Pesquisar neste blog

sábado, 27 de dezembro de 2025

A Bíblia Como Absoluto

 

A BÍBLIA COMO ABSOLUTO

Doutrina da Mensagem

 

 

PALESTRANTE: PR. RAIMUNDO NONATO

LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO MORATO – SP

DATA DA PALESTRA: --

 

 

 

Meus irmãos, Deus abençoe a todos! Paz e a graça do nosso Senhor Jesus Cristo! Louvado seja Deus por mais essa oportunidade que nós estamos tendo, para estarmos aqui juntos, reunidos, nesse companheirismo em torno da Palavra de Deus. Irmãos, e nós temos tratado de muitas coisas, entre nós com relação a Palavra de Deus, porque isso é o que nos importa, é a coisa mais importante para nós é a Palavra, é ter a Palavra em nós, é está Palavra estar operante, em nossas vidas. Glória a Deus!

E tenho proposto no meu coração de falar sobre esse assunto aqui, senti no fundo do meu coração essa necessidade, de nós estarmos dando essa ênfase, que é muito importante para nós, que é essa ênfase na Palavra de Deus, essa ênfase na Palavra de Deus. E nós queremos falar sobre a Bíblia como o nosso absoluto. E aqui nós vamos utilizar aquilo que o profeta de Deus do tempo do fim falou, nos ensinou a respeito disto, porque muitos hoje tem alegado que estão na verdade, que estão pregando a verdade. Mas quando a gente observa na sua maneira de se conduzir,  de se comportar, nós vemos que a vida que a pessoa reflete ou mostra com as suas ações, com as suas atitudes não é aquilo que a Palavra de Deus – que a Palavra que Deus está dizendo que é!

É... alguém uma vez falou ao profeta, diz: “Ah, eu sou um crente!” Aí o irmão Branham diz assim: “Deixa eu ver o que a Palavra vai dizer, se realmente você é um crente, se você é um cristão.” Porque nós como filhos de Deus, nós temos que refletir aquele mesmo caráter do nosso Pai, não é?! Do nosso Pai Maior, daquele que é o Criador de todas as coisas, não é isso, irmãos? Então, a Bíblia como o nosso absoluto. Então, não há nenhum outro livro no mundo, no mundo antigo ou no mundo moderno, no mundo atual, que nos diga de onde nós viemos e para onde nós vamos e onde é que nós estamos hoje no plano de Deus.

Viu, irmãos? No plano de Deus. Somente a Bíblia, ela...ela pode, ela nos mostra isso. Somente a Bíblia. Não há nenhum outro livro além da Bíblia que possa mostrar isso para nós, que possa dizer: “Olha, você veio de tal lugar, você vai para tal lugar e você estar bem aqui.” Somente a Bíblia mostra isso para nós. Então, hoje nós percebemos que nós estamos vivendo os últimos, as últimas horas aqui. É isso que a Bíblia está nos mostrando, está nos indicando, que nós estamos aqui passando as últimas horas. E, às vezes, nós estamos tão desapercebidos das coisas que às vezes nós até ignoramos, sabe, e nós passamos a priorizar tantas outras coisas e deixamos de dar uma, de dar ênfase ou de focar no que é essencial, no que é o principal para nós, porque sem a Palavra de Deus, sem a Vida de Deus em nós, nós não vamos chegar a lugar algum.

Sabe? Nós vamos... nós poderemos chegar até algum lugar, mas não o lugar que nós gostaríamos de estar. Vai ser em um local, um lugar de sofrimento, de angústia, de dor, de tristeza e de desespero. E ali toda a nossa existência, ela será aniquilada naquele lugar. E não é o que nós queremos, não é o que Deus propôs para nós, para os Seus filhos. Deus, Ele, Ele propôs para nós, para os Seus filhos, nos dá vida eterna, Ele quer que nós vivamos eternamente, que nós estejamos ao Seu lado, com Ele, junto Dele. Porque, se nós estávamos em Deus como pensamento, como atributos de Deus, é para lá que nós vamos ter que voltar. Viu, irmãos?

Porque é disso que fala a eleição. A eleição, ela fala da nossa origem; e a predestinação, ela fala do nosso destino. Jesus, Ele sabia de onde Ele veio e para onde Ele ia. Ele disse: “Olha, eu vim de Deus e eu vou voltar para Deus!” Então, nós temos que saber que nós – que nós temos uma existência hoje aqui nesse presente século, mas antes de nós estarmos, de estar aqui, chegarmos aqui, nós estávamos em um outro lugar. Não como um ser, um ser vivo, mas nós estávamos ali como um atributo, como um pensamento e que um dia viríamos a nos manifestarmos aqui como ser humano para ser provado, testado. E passando por esse teste, por estas provas, porque aqui esse mundo não é uma outra coisa a não ser um campo de prova.

Nós fomos colocados aqui justamente para ser provados, testados. Viu, irmãos? E nós temos que passar por todos esses testes, porque aquele que não passa, que não passar por esse teste é porque não é uma semente eleita, não é um filho de Deus. Porque os filhos de Deus, eles passarão e eles vencerão, porque o nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Irmão Maior, ele já venceu por nós. Então, nós tomamos aqui uma Escritura lá na carta de Pedro, onde diz assim, no capítulo 1:20-21.

20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Então, tudo aqui que está nesta Palavra, nesta Bíblia, não é o pensamento de um homem, não é a ideia de um homem. São os pensamentos e é o plano de Deus para cada filho e filha de Deus. Viu, irmãos? Então, toda a Escritura, se nós pegarmos de Gênesis a Apocalipse e nós temos entendido e aprendido isto pela Mensagem, que toda a Bíblia é a revelação de Jesus Cristo. Viu? Toda a Escritura de Gênesis a Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo. Então, mas hoje nós chegamos a um ponto onde toda essa revelação seria mostrada, tudo isso seria descortinado, revelado, para os eleitos de Deus, para os filhos de Deus, que são esses que aceitam aquilo que Deus diz.

Somente os filhos de Deus aceitam o que Deus diz, eles não põem nenhuma interpretação nisso, como o apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito, diz: “Olha, nenhuma Escritura você pode por alguma interpretação, alguma ideia.” Nós não podemos por, porque isto aqui é o “Assim diz o Senhor”, é a Palavra de Deus. E aquilo que Deus disse, aquilo tem que seguir daquela maneira como Ele disse, sem acrescentar e sem tirar. Vocês entendem por que que a Bíblia precisa, tem que ser e é o absoluto das nossas vidas? Porque, ainda que alguém não creia, ainda que alguém não aceite, ainda que alguém tente pôr a sua ideia, mas isso não vai, não vai funcionar.

Sabe? É a mesma coisa se você pegar o óleo e colocar na água, não vai, não vai se unir, não vai se misturar. Não é isso? Então, da mesma forma é a Palavra de Deus com qualquer pensamento humano ou qualquer ideia de homem, seja lá de quem for, possa ser bispo, possa ser pastor, possa ser isso ou aquilo outro. Não importa! Não adianta. Pode ser doutor fulano de tal, cicrano, beltrano, não vai funcionar. Porque Deus, Ele vela pela Sua Palavra, Ele disse: “Olha, passará céu e terra, mas a minha Palavra não passará.” Aquilo que Deus disse vai se cumprir na integra, tintim por tintim, vírgula por vírgula, viu, irmãos?

Então, hoje nós estamos em um ponto onde nós chegamos que cada pessoa tem a sua ideia, tem o seu pensamento e a sua interpretação daquilo que eles pensam ser ou dizem ser a Palavra de Deus. Então, a Bíblia, ela é o nosso absoluto e o profeta de Deus, ele enfatizou muito isto, porque o profeta de Deus, ele não saiu nenhum ponto, nenhuma vírgula daquilo que a Bíblia diz. Ele disse: “Olha, aquilo que Paulo pregou eu também preguei!” E você lembra lá quando Paulo chama atenção dos irmãos para que eles olhassem para ele, e disse: “Olha, sedes meus imitadores porque eu sou um imitador de Cristo. Se vocês imitarem a mim, vocês estarão imitando a Cristo, porque eu estou imitando aquilo que Cristo... eu estou imitando a Cristo.”    

E nós já muitas vezes falamos aqui que Jesus é o nosso modelo, é o nosso exemplo, não é?! É o nosso exemplo. Se tem um modelo que nós temos que seguir, esse é Jesus Cristo. Devemos seguir o modelo de Cristo, porque Ele como o nosso Irmão Maior, não é, Ele foi o nosso modelo, como nós devemos ser, que tipo de filho nós devemos ser. Devemos ser como Ele foi. Como que Jesus Cristo foi, o Filho de Deus? Obediente ao Seu Pai. Ele não se movia um passo se quer sem a direção do Seu Pai, sem a orientação do Seu Pai. Ele não falava nada sem que o Pai, a não ser aquilo que o Pai havia dito a Ele. E é dessa maneira que cada cristão, que cada filho e filha de Deus deve seguir, sabe? É dessa forma, é dessa maneira.

Então, aqui também eu tomei uma outra Escritura, em Timóteo... Lá em João capítulo 5, Jesus, 5:39, Jesus diz assim:     

39 Examinais as Escrituras, porque nelas pensai em ter a vida eterna, e são elas que testificam de mim;

Mateus 24:35, diz, olha:

35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

Vocês entendem? Vocês estão entendendo isto? Aquilo que Ele disse, aquilo que Deus disse está estabelecido. E se nós tivermos que nos posicionar em alguma coisa, isso é a Palavra! Viu? Não é um movimento que possa surgir por aí; e a Palavra nos adverte tanto quanto a isto, quanto o engano aumentaria nos últimos dias. Sabe? Ao ponto de haver pessoas se transfigurando em anjos de luz. Viu, irmãos? Aí você – “Ah, um anjo de...” – Você pensa que isso é o que? Isso seria um, seriam pessoas, falsos pregadores, falsos ministros, com aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.

Então nós devemos cada dia está olhando, observando essas coisas, porque é a única maneira, é a única forma, de nós recebermos vida, sabe, é ter, é ter a Palavra, porque a Palavra de Deus é vida. Jesus não disse isso? As minhas Palavras são Espírito e Vida”? Não é isso? Não foi Jesus que falou isso para nós? Então se a Palavra é vida, no momento em que nós nos afastamos da Palavra, nós morremos. Nós saímos da vida e passamos para a morte. Mas, Ele disse que nós temos que passar da morte para a vida. Como isto pode ser? Aceitando a Palavra, recebendo a Palavra. É isto. Porque a Palavra é Deus, irmãos. Ele disse: “Eu e minha Palavra somos um!” Então é assim. Então, lá em Timóteo, diz, olha:

16 Toda a Escritura é inspirada por Deus, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir na justiça;

17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda as boas obras.

Aí Mateus 4:4, diz:

Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.

Então, a Palavra, Ela nos foi dada para nos alinhar. Viu, irmãos? Foi para nos tirar do erro, porque se Ela vem para nos corrigir, está corrigindo porque está errado, porque não está certo. Não é isso? E para nos instruir e nos levar a justiça, para nos colocar na justiça. Porque essa instrução que nós vamos recebendo da Palavra de Deus, ela vai nos colocando num ponto, numa linha, onde essa linha você não vai nem para a direita e nem para esquerda, você vai seguir em linha reta, não é?! Você vai estar sempre caminhando no centro do caminho da estrada.

Então eu tomei aqui algumas citações do irmão Branham, a Bíblia como o amém final para nós, porque tudo isso nós temos que pôr a... toda a Palavra tem que ser pontuada com um amém. Se a Palavra diz: “É isto!” Nós temos que dizer – “Amém, Senhor! Eu creio! Eu aceito! Porque é a Tua Palavra!” – Aí hoje a gente ver as pessoas aceitando uma parte da Palavra e a outra parte que não é interessante eles jogam para o lado – “Não, isso não é assim! Isso aí foi para outro tempo, para outra época.” – Não é assim que está se vendo hoje? Não é desta forma? Então olha só. Nessa citação aqui o irmão Branham, ele vai dizer assim; “O Éden Satânico”, ele diz assim: 

156 Isso é tudo que sei para contar-lhes, que nesta Bíblia eu creio com todo meu coração, se conheço meu coração; ser ela a perfeita e inadulterada Palavra de Deus. Por isto eu vivo, por isto me apoio.

Vocês entendem? Então o profeta está dizendo aqui nessa citação que ele sempre, que ele se posicionava pela Palavra, vivia pela Palavra, e ele se apoiava pela Palavra. Então nós não podemos viver por outra coisa a não ser a Palavra, nós não podemos nos apoiar em uma outra coisa a não ser a Palavra. Nós temos que viver pela Palavra e nos apoiar pela Palavra. Aí ele segue mais adiante dizendo assim:  

E se tivesse dez mil vidas, me alegraria em dar cada parte delas por esta Palavra, porque é a Palavra de Jesus Cristo. Não me importa o quanto eles tratem de refutá-la, quanto a ciência diga que não é de se confiar e assim sucessivamente, para mim isso é a única coisa do mundo em que posso confiar, nesta Palavra.

Eu me lembrei aqui, nesse momento, de Noé quando começou a pregar a Palavra no tempo do dilúvio, quando a Palavra veio a Noé, e ele começou a pregar para as pessoas dizendo: “Olha, vai vir um dilúvio que vai inundar a terra! E todo o folego de vida, todo o ser que respira, vai expirar, vai morrer.” E as pessoas olhavam para Noé e diziam: “Esse homem é um louco! Ele não está certo, isto não é assim. Como que vai, uma chuva vai vir e vai inundar o mundo inteiro? A ciência... se a ciência, se nós estudiosos, se nós cientistas, sabemos que não há água lá em cima para fazer isso acontecer.”

A ciência do dia lá dizia isso. Os estudos científicos lá no tempo de Noé diziam isto, dizia: “Não vai chover! Não pode. Isso não pode acontecer.” Mas quem foi que falou a Palavra, irmãos? A Palavra era de Noé ou era de Deus? A Palavra era de Deus. E, se Deus falou, aquilo tem que se cumprir! Vocês entendem? Não importa o que a ciência diga, não importa o que o mundo intelectual está falando, está dizendo! Não importa o que a inteligência desse presente século está dizendo, não importa, se Deus disse, aceite o que Deus disse. Não questione Deus. Porque no momento em que as pessoas começam a questionar a Palavra de Deus, os seus corações começam endurecer, os corações delas começam se enrijecer.

Eu me lembro que eu fui falar de uma pessoa, agora recente, com um amigo, não é?! Era meu amigo, mas hoje ele não quer ser mais meu amigo, porque, por conta do que a gente ensina, do que a gente crer. E a Palavra de Deus sempre vai fazer essa separação, sempre vai fazer essa divisão, do crente e do incrédulo. Não tem jeito. E quando eu comecei falar, dizia – “Irmão, não importa o quanto eu diga ou a Bíblia diga para as pessoas, se ela for um incrédulo, a Bíblia pode dizer para ela, eu posso mostrar isso tanto que eu mostrar, provar pela Bíblia para a pessoa. Eu posso trazer a Bíblia diante dela, as Escrituras, e mostrar para ela, mas ela não vai crer porque ela é uma incrédula.”

E quando eu comecei falar para ele sobre o batismo em nome do Senhor Jesus Cristo, o semblante da pessoa mudou. A atmosfera naquela pessoa mudou. A gente ver que o espírito que está atuando na pessoa, sabe, é um espírito de incredulidade, de dureza, que aprisiona a pessoa de uma forma que ao momento que ela ouve a Palavra o semblante da pessoa, por incrível que pareça, observem isto, muda! A pessoa fica de uma cor pálida, branca, esverdeada, é incrível! Eu já me deparei com duas situações assim. Sabe? Com suas situações assim. Uma vez eu fui orar por uma irmã, e uma irmã, quando eu comecei a orar e eu olhei para o semblante da pessoa, o semblante da pessoa mudou, fica esverdeado, branco. Sabe? Pálido. A gente ver que aquilo não é normal.

Aí eu falei isso para ele, imediatamente, no prazo de um minuto, ele deu logo uma desculpa – “É, irmão! Eu já vou. Já vou. Já vou!” – “Vai, irmão. Pode ir, vai em paz.” – Mas, essa Mensagem, esta Palavra, a Palavra de Deus, é para o eleito, é para a semente eleita! É para quem tem uma fagulha de vida eterna na alma! Porque uma coisa, as pessoas, elas acham... eu conversando com meu filho, eu disse para ele assim, ele disse – “Pai, eu vou... qualquer hora dessa eu vou na igreja.” – Aí eu disse assim para ele – “Olha, é preferível você pegar sua Bíblia e ler e se ajoelhar no seu quarto e orar e clamar a Deus.” – É mais recomendável isso.

Se você quiser ter um encontro de Deus, você não vai encontrar Deus nas igrejas. Você vai encontrar Deus na Palavra! É na Palavra, irmão Márcio. Se você quiser encontrar Deus, você vai acha-Lo na Palavra. É quando você O busca na Palavra. Viu? É assim, dessa forma. Eu o orientei a isso. Sabe por que? a gente ver que as pessoas, quanto mais religiosas elas são, mais incrédulas elas são, mais boca porca elas são, mais mentirosas elas são. Observe. Mais mau caráter elas são. Observe isto. Oh, a Bíblia diz que nós somos luz. E nós como luz, se você chegar em um lugar você tem que brilhar.

Agora, esse brilho não é aquele brilho como o mundo, não é isso. É o seu testemunho, é o seu exemplo. Sabe? E no momento em que você está ali, as pessoas, elas, elas olham para você e elas vão perceber, elas vão identificar você claramente sem você dá uma palavra para elas. Entendeu? Por que? Por causa do seu testemunho, do seu exemplo. É dessa forma que nós temos que atuar, dando exemplos, com exemplos, com exemplos. Não é dizendo – “Eu sou isso ou aquilo outro.” – Não! É o teu exemplo, é o nosso exemplo. E se o caráter de Cristo está sendo expressado em nossa vida, se nós, se esse caráter está sendo mostrado através da nossa vida, as pessoas vão identificar você como um cristão, como alguém que se parece com Cristo. Não é assim?

Os apóstolos eram identificados onde eles chegavam, mesmo Pedro negando a Jesus. Você percebe uma coisa tremenda ali? Em que as pessoas que diziam: “Olha, tu é um deles! A tua fala te denuncia.” Por mais que ele quisesse se esconder negando Jesus, mas ele, as pessoas olharam ele e identificaram ele como alguém que se parecia, como alguém que esteve com Cristo, que estava com Jesus. E isso é maravilhoso. As pessoas tem que olhar para nós e dizer assim – “Rapaz, essa pessoa, ela anda com Cristo, ela está com Cristo!” – Agora, você observa que nós ainda estamos em um corpo imperfeito, cheio de falhas, não é, irmã Iracema?

Não é isso? Cometemos muitos erros ainda, falhas, não estamos isentos disso. Mas quando fizemos isto, Espírito Santo irá nos corrigir, o Espírito Santo vai nos corrigir. Deus vai nos corrigir, porque nós somos Seus filhos. E Ele disse que Ele corrige aqueles que Ele ama. Aleluia! Glória a Deus! Louvado seja Deus! Ele corrige aquele que Ele ama. Aleluia! Deus é maravilhoso! Louvado seja Deus! Sabe, a gente é tão insignificante e a gente ver o amor de Deus, sabe, de uma forma, expressado de uma forma tão grande, não é?! Demonstrado, não é, esse amor sendo demonstrado a nós por tudo que Ele fez por nós e continua fazendo, não é, ao cuidar de nós, não é?! Deus é maravilhoso! Seguindo adiante. Ele diz assim:             

Como você saberá o que é certo e errado? Dê a isso o teste da Palavra! Esta é a maneira para dizer se é certo ou errado. É isto apenas. Apenas dê o teste da Palavra, veja o que isto diz sobre a Palavra. Qualquer espírito... preste atenção nisto! Qualquer espírito, veja o que isto diz sobre a Palavra. Se isto negar a Palavra não é de Deus; ver? Não importa o que seja, se negar a Palavra não é de Deus! Veja, faça o teste da Palavra e veja o que acontece. Jesus nos advertiu destas coisas. Mateus 24:35 diz: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.”

Viu só? Se nós quisermos saber o que é certo e errado, vamos olhar no espelho da Palavra! Vamos provar isso pela Palavra. Sabe? Porque a única forma de nós estarmos protegidos, guardados, é se nós estivermos andando na Palavra! É, é isto. Se nós estivermos andando na Palavra, porque a Palavra, Ela não vai passar. Todas as coisas aqui um dia deixarão de existir, mas a Palavra de Deus não, Ela permanece para todo sempre, de eternidade a eternidade. Essa mesma Palavra que trouxe as coisas, tudo a existência, porque foi por meio da Palavra que Deus criou tudo! Ele disse: “Haja!” E houve! Não importa se durou cem milhões de anos.

Porque a ideia que o mundo religioso tem é que o mundo foi criado em seis dias, o mundo não foi criado em seis dias. A Bíblia diz que um dia, mil anos para o Senhor é como um dia! Olha só. Um dia para Deus, é mil anos aqui na terra. Vocês entendem isso? Já pararam para pensar isso? É isso que a Bíblia diz. A Bíblia diz que um dia para o Senhor é como mil anos. Então olha só, um dia para Deus, mil anos para Deus, para nós... aqui oh, um dia para Deus, para nós é mil anos. Já pararam para pensar nisso? O mundo levou seis mil anos, Deus levou para criar todas as coisas seis mil anos, Ele levou para criar todas as coisas.

E nós não poderíamos saber disso se o profeta de Deus não tivesse revelado isto. Aí a gente lia a Escritura lá em Pedro, é um diz para o Senhor, mil anos para o Senhor é como um dia. Não é?! Lá na Escritura lá, está dizendo que Deus, um dia na terra, um dia, mil anos na terra é um dia para Deus. Oh, incrível! Então essa terra aqui levou muito tempo. Uma estrela, eu estava vendo isso, para ser... quando ela morre, para ser criada uma estrela, para ela vir renascer novamente, uma estrela para ela vir, se você ver o processo que é; é milhões e milhões, e milhares e milhares de anos. É milhões... gente, é anos demais. Vocês entendem?

Então é isso. Então tudo tem que ser pesado na Palavra, porque a Palavra, Ela é o nosso absoluto! É o amém final. É o acorde final. Viu? É isso. E aí nós seguimos caminhando, despreocupados, desatentos, não é, e achamos que está tudo bem! Oh, meu Deus! Às vezes, eu passo pelas pessoas nas ruas e eu vejo, meu Deus, as pessoas estão caminhando, andando, assim de uma forma que parece que... sabe?! Parece que elas estão adormecidas, elas não param para pensar, sabe, em suas vidas quando... o tempo delas vai terminar aqui. O tempo de cada pessoa vai terminar aqui, e aí? Ainda que nós vivêssemos aqui mil anos, dois mil anos, mas ainda assim um dia, em mil anos, em dois mil anos terminaria, não é?! E aí?

Mas nós queremos viver eternamente, não é, irmãos? Todos aqui! E para nós vivermos eternamente nós temos que ter vida eterna. E ter vida eterna é ter Deus em nossa vida, porque só há um tipo, só uma vida eterna e essa é Deus! As outras vidas desfalecem. Não é?! Eu vi uma vez um pregador ensinando, pregando, eu até acompanhava ele antes de conhecer a Mensagem, ele disse que todo, cada pessoa que Deus cria ela é um ser eterno. Agora, você sabe o que significa a palavra “eterno”? Eterno é aquilo que nunca começou e nunca termina.

Então, tudo aqui que teve um princípio tem um fim. Tudo que começa, termina. Por isso que o profeta de Deus disse que o inferno não é eterno, porque houve um tempo que o inferno não existia, aí ele disse que o inferno foi criado para o diabo e seus anjos. E, aqueles que vão ser lançados lá por negar, não aceitar o plano de Deus de salvação, de redenção, de não aceitar a oferta, não é, que Deus ofereceu as pessoas para salvá-las, eles também serão lançados lá. E as almas de cada uma pessoa ali, ela ficará ali um tempo, que não sei quanto tempo, milhares e milhares de anos. Mas, um dia aquela alma será aniquilada pelo fogo, a existência daquela pessoa terminará.

Assim como satanás também vai ser um dia, a existência dele, ele foi criado e um dia ele vai deixar de existir, porque ele vai ser destruído no lago de fogo, onde é a segunda morte. Não é?! Então, se nós... se há alguma coisa em nossas vidas que a gente possa estar vivendo ou passando, sabe, porque nós passamos por muitas situações, não é isso? Mas, eu quero dizer para os irmãos, para nós, que mesmo em meio a qualquer situação ou dificuldade que nós viermos passar, nunca, em momento algum, rejeite a Palavra de Deus. Sabe?! Não vire as costas para a Palavra, porque é a Palavra que pode, é a única coisa que pode nos guardar, é a Palavra.

A Palavra é a armadura de Deus em nossas vidas. Sabia disso? A maior arma, o profeta de Deus, ele disse que a maior arma que um cristão pode ter para a sua defesa é a Palavra de Deus! É a Palavra! A maior arma, é o único lugar, o único abrigo que você está guardado e protegido contra qualquer investida do diabo, do inimigo, ou de qualquer coisa contra você, é a Palavra de Deus! O diabo somente respeita aquele que tem a Palavra, aquele que está envolto da Palavra, porque ele não o pode atingir. Viu, irmãos, ele não pode atingir, ele não pode atingir. Glória a Deus!

Então, sempre devemos lembrar da Palavra de Deus, estar com a Palavra de Deus em nós, para em qualquer momento qualquer coisa diferente ou estranha, nós fazermos o teste pela Palavra. E, alguma coisa que negue a Palavra, aquilo não é de Deus, aquilo é o diabo. Viu, irmãos?! E eu digo uma coisa, que o diabo, ele conhece a Bíblia mais do que qualquer teólogo desta terra, o diabo conhece mais de qualquer teólogo, qualquer doutor em bacharel em teologia, ele conhece mais do que qualquer um deles. Viu? E você vai ver que sempre o diabo, quando ele vai usar alguma coisa, ele vai trazer a Palavra de uma forma mesclada, misturada, para enganar as pessoas. E é o que tem acontecido hoje!

Observe se não é isso?! Olhe e veja. O que o diabo fez com as pessoas hoje? Com o quê que ele está enganando as pessoas? Com a Palavra! Com uma falsa Palavra, com o falso ensino, com uma falsa unção. Viu? É dessa forma. E as pessoas estão, são receptivas a isso, porque elas não têm o Espírito Santo para guiá-las, para conduzi-las, para ensiná-las. Porque o Espírito Santo, que é o Mestre desse dia, e Ele está aqui com a Sua Palavra ensinando Seu povo, instruindo o Seu povo. Viu? Vamos ler mais aqui um pouco da Mensagem. Diz assim:

Eu não me importo se eu tenho que permanecer sozinho, com ninguém, a não ser somente com Deus!

Pare para pensar nessa expressão aqui que o irmão Branham, ele, quando ele fala isso que ele não se importa, que ele não se importava se ele ficava sozinho e isso deve ser aplicar a vida de cada cristão. Porque um cristão genuíno com o Espírito Santo de Deus, guiado pelo Espírito de Deus, ele vai ser rejeitado sempre. Você sabia disso? Ele vai ser desprezado, ele vai ser vituperado, ele vai ser, vão dizer muita coisa para denegrir ele, para desestruturar ele, desestabilizar ele. Mas o irmão Branham, ele disse: “Olha, eu não estou nem aí!” Sabe?!

Ele pregou uma mensagem com o tema, oh meu Deus! Eu não consigo lembrar, fala de “Convencidos e Então Preocupados”. Quando você é convencido de uma coisa, se Deus te convence de algo, se Deus coloca algo no teu coração, o diabo não pode tirar aquilo, não pode. E ele pregou uma mensagem com esse tema: “Convencidos e Então Preocupados”. Viu? E nós devemos nos preocupar hoje, ter essa preocupação de estar, sabe, pesando as coisas, analisando as coisas. Não pelo nosso olhar, pelos sentidos do nosso corpo, da nossa mente, não. Mas Deus, o Espírito de Deus, em nossas vidas, viu, irmãos?! Porque é a única forma de não sermos enganados, de não sermos iludidos com alguma coisa.

E Mateus, Mateus capítulo 24 diz que nos últimos dias os dois espíritos seriam tão parecidos. E o profeta de Deus disse, o irmão Lee Vayle disse, que os dois espíritos seriam tão parecidos que a diferença seria de um fio de navalha. Olha só! É como se fosse irmão gêmeos, não é, irmãos?! Os dois espíritos atuando hoje no presente: o diabo e sa... o diabo (satanás), não é? E Deus. Deus e satanás. Os dois espíritos, o Espírito Santo e o espírito do diabo caminhando hoje nessa Era que nós estamos vivendo, na última Era, lado a lado. Viu? Bem próximos, bem parecidos. Um com a Doutrina genuína pura, o Espírito Santo, mas satanás com noventa e nove por cento da verdade.

E o profeta de Deus, ele disse que noventa e nove por cento de verdade ainda é o reino de satanás. Você já parou para pensar nisso? Aí as pessoas vão para os cultos hoje e elas não sabem nem que tipo de espírito elas estão recebendo, ou melhor, elas pensam que estão recebendo o Espírito de Deus em suas vidas e enquanto é o espírito do diabo atuando e operando na vida delas. Vocês já pararam para pensar nisso, irmãos? Que semelhança?! E são pessoas religiosas, são pessoas cultas, são pessoas que tem uma vida, sabe, uma vida santa no seu modo de viver.

Aí você diz – “Não, mas santo, santa?” – Quem foi que crucificou Jesus lá no passado? Quem foi? Quem foi que acusou Jesus de falso? Quem foram eles? Os santos daquela época, os religiosos daquela época, os fariseus, saduceus, homens que estavam ensinando a lei, que estavam no templo sacrificando, ensinando as pessoas. Foram eles que sacrificaram a Cristo. Foram eles. E a mesma coisa está acontecendo hoje! Só que hoje Cristo está sendo crucificado de uma outra forma. Como? Crucificando a Palavra, negando a Palavra, rejeitando a Palavra. Viu?

Para concluir, porque nós podemos dar sequencia com isto aqui num outro culto, não é? Podemos dar continuidade sobre este assunto, sobre a Bíblia como o nosso absoluto. Aí ele diz mais aqui. Aleluia!

Eu pregarei a verdade da Bíblia de Deus e a defenderei. Se eu morrer ainda defenderei a verdade, certamente. Nós desejamos a verdade! Eu não seria medido de acordo com a igreja, porém, de acordo com a Palavra de Deus; eu desejo ser medido.

Viu só? Então, hoje nós estamos vivendo em um tempo em que o que conta é a avaliação das pessoas, não é isso? É as pessoas que estão dizendo assim – “É uma mulher de Deus! É um homem de Deus!” – Não é assim? – “Chama ele para cá, leva ele para lá!” – Então isso é uma avaliação, é a avaliação do homem, das pessoas. As pessoas estão recebendo a avaliação de outra pessoa, eles não estão sendo avaliados pela Palavra. E o profeta de Deus, ele disse que nós devemos ser avaliados pela Palavra! É a Palavra que tem que nos avaliar.

Viu, irmãos? É a Palavra! E se nós somos avaliados pela Palavra, ele diz, avaliado ou medido, não é? Ele diz: “Medido, porém, de acordo com a Palavra de Deus eu desejo ser medido.” Avaliado pela Palavra. Então é assim que nós devemos ser medidos: Pela Palavra de Deus! Nunca seja medido pelo o que as pessoas dizem, seja medido e avaliado pela Palavra, porque a Palavra de Deus, Ela é o nosso absoluto! Louvado seja Deus! Que Deus nos abençoe! Que Deus nos dê de Sua graça! Que Deus nos ajude a seguir em frente, a caminhar, viu, irmãos? E que nós possamos ser medidos sempre pela Palavra de Deus. Tá bom?!

Esta era a palavra que nós tínhamos nessa noite para falar aos irmãos, e nós, se os irmãos desejarem e quiserem, nós podemos continuar com esse assunto mais para frente, não é?! Poderemos fazer mais em dois cultos e falar sobre este assunto, porque tem muitas coisas aqui que a gente pode trazer, transmitir, não é? Para os irmãos para que a gente possa aprender mais um pouco e chegar nesse crescimento, nesse amadurecimento. Amém? Então vamos ficar de pé todos e vamos agradecer com oração nesta noite em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

Bendito Deus, Eterno Pai, nós damos a Tu graças nesta noite, Pai Santo, em nome de Jesus, por mais esta oportunidade, meu Senhor, de estarmos aqui reunidos tendo companheirismo em torno de Tua Palavra. Pai Amado, abençoa os Teus filhos e filhas nesta noite, que Tu possas dar a cada um de nós, meu Pai, oh meu Deus, esta compreensão, esse entendimento; que o Senhor possa nos levar cada dia mais adiante, Pai! Oh meu Deus, nos ajuda! Somos débeis, frágeis, limitados, e precisamos do Senhor para nos guiar em todas estas coisas, em todo este Teu plano, meu Pai, que Tu tens determinado nesse tempo do fim.

Oh meu Pai! Nós Te agradecemos pela Palavra que foi ministrada nessa noite. Oh meu Deus, muito obrigado, meu Pai! Senhor, que isso possa trazer, meu Senhor, vida, possa vivificar cada dia mais o nosso ser interior, meu Pai, é o nós Te pedimos. Enche-nos com o Teu Espírito! Oh meu Deus, faz a Liderança de nossa vida, queremos, meu Pai, não ser guiados por um homem, mas ser guiados pelo Senhor! Oh meu Senhor, é o que nós pedimos a Ti nessa hora. Em nome de Jesus, meu Senhor, ajuda a todos, leva-os em segurança para os seus lares, guarda, protege, oh meu Deus, com a Tua forte e poderosa mão, livrando e guardando de todos os ataques e investidas do inimigo da nossa alma. É o que nós pedimos a Ti nesta hora em nome do Senhor Jesus Cristo. E nós agradecemos a Ti nesta hora, amém.

Glória a Deus! Deus abençoe a todos!

 

[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]

 

TRANSCRITO POR: ELISANGELA FLORENCIO

DATA DA TRANSCRIÇÃO: 26/12/2025

DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO: 55 MINUTOS, 20 SEGUNDOS   

Revisão ortográfica em dezembro de 2025                  

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário