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quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Um Dom Espiritual


CARISMA

Adoção parte 3

CHARISMA, UM DOM ESPIRITUAL

A Unção do Santo

Tabernáculo Fé Perfeita - Doutrina da Mensagem

 

 

SÉRIE: ADOÇÃO

PALESTRANTE: IR. ROSENDO

LOCAL/REGIÃO: FRANCISCO MORATO - SP

DATA: 08/11/2009

 

Nós temos estes dias estudado uma parte do livro de Romanos onde temos falado um pouco sobre adoção. E, nós chegamos até Romanos capítulo 8 e versículo 30, onde Paulo fala:

30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

 Amém? [Amém!] Senhor, nosso Deus, Amado Senhor, no nome de Jesus Cristo temos nos reunidos uma vez mais, e é um privilégio para nós podermos estar em Tua casa. Muito obrigado, Jesus Cristo, pôr o Senhor nos conceder esta dádiva, esta graça, em poder neste instante estar contado entre os poucos e desprezados do Senhor, entre aqueles que se desprendem de tudo e se separam um pouco para estarem a sós contigo atendendo o desejo do Senhor de sempre ter companheirismos com os Teus filhos.

Nos ajuda neste instante, que possamos ter um bom aprendizado na Tua Palavra, e que o Teu Espírito nos guie a passos verdejantes nessa hora. E, mesmo contrariando a nossa carne, que o nosso espírito possa ficar fortalecido agora. Porque, oh Senhor, os desejos da carne é diferente dos desejos do nosso espírito. E, o nosso espírito, nossa alma, sempre tem sede do Senhor, sempre sentimos sede do Deus vivo. E, agora estamos aqui esperando ser alimentados por ti, e saciados por ti.

Ajuda aos nossos irmãos que estão trabalhando neste instante, aqueles que não puderam estar conosco por motivos que o Senhor conhece muito bem, colocamos todos eles em Tuas mãos implorando por Tua misericórdia. E, os nossos irmãos que distantes daqui estão cultuando juntamente conosco, que eles sejam abençoados por Ti do mesmo jeito que aqui seremos. Estamos juntos nesta obra, Senhor, batalhando pela revelação que destes aos santos do passado.

Obrigado por o Senhor confirmar Tua presença em nosso meio com os sinais que seguem aqueles que creem. Nós cremos na Tua Palavra, e assim ficamos descansados sabendo nós que no Teu tempo, no tempo do Senhor, as coisas começarão a se mover em nossas vidas. No nome amoroso de Jesus Cristo, nós pedimos e Te agradecemos nesta hora para a Tua glória. Amém. [Amém!]

Podem sentar. Nós ficamos um tempo no culto anterior falando sobre “e aos que predestinou”, e nós encontramos que Paulo fala sobre isto mostrando que estas pessoas que estavam em Deus antes da fundação do mundo e que foram predestinados, Paulo fala sobre isto no livro aos Efésios, mostrando que estes foram predestinados por Um que é Deus e é nosso Pai. E, este é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Então, nós encontramos que esta predestinação é uma benção que vem aos filhos de Deus antes da fundação do mundo, e por isso eles receberam unção de Deus. Paulo disse em Efésios 1:3:

3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

Se é em Cristo, significa em uma unção. Em uma unção! Nós recebemos uma unção da parte de Deus Pai. E, essa unção nos torna conhecedores de todas as coisas. Porque, só Deus sabe todas as coisas, e Ele nos traz, o nosso, o conhecimento Dele para a igreja, não é, para nós. Paulo disse dessa forma: Bendito o Deus que é Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”, e este Deus nos abençoa em Cristo!

Então, nesta parte das escrituras, Paulo está falando não apenas do urgidor, nem do ungido, que é a pessoa que recebe. Mas, ele está falando de uma unção, “nos abençoa em Cristo”. Ele nos abençoa com esta unção. Vê? Porque nosso Senhor Jesus Cristo é o Ungido. Todos aqueles que recebem o mesmo conhecimento que Jesus recebeu de Seu Pai, estes também recebem a mesma unção.

E, Paulo acrescenta que esse Deus, que é Pai, Ele é bendito e que também Ele nos abençoa com todas as bençãos celestiais. E, essa unção, ela vem do próprio urgidor, do próprio Deus. E, eu levei os irmãos naquele culto passado, para 1 a João capítulo 2, versículo 20, onde diz:

20 E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.

Então, “vós tendes Cristo, a unção”, para poder conhecer todas as coisas. Então, nós estudamos um pouco esta parte sobre este “e conheceis tudo depois de receber esta unção”. Então, essa unção vem, ou tem a ver com ser a nós dado a capacidade de saber.

20 E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.

Então, esta unção traz para nós uma sabedoria, o entender todas as coisas. Claro, que as escrituras, elas se entrelaçam para poder a Bíblia explicar a própria Bíblia. Nós, então, encontramos em 1 a Pedro capítulo 1, versículo 13, uma profecia, que naquele tempo, no tempo que chegasse a revelação de Jesus Cristo, então, os filhos de Deus estariam na terra para receber um dom especial, que nos acompanhará, este dom nos acompanha para sabermos e entendermos a nossa colocação na família de Deus.

Sem esta unção, sem este dom, as pessoas não conseguem entender o seu papel, ou qual o trabalho que tem que desempenhar, ou o que Deus lhe reservou para fazer neste tempo da revelação de Jesus Cristo. E, por não ter este dom, esta dádiva, esta graça, eles não conseguem se colocar na posição, ou receber instrução de se colocar na posição de filho, filhos adotados.

Porque, nesta parte de Romanos 8 que estamos estudando, estamos tratando do processo de adoção, que é a parte importante de conhecermos depois de sabermos o relacionamento que Deus tem com Seu Filho, a nossa próxima etapa é conhecer a fundo a nossa relação de Deus conosco, que somos também Seus filhos.

Se Jesus foi nosso irmão Maior, ou Aquele que veio na frente para que sigamos suas pisadas, então, claro, que o mesmo processo que Jesus passou nós temos que passar. Com a diferença que Jesus Cristo não nasceu em um corpo pecaminoso, Ele nasceu em um corpo santo. Não é? Corpo que não teve nenhum contato humano, tanto sangue como a carne em si foram criados por Deus. O sangue, Deus gerou, aquele sangue, criou aquele sangue. O corpo, Deus criou aquele corpo, portanto, não foi usado sangue humano na concepção, nem tão pouco óvulo de Maria.

No entanto, nós passamos por outro processo. Viemos de teofanias, ou de espírito, não é, a carne. E, Jesus... passamos por outro processo, pela concepção humana e Jesus não passou por isso. Mas, no processo de adoção de filhos adotados, temos que passar pelo mesmo processo que Jesus Cristo passou. Agora, em 1 a Pedro, capítulo 1, versículo 13, está escrito:

13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;

 Você chega numa posição onde você espera, onde você se coloca, onde você se estabelece e não move dali, ou não procura com seus próprios esforços fazer ou adquirir. Você sabe que está na dependência da graça de Deus. Graça, é um favor imerecido, então, você descobre que não depende de nada do que você faça ou deixe de fazer. É uma dependência da graça de Deus para você, do favor de Deus que você não merece.

E, essa graça que se nos oferece, quando a revelação de Jesus Cristo vem é nos ensinado, pelas escrituras, que esta graça é para vir somente para os filhos obedientes, filhos desobedientes não recebem isto. Porque isto é um processo, vamos dizer assim, se é uma dádiva, se é um dom, se é um presente, é como uma... oh meu Deus, qual a palavra mais exata aqui, é como um prêmio de consolação. Pode não ser a palavra mais correta, mas, é como um prêmio que Deus te dá de uma forma automática, eu diria, por você ter obedecido Sua Palavra.

Então, Ele te dá desta graça. Que desde lá, do que estamos lendo em Romanos 8, versículo 30. E, que se Ele nos abençoou e nos predestinou para filhos de adoção, e se foi isto desde antes da fundação do mundo e nos deu todas as sortes de bençãos espirituais em Cristo. Vê? Porque é uma unção que vem para os filhos de Deus. E, se isto só vem para os filhos, e estes filhos tem que ser obedientes, senão, não recebem isto, então, isto é chamado pelo apóstolo Pedro, esta mesma coisa que Deus nos dá de “graça”. Chama de graça!

O que agora temos que diferenciar isto daquilo que é a graça de Deus. No versículo 14, diz assim, de 1 a Pedro, capítulo 1:

14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;

Então é só para filhos obedientes.

15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;

16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

Veja. Então, essa graça, ela tem haver diretamente com a revelação de Jesus Cristo. No tempo da revelação de Jesus Cristo isto é para nos tornar como Ele é, esta graça vem para isto, para fazer você, transformar você naquilo que Ele é. E, o que significa isto? a Bíblia diz: “Ele é santo, então, sede santo como Ele é santo.” Então, para você se tornar uma pessoa separada e estar a serviço de Deus a ponto de Ele usar você, você tem que passar por este processo: obediência a Palavra, não se conformar com a concupiscência que antes havia, não é, em nossa ignorância. E agora, como você não é mais ignorante, porque você conhece, porque você recebe a unção, vê, e você sabe todas as coisas.

E, uma vez que você sabe, você pode escolher. Deus te dá o livre arbítrio, mas, este livre arbítrio que você recebe, você sabe, que se você escolher o que é errado você não receberá esta graça de Deus, porque aí você estará em desobediência. Então, se você procurou obedecer e fazer aquilo que Deus disse, Ele disse: “Benção para você essa unção”, e, essa unção te coloca numa posição de filhos adotados. E, isto faz com que você se separe.

E, uma vez que você se separa, você é colocado na qualidade de santo porque Deus é santo. E, Ele pode dizer como disse de Jesus Cristo: “Este é meu Filho amado, a Ele ouvi.” Então, uma pessoa desta, se ele está apto para falar a ponto de as pessoas ouvirem o que ele tem a dizer, esta pessoa não pode está falando qualquer coisa, ela não pode estar falando qualquer asneira, qualquer palavra torta, porque foi dito, no processo de santificação, “que não haja sobre vós nenhuma palavra torpe. Nenhuma palavra torpe.

Então, você tem que ter cuidado com aquilo que você fala, porque aquilo que você fala as pessoas ouvem. E, não só as pessoas, o diabo também ouve. Então, se o diabo ouve da sua boca aquilo que não é a Palavra de Deus, ele faz um grande dano com aquilo que você fala, ele usa tuas palavras. Mas, quando você fala aquilo que está escrito ele terá que se dobrar a Palavra. Vê?

Portanto, essa graça tem a ver com a revelação de Jesus Cristo. Paulo, também fala disto em 1 aos Coríntios 1, versículo 3, e ele diz assim:

3 Graça seja convosco e paz, da parte de Deus nosso Pai,

Então, é algo que vem diretamente de Deus mesmo, a Grande Fonte, não pode vir de outro. Mas, isto para chega até você, tem que vir através de Jesus Cristo. Da mesma forma que para o mundo ter sido formado da mesma forma que para todas as coisas virem a existência, Deus trabalhou através de Seu Filho. Deus não gerou a Jesus Cristo, e depois Jesus Cristo criou o mundo, porque Jesus Cristo não é o criador. Do mesmo jeito como William Branham não é criador, no entanto, ele falou a Palavra e criou esquilos.

O processo é que Deus criou os esquilos, mas para esses esquilos serem criados Ele usou uma ferramenta, Ele usou um corpo. Foi assim que Deus criou todas as coisas, através de Jesus Cristo. E, é por isso que as pessoas não conseguem diferenciar o Pai do Filho. Vê? Porque, uma vez que você diz que foi Jesus que criou, como se Ele fosse o criador, William Branham disse: “Ele não pode ter criado um Ser menor e logo depois disso este outro ser menor começou a criar as coisas. Aí você teria um outro que seria o criador.” Vê? Irmão Branham disse: “Isto não pode estar certo.”

Então, a forma correta é como ele nos ensinou mostrando que de Deus saiu o Logos, que era Seu Filho, e Deus, através de Seu Filho, criou todas as coisas. Então, isto está de acordo e harmonia com toda as escrituras, quando Paulo escrevendo aos hebreus diz que através de Jesus Cristo, ou através do Filho, as coisas vieram a existência. Então, a mesma coisa é que no tempo da revelação de Jesus Cristo, um dom especial que vem para a igreja vem da parte de Deus, porém, você não pode receber isto da parte de Deus, a menos que isto passe a você através de Jesus, porque Ele é o mediador entre Deus e o homem. Vê?

Jamais você poderia se aproximar de Deus a não ser através de Jesus Cristo. E, Ele disse: Ninguém vem ao Pai, senão por mim”, porque Ele é a ponte que nos liga de volta a Deus.   

3 Graça seja convosco da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

4 Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. (Ou, através de Jesus Cristo.)

Agora, observe que Paulo fala dessa graça, que é traduzida da palavra grega “charis”, na nossa língua normal é “charis”. Então, “charis”. Nessa parte onde Paulo fala sobre esta graça que veio da parte de Deus para nós. Isto vem da palavra grega “charis”. E, fala da influência divina sobre o coração. Uma forma de Deus influenciar nosso coração, que é o nosso entendimento.

Veja. Então, quando isto acontece, Deus influencia o nosso entendimento, isto mostra para nós de uma forma mais clara aquilo que Paulo disse em uma de suas cartas, onde ele disse que Deus é quem opera em nós tanto o querer como o efetuar. Tanto o desejo como o realizar aquele desejo, é Deus trabalhando nisto, porque é Deus que move nosso coração, ou nossa mente. Vê?

Nossa mente, nossa inteligência, nosso entendimento, para fazermos aquilo que é correto. Por isso oramos, nos inspira nas coisas corretas, não é?! Nos anima a fazer as coisas corretas e nos desanima quando desejarmos fazer as coisas incorretas. Ou, em outras palavras, influencia nosso coração. Influencia o nosso entendimento, para que sintamos gozo, alegria, prazer, em fazer aquilo que é verdadeiro, aquilo que Te agrada. Vê?

Bem. Então veja que fala da influência divina sobre o coração. E, uma vez que Deus influencia o nosso coração, nosso entendimento, aquilo tem que ser refletido na vida. Aquilo reflete. Não pode, Deus influenciar teu entendimento e aquilo não ser expressado através de tua vida. Porque, uma vez que as expressões do corpo é a inclinação, o corpo inclina ou mostra a inclinação para onde está indo a tua alma, e isto fala de um caminhar. E, a Bíblia diz que os passos do homem justo são o que? Guiados pelo Senhor.

E, quando alguém está te guiando, está te influenciando. Vê? Está te dizendo onde ir, está passando a você a sua ideia, a sua influência. Então, o homem justo, ele se torna justo por isto, ele recebe esta graça, o entendimento de Deus! Por isto ele sabe tudo, então, ele começa a ser influenciado pela direção do Espírito Santo. E, estes passos, então, é o Senhor que está guiando. Vem esta influencia ao teu coração, isto é refletido na tua vida. E você se torna uma pessoa grata a Deus. Aí vem o processo de gratidão, que é quando você devolve a Deus aquilo que Ele te deu. Vê?

A fé que Deus te dá, você devolve a Ele na sua forma de adorar corretamente de acordo com as escrituras. mas, eu também quero que você observe que esta palavra “charis”, nós falamos um pouco disto no culto anterior, mas eu creio que hoje fica mais claro ainda para aqueles que ouvirem este simples sermão. A palavra “charis” vem da palavra grega “charisma”, carisma, “charisma”.

Que, se você fosse ler de uma forma mais abrangente para entender o quadro agora por completo em poucas palavras, seria aquilo que chamam de “crisma”. Crisma. Que é uma das ordenanças da igreja católica, não é? Depois, quando a pessoa, como bebezinho eles batizam e depois vem aquele processo e tal, e chega o tempo da crisma. Da crisma. Bem, eu nunca entendi muito bem o que era este processo da crisma até encontrar isto... é aos quatorze anos? É? Então, é numa fase, não é, depois do segundo sete, não é. Então, crisma.

Que isto, crisma, na verdade é uma unção. É uma unção. E, eles entendem isto, e todos, eles vão, e é aquela festividade, tudo de branco e tal, acredito que é mais ou menos assim, não é, para serem crismados. Irmão Valério entende um pouquinho disso que ele já foi coroinha, não é? Morou dentro da igreja católica, comia a hóstia vontade, não é? Comia hoste à vontade. Martinho Lutero ficou tonto quando viu a hoste consagrada sendo carregada por um rato, não é? [risos – ed.] Ele disse:

– “Isso não pode ser o corpo de Cristo, como eles dizem, não pode.”

Eles diziam que aquilo era literalmente o Corpo de Cristo, mas quando ele viu um rato carregando a hoste, ele disse:

– “Não pode ser, isto é apenas trigo, isto é apenas uma bolacha.”

Pois bem. Esta palavra “charis”, que você leu nas escrituras “graça”.

3 Graça seja convosco da parte de Deus ...

Veja. Estamos vindo desde o livro de Romanos, onde foi falado sobre uma unção que é vinda. E, essa unção lá na frente, Pedro fala que ela vem a você no tempo da revelação de Jesus Cristo. Então, é uma unção que o próprio Deus, o Ungidor unge as pessoas. Cristo, sendo o próprio Urgidor, Cristo é a unção que vem a você e Cristo é aquele que também recebe a unção. Você se torna Cristo, você se torna ungido. E, isto é chamado nas escrituras de “graça”. Vê? Graça. Que aquilo é um presente, é uma dádiva, é um dom que Deus te dá.

Então, “charisma”, que seria “crisma” se fossemos expressar isto, vemos que é o ponto para este charis, ou esta graça. Então, com paciência nós podemos aos poucos ir explicando isto, porque agora mesmo isto parece que soa um pouquinho grego para nós, não é, soa: “Está falando grego?”  É assim que as pessoas falam, não é?

– “Você está falando grego, rapaz? Não estou entendendo.”

Pois bem. Na realidade, o que Paulo está dizendo aqui é que Deus tem nos dado esta graça, Deus tem nos dado este charis, que é para chegar ao tempo da revelação de Jesus Cristo, para um propósito específico. No tempo da revelação de Jesus Cristo, Deus dispensa charis, graça, para as pessoas. Porque, aqueles que não tiverem isto que Deus dispensa, eles não poderão compreender a revelação. Isto que Deus dispensa, charisma, charis, graça, é para que você possa entender tudo que Deus está trazendo de Sua parte para a igreja.

O “saber tudo”, não significa que você tenha que entender tudo que acontece no mundo, tudo que o diabo está fazendo, tudo que os políticos estão realizando. Não. Você só tem que entender o que Deus trouxe para o tempo do fim. Porque, não adianta nada você conhecer tudo que aconteceu no passado, tudo que acontecerá no futuro. William Branham disse: “Foque sua atenção no que Deus está fazendo hoje! Porque está tratando neste tempo, quando Deus está presente, o hoje.”

William Branham se refere é precisamente o tempo da Parousia de Cristo, quando o próprio Espírito Santo se apresenta na terra e realiza um trabalho. Então, as pessoas ficam apegadas com o que aconteceu antes disso, com as promessas de Deus e fica sempre falando de um futuro, como se a promessa de Deus não estivesse em cumprimento. Mas, esses que recebem esta graça, ou esta dádiva, eles, seus olhos, os olhos do seu entendimento, por isto é: “Cingir os lombos do vosso entendimento”, não é?

E, Paulo fala: “Abrindo os olhos do vosso entendimento.” Esses olhos são abertos por causa disto. Então, quando você abrange toda a escritura em relação a este fato, você vai perceber que esta graça de enxergar, de ver e entender, porque “ver” significa “entender”. E, esta palavra “ver”, foi dito no livro de Apocalipse que só podem ver aqueles que recebem o colírio. O colírio. E diz: “Comprai isto. Comprai de mim ouro”, não é isto? Provado. No entanto, você sabe, o que você tem para dar a Deus em troca disto? Você não tem nada para oferecer.

Então, que compra é esta? É uma compra grátis que Deus dispensa a você. “Oh, vós, todos que tendes sede, vinde e beba e tomai de graça da água da vida.” Então, é realmente algo que Deus dispensa para Seus filhos de graça. Vê? Agora, no versículo 5, de 1 aos Coríntios 1, diz:

5 Porque em tudo fostes enriquecidos nele, ...

Deixe-me ver, deixe-me comparar aqui com a outra versão da escritura e também assim eu vejo se estou lendo correto.  

5 Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento

 Olha, “e n r i q u e c i d o s”. Então, são pessoas que estavam pobres, eram pobres. Laodiceia não recebe esta unção ou esta graça porque ela já se acha que está rica e não necessita disto. “Rico sois, estou enriquecido, de nada tenho falta.” No entanto, o que lhe falta é a graça de Deus, e por não ter a graça são miseráveis, pobres, cegos e não enxergam, não ver o que está acontecendo.

Estes, que recebem esta dádiva de Deus, eles se tornam enriquecidos, porque é uma terra que se torna enriquecida para a semente crescer. Aprendemos isto quando falamos isto quando falamos do fertilizante que é colocado na planta, não é, ao redor da planta, para que ela cresça mais saudável e tudo. Então:

5 Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento

Então aqui mostra que é a continuidade disto, é um conhecimento que vem de Deus e isto te torna rico no entendimento Dele. Então, claro, se isto vem através de Cristo e eu vos disse que este Cristo é a própria unção que o próprio Ungidor, o Espírito traz a você mesmo, Paulo disse que “bendito seja o Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos abençoou com todas as bençãos celestiais em Cristo Jesus”, e ele vai continuando narrando no livro de Efésios até que ele declara que Deus traz para a igreja o Espírito de Sabedoria, de conhecimento e de revelação. Veja.

Então, se é o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual cremos que é o Espírito Santo, William Branham disse que do mesmo jeito que Daniel veio a Gabriel, o Espírito Santo viria nos últimos dias para trazer essas coisas profundas a igreja. É realmente uma dádiva, e mais uma vez por ter também o nome graça, então, sabemos que nós não merecíamos isto, é um favor que nós não merecemos. Agora, nessa parte que eu li onde ele fala:

(Para que) “em tudo fostes enriquecidos nele”, esta palavra “enriquecer”, ela fala de uma construção como o fertilizador, não é, que é utilizado para tirar a semente ou para fertilizar a semente, dá a semente assim, uma chance de se tornar mais próspera. Fertilizante é para isto, é para dar a semente uma chance dela se tornar próspera. Ela não só caiu em uma boa terra, mas esta terra ainda se torna fertilizada, está sempre úmida ali.

Eu via quando meu pai usava um tipo de fertilizante ao redor do milho, não é, do milho, e mesmo a terra estando seca, seca ao redor, mas próximo do milho onde estava o fertilizante tinha um círculo onde a terra estava escura, úmida, molhada. O fertilizante fazia isto, não sei que processo químico era este, porém, a terra ao redor da planta ela se torna úmida e não seca e não ressequida, não é, ressecada.

E, este enriquecimento fala disto. Um processo nesta terra, que já é uma terra boa, e é colocado ali por causa..., mas a terra é boa, sim, mas tem as interverias do tempo, do momento, do dia a dia. A Palavra de Deus foi semeada em uma boa terra, que é em um coração que é uma mente que está disposta, com boa vontade para ouvir a Palavra, procurar compreender a Palavra e pôr em prática.

Mas, o que acontece no dia a dia? As lutas não é, o sol escaldante das labutas, tempo, os cuidados, as pressões. Isto pode tornar a terra seca, mesmo a terra sendo boa, mas, por falta de chuva ela se torna seca, não é? Por isto o fertilizante, para que a semente, mesmo em tempo de estio, mesmo que não haja geada pela manhã, nem o sereno da noite, esteja um clima quente, sem umidade, mas aquela terra está fertilizada. A semente, então, tem todas as chances de prosperar, e ela prospera a trinta, a sessenta, a cem. Não é? Foi o que disse Jesus.

Então, a semente, ela realmente produz, ela brota, e ela... se necessita para ela se tornar uma planta completa, pronta para colheita, ela necessita deste fertilizante. Então, nós vemos que esses elementos, os elementos, vamos dizer assim, químicos, se fossemos tratar desta forma. Os elementos químicos deste charisma, ou charis, porque nós temos duas palavras por isso repartimos aqui, não é? Charis. Porque tem a outra parte para tornar crisma, não é, charisma.

Os elementos químicos deste charis são toda a Palavra, que é Logos. Logos. Agora, se você tem toda a Palavra, que é Logos, isto é, aquilo que sai da boca de Deus. “Nem só de pão viverá o homem, mas sim de toda Palavra que sai da boca de Deus.” Isto é Logos. Palavra. Semente original.

Agora, uma vez que Deus fala, quando aquilo depois é transmitido e repetido as pessoas e levado adiante, então, você tem o rema, que é uma repetição daquilo que Deus já disse. daquilo que Deus já disse. E, por esta repetição, isto faz com que aquilo continue sempre ali, sempre os elementos próprios para manter a terá fértil em torno da semente, sempre está ali. Vê? Então você tem rema Logos, que é o que Deus disse repetido depois da forma que Deus disse. E, sempre o remas terá que estar de acordo com o Logos, com aquilo que saiu da boca de Deus, caso contrário, você não estará fazendo eco.

Então, se você não tiver o Rema de acordo o Logos, você não está fazendo aquilo que Deus disse a fazer, que é testificando daquilo que Ele já disse, entregando testemunho que é verdadeiro. E, a testemunha que é verdadeira, porque conhece tudo, sabe todas as coisas, vem de um que onisciente, onipresente e infinito; e como você não sabe nada, mas para você entregar adiante, crer, represar o entendimento perfeito, você terá que receber o conhecimento daquele que sabe de todas as coisas.

Veja porque Paulo fala desse charis, dessa crisma, desta unção dos santos que vem para a igreja para poder você conhecer tudo. Veja. Então, nós devemos nos perguntar isto, se toda Palavra do Logos, ou tudo que saiu da boca de Deus é depois repetida, isso traz a você tudo aquilo que é do conhecimento de Deus. Então, nós devemos a nós mesmo nos perguntar, que conhecimento temos recebido da Palavra. Que tipo de conhecimento ou de instrução, nós temos recebido da Palavra?!

Porque no versículo 5 que eu acabei de ler, diz: “Todo o Logos e todo conhecimento”. Eu vou repetir para você como está nas escrituras:

5 Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento

Agora, você sabe que aqui nas escrituras onde está “toda a palavra” isto é “todo o Logos”. Estas escrituras, elas foram escritas em grego e por isso temos que encontrar estas definições para compreendermos o que realmente está escrito. William Branham nos trouxe este conhecimento, Deus usando então três raças para levar o Seu entendimento adiante. Ele usou os judeus com a verdadeira Doutrina de um Deus único. Ele usou os Romanos com a abertura de estradas através do grande império. E, Ele usou os gregos com uma linguagem universal, onde nós temos as definições corretas e perfeitas sobre as coisas.

Então, o que estamos lendo? “Porque em tudo fostes enriquecidos” (Em tudo fostes fertilizados). Que fertilizante é este? Em todo o Logos. Isto é Mateus 4, versículo 4: Nem só de pão viverá o homem, mas de todo o Logos que sai da boca de Deus.” Agora, lendo um versículo tão conhecido, mas usando a palavra exata de como foi escrito fica mais fácil. Vê?

Nem só de pão viverá o homem, mas de todo o Logos que sai da boca de Deus.”

“Mas, de toda a Palavra que sai da boca de Deus.”

Eu sempre me perguntava, não é, como o irmão Branham encontrou determinadas definições para entregar as pessoas, quando ele explica algumas coisas, como Deus em morfe, mudança de Deus, máscara de Deus, cabeça de Deus, quando ele usou Good Red Deity, creio que é essa a pronúncia Deidade, e tal. Ou Divindade. Eu lembro quantas vezes ele fala explicando a respeito de Deus, como Deus gerou Seu Filho, e ele mostra sobre João 1, mostrando o Logos, mostrando sobre uma palavra é um pensamento expressado, que ele fala tantas vezes.

Então, claro, ele usando, sendo que ele usava muito a Bíblia do Doutor Scofield, as notas do doutor Scofield, como ele mesmo fala em suas mensagens. Então, adquirindo esta Bíblia Scofield você encontra que a nota de rodapé do doutor Scofield de João capítulo 1, diz. O prólogo do livro de João:

“O Verbo eterno encarnado no Filho de Deus.”

Então você tem o Verbo Eterno, a Palavra eterna, o Logos eterno, Deus mesmo, que se encarna no Filho. E, ele começa:

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Então, quando o doutor Scofield estudando esta parte das escrituras, e fazendo suas anotações, uma cadeia temática do Gênesis a Apocalipse, ele diz: “Logos do grego, isso aqui, do grego é Logos.” E você leu o que? “No princípio era o verbo”, então, ele está mostrando que no grego, isto “verbo” que é Palavra, no grego é “Logos”. No aramaico, “Memra.” A primeira pessoa que eu vi falando sobre Memra foi o Doutor Lee Vayle. Não é? Foi o doutor Lee Vayle.

Scofield diz: “Do aramaico “Memra”. E, o que é isto? Ele diz: “Uma designação de Deus, no estarguns.” Nos escritos antigos daquela época. “Uma designação de Deus.” Como você designa Deus? Chama Ele de um nome que expressa, vamos dizer assim, os Seus atributos, aquilo que Ele é. Você chama de O Divino, não é. A Grande Fonte, O Grande Diamante. O Poderoso, o Jeová. Seja o que for. Mas, portanto, no grego é Logos. E isto é uma designação de Deus.

O Doutor Scofield continua dizendo: “As traduções aramaicas do Antigo Testamento, a palavra grega significa...,” essa palavra grega para “Logos”. “Um pensamento ou conceito.” Então, daqui você entende porque William Branham nos expressou isto, nos ensinou isto, mostrando que uma palavra é um pensamento expressado. Observe. “Um pensamento ou conceito e a expressão ou declaração deste pensamento. Portanto, como designação de Cristo, Logos é particularmente apropriado.”

A palavra “Logos” quando usamos ela é apropriada para designar Cristo. E, por que? “Nele, estão encarnados todos os tesouros da divina sabedoria, a onisciência de Deus. Ele é desde a eternidade, mas especialmente em sua encarnação, a expressão da pessoa e do pensamento da Divindade.” Porque o Logos, Logos ou Memra, o irmão Lee Vayle nos explica que os judeus usavam o Memra, o candelabro de nove braço, nove braço designando a Deus, o Ser onipotente, porém, era uma peça estática, parada, intocável, que havia uma distância entre Deus e o homem.

Porém, quando se trata daquele mesmo objeto, ou daquele mesmo Ser, chamei objeto porque William Branham disse que Deus é objeto de adoração, não é? Quando se trata daquele objeto em processo de aproximação, que aí já trata de Deus, se condescendendo, quer dizer, mudando de forma, descendo, baixando, baixando, até chegar a ser homem, quando Ele resolve morar por três anos e meio no Corpo de Seu Filho, vê?

Então, a expressão “Logos” é mais adequada entre este relacionamento de Deus em relação a Seus filhos. A expressão “Logos” é mais adequada porque mostra Deus em movimento no processo de aproximação. E, neste processo de aproximação foi feito, realizado através de Jesus Cristo. Veja. Então, quando se trata desta parte, por isso que João trata disto primeiro mostrando Deus, o Verbo eterno, o Logos, a Palavra eterna e logo em seguida mostra sobre o aquele, ou o Verbo, o Logos que saiu de Deus. Vê?

Foi a forma que Deus começou a se aproximar do homem. E, Jesus disse: Ninguém vem ao Pai, senão, por mim.” Não é? “Eu fui estabelecido para isto, para ser uma ponte, vocês só poderão chegar ao Pai se atravessar essa ponte.” Então, a adoração sua só chega a Deus se ela passar por Jesus Cristo. Por isto é: Ao que está no trono e ao cordeiro, seja a honra e glória para todo sempre, amém.” Vê? E, assim por diante. Então, você percebe porque William Branham usou essas expressões mostrando a respeito disto, que uma palavra é um pensamento expressado, ele está mostrando o conceito de Deus condescendendo, chegando a ser homem.

Quando foi mudando de forma, quando Ele eu a luz ao Seu Filho e aquilo foi vindo até que ao Filho recebeu um corpo na terra, depois, aos trinta e poucos anos Aquele que O gerou veio habitar Nele, porque Deus também queria caminhar entre as pessoas. Deus queria ser tocado, queria apalpar as pessoas, Deus queria ser apalpado, queria ser tocado, queria ser visto.

E, Ele não poderia ser visto a menos que fosse expressado através de um que tinha as mesmas características e essência e fosse exatamente uma cópia. Uma cópia do Pai, sendo em forma de Deus. Vê? Sendo uma forma de Deus. Então, nesta parte que nós lemos, por isso eu fico para lá e para cá nas escrituras, para encontrarmos a linha, não é, uma linha divisória, o centro de tudo isto.

5 Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra ...

Isso significa “em todo o Logos”. Falei tudo isto agora sobre o Logos porque chegamos nesta parte aqui, não é?! Então, você foi enriquecido em todo o Logos, que é Palavra. E, vemos que esses elementos deste charis, isto nos traz todo o conhecimento. Então, você também percebe que esta palavra nas escrituras “charis” é graça. Graça. E é para ser dado a nós.

Se é para ser dado a nós, isto que é dado é um presente, é um dom, uma dádiva. Isso é dado a nós para nos edificar, por isso trata de a semente em processo de crescimento até chegar ao amadurecimento. Vê? Para nos edificar de modo que não nos falte nenhum dom, nenhuma das bençãos ou dado de Deus nos falte. Porque, este charis de Deus, esta dádiva, este dom de Deus, ao vir ao crente o nutre, o supre de todas, vamos dizer assim, as proteínas que ele necessitaria, de todas as outras dádivas, de todas as outras bençãos.

Por isto, quando é tratado nas escrituras desta parte que Deus realizaria com Seus filhos é uma unção que faz com que você saiba tudo. “E vós tendes a unção dos santos e sabeis tudo, e conheceis tudo.” Então, agora, esta palavra charisma, charisma, e no grego a palavra significa “dom espiritual”. Dom espiritual. Vê? Então, a palavra “dom”, este dom espiritual, isso trata de uma capacidade para saber e entender. Porque, você diz:

– “O que acontece Deus me dando esse dom?”

Quando Deus te dá esta graça, ou dispensa a você este charisma, você recebe a capacidade de entender e compreender, saber e entender. Então, quando o eunuco estava lendo, o Filipe disse:

– “Você está compreendendo o que está lendo?”

Ele disse – “Como eu vou entender se ninguém me explicar?!”

Então veja. Todo filho de Deus, ele tem que passar por um processo de treinamento. Então, quando vocês se assentam para aprender, você está sendo treinado, está numa escola, está recebendo treinamento, porque você necessita aprender, vê, para poder entender, para poder adquirir conhecimento, sabedoria. Que é o que acontece na escola. E, aquilo que você aprende possa ser que você em algum momento esqueça, mas aquilo ficou enraizado em você e nunca mais você esquece dois e dois quanto é. Mas, no início era difícil, você contava nos dedos, não é?! Dois mais dois, então, separava ali...

Bem, você tem uma laranja, mais uma laranja, quantas são? Uma mais uma. Aí você tem que saber que aquilo era duas. Porque você está falando de dois objetos, mas, no entanto, você vai falar a quantidade como um todo, duas. Daqui a pouco mais uma, três. Mais uma, quatro. Então, aí você separa em dois grupos, dois mais dois igual a quatro. Aquilo, você se bate com aquilo e chega em casa e está fazendo novas descobertas e quando está fácil é bom, não é, enquanto não chegar números fracionários.

E, você vai muito bem e os pais, às vezes, ensinam um pouquinho também pra gente e tal. O irmão mais velho. E, o que você está recebendo? Você está recebendo conhecimento no seu aprendizado e treinamento, e depois daquilo você nunca mais esquece. Nunca mais esquece! Então, talvez no nosso processo de crescimento, esteja acontecendo também a mesma coisa e ficamos repetindo, repetindo, lendo as mesmas escrituras e repetindo as mesmas frases do irmão Branham. Daqui a pouco, você nunca mais esquece aquilo, porque aquilo fica enraizado em você. Vê?

Aquilo torna-se parte daquilo que você é. Não é algo que está a parte de você, então, este charisma de Deus, este dom, uma vez que é dado é teu! Torna-se parte da tua essência. O entendimento de Deus vem a você e torna-se parte da sua essência. Por isso, a Palavra torna-se a tua Palavra, a Mensagem torna-se a tua Mensagem. Irmão Branham disse que a Mensagem e o mensageiro se tornam um, a mesma coisa.

E, é citado para nós desde que nós estamos estudando e aprendendo sobre a Doutrina de Cristo o significado de Deuteronômio 29, versículo 29, onde diz que as ocultas são do Senhor, nosso Deus. É Dele, faz parte Dele. Porém, as reveladas são para nós e nossos filhos. Agora, se as reveladas são para nós e os nossos filhos, significa que Deus dispensou esta graça, este charisma para você, não é, e te treinou para que você aprendesse sobre aquilo. E, uma vez que você aprende é teu, quem tira de você? Você diz:

– “Eu sei. Eu conheço isto.”

Agora veja. As reveladas são para nós e nossos filhos. Estamos falando sobre o que? Estamos falando neste culto sobre este charisma. E, mostramos no livro de Romanos, o livro de Efésios, na epístola de Pedro também, isto é: “Esperai inteiramente na graça, nesta graça, no tempo da revelação de Jesus Cristo.” Então veja. É quando Deus revela a nós Sua Palavra, a abertura completa da Palavra que vem para a igreja. Aquilo estava com Deus, mas, quando Ele trouxe esta revelação, isso é teu.

Então, você espera, ou você descansa, a verdade é esta. Você descansa inteiramente nesta graça que Deus deu a você, neste charisma, neste dom, nesta unção. Vê? Porque você sabe que se dependesse de você, você nunca saberia nada sobre isso. Então, nós vemos que charis é dado a nós para que não nos falte charisma, ou capacidade espiritual para saber e entender. Deus te dá charis, graça. Para que não te falte charisma, dom espiritual, uma capacidade de compreender, de saber as coisas. Então, depois Paulo fala no versículo 6:

6 (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós).

Então, eu pergunto a você, qual foi o testemunho de Cristo que foi confirmado entre vós? Que tipo de testemunho Paulo estava se referindo quando falou estas coisas? Agora, o seu testemunho, o testemunho de Jesus que foi confirmado entre os irmãos, não foi de que Ele era o Filho de Deus? Não foi? Esse é o testemunho das escrituras a respeito de Jesus: o Filho de Deus.

Agora, estamos tratando de um processo que acontece no tempo do fim entre o povo de Deus, onde Deus dispensa esta Sua unção. “Vós tendes a unção dos santos e sabeis tudo.” Então, “vós tendes Cristo.” Veja. Agora, veja como está: “unção do santo”, você sabe que o santo é o Deus Todo Poderoso, no entanto, Ele é Cristo, porque Ele é o Ungidor. E, Paulo diz que você recebe a... Cristo deste Cristo, ou a unção deste Ungidor. Isso traz a você o conhecimento de tudo.

E, quando vem a você o conhecimento de tudo, um dos conhecimentos principais é o testemunho que Deus dá a respeito de Seu Filho. E, foi dito: “Quem não creu no testemunho que Deus deu a respeito de Seu Filho, faz de Deus um mentiroso, porque não creu no testemunho que Ele, do Seu Filho, deu.” Nós já aprendemos isto quando pregamos um pouco sobre os benefícios da revelação.

Agora, quando as pessoas falam da revelação, revelação: “A igreja está edificada na revelação”, eles geralmente leem aquela escritura: “Não to revelou a carne e o sangue, mas o Pai que está no céu.” Não é? “Eu te digo: tu és Pedro, sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” E, ali fala que a igreja está edificada sobre a revelação, a rocha, que é revelação. Ok!

Mas, aquela parte inicial do versículo nunca deve ser negligenciada. “Quem diz os homens que é o Filho do homem?” Elias. Isaias. Um dos profetas. E, outros diziam que... outros diziam: “Tu és o Elias.” Porque foi prometido um Elias, não é? Mas, quando ele perguntou: “O que vós que dizes quem sou?” então, Pedro deu o testemunho que Deus deu sobre Seu Filho. Eu digo, testemunho que Deus deu, porque Jesus disse que foi uma revelação que Deus deu a Pedro. E, por isso ele sabia algo mais do que as outras pessoas. E, o testemunho foi: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Vê?   

Este é o testemunho que Deus deu de Seu Filho. E, Pedro disse isto com toda segurança porque lá no rio Jordão foi o testemunho que eles ouviram: “Este é meu Filho amado no qual Eu tenho prazer de habitar.” “Este é o meu Filho.” mas, Paulo não para por aí. Paulo não para por aí onde ele diz:

6 (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós).

Este testemunho é nos dizendo quem é Jesus. Vê? Porque esta unção, esta benção, não pode vir a você a não ser através de Jesus Cristo. Lemos duas vezes hoje já. Lemos duas vezes. “Bendito Deus e Pai que nos abençoou e nos deu isto através de Jesus Cristo, ou por Jesus Cristo.” Você não pode fugir disto! E, Paulo não para por aí. ele diz que este charis, que quando você tem isto, charisma, é um dom espiritual. Charis nos mostrando graça, favor imerecido. E, quando você junta as duas palavras, charisma e você tem aí o nome completo crisma, não é, vamos dizer assim. Você tem agora um dom espiritual.

Agora, claro, isso não vem para qualquer um só por que tem quatorze anos e o padre faz isto. Nós lemos agora pouco que isto é para obedientes, filhos obedientes. É a obediência a Palavra de Deus que te dá direito a isto. como pode você se alimentar de toda Palavra se você não estar neste processo ou procurando sempre obedecer a esta Palavra? Foi dito que é todo o Logos. E, este “todo o Logos” traz a você todo o entendimento. Este “todo o Logos” eu vos disse que é toda a Palavra. Vê? Toda a Palavra que sai da boca de Deus.

Então, este charis, esta unção espiritual, é para ser dada a você para que você possa saber todas as coisas, não é? “E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.” Exatamente como o testemunho de Cristo foi confirmado em você. Vê?  

6 (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós).

Então, se o testemunho de Cristo, que é: “Eu sou o Filho de Deus”, foi o testemunho que Jesus disse de si mesmo, foi a apresentação que Ele fez e si mesmo. Ele veio ao mundo para manifestar o Pai, expressar o Pai, testificar sobre o Pai. Mas, quando Ele testificou de si mesmo, Ele disse o que Ele era: “Eu sou o Filho de Deus.” Veja. No livro de São Marcos está escrito assim: “Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.” Marcos, capítulo 1, versículo 1.

É isso mesmo? Porque as vezes eu cito assim porque me vem lembrança, alguma coisa, não é? Mas, quando a gente confirma com as escrituras aí você sabe que não está trocando nada, não é?! “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.” Vê? É assim que está na Bíblia Sagrada. Ok.

Agora, Paulo está dizendo aqui, uma vez que o testemunho de Cristo é: “Eu sou o Filho de Deus” e, quando isto é confirmado em você, significa que você terá o mesmo testemunho. Isso é um ponto chave do nosso aprendizado aqui. Nós chegamos agora em um ponto x, em um ponto de decisão neste aprendizado.

Se o testemunho de Cristo é: “Eu sou o Filho de Deus”, foi o testemunho que Ele deu de si mesmo. Porque, o que Ele estava fazendo era testificando do Pai, repetindo o Logos, a Palavra que saiu do Pai: “Tu és meu Filho.” Este é o testemunho que Deus deu de Se Filho. Quando o Filho dá o testemunho de si mesmo, Ele não pode falar outra coisa a não ser o testemunho que Deus deu sobre Ele. Caso contrário, Ele estaria entregando entendimento seu.

E, Ele não podia entregar nenhum entendimento seu, porque o entendimento dele veio do Pai. Inclusive, a vontade dele, ele disse: “Não vale de maneira nenhuma a minha vontade nisto aqui.” Por isso ele disse: “Passa de mim este cálice, mas a minha vontade não seja feita. Seja feita a Tua vontade.” Porque a vontade dele seria contrária a vontade de Deus. Vê? Como a tua vontade é contrária a vontade de Deus. Então, quando você rende sua vontade para que a vontade de Deus prevaleça, aí você se encontra cumprindo a Palavra. Daqui a pouco você diz:

– “Puxa! Eu consegui não fazer aquilo. Eu consegui não ir. Não atender aquilo. Eu me livrei aquilo.”

Por que? Significa que você se rendeu. Se você se rendeu. Só isso. Simples isso. Você se rendeu. Isto mostra subjugo, não é, ou quando você se coloca sob um julgo de alguém. Você rende. Você poderia fazer, poderia ir, poderia dizer, até é direito teu fazer, quem tem boca fala o que quer, quem tem mente pensa o que quer, se quiser faz o que der na telha. Mas, quando você subjuga isto, você fica sob o julgo de alguém.

Agora, as pessoas preferem ficar sob o julgo de satanás, fazer as vontades dele, do que se colocar sob o julgo de Deus. E, Jesus disse: “O meu julgo é suave.” vê? O meu julgo é suave. Meu fardo é leve.” Não é? Em outras palavras: “Eu não vou colocar em vocês um fardo que vocês não possam carregar, porque eu conheço. Eu conheço vossas fraquezas, vossas dores, vossas dificuldades.” Deus não vai exigir de você uma coisa que você não possa cumprir.

Se as pessoas acham que é tão difícil ser crente, não é, se nossos jovens, nossas irmãs, as mulheres, acham uma dificuldade muito grande permanecerem como as escrituras exigem sobre o seu comportamento, vestimenta, cabelo, tudo isto. e, dos homens a sua forma, seu caráter, tudo. Se acham que isso é difícil demais em um mundo como este, isso é falta de subjugar-se. Não é? É falta de subjugar. Aí foi dito que não é pesado, é uma coisa leve.

Se está sendo difícil a caminhada, então, alguma coisa está sendo feita de má vontade. De má vontade. Porque quando você se entrega de boa vontade, então, você sabe, nada importa, mesmo que você seja levado para o sacrifício, para ser sacrificado. Mas, você se rendeu, você não tem domínio. Paulo disse: “Não sou eu que vivo, eu tenho que expressar através de mim a vida de Cristo.” E, você não pode expressar a vida de Cristo vivendo a sua própria qualidade de vida que você quer viver. Vê? Isso é automático. Não é? Então tá.

Se o testemunho que Deus deu de Seu Filho é isto: “Tu és meu Filho.” E, o Filho, Ele deu o mesmo testemunho do Pai, Ele apenas podia dizer: “Eu sou o Filho de Deus.” Porque foi isto que Deus disse que ele era. Então, se isto é para ser confirmado em você, como Paulo disse: Como o testemunho de Cristo foi confirmado entre vós.” Se isto é para ser confirmado em você, então significa que você terá que ter o mesmo testemunho.

E, quando você falar sobre Jesus, pensar sobre Jesus, testificar sobre Jesus, dizer a mesma coisa que Deus disse e a mesma coisa que Jesus disse, que Ele é o Filho de Deus. Veja. Porque se trata da Doutrina de Deus, da Doutrina de Cristo. E, essa Doutrina, que é o ensino que Deus trouxe, o ensino de Deus ou a Doutrina de Deus. Que ensino é este? Jesus disse: “O ensino não é meu” que nós, na nossa tradução é “doutrina”, não é? “A Doutrina não é minha, é do Pai. Eu ouvi Dele.”

Veja. Então, o ensino de Deus ou a Doutrina de Deus é mostrando que Deus é: “Eu sou Deus! Este é meu Filho. Eu tenho prazer de habitar nele.” Depois Ele diz: “A Ele ouvi.” Esse é o testemunho que Deus dá sobre o Seu Filho. Então, Paulo está dizendo aqui que este charis, charis, ou unção, é dada a você para que você possa entender e saber que o testemunho de Cristo é também seu testemunho. Você faz ou leva adiante o mesmo testemunho de Jesus.

Mas, é importante você compreender que você está falando exatamente o que Jesus disse, olhe a consideração que você tem por Jesus. Sabendo quem Ele é e agora conhecendo você está levando adiante o mesmo testemunho Dele, isto significa que você O tem. Veja. Você está dando o mesmo testemunho Dele. Gente, isso é muito bom. E, Paulo diz que você pode entender e saber que seu testemunho está confirmado em você.

Então, “confirmar” chega-se a um ponto de estabelecimento. Você não fica mais coxeando entre dois pensamentos, você não diz: “Será se...” não existe mais isso quando se trata sobre a Doutrina de Deus. Então, aqueles que não receberam ainda a confirmação do testemunho de Jesus Cristo, eles ficam:

– “Oh, mas por que aqui diz isso? Mas, por que nesta parte aqui diz assim: ‘e crucificaram o Senhor da glória’? Só existe um Senhor. Então, como pode este não ser Deus?”

Então, aqueles que não receberam a confirmação deste testemunho, eles ficam:

 – “Mas, por que o irmão Branham disse aqui que era Jeová nascendo na manjedoura?”

Então, fica-se com essas ideias porque não tem ainda o testemunho confirmado. Mas, Jesus tinha o testemunho de Deus confirmado nele, e por isso Ele não precisou explicar quando Ele disse assim: Ninguém vem ao Pai, senão, por mim.” Ele não tinha que falar mais nada sobre isto, que Ele já tinha dito: O Pai está em mim fazendo as obras. Quando Ele diz outras coisas como: Não vos deixareis órfãos, voltarei para vós.O que Ele estava fazendo? O que Ele estava falando? O Pai que estava dizendo isto através do Filho, William Branham explicou isto, no entanto, passaram isto por alto.

Quem tem o testemunho confirmado não fica encontrando disparidades nestas partes das escrituras, nem tão pouco, nas partes das mensagens, onde William Branham chama sobre Jesus, Jesus Filho de Deus, Jesus que é Deus mesmo. Porque você conhece, foi confirmado em você o testemunho e o testemunho te mostra o centro de tudo isto, te agrega no centro. E, o centro, mesmo que a mente varie para lá e para cá, mas você tem o centro. Ok.

Mas, ele aqui disse que Jesus é Deus mesmo. Jesus é Deus mesmo e Ele se apresentou lá para Paulo na forma do Pilar de fogo, dizendo: “Eu sou Jesus.” Observe. Ele voltou na forma original. Mas, o testemunho que é confirmado a você que mostra que Jesus é o Filho de Deus, te diz o seguinte: que o corpo, Jesus o Filho, ou aquele Ser que recebeu um corpo de carne, que nasceu através de Maria, que morreu pelos meus pecados, que se entregou a paixão, a paixão de morrer por Seus filhos. Quais filhos? Veja. Aí você diz:

– “Mas, Ele morreu por Seus filhos?”

Sim! William Branham disse: “Deus morreu a morte em Cristo.” E, quando eu estava explicando isto para um irmão esta semana, porque é meio limitado você pregar pela internet, pregar pelo computador, não é, interagir com as pessoas assim fica um pouco limitado. Mas, explicando essa parte, ele disse:

– “Como foi isto? Como é que Deus morreu a morte em Cristo? Quer dizer que Ele matou a morte em Cristo?”

Não! Ele está dizendo: “Deus morreu a morte em Cristo.” Vê. Agora, você sabe que Deus não pode morrer porque Ele é imortal. Então, o Filho, ao assumir o meu lugar e morrer por mim, isto significa, que Ele também foi um substituto para Deus mesmo, porque Deus não pode morrer. Então, Ele morreu a morte em Cristo. Aquilo foi uma representação, vê? Mas, Deus não pode morrer porque Ele é imortal.

O testemunho de Jesus Cristo que é confirmado em você te leva para as escrituras e te mostra o centro. Ok. Mas, como foi que Jesus, aquilo era Jesus voltando a forma original. O que fizeram com isto? Disseram que porque Jesus deixou de ser corpo, deixou de ser aquela pessoa e votou a ser o Espírito, porque é o mesmo. E, com isto as pessoas pensam que é o que William Branham falou sobre voltar a forma original. Mas, quem foi que voltou a forma original?

Quem voltou a forma original foi Jesus, o Espírito Santo, que estava no Filho, Ele voltou a forma original, voltou a forma, habitando ali na forma, se apresentando na forma do Pilar de fogo. Isto era o mesmo que disse para Moisés: “Eu sou e me enviou a vós. Diz para os filhos de Israel que eu sou, foi o que te enviou.” Este é Deus mesmo! O anjo do pacto, William Branham chamou de nosso Senhor Jesus Cristo. Esse é o mesmo Deus que gerou a Jesus de Nazaré, que veio morar nele do Jordão até o Getsêmani e que depois voltou a forma original.

Por isso que Paulo o encontrou na forma original, que Moisés encontrou. É este mesmo Jesus, Deus mesmo, o Espírito Santo, que nos últimos dias vem para a igreja no tempo da revelação de Jesus Cristo e nos traz este charisma, este dom espiritual para nos fazer entender as coisas. Então, isto estabelece, o testemunho de Cristo confirma estas coisas para você e você não fica coxeando, duvidando ou procurando: “Mas, por que isto? Por que aquilo?” Porque você conhece a Doutrina. E, vos falei a pouco que isto te faz saber e entender. Não é?

Pois bem. Confirmado. Esta palavra “confirmado” significa “ser firmemente estabelecido no hábito”, “inveterado”, “persistindo em um hábito arraigado”. Então, você está estabelecido, confirmado, arraigado, vê? Aquilo se torna uma constante na tua vida, não uma variante. Você não fica variante. Uma reequação variante que te leva a um ponto, a outro, a outro. Não! Isto te leva a uma equação constante! Sempre em linha.

O testemunho de Jesus Cristo é assim, ele sempre veio em linha. Uma trajetória. Um ponto que se move de eternidade a eternidade. De Deus, depois através de Jesus Cristo até chegar em você. E, quando chega a você que é confirmado se você se alimentou de todo o Logos e do entendimento de Deus, você então, levará adiante do mesmo jeito que foi dito. Então, você tem o Rema igual o Logos. O Logos, sendo a Palavra que saiu da boca de Deus e o Rema sendo quando aquilo é repetido e levado adiante. Vê?

Então, para concluirmos aqui. Você vê, se a Palavra “confirmado” significa isto: “Ser firmemente estabelecido no hábito inveterado, persistindo em um hábito arraigado”, em outras palavras é que, a mesma natureza que estava em Cristo, a mesma natureza que estava em Cristo quando Ele testificou que Ele era o Filho de Deus, também será a mesma natureza que está estabelecida no seu ser e que é expresso outra vez no teu testemunho. É a mesma natureza que estava em Jesus.

Esta mesma natureza, nós, quando estudamos a Estatura do Varão Perfeito, nós aprendemos o que a natureza do Cordeiro, não é? Fé, virtude, conhecimento, paciência, e tal e tal e tal. E, aquilo chega numa estatua completa. Agora, claro, se o Cordeiro tinha esta natureza, Ele teve que receber esta natureza de alguém. Não é isso? Você, como humano recebe a natureza humana, porque você foi gerado de um humano.

Mas, de onde Jesus recebeu ou herdou esta natureza? Ele recebeu do próprio Pai, porque Ele é da mesma essência, com os mesmos atributos. É idêntico em tudo! Com a diferença que Ele foi gerado e teve um princípio. E, Ele sabia em si mesmo o testemunho que Deus colocou sobre Ele, Ele sabia que tinha as mesmas qualidades porque Ele era em forma de Deus. E, esta palavra “em forma de Deus” para que você entenda, você tem a fôrma e a fôrma seria Deus.

Então, se você coloca a massa na fôrma e quando você tira aquilo, você tem a forma da fôrma. Se é fôrma é redonda, a forma será redonda. Se ela é em formato de estrela, então, o bolo vai sair do mesmo jeito, não é, o pão vai sair em formato de estrela e assim sucessivamente. Então, você tem aí a forma da fôrma. Não é? Então, Jesus era em forma de Deus.

No entanto, diferente de satanás e de muitos outros que tem sido enganado por satanás, que não entendem por não ter recebido esta dádiva ou este charisma, esta graça ou este dom espiritual, eles não conseguem diferenciar a forma da fôrma. E eles dizem que a forma é a mesma fôrma. No entanto, a forma diz: “Olha, você está me vendo, ver este me jeito, ver estas curvas é porque eu saí dali. Eu saí dali.” Vê? “Eu saí dali. Eu saí daquela fôrma. No entanto, eu sei quem eu sou. Eu não sou a fôrma, eu sou a forma.” Vê?

Então, Jesus sabia quem Ele era. Ele nunca disse que era Deus, Ele disse: “Eu sou Filho Dele, porque Ele me gerou. O Pai é maior do que eu, eu não sei dessas coisas, mas o Pai sabe.” Vê? Essa é a diferença. E, por isso Ele nunca teve por usurpação, ou nunca se apegou a isto, nunca usou a sua qualidade para querer ser algo além daquilo que Ele poderia ser, um Filho obediente. Vê? Isso que eu acabei de vos dizer, Paulo disse isto: “Mesmo sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual.” Vê?

Então, quando se tem por usurpação ser igual a, não é? “igual a”, então essa pessoa está se colocando na mesma altura. E, quando se coloca na mesma altura se nivela, se nivela. Então, quando se nivela, você pega e pode colocar um em cima do outro e um pode assumir o lugar do outro. E, isto não acontece na relação entre o Deus e Seu Filho, porque o Filho sempre estará abaixo do Pai, Ele sempre tem o Pai como cabeça. Essa é a Doutrina que os apóstolos ensinaram: o homem cabeça da mulher, Cristo cabeça da igreja e Deus cabeça de Cristo.

E, quando ele diz: “Todas as coisas lhe estão sujeitas, exceto é aquele que todas as coisas lhe sujeitou.” Deus disse: “Eu vou colocar tudo debaixo dos teus pés, mas Eu não vou ficar debaixo dos teus pés porque eu sou tua cabeça.” O Filho sempre reconheceu isto e esse é o testemunho. Não é? Então, o mesmo testemunho que estava no Filho de Deus, isto vem na forma de uma natureza e isso fica estabelecida no teu ser. E, se está estabelecida no teu ser, o teu testemunho não pode ser diferente do testemunho que Jesus Cristo deu. Amém? Aí depois, Paulo diz assim, olha:

7 De maneira que nenhum dom vos falta, ...

Não vos falta nenhum charisma, nenhum dom. É nos dado este charis, esta unção, para que o teu próprio testemunho seja reproduzido, seja restabelecido em seus próprios hábitos. Isto se torna um hábito seu. Vê? E, o hábito, você sabe, aquilo torna parte da tua vida. Vê? Aquilo se torna parte da tua vida, você caminha de um determinado jeito, você se assenta de um determinado jeito, fala de uma determinada forma, tem um determinado sotaque, porque aquilo se torna hábito da tua natureza.

E, este hábito que fica arraigado, por isso é confirmado, o testemunho de Cristo foi confirmado em você, isso se torna um hábito arraigado, estabelecido. Então, você não pode fazer outra coisa a não ser expressar isto que se torna parte da tua essência. Não é? Então, vamos nos colocar de pé, para lermos este finalzinho aqui. Porque, uma vez que fica estabelecido em seus próprios hábitos, se torna então uma conduta habitual tua, de modo que você não fique sem charisma, não fique sem esse dom espiritual, ou esse entendimento, ou conhecimento.

E, depois Paulo acrescenta no versículo 7:  

... aguardando pela vinda

Oh, se o testemunho de Cristo foi confirmado em você para que nenhum dom nos falte, ou não te falte carisma, charisma, que é este dom espiritual, ele disse que você fica agora em um estado de aguardo, de aguardar.

... aguardando pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo,

Então, nós temos outra vez aqui a palavra “vinda”, e está tratando do “apocolupse”. Apocolupse, que é a palavra grega para “Apocalipse” quando traduziram para o português, não é? “Apocolupse”. E, isto está mostrando a revelação, ou desvelamento. Então, o que Paulo está dizendo, quando você recebe este charisma e isto é confirmado em você, o testemunho de Cristo é confirmado em você, nenhum dom te falta porque você recebe a unção do santo. É o entendimento do próprio Deus que vem a você, então, você fica aguardando a revelação, ou o desvelamento. Porque a revelação, ela é progressiva. Progressiva, a cada tempo Deus te mostra uma parte. Então, você fica aguardando esse desvelamento de nosso Senhor Jesus Cristo.

8 O qual vos confirmará

Disse Paulo, significa, estabelecer quem você é. Observe. Porque, não é agora, primeiro é confirmado o testemunho de Jesus Cristo em você e depois diz: “O qual vos confirmará”. Então, significa que estabelece quem você é, da mesma forma que Jesus estava estabelecido em quem Ele era, o Filho de Deus. Vê? Então, quando isto estabelece também em você, ninguém tira da tua mente, ninguém tira do teu entendimento, que você é um filho de Deus. Nada tira isto de você, porque Deus confirmou isso. A prova do DNA vem a você e ali está que você tem a característica do Pai, que você veio de Deus. E diz:   

(Isto será confirmado) também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

Então, é Deus quem nos chama para a comunhão, que é para o companheirismo. É isto de onde vem a palavra, não é? Então:

9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

Ou, Deus te chamou para o companheirismo, todos os filhos, em companheirismo com Seu Filho. agora, você conhece a outra escritura, que quando você está nessa comunhão e é Deus que te chama para esta comunhão, ou para este companheirismo, é dito que a nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo. Não é isso que estava na carta de João? Aí no versículo 10, Paulo disse:

10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, ...

Que “rogo” era este? Que todos recebam esta confirmação para poderem dizerem a mesma coisa, para que deem todos o mesmo testemunho, ou que todos ao falar, ao expressar, ao interagir, ao testificar, que deem, levem adiante o mesmo testemunho que Jesus deu, não é, que Deus deu de Seu Filho e que Jesus expressou para nós.

... que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.

 Amém? [Amém!] Que o Senhor nos ajude.

 

[FIM DA GRAVAÇÃO – ED.]

 PDF deste culto aqui

 

TRANSCRITO PÔR:

ELISANGELA

DURAÇÃO DA GRAVAÇÃO:

1 HORA, 17 MINUTOS, 57 SEGUNDOS

DATA DA TRANSCRIÇÃO:

30/05/2023


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