Pesquisar neste blog

sábado, 29 de março de 2025

O Que Faço Com o Meu Dízimo?


QUE FAÇO COM MEUS DÍZIMOS

Tabernáculo Fé Perfeita - Doutrina da Mensagem

 

 

PALESTRANTE: IR. ROSENDO

LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO MORATO - SP

DATA DA PALESTRA: 08/10/2006

  

 

Somente crer, somente crer;

Tudo é possível, somente crer.

Creio, Senhor! Creio, Senhor!

Tudo é possível, creio, Senhor!

Nada a temer, nada a temer;

Tudo é possível, somente crer.

 

Nosso Pai Celestial, humildemente estamos na Tua Presença mais uma vez e Te agradecemos de todo coração pelo privilegio que temos de podermos pedir as coisas a Ti, o único Deus verdadeiro. Nós temos esse privilégio, este acesso ao Pai através de Jesus Cristo, nós temos este acesso ao trono da graça para alcançarmos as bênçãos do Senhor para nós que estamos tão necessitados nesses dias, Senhor. Pedimos perdão por nossos pecados, pedimos ajuda para este tempo que estamos vivendo, tempos difíceis e trabalhosos, quando cada vez fica mais difícil a batalha, mas nós temos sidos chamados não é para ficar na retaguarda, mas ir para a linha de frente para enfrentar realmente o adversário e mostrar para ele que Jesus Cristo continua vivo como o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Ajuda, Pai Bendito, a cada um dos Teus soldados valentes que vem nesta noite mostrando cicatrizes de batalha, das lutas que tem enfrentado no trabalho, nos seus lares, no dia a dia de suas vidas e que chegam aqui como soldados da cruz de Cristo que estão lutando pela fé que uma vez foi dada aos santos. No nome de Jesus Cristo nós Te pedimos que o Senhor nos ajude mais uma vez e que o ensinamento da Tua Palavra, Senhor, traga para nós refrigério, alerta, despertamento e que possamos mais uma vez nos desprender de tudo e ficarmos entregue em Tuas mãos. Para a Glória do Teu santo nome, Senhor Jesus Cristo, nós Te pedimos e Te agradecemos, amém.

 Somente crer, somente crer;

Tudo é possível, somente crer.

Somente crer, somente crer;

Tudo é possível, somente crer.

Aleluia! Boa noite, irmãos, no nome do Senhor Jesus. Estamos agradecidos mais uma vez por estarmos juntos e eu gostaria de logo em seguida convidar vocês desde já para ficarem de pé para lermos as Escrituras, que será no livro do profeta Isaías. No capítulo 1 do profeta Isaias onde nós tomaremos a nossa meditação para o nosso culto nesta noite. Agradeço a cada um de vocês, o esforço que fizeram hoje de estar na casa do Senhor por todas as coisas que Deus tem concedido para cada um de nós estamos sumamente agradecidos juntos, estamos aqui para festejar para termos esta festa espiritual diante de Deus. Isaías capítulo 1, versículo 17, está escrito assim:   

·       Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

·       18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

Amém. Pai Bendito, abençoe as nossas almas com a benção da Tua Palavra e que esse aprendizado nessa noite fique marcado em nossos corações como um tremendo acontecimento espiritual no nosso aprendizado mais uma vez. No nome de Jesus nós Te pedimos, amém. Amém. Podeis assentar.

Eu hoje não tenho quase, eu não tenho nenhum aviso, apenas transmitir para vocês o abraço, as saudações, dos irmãos de longe que nos telefonam ou nos mandam um e-mail, alguma coisa assim, ou carta e pede as nossas orações. E o desejo deles é estar em um culto como esse juntamente com vocês, porque eles só escutam aquilo que, os pedidos que fazem, a gente manda as gravações que podemos mandar e com isto estas pessoas tem de uma certa forma se alimentado e tem tido material para que possam levar a Doutrina para mais alguém e esse mais alguém leva para mais alguém até que isto chegue a ser discutido entre o clero, plenário e todas estas coisas, porque tem de partir de algum lugar para que os assuntos sejam levados a discursão.

E eu me sinto muito honrado em poder pregar para vocês o que temos pregado, ultimamente nós estamos levando para as pessoas uma série a respeito dos benefícios da revelação da Doutrina de Cristo, estamos já creio que no culto de número 8, é, de número 9. E esses cultos só tem trazido para nós um aprendizado mais elevado, mais alto e nos tem dado um certo temor, um certo tremor. A gente treme nas bases porque eram coisas que a gente, tínhamos deixado passar por alto porque não tínhamos era maturidade para comer determinados alimentos, mas o tempo tem chegado quando nós precisamos aprender estas coisas.

Mas, eu recebi um telefonema esta semana, entre quarta e sexta e quinta-feira, e, por causa deste telefonema eu gostaria de tratar de um assunto com vocês. Eu vou olhar bem ali para o relógio para ver o meu horário e para não ficar muito tarde hoje, porque nós teremos duas partes aqui, eu preciso no mínimo vinte e cinco minutos para a primeira parte e mais uns vinte e cinco para a segunda parte para cearmos. Então, eu creio que será suficiente. E o que eu quero tratar com vocês, não só para vocês, mas os irmãos de longe, os irmãos de fora, não sei se estão ouvindo bem, a respeito de dízimos.

Aqui onde nós acabamos de ler nós encontramos o profeta, Deus através do profeta Isaías, nos convidando para discutir os assuntos. Eu sei que teria muitos outros assuntos hoje para tratar com vocês, mensagens boas, ensinamentos pesados como vocês têm participado, mas nós precisamos aprender isto mais um pouquinho para, porque eu sei que alguém está precisando dessa ajuda. O telefone do irmão dizia que ele não acreditava nos dízimos. Ele disse – “Eu não creio em dízimos e estou ensinando as pessoas a não dizimarem porque o dízimo é da lei e nós não estamos mais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Bem, há uns dois anos atrás, três anos aproximadamente, nós pregamos algo a respeito de dízimos e ofertas e o título daquele culto foi: Do Mundo não Levaremos Nada. Eu me lembro até hoje, não sei se alguém de vocês já ouviu isso, mas isso está gravado e a disposição. “Do Mundo não Levaremos Nada”, onde falamos um pouquinho sobre dízimos e ofertas. Vou voltar a falar nesse assunto nesse culto e talvez demoremos ou nunca mais falaremos, não é? Porque vocês que me conhecem minha linha de mensagem como é que é, eu não trato em assunto de dinheiro em quase ocasião nenhuma, vocês são testemunhas disto.

Mas, por causa desse telefonema e, então, eu fiz uma pequena pesquisa a respeito de dízimos, o que as pessoas estão ensinando sobre dízimos por aí a fora e em poucos segundos, em poucos segundos, até mesmo a enciclopédia livre está tratando, falando do assunto e deixou disponível cento e setenta mil páginas a respeito de dízimos. Cento e setenta e três mil páginas. Para que vocês entendam que o assunto está sendo muito comentado, muito fomentado, nesse tempo. Bem... Uma série de pessoas, de irmãos denominacionais, de todos os segmentos, eles têm levantado a bandeira contra o dizimar e eles tem o seu argumento bíblico dizendo que o dízimo é da lei, é algo que era uma sujeição da lei e uma vez que estamos vivendo no tempo da graça nós não precisamos ficar nessa sujeição.

E eles dizem – “Se for para dizimar nós teremos então que circuncidar, guardar os sábados, as festas, as luas novas e todas estas coisas.” – A outra ala, não é? Pregam a respeito do dízimo de uma forma famigerada a ponto de não terem coragem de pregar a verdade para as pessoas porque senão o povo não dizima. Então, nós temos aí os dois extremos. Aqueles que estão levantando a bandeira contra os dízimos, eles têm muitos argumentos, um deles é que não vão encher a barriga de ninguém, outros é que não vão se acabar trabalhando para outros ficarem sem fazer nada, apenas comendo às custas dos outros, outros dizem que não vão trabalhar para que pastor ande em carro do ano e todas estas coisas.          

Bem, eles, as pessoas, aqueles que recebem usam o dízimo como querem ou desejam usar, mas nós temos um modelo bíblico de como fazer estas coisas. E o que eu quero deixar aqui para vocês não são meus pensamentos, meus argumentos, é apenas o que o mensageiro de Deus falou a respeito deste assunto, algumas coisas, algumas coisinhas que ele falou e eu espero que isto ajude os irmãos de longe, não é? Que às vezes fazem perguntas, às vezes, bem, cada um tem um problema e eles contam, contam os casos que tem acontecido no ministério, nas igrejas locais, aquela coisa toda e por isso eles deixam de fazer, de cumprir com este compromisso que para alguns já não é mais compromisso porque se livraram da lei, estão debaixo da graça.

Então, para nós que não estamos no sistema denominacional, para nós que não estamos no sistema de homem, para nós que não estamos sob teologia humana porque nós temos recebido nesses últimos dias uma vindicação, uma Mensagem vindicada pelo próprio Deus, então, nada melhor do que procurar saber o que o mensageiro de Deus pregou sobre este assunto. Não é?! E, eu queria começar com vocês lendo o que o irmão Branham disse na mensagem HEBREUS CAPÍTULO 7 – 1ª PARTE, no parágrafo 10, ele disse assim:

*    Agora, esta noite, nós vamos começar por uma pequena lição de ensinamento. E se eu... não creio que chegaremos (talvez esta noite) a... Este é o grande capítulo de ensinamento sobre o dízimo, para a igreja. E é um grande assunto, no qual poderíamos ficar por semanas e semanas, sobre esta única coisa: Como Abraão pagou dízimos a Melquideseque, e se isto é essencial.

Então, é essencial para nós hoje, nós que vivemos no tempo da graça, foi modificado alguma coisa sobre, entre o Velho Testamento e o Novo Testamento? Há alguma proibição no Novo Testamento ou alguma coisa dizendo que ainda temos que ser dizimista? Nós encontramos uma Escritura onde Jesus está censurando os escribas e os fariseus, eu não vou citar todas as Escrituras que fala sobre o assunto porque vocês conhecem a Bíblia, não será necessário, apenas para tomarmos a base aqui onde Jesus censura os escribas e os fariseus e Ele diz assim:

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dizimais o endro, o cominho, sabe, todos, dos temperos, da fruta, legumes e tudo. Dizimais tudo isto e deixas de praticar a penitencia, o amor, a dedicação, essas coisas.”

Vocês conhecem as Escrituras. Bem, o grupo de pessoas que tem levantado a bandeira contra o dízimo, eles dizem que ali Jesus estava censurando os fariseus porque eles estavam sob o julgo da lei, estavam, com aquilo, colocando um julgo também sobre as pessoas. Aqueles que mostram que o dízimo passou para o Novo Testamento como um compromisso entre os fiéis para com a igreja, eles mostram que nesta parte Jesus está censurando os escribas e fariseus por serem de uma forma, dizimista de uma forma escrupulosa, não deixava passar nada sem dizimar, no entanto, o essencial para uma vida cristã eles estavam deixando de fazer.

Agora, o centro disso é que Jesus ali estava mostrando o quanto que eles eram sinceros em uma parte, mas na outra parte eles estavam deixando aquilo de lado. Jesus disse assim olha:

·       deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

O que eu encontro nessas Escrituras? Eu encontro Jesus dizendo que a questão de dizimar era um dever, mas a outra parte também é dever. E se você fazer uma parte sem a outra, era melhor que não fizesse. Nós poderíamos citar a mesma questão a respeito das ofertas. Não é simplesmente ofertar. Sabemos que a obra de Deus precisa das nossas doações, ofertas e todas essas coisas, mas não adianta nada ofertarmos com qualquer tipo de vida. Jesus disse: “Se você tem, se você vem trazer sua oferta, mas você descobre que tem algo contra alguém, tem alguma coisa errada no meio, então, é melhor, não faça, vá primeiro, acerte aquilo! Depois venha e faça.” Então tem um valor mui tremendo nessas coisas, por isso o irmão Branham disse que faz parte da adoração. Na mensagem PERGUNTAS E RESPOSTAS Nº 14, parágrafo 181:

*    Qualquer dia quando começarmos, eu quero tirar uma noite... Há algum tempo atrás antes de eu deixar o tabernáculo eu saí aí e tirei cerca de duas ou três semanas em assuntos apenas como estes e fui diretamente através disto e mostrei o que eram os dízimos na igreja.

Então, não me interessa o que prega tal igreja, o que prega tal grupo, o que prega tal denominação, para mim hoje nessa Mensagem me interessa saber que pensamento Deus trouxe para nós através do Seu servo, o Seu profeta. Tá. Então, na mensagem TRATANDO, aliás, AS SETENTAS SEMANAS DE DANIEL, o irmão Branham disse que quando nós fazemos isto estamos apenas cumprindo o nosso dever, o nosso dever ou tratando de fazer o que é correto. AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL, é o parágrafo 14. A terceira parte das SETENTAS SEMANAS DE DANIEL.  

*    Essa gente paga os dízimos. Não apenas vem, eles trazem seus dízimos e ofertas, e as trazem à casa do Senhor, tratando de fazer o que é correto.

Este foi o pensamento do irmão Branham. Bem, o irmão Branham chega a dizer que esse é um assunto melindroso para nós, membros, para nós igreja. E na mensagem ORDEM, ORDENAÇÃO DE DIÁCONO, o profeta do Senhor, ele falando a respeito de como tem eleições para diácono, para pastor e todas estas coisas e ele disse que essas eleições quando é para tirar o diácono, pôr o diácono, administrador ou ministro, então, precisa-se do povo para votar porque não é alguém que elege alguém, a igreja que precisa eleger ou tirar.

Então digamos, amanhã ou depois, daqui um mês, daqui um ano, daqui há dois meses, não sabemos, poderemos chegar em um consenso, chegar em um acordo que precisamos, eu precisaria aqui ser substituído por outra pessoa e vocês teriam livre opção a respeito disso para escolher alguém para colocar no meu lugar. E com toda certeza eu me assentarei para ouvir estas pessoas que vocês que tem aprendido a respeito dessas coisas, vocês escolherem. Descerei as escadas, ouvirei de qualquer lugar, me sentarei para ouvir. Essa era a humildade que eu creio que todo pregador deveria ter.

Mas o irmão Branham na mensagem ORDENAÇÃO DE DIÁCONO, ele disse que estas reuniões quem deve participar dela. Não seria próprio para nós no momento de uma decisão quando a igreja precisa estar de uma forma coesa, unida, para decidir a respeito de um assunto importante que é para ela, como colocar um diácono, ou – “Olha, esse irmão, ele não serve para continuar, precisamos eleger outro.” – Assuntos importantes que depende do voto da igreja e você não poder participar. O irmão Branham disse: “Essas reuniões, essas eleições, devem serem feitas pelos membros da igreja. E os membros são aqueles que são constantes, que estão nos cultos e dizimando e ofertando.” Esses são os membros da igreja.

Agora, eu, o que eu fiz quando eu li isto na mensagem? Eu não cheguei e preguei para a igreja, eu tirei cópia da mensagem que eu tinha e passei para cada um de vocês que estavam na época. Eu disse, não preciso chegar de púlpito e ler isto para os irmãos. Eu tirei cópia, tirei xerox da mensagem e deixei a disposição porque se vocês forem ler aquilo, então, não precisa de a gente chegar aqui na frente e ensinar essas coisas, você já está lendo. Bem. Observe o que acontece, como nós somos, como é o ser humano, como é a natureza humana. Eu estava presente uma vez quando o ministro foi ministrar uma pessoa para o batismo e lá na beira da água, na lagoa, umas vinte, quinze a vinte pessoas ali, a igreja estava no início naquela cidade. 

E na hora que aquele irmão... veio de uma denominação, era um pregador do Evangelho e na hora que foi ministra-lo, falar sobre batismo, aquela coisa, para depois descer as águas, uma das perguntas foi essa – “O irmão crer nos dízimos?” – Ele respondeu assim – “Eu creio, mas não aceito que pregue para mim.” – Bem, essa pessoa não deveria nem ter sido batizada mais. Já pensou você vir pedindo batismo, sabendo o que é o batismo, já mostrando que é rebelde a esse ponto? – “Eu creio, mas não aceito que ensine isso para mim.” – Essa pessoa não permaneceu na igreja, passou um bom tempo, mas deu problema até o último dia, deu problema até o último momento. Entende?

Tá. A forma de dizimar o irmão Branham disse que é a confiança que você tem naquilo que você está ouvindo. Se você não tem confiança, então, claro que você não deve cumprir com isso. Mensagem CONTAGEM REGRESSIVA, parágrafo 6:   

*    Agradeço a todos vocês. Quando vocês estão aqui, eu encontro no - nos dízimos e coisas que vocês pagam, esta é sua confiança em nós, que isto será para o Reino de Deus. Agora, somos responsáveis por aquilo, vêem, e temos que prestar conta disto.

Não é você que presta conta, você presta conta do que você faz, do que você traz, mas depois que isso entra na igreja então a responsabilidade é de quem recebe, prestar conta daquilo.

*    Então queremos observar tudo que fazemos, para fazermos cada movimento tão perfeito quanto possa ser, da maneira que nosso Senhor desejaria isto, porque não sabemos a que hora Ele nos chamará para respondermos e então darmos conta de tudo que vem no nosso caminho.

Irmão Branham, para que seria os dízimos? Ele disse que os dízimos são para ajuda. Tem uma necessidade que precisa da ajuda, os dízimos são para isto. mensagem CRISTIANISMO CONTRA A IDOLATRIA, parágrafo 3:

*    Quase todos eles não só vêm, mas também trazem seus dízimos para coloca-los aqui na igreja para a ajuda.

Bem, como é que eu faço? Tem pessoas que nos ligam, tem pessoas que nos procuram e diz – “Olha, eu passei por problemas, eu estava com dividas, eu tive que fazer isto, tiver que fazer aquilo. Como eu faço? Como devo fazer?” – Bem, na realidade Deus é dono do ouro e da prata, Ele não precisa de dinheiro, então, é o primeiro pensamento que nos vem, então, eu vou me preocupar primeiro com a minha vida particular. O irmão Branham nos ensinou isso na mensagem CRISTO É REVELADO EM SUA PRÓPRIA PALAVRA, parágrafo 13:

*    Eu recordo daquela vez que eu era um rapaz e fiquei doente. Eu saí do hospital devendo cerca de dois mil dólares. E havia uma farmácia aqui, do Sr. Swaniger, eu lhe devia cerca de trezentos ou quatrocentos dólares em remédios.

O resto é para o hospital.

*    Ele nem mesmo me conhecia. E o homem... Eu cheguei até ele. Eu não o conhecia, e ele simplesmente enviava isto lá para cima (o remédio, não é) de qualquer maneira, nunca recusou mandar; e eu disse, “Eu te devo”. E disse...Eu creio, não era o Swaniger, era o Sr. Mason lá na avenida Court e Spring. E eu disse, ...

Esses nomes vocês sabem, não é, eu não sei ler inglês, mas os nomes não são traduzidos, é do jeito que é na língua lá, então não sei como dizê-los direito.

*    E eu disse, “Eu lhe devo. E eu - e permaneço terrivelmente fraco, mas estou tentando ir trabalhar. Agora, se eu não puder te pagar...” Eu havia acabado de me tornar um cristão; eu disse, “A primeira coisa, Sr. Mason, como meu dever para com Deus, eu devo a Ele nos meus dízimos. E eu quero pagar a Ele os meus dízimos primeiro”. E eu disse, “Então o meu dever seguinte é pagar as minhas dívidas”.

Nós fazemos diferente, pagamos primeiro a dívida, depois se pudermos dizimaremos. O irmão Branham disse: O meu primeiro dever como cristão é acertar com Deus primeiro.”

*    “Então o meu dever seguinte é pagar as minhas dívidas”. E eu disse, “O meu pai é doente e ele - e temos...Na família somos dez filhos”. Mas eu disse, “Eu... Se eu não puder te pagar mais do que vinte e cinco centavos daquela conta em cada dia de pagamento... Se eu não puder te pagar nem mesmo os vinte e cinco centavos, eu virei e lhe direi sobre isto. Eu lhe direi, “Eu - eu não posso fazer isto desta vez”. Agora, ...

Para nós ele diz assim:

*    ... pela ajuda de Deus, eu paguei cada pedacinho daquilo. Vê? É isto que quero dizer.

Não foi ele acertando primeiro com Deus que ele ficou sem pagar para aquela pessoa. Bem, a razão porque às vezes, ou a maioria das vezes, o povo não escuta a verdade nos cultos, a razão porque as igrejas são lotadas e cheias é porque as pregações são muito mole, muito, sabe, tapinha nas costas, porque os pregadores tem medo de falar a verdade para as pessoas porque se eles falarem a verdade as pessoas irão embora, não dizimarão. O irmão Branham disse isso na mensagem DEMONOLOGIA - ESPÍRITOS SEDUTORES parágrafo 104:

Sua igreja tolera isso?

As coisas erradas, não é?! Corte de cabelo, pinturas, roupas de homens, homem vivendo qualquer tipo de vida. Não tenho que explicar aqui tudo, os pormenores. Não é?! Mas, ele citou uma série de coisas que acontece e ele disse:

*    Sua igreja tolera isso? Seu pregador tem medo de dizer qualquer coisa, com medo de que não lhes sejam pagos os dízimos mais. Esta é a razão. Este é o problema. Oh! Como você pregará para um grupo de pessoas desprezíveis a não ser que você os tenha convertido e se consertem com Deus para começar? Eles estão revolvendo com seus narizes coisas mortas o tempo todo. O que você precisa é de se livrar, e de um velho antiquado avivamento para varrer de costa a costa e colocar homens e mulheres certos com Deus. Livremo-nos das coisas do mundo! Libertemo-nos daquela bonita e delicada pregação, amém, e preguem o Evangelho. Assim disse Deus! “Se você ama o mundo ou as coisas do mundo, o amor de Deus não estará em você”.

Ver? Mensagem DEMONILOGIA – ESPÍRITOS SEDUTORES, parágrafo 104. Continuando esse mesmo assunto, medo que as pessoas não paguem por isto a pregação é muito maleável. HEBREUS CAPÍTULO 7 – 1ª PARTE, parágrafo 156:

*    E você quer me dizer que você se veste dessa maneira e sai lá para algum outro propósito?

Ele estava falando com as mulheres que saiam despidas.

*    Você diz: “Bem, é mais refrescante.” Você está contando estória. Não é mais refrescante. A ciência prova que não é mais refrescante. É um... É a concupiscência que veio sobre você, irmã. Você não entende isto. Eu não estou tentando te ferir, mas eu estou tentando te advertir. Uma mulher de muita moral, simplesmente tão limpa quanto possa ser, uma pequena boa dama, anda com estas coisas na rua, inconsciente do que ela está fazendo, porque algum pregador apóstata ...

Quer dizer, desviado da verdade.

*    ... porque algum pregador apóstata está com medo de que seu marido não pague mais seus dízimos na igreja.

Como é que o pregador vai chamar aquelas irmãs a atenção e dizer – “Olha, você está se vestindo imoralmente. Você está cometendo adultério, você está provocando adultério.” – Misericórdia! E os dízimos daquele homem, do marido dela? Nunca mais entram na igreja se ele fazer isso, então, por isso é – “É, você sabe, irmã. Assim está tudo bem.” – Entende? Porque ele quer é o prato da coleta cheio, simplesmente isso e não tem nenhum compromisso com as almas das pessoas.

*    Se ele alguma vez tivesse encontrado Melquisedeque, ...

Está falando para o pregador.

*    Se ele alguma vez tivesse encontrado Melquisedeque, ...

Quem era Melquisedeque? Rei de Salém, Deus mesmo, Elohim Jeová, que se encontrou com Abraão e naquele encontro Abraão deu para Ele o dízimo de tudo. Então, aqui está o irmão Branham agora fazendo esse lembrete:

*    Se ele alguma vez tivesse encontrado Melquisedeque, ele não pensaria essas coisas; ele pregaria o Evangelho. Se isto escaldasse o couro de suas costas, ele pregaria Isto de qualquer maneira. Isto é exatamente certo.

Amém! Então, fizeram uma pergunta para o irmão Branham: “Irmão Branham, pode uma pessoa não dizimista ir para o céu?” Isto está na mensagem DEUS SENDO MAL ENTENDIDO – PERGUNTAS E RESPOSTAS Nº 13, se não me falhe a memória. Mensagem DEUS SENDO MAL ENTENDIDO precisamente no parágrafo 45:

*    “Irmão Branham, pode uma pessoa não dizimista ir para o céu?”

Ele disse:

*    Eu - eu não poderia dizer “Sim” ou “não” para aquilo. Mas eu realmente creio que cada Cristão está obrigado a pagar os dízimos porque é um mandamento do Senhor. “E bendito é... são aqueles que cumprem todos os Seus mandamentos, para que eles possam ter o direito de entrar na Vida, na Árvore da Vida”. Agora, eu realmente creio que pagar dízimo é essencial numa experiência Cristã. Pois eu chegarei naquilo em outra pergunta em poucos momentos, eu sei que há outra aqui que pertence àquilo.

Então, nessa resposta que ele deu, ele disse: “Eu não diria “sim” ou “não” se a pessoa poderia ficar longe do céu por não ser dizimista.” Ele disse: “Eu não diria “sim” ou “não””. Mas, ele deixou a outra parte para a pergunta seguinte. E a resposta seguinte eu não a tenho, procurei em todas as minhas mensagens e não encontrei a outra parte, não é, porque a minha mensagem DEUS SENDO MAL ENTENDIDO está dentro de alguma caixa aí para cima e eu não encontrei hoje a tarde. Mas, na outra parte naquela mensagem ele diz: “Isto responde aquela primeira pergunta.” Se a pessoa vai ou não para o céu. Então, quem tiver essa mensagem dê uma olhada nela ou depois a gente tira xerox.

Agora, a mesma pergunta que Deus fez através do profeta Malaquias, creio que é Malaquias: “Roubará o homem a Deus?” O irmão Branham falou sobre isto na mesma mensagem DEUS SENDO MAL ENTEDIDO, parágrafo 111. Ele disse:  

*    Correto, se você... Isto é correto, o que a Bíblia diz em Malaquias, capitulo 4, “Um homem roubará a Deus? E você diz, ‘Onde Te roubamos?’ Nos dízimos e ofertas para Minha casa, e provai-Me”, diz o Senhor, “se Eu não vos abrir as janelas do Céu, e derramar sobre vós benção tal, que dela vos advenha maior abastança”.

Bem, para aquelas pessoas, aquelas pessoas que fazem isto, fazem suas doações, traz para casa do Senhor aquilo, fruto do seu trabalho, o irmão Branham disse que depois que você tem de volta é porque você tem parte nisso. Vocês estão assentados aí porque vocês fizeram isto e tem esse lugar porque faz parte disso. Eu estou falando no geral como um todo. A mensagem ESTREITA É A PORTA, parágrafo 32, ele disse:

*    Vocês ajudaram a fazer isso, vocês mesmos, com o pagamento dos seus dízimos que vocês me enviam. Isso é o que faz isto. E eu desejo que vocês saibam que, de tudo isso, vocês têm uma parte disso. E no grande e glorioso dia por vir, Deus lhes recompensará isso. Está vendo, ...

Porque o que vocês fizeram, o que vocês ajudaram, foi uma maneira, uma forma de que a pregação possa ter sido levada adiante. E você fazendo isto você não fez nada a mais a não ser cumprindo com a sua obrigação, com o seu dever, com o seu compromisso como cristão. Mas ao cumprir com o seu dever, você fez com que outras pessoas tivessem acesso aquilo que você tem e que eles de alguma forma não podem ter. Tá. Isso é Deus pondo as coisas em ordem, quando ele falou sobre isto na mensagem QUE É O ESPÍRITO SANTO? parágrafo 115:

*    Quando Deus estava pondo as coisas em ordem, disse: “A todos vocês os levitas, vos tenho chamado e vos tenho feito sacerdotes. E todos vocês irmãos, a outras -- as doze tribos -- e não -- outras onze tribos pagarão a vocês o dízimo.” Quando obtiverem -- nove medidas de maçãs, separem uma medida para os levitas.

Já pensou se Deus tivesse dito para separar nove para os levitas e ficado só com uma? Ele mandou separar uma e ficar com nove, já pensou se Deus tivesse pedido ao contrário? Mas, já encontrei alguém que pegava, separava e entregava nove e ficava somente com uma. Observe.

*    E todos vocês irmãos, a outras -- as doze tribos -- e não -- outras onze tribos pagarão a vocês o dízimo.” Quando obtiverem -- nove medidas de maçãs, separem uma medida para os levitas. Quando vocês passarem suas ovelhas através do -- do corredor aqui, apanhem a décima ovelha. Não importa se é pequena, grande, gorda ou pobre; essa pertence aos levitas. “Agora, os levitas, quando vocês obtiverem tudo isto, então dizimem também ao Senhor.

Então, os dízimos que vocês trazem daquilo ainda é tirado a décima parte e enviada para mais alguém. Isso se chama dízimo dos dízimos.

*    Vocês levarão a cabo a oferta movida e as outras diferentes ofertas. Vocês dizimem ao Senhor.”

Mensagem QUE É O ESPÍRITO SANTO? Parágrafo 115. Bem, onde se deve entregar os dízimos? Nós temos pessoas que não fazem parte da comunidade, por assim dizer, nós temos pessoas que nunca assistiram um culto e, no entanto, essas pessoas dizimam. Foi, não foi, está enviando os dízimos, nunca assistiram um culto conosco. Onde devo entregar meus dízimos? Mensagem PERGUNTAS E RESPOSTAS Nº 2 parágrafo 183, o irmão Branham nos ensina:

*    Porém quando tu pagas dízimo... Realmente onde deves os dízimos é onde obténs teu alimento.

A não ser que não esteja recebendo alimento. É aquela coisa, ovelha é dado pasto e ela dá leite, a gordura, o pêlo, seja o que for, daí vem isso o que o irmão Branham disse.

*    Realmente onde deves os dízimos é onde obténs teu alimento. “Trazei todos vossos dízimos a minha casa de tesouro, diz o Senhor (é certo?). E provai-Me então nisto, diz Deus, se não vos abrirei as janelas do Céu, e derramarei sobre vós bênçãos tais que superabunde”. Desafio a qualquer homem ou mulher que não seja um dizimista a aceitar isso.

Agora, dizima-se aonde se recebe alimento. Mas, como? Quando foi dito a respeito dos dízimos foi dito: “Trazei para que haja mantimento na minha casa.” Então, o que você pensava ou o que sempre vem na nossa mente sobre isso? “Para que haja mantimento na minha casa.” Então, você vem para comer e beber? Será que é para isso? Quando Paulo falou da ceia e ele disse: “Olha, se você tem fome coma em casa.” Aí você poderia responder para Paulo – “Mas, eu estou no lugar onde dizimo, é aqui que tem que ter o alimento.”

Então, é exatamente aqui que você tem que se alimentar, esse alimento precisamente está se falando da Palavra! É onde você alimenta a sua alma, seu espírito, porque tem alguém que tem que estar ali para trabalhar naquilo, para cuidar disso, para preparar o alimento, para cozinhar o alimento, mexer a panela e te entregar o prato prontinho para você comer.

A respeito do dízimo dos dízimos, PERGUNTAS E RESPOSTAS Nº 2 parágrafo 184:

*    Posso permanecer aqui até a madrugada só lhes contando o que sucedeu quando vi isso e em que condição me encontrava. Porém tão leal como jamais pude, paguei os dízimos. E quando tomava meu próprio dinheiro da igreja aqui ou de minhas campanhas, colhia mais... dava um décimo. Então o dava a ministros e dava o resto deles a ministros. Quando não podia fazer isto, então a coisa que fazia: retinha dez por cento e a Deus dava noventa.

Quando ele não entregava aquilo para outros pastores, e o dinheiro de campanhas, das ofertas que saiam em suas campanhas, ele, então, tirava dez por cento e noventa por cento entregava para as missões, para a evangelização. Bem. O que aconteceu com isto? 

*    E logo, quando a lei me disse que não podia fazer isso, ...

A lei disse: “Você não pode fazer isto, você não pode então ficar, entregar noventa por cento e ficar com dez. está contrariando a lei.”

*    ... e se o fazia estava encarregado por isso, logo tive que toma-lo e passa-la a missões estrangeiras e assim sucessivamente e então só tomar um salário disso de cem dólares semanais e disso pago os meus dízimos.

Então, o homem que trouxe a revelação que nós conhecemos, se o dízimo fosse da lei do Antigo Testamento ele não teria sido tão claro para nós. E não era porque ele precisava de dinheiro, que estava atrás de dinheiro, queria enricar com dinheiro ou montar império com dinheiro. Nasceu pobre, viveu pobre, morreu pobre. E poderia ser a pessoa mais rica do mundo se assim o quisesse, para isso ele foi enviado para orar por reis, monarcas e demais, mas nunca foi como Balaão que amou o prêmio da injustiça. Bem. É do Velho Testamento e não do Novo, irmão Branham disse que é do Novo Testamento.

 Mensagem PERGUNTAS E RESPOSTAS Nº 2 parágrafo 185.

*    Sim, senhor! Eu creio em pagar dízimos. É uma das bênçãos de Deus que tem sido provadas ser uma benção. Você diz: “Isso é do Antigo Testamento”. O é também do Novo Testamento. Sim, senhor!

Porque as pessoas, as igrejas, que tem, geralmente são grupos de empresários, são pessoas que tem dinheiro, são empresários que abrem igrejas para si e não precisa realmente viver às custas da igreja. Então, eles rapidamente para ganhar membros, porque as pessoas não querem ser fiéis mesmo, então, eles pregam contra o dízimo, então a igreja enche de pessoas. – “Aqui não precisa pagar dízimos.” – É assim a, foi assim, muitas, eu poderia citar o nome de algumas delas aqui, mas isso fica gravado e não precisa, não é, deixar determinadas coisas registrada porque o povo que ouve já sabe do que estamos tratando, de que estamos falando.

Tá. Aí dizem – “Nós não estamos debaixo da lei.” – Agora, essas pessoas não conhecem a Bíblia porque o dízimo não é da lei, o dízimo foi antes da lei. Antes da lei já existia a graça. Quando o homem estava caído, no pecado, e a lei, se existisse ali a lei poderia puni-lo, mata-lo, condena-lo, a graça entrou antes da lei primeiro em ação e disse: “A semente da mulher virá para resolver esse problema.” A graça já entrou em cena. Abraão, aquele que recebeu a promessa foi quem primeiro pagou dízimos. Bem, Abraão estava dentro daquela promessa do nascimento do filho e aquilo passou, vocês sabem, muitos anos, vinte e cinco anos para se cumprir a promessa.

Nesse meio tempo ele se encontrou com Melquisedeque e dizimou, daí veio Isaque. Isaque alcançou a maioridade, foi buscado Rebeca para se casar com ele, então, ali nasceu Jacó e Esaú. Esses dois moços tiveram que alcançar a maioridade para poderem se casarem também e depois que se casaram geraram filhos. Você lembra agora do tempo de José, depois de tanto tempo Jacó desce com setenta almas aproximadamente para o Egito. Lá é que se multiplica, passa-se quatrocentos e trinta anos aproximadamente para poder Deus levantar Moisés. Quanto tempo já depois de Abraão? E depois Moisés passa quarenta anos no aprendizado no Egito, quarenta anos no deserto, lá, pastoreando os rebanhos de Jetro, seu sogro.

E depois disso é que ele vai para o Egito de volta com a mensagem de libertação, tira o povo do Egito. Passa-se quarenta anos peregrinando no deserto. E nessa peregrinação é que então é instituído no livro de Levíticos, se não me falhe a memória, a questão do dízimo para a tribo de Levi porque eram pessoas que não tinham herança, não tinha trabalho como os outros no campo trabalhando ou qualquer coisa, porque eles ficavam ali no templo para cuidar das coisas da casa do Senhor. Então foi dito: “Essas pessoas aqui, a tribo de Levi, cuidarão do sacerdócio, dos cantores, dos tocadores, aquelas pessoas que estarão no templo. Então os outros trabalham e dizimarão uma decima parte para alimentá-los.”

O dízimo é da lei? Muitos anos, não sei se seiscentos anos antes da lei aproximadamente isso, ou até mais. Eu tenho as contas aqui em cima anotado, mas agora eu não poderia falar de cor quantos anos é o dízimo antes da lei. Aí o irmão Branham disse: “Se você é filho de Abraão você faz as obras de Abraão.” O que é a obra? Então tá. Para que são os dízimos? São perguntas que podem surgir para nós: Para que realmente é os dízimos? Mensagem PERGUNTAS E RESPOSTAS Nº 14, no parágrafo 176 o profeta disse:

*    Bem agora, aqui - aqui está uma coisinha melindrosa para a igreja agora. Não, corretamente os dízimos tem que ir para o ministro.

Porque a pergunta que fizeram para ele foi esta: “Irmão Branham, os dízimos podem serem usados para construção do tabernáculo, para construção da igreja?” Para sustentar órfão, viúva, qualquer coisa desse tipo, não é?! Aí o irmão Branham quando respondeu, ele disse:

*    ... aqui está uma coisinha melindrosa para a igreja agora.

Por que melindrosa para a igreja? Porque geralmente as pessoas não aceitam. Ele disse:

*    Não, corretamente os dízimos tem que ir para o ministro. Isto é certo! Na Bíblia eles tinham uma caixa ...

Se for para falar em construção.

*    ... eles tinham uma caixa que colocavam à porta no Velho Testamento quando o - na edificação. Esta caixa servia de fundo onde as pessoas depositavam ali... Vocês já leram isto muitas vezes no Velho Testamento. Eles mantinham as construções e coisas assim... todos os reparos no edifício eram tirados daquele fundo.

Veja. Preste atenção, não deixe nada lhe perturbar.

*    ... todos os reparos no edifício eram tirados daquele fundo. Porém um décimo daquilo ia - um décimo dos dízimos - todos seus dízimos iam para seus sacerdotes, seus pastores. Sim, os dízimos não vão para nada mais.

Mas, o que precisamos fazer? Então, nós precisamos agora, quem recebe os dízimos, pegar daquele dízimo então e doar como oferta para poder manter o santuário, evangelização, qualquer coisa. Entende? Ou deixaremos de evangelizar, tiraremos programas do ar, não conseguiremos pagar nada disso, porque usaremos o dízimo para isto, veja.

*    todos seus dízimos iam para seus sacerdotes, seus pastores. Sim, os dízimos não vão para nada mais.

No parágrafo 177 da PERGUNTAS E RESPOSTAS Nº 14, ele disse:

*    Eu conheço pessoas ...

Porque essa foi a pergunta que fizeram para mim, uma irmã perguntou para mim – “Escuta, e se eu ...” – Ela trabalhava e ela disse – “Se eu pegar meus dízimos e, eu não quero entregar na igreja porque eu estou meio assim e eu não confio muito, não sei o que eles fazem com o dinheiro e eles não pregam muito bem, não pregam certo. O que eu faço? Então, eu pensei em comprar cesta básicas e levar para pessoas carentes, necessitadas.” – Eu respondi, enquanto ela cortava meu cabelo, eu respondi exatamente o que o irmão Branham disse aqui: PERGUNTAS E RESPOSTAS Nº 14.

*    Eu conheço pessoas que pegam seus dízimos e os dão para uma mulher viúva. Isto é errado. Se você tem qualquer coisa para dar à viúva, dê a ela, não lhes dê o dinheiro de Deus ...

Você pode dar, ajude. Pode ajuda-la em suas necessidades? Ajude, mas não essa parte, não a décima parte.

*    Em primeiro lugar ele não é seu. (Aquela décima parte.) Ele é de Deus!

Em uma outra mensagem ele disse: “Se você me desse vinte centavos para comprar pão e eu vou na padaria lá. Aí no caminho um mendigo vem, um necessitado vem – “Eu preciso de uma esmola!” – E tal.” Ele disse: “Eu não posso pegar daqueles vinte centavos que você me deu para comprar pão e dar para aquela pessoa, eu estou dando o seu dinheiro. Se eu for ajudar aquela pessoa eu vou no outro bolso, se eu tiver, aí sim, eu entrego do meu, mas aquele outro não é meu.” Ele estava fazendo a mesma comparação do que seria usar os dízimos para qualquer outra coisa. Ele disse: “Não senhores!” Tá.

*    ... não é seu. Ele é de Deus!

PERGUNTAS E RESPOSTAS Nº 14, 180.

*    Os dízimos vão para a igreja para o pastor e assim por diante para viver dele. E então o - os - os fundos para a construção e coisas assim que são fundos totalmente separados. Agora, isto - isto é escriturístico.

Na mensagem RESTAURAÇÃO DA ÁRVORE DA NOIVA, parágrafo 25:

*    Agora, os índios... (ele estava falando sobre os índios.) Lá não haverá nenhum centavo em dinheiro (quando ele ia pregar lá para os índios) (como você sabe, eu nunca tiro ofertas em minhas reuniões;

Porque ele pregava para o público, reunia as pessoas em tendas, nas cidades, em auditórios.

*    ... e eu não pego dinheiro), mas a igreja aqui é - está patrocinando aquela reunião aos Índios. Alguns do seu dinheiro de dízimo e coisas irão para pagar, para trazer esta Mensagem de Salvação e libertação para aqueles pobres e iletrados Índios.

Então, os índios vivem de que? Não é?! Tudo nu dentro da floresta, dentro do mato. Que dinheiro eles tinham? Então, alguém que tinha, alguém que tinha dizimado, a igreja estava então custeando aquele lugar. Então, vocês podem ter certeza que daqui os dízimos que vocês trazem, vocês estão evangelizando outras pessoas longe também. O dízimo não é retido só para aqui, para o sustento aqui, de forma nenhuma, isso está sendo enviado para mais alguém.

E essas pessoas que se alimentam também daqui, essas pessoas que também ouvem daqui, mesmo de perto ou de longe ou seja de onde for, se essas pessoas aprenderem com o irmão Branham elas também farão o mesmo, darão condições para que outros também recebam, para que outros também recebam. E a única forma de você fazer com que outros recebam é aquilo que eu já vos disse antes, é você dar de graça o que recebeu de graça. Primeiro você recebeu de graça, depois que você recebe você terá condições de custear para que outras pessoas recebam de graça também. 

*    Depois de tudo, eles são os Americanos, (falando sobre os índios) vocês sabem. Nós somos os estrangeiros (vêem?); nós viemos e tomamos isto deles. E queremos... Eu não posso lhes dar de volta sua nação, mas eu posso lhes dar as esperanças em Cristo, que nos colocará juntos como uma irmandade algum dia em uma terra onde não há luta e tomando a terra um do outro.

Bem. Na mensagem Deus, TESTEMUNHA, o irmão Branham nos diz como seria nesse sentido, tomar Deus em primeiro lugar. Parágrafo 190:

*    “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus.” Você já testemunhou ser isto a verdade?

Jesus estava falando ali: “Você está preocupado com o que? é falta de trabalho, falta de roupa, é falta de alimento? Por que estais preocupado com o dia de amanhã, com o que haveis de comer, de beber, por que essa preocupação? Estais fazendo necessário? Olha para Salomão com toda sua beleza, olha para os lírios do campo que não trabalham, não se preocupam. Olha para as aves do céu, nem Salomão com toda sua beleza conseguiu acrescentar um côvado a sua estatura. Estais preocupado por que? agora, quer saber de algo? Quer ser abençoado? Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça.” Eu estou falando para vocês as palavras de Jesus mostrando até de uma forma mais simples. Entendeu? Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça e aí as outras coisas serão acrescentadas.”

Mas, quando se trata em buscar primeiro o reino de Deus, então, nós só pensamos em que? Em jejuar, é isto? Ler a Bíblia. O que seria buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça? São tantas coisas que nós achamos que não é e deixamos de fazer. uma delas:

*    Você já testemunhou ser isto a verdade? Coloque Deus primeiro. Pague seus dízimos, primeiro. Pague tudo, primeiro. Pague a Deus. Ore primeiro, de manhã. Ore, através do dia todo. Dê a Deus o primeiro lugar em tudo. Você será testemunha.

Veem? Você será testemunha. De que? De que realmente buscai em primeiro lugar o reino de Deus e as outras coisas serão acrescentadas. Bem, aqui, a última citação, fala sobre o velho sistema para pagar o pregador porque na América eles chegaram a uma condição que eles faziam festinhas, não é? Festinhas como hoje tem as quermesses sustentadas pela igreja católica. E, inclusive a igreja católica era quem mais batia nos protestantes por causa dos dízimos.

Mas quando elas viram que o que arrecadavam com os batizados de criança que eles cobram, as missas de sétimo dia que eles cobram, os casamentos que eles cobram, então, o povo deixaram de casar, deixaram de levar as crianças para serem batizadas, deixaram disso, deixaram daquilo, então a igreja foi, sabe, foi decaindo, não dava para cobrir então as despesas. Não estava entrando o que comumente entrava para o Vaticano.

Então, colocaram o dízimo então como compromisso para os fiéis e hoje é das igrejas que mais tem levantado a bandeira a favor dos dízimos desde os anos 1970 e uns pouquinhos, que as comunidades de base começaram a levantar as bandeiras para que os fiéis católicos se tornassem dizimistas. Então, eles colocam até placas adesivas no carro hoje: “Sou dizimista!” Não pense que aquilo é crente, a maioria é católico para a vergonha dos evangélicos, não é?! Porque a coisa é... é o que meu avô dizia – “A roda grande, vai passar por dentro da pequena.” – Então, hoje você ver isso acontecendo. Não é?!

É. Está vendo, o irmão Valério já trabalhou um pouco para a igreja católica, não é? Então ele sabe disso. Então, na América o que eles faziam? Na América eles faziam o seguinte, eles faziam aquela festinha, sabe, então, aquelas irmãs faziam aqueles bolos, aqueles docinhos, aquelas coisas e às vezes jogos de cartas, rifas, para pagar o pregador. Porque os pastores eram assalariados, determinada igreja pagava um salário fixo para o pregador, então, ele era compromissado com o povo, ou pregava o que os anciões queriam ou era expulso e eles faziam as festinhas lá e tal para arrumar o dinheiro para pagar o salário do pregador. O irmão Branham disse na mensagem SOMENTE UMA VEZ MAIS SENHOR, parágrafo 130:   

*    Oh, se a igreja, nesta noite, pudesse estar em semelhante condição, sendo profundamente sincera, sabendo que terá que entregar tudo o que ama neste mundo. Se houvesse homens e mulheres prontos, nesta noite, a reconhecer que vão se separar de tudo o que pertence a este mundo. Ministros, aos quais desejarão dar-lhes palmadinhas nas costas e dizer-lhes: “Você, Doutor Fulano de Tal, isso foi maravilhoso! Você virá conosco esta tarde? Terás que tirar da igreja os jogos, ...

Estava acontecendo isso na América.

*    ... as corridas, a loteria, e todas essas cenas para poder pagar ao pregador. Regressem ao sistema de Deus para dizimar.

Porque esse era o sistema para pagar o pregador, não fazer festinha para recolher dinheiro.

*    Regressem à Palavra. Estarão dispostos a fazê-lo? Não senhor, não o estarão. Você sabe do preço que se necessita pagar. As mulheres te chamarão de novo antiquada, porém Deus te chamará bendita.

Amém! Mulher em todo sentido, natural como no espiritual, igrejas te chamarão de antiquada, mas Deus te chamará bendita entre todas as outras. Por isso, aquilo que foi dito para Maria: “Desde agora te chamarão bem aventurada!” Esse é o título da igreja “A Bem Aventurada” porque ela cumpre a Palavra, ela faz a vontade de Deus. Amém? Bem. Agora, enquanto eu vou para a segunda parte, eu tomei mais de trinta minutos essa parte, foi? Sério? Então... meu Deus do céu! A última coisa para fechar esse assunto, até... isso não é, eu não uso, eu não uso púlpito para piadas, vocês sabem disso.

Mas eu lembro uma vez, terminou um culto e “Deus abençoe, Deus abençoe”, fomos saindo e tal de um canto para outro e um irmão disse – “Ei, irmãos! Olha a oferta, o pastor não vive de folha não!” – Gente, eu digo, não é possível – “Olha as ofertas, gente! O pastor não vive só de folha.” – Não é, porque acabou o culto e não teve oferta e nós fomos saindo assim e o irmão gritou lá do canto – “Cadê as ofertas, gente? O pregador não vive de folha não, de folha de mato não, ele precisa de comer.” – Está bom. Vamos passar para a outra parte, para outra parte agora.

 [FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]

O Que Faço Com Meu Dízimo? - Download mp3

O Que Faço Com Meu Dízimo? - Download pdf

O Que Faço Com Meu Dízimo? - Download Texto Word

Mordomos Fieis - Uma Análise Sobre Dízimos e Ofertas - 

 

TRANSCRITO POR: ELISANGELA FLORENCIO

DATA DA TRANSCRIÇÃO: 19/09/2024

DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO: 55 MINUTOS, 30 SEGUNDOS 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário