Pesquisar neste blog

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

A História de Raabe




Josué 6:22-25

Então, disse Josué aos dois homens que espiaram a terra: Entrai na casa da mulher prostituta e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe jurastes. Então, entraram os jovens, os espias, e tiraram Raabe, e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e tudo quanto tinha; tiraram também toda a sua parentela e os acamparam fora do arraial de Israel. Porém a cidade e tudo quanto havia nela, queimaram-no; tão-somente a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro deram para o tesouro da Casa do Senhor. Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó. 

Nosso objetivo é estudar um pouco sobre a atitude da prostituta gentia com relação aos espias de Josué e para com o Deus de Israel, porque o irmão Branham usou a atitude dessa mulher para tipificar os crentes da Mensagem da hora. 

Mas todos devem saber a opinião que o irmão Branham tinha a respeito de tipos e das Escrituras em geral. Ele afirmava que toda a Escritura é profética, e por causa disso, possuem um duplo sentido. Então, há várias maneiras de você interpretar uma passagem bíblica e extrair delas uma mensagem de Deus para o Seu povo. Então, essa figura que o irmão Branham usou para se referir à Noiva de Cristo tem todo um respaldo bíblico. 

Vamos então procurar entender alguns tipos que se apresentam para nós nessas Escrituras e ver como que isso se enquadra com os dias de hoje. Aquela prostituta Raabe recebeu a visita de dois espias que haviam sido enviados por Josué. 

Josué 2:1

De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali. 

Moisés e Josué 

Foi em Sitim, (que em hebraico é “shittim”, que quer dizer “acácias”) na terra de Moabe, que Moisés designou Josué como seu sucessor, para dirigir o povo no seu lugar. Em várias ocasiões, o irmão Branham foi comparado como um Moisés, por conta dos dois sinais que ele havia recebido da parte de Deus para vindicar o seu ministério, e pelas inúmeras maravilhas que Deus operou por intermédio dele. Lembro de um testemunho que eu traduzi há muitos anos do irmão Roy Robserson onde ele havia comparado William Branham com Moisés baseado em uma visão ou sonho que Deus lhe deu. 

Naquele verão, depois que o irmão Branham partiu para Jeffersonville, fiquei com muitas saudades de casa. E foi durante esta época que eu tive um sonho, ou deveria dizer ‘visão’, porque isso é como o irmão Branham o chamou. Em minha visão, eu estava parado próximo à casa do irmão Branham em Tucson, para a qual ele não havia se mudado ainda, nas Montanhas Catalina. Exatamente na minha frente estava um profundo cânion na montanha, e eu vi o irmão Branham parado no centro daquele cânion. Parecia que eu estava cerca de trezentas ou quatrocentas jardas abaixo da montanha, e havia dois irmãos comigo, o irmão Welch Evans e o irmão Fred Sothman. Havia uma nuvem âmbar subindo e descendo sobre o irmão Branham. Então eu ouvi uma Voz que soava como se estivesse vindo de um alto-falante na nuvem, e ela disse: “Este é Meu profeta, e como Moisés guiou os filhos de Israel, assim este Meu profeta guiará esta geração”. (...) Uma vez o irmão Branham me perguntou: “Irmão Roberson, você realmente sabe quem foi Moisés?”. Quando ele colocou isso daquela maneira, eu tive que dizer: “Não, eu não sei”. Ele disse: “Ele era Deus para aqueles filhos de Israel, e ele podia chamar à existência pulgas e todos os tipos de coisas como esquilos”. E quando ele disse “esquilos”, então eu soube que ele era o nosso Moisés. Ele foi Deus para as pessoas desta geração, o mesmo como Moisés foi para os filhos de Israel. 

Após a partida do irmão Branham, muitos tentaram buscar algum ministro que pudesse ocupar o lugar de Josué, assim como ele havia ocupado o lugar de Moisés, após ter partido para o Senhor. Sei pelo testemunho do irmão Júnior Jackson, que muitos o haviam procurado para ser esse “Josué”. Ele mesmo disse isso em uma carta que ele havia escrito para Billy Paul Branham. 

Você se lembra em 1966, quando certos homens estavam me tomando como seu Josué? Eu estava na Carolina do Norte naquela época. Você me procurou para falar comigo sobre isto. Então eu cheguei em casa e me encontrei com você e o irmão Neville no Tabernáculo. Lá você me falou o quão errado era para eu permitir aquele espírito ir adiante. Então eu lhe disse que eu não havia aceitado aquele ensino de Josué. Mais tarde em Christianburg Va você requisitou que eu fizesse uma declaração pública condenando aquele ensino de Josué, o qual eu fiz. Isto foi na igreja de Ernest Fulcher no culto da tarde. Mesmo que existam alguns que ainda me condenam por isto. Agora após quase 25 anos desde que o irmão Branham partiu, você ainda sustenta homens que defendem o irmão Branham como sendo Jesus Cristo, Senhor, ou Deus. Lembro-me bem no domingo que o irmão Branham pregou sobre a “Serpente Ferida”. Como ele condenou aquele espírito que procurou fazer dele Jesus Cristo. Então naquela tarde todos aqueles homens vieram e estacionaram na entrada da garagem e foram esperar para se arrependerem diante dele por isso. Agora quase 25 anos mais tarde alguns ainda estão crendo nisto. E você vai adiante com isto, e mais um monte de outras coisas que alguns homens ensinam. Em nenhuma ocasião você os tem alcançado para tocá-los e corrigi-los. 

De fato, muita idolatria tem sido criada em torno do irmão Branham, e infelizmente, Jeffersonville nunca demonstrou um pulso firme contra esse tipo de espírito, mas pelo contrário, teve atitudes que encorajavam uma idolatria, como quando resolveu mudar o ministério das fitas do irmão Branham para “Gravações ‘A Voz de Deus’”, o que insinua que tudo que o irmão Branham falava nas fitas era o “Assim Diz o Senhor”. 

Realmente, guardada as devidas proporções, o irmão Branham foi o nosso Moisés, como ele havia sido Deus em uma medida para Israel nos seus dias. William Branham não era a própria Pessoa de Deus, assim como Moisés também não era, mas seus ministérios representaram Deus na terra. 

Mas como disse Jackson, o irmão Branham repreendeu aquele espírito que tentava fazer dele a própria pessoa do Senhor Jesus. Ele ensinava que Cristo mesmo havia sido como um Moisés para Israel, e o próprio Senhor Jesus seria Moisés para nós hoje. 

O Poderoso Deus Desvelado Perante Nós (29/06/1964)

Agora, nós temos um Irmão mais velho, Jesus, o Filho de Deus; e Ele veio pagar por nós, se apenas crermos e pudermos entrar no véu com EleEle é o nosso Moisés - Jesus é o nosso Moisés de hoje; Moisés velado foi a Palavra viva para o povo. Hoje, Jesus velado é a Palavra Viva para as pessoas que... Jesus na Igreja. O Espírito Santo, o Filho de Deus nas pessoas, revelando a Palavra pela promessa deste dia, faz exatamente do mesmo jeito. A mesma coisa agora! 

Agora, o irmão Branham nunca incentivou tal coisa como um profeta ou algum tipo de mensageiro que deveria ser ouvido depois dele como uma espécie de “Josué”. O irmão Branham compreendia que a figura de Josué também estava relacionada com o próprio Cristo na forma do Espírito Santo, que estaria com a Sua Igreja assumindo uma Liderança sobre ela, e ele sempre tentou deixar esse pensamento muito bem claro em seus sermões. 

A Igreja Escolhendo a Lei ao Invés da Graça (16/03/1961) § 59

O grande Josué, o Espírito Santo, que recebeu a promessa de Deus, que desceu para nos guiar, Ele nunca duvidou. Josué nunca duvidou disso; ele era o general de Deus. Isto é exatamente correto; ele era o general de Deus. E ele foi o único que liderou os filhos. E é o mesmo Espírito Santo, o General de Deus, o Capitão-Chefe que estava às portas de Jericó quando Josué chegou. O mesmo Capitão-Chefe, nosso General, quer nos levar para a Terra prometida, e Ele é o Único que pode fazer isto. 

Então, esse Josué que envia dois espias até Jericó e que por sua vez acabaram beneficiando a prostituta gentia Raabe tem todo um simbolismo especial. Josué tipifica o Espírito Santo que tem atuado em favor de Sua Igreja desde o início de Sua dispensação que começou lá no pentecostes. Os dois espias que Josué enviou podem ser tipo tanto dos dois profetas enviados para a Noiva gentílica durante toda essa dispensação, a saber, Paulo e Branham, por causa da Mensagem idêntica que esses dois profetas pregaram, como também podem ser uma figura do ministério quíntuplo de uma forma geral, que leva a Mensagem de Josué adiante para todos os eleitos de Deus. Jericó tipifica Babilônia, a falsa igreja organizada que há de ser julgada. Portanto, a prostituta Raabe é uma figura da Noiva gentílica que abandona o nicolaismo e a sua fornicação com os falsos ídolos para servir ao Deus verdadeiro. 

O Cordão de Escarlate 

Josué 2:2-21

Então, se deu notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que, esta noite, vieram aqui uns homens dos filhos de Israel para espiar a terra. Mandou, pois, o rei de Jericó dizer a Raabe: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra. A mulher, porém, havia tomado e escondido os dois homens; e disse: É verdade que os dois homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram. Havendo-se de fechar a porta, (A porta da cidade) sendo já escuro, eles saíram; não sei para onde foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis. Ela, porém, os fizera subir ao eirado e os escondera entre as canas do linho que havia disposto em ordem no eirado. Foram-se aqueles homens após os espias pelo caminho que dá aos vaus do Jordão; e, havendo saído os que iam após eles, fechou-se a porta. Antes que os espias se deitassem, foi ela ter com eles ao eirado e lhes disse: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra(Aqui Raabe mostrou sua fé. Enquanto muitos achavam que os muros da cidade de Jericó eram instransponíveis, ela sabia que nada poderia prevalecer perante o Deus de Israel. Ela já conhecia a fama daquele povo, e soube das grandes coisas que Deus fez por eles no Egito e de como entregou inimigos poderosos em suas mãos. Ela nunca precisou ver alguns daqueles sinais que Deus fez para só então poder acreditar. Ela simplesmente creu nos relatos que ouviu) e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. (Como ela soube de todas essas coisas? Ela trabalhava em um bordel, e muitos viajantes, além de vários moradores da cidade, iam até lá. Assim, Raabe ouviu as histórias sobre as pragas que Deus mandou ao Egito para libertar o seu povo e sobre como Ele fez o mar se abrir para que os hebreus passassem, etc.) Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte. Então, lhe disseram os homens: A nossa vida responderá pela vossa se não denunciardes esta nossa missão; e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade. Ela, então, os fez descer por uma corda pela janela, porque a casa em que residia estava sobre o muro da cidade. E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, vos não encontrem os perseguidores; escondei-vos lá três dias, até que eles voltem; e, depois, tomareis o vosso caminho. Disseram-lhe os homens: Desobrigados seremos deste teu juramento que nos fizeste jurar, se, vindo nós à terra, não atares este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e a toda a família de teu pai. Qualquer que sair para fora da porta da tua casa, o seu sangue lhe cairá sobre a cabeça, e nós seremos inocentes; mas o sangue de qualquer que estiver contigo em casa caia sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão. Também, se tu denunciares esta nossa missão, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar. E ela disse: Segundo as vossas palavras, assim seja. Então, os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela. 

Todos sabem o que aquele cordão de escarlata atado na janela da prostituta tipifica. Ele representa o sangue de Cristo aplicado na vida de todos que nele confiam. Assim como aquele cordão serviu de sinal para que todos os que estivessem naquela casa tivessem suas vidas poupadas, da mesma maneira, é o Sangue de Cristo sobre nós que serve para Deus como um sinal da nossa confissão de fé por Ele e do arrependimento dos nossos pecados, da mesma forma como o sangue do cordeiro aplicado nos umbrais das portas livrou os primogênitos de Israel da morte quando o Anjo do Senhor passou sobre eles. 

Israel e a Igreja Nº. 5 (29/03/1953) §§ 84-85

Você conhece o caso da prostituta, a Raabe, Raabe, a prostituta, melhor dizendo, como ela deixou cair as roupas escarlates e salvou sua casa. Pela fé, ela salvou o dia, ela salvou ela e sua família. Todas as paredes caíram, menos a parte dela, porque havia uma faixa vermelha na porta. Como tivemos na outra noite, o anjo da morte passando. Há uma faixa vermelha na sua porta antes que esse grande abalo chegue? Ele disse: “Não abalarei mais uma vez a terra, mas abalarei os céus. E recebemos o poder de um Reino que não pode ser abalado”, Hebreus. Isso mesmo. Estamos vivendo nessa hora! 

O cordão escarlate de Raabe era um sinal de redenção. 

Redenção Pelo Juízo (14/11/1954) § 43

Você diz: “Vermelho sempre significa perigo”. Isso acontece conosco em sinal vermelho, mas é sempre redenção também; não fuja disso. Portanto, o vermelho sempre foi o sinal na Bíblia. A prostituta Raabe deixou os espiões descerem através de um pano ou cordão escarlate, o que era um sinal de que Deus deixou sua casa de pé. 

A Água da Separação (21/01/1955) § 13

Vermelho significa perigo, ou vida, ou assim por diante. Mas o vermelho nas Escrituras significa redenção através do Sangue. A prostituta Raabe, quando ela colocou o cordão escarlate; e em toda a Bíblia há uma faixa escarlate. A redenção vem através do vermelho, através do derramamento do Sangue. E sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. E como Deus disse: vá buscar esta novilha que está toda vermelha, sem nenhuma mancha de mais nada, mas perfeitamente vermelha. Pois Deus olhou através do vermelho. E você sabe qual é a cor do vermelho, olhando através do vermelho? O vermelho através do vermelho torna-se branco. Experimente uma vez. Vermelho através de vermelho produz branco. Então, quando Deus olha através do Sangue de Jesus Cristo para nós que estamos vermelhos de pecado e cobertos pelo Sangue, Ele nos vê brancos como a neve. “Embora seus pecados sejam vermelhos como o carmesim, eles serão brancos como a neve.” 

A Fé de Raabe Não Estava em Uma Liderança Humana 

Aquela mulher tinha ouvido falar de Deus e de Sua Palavra e isso foi o suficiente para crer. Ela não estava confiando exatamente em Josué e no seu exército. Ela sabia que Deus era o Rei daquele povo. Sua fé não estava em uma liderança humana, mas na lideerança divina, e é essa fé que a Igreja deve ter. 

Perseverante (05/03/1964) § 103

Ela foi um tanto semelhante à meretriz Raabe. Ela disse para os espiões… Ela não disse: “Esperem até eu ver como que Josué penteia o cabelo. O que, como se parecem os seus generais? Ou que tipo de espadas eles usam? Que instrumentos têm? Que tipo de operações militares?” Ela disse: “Ouvi falar que Deus está com vocês. Isso para mim é suficiente. Quero misericórdia.” Ela creu. “A fé vem pelo ouvir, e o ouvir da Palavra de Deus.” 

A Fé Sem Obras é Morta 

Agora, embora Raabe tivesse dado demonstrações para aqueles espias de que ela conhecia o Deus verdadeiro, ela mostrou sua fé por meio de ações, e foram essas ações que salvou a ela e toda a sua família. O apóstolo Tiago mostrou isso com muita propriedade. 

Tiago 2:24-26

Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta. 

O que teria acontecido com a prostituta Raabe e toda a sua família se ela simplesmente tivesse dito àqueles espias: “Oh, vocês são israelitas? Que maravilha! Eu ouvi falar muito de vocês e do que o seu Deus tem feito desde o Egito até aqui. Creio que o Deus de vocês é o único Deus verdadeiro. Aleluia! Mas sabem de uma coisa? É melhor vocês fugirem daqui, porque se os guardas do palácio, que também são meus clientes, descobrirem vocês aqui, matarão a todos nós. Então, por gentileza, vou pedir para que vocês se retirem. Creio no Deus verdadeiro de vocês, mas não quero me comprometer com nada.”? 

Aqueles espias seriam mortos, mas todos de Jericó pereceriam, e inclusive Raabe, quando Josué viesse à cidade. Então, não teria adiantado nada para Raabe ter simplesmente dito que cria no Deus verdadeiro se não tivesse feito nada que demonstrasse sua fé Nele. Era isso que Tiago estava querendo dizer. Se cremos, serão as nossas atitudes que irão verdadeiramente demonstrar isso, mais até do que nossas próprias palavras, isso porque a fé é demonstrada por atitudes, e não somente por palavras. 

A Igreja do Deus Vivo (27/07/1951) § 45

Agora, você pode vir e confessar os seus pecados para mim, e me pedir para orar por você, mas eu não posso te perdoar. Se você pecou contra mim, eu posso perdoar você. Mas se você pecou contra Deus, Ele é o único que pode perdoar. E Ele perdoou cada pessoa no mundo, e que alguma vez estará no mundo. Eles já estão perdoados, mas isso nunca irá ajudá-los até que eles aceitem isso pela fé e depois o confessem. E Ele curou todas as pessoas enfermas, mas nunca irá ajudá-las, até que elas confessem isso pela fé e creiam nisso e atuem sobre a sua confissão. “Porque assim como o corpo está morto sem o espírito”, diz Tiago, “assim é a fé sem obras”. Você tem que crer e agir como tal. Quando você O aceita como seu Salvador, você tem que crer e agir como Ele.  

E é esse o problema de muitas igrejas. Elas não praticam aquilo que alegam crer. 

Convencido e Então Preocupado (10/06/1962) § 85

Cremos que Ele está vindo nesta era. Por que queremos acumular coisas grandes? Por que desejaríamos construir milhões de dólares em escolas e prédios, e depois dizer que Jesus está voltando? Ora, o público sabe melhor do que isso. Eles sabem que você está falando sobre algo em que você não acredita. Pratiquemos o que pregamos. Certo. Agora, devemos fazer isso. 

Não importa o quanto alguém creia na Mensagem de William Branham e reclame ter o Espírito Santo ou ser um aperfeiçoado. Serão os seus frutos ou obras que provarão tudo isso. 

El Shadai (02/08/1960) § 11

E depois, nós verificamos que Abraão não obedeceu a Deus de uma vez. Agora, ele se preparou e teve fé na promessa. Mas veja, ainda podemos ter fé na promessa e depois não obedecer, e ainda isso nos atrapalhará(Que utilidade há para alguém que crê, mas que não obedece ou pratica o que crê?) Agora, você pode dizer: “Eu tenho um... creio no Espírito Santo. Creio que devo ser batizado com o Espírito Santo”. Agora, não importa o quanto você crê, você tem que obedecer a essa comissão. Vê? Só a fé não irá funcionar, porque a fé sem obras é morta. 

Então, serão os nossos frutos que dirão se nossa fé é boa ou não. Se nossa fé não for acompanhada por obras, então nossa fé não é boa, pois que proveito teria uma fé que não produzisse nada? Se você crê faça algo por sua fé, como Raabe fez. 

O Rei Rejeitado (10/06/1960) § 46

Eu disse a um homem algum tempo atrás. Eu disse: “Senhor, o Senhor alguma vez não lhe condenou por esse cigarro? “Oh”, ele disse, “não”. E eu disse: “Eu mesmo vi você beber”. Ele disse: “A minha fé me salva”. Eu disse: “Mas, senhor, deixe-me dizer algo a você agora. A fé sem obras é morta”. E eu disse: “O Espírito Santo não vive uma vida assim”. Vê? E eu disse: “Você pode ficar desapontado”. Eu disse: “Agora, a fé está tudo bem. Mas se as obras não acompanham a fé, então a própria fé não é boa”. 

Os Justos Não Serão Destruídos Com os Desobedientes 

Hebreus 11:31

Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias. 

A fé e coragem de Raabe foram expressas de uma forma prática e verdadeira, fazendo com que ela e sua família fosse salva da destruição de Jericó. Da mesma maneira, a nossa fé em Deus deve ser genuína, mesmo que isso possa colocar a nossa vida e conforto em risco. Portanto, a atitude e coragem que Raabe demonstrou foi um tipo perfeito da Noiva de Cristo dessa última hora, que além de crer na Mensagem do dia, aceita pagar o preço e os riscos por se posicionar por Ela, a fim de não perecer com os injustos. 

O Sinal (01/09/1963) §§ 285-303

Veja, Josué; queria que tivéssemos tempo para ler. Anote isto, Josué capítulo 2; a prostituta gentia que creu, Raabe. Oh, queria que fosse umas nove horas. Eu gostaria—eu gostaria de tomar isso e mostrar para vocês como foi isso lá, vejam. [A congregação diz: “Fique a vontade.”—Ed.] Essa prostituta, gentia, observem, toda sua família. Ela era crente. Toda sua família teve de entrar debaixo daquele cordão escarlate, aquele sinal. Eles tinham de entrar debaixo dele, senão, pereceriam. Eles haviam ouvido da ira de Deus. Eles haviam ouvido da demonstração de sinais e milagres de Deus entre Seu povo, e tiveram de recebê-lo. Ela teve de recebê-lo. Deus, o anjo destruidor, estava vindo. Eles o conheciam. E Josué era esse anjo. Eles estavam na fila. E assim está cada nação do mundo, na fila do Juízo de Deus! Esta pequena prostituta, tinha ouvido. A fé vem pelo ouvir! Ela disse: “O país inteiro está conturbado por causa de vocês.” Isso mesmo. Agora, os espias que foram enviados lá para fazer os preparativos, e assim por diante, ela honrou aqueles homens(Assim como a Noiva eleita honrou os mensageiros de Deus de todas as eras gentílicas) E, ela, ela desejava ser salva. Ela disse: “Eu sei que o seu Deus é Deus, e eu tenho ouvido quão grandes coisas tem feito. Eu conheço o que Ele fez a Og, e sei o que ele fez a diversas nações. E vejo que os que O aceitam são salvos, e os que não O aceitam são destruídos. E quero viver”, ela disse. Oh, que coisa! Aí está você. “Eu quero viver.” Pois eles só… Note, Jericó tinha ouvido o que Deus estava fazendo, porém não queriam receber a advertência. E não há uma só denominação neste país, nos arredores, que não tenha ouvido o que Deus está fazendo. Eles não querem aceitar a advertência. Seu grande poder e sinais tinham sido mostrados. O que Ele fez: Ele atravessou o Mar Morto, como se fosse terra seca. Ele produziu, ele criou coisas, e fez rãs, e piolhos, e pulgas virem no ar; os criou por Sua Palavra, através de Seu profeta. Isso não foi segredo. Eles conheciam isso. E Raabe disse: “Eu ouvi isso. Eu não quero perecer com esses incrédulos. Não, senhor!” Sabia que o juízo tinha que seguir isto, porque eles estavam na fila. Ela sabia disto. Então, eles criaram uma maneira dela escapar. Eles devem ter crido que a sua grande denominação própria de Jericó era capaz de resistir a ira de Deus, veja, a grande denominação própria deles. Isso é o que muitos deles estão pensando hoje. “Oh, seguramente Deus não fará isso.” Isso é o que disse Satanás a Eva. “Oh, certamente Deus não o fará.” Ele fará, porque Ele disse que faria, veja, e essa é Sua Palavra. Sim, senhor. “Aquele que não nascer!” “E estes sinais seguirão aqueles que nasceram!” Vêem? “Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos,” e assim por diante, vejam. Correto, desejavam fazê-lo. Oh! Que sucedeu? Agora eles foram calados. “Aqui não vai haver nenhum avivamento. Nossa denominação não cooperará com tais coisas. Não suportaremos esse tipo de loucura entre nós. Eu proíbo a todos vocês de assistirem aquela reunião.” Hã! Jericó, exatamente na linha dos condenados! Mas deve ter havido alguns rapazes que entraram despercebidamente em algum lugar com umas fitas, para a semente predestinada. Eles foram despercebidamente para a casa dela e tocaram algumas fitas. Ela fez de sua—sua própria casa uma igreja, para receber a mensagem. Ainda tem desses, sabe. A Mensagem chegou à Semente predestinada, de um modo ou de outro. Nós não sabemos como Ela chegou lá, mas Ela chegou lá, para que os Justos não perecessem com os injustos. Deus está cuidando disso, hoje. Sim, de alguma maneira Ela entra. Não sabemos como. Ainda que não cooperem, porém há Semente lá que é predestinada. Qualquer que conhece algo da Bíblia, sabe que aquela prostituta foi predestinada. Ela certamente foi! Ela não… A Bíblia diz: “Ela não pereceu com aqueles que não creram.” Isso mesmo. Porém ela creu na mensagem da hora(Então o que aquela prostituta fez foi um tipo do que a Noiva virgem deve fazer também) E Deus lhe deu um sinal, por meio de Seus mensageiros. Disseram: “Toma um cordão vermelho, escarlate, e amarra-o em tua…” Disseram: “Recorde, se tu não amarrares o cordão ali, ou o deixares ali, pelo qual temos escapado, não seremos responsáveis por nosso juramento.” E disseram: “Se tu estiveres fora dele, nós não somos responsáveis.” Oh, que coisa! [O irmão Branham bate palmas três vezes—Ed.] “Raabe, cada semente predestinada aqui, saia lá e vá procurá-las. Tome seu pai, sua mãe! Pois, não faz muito que nós saímos, debaixo daquele pacto, lá no Egito, e tudo que não estava sob aquele sinal pereceu. Raabe, estou lhe dando um sinal. Ele é um sinal. E eu digo, no Nome do Senhor, por assim dizer, se você colocar isso! Eu estou familiarizado com isso, com o mensageiro. Eu estou familiarizado com o anjo da ira, Josué. Ele é o mensageiro destruidor da parte de Deus. Eu estou familiarizado com ele, e ele sabe que tem de haver um indicativo do sinal. E penduras isso ali, e eu te asseguro. Eu juro.” Deus também jurou que, o que estivesse fora dele pereceria, e tudo que estivesse sob ele viveria. E agora, é o mesmo juramento hoje, a mesma coisa, vejam: “Não te deixarei perecer com aqueles que não crêem na Mensagem.” E eles… 

Raabe somente é chamada nas Escrituras sob a alcunha de “prostitua”, porque o seu gesto de fé e coragem foi demonstrado quando ela estava nesta condição, embora ela tenha terminado os seus dias como alguém que confiava em Deus e que guardava os Seus mandamentos. O Senhor é perdoador e bondoso. O amor e perdão de Deus são mais fortes e relevantes do que o passado e a origem de qualquer pessoa. O exemplo de Raabe mostra-nos que Deus é o Salvador misericordioso. Ele não faz acepção de pessoas, ao contrário, conhece o coração e transforma aqueles que confiam Nele de todo coração. Não há nada que nos possam afastar de Seu amor. E como prova do amor de Deus, o Senhor permitiu que Raabe ingressasse na genealogia de Jesus com um descendente seu.

PDF deste culto aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário