O REINO MILENIAL – O ÚLTIMO REINO
Tabernáculo Fé Perfeita - Doutrina da Mensagem
PALESTRANTE: IR. ROSENDO
LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO MORATO – SP
DATA DA PALESTRA: -- 2003/2004
São Lucas capítulo 1, versículo 26, vamos ler a Palavra de Deus. São Lucas capítulo 1, versículo 26. Está escrito assim:
· 26 E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
· 27 A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
· 28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
· 29 E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
· 30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
· 31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
· 32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
· 33 E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
Oremos: Senhor, nós temos lido porção de Tua Palavra e cremos que o Senhor, que é o Autor desta Palavra, pode neste momento esclarecer os nossos corações com esta porção. Pedimos humildemente no nome de Jesus Cristo que o Senhor possa ungir nossos ouvidos para ouvir Tua Palavra neste momento e que os nossos lábios também sejam ungidos pelo Senhor para falar aquilo que é correto e que é de proveito para o Teu povo para alimentar Tua igreja, porque o Senhor disse que nem só de pão viveria o homem, mas sim de toda Palavra que sai da boca de Deus. Nós Te pedimos no nome precioso de Jesus Cristo, amém!
Podeis assentar. Bem, no... em cultos passados, nós tratamos do assunto sobre o Reino Milenial e vimos através dos gráficos que eu estou com eles ali do lado ainda, eu sei que não ficou de frente para vocês, mas deu para vocês entenderem um pouco. E nós começamos ali desde a queda do homem, fazendo um resumo, até a morte expiatória de Jesus Cristo e dali entrando pelas sete Eras da igreja, um resumo sobre os acontecimentos dentro dos quatro primeiros Selos, entramos pelas Trombetas, o que acontece no sexto Selo correspondendo o período da grande tribulação, que é de três anos e seis meses. E depois a volta de Cristo nos ares com a Sua igreja para estabelecer o Reino Milenial. É o assunto que estamos tratando.
As perguntas que surgem a respeito do Milênio são várias, algumas delas: O que é o Milênio? Quando será? Quem vai estar lá no Milênio? O que o Milênio representa? O que vamos fazer lá? Onde estarão os incrédulos durante o Milênio? Como vai estar a terra no período do Milênio? O que virá depois do Milênio? Onde estarão as virgens néscias durante este tempo? Iremos trabalhar durante o Milênio? Haverá pecado? Geraremos filhos? Quem serão os súditos no Reino Milenial? Todas essas perguntas nós podemos muito bem encontrar as respostas dentro das Escrituras Sagradas e nas mensagens pregadas pelo sétimo anjo de Apocalipse capítulo 10, versículo 7, um homem que Deus levantou para essa geração, para a última Era da igreja, trazendo a Mensagem precursora da segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Isto foi o que disse a voz divina na Coluna de Fogo: “Assim como João Batista foi enviado para precursar a minha primeira vinda, tua mensagem precursará a minha segunda vinda!” Aprendemos que muitos escritores tem se levantado para escrever a respeito das coisas futuras, você vai nas grandes livrarias e os livros mais procurados são os que tem assunto sobre escatologia, é estudo sobre os acontecimentos futuros. E ora, por mais que os homens estudados escrevam livros e mais livros sobre os Selos, sobre as Trombetas, sobre o Reino Milenial, sobre o novo céu, sobre nova terra, sobre a nova cidade, por mais que eles escrevam não passam de meras especulações.
Não digo que não hajam grandes escritores que encontram um grande grau de profundidade sobre esses assuntos, encontram sim! mas, entre um assunto e outro, se você for um bom percebedor das Escrituras, você vai ver que as pessoas se enrolam, se engancham, que os escritores começam a se contradizerem e daí a pouco entram por doutrinas erradas, porque eles não têm visão de longo alcance para ir até as coisas eternas e vê-las. Eles entram sobre suposições, comparações e interpretações, o que é diferente quando Deus na forma de homem, em carne humana, que é quando Deus assume o posto de Filho do homem na terra através de um profeta.
Veja. É Deus em carne mais uma vez na terra na forma de um profeta e aí este profeta, com essa unção divina, ele pode trazer Deus à cena e mostrar as coisas que foram, as que são e as que hão de acontecer. Como vocês acham que começou as Escrituras? Hoje você ler no livro de Gênesis: “No princípio criou Deus os céus e a terra”, ora, quem estava lá no princípio para ver a criação? Quem estava lá quando as coisas começaram a serem formadas? Antes de haver o primeiro dia, antes de haver a luz do sol. Você sabia que antes do sol ser formado já existia luz? Já existia luz. O sol já veio depois da primeira luz, da luz cósmica que brilhava, antes da queda, antes de lúcifer ser expulso e vir para a terra e a terra, a criação original, se tornar um caos sem forma e vazia. E ela passou por um período de reconstrução: “haja”, “haja”, “haja”.
Ela já tinha sido criada na sua forma original no princípio, antes da contagem do tempo. Mas, como vamos saber dessas coisas? Alguém no meio do deserto, com a barba longa, com as vestes empoeiradas, um homem que qualquer ser humano hoje olhando para um homem daquele poderia chamá-lo de doido, de louco, de um que perdeu o juízo. No entanto, era um homem que Deus podia chamar de “este é meu profeta, a ele eu falarei a minha Palavra”. E é um homem deste tipo, rustico, junto com aquele povão caminhando pelo deserto que pode reunir as pessoas, reunir as crianças, os velhos já cansados da jornada e começar a narrar os Gênesis, a criação para eles. Porque era Deus na forma de Profeta, Deus usando o Seu profeta, levando-o para o princípio para ver a criação original e dizer para o povo: “No princípio criou Deus os céus e a terra!”
Ali estava um homem com visão de longo alcance, que Deus poderia levar no passado. Deus criou os céus e a terra! Daí a pouco o profeta olha e dizia: “E a terra estava sem forma e vazia!” Estava um caos total! Deus começou então a mudar as coisas, a separar, a formar, a criar as coisas. E o profeta foi narrando todas estas coisas até chegar na criação dos nossos primeiros pais. Só um profeta pode fazer isto, porque ele é quem traz a Palavra ungida de Deus para o povo! E aí vocês acham que quem contou os acontecimentos dos Gênesis para as gerações futuras? Você encontra que Abraão viveu novecentos e... aliás, Adão viveu novecentos e tantos anos. Quem mais poderia contar a história do Jardim do Éden e do que aconteceu lá mais do que Adão quando foi expulso?
No entanto, você encontra quase, mil e seiscentos anos, mil e setecentos anos depois você encontra um homem como Noé, aquele que pregou por cento e vinte anos, que era a geração daqueles dias e construiu a arca anunciando o dilúvio. Você acha que Noé escutou essas histórias ou leu em algum livro antigo, alguma coisa assim? Não! Noé ouviu boca a boca, porque de acordo com a cronologia bíblica, ora, Noé, ele era pequeno, rapaz e Adão ainda vivia. Veja. Adão gerou a Sete, Sete foi gerando, veio Enos e você sabe, daqui a pouco veio Enoque, Enoque foi o sétimo depois de Adão.
Todas estas pessoas, todas estas gerações, eles viveram no mesmo período de tempo, seiscentos anos, quinhentos anos, novecentos e tantos anos. E daí a pouco vem Noé, o pregoeiro da justiça. E eles ouviram um do outro o que tinha acontecido, aquilo foi passando de pai para filho. É como se os acontecimentos do Jardim do Éden tivessem acontecido com seu bisavô e ele em uma idade avançada te colocasse no colo e contasse para você o que aconteceu lá. E aquilo que eles deixaram para trás, que a mente humana não pode alcançar, Deus leva Seu profeta lá no passado e lhe mostra o que aconteceu.
Vocês querem uma prova disto? Veja nas Escrituras, quem escreveu o livro do Gênesis? Moisés. Quem era Moisés? Um profeta. Era um profeta a tal ponto que ele disse: “Deus vai levantar um semelhante a mim”, que era Jesus Cristo. Veja. – “Mas, como? Jesus Cristo é semelhante a Moisés?” – Não na condição de homem, no sentido literal da palavra, mas no seu sentido profético que tem a mesma unção. O Espírito que estava em Moisés, que Espírito era? Era o Espírito de Cristo, Cristo a unção, Aquele que unge, que faz de um homem Cristo, o Ungido, veem?
Você veja o livro do profeta Isaías, Deus levou Isaías lá no passado e ele escreveu toda a Bíblia nos seus sessenta e seis livros. Então, você encontra no livro de Isaías a criação, você encontra o estado atual das coisas, você encontra no livro de Isaías o Milênio e ele entra até a eternidade. E assim foi. Deus, no final do Novo Testamento, pegou o apóstolo João e já não o transportou para o passado para ver as coisas do início como fez com os outros profetas. Pegou João e o levou para o futuro e ele foi até o dia do Senhor e viu as coisas que estão por acontecer. Amém!
Tudo o que foi escrito em símbolos Deus prometeu que no final da Era de Laodicéia, que é a Era que nós estamos vivendo, enviaria um homem profeta para tudo aquilo que foi deixado de lado ele pega todas as coisas e mostrar dentro das Escrituras e dizer: “Igreja, é isto!” Esta é a mensagem que temos crido que estamos anunciando. Amém? Muito bem! Como vai ser o Reino Milenial? Vamos procurar saber agora de quem entende do assunto. Na mensagem “Vida” parágrafo 50, o profeta de Deus para esta Era, fala o seguinte:
· 50 ... o pecado e o sofrimento, e tudo mais, deve chegar a um lugar onde ele não tem nenhuma existência, ...
O pecado e o sofrimento, vai chegar a um lugar, num estágio, em que ele não vai existir mais.
· ... porque ele teve um princípio. Houve um tempo quando não havia nenhuma enfermidade, nenhum pecado, nenhuma tristeza, nenhuma morte, ...
“Houve um tempo”, preste atenção que aqui não se está falando de eternidade, eternidade está fora do tempo. Houve um tempo onde não havia tristeza, nem morte, nem enfermidade.
· ... e então isto entrou através de uma perversão.
E assim como entrou, tudo isto um dia também deve terminar. Você sabe que quando Deus criou o homem, ele fez o homem para viver, mas já foi dada a sentença: “No dia que você desobedecer, certamente morrereis!” O homem quando desobedecer morreu no mesmo dia, apesar de Adão ter vivido mais de novecentos anos, mas ele morreu no dia que caiu em pecado juntamente com Eva. No mesmo dia ele morreu, porque o dia de Deus correspondia a mil anos. É justa... neste, antes de haver esta quebra, este pecado, não havia tristeza, não havia perversão, não havia pecado.
Então, aqui nós estamos vendo o profeta dizendo que vai chegar um tempo que vai ser do jeito de lá, antes do pecado. Este tempo ele está se referindo ao Reino Milenial, quando o homem nesta própria terra terá que mostrar para o diabo que ele pode viver o dia de Deus aqui na terra. Deus vai estar com o homem aqui nesta terra por mil anos para que o homem possa ter o seu dia com Deus, é o descanso chamado. Mas, meus amados, preste atenção nestes parágrafos, nestas Escrituras, que nós vamos ler agora. Maria estava totalmente tranquila quando recebeu a visita do anjo, do mensageiro de Deus:
“Salve, agraciada; o Senhor é contigo;” E disse: “Você vai dar a luz um filho e Ele será grande diante de Deus e será entregue a Ele o Trono de Davi e Ele vai reinar sobre Jacó e o Seu reino não terá fim.” Eu quero que vocês prestem atenção que a promessa, que foi dada aqui através do anjo a Maria, no versículo 33 de São Lucas capítulo 1, diz que Ele reinará eternamente na casa de Jacó e Seu reino não terá fim. Lembre-se, sobre quem, Ele vai reinar para depois você não ficar confundido, quem será as nações que vão estar no Reino Milenial, porque já está nas Escrituras dizendo quem será. Veem?
Muito bem! Foi prometido que Ele se assentaria no Trono, seria dado o Trono de Davi para Ele. As pessoas que tiveram Jesus em seus dias O confundiram para aquele momento. Por isso que aquela mulher que saiu gritando “Jesus, Filho de Davi, tenha compaixão de mim”, ela não recebeu Jesus, em outras palavras, ora, quem o chamasse de Filho de Davi não receberia nada da parte de Jesus. Aquela mulher quando começou a procurar, a pedir: “Jesus, Filho de Davi! Jesus, Filho de Davi!” Ele não podia atender as pessoas como Filho de Davi, porque Ele não era o Filho de Davi quando estava na terra a mais de dois mil anos atrás pela nossa contagem de tempo.
Ele estava ali como O Filho do Homem, O Filho do Homem. O Seu ofício de Filho de Davi é algo que está no futuro, no entanto, já ficou prometido para Maria dizendo que Ele seria o Rei no Trono de Davi, mas isto era no futuro, não naqueles dias. E foi por isto que Judas confundiu totalmente a Jesus Cristo, porque eles criam que o Messias seria o próprio Deus na terra para assumir a liderança no mundo e destruir todos os reinos, todos os perversos, todos os incrédulos. Então, o Messias viria para isto, mas não naquele tempo e eles esperavam o Messias guerreiro para tomar conta de todas as coisas.
E Judas disse: “Bem, Ele não quer se manifestar como isto e o meu povo está aí sofrendo e os judeus estão aí sofrendo sob Roma, sob pressão romana. Então, eu vou dá uma ajuda aqui.” Judas fez a mesma coisa que Sara fez, quando a promessa do filho ela achou que não poderia se cumprir através dela por causa da idade avançada, e aí colocou Agar no meio para dar uma ajudazinha para Deus como se Deus precisasse de ajuda. Foi isto que Judas Iscariotes fez.
Ele disse: “Bem, eu vou apertar um pouco, vou forçar a situação, porque vão prendê-Lo, vão... e Ele, o Messias, não vai passar por isso. o Filho de Davi não vai passar por isso. Quando a coisa apertar mesmo, com um sopro da boca Ele destrói a todos! Ora, e se Ele é o Rei e nós somos os que Ele escolheu para estar ao Seu lado, somos nós que vamos estar sentados em tronos, vamos ser seus ministros.” E aquela coisa toda! Se deu mal, porque ele não entendeu nas Escrituras, ele não tinha a revelação que aquela vinda de Deus na terra não era como Filho de Davi, mas como Filho do Homem, Seu ofício profético ainda.
E quando Judas viu que aquilo saiu pela culatra e Jesus se deixou prender, foi açoitado e ele foi indo, foi indo, quando ele viu que Jesus realmente estava morrendo lá na cruz, ele disse: “O que é que eu fiz? Que mal eu fiz!” Foi entregar as moedas, aquilo não adiantou e o remorso foi tão grande, foi tão grande o problema dentro dele, a revolta, o remorso, o temor, todas aquelas coisas, que ele não suportou e ele pôs fim a sua própria vida. Tentou se enforcar, se amarrou em um penhasco, numa árvore em um penhasco muito alto e aquilo arrebentou, ele caiu em baixo, todo o seu corpo foi estraçalhado na queda. Não pense que Judas morreu enforcado apenas lá não, viu, não, a Bíblia diz que as suas entranhas foram dilaceradas, ele se precipitou, foi uma coisa terrível a morte de Judas!
Mas, vamos ver para chegar no Reino Milenial, o que é preciso, o que vai acontecer? Foi dito a Maria que Ele iria se assentar no Trono. Só que já se passou todo esse período de tempo, dois mil anos de história já aconteceram. Nesses dois mil anos de história Jesus assumiu a posição de Filho do Homem, o Profeta dos profetas, e agora Ele está na posição de Filho de Deus, até que o último eleito chegue, conheça, se... vamos dizer assim, se encaixe no plano divino. Quando o último eleito entrar, quando o último eleito aceitar o sacrifício de Cristo e selar a sua vida, ser batizado no nome do Senhor Jesus Cristo, cumprir as Escrituras, aí sim termina a intercessão porque não terá mais por quem Ele interceder.
Terminando a intercessão, o que acontece? Ele levanta-se do Trono da intercessão, do Trono da intercessão Ele virá para reclamar os Seus. Aquele Trono da intercessão se torna então o Trono de julgamento, será o Trono do julgamento. É quando Ele, então, toma o Livro da Vida para reclamar os Seus, estão se ajuntando agora um outro corpo para habitação Dele. Esse Corpo é chamado: a Sua Igreja! Abra a sua Bíblia em João capítulo 11. João capítulo 11, versículo 52. São João capítulo 11, versículo 52. Se você tem caneta e acha difícil acompanhar a leitura, você anota para ver depois, mas é São João capítulo 11, versículo 52. Está escrito assim:
· 52 E não somente pela nação, mas também para congregar em um corpo os filhos de Deus que estão dispersos.
Este é o trabalho, enquanto Ele está sentado intercedendo pela igreja o Seu Espírito está levantando todos estes dispersos em todas as nações para forma este corpo. Veem?
· 52 E não somente pela nação, mas também para congregar em um corpo os filhos de Deus que estão dispersos.
Vamos rapidinho agora para Colossenses, lá no Novo Testamento, já pro final. Aos Colossenses capítulo 1, versículo 24.
· 24 Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é (o que?) a igreja;
Veem? Este é o corpo de Jesus Cristo aqui na terra: a Sua igreja. Agora, preste atenção. Jesus como Filho de Deus, na posição de Filho de Deus, no Trono do Pai, veja, Ele é Sacerdote. Veja. Se você não souber diferenciar dispensações, os títulos de Deus, veem, para cada momento, para cada dia, para cada dispensação, você fica sem saber o que está acontecendo. Espírito não precisa de Trono! Espírito não precisa de Trono para se assentar! Deus é Espírito, habita em Jesus Cristo. “Nele habita corporalmente toda plenitude da Divindade”, por isso Ele disse: “Eu venci e me assentei com meu Pai no Seu Trono.” Existem duas pessoas sentadas no Trono? Veem agora? Por isto que Ele disse: “Assim, quem vencer se assentará, assim como eu venci me assentei com meu Pai no Seu Trono!” Por isso eu digo e repito, Jesus na posição de Filho de Deus... [Corte na gravação – E.] ... capítulo 3. Hebreus capítulo 3, versículo 6, o apóstolo São Paulo confirma isto que acabamos de citar. Diz assim:
· 6 Mas Cristo, o é como Filho, sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme até o fim a nossa confiança e a glória da esperança.
Veja:
· ... Cristo, o é como Filho, sobre a casa de Deus;
Que casa é esta? Nós, Seu corpo, a Sua igreja. E Ele como Filho de Deus assume a posição de sacerdote, porque Filho do Homem, Filho de Deus e Filho de Davi são as três posições Dele como: Rei, Sacerdote e Profeta. Profeta, Sacerdote e Rei.
1º - Ele andou na terra dois mil anos atrás, Jesus Cristo, o Filho do Homem.
2º - Sacerdote, Ele está desde o Pentecoste até a igreja ser arrebatada, Sacerdote, Filho de Deus!
3º - Filho de Davi, Ele estará sentado no Milênio como Rei dos reis e Senhor dos senhores. O Rei. Profeta, Sacerdote e Rei. Filho do Homem, Filho de Deus e Filho de Davi. Amém? É isto! Bem. Quando Jesus estabelecer o Milênio, aí sim, vai se cumprir São Lucas capítulo 1, versículo 30:
· 30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
· 31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
· 32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
Até hoje Ele não assumiu esse Trono, porque Ele vai assumir esse Trono durante o Milênio. O Trono de Jesus, onde vai ser? Onde será este Trono onde Ele vai se assentar como Rei dos reis? Muitas pessoas quando pensam sobre as coisas que vão acontecer, pensam no céu – “Nós vamos embora para o céu! Vamos viver lá no céu!” – Gente, no céu nós vamos participar de uma festa, nós vamos participar de uma festividade, mas depois voltaremos para cá também. Não importa se existam milhares de planetas tão bonitos quanto o nosso, não importa se haja milhares deles, mas a promessa desta Bíblia que tem se cumprido ao pé da letra, todas elas, as promessas dizem: “Será aqui na terra!” É para cá que nós vamos voltar depois de irmos lá na glória e voltarmos.
Onde será o Trono de Jesus? Esse Trono que é chamado Trono de Davi que Ele vai se assentar? O Trono de Jesus é aqui na terra, será aqui na terra. São Lucas foi o que lemos 1:32:
· 32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
Anote mais uma Escritura, Apocalipse capítulo 3, versículo 21:
· 21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono;
Onde será isto? No Milênio. Vamos ler umas partes agora no livro do profeta Isaías?! Vamos abrir nossas Bíblias no livro de Isaías capítulo 32. Isaías capítulo 32, vamos ver o que este profeta fala a respeito dessas coisas futuras. Isaías capítulo 32, está escrito assim. Vamos ler do versículo 1 até o versículo 4:
· 1 Eis que reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo.
Veja, este Rei dominará, dominarão os príncipes segundo o juízo. Você acha que esses príncipes são pessoas mundanas? Você acha? Você acha que o Rei no Milênio vai reinar sobre reis pagãos? Sobre presidentes não cristãos? Vocês acham isto?
· 2 E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta.
· 3 E os olhos dos que vêem não olharão para trás; e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos.
· 4 E o coração dos imprudentes entenderá o conhecimento; e a língua dos gagos estará pronta para falar distintamente.
Porque não tem como gaguejar no Milênio, não vai haver. Agora, vamos para o versículo 14. Vamos para o versículo 14, você diz – “Por que não ler os outros versículos?” – Porque a Bíblia, as Escrituras Sagradas, elas foram escritas assim. Às vezes um único versículo, ele tem dois... existe profecia em um único versículo que se cumpre em dois ou três mil anos de história, ele se reparte. E, se você misturar as coisas você ficará todo enrolado, somente um profeta para nos mostrar estas coisas. Veja que quando Jesus esteve na terra e foi dado para Ele o livro, o rolo do profeta Isaías, e Ele começou a ler, creio que Isaías 61 ou é 62, “O Espírito do Senhor está sobre mim, Ele me enviou para ungir isto, fazer aquilo, aquilo.”
Ele leu, leu, leu e chegou em um versículo que Ele só leu a metade, que era “apregoar o ano aceitável do Senhor”. A outra parte do versículo que dizia “o dia da vingança do nosso Deus”, Ele não leu, porque não estava se cumprindo aquilo naquele momento. Ele leu até a parte, a metade do versículo e disse: “Hoje se cumpriu estas Escrituras!” O resto que é sobre o dia da vingança do nosso Deus, era o mensageiro da sétima Era da igreja que viria antes do grande e terrível dia do Senhor mostrando sobre o juízo que virá. Aquilo não se cumpriu nos dias de Jesus, por isso Ele não citou, Ele só citou até onde ela estava se cumprindo naquele momento. Veem?
Nós lemos falando sobre o Milênio, Isaías 32 - 1 ao 4. Agora, vamos para o versículo 14 até o versículo 18, vamos pegar apenas as partes que fala a respeito do Milênio. Isaías 32, versículo 14:
Isaías 32:14
· 14 Porque os palácios serão abandonados, o ruido da cidade cessará; e as fortificações e as torres da guarda servirão de cavernas ...
Onde estarão as cidades? Onde estarão as grandes capitais durante o Milênio? Onde estarão as grandes Metrópoles? Onde estarão as grandes empresas?
· 14 Porque os palácios serão abandonados, o ruido da cidade cessará; e as fortificações e as torres da guarda servirão de cavernas eternamente, para alegria dos jumentos monteses, e para pasto dos gados;
· 15 Até que se derrame sobre nós o espírito lá do alto; então o deserto se tornará em campo fértil, ...
Por que o deserto se tornará em campo fértil? Porque este campo fértil, esse deserto que vai virar um jardim, já não é para olhares pecaminosos. Será para pessoas que estará na mesma condição de Adão antes da queda. Amém? É isto! Vamos ver.
· 15 Até que se derrame sobre nós o espírito lá do alto; então o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque.
· 16 E o juízo habitará no deserto, e a justiça morará no campo fértil.
E você acha que isso é entre pessoas incrédulas?
· 17 E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre.
· 18 E o meu povo ...
Não é outras pessoas que não sejam o povo de Deus.
· 18 E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso.
Lembre-se desse versículo depois quando você ler na mensagem o profeta, o irmão Branham dizendo que o Milênio é o sétimo dia, o nosso sábado.
· 18 E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso.
· 19 Mas, descendo ao bosque, cairá saraiva e a cidade será inteiramente abatida.
· 20 Bem-aventurados vós os que semeais junto a todas as águas; e deixais livres os pés do boi e do jumento.
Vocês notaram aqui que o versículo 19 e 20 não correspondem as profecias sobre o Milênio? Por isso que eu disse que era só até o 18?! Viram que para frente já é totalmente diferente? Porque a coisa vai para frente e volta para trás novamente. O profeta falava uma coisa aqui, via outra parte, depois falava outra coisa que tinha acontecido no começo de sua visão, veem? Oh, se tivéssemos tempo para explicar como estas coisas acontecem, mas lendo as Escrituras agora você perceber estas coisas. Abra agora a sua Bíblia em Isaías capítulo 11. Isaías capítulo 11. 11 no livro de Isaías. Veja agora. O reino do Messias é pacífico e próspero! Vamos ver.
· 1 Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
· 2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de inteligência, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
· 3 E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.
· 4 Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,
Preste atenção, que nós estamos falando do reinado do Messias. Primeiro diz que é um reinado de paz, mas agora está dizendo que Ele vai varrer a terra com o sopro de Sua boca para matar o ímpio. Isso é durante o Milênio? As pessoas... por isso que os grandes escritores se enredaram todo quando falam sobre as coisas futuras, porque sobre eles não está o Espírito de profecia. Mas aqui está mostrando como será o reinado de justiça, para frente já mostra que os ímpios serão aniquilados! Esses ímpios não poderão serem aniquilados durante o reinado do Milênio, porque durante os mil anos não haverá morte.
Quando então vão ser mortos esses ímpios? Será antes do Milênio ser estabelecido, Apocalipse capítulo 19, “Ele vem nas nuvens e para todo o olho verá.” E todos esses olhos que o virá, oh, esses não suportarão a Sua Presença. Por isso que você lembra daquele versículo que ele diz assim, olha: “Vem monte, caia sobre nós, nos escondas da presença daquele que vem porque quem suportará o dia da Sua ira?” Veem? Ah meu Deus! As mentes espirituais de vocês estão captando estas coisas. Vamos ler mais aqui um pouquinho.
· 5 E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a verdade o cinto dos seus rins.
· 6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará.
· 7 A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos juntos se deitarão, e o leão comerá palha como o boi.
· 8 E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a sua mão na cova do basilisco.
· 9 Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
Amém! O que é isto? Isto é a condição do Éden, veem, de antes da queda. Vamos ler aqui mais para frente para vocês verem. Anote mais uma Escritura, Isaías capítulo 9, versículo 7. Isaías capítulo 9, versículo 7. Estamos lendo as Escrituras e depois vamos ler nas mensagens. Diz assim:
· 7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.
Meus amigos, Jesus será o último Rei! Porque na profecia de Daniel, quando ele revelou o sonho de faraó, aliás, o sonho de Nabucodonosor, ele viu uma estátua com a cabeça de ouro, peito de bronze, os quadris de prata e os dois pés de ferro e em baixo se misturava ferro e barro. E Daniel, quando ele interpretou o sonho do rei ele disse: “Tu, oh rei, és a cabeça de ouro.” E foi dizendo, foi dizendo. O próximo, os peitos, o peitoril da estatua do sonho de bronze, era o reino que viria depois que derrubaria o reino babilônico. E se não me engano foi o medo persa, o reino medo pérsico.
Depois veio os quadris da estátua, que era de prata, e foi a Grécia, o reino grego, Alexandre o Grande, todas estas coisas. Não é?! Isso já é um assunto a parte, apenas para você ter uma ideia. Eu posso até estar confundindo os nomes deles aqui, porque o nosso assunto nesta, neste momento não é sobre esses quatro reinos, é para você entender sobre o último reino qual será. Depois disse, quando chegou no quarto reino o animal que representava era um animal terrível e este animal correspondia ao império romano que derrubou o império grego.
E note, que quando Jesus nasceu era o império romano que dominava, só que este império por ser mal, forte, que quer esmiuçar, por isso que seus pés são de ferro, mas ele tinha uma fragilidade, era misturado com barro. O que é que disse a profecia? Nos dias deste reino, porque o rei Nabucodonosor que teve o sonho, ele viu que do alto da montanha uma pedra sem mão foi cortada, foi tirada uma pedra sem mão nenhuma e esta pedra veio, caiu nos pés da estatua onde estava misturado o ferro com o barro e a estátua toda se esmiuçou, caiu tudo! E esta pedra se tornou um reino que dominou toda a terra.
Daniel interpretou o sonho e disse que aquela pedra seria o último reino. Esta pedra, que pedra é esta? É justamente aquele topo da pirâmide. Vocês lembram do topo da pirâmide? A Pedra que foi rejeitada, que os construtores rejeitaram? “Eis que ponho em Sião uma pedra de esquina, a rocha de escândalo, mas quem nela crer não será confundido!” Ora, veja, nos dias destes reis. Veja, o império romano passou? Não senhores! Ele continua ainda, apenas mudou de Roma imperial para Roma papal. E quando aquela Pedra vir e for lançada sem mãos nos pés da estátua vai destruir todos os reinos.
Jesus quando veio Roma dominava. Na Sua segunda vinda Roma terá que estar dominando também, hoje ela domina religiosamente, mas voltará a dominar politicamente. Por isto terá o falso profeta, a besta, a trindade de satanás, unindo o reino político, religioso e financeiro, todas estas coisas juntas. Mas, esta Pedra, a Pedra da interpretação do sonho do rei que Daniel interpretou, é Ele que virá para encaixar o topo da pirâmide. Esta Pedra vai esmiuçar tudo e vai se tornar então o último Rei e o Seu reino não terá fim! Jesus é o último Rei. Daniel capítulo 2, anote aí ou veja aí nas Escrituras. Daniel capítulo 2, versículo 44, aí está ele concluindo a interpretação do sonho de Nabucodonosor. Daniel capítulo 2, versículo 44:
· 44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas, esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre,
Amém! Este reino é o reino Dele no Milênio! Amém! Vamos, vamos em frente. No livro de Apocalipse, vamos agora para Apocalipse capítulo 11, versículo 15. Apocalipse capítulo 11, versículo 15, está escrito assim:
· 15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, ...
Eu quero que vocês se lembrem, que esse sétimo anjo aqui que toca a sua trombeta, não significa o sétimo mensageiro a Era da igreja. Veem? Porque o sétimo anjo de Apocalipse 10:7 é um homem, um mensageiro terreno com uma mensagem para a igreja na terra. Este sétimo anjo, são sete anjos celestiais que toca trombetas e essas trombetas anunciam juízos ou ajuntamentos e todas estas coisas. Veem? Aqui está, Apocalipse 11, versículo 15.
· 15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo passaram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
Amém!
O nome de Jesus é o nome precioso! Meus queridos irmãos e ouvintes, melhor do que entender, do que saber, sobre o Milênio é estar lá, é estar no Milênio. Você deseja estar no Milênio? Você deseja reinar com Cristo durante mil anos? Não deseja você fazer parte daquela grande comitiva que descerá do céu, como está escrito em Apocalipse 19 juntamento com Ele, o Rei dos reis e Senhos dos senhores para estabelecer o Milênio na terra e vencer antes disso todos os inimigos, pisar sobre eles?
Oh, meus ouvintes! O que se deve fazer para estar lá? Você diz – “Mas, eu não sou predestinado.” – Como você sabe que, não é? Qual demônio que te tenta e que te atrapalha de crer? Você sabe qual é o primeiro passo para se fazer para reinar com Cristo durante o Milênio? Sim! Paulo, quando falou, aliás, Pedro, quando pregou para aquelas pessoas no dia de Pentecoste, aqueles que ficaram com seus corações compungidos perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: “Que faremos, varões irmãos?” E Pedro disse: “Arrependei-vos e cada um de vós sejam batizados em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo, porque a promessa é para vós, para vossos filhos, para os que estão longe, para todos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.”
Você não tem escutado o chamado de Deus através desta Mensagem? Se você sentir que Deus está te chamando largue tudo, deixe tudo de lado, deixe as tradições religiosas, deixe os ensinamentos de homem e siga a Palavra! Aceite o nome de Jesus Cristo em seu batismo! Peça o seu batismo, seja batizado com o batismo apostólico em nome do Senhor Jesus Cristo e assim todos os teus pecados serão apagados pela grande borracha de Deus, pelo Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. E você pode, então, receber o Espírito Santo, estar assim selado pelo lado de dentro, o diabo então fica selado do lado de fora e aí você pode reinar com Ele durante o Milênio. Deus te abençoe, ouvintes, no nome de Jesus Cristo, amém!
[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]
TRANSCRITO POR: ELISANGELA FLORENCIO
DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO: 46 MINUTOS, 03 SEGUNDOS
DATA DA TRANSCRIÇÃO: 06/06/2025
Texto revisado em 09/06/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário