha acontecido. Aí um animal começou a devorar o outro, isso nunca tinha acontecido.
Você não consegue imaginar o que aconteceu com os nossos primeiros pais, com Adão e Eva, quando eles viram coisas acontecendo que nunca tinha acontecido antes. Então, o homem começou a clamar por uma restauração, ele começou a clamar por isto querendo, desejando voltar a condição original. E eu posso pensar em Adão quando ele foi expulso do paraíso. E você encontra nas Escrituras o que aconteceu, primeiro ele tentou se cobrir, o homem tentou fazer para si uma vestimenta quando colocou folhas de alguma árvore para cobrir a vergonha de sua nudez e Deus disse: “Não está certo! Não é você por si mesmo, não é você fazendo, sou eu que tenho que fazer as coisas.”
Então, Deus foi – Deus foi, sacrificou aquele animal e com a pele daquele cordeiro Ele vestiu nossos primeiros pais e mandou sair daquele lugar, do paraíso. Imagina vocês, Adão e Eva que nunca tinha sofrido nenhuma dor de cabeça, nenhuma dor de dente, nenhum problema e daí a pouco olhar para o paraíso onde eles passaram, você não sabe quanto tempo lá em harmonia e agora sendo expulso do seu lugar de habitação e ter que procurar um lugar para habitar, quem sabe uma caverna, quem sabe uma cabana e olhar para trás dizendo: “Tanto tempo ficamos felizes ali!”
E enquanto eles saiam aquelas vestes, aquela pele de animal, o sangue ainda pingando, fresco, batendo sobre as suas pernas e eles caminhando por ali com a promessa. Aquela pele de cordeiro que estava-os cobrindo ensanguentada é uma promessa que lá na frente Deus enviaria o Redentor, Um sem pecado, Um que o diabo não conseguiria vencer, para comprar de volta com a Sua morte e se a pôr na cruz dizendo: “Eu estou aqui para resgatá-los de volta e levar vocês de novo para o paraíso. E, outra vez vocês terão domínio sobre esta terra!” Isso se chama a redenção, o plano de redenção.
Pois bem, meus amigos, se você for olhar nas Escrituras você encontra que Deus pelo seu pré conhecimento Ele sabia quem era aquelas pessoas que seriam redimíveis. Porque você vai encontrar que eram apenas duas pessoas que estavam ali no jardim do Éden, e a queda veio por causa disso porque foi introduzido uma outra semente dentro do género humano. E, quando nossos primeiros pais tiveram ali seus primeiros filhinhos e isto ficou como um segredo nas Escrituras, então, você vai encontrar que houve ali dois nascimentos: Caim e Abel. Logo em seguida houve morte e todas estas coisas. Duas raças diferentes já estavam na terra: uma semente vinda de Deus e a outra foi introduzida por satanás.
Eu vos quero dizer uma coisa. Quando Adão e Eva descobriram que estavam em uma situação miserável eles pegaram folhas de figueira para cobrir sua boca, porque o fruto que eles comeram não foi maçã, não foi banana, não foi uma uva, não foi nada disso, eles pegaram folhas e cobriram sua nudez porque o pecado foi exatamente isto. Isto vocês aprenderão com mais facilidade no futuro. E eu quero adiantar aqui alguma coisa, alguma coisa para vocês, porque nós não vamos ter tempo por causa do horário de entrar em detalhes sobre essa questão da redenção. Porque, às vezes, nós achamos que conhecemos o que é a redenção. Será que nós sabemos o que é redenção? Nós pregamos o Evangelho dizendo que Deus ama todas as pessoas e que Ele está aqui para salvar as pessoas e que se você aceitar a Jesus como seu Salvador, então, você irá para o céu.
Então, as pessoas tem medo do inferno e diz – “Então, eu quero ser crente! Eu quero aceitar a Jesus para ser salvo!” – Então, as pessoas procuram serem boas pessoas, fazerem boas obras, mudarem de vida e tudo mais. Mas, por que será que Deus disse em Sua Palavra que naquele dia muitos chegarão diante dEle dizendo: “Senhor! Eu cri na Tua Palavra, eu fiz a Tua obra, eu trabalhei na obra, eu curei enfermos, expulsei demónios, fiz sinais, prodígios e maravilhas!” E, no entanto, a Palavra diz que será dito para eles: “Apartai-vos de mim porque eu nunca vos conheci?” Porque estes nunca foram conhecidos por Deus, Deus não os reconhece como filho, eles não são filhos de Deus porque nós temos uma Escritura que diz que existe um céu e o inferno.
Existe na Escritura a porta estreita e a porta larga; o caminho largo, o caminho estreito; existe ovelhas e cabritos, filhos de Deus e filhos do diabo. Nem todos são filhos de Deus. Agora, os filhos de Deus, eles entenderão o plano da redenção e procurarão se enquadrar na Palavra porque foi da Palavra que o homem caiu. Mas, a descendência de Caim, os filhos do diabo, eles procurarão serem religiosos, eles se cobrirão com uma capa de religião e procurarão adorar a Deus no melhor do seu conhecimento. Foi isto que Caim fez, ele foi adorar a Deus.
Caim não foi adorar ao diabo, Caim não era um revoltado contra Deus, ele era um bom filho, ele era um bom irmão, ele era uma boa pessoa e ele queria adorar a Deus com sinceridade em seu coração a tal ponto que o apostolo Paulo na epístola aos Hebreus, ele disse que Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que o de Caim. Então, o sacrifício de Caim não era ruim, era bom, era excelente ainda, mas o de Abel foi mais excelente. E por que foi? Porque Deus revelou Seu plano a Abel. E Abel, por revelação divina, soube que a queda não foi fruto comido, na queda houve rompimento de célula, houve sangue, porque foi um ato praticado entre Eva e a serpente.
Então, por revelação Abel ofereceu um sacrifício correspondente. Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Caim não teve esta revelação de Deus, por isso ele ofereceu frutos. E até hoje a descendência de Caim acha que foi fruto que foi comido, porque com isto o diabo enganará as pessoas e nunca saberão de onde vem a descendência e como ele colocou seu fruto na terra. E quando você ver este plano nas Escrituras, então, você sabe que foi, porque foi prometido a Semente da mulher, você sabe porque teria que se enfrentar outra vez Jesus e o diabo, porque é um confronto que vem desde os céus quando Lúcifer, como anjo de luz, ele desejou, ele invejou a glória, a honra, o reino que Miguel tinha.
Eram os dois anjos, os dois arcanjos, que levantavam entre os seres angelicais a adoração ao Deus Todo Poderoso! O problema era que um era o filho de Deus e naquela forma, naquela teofania como o Arcanjo Miguel, Ele levantava adoração entre todos os anjos para o Deus Todo Poderoso. E Lúcifer ajudava naquilo como um adorador, com louvores, como maestro. Então, ele desejou aquela posição que Miguel tinha e quando ele desejou isto, aquele anjo que era lindo, formoso, bonito, maravilhoso, se encontrou em iniquidade dentro dele. Quando nós falamos que o pecado começou no céu, lembre-se, o céu, o lugar de habitação de Deus, está escrito nas Escrituras: “O céu é o meu trono e a terra é o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis?”
Então, imagine que o pecado, como foi que ele começou no céu? Ele começou dentro de lúcifer. Então, temos que ter cuidado porque, às vezes, que achamos que o pecado é porque vem de algo que nós vimos, ouvimos, pensamos, ele é gerado dentro, dentro, por alguma coisa que você viu e canalizou aquilo para dentro de si, por algo que você ouviu e canalizou aquilo para dentro de si. E quando aquilo é gerado lá dentro, aquilo é como uma gravidez, aquilo vai crescendo, vai aumentando e se você confrontar isso com o livro de São Tiago verá que lá dentro o pecado é gerado. E quando aquilo é dado à luz aquilo causa morte, porque vem em cena todo trabalho do diabo, todas as obras dele que para começar é a incredulidade.
Então, meus amigos, foi assim que Deus trabalhou e Ele prometeu então que viria o Redentor para redimir a raça caída. Então, isto é o que é redenção: é comprar de volta aquilo que se tinha caído. O diabo tentou enganar, Deus disse: “Mas, eu trago eles de volta e os compro!” E como Ele fez isto? enviando o Seu Filho sem pecado, sem nenhum contato físico, sem ter... nasceu de mulher, mas sem nenhum contato físico. O Deus Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra, fez sombra sobre Maria e aquele corpo foi gerado sem nenhuma concepção humana, sem nenhum desejo humano! E o Filho de Deus manifestou-se em carne. E João disse: “Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo!”
Quais são as obras do diabo? Para podermos saber quais são as obras do diabo, nós precisamos entender o que é as obras de Deus. Agora, eu tenho uma parte das Escrituras onde eu encontro dizendo assim: “Estas são as obras de Deus: que creias naquele que o enviou.” Aquele que Ele enviou. Então, quando você crer naquilo que Deus faz, naquele que Deus envia, então, você está fazendo a obra de Deus. Se a obra de Deus é crer na Sua Palavra, é crer na Sua vontade? Então, a obra do diabo é a incredulidade. Esse é o principal pecado: é a incredulidade. O homem pratica as coisas que pratica porque ele é incrédulo. Ele pode estar na igreja, ele pode ser membro da igreja, pode ser uma pessoa fiel aparentemente falando, mas, no entanto, ele é incrédulo!
E essa incredulidade é manifesta quando chega o momento de ele agir, dele interagir, dele trabalhar, dele anunciar, dele falar, então mostra que lá dentro não é uma pessoa convertida. Às vezes, as pessoas acham que são mui crentes porque frequentam a igreja. Olha, mais crente do que Pedro? E, no entanto, Jesus disse: “Pedro, quando tu te converteres, então, apascenta meus irmãos. apascenta teus irmãos.” Você encontra isto nas Escrituras. Pedro depois de seguir a Jesus por tanto tempo, no entanto, aquele homem ainda pode ser usado pelo diabo. Você lembra quando Jesus disse: “Para trás de mim, satanás?” Porque aquele homem em uma fração de segundos ele foi usado. Mas, depois que lhe foi aberto o entendimento e a revelação da Palavra veio de uma forma total e completa completando o trabalho que Deus já tinha começado naquele coração dando a ele a revelação, e depois aquele homem foi cheio do Espírito Santo.
Então, encontre aonde mais Pedro foi usado? Não senhores! Ele, então, dali por diante disse: “Agora, me importo obedecer a Deus do que aos homens!” E o Redentor veio, pagou o preço e nos comprou de volta. Mas, diga-me. Depois que o preço foi pago e nós temos sido comprados, “não foi com ouro nem com prata que temos sidos resgatados da nossa vã maneira de viver”, eu estou citando o apóstolo Pedro, ele disse “mas pelo precioso sangue!” E você sabe que sangue foi este, o Sangue de Deus mesmo, porque foi Ele que gerou o corpo de Seu Filho! E o que acontece? Fomos comprados e resgatados. E depois disso, o que temos que fazer?
Eu vos disse antes que são duas coisas nesse plano de Deus que Ele arquitetou desde antes da fundação do mundo. Quando Ele abriu uma brecha ali e a eternidade se abriu para que houvesse o tempo, e este tempo terminará e outra vez fecha-se. “De eternidade a eternidade Tu és Deus!” Dentro do período do tempo Deus arquitetou um plano para o planeta terra e aqueles que o habitassem. E neste plano está composto redenção e restauração. O plano da redenção está mostrado em toda Escritura desde o livro de Génesis e foi cumprido no Novo Testamento. O plano da restauração foi anunciado, então, por todos os profetas do Velho Testamento e no Novo Testamento mostrou quando isto começaria o processo.
Por que? No plano da redenção Deus te compra de volta. Mas, quando Ele efetua a restauração Ele, então, reclama aquilo que Ele comprou e diz: “Sabe de uma coisa? Você é meu! Você é minha! Porque eu te comprei.” Primeiro Ele te redime, depois Ele te restaura. Para o plano da redenção ser cumprido Ele enviou Seu Filho e Ele nasceu como um homem como nós nascemos. Bem, para o plano da restauração, ou seja, para Ele reclamar o que Ele comprou, o que Ele redimiu, Ele então faz isto através de homens também. Deduzimos que a redenção compra, a restauração reclama. E é Deus mesmo quem faz este trabalho, mas Ele usa os profetas. No livro de Amós, capítulo 3, versículo 7, está escrito:
7 Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem antes revelar seu segredo aos seus servos, os profetas.
Restaurar é restituir e significa retornar ao dono ou ao proprietário original. O que acontece? Ele redimiu o homem. Do mesmo jeito que Deus redimiu o homem Ele redime a terra. Então, o homem depois de redimido ele precisa ser restaurado. Primeiro Deus restaura o homem e depois Ele restaurará a terra. O trabalho de Deus desde anos e anos atrás é restaurando o homem para que ele fique no mesmo estado que estava antes. E depois disso Ele, então, restaurará a terra. Aqueles que estão clamando pela restauração, dizendo – “Senhor, eu quero estar na mesma condição que eu estava antes.” – Estes recebem o conhecimento do plano de Deus e depois disso então continua o clamor da terra. E Paulo disse que ela está gemendo, está com dores de parto e ela, a terra, está clamando esperando a redenção dos nossos corpos.
E depois disso, depois do homem, quando o homem sair da terra, aqueles que foram redimidos e restaurados, eles sairão da terra porque a terra, então, precisa passar então por sua restauração também e fogo descerá do céu e queimará tudo! E, as Escrituras dizem que não sobrará nem raiz e nem ramos. Porque a terra, quando o homem saiu da sua posição, Deus amaldiçoou a terra por causa do homem e a terra se revoltou com o homem e começou a criar sobre si espinhos, cardos e abrolhos, que antes não tinha. A terra, então, começou a produzir espinhos para furar nossos corpos. Você ver a rosa mui linda, mui bonita e você vai colhe-la, se você for de uma forma displicente ela vai furar você porque ela tem espinhos. Antes não tinha.
A terra está clamando! A terra deseja ficar na mesma situação que ela estava antes do pecado, antes do homem contaminá-la com o pecado. então, meus amigos, Deus tirará um povo dessa terra, isto será num momento, num abrir e fechar de olhos sumirá um grupo de pessoas desta terra porque a terra terá que passar por esse processo, por esse batismo de fogo. E lá no livro de Malaquias diz que não ficará nem raiz, nem ramos. E o apóstolo São Pedro quando ele falou sobre isto, ele falou dizendo que os elementos em brasas se desfarão.
E diz, inclusive, tanto no livro de Pedro como no Apocalipse quando diz: “Eu vi os céus sumindo como um livro que se enrola”, até mesmo, Jesus disse: “Passarão os céus e a terra, mas minha Palavra não.” Então, observe que nas Escrituras haverá novos céus e nova terra, aonde habita justiça. Mas, por que a Palavra não passa? Porque a Palavra é o próprio Deus! E foi de Deus e foi da Palavra e foi da Autoridade Divina que o homem caiu, então, ele foi resgatado, ele foi comprado de volta para voltar a esta situação.
Então, agora eu gostaria de falar um pouquinho sobre a restauração. Restaurar é, significa retornar ao proprietário original, reduzir a condição original. E esta palavra, ela é como reclamar, reclamar. Quer dizer: pedir, exigir com razão o que é de propriedade. Isto é o que é a palavra “restaurar”, é uma reclamação. Para entendermos isto claro, para entendermos isto mais claro, a redenção compra e a restauração reclama o que se comprou. E, O que faz o trabalho é Deus, Ele redime e Ele restaura. E como é que Ele faz isto? Nós vamos ver isto nas Escrituras. No livro de São João no capítulo 4 e o versículo 24, a Bíblia diz assim:
24 Deus é Espírito, ...
Pois bem. Deus é Espírito. Um espírito é um ser imaterial que para manifestar-se no mundo material necessita de um corpo. Preste bem atenção nisso que isto vai lhes ajudar muito futuramente no seu aprendizado. Deus é Espírito. Um espírito é um ser imaterial, que para se manifestar no mundo da matéria ou no mundo material, ele precisa de um corpo para declarar, para mostrar sua existência. Observe isto. Então, nós encontramos Deus em outros tempos, nos tempos passados Ele se deu a conhecer de muitos modos e de muitas maneiras. No caso de Moisés, ele O viu como uma chama de fogo naquela sarça que não se consumia, isso está em Êxodo capítulo 3, versículo 2 e 4. Por que? Não se pode ver o Deus invisível, não pode ser visto. E quando Moisés desejou ver aquilo, desejou ver Deus, está escrito nas Escrituras em Êxodo capítulo 33, versículo 20:
Não poderás ver a meu rosto, porque homem nenhum poderá me ver e ainda continuar vivo.
“Ninguém pode me ver e viver, mas tu me verás de costas. Não poderás ver meu rosto.” Está em Êxodo capítulo 33, versículo 20 ao versículo 23 essa passagem que eu acabei de vos citar. Então, nós vemos que isto tem relação com São João capítulo 1, versículo 18:
18 Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o declarou.
Que em outra tradução da Escritura diz: “este o fez conhecer.” Bem, o apóstolo Paulo, ele disse o mesmo – ele disse o mesmo em 1 Timóteo capítulo 6, versículo 16, ele disse:
16 Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e que habita na luz inacessível; a quem homem nenhum tem visto nem pode ver, ...
Esse é nosso Deus, Ele é invisível! Nunca um homem O viu, nunca alguém poderá vê-Lo. Se você quiser ver Deus tem que olhar na face de Jesus Cristo! Somente nEle se pode ver Deus porque Ele é a imagem do Deus invisível. Amém! Isto é o que está nas Escrituras. O senhor Jesus disse a Filipe, quando Filipe desejou ver Deus, o Senhor Jesus disse: “Há tanto tempo eu estou convosco e você ainda não me conhece, Filipe? Aquele que vê a mim vê Deus!” Em outras palavras: “Aquele que me vê estará vendo o Pai.” Porque o Pai estava nEle trabalhando.
Então, o pensamento que trazemos, o pensamento que estamos enfocando, é que Deus necessita de um corpo para trabalhar através daquele corpo. E para a redenção, para Deus efetuar a redenção, Ele usou um corpo, um templo e este templo é chamado Jesus, o Seu Filho. Observe. Como então Deus fará a restauração? Se para Ele fazer a redenção Ele precisou usar um corpo. Então, para a restauração o Senhor Jesus disse, está nas Escrituras, em Mateus capítulo 17, versículo 11:
Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;
Então, assim como para a redenção Deus precisou usar o Seu Filho, porque é Deus mesmo quem faz o trabalho. Então, para a restauração ou para reclamar aquilo que Deus comprou, Ele precisava também de algo, de um corpo, de um homem, de um profeta. E foi profetizado desde o Antigo Testamento em Malaquias capítulo 4, versículo 5 e 6:
5 Eis que eu vos envio o profeta Elias, o qual virá ante do grande e terrível dia do SENHOR;
6 O qual converterá o coração dos pais aos filhos, e o dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra (ou queime a terra) com maldição.
O Senhor Jesus, quando Ele se referiu a isso Ele disse, está nas Escrituras: “Por que dizem os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?” Jesus disse: “Em verdade vos digo, Elias virá primeiro e restaurará todas as coisas.” Agora, os apóstolos ouviram isto do Senhor Jesus e eles não poderiam passar adiante outra coisa a não ser aquilo que eles aprenderam. Por isto, na Escritura que nós lemos na leitura inicial em Atos capítulo 3 e o versículo 21 está escrito:
21 O qual convém que o céu contenha (quer dizer, se detenha) até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
Então, os apóstolos sabiam que viria um tempo de restauração, eles estavam apenas iniciando o trabalho de evangelização, mostrando as pessoas o que Deus tinha realizado e o cumprimento das profecias do Antigo Testamento que se cumpriu em Jesus, o Messias. Mas, dali por diante eles estavam iniciando e Paulo disse: “Eu estou apenas colocando o fundamento.” E disse: “Um planta, outro rega, Deus é quem dá o crescimento.” Mas, quando se chega no final, quando chega perto do tempo da colheita, então é o momento que Elias entra em cena para dizer a semente de qual fonte ela veio e apontar o joio como Jesus fez em Seu dia e dizer: “Vocês são joio.” E apontar para o trigo e dizer: “Vocês são sementes boas que serão recolhidas para o celeiro.”
Foi assim que Jesus fez, Ele chamou os filhos de Deus de filho de Deus, mas o filho do diabo Jesus disse: “Vós tendes por pai o diabo de querer satisfazer seu desejo desde o princípio.” Ele é mentiroso e homicida e nunca se firmou na verdade, ele tenta, ele tenta para enganá-lo, ele usa a Escritura para subverter as pessoas, mas ele nunca terá 100% da Palavra! Ele conseguirá noventa e nove, até uns pontinhos a mais, mas 100% da Palavra não, isso é Deus! Estão entendendo isto?
Pois bem. Quem é este Elias que foi prometido que traria a restauração? Qual seria seu trabalho? Para sabermos disto é preciso ler os versículos onde fala de outro Elias. E eu creio que no culto anterior, que alguns dos irmãos participaram, ouviram alguma coisa sobre isto. Bem. Jesus disse: “
12 Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, ...
Os discípulos entenderam que Ele lhes falou sobre João Batista. Eu estou lendo Mateus capítulo 17, versículo 12 e 13. Observe. Aqui nós temos dois Elias diferentes: um para a primeira vinda do Senhor, que Jesus disse: “Elias já veio e não o conheceram.” O qual foi João Batista. E o outro para a Sua segunda vinda, que naquele tempo Jesus se referia ao futuro, por isso Ele disse: “Virá primeiro e restaurará todas as coisas.” Por causa desse versículo ou deste jogo de palavras que propositalmente Jesus fez para os Seus discípulos, os estudantes da Bíblia, os teólogos e tudo mais, eles interpretam e dizem que não há Elias para o tempo do fim porque aquilo já se cumpriu em João Batista.
Eles não procuram o sentido da palavra, eles, parecem que não entendem nada de verbo, de adverbo, de pronome ou dessas coisas. Parece que não. Estudam, estudam, como disse o apóstolo Paulo, são pessoas que aprendem, aprendem, mas nunca chegam ao conhecimento da verdade. Porque na Escritura está dizendo de um que já veio e de um que virá. E este que estava no futuro segundo as palavras do Senhor Jesus, ele traria a Sua profecia antes da terra ser queimada. Bem, se isto estivesse se cumprido em João Batista onde houve fogo que não caiu? Não senhores! Então, Jesus estava falando de um futuro.
Então, estudando primeiro isto aqui. Na Escritura, aquele Elias que Jesus disse que já tinha vindo o seu nome foi João Batista, que chamamos João Batista, aquele que Jesus disse: “Elias já veio e não o conheceram.” Agora, todo estudante da Bíblia daquele tempo eles procuravam, eles procuravam no Antigo Testamento e sabiam que um homem com o ministério de Elias entraria em cena. Então, ficaram esperando alguém nascer com o nome de Elias. E nunca nasceu um com nome de Elias que teve ofício profético no Novo Testamento. Como hoje, muitos estão procurando – “Mas escuta, mas se é o Elias... e o nome desse profeta é Elias?”
Se você descobrir qual foi o nome do Elias que Jesus se referiu para anunciar, que anunciou Sua vinda, então você saberá que o Elias que viria para o tempo do fim não terá o nome de Elias. Observe nas Escrituras. seu nome profético foi Elias conforme Malaquias capítulo 4 e 5, a primeira parte do versículo que diz que ele converteria o coração dos pais aos filhos. Agora observe.
... ele converterá o coração dos pais aos filhos, ...
Isto era a parte do versículo que se cumpriria no ministério de João Batista. No livro de Lucas, no capítulo 1, versículo 13 ao 17 está escrito assim:
... e tua mulher, (que era Isabel - tu) dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
17 Porque ele irá adiante dele com o espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais ...
É assim que está na Escritura? Lucas capítulo 1, versículo 13 ao 17. Está falando de um cumprimento aqui das Escrituras e aqui está dizendo que João Batista era Elias. Foi a este que Jesus disse: “Já veio!” Por estas Escrituras observamos que o cumprimento dela se desenrola em dois momentos diferentes, quando as pessoas encontram isto, isto traz uma manifestação sobre a terra. Qual seria o trabalho de João? Que trabalho João Batista realizaria? Você, quando vai para o livro do profeta Isaías lá no Antigo Testamento, diz que ele viria para preparar o caminho do Senhor. E quando perguntaram a João, disseram assim, olha: “Quem és tu?”
Observe as perguntas que fizeram para João e eu me pergunto se você estivesse lá e fosse, estivesse, cruzasse com João Batista, você creria que ele era Elias? Pois bem. Observe as palavras de João. “Quem és tu? És tu o Cristo?” “Não sou!” “És tu o Elias?” “Não!” “Ou um dos profetas?” “Não sou!” Por que será que João disse que não era Elias? Sendo que o anjo disse no nascimento dele que iria adiante dele o Espírito de virtude de Elias? Porque aquelas pessoas estavam esperando o Elias que viria antes do grande e terrível dia do Senhor. Se eles tivessem perguntando: “És tu o Elias que vem preparar o caminho do Senhor?” Ele teria dito: “Sim, esse eu sou!” Mas, eles estavam perguntando...
Você diz – “Mas como você sabe que eles estavam perguntando exatamente isto?” – Porque João era um profeta e a um profeta nada passa escondido, porque ao profeta vem a Palavra. E quando o profeta está com o “Assim diz o Senhor” ele olha para você e sabe o que está no mais escondido do teu coração porque a Palavra de Deus é mais viva e eficaz, é mais penetrante do que uma espada aguda de dois gumes que penetra até a divisão da alma e do espírito e é apta para discernir os pensamentos e as intenções dos corações. Isso é o que Paulo escreveu na sua epístola aos Hebreus a partir, creio que é do capítulo 4, versículo 12 aproximadamente, se não me falhe a memória.
Pois bem. João conhecia o pensamento daquelas pessoas e soube que eles estavam procurando pelo Elias que viria no último dia, por isso ele disse: “Eu não sou!” Mas, no entanto, o anjo disse que ele era e Jesus também disse que ele era. E qual foi o trabalho de João? “Então, me diz quem tu és?” Agora sim! essa ele pôde responder e ele respondeu a Escritura que correspondia para o seu ministério, ele citou Isaías 40: “Eu sou a voz do que clama no deserto! Preparai caminho ao Senhor, endireitai suas veredas.” Esse sim, aí ele respondeu de acordo com a profecia porque a pergunta estava correspondente com aquilo que ele poderia responder dentro das Escrituras.
Bem, no versículo 3 de Isaías 40, nos fala do precursor da primeira vinda do Senhor. E no versículo 10 e 11 do capítulo 40 de Isaías nos fala da vinda do Senhor. Tomaremos rapidamente aqui outro testemunho das Escrituras, no livro de Malaquias capítulo 3, versículo 1, está escrito:
1 Eis que eu envio o meu mensageiro, ...
Em algumas escrituras está “meu anjo”, porque a palavra “anjo” significa “mensageiro”.
... o qual preparará o caminho diante de mim; e logo virá o Senhor ao seu templo, a quem vós buscais;
Esta Escritura correspondia ao ministério de João Batista. Nós vemos que é igual a Isaías, aquela profecia. O profeta Malaquias fala da vinda do precursor e da vinda do Senhor, Aquele que João prepararia o caminho para que as pessoas pudessem recebê-lo nos dias de Seu ministério. João citou a profecia para os religiosos em sua época e mesmo João citando as profecias aquilo não foi suficiente para que eles crescem. Então, quando você citar a Palavra de Deus verdadeiramente e a parte da Palavra que corresponde aos dias que nós estamos vivendo os religiosos não crerão. Sempre foi desta maneira!
No livro de Mateus capítulo 11, versículo 10 ao 14 está escrito: “Eu...” Aliás, em João 1 versículo 23:
Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
Isto está em João capítulo 1, versículo 23. Então, observe que no livro de Mateus capítulo 11, versículo 10, Jesus faz outra citação a respeito daquele ministério. Então, por estas Escrituras que temos mencionados nós podemos ver com clareza que João Batista foi o precursor da primeira vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas, você... ele não nasceu com o nome de Elias, foi dito que seu nome seria João, mas, no entanto, a sua profecia, o seu ministério foi o ministério de Elias. Isso quer dizer, o mesmo Espírito, a mesma porção, o mesmo ministério que um Tesbita lá no livro de Reis teve Elizeu teve, João Batista teve. E foi prometido que viria um também com aquele mesmo ministério agora para prepara-nos para a segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!
E eu vos digo uma coisa, não importa quantos pregadores tem surgido, não importa quantos reformadores, não importa quantos obreiros tem trabalhado na seara! Só irão no rapto aqueles que foram preparados, restaurados pela mensagem de Elias. Porque os discípulos que seguiram a Jesus tiveram que ouvir da boca de João Batista dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” E dali por diante, João não teve mais nenhuma atenção para si, ele disse: “Agora importa que Ele cresça e eu diminua!” E você vê que os discípulos de João começaram agora a cortar caminho e seguir a Jesus, porque eles foram preparados.
Agora, tinha pregadores naquele tempo, claro que tinha, tinha os templos, tinha as grandes catedrais, tinha Anás e Caifás, sumo sacerdote. Mas a Bíblia diz: Sendo Anás e Caifás sumo sacerdotes, a Palavra de Deus, o “Assim diz o Senhor” veio a João porque ele era profeta. Mas, as pessoas querem se preparar para o arrebatamento sem uma Mensagem profética, eles acham que podem ser preparados para o arrebatamento apenas ouvindo obreiros e pastores e esquecem que nas Escrituras diz que Deus envia cinco ministérios: apóstolos, profetas, pastores, evangelistas e mestres para o aperfeiçoamento dos santos. Se não tiver o Quíntuplo de Efésios, esses cinco ministérios em conjunto, meu amigo, não há perfeição! E Jesus disse: “Sede perfeito como é perfeito vosso Pai Celestial!”
A única maneira de sermos perfeitos é receber a Palavra perfeita de Deus em nossas vidas, porque é pela lavagem da água pela Palavra. Nós não temos fórmulas mágicas, nós não temos pensamentos estranhos, nós não temos revelações novas, de forma nenhuma! A única coisa que poderemos ter que será de validade para um filho de Deus é a Palavra de Deus! E todo verdadeiro profeta apontará a Palavra e levará as pessoas a crer na Palavra de Deus com Ela é. Pois bem, meus amigos, rapidamente aqui.
Os profetas que profetizaram até João, eles falaram da vinda do Messias porque ali estava a dispensação da lei e dos profetas e eles estavam debaixo de sacrifícios de animais. E foi profetizado no Antigo Testamento a vinda do Senhor e João foi o último profeta que veio durante o tempo da dispensação da lei, por isso a Bíblia diz: a lei e os profetas duraram até João. Agora, nós estamos anunciando para esta geração que Deus enviou um profeta nesse tempo do fim, um homem vindicado com o “Assim diz o Senhor” e os pregadores dizem – “Não! Não tem mais profetas.” – “E eles citam as Escrituras que a lei e os profetas duraram até João e se esquecem do plano divino, porque ali está a lei e os profetas da lei duraram até João. Desde então entrou a graça e o Senhor Jesus foi um Profeta da graça.
Está escrito nas Escrituras: “Deus visitou Seu povo e um grande Profeta se levantou ante nós.” Está escrito nas Escrituras. O próprio, o próprio, quando Jesus estava caminhando com os dois discípulos no caminho de Emaús o que é que foi dito? O que foi dito? “Você não está sabendo sobre Jesus? Varão profeta que foi poderoso em obra? Homem usado por Deus diante de Deus e dos homens?” Sim senhores! Ele era Profeta, por isto Ele foi chamado de Filho do Homem, significa: oficio profético. Você encontra no tempo da lei, Paulo era um profeta, alguém pode dizer que não era? Você encontra Ágabo profeta, você encontra João tendo as revelações do Apocalipse, ministério profético.
Então, quando um ungido de satanás dizer que não tem profeta para esse tempo sabe o que ele está fazendo? Ele está dando cumprimento aquilo que está no Antigo Testamento quando diz assim: “Quando não há profeta o povo se corrompe!” Agora, não venha dizer para mim que o que está corrompido é apenas a sociedade, a delinquência juvenil, as drogas, ou seja o que for! O que está corrompido é a religião, é a cristandade, porque o diabo é tão religioso como qualquer um queira ser. O diabo foi quem primeiro citou as Escrituras, ele foi quem primeiro pregou sobre e repetiu as palavras de Deus, mas ele colocou um acréscimo nela e disse: “Não é assim que Deus tem dito, de toda árvore comerás?”
Ele apenas disse: “Certamente não morrerás.” Deus disse: “Certamente morrerás.” Ele colocou um “não” no meio e aquele “não”, uma única frase que ele colocou, aquilo detonou tudo. Então, não se deixe levar, pregadores, obreiros, ministros, homens, mulheres, crianças, não se deixem levar por outra coisa a não ser a totalidade da Palavra porque quando se tira, quando se tira uma pequenina parte da Palavra é tirado seu nome do livro da vida. E, quando se acrescenta uma pequenina parte a Palavra você recebe as pragas que está escrita neste livro. É o que está nas Escrituras!
Pois bem, meus amigos, vamos concluir este assunto. Eu vou passar muita coisa aqui a respeito de João que eu gostaria muito, nas minhas anotações aqui, que as pessoas compreendessem. Mas, quem sabe futuramente vocês poderão pegar gravações onde pregamos sobre isto. Mas eu gostaria de entrar aqui falando um pouquinho sobre esses últimos dias. Vamos ver algo aqui. Assim como João Batista estava pregando sua mensagem quando veio o Messias, João sabia – João sabia que ele veria o Messias porque ele precisava introduzi-Lo. E nós sabemos pelas Escrituras ali em Malaquias capítulo 4 que deve haver um homem semelhante a João, um Elias, o qual ele pode, a ele podia chegar a Palavra de Deus e ele deve, ele deveria revelar por meio do Espírito Santo a Palavra de Deus da forma que os apóstolos pregaram porque o fundamento da Doutrina foi estabelecido pelos apóstolos e profetas.
Mas, nós tivemos dois mil anos de história de cristianismo e durante esses dois mil anos de história de cristianismo a verdade foi dissipada, foi solapada entre as pessoas e eles se tornaram apenas meros religiosos porque estão adorando a Deus em vão. Para começar, eles não sabem quem é Deus, eles não sabem como adorar, eles não sabem o que é adorar em espírito e em verdade. Eles não sabem o que é o mover do Espírito, eles falam muito sobre isso, eles se emocionam com os dons espirituais, mas o Doador dos dons está muito longe! Porque os dons e as vocações são dados sem arrependimento e a Bíblia diz: “Subindo ao alto Ele levou cativo ao cativeiro e deu dons aos homens e até aos rebeldes!”
Então, você tem um dom de línguas, um dom de profetizar, um dom de pregar o Evangelho, um dom de orar pelos enfermos, seja o que for, os noves dons, isto não quer dizer que você é um salvo! Agora, se você tiver o Doador do dom, que é o Espírito Santo, aí sim você é um com Deus. Você é um com Deus. Então observe. Nossa pergunta é: O que é que teria que se restaurar nos últimos dias? Se você ver nas Escrituras e ver como foi que Deus trabalhou com o povo de Israel, então, você terá um quadro de como Ele trabalharia com o povo gentio, com a Noiva gentílica.
Então, se você ver no livro do profeta Joel, eu gostaria de ler rapidamente aqui a Escritura de Joel, capítulo 1, está no Antigo Testamento e você que tem sua Bíblia poderá muito bem acompanhar comigo. Eu preciso lê-la porque eu não a anotei aqui, o livro do profeta Joel, capítulo 1, versículo 10 e 11, está escrito assim:
Os lavradores se envergonham ...
Observe isto. Joel capítulo 1, versículo 10 e 11:
11 Os lavradores de envergonham, os vinhateiros gemem, sobre o trigo e sobre a cevada; porque a colheita do campo pereceu.
12 A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e a alegria se secou entre os filhos dos homens.
Pois bem. No versículo 12 ainda diz, aliás, no versículo 13:
13 Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai vestidos de saco durante a noite, ministros do meu Deus; porque a oferta de manjares, e a libação, foram cortadas da casa de vosso Deus.
Meus amigos, aconteceu algo. Destas Escrituras nós tomamos quatro coisa importantes que são: trigo, o mosto, azeite e, vamos dizer assim, a cevada. Pois bem. Se você encontrar isto nas Escrituras, essas quatro coisas que nós acabamos de ler, pode você encontrar com nome diferente por causa da tradução da sua Bíblia. Mas, o trigo representa a Palavra; o mosto representa o vinho e significa o estimulo da revelação; o azeite representa o Espírito Santo; e a cevada representa a colheita, o grão que se deveria colher. Então, nós podemos dizer que o primeiro mensageiro ou personagem que satanás enviou para destruir aquilo que Deus tinha redimido, ele tentou destruir desde lá do Novo Testamento. Veja que na carta de João, ele diz: “O espírito do anticristo já está entre vós.”
Então, você encontra que é uma profecia desde do Antigo Testamento, dizendo: “O que um animal... sobrou da lagarta o pulgão comeu, o que sobrou do pulgão a locusta comeu, o que sobrou da locusta o gafanhoto comeu.” E assim sucessivamente. Pois bem. Esses quatro personagens são um só em etapas diferentes. E isto você já encontra esses infelizes no livro do Apocalipse, na abertura dos quatro primeiros Selos. Quando abriu o primeiro Selo houve uma voz dizendo: “Vem e ver. E olhando eu vi um cavaleiro num cavalo branco e saiu vitorioso e para vencer.”
Pois bem. Isto aconteceu já nos dias dos apóstolos. E aquele que saiu montando num cavalo branco vitorioso para vencer durante todo tempo os pregadores enganaram seu povo que aquilo era Cristo, sendo que aquele era o anticristo se passando por Cristo, por isso ele vem num cavalo branco. Você vai olhar que ele tem um arco, mas não tem flecha, você vai ver que ele não tem coroa sobre si, aquele era o anticristo se passando por Cristo. E João combateu o espírito do anticristo. E Judas, o apóstolo irmão do Senhor, que escreveu aquela epístola antes do Apocalipse, ele combateu aquelas heresias e tudo aquilo que estava entrando ali.
Mas o tempo foi passando e daí a pouco o que este animal deixou para trás ainda, o pouquinho da verdade que ainda sobrou durante o período das Eras da igreja, então o segundo animal, a lagarta então entrou em cena e aí e diz: “E quando o Cordeiro rompeu o segundo Selo houve uma voz que saiu do trono e disse: “Vem e ver! E olhando eis um cavaleiro no cavalo vermelho!” E o que estava montado sobre ele tinha o que? Uma espada na mão e saiu e dissipou uma terça parte dos homens. Está mais ou menos assim no apocalipse, eu estou citando de cor o que eu estou lembrando, mas vocês conhecem as Escrituras, acredito.
Então veja, o que... e aquilo começou a destruir então houve matança dos crentes, dos verdadeiros filhos de Deus e isto, e Roma, então entrou em cena e a igreja principal começou a destruir, a perseguir os cristãos. Mas daí a pouco o que ele não conseguiu com isto, porque quanto mais eles mataram mais filhos de Deus se levantavam. E enquanto os irmãos eram jogados nas arenas, e enquanto as pessoas lá no império romano sofrendo martírio e as mulheres gestantes eram rasgadas seus ventres, os fetos dados para os porcos comerem enquanto elas ficavam amarradas em postes até que a última gota de sangue saísse, enquanto outros eram crucificados de cabeça para baixo, enquanto deixavam leões uma semana sem comer e depois pegava aqueles irmãos que estavam lá presos, soltavam no meio da arena e soltaram os leões para servir de espetáculo para os reis e príncipes e aquela multidão sedenta por sangue.
Por isto no livro de Apocalipse capítulo 17, esta religião, esta igreja falsa, ela é apresentada como uma prostituta que está embriagada com o sangue dos santos. Mas, cada gota de sangue que caia por terra era como sementes semeadas e enquanto aquelas pessoas na arena viam aqueles irmãos dando a vida por amor do Evangelho morria quatro, outros se levantavam e dizia: “Eu também quero servir a esse Deus que tira o medo da morte!” E cada gota de sangue era como semente, era como grão semeado na terra e quanto mais Roma matava mais filhos de Deus, mais filhos de Deus se manifestavam crendo na Palavra! Então, o diabo mudou de tática. Desceu do cavalo vermelho e montou no cavalo preto. E quando o Cordeiro abriu o terceiro Selo houve uma voz que disse: “Vem e ver! E João disse olhando eis o cavaleiro no cavalo preto e o que estava sentado sobre ele tinha uma balança nas mãos e foi dito, uma medida de trigo por um dinheiro, uma medida de sevada por um dinheiro e não danifiques o azeite e o vinho.
Aquilo já vai chegando para os anos 1500, eu estou contando o que aconteceu dos apóstolos para cá, a história da igreja. E o que acontece? Ali estava Roma vendendo salvação – “Quer ser salvo? Pague tanto para a igreja. Você quer...” – Poderia ter estuprado quem quer que fosse, matado quem quer que fosse, pintado qualquer coisa, era só pagar para Roma e eles diziam – “Quando a sua oferta cair no gasofilácio a alma de seu pai que matou não sei quantos, não tem problema, ele sai do purgatório.” – E Roma começou a vender salvação. E Deus então levantou Martinho Lutero contra essas aberrações.
E quando ele viu que não estava mais conseguindo nada com isso e o tempo foi passando, então o diabo desceu do cavalo preto e montou no cavalo amarelo. “E quando foi aberto o quarto Selo ouvi a voz do quarto animal dizendo: Vem e ver! E olhando, eis o cavalo amarelo e o que está montado sobre ele tem como nome morte e o inferno o segue!” Ah, meus amigos, isto é exatamente nesses dias que nós estamos vivendo! E quando este último animal, este último mensageiro de satanás entra em cena com o nome morte, ele vem fazer sabe o que? Matando. Sabe o que significa a palavra morte? Separação eterna de Deus.
Como é que o diabo mata? Do jeito que ele matou lá no céu – “Ele matou?” – Sim! Como foi que o diabo matou a primeira vez? Desviando os anjos de adorar o Deus Todo Poderoso. Tudo, tudo está entrelaçado com a forma de adoração. E quando o diabo tirou a atenção dos anjos de adorar o Deus Todo Poderoso e atraiu eles para si, aqueles anjos morreram, se tornaram demónios! Por isso Jesus disse: “Ele é mentiroso e assassino, um homicida desde o princípio!” Foi quando ele desviou os anjos da Presença de Deus.
Então, meus amigos, durante o percurso da Bíblia Sagrada, todos aqueles que morreram espiritualmente falando, eles estavam adorando de uma forma errada porque foram enganados por satanás. Nestes últimos dias essa foi a tática do diabo. Não importa se você tem a Bíblia, ele não está preocupado se você pode comprar a Bíblia ou não, você encontra a Bíblia até nos lixões da cidade. Eu tenho três exemplares da Bíblia Sagrada em casa que irmãos cataram no lixo, eu tenho vários exemplares da Bíblia de modelos diferentes, coisas lindas que se compra em sebos velhos, desprezadas nas cidades. Qualquer pessoa, qualquer casa tem a Bíblia.
Você encontra nos ônibus “leia a Bíblia”, você encontra nas pedras “leia a Bíblia, leia as Escrituras, Deus é bom! Eu sou evangélico, sou feliz com o Evangelho!” Você encontra isso em todos os lugares! O diabo não está nem aí para isso, porque o diabo se tornou pregador da Bíblia. Os filhos da serpente, a descendência de satanás que foi confrontada lá atrás no livro de Génesis, aquilo veio, veio, veio, quando chegou nos dias de Jesus eles eram sumos sacerdotes pregando a lei de Moisés. Janes e Jambres e todos eles, mas todos eles são reprovando a verdade, eles nunca se encaixam nas Escrituras.
Então o diabo hoje, ele está pregando o Evangelho, ele está louvando. Agora, observe o tipo de louvor. É rock, ritmo que veio das profundezas do inferno. Introduziram isto, adorações pagãs, ritmo que veio da África onde lá eram destinados a adoração de ídolos, de demónios e isto foi misturado em nossa cultura, isto foi para o Haiti, isto foi para os Estados Unidos da América, isto ganhou o mundo! E é por isso que hoje as pessoas são levadas pela música apenas, nada de Palavra, nada de pregação, nada de ensinamento, apenas música e balançar o braço e todas essas coisas.
A fé vem pelo o ouvir, o ouvir a Palavra de Deus! não é porque você jejua, não é porque você ora muito, não é porque você canta bonito, não é porque você toca, não é, não é porque você prega, a fé vem pelo o ouvir a Palavra de Deus! Então, o diabo fará tudo para que você não escute. O livro de Apocalipse diz: “Bem aventurado aquele que ler e o que ouve a Palavra dessa profecia!” As pessoas tem preguiça de ler. E tem uma boa desculpa – “É meus olhos, sabe?! E tenho que trabalhar e todas aquelas coisas.” – Como é que você quer ir para o céu? Acha que é só dizer “sou crente, estou indo para o céu”? Não senhores! Tem uma lição de casa para fazer.
Como é que você se torna doutor? Como é que você vai ter uma profissão? Estudando. Estude, estude, passe nas matérias. Não adianta colar na prova, não adianta – “Ah, eu falto a semana inteira, no final eu pego o caderninho da coleguinha...” – Isto é errado! Colar é errado! Vocês, crianças, precisam saber disso. Está difícil a prova? Diga – “Senhor, me ajuda nisto! Senhor, me ajuda nisto!” – Os pais, as mães, devem ensinar isso para seus filhos. Estudem, estudem, faça a prova. Do jeito que é no natural é também no espiritual. Alguém rala, os profetas deram a vida por essa Palavra, os apóstolos foram sacrificados por essa Palavra, aí nós simplesmente 01:08:33 não senhores! Tem uma prova a ser feita, tem uma lição de casa a ser feita!
Saco de osso preguiçoso não entra no céu, de forma nenhuma! Você tem que entender, você tem que ouvir cada vez mais, você tem que ler, você tem que estudar as Escrituras! Isso tem que se tornar você. Você sabe o que é o livro da vida? O livro da vida onde está os nomes das pessoas? O que é o livro da vida? O que é o livro da redenção? É isto aqui, meus amigos. Olha. Onde é que está seus nomes? Se o seu nome não estiver aqui, ai de você, ai de mim. – “Mas, como? Eu não vejo meu nome aqui!” – Cada personagem da Bíblia, você pode ser uma Sara ou pode ser uma Jezabel; você pode ser um Judas ou pode ser um Pedro.
Quando Deus levantou cada um desses personagens e permitiu que suas histórias, suas vidas fossem registradas nas páginas desse livro cada um de nós estamos representados aqui. É aqui que está seu nome, a sua vida, porque o seu nome não pode ser outra coisa a não ser o nome dEle em você, a sua vida não pode ser outra coisa a não ser a Vida dEle em você. E tudo vem pela Palavra. Paulo disse: “A vida que eu vivo, mesmo nesta carne, eu vivo-a pela fé do Filho de Deus! Não vivo mais eu, Cristo que vive em mim!”
Pois bem, meus amigos, isso que eu vos contei a respeito desses cavaleiros, observe que nós estamos no tempo do último cavaleiro, do cavalo amarelo que é aqueles animais que Joel falou que viria para destruir esta árvore, esta igreja, a Noiva do Senhor Jesus Cristo. Mas, ao mesmo tempo que o diabo enviou ou vem com esse personagem, Deus veio durante as dispensações das Sete Eras da igreja e o Espírito Santo trabalhou na terra também com quatro animais, quatro ministérios: o ministério do leão, o ministério do boi, o ministério do homem e o ministério da águia voando.
O ministério do leão como o primeiro cavaleiro foi lá no tempo dos apóstolos, e assim como o quarto e último cavaleiro é para esse tempo do fim, também o último da parte de Deus que é como uma águia voando é também para esse tempo do fim. Deus é a Grande Águia e cada profeta na Bíblia, ele é representado como uma águia. Então, neste tempo do fim, no tempo da águia voando nos chamando para as alturas, Deus também enviou um profeta com visão de longo alcance para nos preparar para o arrebatamento.
Durante o período de tempo desses quatro cavaleiros, tanto da parte do anticristo como dos quatro poderes da parte de Deus, que é a obra do Espírito Santo, nós temos um período de sete Eras da igreja: a era de Éfeso, Smirna, Pérgamo, Sardes, Tiatira, Filadélfia e Laodicéia. A era de Éfeso começou naquele tempo, nos dias de Paulo e Paulo foi o primeiro mensageiro ou anjo àquele período de tempo. Logo em seguida veio a segunda Era da igreja e Deus enviou um mensageiro naquela Era da igreja que é chamado Irineu, foi o homem que Deus tinha naquele tempo para combater as heresias. Quando chegou o período da terceira Era da igreja Deus tinha um homem na terra, e aquele homem é chamado de São Martim, ele foi o homem que Deus tinha com a luz da Palavra ainda com a pregação apostólica.
Quando chegou o período da quarta Era da igreja Deus tinha um homem na terra representando a Sua verdade, e este era Columba. Quando chegou a quinta Era da igreja, isso já por volta do ano 1.500, Deus tinha um mensageiro na terra e este foi Martinho Lutero, aquele que encabeçou a reforma protestante. Quem creu na mensagem de Lutero tinha o batismo do Espírito Santo! Mas, depois que Deus tirou Lutero de cena e os luteranos se organizaram, Deus os deixou sozinhos e levantou João Wesley. E aquele que creram na mensagem de Wesley eles tinham o batismo do Espírito Santo!
O que vocês acham que é o batismo do Espírito Santo? As denominações nos enganaram dizendo que era falar em línguas e aí todos tinham que falar em línguas para dizer que tinham o Espírito Santo. Não senhor! Quando uma pessoa tem o Espírito Santo, o Espírito Santo a leva para a Palavra! Jesus disse, quando Ele vier, o Consolador, o Espírito Santo, Ele vos guiará em toda Palavra e os fará lembrar de tudo que eu vos tenho dito! Este é o batismo do Espírito Santo, é uma fé genuína em toda Palavra de Deus, capa a capa, sem acrescentar nem diminuir. E o Espírito Santo, cada vez que uma porção da Palavra se cumpre naquele dia, os crentes daquele dia ver o cumprimento da Palavra e os outros dirão – “Não, isso foi para os dias passados! Não, a minha igreja não ensina assim! Não, eu não posso crer em tal coisa!” – “Mas a semente de Deus sempre será guiada pelo Pilar de Fogo como o povo de Israel caminhou desde o Egito até a Palestina. Amém?
Quando Wesley, na sexta Era, trouxe aquela mensagem de santificação, os filhos de Deus congregaram em torno da Palavra e o movimento pentecostal entrou em cena. Então, entra e cena a última Era da igreja, a Era da igreja de Laodicéia, que significa mulher e direito dos povos. É onde todo mundo quis ter direito, é onde abriu-se as portas para tudo, é onde a mulher teve igualdade com o homem, é onde todos reclamam seu direito, direito de expressar, de falar com quem quer que seja. Mas, no princípio não foi assim. É nesse tempo onde o cavaleiro do cavalo amarelo cujo nome é morte e o inferno o segue, por que? Com uma palavra errada, com um tipo de pregação errada contrario as Escrituras, ele mata as pessoas espiritualmente.
E, no livro de Apocalipse diz assim, olha: “Tem nomes de que vives, mas estais mortos.” E esses mortos não são vivificados pelo Espírito Santo, porque eles recebem uma palavra errada, é as Escrituras sendo pregada, sendo lida, sendo ensinada, mas de ponta cabeça errada. Então, eles estão mortos e não sabem! E, uma vez que eles morrem espiritualmente porque o Espírito Santo que dá luz a Palavra não vem ali para vindicar uma palavra errada de forma nenhuma, então eles morrem automaticamente. O que aguarda para eles é o inferno. Sabe o que é o inferno? É uma prisão onde as pessoas ficarão presas aguardando o julgamento.
Por isso, esse cavaleiro, o espirito do anticristo, nesse tempo, ele é, ele se chama morte, o seu nome é morte e o inferno o segue, porque ele vai matando e aprisionando as pessoas. E elas ainda em vida são aprisionadas por um sistema que se chama: sistema denominacional. E todos juntos formam a imagem erigida da besta. Entende agora porque Deus tinha que enviar um profeta para nos tirar dessa confusão? Sim, meus amigos! “Elias viria primeiro para restaurar todas as coisas!” Então, quando entrou a Era de Laodicéia, que começou em 1906, em 1909 numa cabana, numa velha cabana lá nos Estados Unidos, uma criancinha nasceu, um bebezinho como outro qualquer.
E, quando aquela criança nasceu uma Coluna de Fogo entrou pela janela e ficou no berço daquela criança. 1909, começou a acontecer. Lembre-se, que em 1906, na Rua Azusa, creio que em Los Angeles, teve um grande avivamento, derramamento do Espírito Santo e dali surgiu o movimento pentecostal. Porque Deus, de uma forma extraordinária, tinha se aproximado da terra para cumprir a última parte do Seu plano: a restauração! E começou restaurando os dons espirituais, chamando as pessoas para aquele movimento, para depois entregar a Mensagem, entregar a Palavra.
Em 1909 nasceu aquela criança e a Coluna de Fogo, aquela mesma que guiou a Moisés pelo deserto, esteve ali no quarto daquela criança. E aquele menino foi crescendo e Deus foi falando com ele desde pequeno e ele foi tendo sonhos e visões. Quando ele tinha sete anos de idade Deus falou com ele dizendo: “Nunca fumes! Nunca bebas! Nunca desonres teu corpo de forma alguma porque eu tenho um trabalho para ti quando tu tiveres maior idade.” Aquela criança foi tendo sonhos e visões e todos se cumpriram. E 1933, quando ele estava batizando uma multidão de pessoas no Rio Ohio, uma grande luz veio do céu girando, cor âmbar, e aquilo parou sobre ele e ali estava mais de quatrocentas pessoas e jornais estavam ali e registraram o fato.
E as pessoas desvairavam, outros clamavam por misericórdia, outros correram assombrados e daquela bola de luz saiu uma voz que disse assim: “Assim como João Batista foi enviado para precursar a minha primeira vinda, tua mensagem precursará a minha segunda vinda!” E assim começou a Mensagem ser pregada e aquele homem começou a pregar a Palavra de Deus. No ano de 1946, o anjo de Deus Todo Poderoso, apresentou-se para ele e disse: “Eu fui enviado da Presença do Deus Todo Poderoso para dizer para ti que, esse ministério extraordinário que você tem desde criança é porque Deus está com um trabalho para realizar na terra, um movimento de cura onde atrairá a atenção das pessoas e tu orarás por reis, monarcas e demais.”
Aquele jovem pregador disse: “Olha, eu não tenho projeção, eu não tenho uma boa educação, meus pais são muito pobres, eu não tenho como sair pregando por aí, eu não tenho dinheiro para isto.” O anjo disse: “Dois sinais será dado como foi dado ao profeta Moisés.” Moisés também não começou a dar desculpas? Sempre quando Deus chama o homem, o homem diz – “Senhor, quem sou eu?” – Agora, aquele que Deus não chama sempre – “Eu quero, Senhor! Eu quero ir fazer.” – Dois sinais serão dados, que sinais serão estes? O anjo disse:
“Um, quando você pegar a mão da pessoa você saberá que tipo de enfermidade ela tem, tua mão começará a tremer, mudará de cor e você saberá com aquilo se aquela enfermidade foi causada por algum germe, por algum demônio, por algum pecado escondido. E tu poderás discernir que tipo de enfermidade é aquela. E se fores sincero e fazeres com que as pessoas creiam em ti nada ficará de frente a tua oração, nem mesmo o câncer. E se eles não crerem nesse primeiro sinal, o segundo sinal entrará em atuação. E o segundo sinal é que tu saberás o segredo dos corações das pessoas.”
Sabe o que aconteceu um dia? Ele estava orando pelos enfermos e veio uma fila de oração. E naquela fila de oração veio uma jovem, uma jovem mulher. E quando ela se aproximou para receber oração, ele virou para a audiência e disse: “Eu já disse para vocês que vocês não passassem pela fila de oração sem antes acertarem suas vidas diante de Deus! não venham aqui com pecado escondido, porque Deus está aqui para discernir os segredos dos corações.” Então, ele virou para a mulher e disse: “Você pecou contra o seu marido, você o traiu! Acerte-se com Deus!” O marido dela estava na audiência e ele veio de lá correndo, querendo bater nele: “Eu vou destruir esse camarada! Ele está acabando com a minha vida, envergonhando minha esposa!”
E os diáconos tentaram parar o homem e o profeta de Deus disse: “Não, deixe ele vir. Pode deixá-lo vir.” E ele veio bravo e quando chegou perto o profeta de Deus disse: “E você? Tal dia com a sua secretaria?” O homem parou como se estivesse barrado em uma barreira invisível, o profeta de Deus disse: “Agora, vão os dois para trás daquelas cortinas e se acertem um com o outro, porque vocês pecaram contra os votos de vocês.” Este foi um profeta que Deus mandou. Ele orava pelos enfermos e ele olhava para a audiência e dizia: “Você, você, homem, seu nome é tal, você vem de tal cidade, você tem tal enfermidade, foi desenganado pelo seu medico e a Coluna de Fogo está sobre a sua cabeça! A Luz, essa grande Luz, está sobre você e você receba sua cura!” E a pessoa era curada naquele mesmo instante.
Mortos ressuscitaram, paralíticos andaram e isto atraiu a atenção das pessoas. O rei da Inglaterra foi curado com enfermidades na perna, garoto atropelado pelo carro foi profetizado cinco anos antes na Finlândia, foi atropelado e foi profetizado aquele atropelamento que ele ressuscitaria. E quando o profeta de Deus deu aquela profecia ele falou para as pessoas: “Escrevam na página branca da sua Bíblia. Uma criança, em tal lugar, com montanhas ao redor, estará com a roupa tal, cabelo tal, calçado tal, meia de tal cor. Ele será morto, esbagaçado por um carro e o servo de Deus estará ali para lhe trazer de volta a vida.”
Passou quase cinco anos daquele escrito, em milhares de Bíblias, na página branca da Bíblia. Quando o profeta de Deus foi convidado para a Finlândia, tantos anos depois, ali estava aquela coisa horrível. Carro parado, policial para lá, aquela multidão de pessoas chorando e ele foi com os irmãos que estavam com ele. “O que está acontecendo?” Quando ele chegou estava lá aquela coisa esbagaçada e ele começou a sentir: “Meu Deus! Poderia ser meu filho! poderia ser o meu filho. E como pode uma coisa dessa?” E as pessoas chorando: “Quem vai avisar para os pais dessa criança?”
Na hora, ele disse: “Escuta. Olha que tipo de roupa.” Então, ele lembrou da visão que teve, o rosto era igual. A criança estava esbagaçada, os pés torcidos para trás, os ossos expostos, os olhos fora da órbita de sua face. Estava esbagaçado por um carro. Ele lembrou da visão, chamou o irmão, disse: “Irmão, irmão Moore, veja se está aí, veja se está escrito aí na página branca da Bíblia?” Então, o irmão pegou aquilo e disse: “É a mesma roupa, e a mesma cor, o mesmo tipo de corte de cabelo.” Então, quando ele viu que era a mesma coisa então ele disse para as pessoas: “Se essa criança não ressuscitar eu colocarei uma placa nas minhas costas dizendo: eu sou um falso profeta! Porque tem uma profecia, ele ressuscitará agora.”
Ele simplesmente se pôs de joelhos, disse: “Senhor, cumpre agora a Tua Palavra! Cumpre aqui Tua promessa!” E chamou a criança de volta a vida e os pés se endireitaram, e os olhos voltaram para seus lugares, e a criança se levantou sem nenhum arranhão! E aqueles soldados comunistas olharam para aquela cena, lágrimas desciam dos seus olhos, disseram assim: “Vale a pena crer em um Deus que ressuscita os mortos!” Meus amigos, esse homem, Billy Graham se associou a ele atrás de fama, porque quem não quer estar perto de um homem que tem esse dom?
Oral Roberts se associou a ele e muitos pregadores. Tommy Osborn está vivo até hoje e os seus livros são os mais vendidos nas prateleiras da cidade, como o livro “Curai Enfermos, Expulsai demônios”, “Impacto da Fé” e todas essas coisas. Uma série de livros, todo mundo compra os livros e Tommy Osborn. Uma igreja que é quem movimenta os livros de Tommy Osborn aqui no nosso país é a que recebe o nome de igreja da graça. Tem todos os livros e Tommy Osborn, mas nunca fala para as pessoas que Tommy Osborn conheceu o profeta de Deus, andou com ele e aprendeu a trabalhar, a orar pelos enfermos com este profeta de Deus.
Mas, diga-me. Por que será que esses homens não seguiu a Mensagem que ele pregou? Só quiseram os sinais, só quiseram os prodígios, só quiseram as maravilhas. As assembléias de Deus souberam usufruir muito bem esse dom, convidando-o para pregar na sua igreja, mas, a Mensagem que ele trouxe eles não quiseram. Fizeram a mesma coisa com Jesus, todos, eram cinco mil pessoas fora mulheres e crianças quando tinham pães multiplicados. Quando houve multiplicação de pães e peixes todos se alegraram, quando transformou água e vinho todos se alegraram, mas quando Ele pregou a Sua Mensagem, a Mensagem do Pai, disseram: “Duro é esse discurso! Não queremos ouvi-lo.”
Quando o profeta de Deus começou a entregar o recado de Deus, a Mensagem da restauração colocando as coisas em seus lugares, dizendo para as mulheres que os seus lugares não é, seu lugar não é nos púlpitos, falando para os homens para voltarem para a Doutrina Apostólica, a batizar corretamente em nome do Senhor Jesus Cristo porque nunca uma pessoa na Bíblia recebeu os títulos Pai, Filho, Espírito Santo, mas o nome Senhor Jesus Cristo! Foi assim todos os batismos realizados no livro de Atos, mas por que será que os restauradores, que os grandes pregadores, nunca ensinaram isso para o povo?
Quando o profeta de Deus começou a ministrar e a ensinar as pessoas a ministrar a ceia com o pão asmo e o vinho, disseram – “Puxa! Que negócio é esse? Estamos acostumados a comprar o pão na padaria de esquina, estamos acostumados ministrar a ceia com o pão com fermento, qualquer coisa, com bolinho e tal, com suco de uva!” – Isto é errado! Não é assim na Bíblia. – “Não! Não queremos voltar atrás, porque nos reunimos nove horas da manhã para a ceia.” – Eles convidam pelo horário – “Venham, meus irmãos, porque as nove da manhã teremos a ceia, as duas da tarde também.” – Onde já se viu ceia na Bíblia durante o dia? A ceia significa refeição da noite, na última refeição e a Bíblia diz: “Na noite que foi traído tomou o pão...”
Mas, por que será que durante todo esse tempo com milhares e centenas de pregadores e pessoas que se dizem cristã, mas ninguém quer seguir a verdade das Escrituras? Porque não tinha profeta e por isso se corromperam. Então, Deus enviou um profeta nesse tempo do fim para nos trazer de volta, para restaurar isto de volta para nós: a Palavra como Ela é! E assim foi feito. E Deus trabalhou através deste homem e sua Mensagem tem varrido os quatro cantos da terra. E quando isto atinge uma semente eleita, sabe o que eles fazem? Eles simplesmente se curvam, porque eles veem na Palavra: “O Senhor está no Seu santo templo, cale-se diante dEle toda a terra!”
Quando uma semente eleita é atingida pelo mover do Espírito, pela revelação da Palavra de Deus, ela diz – “Quem sou eu? Eu não dou nada! Com quem eu aprendi? Quem me ensinou, ensinou certo?” – Ora, os apóstolos sabiam a verdade que aprenderam com Jesus. O último apóstolo vivo foi João, o último que morreu, mas antes dele morrer ele passou a Doutrina verdadeira para Policarpo. Policarpo antes de morrer, ele passou a Doutrina verdadeira para Santo Irineu. Depois de Irineu a verdade foi soterrada e entrou a era das trevas e o trono de satanás, de acordo com Apocalipse, na terceira Era da igreja foi estabelecido e Roma dominou por quase mil anos. E ela dominou e destruiu e se tornou a religião oficial da santa madre igreja e movimentou tudo, virou tudo de ponta cabeça.
Quando começa a reforma protestante tentando se voltar para o original foi nos dias de Martinho Lutero, ele fez apenas uma pequenina parte e cada reformador fez uma parte. Mas, quem traria a total restauração seria um homem que viria com o ministério de Elias. E agora estamos fazendo a mesma coisa que Jesus fez, dizendo: “Elias já veio para esse tempo do fim!” Ele já veio e fizeram dele tudo que quiseram fazer. Mas tem uma coisa: quem ouve sua Mensagem então segue a Cristo! Porque foi assim no primeiro precursor e assim foi também no segundo. Há uma segunda vinda, há um arrebatamento! Mas, a Palavra, a verdade desse arrebatamento já foram entregues.
Deus enviou um profeta nesse tempo final para nos levar de volta as Escrituras, porque o fundamento é dos apóstolos e dos profetas do qual Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. Deus os abençoe! Obrigado pela atenção. Orem por mim e até nos encontrarmos outra vez. Deus vos guarde.
[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]
A Restauração Prometida - Download mp3
A Restauração Prometida - Download Pdf
A Restauração Prometida - Download Texto Word
TRANSCRITO POR: ELISANGELA FLORENCIO
DATA DA TRANSCRIÇÃO: 25/02/2025
DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO: 01 HORA, 29 MINUTOS, 31 SEGUNDOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário